You are on page 1of 20

Resumo do Livro O que Dialtica

1. As Origens da Dialtica

Segundo o autor, a palavra dialtica, para os gregos, significava a arte do dilogo, a arte de demonstrar uma tese por meio da retrica, ou seja, mediante a argumentao. Por outro lado, na modernidade, a Dialtica passa a ter um sentido diverso daquele adotado pelos gregos. A dialtica na modernidade constitui-se de observao das contradies da realidade, bem como a forma pela qual se assimila a realidade como de natureza fundamentalmente contraditria e mutvel, uma vez que sofre constantes transformaes. Desse modo, pode-se afirmar que em tudo h movimento; no h inrcia no mundo; e, dessa forma, a Dialtica corresponde a permanente instabilidade do ser. Logo, esse ser encontra-se em constante transformao. Nesse desiderato, a Dialtica nada mais do que o estudo do lado dinmico(movimento/transformao) e inconstante da realidade, aquilo que v o real como um processo em constante transformao, e no como um fato dado, imutvel e imediato. Influenciados pelo pensamento de Aristteles, que acreditava que todas as coisas possuem movimento, seja ele mecnico, quantitativo, qualitativo ou nascente, os filsofos no abandonaram o estudo do lado dinmico e inconstante da realidade. Essa ideia trazida pelo Aristteles chamada de Teoria do ato e potncia: o movimento das coisas so potncias que esto se atualizando. Muito embora o pensamento aristotlico tenha influenciado no conceito de dialtica que existe hoje, Aristteles reduzia a dialtica Teoria do ato e potncia, do movimento dos objetos, das coisas. Apenas os Filsofos recentes identificaram na teoria de Aristteles uma primeira grande construo terica dialtica moderna, pode trazer-se como exemplo dessa mutabilidade a frase dita por Herclito de que o homem no se banha duas vezes no mesmo rio, deixando cristalina a ideia de que a realidade dinmica. Esse exemplo traduz o que dialtica no sentido moderno da palavra. O estudo do movimento das coisas enterrado na Idade Mdia e, portanto, pela filosofia medieval na medida em que o incio e fim ltimo das coisas era Deus, um ser imutvel. Temos a uma realidade dada e posta por um ser nico, permanente e

sobrenatural que controla o mundo material, e cujo pensamento se d pela revelao, pela f e no pela investigao, pela observao ou pelo exame criterioso e racional dos fenmenos. O estudo do lado dinmico dos fenmenos reaparece com o renascimento, com a retomada da cultura greco-romana pelos europeus ocidentais, mais precisamente queles ligados s cidades italianas em ascenso como Gnova e Veneza, que controlavam as rotas de comrcio pelo Mar Mediterrneo, havendo a uma grande circulao e troca entre diferentes culturas e povos.

Sustenta o autor que, no renascimento, quem ajuda a reavivar o estudo do movimento das coisas ou fenmenos (a dialtica) o matemtico Pascal (1623-1654) e o filsofo Giambattista Vico (1680-1744). Pascal reconheceu no ser humano um carter instvel, dinmico e contraditrio. J Vico sustentava, por um lado, que o homem no podia conhecer a natureza porque fora feita por Deus e s Ele poderia conhec-la como e enquanto tal (apesar de Francis Bacon e Ren Descartes afirmarem o contrrio), mas por outro lado, afirmava que o homem poderia conhecer a sua prpria histria j que a realidade histrica obra humana (p. 14), criada por homens e no por Deus. Esse avano no conhecimento um reflexo da viso antropocntrica adjacente ao perodo renascentista que perpassa os sculos XV e XVI, entretanto, apesar da predominncia de uma viso antropocntrica marcada pelo retorno aos clssicos, pelos avanos na filosofia, na cincia e enfim, no conhecimento da realidade, os pensadores dos sculos XVI e XVII viviam e pensavam numa situao de certo isolamento em relao dinmica social, em relao aos movimentos polticos e econmicos da poca. A viso que tinham da histria ainda no era aquela de processo transformador da condio humana e das estruturas sociais. Um breve amadurecimento dessa concepo s ocorre no sculo XVIII, com o advento do movimento iluminista.

O amadurecimento do processo histrico que resultou na Revoluo Francesa criou condies que permitiram aos filsofos e demais pensadores um estreitamento e uma compreenso mais concreta da dinmica das transformaes sociais. Os iluministas acompanharam de perto os movimentos sociais do sculo XVIII, sendo a influenciados. No entanto, estes iluministas, apesar de mais prximos dos movimentos sociais, das lutas polticas e econmicas, da realidade em constante transformao,

no trouxeram muitas contribuies ao avano da dialtica, uma vez que reduziam a idia de processo, de transformao social idia de progresso, no qual tudo era controlado pela razo, um agente universal e imutvel, um ser em-si mesmo e no passvel de transformao. Eles no refletiram sobre as contradies internas da realidade histrica. Entretanto, um deles se salva: Denis Diderot (1713-1784). Este, por sua vez, afirmou que:

o indivduo era condicionado por um movimento mais amplo, pelas mudanas da sociedade em que vivia /.../. Se mudarem o todo, necessariamente eu tambm serei modificado. O todo est sempre mudando. Todos os seres circulam um nos outros. Tudo um fluxo perptuo. A vida uma sucesso de aes e reaes. Nascer, viver e passar mudar de formas (p. 36-37).

