You are on page 1of 12

ECOLOGIA HUMANA MDULOS 01-02-03-04 1 BIMESTRE

Apresentao NP1 MDULO 1 Conceitos bsicos em Ecologia: populao, comunidade, ecossistema, biosfera, hbitat e nicho ecolgico Principais caractersticas do fluxo de energia e do ciclo de nutrientes nos ecossistemas. MDULO 2 Principais teorias sobre a origem da vida Evoluo biolgica MDULO 3 Evoluo humana A conquista do planeta pelos humanos modernos MDULO 4 Humanos nos ecossistemas naturais Ambientes antrpicos Obteno de recursos por grupos humanos. Se voc aluno do curso online (10 semestre de Psicologia), alm dos 8 Mdulos iniciais, deve realizar as atividades dos Mdulos 9 a 12, que complementam o estudo. Ao terminar de estudar os Mdulos 1 e 2, faa as atividades do Mdulo 9; ao terminar de estudar os Mdulos 3 e 4, faa as atividades do Mdulo 10; ao terminar de estudar os Mdulos 5 e 6, faa as atividades do Mdulo 11; ao terminar de estudar os Mdulos 7 e 8, faa as atividades do Mdulo 12.

Bibliografia

BRANCO, SM. O Meio Ambiente em Debate. Ed. Moderna, 88p., 1988. CAMPBELL, B. Ecologia Humana. Edies 70, Lisboa, 260 p., 1983. CASTRO, AG; DUARTE, A.; SANTOS, TR. O Ambiente e a Sade. Instituto Piaget, Lisboa, 427 p., 2003. CAVALLI-SFORZA, LL. Genes, Povos e Lnguas. Ed. Cia. das Letras, 289p., 2003. GOULD, SJ. A Falsa Medida Do Homem. Ed. Martins Fontes, 369p,. 1999. KORMONDY, EJ; BROWN, DE. Ecologia Humana. Ed. Atheneu, So Paulo, 503 p., 2002. LEAKEY, R. A. Origem da Espcie Humana. Ed. Rocco, 159p., 1995. LEWONTIN, R. A Tripla Hlice: Gene, Organismo e Ambiente. Ed. Cia. das Letras, 138p., 2002. MOSER, G. Psicologia Ambiental. Estud. Psicol (Natal) vol.3 no.1, 1998. PENA, SDJ; CARVALHO-SILVA, DR; ALVES-SILVA, J; PRADO, VF; SANTOS, FR. Retrato Molecular do Brasil. Cincia Hoje, vol. 27 no. 159, p. 16-25, 2000.

WRIGHT, R. O Animal Moral: Por Que Somos Como Somos: A Nova Cincia da Psicologia Evolucionista. Ed. Campus, 416p.,1996.

MODULO 01 - CONCEITOS BSICOS EM ECOLOGIA Populaes, comunidades e ecossistemas Organismos de seres pertencentes a uma mesma espcie e que habitam simultaneamente uma determinada rea geogrfica constituem o que se convencionou chamar de populao biolgica. Assim, devemos nos referir ao conjunto de serpentes de uma floresta como uma populao de serpentes. Quando se considera o total de espcies diferentes que habitam uma determinada rea geogrfica, estamos nos referindo a uma comunidade biolgica ou biocenose. Por exemplo, a comunidade de um lago representada por peixes de diferentes espcies, microorganismos, algas e outras plantas aquticas, crustceos, etc. A complexidade das interaes dos seres vivos entre si e com fatores fsicos e qumicos ambientais, ocorridas em um espao particular, caracteriza uma unidade organizacional denominada ecossistema ou sistema ecolgico. Sendo assim, em um ecossistema h elementos vivos ou biticos e elementos no-vivos ou abiticosem constante interao. Os ecossistemas podem ser naturais, como florestas, lagos, campos, etc., ou artificiais, quando construdos para atender necessidades humanas. Uma cidade e uma grande lavoura so exemplos de de ecossistemas artificiais. Foi atribudo o nome de biosfera ou ecosfera camada de ecossistemas da Terra, ou seja, o somatrio de regies onde existe vida interagindo regularmente com o ambiente fsico. Hbitat e nicho ecolgico Os seres vivos encontrados nos ecossistemas em geral so adaptados ao ambiente em que vivem. O ambiente em que encontrado determinado ser vivo, com suas peculiaridades biolgicas e fsico-qumicas, corresponde a seu hbitat. O conjunto de atividades desempenhadas pelo ser vivo no ecossistema define seu nicho ecolgico. Por exemplo, a poca de acasalamento, o perodo dirio de maior atividade e os tipos de alimentos includos na dieta fazem parte do nicho ecolgico de um animal. Se aplicssemos o conceito de nicho aos humanos que vivem nos grandes centros urbanos, estaramos nos referindo profisso, classe social, ao tipo de hobby preferido, s preferncias alimentares, etc. EXERCCIO RESOLVIDO Os Yanomami formam uma sociedade de caadores-agricultores da floresta tropical do Norte da Amaznia cujo contato com a sociedade nacional , na maior parte do seu territrio, relativamente recente. Seu territrio cobre, aproximadamente, 192.000 km, situados em ambos os lados da fronteira Brasil-Venezuela na regio do interflvio Orinoco - Amazonas (afluentes da margem direita do rio Branco e esquerda do rio Negro). Constituem um conjunto cultural e lingstico composto de, pelo menos, quatro subgrupos adjacentes que falam lnguas da mesma famlia (Yanomae, Yanmami, Sanima e Ninam). O total de Yanomami no Brasil e na Venezuela hoje estimado em cerca de 26.000 pessoas. (Dados obtidos do site www.proyanomami.org.br) No texto acima, podemos encontrar os seguintes conceitos ecolgicos, EXCETO: a) Hbitat b) Comunidade c) Nicho ecolgico d) Populao e) Ecossistema Resposta do exerccio:

No exerccio acima, deve ser assinalada a alternativa B, pois o nico dos conceitos listados que no foi apresentado no texto foi o conceito de comunidade. Uma anlise minuciosa dos outros conceitos permite identific-los no texto apresentado no enunciado: Hbitat O texto menciona o hbitat dos Yanomami quando afirma que esse povo indgena vive na floresta tropical do Norte da Amaznia. Nicho ecolgico Ao mencionar que os Yanomami formam uma sociedade de caadores-agricultores, o texto est descrevendo parte de seu nicho ecolgico. Populao O texto relata o total de pessoas que compe o grupo dos Yanomami em seu territrio. Portanto, essa uma descrio populacional. Ecossistema Ao descrever o hbitat (floresta tropical), juntamente com fatores abiticos (rios da regio) e biticos (formas de interao entre os ndios), o texto est caracterizando aspectos de um ecossistema. Se o texto tivesse mencionado outras espcies nativas da regio (fauna e flora), alm dos humanos, ele estaria se referindo comunidade local. Porm, essa referncia a outros vivos no consta na descrio do enunciado, e por isso que a alternativa B deve ser assinalada. Cadeias alimentares e fluxo de energia A manuteno da vida nos ecossistemas depende diretamente da obteno de energia por parte de cada um dos organismos que o compe. Na natureza, existem basicamente duas formas pelas quais os organismos podem obter energia: Seres auttrofos - conseguem converter, atravs da fotossntese, energia luminosa em energia presente em compostos qumicos, como, por exemplos, carboidratos (acares). Seres hetertrofos - So organismos que necessitam, obrigatoriamente, se alimentar de outros seres vivos para obter energia. Em outras palavras, a fonte primria de energia para todos os ecossistemas de nosso planeta a luz solar. H seres que dependem diretamente dessa fonte primria de energia (os auttrofos) e outros que dependem indiretamente (os hetertrofos). O movimento seqencial de energia a partir dos auttrofos para os hetertrofos conhecido como cadeia alimentar. As cadeias alimentares costumam ser representadas por esquemas como o que se segue:

No esquema representado acima, o capim corresponde ao organismo auttrofo, o boi o herbvoro e o homem o carnvoro da cadeia. A posio que cada organismo ocupa na cadeia denominada nvel trfico. O primeiro nvel trfico de qualquer cadeia alimentar recebe a denominao de produtor, uma vez que corresponde a um ser auttrofo, o qual produz os compostos qumicos energticos que sero passados aos demais nveis trficos. Quem se alimenta diretamente do produtor ocupa o segundo nvel trfico ou o nvel de consumidor primrio, que, no esquema anterior, corresponderia ao boi. O organismo que se alimenta do consumidor primrio seria oconsumidor secundrio (o humano, em nosso exemplo) e assim sucessivamente. De uma maneira geral, nos ecossistemas, uma cadeia alimentar compartilha elementos com outras cadeias, ou seja, vrias cadeias alimentares so interligadas, formando o que se chama de teia alimentar. A energia contida em compostos qumicos torna-se disponvel para uso de qualquer ser vivo somente aps o processamento destes compostos ocorrido durante a respirao celular, nome dado a um conjunto de reaes qumicas ocorridas no interior das clulas de qualquer ser vivo. Porm, nem toda essa energia contida nos compostos qumicos assimilvel: uma boa parcela convertida em calor, que inteiramente dissipado. A partir da descrio acima, conclui-se que toda a energia inserida em compostos qumicos durante a fotossntese ser consumida para manuteno da vida no ecossistema, ou dissipada na forma de calor. Poderamos supor, portanto, que os ecossistemas se extinguiriam se no ocorresse um uma produo e repasse constantes de energia, ou, em outras palavras, um fluxo contnuo de energia. H reduo progressiva da energia disponvel ao longo das cadeias alimentares. Sendo assim, os produtores correspondem ao nvel trfico mais energtico, seguido do consumidor primrio, do secundrio e assim por diante.

