You are on page 1of 9

LITERATURA BRASILEIRA II DOCENTE: MARCOS FALLEIROS DISCENTE: JEFFERSON E. DA P.

BARBOSA 19/11/2012 ALUSIO AZEVEDO, O CORTIO, O NATURALISMO

PRELIMINAR Alusio Azevedo (1857-1913), de cuja obra O cortio falarei adiante, filia-se esttica naturalista muito difusa na Europa na segunda metade do sculo XIX. O mais conhecido escritor naturalista foi o francs Emile Zola e gritante sua influncia na forma expressiva de Alusio. Mas antes de chegar ao romance em questo importante recuperar, sumariamente, a moldura scio-histrica a que respondia a escola naturalista. O Realismo no uma escola literria diante da qual o Naturalismo se apresenta como forma mais desenvolvida. Ser realista era admitir uma postura filosfica diante da realidade que, como tal, se opunha ao idealismo ou romantismo. Em questes artsticas, significou transpor para a obra, o mais fiel possvel, o mundo concreto. O mundo concreto o mundo degradado, por isso o tom muitas vezes corrosivo, negativo dos escritores desse perodo. O romance, forma que predominou durante o sculo XIX, se empenha em dizer a verdade, trazendo para a literatura o mundo sem mscaras, por sua vez, mesquinho e corrupto. Os enredos romanescos da literatura de folhetim, com seus esteretipos fundados no bom e no belo, oferecem ao leitor uma aparncia agradvel do real. Nada mais significativo, no que diz respeito ao amor pela verdade, que a frase de Stendhal: O romance um espelho ao longo de uma estrada inclusive as duas epgrafes que abrem as duas partes do seu O vermelho e o negro so reveladoras nesse sentido. O Naturalismo, que tambm era realista, tem diante de si lentes cientficas no que o romance de duas dcadas anterior no as possusse, pois so conhecidas as analogias biolgicas de Balzac. Com relao ao romance de 1830 Stendhal e Balzac o romance naturalista se distingue, a meu ver, num nico ponto: medida que v o homem determinado fisiologicamente, como animal entre animais, abandona um pouco os tipos tradicionais isolados, como o capito, o comerciante, o latifundirio etc., e pe no romance o povo, a massa, a populao. Antes, nos romances de 1830, se tinha um sujeito, cuja busca demonaca, como a nomeia Lukcs, fracassa no mundo onde a essncia j impossvel, onde o ideal apenas uma expresso do passado. Um Julien Sorel, de O vermelho e o negro, comprimido naquele mundo sem paixo exceto a do dinheiro ps-napolenico, nos serve de exemplo notvel. O nascimento do individuo na modernidade, significa a ciso entre os interesses pblicos e os interesses privados, da o heroi chocar-se com o seu grupo. O conflito que esse heroi incorpora , por

excelncia, o da luta de classes. No Naturalismo, a luta de classes permanece, mas o individuo perde fora ou autonomia, como se preferir. O individuo, o que se individualiza nesse momento Frana aps 1848 a classe operria, os proletrios. Os pobres, os trabalhadores ganham, no romance naturalista, seriedade no tratamento ficcional. Consequncia da moldura scio-histrica, o tratamento srio da classe inferiorizada tambm um ponto que merece destaque. Sabemos que desde Homero at o sculo XIX, mais precisamente at Zola, o homem comum, popular, sempre foi representado segundo o modo ficcional cmico. O modo trgico, srio, os grandes problemas da moral humana guardavam-se para os nobres. O tratamento srio do homem comum d-se, segundo a histria linear de Auerbach, por meio da fuso de estilos representacionais, o baixo e o elevado, que ele identifica j nos textos bblicos. O realismo literrio uma mistura do estilo srio com o cmico. No conseguimos pensar essa colocao sem a implicao histrica da forma. O heroi perde sua grandeza herica, sua individualidade, e torna-se homem comum por que sua capacidade de ao extremamente reduzida medida que o mundo se torna mais complexo e racionalizado. A modernidade descobre o meio, termo usado largamente por Balzac e inaugurado antes mesmo por Diderot. O homem tem pouca ao por que determinado pelo meio. Por isso, no sem severo recrudescimento, a injuno do determinismo fatalista do meio, da raa e do temperamento categorias que Taine aplicou no estudo da literatura sobre as personagens naturalistas. A mistura de estilos intensa em O cortio. Ao mesmo tempo em que temos cenas carnavalescas, como a o caso de Leocdia, temos tambm um tratamento muito srio quanto escrava Bertoleza. Mas no me deterei nesse problema estilstico ainda que neste trabalho no tenha prefixado objetivos precisos.