Ao lado de Diderot, quem deu maior contribuio dialtica na segunda metade do sculo XVIII foi Jean J. Rousseau (1712-1778). Ao contrrio dos iluministas, Rousseau no confiava na razo humana, confiava mais na natureza deste, chegando a afirmar em uma de suas maiores obras que o homem nasce bom, a sociedade o corrompe. Observando a estrutura da sociedade do seu tempo, percebeu Rousseau inmeras contradies, inmeros conflitos de interesses entre os indivduos. Rousseau sabia que mudanas sociais profundas, realizadas por sujeitos histricos (os homens) no costumam ser tranqilas.

2.

TRABALHO

O filsofo iluminista alemo Immanuel Kant (1724-1804) percebeu que a conscincia humana no se limitava a registrar passivamente impresses provenientes dos sentidos, do mundo exterior. Ela (a conscincia humana) sempre conscincia de um ser que interfere ativamente na realidade e isso interfere no processo de conhecimento humano. Sustentou por isso que toda filosofia anterior ( ele) era ingnua ao interpretar a realidade sem antes ter resolvido uma prvia questo: o que

o conhecimento e como possvel conhecer? Nesse sentido, descobriu Kant que na prpria razo pura (antes da experincia) j existiam contradies (as chamadas atinomias da razo, esboadas em A Crtica da Razo Pura).

J o tambm filsofo alemo Georg W. F. Hegel (1770-1831) concordava com Kant ao reconhecer que o sujeito humano essencialmente ativo e est sempre interferindo na realidade. Mas superou Kant ao demonstrar que a contradio no era apenas uma dimenso da conscincia (e na conscincia) do sujeito, mas um princpio bsico que no podia ser suprimido nem da conscincia do sujeito nem da realidade objetiva. Portanto, sustentava Hegel que a questo central da filosofia no era o conhecimento, mas o ser, responsvel por tal conhecimento.

Hegel descobriu, observando a realidade concreta (a histria) em que vivia, que o homem transforma ativamente a realidade, mas quem impe o ritmo e as condies dessa transformao ao sujeito a realidade objetiva. Avaliando de maneira realista e objetiva as possibilidades do sujeito humano, Hegel procurou estudar/observar seus movimentos no plano objetivo, das atividades polticas e econmicas. Fez uma profunda reflexo sobre a Revoluo Francesa e a Industrial Inglesa percebendo a que o trabalho (a atividade humana transformadora do meio, de si mesmo e da realidade) a mola que impulsiona o desenvolvimento humano. no trabalho que o homem se produz, que se realiza enquanto homem, que faz histria. O trabalho o ncleo ou o centro a partir do qual podem ser compreendidas as formas complicadas da realidade. Foi por meio do trabalho que o homem desprendeu-se da natureza e pde, a partir de ento, contrapor-se a ela e fazer-se sujeito ao mundo e em um mundo de objetos materiais, produzidos pelo trabalho. Foi pelo trabalho que o homem deixou de ser um ser natural, tornando-se um ser social. Foi por meio do trabalho que o homem comeou a fazer sua histria. A histria humana a histria do trabalho, de suas relaes, condies, limites e possibilidades.

O homem no deixa de ser um ente natural, mas agora, por meio do trabalho, no pertence inteiramente a ela. Ele depende da natureza para sobreviver, mas tem sua liberdade em relao a ela, liberdade que foi conquistada por meio do trabalho. Com o trabalho, no mais a natureza que impera os homens, mas os homens quem imperam a natureza. O homem conquista certa autonomia (liberdade) diante da

natureza. O trabalho ato de criao, de transformao da realidade, pois transforma tanto a natureza como o prprio homem. atravs do trabalho que o homem modifica a realidade e faz dela um processo, que o homem passa a viver em sociedade, que passa a ter conscincia de sua atividade, de sua historicidade.

2.1.

superao

dialtica

hegeliana

Trabalho o conceito-chave para compreendermos o sentido de superao dialtica em Hegel. Superao, para Hegel, vem da palavra alem Alfheben que designa um triplica significao:

1.

negar,

anular

ou

cancelar;

2.

conservar

ou

proteger;

3.

elevar

ou

superar

(elevar

qualitativamente

um

nvel

superior).

Hegel emprega a palavra superao (alfheben) nos 3 sentidos simultaneamente, pois, para ele, a superao , ao mesmo tempo, a negao, conservao e superao/elevao de algo essencial que existe nessa realidade negada elevada a um nvel superior.