Ciclagem de matria nos ecossistemas Os compostos qumicos energticos produzidos pelos vegetais so genericamente denominados dematria orgnica (lipdios, carboidratos e protenas). Para que estes compostos sejam produzidos, h necessidade, alm da energia luminosa, de substncias qumicas inorgnicas, tais como gua, gs carbnico e nutrientes obtidos do solo, como nitrognio, fsforo, magnsio e enxofre. Sendo assim, os elementos qumicos que constituem a matria orgnica (carbono, fsforo, nitrognio, etc.) so oriundos das substncias qumicas inorgnicas absorvidas do ambiente pelas plantas. A matria orgnica, durante sua utilizao pelos organismos de plantas e animais, passar por diversas transformaes qumicas. Como subproduto dessas transformaes, so geradas novas substncias inorgncias, as quais so lanadas no ambiente e podero ser novamente aproveitadas. Essa sequncia de eventos configura um ciclo que tem por caracterstica a reutilizao de diversos elementos qumicos para a produo constante de nova matria orgnica. Utilizemos como exemplo o elemento qumico carbono. Aps o processamento da matria orgnica pelos seres vivos, o carbono eliminado na forma de gs carbnico. As plantas capturam o gs carbnico atmosfrico e o utilizam durante a fotossntese para a produo de nova matria orgnica. Resumindo: o carbono um elemento qumico naturalmente reciclvel, captado pelas plantas durante a fotossntese e liberado por plantas e animais aps o processamento da matria orgnica. Dizemos, pois, que existe um ciclo do carbono, uma vez que este elemento ora est compondo a matria orgnica presente nos seres vivos em geral, ora est compondo o gs carbnico encontrado na atmosfera. Alm do carbono, outros elementos tambm incorporados matria que compe os seres vivos passam por um ciclo semelhante na natureza. Para muitos deles, a realizao deste ciclo algo que depende da atuao de organismos especiais, os decompositores (fungos e bactrias). Os decompositores realizam uma funo de extrema importncia para o ecossistema: sua atividade libera para o ambiente muitas substncias qumicas inorgnicas (clcio, fsforo, nitrognio, enxofre, etc.) que antes compunham os tecidos animais e vegetais, as quais podero ser novamente utilizadas pelos produtores, que se encarregam de tornlas mais uma vez disponveis aos demais organismos do ecossistema. Conclumos, pois, que os nutrientes em um ecossistema, de uma maneira geral, so reciclados. EXERCCIO RESOLVIDO Um estudo datado da dcada de 1960 relatou que as pessoas pertencentes ao povo San, da regio africana de Dobe, trabalhavam apenas 20 horas semanais para sua subsistncia, ou seja, este era o tempo gasto na coleta de vegetais selvagens e na caa de animais, embora o restante do tempo tenha sido gasto com atividades relacionadas, tais como a construo de ferramentas e trabalhos domsticos. Sua maior fonte de alimentos eram as nozes mongongo, e eles gastavam, em mdia, uma hora por dia apenas para quebrar as nozes. (Texto adaptado de Kormondy e Brown, 2002, Ecologia Humana) De acordo com a descrio acima, pode-se afirmar que: a) Ao se alimentar de nozes mongongo, as pessoas do povo San obtm mais energia que na caa de animais. b) Ao se alimentar de nozes mongongo, as pessoas do povo San obtm menos energia que na caa de animais. c) O texto fornecido revela detalhes sobre as caractersticas fsicas do ecossistema em que vivem as pessoas do povo San. d) O texto fornecido revela detalhes sobre as caractersticas fsicas da biosfera em que vivem as pessoas do povo San. e) A energia gasta ao quebrar as nozes mongongo certamente no compensam, sob o ponto de vista ecolgico, o fornecimento de energia obtido por este alimento. Resposta do exerccio: A resposta correta do exerccio acima est na alternativa A. A explicao est no fato de que os nveis trficos mais prximos dos produtores so aqueles que obtm mais energia em uma cadeia alimentar. Ao se alimentarem diretamente das nozes, os humanos so consumidores primrios e, portanto, obtm mais energia do que se alimentando de animais, onde passam a ser, no mnimo, consumidores secundrios. ___________________________________________________________________________________

MODULO 02 - ORIGEM DA VIDA E EVOLUO BIOLGICA

A origem do planeta Terra A idade estimada de nosso planeta de 4,5 bilhes de anos. Acredita-se que a Terra e os demais planetas do sistema solar tenham se originado a partir de fragmentos oriundos de uma exploso do sol. Em outras palavras, a Terra se originou como uma bola incandescente envolta por gases diversos. O resfriamento deve ter sido acelerado por constantes chuvas a que a superfcie era submetida, e a grande quantidade de gua proveniente dessas chuvas se acumulou na superfcie, originando os oceanos primitivos. Os primeiros seres vivos Acredita-se que os primeiros organismos surgiram por uma evoluo qumica que deve ter seguido as etapas descritas abaixo: Produo abitica (no-viva) de pequenas molculas orgnicas, tais como aminocidos e nucleotdeos. Juno dessas molculas pequenas, formando molculas maiores, como protenas e cidos nuclicos (DNA e RNA). Aglomerao de grandes molculas em gotculas, chamadas protobiontes, as quais teriam caractersticas qumicas diferentes do meio ambiente circundante. Origem da hereditariedade, ou seja, da capacidade de reproduo. O experimento de Miller e Urey Em 1953, Stanley Miller e Harold Urey realizaram um experimento de laboratrio que simulou as condies ambientais da Terra primitiva. Como resultado desse experimento, obtiveram uma variedade de aminocidos e outras substncias orgnicas encontradas nos seres vivos atuais. A atmosfera artificial criada em laboratrio por Miller e Urey era composta de vapor d'gua, hidrognio (H2), metano (CH4) e amnia (NH3), os gases que muitos pesquisadores acreditavam prevalecer no mundo primitivo. Estimulados por uma fonte eltrica, esses compostos reagiram e resultaram em substncias orgnicas. Esse experimento no criou seres vivos, mas gerou molculas orgnicas a partir de substncias no orgnicas. Esse deve ter sido, no passado, o primeiro passo rumo origem dos primeiros seres vivos. Os primeiros seres e a diversificao da vida As informaes obtidas a partir de registros dos primeiros seres vivos revelam a existncia de estruturas extremamente simples, o que refora a hiptese de sua origem a partir de protobiontes, possivelmente ocorrida nos mares primitivos. Os vestgios mais antigos de vida em nosso planeta correspondem a organismos unicelulares procariontes, incrustados em rochas datadas em 3,5 bilhes de anos. Esses organismos, compostos de uma nica clula simples, sem ncleo em seu interior, so muito semelhantes s bactrias atuais. A partir dos primeiros organismos unicelulares procariontes, a vida se diversificou: h 1,7 bilhes de anos surgiram organismos unicelulares eucariontes (cujas clulas possuem ncleo), e os primeiros organismos multicelulares so encontrados em fsseis datados de um bilho de anos. A origem da espcie humana (tambm multicelular) um evento que ocorreu muito recentemente na histria de nosso planeta.

1. 2. 3. 4.