O ENTRE-LUGAR DO ROMANCE IMPORTADO (PRELIMINAR, AINDA...) O cortio, podemos dizer, um romance endividado. Na verdade, essa dvida se estende a grande parte dos romances brasileiros. Ora, o Brasil, por ser uma nao recente, no possua uma tradio tal como ocorreu na Europa em longo processo de sedimentao de modo que, caso desejasse ter uma literatura, ou criaria suas prprias formas, ou teria que necessariamente import-las. Portanto contraiu dvidas, na sensibilidade artstica e na cincia. Mas trago para este ponto a crtica de Silviano Santiago quando se refere ao comportamento acadmico que se regozija em encontrar somente similaridades entre as obras daqui (America Latina, entenda-se) a as de l. A sobreposio das fontes s imitaes no , certamente, um caminho crtico que nos renda descobertas enriquecedoras quando se trata de um romance brasileiro, para o qual um tratamento crtico-dialtico mais favorvel . O cortio no um grande romance, uma obra prima, mas guarda sua singularidade no que Alusio tenha pensado nisso ao transpor o Naturalismo para a sociedade brasileira. Falando como

Antonio Candido, medida que um texto segundo certa imitao de A taberna, de Zola toma de emprstimo lentes de fora, mas como texto primeiro, filtra o meio, respondendo s solicitaes da realidade imediata (CANDIDO, 1998). O texto segundo no se apaga, isto , torna-se texto visvel, enquanto configura na obra sua realidade singular. como as obras na mesma condio conquistam o tal entre-lugar.

O CORTIO ESPAO DE DETERMINAES COMPLEXAS O cortio conta a histria de um acmulo pecunirio que parece no ter limites. a evoluo de uma propriedade. Joo Romo, o portugus explorador, herda uma pequena venda e, alm disso, o impulso na verdade mais violento de economia de seu antigo dono. Alusio descreve, no primeiro captulo, o processo a partir do qual Joo Romo comea a enriquecer, com toda a sua avareza e mesquinharia, como se fosse mesmo um impulso doentio. O vendeiro Romo teve a ajuda, financeira e fsica, da escrava Bertoleza, a quem engana durante todos os anos que com ele esteve, fazendo-a acreditar-se livre com uma carta de alforria fraudulenta. Assim o descreve Alusio:
Sempre em mangas de camisa, sem domingo nem dia santo, no perdendo nunca a ocasio de assenhorear-se do alheio, deixando de pagar todas as vezes que podia e nuca deixando de receber, enganando os fregueses, roubando nos pesos e nas medidas [...]" (AZEVEDO p.10)

medida que expande seus negcios, Joo Romo vai construindo aos poucos, com a ajuda explorada de Bertoleza, algumas casinhas que pe para aluguel. Em pouco tempo erige-se um cortio, o espao em que o romance se desenrola. Ainda no primeiro captulo aparece a figura de Miranda, tambm portugus, s que mais favorecido economicamente. O Miranda era casado com D. Estela, de quem toma o dote matrimonial, no qual se funda toda a sua riqueza. Suposto fruto desse casamento, nasce Zulmirinha, plida e franzina. Sim, suposto, pois infernizavam o Miranda as infidelidades de sua esposa, razo pela qual se viu na necessidade de mudar-se do centro para um sobrado colado ao cortio. Amava sua posio social. Separar-se da mulher por conta das traies significaria tornar a ser pobre novamente. A sua dependncia era a razo pela qual invejava amargamente seu vizinho Joo Romo, cuja propriedade era unicamente sua.
Pensara fazer-se senhor do Brasil e fizera-se escravo de uma brasileira mal-educada e sem escrpulos de virtude! Imaginara-se talhado para grandes conquistas, e no passava de uma vitima ridcula e sofredora!... Sim! no fim de contas qual fora a sua frica?... Enriquecera um pouco verdade, mas como? hipotecando-se a um diabo, que lhe trouxera