Isso fica claro se tomarmos o exemplo da ao transformadora do trabalho humano. Tomemos como exemplo uma canoa. A matria-bruta da canoa (a rvore ou a

madeira da rvore) negada (ou seja, a sua forma de rvore), mas ao mesmo tempo conservada sua essncia (a madeira, a propriedade da rvore) que assume uma nova forma, modificada, transformada, correspondente aos objetos humanos (a canoa). Assim, a madeira sai de uma condio considerada inferiorizada (rvore) e elevada a um nvel superior (a canoa), conservando-se suas propriedades mais elementares para esta elevao (a madeira); deixando assim, a madeira, de ser parte da natureza, sendo agora parte da humanidade. De uma planta ela vira um meio de transporte[2].

Apesar das importantes observaes de Hegel para o estudo dialtico, possua ele suas limitaes, uma vez que era um filsofo idealista, ou seja, subordinava todo movimento da realidade material (at o trabalho) lgica de uma idia universal e imutvel: a Idia Absoluta, responsvel pela criao do mundo, dos homens, de tudo e de todos.

J o tambm alemo Karl Marx (1818-1883) superou dialeticamente as afirmaes hegelianas negando seu idealismo, conservando o sentido de trabalho como ato transformador e refletindo sobre bases materiais e no ideais. Marx concordou com Hegel em relao ao fato de que o trabalho a mola propulsora do desenvolvimento humano, mas rebateu Hegel por considerar apenas o trabalho intelectual como promotor das coisas e do mundo, desqualificando o trabalho fsico-material.

3.

ALIENAO

Para Marx, o trabalho a atividade pela qual o homem relaciona-se com a natureza, domina-a, transforma-a, bem como a si mesmo na medida em que os homens dependem dela para sobreviverem e fazem dela seu meio de existncia. Para Marx, ao relacionar-se com a natureza na, em e pela busca de meios necessrios sua sobrevivncia, os homens vem-se obrigados e relacionarem-se uns com os outros,

constituindo-se em sociedade, transformando-se em seres sociais. Portanto, o trabalho, para Marx, a constituio e a realizao de um ser: o ser social. Mas, ento, como o trabalho, de realizao, de atividade transformadora do homem, de humanizao do mesmo, passa a ser sofrimento? Segundo KONDER, h duas causas para isso:

1. A diviso social do trabalho, que engendra a apropriao privada dos meios de produo e do produto do trabalho, que tambm engendra ou d origem a classes sociais antagnicas: de um lado uma que produz riquezas e de outra uma que se apropria dessas riquezas e dos meios para fabricao dessas riquezas;

2. O estranhamento. As condies criadas pela diviso do trabalho e pela propriedade privada dos meios de produo de riquezas materiais introduziram um estranhamento entre o trabalhador e o trabalho, na medida em que o produto do trabalho, antes mesmo de se realizar, pertence outra pessoa que no o trabalhador. Por isso, o trabalhador no se realiza ou no se reconhece no produto de seu trabalho, porque o produto daquilo que ele produziu, no seu desde o incio, tornando-se (o produto do trabalho) uma coisa, algo estranho a ele que trabalha.

Segundo o autor, o agravamento da alienao do trabalho sob o capitalismo no afeta apenas os operrios (os trabalhadores), mas tambm os capitalistas. A mesma busca desenfreada pelo lucro por meio da explorao da fora de trabalho alheia tambm o leva a tirar vantagens sobre outros capitalistas, ocasio em que um capitalista, nesta busca desenfreada pelo lucro, torna-se hostil e estranho frente a outro capitalista.

4.

TOTALIDADE

A verdade o todo. Afirma KONDER que a realidade mais rica do que o conhecimento que temos dela. H sempre algo que escapa nossa anlise, nossa

observao,

nossa

sntese.

A sntese a viso de conjunto que permite ao homem descobrir os aspectos da realidade, que segundo ele so mltiplos. essa multiplicidade do real, proporcionado pela viso do todo (do conjunto) que chamamos totalidade. A totalidade a unidade do diverso.

Segundo o autor, para captar a dialeticidade do todo preciso reconhecer primeiro que o todo composto de mltiplas partes que interligam-se e influenciam-se entre si. O todo (a totalidade) no simplesmente a soma das partes, mas o processo de interrelao entre elas num movimento constante ou permanente de inter-relao entre as partes. preciso reconhecer ainda que o todo s se transforma, s se modifica aps um acmulo de mudanas nas partes que o compem.

A modificao do todo s se realiza, de fato, aps um acmulo de mudanas nas partes que o compem. Processam-se alteraes setoriais, quantitativas, at que se alcana um ponto crtico que assinala a transformao qualitativa da totalidade. a lei dialtica da transformao da quantidade em qualidade. /.../ a modificao do todo mais complicada que a modificao de cada um dos elementos que o integram. E devemos sublinhar outra coisa: cada totalidade tem sua maneira diferente de mudar; as condies da mudana variam, dependendo do carter da totalidade e do processo especfico do qual ela um momento (p. 39-40).