Criacionismo versus evolucionismo Por muito tempo, os principais estudiosos dos seres vivos acreditaram que toda a variabilidade da vida em nosso planeta foi concebida pelo Criador nos primeiros sete dias de criao, h cerca de seis mil anos atrs. Imaginava-se que estes organismos j teriam surgido adaptados ao ambiente destinado a ser por eles explorado. Sendo assim, todas as espcies existentes nos dias atuais seriam invariavelmente as mesmas desde a origem dos tempos. Evidncias provenientes do estudo dos fsseis contrariaram o argumento criacionista de que as espcies eram imutveis desde sua origem, e sugeriram que novas espcies surgem com o passar do tempo.

Foram lanadas, assim, as bases para o evolucionismo, a corrente de pensamento que passou a considerar a vida em nosso planeta como um processo mutvel. Lamarckismo versus darwinismo Convencidos da idia de que ocorriam transformaes ao longo do tempo responsveis por originar novas espcies, muitos naturalistas comearam a buscar por explicaes para a ocorrncia das mesmas, dentre os quais se notabilizaram Lamarck e Darwin. Lamarck imaginou um processo pelo qual as transformaes ocorriam e novas adaptaes surgiam. Para isso, ele se baseou em duas idias muito populares em sua poca. Uma delas era denominada uso e desuso, a idia de que aquelas partes do corpo bastante utilizadas pelo organismo em sua interao com o meio ambiente se tornavam fortificadas, enquanto aquelas partes do corpo no utilizadas eram deterioradas. A segundo idia adotada por Lamarck foi chamada de Herana dos Caracteres Adquiridos. Neste conceito de hereditariedade, as modificaes adquiridas por um organismo ao longo de sua vida poderiam ser repassadas aos seus descendentes. O exemplo mais clebre citado por Lamarck para explicar a sua teoria evolutiva foi o da girafa. Ele afirmava que o pescoo da girafa evoluiu gradualmente como o produto cumulativo de muitas geraes de ancestrais que espichavam seus pescoos na tentativa de alcanar as folhas nos galhos mais altos das rvores. O lamarckismo, enquanto hiptese cientfica, foi descartado, pois no h evidncias de que o desenvolvimento de uma parte corporal por seu uso continuado possa ser passado descendncia. Por outro lado, Darwin elaborou a teoria da seleo natural, bem fundamentada em suas observaes. A teoria de Darwin pode ser sumarizada nos seguintes tpicos: A produo de mais indivduos do que o ambiente pode suportar leva a uma luta pela sobrevivncia entre os indivduos da populao, fazendo com que somente uma frao sobreviva a cada gerao, fenmeno denominado seleo natural. A sobrevivncia na luta pela existncia no se d ao acaso, mas depende em parte da constituio hereditria dos indivduos sobreviventes. Aqueles indivduos que herdaram caractersticas que os tornaram mais adaptados ao ambiente especfico tm maiores chances de deixar mais descendentes que os indivduos menos aptos. As habilidades desiguais de sobrevivncia e reproduo manifestadas pelos indivduos leva gradualmente a uma mudana na populao, com as caractersticas favorveis sendo acumuladas ao longo das geraes e as desfavorveis sendo eliminadas. Denomina-se aptido evolutiva maior capacidade de sobrevivncia e reproduo apresentada pelos indivduos portadores das condies mais favorveis ao ambiente especfico. Neodarwinismo ou sntese moderna Darwin havia afirmado que a seleo natural atua sobre uma populao em que exista uma variabilidade de caractersticas entre os indivduos. Por exemplo, um inseto de cor verde que vivesse em uma regio de vegetao verde teria menos chance de ser predado por pssaros do que um inseto de cor vermelha da mesma espcie. Portanto, ser um inseto verde nessa populao de insetos significaria melhores chances de sobrevivncia e reproduo. Mas, o que origina a variabilidade de cor nessa populao de insetos? Por que alguns insetos so verdes e outros so vermelhos e no so todos da mesma cor? A teoria de Darwin no capaz de responder a este tipo de pergunta. Na verdade, Darwin nem tinha conhecimentos de gentica para compreender melhor esse fenmeno hereditrio, at mesmo porque a gentica s se tornou popular nos meios cientficos no incio do sculo XX, depois de sua morte. O "casamento" entre a gentica e a teoria da evoluo, conhecida como a sntese moderna, que viria a explicar a origem da variabilidade de caractersticas em uma populao, somente ocorreu na dcada de 1930. Com o desenvolvimento da cincia gentica, ficou claro que mutaes genticaspoderiam originar caractersticas novas em seres vivos. Bastaria que um dos genitores sofresse esse tipo de mutao em alguma de suas clulas reprodutivas, e esta mesma clula participasse do processo de fecundao que levaria ao nascimento de um novo indivduo, criando condies, assim, para que a mutao se perpetuasse ao longo das geraes. As mutaes correspondem a alteraes no material gentico que modificam, de modo aleatrio, a manifestao de caractersticas de um ser vivo, e podem ser induzidas por agentes ambientais, tais como radiaes e raios ultra-violeta, ou decorrerem de falhas no modo como o material gentico processado pelas clulas do indivduo, e so fenmenos que ocorrem freqentemente em qualquer populao Esta seria, ento,

a explicao para o surgimento de novas caractersticas nos indivduos de uma certa espcie, originando a variabilidade j percebida anteriormente por Darwin. Sendo assim, insetos verdes nascidos de uma populao de insetos vermelhos seriam mutantes genticos. Uma vez que esses mutantes tivessem maiores chances de sobrevivncia e reproduo naquele meio ambiente especfico, passariam essa mutao aos seus descendentes, de modo que ao longo de algumas geraes os mutantes predominariam numericamente, por seleo natural. Em outras palavras, os insetos verdes seriam perfeitamente adaptados quele tipo de ambiente.