oitenta contos de ris, mas incalculveis milhes de desgostos e vergonhas! (AZEVEDO p.21)

Uma das personagens mais importantes que compe o ncleo do cortio Rita Baiana, a mulata. Alusio a descreve como uma mulher sensual, provocante, muito alegre e solcita com todos os moradores. Uma mulher inconstante, metida em inmeras aventuras amorosas. Alusio ilustra por meio dela o prprio clima tropical do Brasil. E toda ela respirava o asseio das brasileiras e o odor sensual de trevos e plantas aromticas. Irrequieta, saracoteando o atrevido e rijo quadril baiano [...] Outro dos personagens centrais do romance o Jernimo, tambm portugus. Ele chega at o cortio procurando trabalho. Negocia com Joo Romo e l fica, levando sua esposa Piedade e sua filha. Jernimo descrito como um homem honesto, um trabalhador competente, com pendor natural para a liderana. Todos respeitam sua postura. Os personagens principais esto postos. Agora vem a complicatio. Jernimo ao ver Rita Baiana danando, numa certa noite, apaixona-se. Essa paixo traz mudanas radicais para essa personagem. Mudam-se primeiro seus costumes, que trouxe de sua ptria. Enfara-se da mulher. Mata um homem. Jernimo briga com o amante de Rita Baiana, o Firmo, de quem leva uma facada, vingando-se posteriormente. Piedade, a esposa de Jernimo, abandonada juntamente com a filha. Em pouco tempo as duas caem em terrvel misria e degradao. A intriga formada com encontro de Jernimo e Rita Baiana tem por fundo a ascenso econmica de Joo Romo. Depois de certo ponto, o capitalista passa a ter ares de burgus refinado, imiscuindo-se na famlia do Miranda, cuja filha, Zulmirinha, pretende desposar e estabelecer-se na classe alta. Diante do anseio de casar-se Joo Romo v-se na urgncia de livrar-se da escrava/amante Bertoleza. Ela se mata, numa cena com forte acento dramtico.

Para alm da superfcie do enredo clara a insuficincia da descrio acima. Ao longo da exposio crtica a seguir, outros detalhes viro para complementar. Uma vez lida a obra, precisamos partir para outro plano, negando a aparncia configurada como solues formais do romance. O trabalho terico/crtico sobre a unidade formal procura suas determinaes. O conjunto de tais determinaes constitui uma expresso mediata. Da que precisamos selecionar algumas categorias, alguns atributos que devem partir de uma relao forte de pertinncia. Para incio, seleciono categorias indiscutivelmente pertinentes como luta de classes, trabalho, explorao e animalizao/alienao. Essas categorias so motivadas pelo cunho realista do romance, para o qual so transpostas relaes sociais reais, sendo aceitvel, em certa medida, o uso de categorias comuns. Ora, nosso interesse, enquanto trabalho crtico e