Economia, poltica, direito, religio, arte, filosofia, etc., aspectos e esferas sociais so elementos de uma mesma realidade, de uma mesma totalidade (a sociedade). Uma esfera do real pode sofrer profundas modificaes sem alterar profundamente a outra. o caso da ditadura militar: altera-se o regime poltico de forma abrupta, mas a economia sofre ligeiras modificaes, pois ainda h permanncia de um modo de produo, de um todo mesmo debaixo de outro regime poltico.

Em suma, a totalidade sntese de mltiplas determinaes; o inter-relacionamento das partes que constituem um ou o todo, no qual estas partes modificam e so

modificadas

simultaneamente.

5.

CONTRADIO

MEDIAO:

aparncia

essncia

A concepo de Marx, segundo a qual o conhecimento no um ato e sim um processo, desenvolveu-se em polmica contra a concepo irracionalista. Os irracionalistas consideram a intuio um instrumento privilegiado do conhecimento humano; para eles, o que sacado intuitivamente j possui valor de verdade, de modo que no existe nenhum motivo para ns trilharmos o trabalhoso caminho indicado por Marx: a impresso genrica obtida no ponto de partida j nos basta. O irracionalismo desestimula o ser humano a realizar o paciente esforo de ir alm da aparncia, em busca da essncia dos fenmenos (p. 45).

A dialtica muito mais exigente do que o irracionalismo. Para reconhecer a totalidade em que a realidade est efetivamente articulada (em vez de inventar totalidades e procurar enquadrar nelas a realidade), o pensamento dialtico obrigado a identificar, com esforo, gradualmente, as contradies concretas e as mediaes especficas que constituem o tecido de cada totalidade /.../.

Os irracionalistas, implicitamente, dispensam-nos desse esforo. Quem achar que j sacou intuitivamente o todo no precisar examinar cuidadosamente as partes. Mas tambm no ter uma compreenso clara das conexes e conflitos internos e ficar com uma totalidade um tanto nebulosa (p. 46).

5.1.

mediao

/.../ para ns podermos ir alm das aparncias e penetrar na essncia dos fenmenos,

precisamos realizar operaes de sntese e de anlise que esclaream no s a dimenso imediata como tambm, e sobretudo, a dimenso mediata delas (p. 47).

Ou seja, ao contrrio do empirismo, que reduz verdade os dados dos sentidos, fenmenos captados empiricamente e sem anlise, a dialtica no capta a dimenso imediata e aparente dos fenmenos, mas atravs dessa aparncia, dessa empiria (ou seja, sem descarta-la) analisa suas interconexes com a totalidade, observando a suas mediaes. Tomemos este livro como exemplo. Ele uma realidade imediata, ou seja, algo dado, visvel e palpvel aos nossos sentidos. Sua realidade imediata que ele tem 90 pginas impressas, tem capa, tamanho e peso especfico e est na mo para ser lido. No entanto, para ele parar na mo de algum, teve que passar por uma srie processos, de mediaes. Ele era uma madeira que foi cortada por um homem, colocada num caminho por outro homem que dirigiu/transportou-a para uma usina de papel para ser processada e transformada em papel pelo trabalho de um terceiro homem; na usina, esse papel foi cortado no tamanho desejado pelo trabalho de outro, que foi impresso e encapado por outro trabalhador, que saiu da grfica e foi transportado para a livraria por algum onde l comprei. A mediao aqui que o livro foi mediado por uma srie de trabalhos para chegar minha mo. O livro passou por um processo, por uma relao entre o homens at chegar minha mo. Da, quando compro o livro, pago por ele o preo de e por toda essa relao que houve do corte da rvore sua disposio na prateleira da livraria. Em resumo: o livro que agora est em minhas mos passou por uma srie de mediaes que no vi [3].

No caso de tentar analisar uma criao histrica, ensina-nos a dialtica que nenhuma criao humana pode ser adequadamente compreendida e assimilada pelas pocas que vieram depois delas sem um exame das condies especficas em que essa obra foi elaborada. Cada da uma delas produto de seu momento histrico, de sua totalidade e mediaes histricas. A dialtica, portanto, parte do imediato e vai aprofundando-se em busca das mediaes, em busca das relaes, da interao, do processo e no do ato.