MODULO 03 - EVOLUO HUMANA E CONQUISTA DO PLANETA PELO HOMEM MODERNO

Apesar dos diversos estudos antropolgicos e genticos efetuados no campo da evoluo humana, ainda existem muitos pontos obscuros. H, contudo, uma boa dose de concordncia entre os pesquisadores sobre a forma geral da pr-histria humana. Nela, algumas etapas-chave podem ser identificadas com toda a confiana: a origem dos homindeos, a expanso em volume do crebro e a origem do gnero Homo. Os primeiros homindeos e o bipedismo A caracterstica fundamental que diferencia os homindeos dos demais primatas o bipedismo. A evoluo do bipedismo envolveu mudanas nos ossos, na disposio dos msculos que os movimentam e no movimento dos membros. O advento do bipedismo foi uma importante transformao adaptativa, pois permitiu aos membros superiores a liberdade de se tornarem um dia implementos manipulativos. Acredita-se que os primeiros homindeos tenham surgido h cerca de 12 milhes de anos, perodo em que se formou na frica um vale longo e sinuoso conhecido como Vale da Grande Fenda. A existncia desse vale teve dois efeitos biolgicos: colocou uma formidvel barreira na direo leste-oeste s populaes animais, e promoveu o desenvolvimento de um rico mosaico de condies ecolgicas. Segundo alguns antroplogos, essa barreira leste-oeste foi crucial para a evoluo separada dos humanos e dos grandes macacos. Por fora das circunstncias, os ancestrais comuns dos humanos e dos grandes macacos se dividiram em dois grupos. Os descendentes ocidentais destes ancestrais comuns prosseguiram sua adaptao vida em um meio arbreo e mido, originando os pongdeos (chimpanz, gorila e orangotango). Os descendentes orientais destes mesmos ancestrais comuns, ao contrrio, adaptaramse sua nova vida em um ambiente aberto e originaram os homindeos. Ser bpede conferiu vantagens importantes a estes primeiros homindeos na luta pela sobrevivncia em condies variveis, especialmente no ambiente das savanas africanas. Entre esses primeiros homindeos, merecem destaque os Australopithecus, cujos fsseis foram encontrados primeiramente na frica do Sul, e, posteriormente, na frica Oriental. Australopithecus africanus, Australopithecus robustus, Australopithecus boisei e Australopithecus afarensis so algumas das espcies que viveram nesta poca. Origem de um crebro maior O tamanho maior do crebro, inferido pela medida do volume craniana, o que distingue os homindeos do gnero Homo dosAustralopithecus. Enquanto o volume craniano destes ltimos media cerca de 450 cm3, esta mesma medida ultrapassou os 600 cm3 no gneroHomo, variando at o patamar de 1350 cm3. Homo habilis, Homo erectus e Homo sapiens so algumas espcies do gnero. O aumento da capacidade craniana se tornou evidente ao final da era dos australopitecneos, cerca de 2,5 milhes de anos atrs. Artefatos simples de pedra manufaturados so freqentemente encontrados em associao com fsseis destes homindeos portadores de caixa craniana mais volumosa. Estes homindeos foram denominados Homo habilis, em referncia s habilidades de construo de ferramentas que desenvolveram. Supe-se que Homo habilis deva ter originado posteriormente uma nova espcie, Homo erectus, que foi a primeira espcie homindea a estender seus domnios para alm do continente africano. Os fsseis conhecidos como "homens de Java" so representantes dessa espcie, que viveu em nosso planeta em um perodo que vai de 1,8 milhes at 250.000 anos atrs. Tanto na frica quanto em outros continentes foram encontrados fsseis de Homo erectus que datam da mesma poca.

O Homo erectus era mais alto que o H. habilis e tinha uma capacidade cerebral maior, com valores que superam at aqueles dos homens atuais. Certamente, as capacidades cerebrais aumentadas dos homindeos pertencentes ao gnero Homo resultaram em uma maior inteligncia, em comparao com os Australopithecus. Essa maior inteligncia permitiu aos humanos utilizar recursos do meio ambiente como nunca ocorrido antes, e a sobreviver aos climas mais frios medida que avanavam rumo ao norte. O Homo erectus residia em cavernas, construa fogueiras, vestia peles de animais e fabricava instrumentos de pedra mais refinados que os do Homo habilis. Algumas populaes africanas, asiticas, europias e australianas de H. erectus originaram descendentes regionalmente diversos que tiveram capacidades cranianas maiores ainda. Entre esses descendentes esto os neandertais, que viveram na Europa, Oriente Mdio e em algumas regies da sia entre 130 mil e 35 mil anos atrs. Comparados ao homem moderno, os neandertais possuam queixos menores e testas mais grosseiras, porm sua capacidade craniana era maior. Eles eram fabricantes habilidosos de artefatos e participavam de rituais que requeriam uma certa dosagem de abstrao. Os fsseis mais antigos que se encontraram aps a era dos H. erectus datam de 300 mil anos, e foram descobertos na frica. Muitos pesquisadores agrupam esses fsseis, os neandertais e vrios outros fsseis asiticos e australianos como os primeiros representantes de nossa espcie, Homo sapiens. No entanto, existem caractersticas cranianas nicas nos neandertais que levam muitos pesquisadores a classific-los como uma espcie diferente (Homo neanderthalensis), e no uma subespcie de Homo sapiens (Homo sapiens neanderthalensis). De qualquer modo, existe uma crena generalizada no meio cientfico de que os Homo sapiens, assim como os neandertais, evoluram a partir de Homo erectus.