terico, diante de um romance como O cortio, no sua riqueza esttica uma vez que no a possui mas como se configura, em sua materialidade, relaes concretas. Alusio Azevedo, como intelectual, assume determinadas posies comuns a uma intelectualidade brasileira (e europia) no sculo XIX, que significativa quando trabalha em sua transposio do real. De modo mais explcito, Alusio Azevedo, ao compor O cortio com suas lentes naturalistas, tematiza entre outros assuntos (como o fato particular da dominao portuguesa), a condio do povo que agora ganha lugar explorado pelo capitalista, tema que se estende ao problema ocidental moderno da alienao decorrente da racionalizao. Como isso organizado no romance que interessa. O cortio, sendo romance naturalista, brasileiro e moderno, resulta num encadeamento complexo de determinaes. Por ser um romance naturalista moderno da segunda metade do sculo XIX, traz juntamente com a gente comum sua condio de classe, a qual sabemos. Por pertencer ao Naturalismo, orienta-se cientificamente: o homem um ser fatalmente determinado pelo meio, pelo temperamento e pela raa. Quanto mais pura uma raa, mais superior; sendo o Brasil constitudo por um povo mestio, tende naturalmente para a fraqueza, a preguia, a lascvia e por isso inferior e imoral. dominado por consequncia. A essa dominao em funo de fatores tnicos, fisiolgicos etc., acresce-se o fator histrico-econmico que se refere colonizao e ao trabalho. Resulta disso que a viso do autor largamente pessimista.

O capitalista, o trabalhador e o animal Antonio Candido, no seu ensaio De cortio a cortio (CANDIDO, 1998), sugere como chave interpretativa do romance O cortio a anlise de um dichote popular corrente no Rio de Janeiro que diz: Para portugus, negro e burro, trs ps: po para comer, pano para vestir, pau para trabalhar. A concluso de Antonio Candido que o dichote dos ps uma formulao ideolgica que mascara uma verdade scioeconmica.
Em plano profundo, trata-se de uma trinca diferente, pois na verdade esto em presena: primeiro, o explorador capitalista; segundo, o trabalhador reduzido a escravo; terceiro, o homem socialmente alienado, rebaixado ao nvel do animal (CANDIDO, 1998, p.134).

Para a anlise mais detalhada remeto ao prprio ensaio. Mas quero, mais de perto, observar essas relaes e extrair conseqncias significativas. Miranda pertence burguesia, mas no um explorador direto, possui uma casa de negcios da qual no pode separar-se, uma vez que a base de sua riqueza o dote de sua esposa, a D. Estela. Na verdade ele colheu os frutos da explorao. Estela pode ter ascendncia portuguesa,

raa exploradora oficial do Brasil, da que a riqueza do Miranda deriva de uma histria j conhecida. No romance, o papel paradigmtico, sgnico, da explorao cabe ao Joo Romo. Se bem que sendo explorador, o especificamente. Ele explorador e explorado em sua prpria empresa. Nele, o grau de racionalizao chega a um nvel absurdo. Sendo explorador capitalista, o lucro, a mais-valia, o excedente vai para suas mos no como valor-de-uso, mas como valor-de-troca. A relao de Joo Romo com o mundo regida pelo valor-de-troca, um mundo, como se diria, reificado. um explorador alienado em sua prpria humanidade (voltarei a esse tema). muito distinto do Miranda que, aspirando ao ttulo de baro, o toma em seu valor-de-uso, como objeto de fruio, o gozo de uma posio social privilegiada. Em um momento do romance, depois de ter muito acumulado, Joo Romo percebe-se como homem no civilizado, v-se como um bicho grosseiro. Poucas vezes o autor realiza uma descrio do malestar interior de suas personagens.
Certas dvidas aborrecidas entravam-lhe agora a roer por dentro. Qual seria o melhor e o mais acertado: ter vivido como ele vivera at ali, curtindo privaes, em tamancos e mangas de camisa; ou ter feito como o Miranda, comendo boas coisas e gozando farta? (AZEVEDO p.108)