5.2.

contradio

As mediaes nos levam ou nos obrigam a refletir sobre outro elemento insuprimvel da realidade: as contradies. Contradio no a contradio da lgica formal, que significa a manifestao de um defeito do raciocnio. Segundo o autor: existem dimenses da realidade humana que no se esgotam nas disciplinas das leis da lgica [formal] (p. 48). Contradio no aqui uma discrepncia, uma antinomia da razo como quer Kant. Contradio a conexo ntima entre o que e o que no-, a conexo e interdependncia dos contrrios, a ponto de s podermos afirmar que algo pelo que ele no-, vice-versa[4]. Segundo o autor:

As conexes ntimas que existem entre realidades diferentes criam unidades contraditrias. Em tais unidades, a contradio essencial: no um mero defeito do raciocnio. Num sentido amplo, filosfico, que no se confunde com o sentido que a lgica confere ao termo, a contradio reconhecida pela dialtica como princpio bsico do movimento pelo qual os seres existem. A dialtica no se contrape lgica, mas vai alm da lgica, desbravando um espao que a lgica no consegue ocupar (p. 49).

Desse modo, a dialtica no trabalha com conceitos definidos enquanto tais. Como a realidade, a totalidade e a prpria dialtica so processos em constante transformao, a dialtica trabalha com determinaes reflexivas promovendo a fluidificao dos conceitos.

6.

FLUIDIFICAO

DOS

CONCEITOS

Para dar conta do movimento infinitamente rico pelo qual a realidade est sempre assumindo formas novas, os conceitos com os quais o nosso conhecimento trabalha precisam aprender a ser fludos (p. 51-52).

A fluidificao dialtica dos conceitos no tem nenhuma relao com o relativismo. O que se altera o contedo dos conceitos de acordo com sua realidade histrica (sua totalidade) e no sua denominao. Por exemplo, Marx no reconhece nenhum aspecto da realidade humana situada acima ou fora da histria, mas admite que determinados aspectos da realidade humana perduram na histria. o caso na natureza humana: no existe uma natureza humana acima da histria, pois, os homens modificam historicamente sua natureza; ou seja, sociologicamente, no existe uma essncia humana acima, fora ou desligada da histria, que explique o homem acima de suas sociedades, pois, os seres humanos so seres determinados socialmente. A natureza humana s existe na histria, num processo global de transformao que abarca todos os seus aspectos. E a histria, em seu conjunto, no outra coisa seno uma transformao contnua da natureza humana. O que muda no a palavra natureza humana, mas o contedo dessa tal natureza humana.

7.

AS

LEIS

DA

DIALTICA

O amigo de Karl Marx, Friedrich Engels (1820-1895), procurou resgatar as leis da dialtica formulada por Hegel e dar-lhes um carter ou sentido claramente materialista. Ao realizar esse trabalho, exposto no Anti-During ou Dialtica da Natureza, Engels caiu num equivoco: os exemplos usados para esclarecer o funcionamento das leis da dialtica eram todos extrados das cincias naturais. Segundo KONDER:

O terreno em que a dialtica pode demonstrar decisivamente aquilo que capaz no o terreno da anlise dos fenmenos quantificveis da natureza e sim o da histria humana, o da transformao das sociedades[5] (p. 60-61).

8.

SUJEITO

HISTRIA

Depois da morte de Marx (1883) e Engels (1895), Eduard Bernstein (1850-1932) passou a criticar as posies de Marx afirmando que seus escritos, alm de no responderem realidade do incio do sculo XX, seus diagnsticos (no caso, o Manifesto Comunista) tinham falhado, razo para uma profunda reviso do marxismo. Segundo Bernstein, lder do partido socialista alemo, abandonar a dialtica marxiana, a herana hegeliana e retornar ao kantismo seria a sada.

Foi nas duas primeiras dcadas do sculo XX que se inicia o chamado materialismo vulgar que possui por caracterstica a negao da dialtica e a deformidade do materialismo histrico formulado por Marx em troca de um determinismo econmico face ao movimento dialtico da realidade, ao desenvolvimento contraditrio (movimento interno da sociedade). Tentou-se construir um marxismo estruturalista que no levava em conta o aspecto da mutabilidade, da constante transformao e interconexo das vrias esferas da totalidade. Ao contrrio, partiu-se do pressuposto de que a economia determinava nica e exclusivamente o movimento da sociedade, no sofrendo interferncias dos aspectos polticos e ideolgicos desta mesma realidade mltipla e determinada. No marxismo vulgar no h uma inter-relao, uma interao constante e dialtica entre economia, poltica e ideologia (que tambm possui fora material).

Vladmir Ulianov Lnin (1870-1924) tentou resgatar a importncia da herana hegeliana do marxismo e advertiu que a no assimilao dos ensinamentos contidos na Lgica Dialtica de Hegel, implicaria no no entendimento da dialtica marxiana.

hngaro

Georg

Lukcs

(1885-1971)

advertiu

ainda

que:

no a predominncia dos motivos econmicos na explicao da histria que distingue decisivamente o marxismo da cincia burguesa: o ponto de vista da totalidade. Somente o ponto de vista da totalidade que permite dialtica enxergar, por trs da aparncia das coisas, os processos e inter-relaes de que se compe a realidade (KONDER, 2003: p. 67-68).