Origem dos humanos modernos Existem dois modelos que tentam explicar a origem do homem moderno (Homo sapiens): o modelo multirregional e o modelo de substituio. De acordo com o Modelo Multirregional, os humanos modernos evoluram paralelamente em diferentes partes do mundo. Se essa viso estiver correta, ento a diversidade geogrfica dos humanos atuais se originou relativamente cedo, quando H. erectus se espalhou a partir da frica para outros continentes entre 1 e 2 milhes de anos atrs. Este modelo explica a grande similaridade gentica entre os povos atuais supondo que populaes vizinhas se intercruzavam continuamente no passado, o que levaria a uma homogeneidade gentica. Outros antroplogos interpretam o registro fssil de maneira diferente e propem uma hiptese alternativa ao modelo multirregional. Acreditam que os humanos modernos evoluram a partir do Homo erectus na frica, migrando ento para outros continentes, substituindo os neandertais e outros descendentes do H. erectus espalhados por outras regies. Esse modelo foi chamado de Modelo de Substituio. De acordo com esse modelo, os humanos modernos no emergiram em diferentes partes do mundo, mas somente na frica, de onde se dispersaram em um perodo relativamente recente. Se essa viso estiver correta, ento a diversificao geogrfica dos humanos modernos ocorreu h somente 100 mil anos, o que difere radicalmente da poca proposta pelo modelo multirregional (pelo menos um milho de anos atrs). Evidncias mais recentes fornecem subsdios de que este tenha sido o processo de disseminao dos humanos pelo planeta.

frica: ponto de partida Alguns estudos que usam marcadores genticos sugerem que pelo menos duas grandes ondas migratrias de Homo sapiens partiram da frica, iniciando uma jornada rumo ao norte que resultou no povoamento de todas as regies do planeta. Por que os humanos resolveram sair da frica? Por que o fizeram somente entre 100 e 50 mil anos atrs? Por volta desse perodo, teve incio a era glacial. O gelo polar avanou do norte rumo ao sul do planeta, provocando alteraes climticas globais bruscas. Os nveis dos mares baixaram, pastos africanos viraram desertos, presas sumiram e os humanos, que viviam da caa, se viram em uma situao desesperadora de falta de alimento que beirou a extino de nossa espcie. Neste momento de extrema hostilidade ambiental, os humanos fizeram valer suas habilidades. Considerase que o estilo de vida e a tecnologia de caa desses nossos antepassados tenham sido semelhantes aos adotados pelos bosqumanos atuais, os quais conseguem rastrear suas presas por meio de pegadas e usam elaboradas ferramentas de caa (arcos e flechas).

Nessas circunstncias, ocorreu a primeira onda migratria humana, que levou o homem africano a atingir as longnquas terras australianas. H registros da ocupao da Austrlia por descendentes africanos h cerca de 40 mil anos. Oriente Mdio: acampamento base e centro de disperso Uma segunda onda migratria, impulsionada pela mesma escassez de alimentos promovida pela era do gelo, partiu do continente africano e se estabeleceu temporariamente no Oriente Mdio. Estes humanos deram origem, posteriormente, aos europeus, asiticos e ndios americanos. Uma parcela dessa populao ancestral estabelecida no Oriente Mdio atingiu o norte da ndia enquanto uma outra parcela seguiu para a China, onde permaneceu por muito tempo isolada e desenvolveu uma aparncia caracterstica. Uma terceira parcela dessa populao migrou at a poro mais oriental da sia, prximo ao estreito de Bering. Homens de Cro-Magnon: os primeiros europeus Vrios vestgios dos primeiros humanos a chegar Europa foram deixados em cavernas no sul da Frana. Uma das mais famosas dessas cavernas a de Cro-Magnon, cujo nome foi incorporado ao nome desses desbravadores: homens de Cro-Magnon. Os homens de Cro-Magnon sabiam fazer casas, roupas e outros artefatos e eram caadores de mamutes, habilidades importantes para lidar com um dos grandes desafios enfrentado por esses humanos: o clima frio de uma Europa em plena era glacial. Outro fator de adaptao desses humanos cuja migrao os levou rumo ao norte foi a cor da pele. Na frica, uma pele escura, cheia de melanina, certamente conferia proteo contra a elevada incidncia de radiao ultravioleta. Porm, essa pele escura seria uma desvantagem em uma regio de incidncia reduzida de luz do sol, pois tornaria menos eficiente a produo de vitamina D, essencial para a ossificao. Portanto, pessoas como os cro-magnons, que viviam na Europa central, passaram por um intenso processo de seleo natural e adaptao que resultou no estabelecimento de uma pele clara. Alm disso, desenvolveram traos caractersticos, a cor do seu cabelo mudou, assim como o formato de seu nariz e a sua estatura, dentre outras coisas. Povos asiticos e americanos Partindo da sia central, um grupo de humanos iniciou uma migrao em meio ao frio intenso do norte asitico. Uma marca gentica encontrada em populaes da sia central tambm existe em uma tribo que vive na extremidade nordeste da Rssia, os Chukchis, que vivem em um ambiente onde a temperatura chega a 70 graus negativos. Os Chukchis so uma tribo nmade que vive s custas de rebanhos de renas. Esses animais migram periodicamente procura de novas pastagens e, quando isso ocorre, a tribo levanta acampamento e segue atrs do rebanho. Muito possivelmente essas migraes peridicas tenham feito parte do modo de vida dos povos ancestrais que viviam nesta regio. H 15 mil anos atrs, em plena era glacial, o nordeste asitico era unido ao norte da Amrica por uma imensa geleira que recobria o estreito de Bering. Imagina-se que rebanhos de renas atravessaram esta ponte intercontinental, seguidas por tribos que dependiam deles para sobreviverem. Com a retrao da geleira que ligava os continentes, essas pessoas ficaram isoladas em uma pequena rea de terra at descobrirem uma rota de fuga em direo ao sul, ao longo das Montanhas Rochosas, pela qual conseguiram atingir a regio que hoje corresponde aos Estados Unidos. Aps o trmino da era do gelo, esta regio ofereceu recursos abundantes a esses sobreviventes da penosa migrao pelo ambiente gelado do norte asitico. Eles se multiplicaram e, em 800 anos, povoaram o continente americano de norte a sul. No existem raas O termo raa, aplicado espcie humana, mais uma construo social e cultural do que biolgica. Do ponto de vista gentico, no existem raas humanas. Biologicamente, o termo raa usado como sinnimo de subespcie, que significa uma linhagem evolutiva diferenciada dentro de uma espcie. Assim, a presena de diferenciao gentica significativa uma condio necessria, embora no suficiente, para a definio de raas.