Seu raciocnio termina com um Maldita economia!. Ora, foi essa economia que o afastou de um modo de vida mais civilizada agora reconhecida. No degrau imediatamente inferior ao capitalista est o trabalhador, que so os moradores do cortio de modo geral. So brancos, negros, mestios, brasileiros, portugueses... todos pobres. Dizemos: esse grupo de trabalhadores so todos alienados. Mas so alienados do que? De sua humanidade, por isso so animalizados. Mas a relao trabalho-alienao, como compreend-la? Para tanto farei um excurso a partir do qual o romance agregar novas determinaes. Ilustremos com a filosofia hegeliana: o homem, em quem a conscincia do Esprito se revela, livre porque nega, por meio do trabalho, o que dado, a natureza (o Esprito alienado). Dessa negao nasce o mundo humano. O trabalho, aqui, indica a liberdade do homem. Logo, o trabalho constitui a essncia do homem, pois nele torna-se humano e muda seu modo de vida. A Economia Poltica tambm d grande importncia ao trabalho, j que para ela o fundamento de toda a riqueza. Mas a relao real que o homem livre, sado do sculo XVIII, depende dos meios de produo que pertencem ao proprietrio. Nesse sentido, o que se objetiva no trabalho, que constitui a essncia do homem, no lhe pertence. Esse trabalho que pertence a outrem, para o homem livre e pobre, manifesta no mais sua liberdade, mas sua necessidade que est do lado da natureza e, no, do esprito. Da o estranhamento. Se para Hegel, o trabalho em geral a exteriorizao do homem, a humanizao da natureza, o que Marx observa precisamente o inverso: unicamente no trabalho que o homem perde sua humanidade,

isto , no trabalho, sua essncia, que o homem se dessencializa. Ora, o trabalhador alienado no trabalho como natureza e puramente na necessidade s se sente ativo em suas funes animais de comer, beber e procriar, ou seja, o trabalho vira reproduo de sua condio animalizada (MARX, 2004). Sendo seu modo de ser, o trabalho exterior ao homem. Quanto mais ele trabalha, maior o esvaziamento de sua humanidade. No cortio, todos vivem alienados: a massa, que trabalha como bestas para enriquecer o portugus. Mas paradoxalmente, no cortio Joo Romo o que mais vende sua fora de trabalho. o menos humano de todos, at que diante da nomeao do Miranda ao baronato v-se rodo de inveja, percebendo-se homem no civilizado. Civilizado aquele cujo trabalho est a servio da humanidade. Ento vejamos, o conceito de animalidade que foi posto aqui no aquele do Naturalismo que est explcito no romance. A distino entre animalidade I e animalidade II interessante. Antonio Candido, em A passagem do dois ao trs, ensaio cuja finalidade discutir questes metodolgicas, oferece trs conceitos para o termo animal, mas apenas dois so relevantes. Um como trao constitutivo do homem, relativo ao que h de animal em seu ser, isto , ontologicamente. O outro, Antonio Candido escreve:
No nvel 3 no se trata mais da animalidade que irmana o rico Comendador Miranda, do Sobrado, se servindo da mulher como de uma escarradeira, pobre Piedade de Jesus, do Cortio, que mugia como uma vaca e se entrega bbada ao vagabundo do Pataca, entre vmitos. Trata-se de uma marca social contingente, parcial, exprimindo a alienao do trabalhador que, ao vender sua fora de trabalho, v reduzida uma parcela de sua humanidade, enquanto a parcela de animalidade aumenta, na medida em que nivelado a uma mquina muscular. (CANDIDO, 2002, p. 65)

A massa vivente no cortio so homens rebaixados condio de animais(I) no sentido fisiolgico empregado pelo Naturalismo e se estende ao homem em geral. O animal(II) designa o homem que perdeu sua essncia em virtude do trabalho. Portanto temos duas formas de animalidade: uma com forte orientao cientfica e outra conseqente do modo de produo da ordem burguesa. No romance, o brasileiro aparece nas duas formas de animalidade, j o portugus toma um carter muito especfico que deve ser claro. especfico por que temos que considerar um fator de alienao que no se restringe ao trabalho, como no caso de Jernimo. Trata-se de um portugus que, seduzido pela sensualidade e lubricidade da terra, ilustrado por Rita Baiana, passa da possibilidade de explorador para a condio de