Em Marx, Engels e Lnin, a prtica exigia um reexame da teoria e a teoria servia para criticar a prtica em profundidade, servia para questionar e corrigir a prtica[6]. Em Stalin, isso mudou: a teoria perdeu sua capacidade de criticar a prtica e a prtica, a sua habilidade de negar a teoria. Stalin intrumentalizava o trabalho terico, fazia dele a justificao permanente de todas as medidas decididas por ele. Manipulava assim a teoria e a prtica.

9.

INDIVDUO

SOCIEDADE

Sustenta o autor que o gnero humano est excessivamente fragmentado, sendo muito difcil compreend-lo como totalidade concreta; que a falta de coeso e interao entre os seres humanos (provocado pelo individualismo exacerbado da sociabilidade do capital) diminui as possibilidades de fazerem histria de modo consciente. Diminui as possibilidades de se organizarem e de se reconhecerem na ao da comunidade organizada a que se integraram. O fato que o indivduo isolado no faz histria, no transforma a realidade em que vive, pois sozinho suas foras so muito limitadas em relao sociedade.

Por isso, o problema da organizao capaz de lev-lo a multiplicar suas energias e ganhar eficcia um problema crucial para todo revolucionrio. preciso que a organizao no se torne opaca para o indivduo /.../; preciso que ela no o reduza a uma situao de impotncia /.../ ou a um ativismo cego. Seno, o indivduo fica impossibilitado de atuar revolucionariamente e se sente alienado na atividade coletiva. A organizao deixa de ser o lugar onde suas foras se multiplicam e passa a ser um lugar onde elas so neutralizadas ou instrumentalizadas por outras foras, orientadas em funo de outros objetivos (p. 76-77).

Quaisquer que sejam os caminhos que venham a ser trilhados, entretanto, os indivduos precisaro se empenhar em elevar seu nvel da conscincia crtica, para poderem participar mais efetiva e conscientemente do movimento de transformao da

sociedade; e para isso precisaro assimilar melhor e aprofundar o pensamento dialtico (p. 78-79).

O homem e sempre foi um ser social. Foi somente ao longo de sua histria em sociedade que os homens, depois de muitos sculos, chegou a se individualizar. A racionalizao utilitria do capitalismo e o esprito exageradamente competitivo estimulado pelo mesmo sistema agrava em demasia o individualismo entre os seres humanos e destri formas tradicionais de comunidades como a famlia, a antiga vizinhana, criando situao de solido, falta de carter, desenvolvendo ainda frustraes.

A falta de uma compreenso dialtica dos problemas sociais e a necessidade dos indivduos de associarem-se em um determinado grupo ou comunidade visando a busca de uma identidade coletiva num sistema como o capitalismo faz com que essas pessoas se insiram em grupos que anulam sua compreenso de sujeitos histricos, como sujeitos ou seres transformadores realidade social.

Homens so seres sociais, histricos, temporais e limitados espacialmente. So sujeitos da histria, transformadores desta, mas tambm produtos de seu tempo e espao, transformados pelas circunstncias em que vivem. enfim um ser impregnado de dialeticidade. Muitas vezes, idias revolucionrias se combinam, numa mesma pessoa, com sentimentos bastante reacionrios e conservadores.

Por isso, no so raros os casos revolucionrios que tendem a transformar a organizao em que desenvolvem suas atividades polticas numa espcie de dolo sagrado, que no pode ser submetido a crticas profundas e que deve merecer todos os sacrifcios [no caso, Jesus para os cristos]. Essa atitude, alienada, causa graves prejuzos tanto a indivduos como organizao /.../ (p. 82).

10.

SEMENTE

DE

DRAGES

Uma das caractersticas essenciais da dialtica o esprito crtico e autocrtico. Assim como examinam constantemente o mundo em que atuam, os dialticos devem estar sempre dispostos a rever as interpretaes em que se baseiam para atuar (p. 83).

Segundo o autor, o mtodo dialtico nos incita e rever o passado luz do presente, razo pela qual questiona o presente luz ou em nome do futuro. Para os que assumem consciente ou inconscientemente uma posio de compromisso com o capitalismo, a dialtica subversiva, porque demonstra que o capitalismo est sendo superado ou incita a super-lo.

Longe disso, a dialtica , segundo o autor, semente de drages, drages que assustam muita gente e que causam tumulto, objees ordem e harmonia, no sendo todavia baderneiros inconseqentes. A presena destes drages na conscincia das pessoas atormentam-nas, pois mostram que so sujeitos histricos, responsveis pelos processos sociais e pela alterao no decurso da histria; que a responsabilidade por tal situao real e atual da sociedade, com seus avanos e limitaes, produto histrico, fruto do processo de interao, dos seres humanos, sua herana.