Na prtica, a diferenciao gentica medida comparando-se a variabilidade entre indivduos dentro das raas com a variabilidade entre as raas. Como no Homo sapiens a variabilidade dentro das chamadas "raas" (grupos continentais) representa 93% a 95% da variabilidade gentica total, caracteriza-se assim a ausncia de diferenciao gentica e, conseqentemente, a inexistncia de raas humanas. O homem moderno distribuiu-se geograficamente e desenvolveu diferentes caractersticas fsicas, incluindo cor da pele, por adaptao ao ambiente de cada rea geogrfica. No entanto, no houve diversificao suficiente entre esses grupos geogrficos para caracterizar raas em um sentido biolgico. Isso introduz uma dificuldade: que nome usar para nos referir a certos grupos especficos, como os ndios brasileiros? O termo mais apropriado etnias, que carrega o significado de grupos populacionais que tm caractersticas fsicas e culturais em comum.

MODULO 04 - HUMANOS NOS ECOSSISTEMAS

Nos dias de hoje encontramos pessoas vivendo em ambientes muito diversos do ambiente de savana, onde os homindeos tiveram origem. Iremos fazer uma breve apresentao dos diferentes tipos de ambiente ocupados atualmente pelos humanos modernos, descrevendo os principais tipos de recursos explorados e as principais dificuldades impostas pelo ambiente. H seis grandes biomas ou ecossistemas terrestres distribudos ao redor do planeta: a tundra, a floresta boreal, a floresta decdua, os campos, o deserto e a floresta pluvial tropical. Humanos na tundra A tundra um tipo de ecossistema que se desenvolve em regies de clima intensamente frio, como nas regies rticas e em grandes altitudes. A tundra rtica se distribui ao norte da Amrica do Norte, Europa e da sia, e caracterizada por temperaturas muito baixas e pela predominncia de plantas ans (de 5 a 20 cm de altura). Outra caracterstica a existncia de um solo permanentemente congelado e muito pobre em nutrientes. A escassez recursos nesse ecossistema faz com que populaes humanas rticas, como, por exemplo, grupos inuit que habitam o norte do Canad, dependam de recursos marinhos para a alimentao, para as vestimentas e para obteno de combustveis. Humanos na floresta boreal ou taiga O bioma da Floresta Boreal ou de conferas tambm conhecido como taiga. Ocupa uma poro substancial do norte da Amrica do Norte, da Europa e da sia, logo abaixo da tundra rtica, o que favorece a ocorrncia de chuvas mais intensas que na tundra, permitindo o estabelecimento de rvores de grande porte, como os pinheiros. Sendo assim, os grupos humanos que a vivem tm, sua disposio, madeira que pode ser usada como combustvel e para a construo. Muitas populaes humanas que habitam as florestas boreais vivem da caa, ao passo que outras dependem diretamente de recursos obtidos a partir da criao de rebanhos. Humanos nas florestas temperadas decduas O bioma de florestas decduas ocupa a maior parte da metade leste dos Estados Unidos e da sia e praticamente toda a Europa. A vegetao deste bioma perde as folhas durante o outono, motivo pelo qual chamada de decdua. As florestas decduas instalam-se em regies de clima temperado, que o clima cujas estaes do ano so bem definidas. As temperaturas mais quentes do vero favorecem uma decomposio mais rpida, de modo que o solo mais rico que o da taiga e o da tundra. As caractersticas climticas favorveis e a grande oferta de recursos fizeram das florestas decduas ecossistemas amplamente explorados por humanos, especialmente para fins agrcolas e industriais. Por causa disso, a paisagem natural foi praticamente substituda pelas habitaes humanas com suas plantas e animais domesticados, pelo concreto e pela poluio. Este bioma encontra-se entre os mais ameaados do planeta.

Humanos nos biomas de campos Os campos ocupam uma poro significativa da poro terrestre do planeta. Este bioma caracterizado pela predominncia de gramneas. Os solos dos campos so os mais frteis de todos os biomas, graas decomposio rpida da matria. Os campos podem ser subdivididos em dois grandes grupos, de acordo com o clima: campos tropicais e subtropicais e campos temperados. Os campos tropicais e subtropicais so genericamente chamados de savanas. A savana africana tem uma importncia particular aos humanos, pois se acredita que seja o bero dos primeiros homindeos. Os campos temperados, por sua vez, possuem abastecimento de gua mais abundante que os tropicais, e so muito explorados por atividades agrcolas de cultivo de gros, o que lhes rende a denominao de "stios das cestas de po do mundo". Entre estes gros, destacam-se gramneas como trigo, milho, arroz e aveia. Humanos nos desertos O deserto um ecossistema caracterizado por vegetao arbustiva esparsa, com muito solo nu entre as plantas. A aridez, em vez da temperatura, o que melhor descreve o clima dos desertos. As temperaturas do ar e do solo apresentam diferenas dramticas entre a noite e o dia. A temperatura do ar pode chegar a 15C noite e a 40C ao meio-dia, enquanto a temperatura da superfcie, no mesmo perodo, pode variar de 0C a 65C! Tanto as plantas quanto os animais do deserto so adaptados escassez hdrica. De um modo geral, tais adaptaes maximizam o aproveitamento da gua e minimizam as perdas. A sobrevivncia humana em desertos depende da localizao de fontes de gua e da forma como se d seu aproveitamento. Humanos nas florestas tropicais As florestas tropicais so encontradas nas Amricas Central e do Sul, na frica central e oriental, no sudeste asitico, no leste indiano e no nordeste australiano. Estas florestas apresentam vegetao exuberante, caracterizada pela elevada diversidade de espcies. A grande umidade, as intensas chuvas e a temperatura elevada favorecem o estabelecimento desta grande biodiversidade. A decomposio ocorrida no solo muito rpida e, por causa das chuvas freqentes, os solos esto sujeitos a perdas constantes de nutrientes, fenmeno conhecido como lixiviao. Esta perda de nutrientes compensada pela rpida capacidade das plantas em capt-los. O alto grau de lixiviao dos solos empobrece o solo e desfavorece prticas agrcolas neste ecossistema. As pessoas que vivem nos ecossistemas de floresta tropical so expostas ao calor mido, a parasitas e a outras adversidades. A grande diversidade de espcies vegetais das florestas tropicais representa um elevado potencial de explorao, no s como fonte alimentar, mas tambm de produtos medicinais e industriais.