explorado. Mas o modo como o autor coloca a relao de Jernimo com o trabalho que se deve destacar. De algum modo ele desmente a fatalidade qual est submetido o trabalhador do regime do capital. Jernimo, apesar de trabalhador, desenvolve qualidades humanas e , em certa medida, mais livre que os outros em sua mesma condio. Ele se especializa e aumenta o valor de sua fora de trabalho. Em sua negociao com Joo Romo, no vende seu servio por um preo inferior ao que julga apropriado. um homem que se destaca dentre os demais. Sendo um animal(I) o que o autor, de inicio, no enfatiza no era um animal(II). No caso de Jernimo o trabalho no foi um fator de animalizao extrema. O que provoca sua degradao a terra. Seduzido por Rita Baiana e convertendo-se aos costumes do Brasil, ele perde todas as qualidades que faziam dele um homem bom. Ao cair perde a chance de enriquecer pela via do trabalho e rende-se irracionalidade prpria dos nativos com eles se confundindo, passando a ser brasileiro e, portanto, explorado. Um apndice crtico a este item. Animalidade(I) e (II) unificam-se em funo de uma oposio. Ambos os conceitos pressupem algo como o gnero humano, humanidade, essncia humana etc., que sem se perceber toma-se como ponto passivo e natural de considerao. A idia de essncia humana ou humanidade uma ideologia da classe dominante, pois no emitido pelos trabalhadores submetidos que esto relao valor-trabalho. Levemos em conta que um filsofo conservador como Hegel tenha falado em essncia do homem diante do conjunto natural. Quero dizer que a noo de humanidade do homem um ideal desenvolvido no mbito burgus enobrecido. como os burgueses letrados se reconhecem em sua tica e sua esttica, que disfara ideologicamente a relao real entre os homens na produo material da vida. O burgus, fruto da queda de uma sociedade estamentria, aparece como um homem que, no sendo servo, no livre. Logo, esse conceito humanista que fomentou, apoiando-se na natural liberdade do homem, o que a economia moderna teve de liberalismo e que engendrou, por sua vez, o mecanismo racionalizado de dominao um conceito que est do lado do proprietrio e, no, do trabalhador.

O cortio e o Brasil Como afirma Antonio Candido, o leitor fica tentado a interpretar o que o romance representa como ilustrao de outro plano de significado, no sendo um romance realista verdadeiro pondo-se alm da realidade observvel. H vrios ndices que nos legitima tomar o cortio como ilustrao do pas todo. A reunio de vrios tipos sociais e tnicos num mesmo mbito, a presena de uma natureza brasileira que condiciona o carter geral como se explica o comportamento transgressor, incompatvel com a ordem da populao. Essa intencionalidade alegrica nos mostra na verdade o prprio Alusio Azevedo e seu posicionamento a respeito do Brasil, a

saber, ambguo, uma vez que nele se mesclava certo orgulho do pas junto com a pessimista conscincia de seu atraso em relao s naes centrais. Podemos dizer, nesse sentido alegrico, que enquanto natureza dada e disponvel dominao, o cortio o lugar da desordem, da irracionalidade e da degradao moral. Segue apenas os impulsos enigmticos da natureza. Joo Romo, estrangeiro, o princpio negativo, modificador que, pelo trabalho, vai aos poucos racionalizando o cortio/natureza/Brasil, num trabalho de negao. O cortio reformado de Joo Romo bastante significativo. O novo cortio de Joo Romo funda-se na ordem e destaca-se do outro cortio seu rival, o Cabea-de-Gato. O lugar agora ordenado seleciona seus moradores evitando os costumes que provocam degradao moral. O cortio/Brasil torna-se um lugar melhor quando melhora seus habitantes.

REFERNCIAS AUERBACH, Erich. Mimesis, So Paulo: Perspectiva, 2004. AZEVEDO, Alusio. O cortio, BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 2006. CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. So Paulo: Duas Cidades, 1998. __________Textos de interveno. So Paulo: Duas Cidades/ Editora 34, 2002. LUKCS, Georg. Histria e conscincia de classe. So Paulo: Martins Fontes, 2003. MARX, Karl. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo, 2004.

You might also like