----------------------[1] Leandro KONDER. O que dialtica. So Paulo: Brasiliense, 2003. [2] Perceba-se que o trabalho de quem faz a canoa o agente da transformao, da mudana, da modificao. Dialeticamente falando, o arteso, por meio de seu trabalho, aquilo que nega a madeira em seu estado puro (a rvore), conservando sua propriedade, sua essncia (a madeira), mas simultaneamente transformando-a em um objeto elevado, superior rvore, no caso, acanoa. Assim, dialeticamente, a rvore a tese que negada pelo trabalho humano. J o trabalho humano pode ser considerado uma anttese, pois uma negao, algo que est na mediao entre a madeira em forma de rvore e a madeira em forma de canoa, transformando ou elevando essa rvore um patamar superior (a canoa). J a canoa pode representar a sntese do processo transformador da madeira-rvore em madeira-canoa, sntese esta causada pelo trabalho. No obstante, impressionante como essa concepo

assemelha-se, de certa forma, com a teoria da causalidade aristotlica, que, apesar de no ser formulada com e para este princpio, proporciona margem uma interpretao dialtica. Por movimento, Aristteles entendia toda mudana qualitativa, quantitativa, de lugar ou locomoo e de gerao ou corrupo de um corpo qualquer. Enfim, por movimento entendia-se toda e qualquer alterao de uma dada realidade, de uma dada coisa, seja ela qual for. Segundo Aristteles, s h conhecimento da realidade (ou seja, da permanncia e do movimento dos seres) quando se conhece ou se busca conhecer suas causas, que so, ao todo, quatro: a material (da matria em si), a formal (da forma da matria, que determina ou dada por alguma interveno), a eficiente (ou o agente da mudana, da transformao ou movimento) e a final (finalidade da forma, do movimento, transformao e da causalidade de um ser). Para Aristteles, uma causa o que responde ou se responsabiliza por algum aspecto da realidade. Tomemos como exemplo nossa canoa: no caso desta, sua causa material a madeira; a formal a forma de canoa; a eficiente o arteso, aquele que imprime na madeira a forma de canoa e a causa final o uso da canoa (valor de uso), o motivo ou a razo pela qual ela foi fabricada. Perceba-se que o trabalho do arteso (a causa eficiente) que confecciona a canoa enquanto tal o agente da mudana, do movimento, da transformao da rvore em canoa. Dialeticamente falando, o trabalho do arteso (causa eficiente) aquilo que nega a madeira em seu estado puro (causa material), transformando-a em canoa (causa formal) para ser usada por algum (causa final), elevando-a um nvel superior (passagem de uma causa outra, por meio do trabalho: a causa eficiente). No processo de passagem da rvore para a canoa, h uma superao dialtica hegeliana, ou seja, h uma negao (a rvore negada em seu estado de rvore), h uma conservao (da rvore canoa, a matria madeira conservada) e h uma superao, uma elevao um nvel superior (a rvore deixa de ser rvore para virar/transformar-se numa canoa, algo humano, mais til aos homens, que podero atravessar o rio).

[3] Um belo exemplo de mediao o que ela representa a terceira parte da Introduo Crtica da Economia Poltica de Marx, denominada O Mtodo da Economia Poltica, quando este exemplifica como se chega categoria de populao, indo do sentido mais simples e/ou abstrato ao mais complexo do termo, fazendo, por sua vez, um caminho inverso, compreendendo de forma concreta o que populao. [4] A lgica formal afirma que impossvel que A seja A e no -A ao mesmo tempo e na mesma relao. A contradio consiste em mostrar que isso possvel. Em O que ideologia, Marilena Chau (2003: p. 38) afirmar que: Diversamente da oposio, em que os termos podem ser pensados fora da relao em que se opem, na contradio s existe a relao, isto , no podemos tomar os termos fora dessa

relao /.../, trata-se de tomar os termos ao mesmo tempo e na mesma relao, criados por essa relao e transformados nela e por ela. Alm disso, a contradio opera com uma forma muito determinada de negao, a negao interna. /.../ A negao interna quando o que negado a prpria realidade de um dos termos, por exemplo, quando dizemos: A no-A. Ou seja, quando digo A no B, a negao externa; mas quando digo A no-A, a negao interna. /.../ S h contradio quando a negao interna e quando ela for a relao que define uma realidade que em si mesma dividida num plo positivo e num plo negativo, plo este que o negativo daquele positivo e de nenhum outro. Por exemplo: quando digo que a canoa a no-canoa definimos a canoa por sua relao interna, ou seja, a no-canoa a rvore negada, suprimida como rvore pelo trabalho humano que preservou sua essncia (a madeira) para transform-la em canoa ou no-rvore. A no-canoa a rvore, assim como a no-rvore a canoa. O trabalho do canoeiro consiste em negar a rvore enquanto tal (em estado natural, matria bruta) transformando-a numa coisa humana, cultural (a canoa, valor de uso). O trabalho do canoeiro, nessa transformao, preserva o que a rvore tem de mais essencial (a madeira). Assim, o canoeiro eleva a essncia da rvore (a madeira) um patamar superior (a canoa), efetuando o que o autor (KONDER, 2003) chamar de superao dialtica de (em) Hegel. Nessa perspectiva de negao interna, na mesma relao, temos o caso do senhor e do escravo: o senhor o no-escravo e o escravo o no-senhor. Ou seja, s haver escravo quando e onde houver senhor, ao mesmo tempo em que s haver senhor onde e quando houver escravo, pois ambos se relacionam entre si, estando ambos na mesma relao. Para haver um senhor necessrio haver um escravo (vice-versa). Que e quem o senhor? Aquele que vive graas ao trabalho do escravo. Portanto, o senhor aquele cujo ser depende de outro ser que sua negao. Assim, o senhor vive ou depende do no-senhor (o escravo), existindo enquanto senhor pela sua negao. A est o sentido de contradio interna.