Ambientes atrpicos Costuma-se designar pelo nome genrico de antrpico a tudo que resulte da ao humana transformadora. Os humanos modernos construram, ao longo da histria, ecossistemas artificiais, aos quais nos referiremos daqui por diante como ambientes antrpicos. As modificaes promovidas pela ao dos humanos civilizados em ecossistemas naturais resultam no empobrecimento tanto da biodiversidade quanto de outros recursos naturais em potencial. Os ambientes antrpicos podem ser do tipo urbano-industrial ou rural-agrcola. Podem-se enumerar as seguintes caractersticas especficas dos ambientes antrpicos: 1. As suas funes so controladas antes por fatores sociais, econmicos e polticos do que por fatores naturais. Por exemplo, dois ecossistemas agrcolas que se instalem sob mesmas condies fsicas sero diferentes de acordo com as prioridades e a capacidade tecnolgica da sociedade que o explora.

2. A estabilidade do ecossistema antrpico depende da entrada contnua de recursos de vrios tipos, como fertilizantes, agrotxicos, gua, maquinrio e outras formas de energia. Ao contrrio do natural, onde os recursos que entram ou saem so trazidos ou levados por agentes como o vento, a gua e migraes. 3. O equilbrio de um ecossistema antrpico depende essencialmente da ao de fatores scio-econmicos, ocorrida em curto prazo. As propriedades desse tipo de equilbrio so muito diferentes dos ecossistemas naturais, uma vez, nestes ltimos, o equilbrio atingido por mecanismos genticos das populaes em interao com alteraes ambientais de longo prazo (milhes de anos de evoluo continuada). O ambiente urbano-industrial onde o grau de artificialidade atinge seu nvel mais elevado, a ponto de, praticamente, desvincular os humanos de seu relacionamento com o ambiente natural. Praticamente a totalidade da energia necessria s atividades que se desenvolvem em ambiente urbano provm da agropecuria. Por este motivo, o ecossistema urbano recebe o nome de ecossistema consumidor ou importador. A atividade agropecuria tambm implica grande influncia antrpica do meio natural, responsvel por mudanas intensas do ecossistema com a finalidade de incrementar a produo de energia, representada essencialmente pelos alimentos. Convm lembrar que grande parte da produtividade do ambiente ruralagrcola destina-se ao abastecimento do ambiente urbano-industrial, motivo pelo qual recebe o nome de ecossistema produtor ou exportador. Obteno de recursos pelos humanos De todos os recursos ambientais, a comida um dos mais essenciais sobrevivncia de qualquer ser vivo, e no poderia ser diferente para a espcie humana. Ao conjunto de atividades realizadas por um determinado grupo humano no sentido de garantir acesso a alimentos denominamos sistema ou padro de subsistncia, que so basicamente de quatro tipos: forrageio, pastoralismo, horticultura e agricultura intensiva. Segue, abaixo, uma breve descrio desses padres. Forrageio: Corresponde a um sistema de subsistncia que combina atividades de caa e/ou pesca com coleta de vegetais no cultivados. Grupos humanos forrageadores tambm so denominados caadorescoletores. Poucos so aqueles que se classificam nesta categoria de subsistncia, como os Inuit(esquims) do rtico canadense, e o povo San do deserto africano do Kalahari. Pastoralismo: Se caracteriza pela dependncia do pastoreio de animais domesticados como a principal fonte de recurso alimentar. Os pastoralistas costumam migrar frequentemente, em funo das necessidades de seus rebanhos. Pastores de cabras no Tibete e pastores de renas em regies subrticas (Lapes, por exemplo) so exemplos de grupos humanos pastoralistas. Horticultura: uma modalidade agrcola que no utiliza nenhum tipo de tecnologia sofisticada de irrigao e fertilizao do solo. Uma das principais formas de horticultura, conhecida como coivara, consiste na prtica de derrubada de pequenas reas de floresta, seguida da queima da vegetao seca e plantio. Aps poucos anos de uso, o terreno perde a fertilidade e abandonado. Com o passar do tempo, a vegetao original volta a tomar conta do terreno. Os Hanuo, um povo que vive nas Filipinas, praticam este tipo de sistema de subsistncia. Agricultura intensiva: Este o sistema de subsistncia mais eficiente com relao obteno de recursos, e graas agricultura intensiva que populaes numerosas, como as das grandes cidades, podem ser mantidas. Neste tipo de agricultura, utiliza-ze uma quantidade elevada de fertilizantes associada a um complexo sistema de irrigao. Alm disso, necessrio contar com o auxlio de mquinas movidas a combustveis fsseis.

You might also like