[5] /.../ a histria o real, e o real o movimento incessante pelo qual os homens, em condies que nem sempre foram escolhidas por eles, instauram um modo de sociabilidade e procuram fix-lo em instituies determinadas (famlia, condies de trabalho, relaes polticas, instituies religiosas, tipos de educao, formas de arte, transmisso dos costumes, lnguas, etc.) (CHAU, 2003: pp. 22-23). A histria histria do modo real como os homens reais produzem suas condies reais de existncia. histria do modo como se reproduzem a si mesmos (pelo consumo direto ou imediato dos bens naturais e pela procriao), como produzem e reproduzem suas relaes sociais (pela diviso social do trabalho e pela forma da propriedade, que

constituem as formas das relaes de produo). tambm histria do modo como os homens interpretam todas essas relaes, seja numa interpretao imaginria, como na ideologia, seja numa interpretao real, pelo conhecimento da histria que produziu ou produz tais relaes (Id., Ibid.: p. 47). A dialtica materialista porque seu motor o trabalho material propriamente dito: o trabalho como relao dos homens com a Natureza, para negar as coisas naturais enquanto naturais, transformando-as em coisas humanizadas ou culturais, produtos do trabalho (Id., Ibid.: p. 52). O motor da dialtica materialista a forma determinada das condies de trabalho, isto , das condies de produo e reproduo da existncia social dos homens, forma que sempre determinada por uma contradio interna, isto , pela luta de classes ou pelo antagonismo entre proprietrios das condies de trabalho e no-proprietrios (servos, escravos, trabalhadores assalariados) (Id., Ibid.). /.../ o que interessa realmente dialtica materialista no a simples relao dos homens com a Natureza atravs (pela mediao) do trabalho. O que interessa a diviso social do trabalho e, portanto, a relao entre os prprios homens atravs do trabalho dividido. Essa diviso comea no trabalho sexual de procriao, prossegue na diviso de tarefas no interior da famlia, continua como diviso pastoreio e agricultura e entre estes e o comrcio, caminha separando proprietrios das condies do trabalho e trabalhadores, avana como separao entre cidade e campo e entre trabalho manual e trabalho intelectual. Essas formas de diviso social do trabalho, ao mesmo tempo em que determinam a diviso entre proprietrios e no-proprietrios, entre trabalhadores e pensadores, determinam a formao das classes sociais (Id., Ibid.: pp. 52-53). [6] Marx e Engels do teoria um sentido inteiramente novo enquanto crtica revolucionria: a teoria no est encarregada de conscientizar os indivduos, no est encarregada de criar a conscincia verdadeira para op-la a conscincia falsa, e com isto mudar o mundo. A teoria est encarregada de desvendar os processos reais e histricos enquanto resultados e enquanto condies da prtica humana em situaes determinadas, prtica que d origem existncia e conservao da dominao de uns poucos sobre todos os outros. A teoria est encarregada de apontar os processos objetivos que conduzem explorao e dominao e aqueles que podem conduzir liberdade. (CHAU, 2003, p. 74). Percebemos, ento, que a teoria ao contrrio da ideologia no est encarregada de tomar o lugar da prtica, fazendo a realidade depender das idias /.../. A relao entre teoria e prtica revolucionria porque dialtica. /.../. Que significa dizer que a relao entre teoria e prtica dialtica e no ideolgica /.../? A relao entre teoria e prtica uma relao simultnea e recproca por meio da qual a teoria nega a prtica enquanto prtica imediata, isto , nega a prtica como um fato dado para revel-la em suas mediaes e como prxis social, ou

seja, como atividade socialmente produzida e produtora da existncia social /.../. A prtica, por sua vez nega a teoria como um saber separado e autnomo, como puro movimento de idias se produzindo umas s outras na cabea dos tericos. Nega a teoria como um saber acabado que guiaria e comandaria de fora a ao dos homens. E negando a teoria enquanto saber separado do real que pretende governar esse real, a prtica faz com que a teoria se descubra como conhecimento das condies reais da prtica existente, de sua alienao e de sua transformao. (Id., Ibid.:p. 75-76).

You might also like