You are on page 1of 42

4. - HIDROSTTICA 4.1 - Introduo A hidrosttica uma parte da Hidrulica que estuda os lquidos em equilbrio.

. Essa diviso puramente para efeitos didticos, j que na maioria das vezes os problemas a serem resolvidos decorrem do movimento dos lquidos, onde os princpios decorrentes da hidrosttica so aplicados. Na Hidrosttica, trataremos dos conceitos de presso e suas unidades, tenso cisalhante, variao da presso nos lquidos, superfcie de nvel, escalas de presso, presso atmosfrica, medidores de presso, esforos sobre superfcies planas e curvas submersas nos lquidos e casos de aplicao destes conceitos.
1

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

4.2 Presso, Tenso Cisalhante e suas Unidades Neste item sero estudados conceitos importantes que estaro presentes no estudo do escoamento dos lquidos.

4.2.1 Conceito de presso Para introduzir o conceito de presso, vamos imaginar uma poro definida de fluido, encerrado em um volume V, definido por uma superfcie A. Dessa superfcie, destaca-se uma pequena poro de rea A, sobre a qual atua a fora F , resultante de todas as foras de contato exercidas pelo fluido de massa especfica sobre A, conforme ilustra a figura seguinte.
r

Fig. 01 Foras devida ao fluido que atua sobre uma rea A, parte da superfcie A que define o volume de fluido V. 2

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Seja Fn a fora componente do vetor F sobre a direo da normal rea A, cujo mdulo (intensidade), denominaremos de Fn . De maneira anloga, seja Ft a componente do vetor F sobre a direo da tangente rea A, cujo mdulo (intensidade) ser denominado de Ft . atravs das componentes Fn e Ft que determina-se a fora F , o que possvel caso sejam conhecidas Fn e Ft .
r r r r
r

Componente Normal: Fn O mdulo da componente normal da fora F pode ser relacionado com a rea A. Assim, a presso sobre a rea A definida como sendo a relao entre a fora normal que age sobre a rea A e essa rea, representada por:
p= Fn A
r

Muitas das vezes a presso pode variar conforme a rea escolhida, o que torna a relao acima a presso mdia nessa rea. Por isso torna-se necessrio melhorar a definio anterior, de forma a definir a presso em torno de uma rea muito pequena ou a presso em torno de um ponto. Passando condio limite de se ter essa relao calculada sobre uma rea muito pequena, teremos:
3

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

p = lim

Fn A0 A

Assim, a presso sobre uma rea definida como o limite da relao entre a fora normal e a rea na qual ela age, quando esta rea tender para zero. Na prtica, este limite pode ser calculado atravs da derivada de Fn em relao a A, resultando em:

p=

dFn dA

Ento a presso sobre uma determinada rea pode ser calculada como a taxa de variao da fora normal em relao rea A. Por outro lado, o mdulo da componente normal da fora Fn sobre toda a superfcie A pode ser calculada por:
r

dFn = p dA Fn = p dA
A

Dessa forma, fica determinado o mdulo da componente normal, Fn, sabendo-se, ainda, que ela tem a direo da normal rea considerada e sentido voltado para fora do volume V, estando aplicada no centro de gravidade de A. A determinao da presso que age sobre uma rea feita atravs de instrumentos apropriados, tornando relativamente simples a determinao da componente Fn .
r

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

4.2.2 Conceito de Tenso Cisalhante O conceito de tenso cisalhante ou tenso de cisalhamento nos escoamentos dos fluidos leva em considerao a componente da fora sobre os fluidos na direo do escoamento, devida ao atrito existente entre as partculas envolvidas.
r

Componente Tangencial: Ft Uma relao interessante que aparece em muitos problemas decorrentes do escoamento dos fluidos definida pela relao entre a fora tangencial que age sobre a rea A, denominada de tenso cisalhante e representada por:

Ft A

Na verdade, a tenso cisalhante calculada dessa maneira um valor mdio na rea A, j que Ft pode variar conforme o A escolhido. Ento preciso definir a tenso cisalhante sobre uma rea bem menor, que se distribui em torno de um ponto, passando condio limite de se ter essa relao calculada sobre uma rea muito pequena, de forma que:

= lim

Ft A0 A

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Assim, a tenso cisalhante sobre uma rea definida como o limite da relao entre a fora tangencial e a rea na qual ela age, quando esta rea tender para zero. Na prtica, este limite pode ser calculado atravs da derivada de Ft em relao a A, o que resulta em:

dFt dA

Dize-se, nesse caso, que a tenso cisalhante expressa a taxa de variao de Ft com a rea A. J foi visto anteriormente a lei de Newton da viscosidade que estabelece que no caso de um fluido em escoamento, essa tenso cisalhante poder ser calculada pela expresso:

=
onde a viscosidade do fluido e

du dy

du o gradiente de velocidade para o dy

escoamento. Desta forma possvel calcular a componente tangencial da fora exercida pelo fluido sobre dA, combinando-se estas duas equaes. A intensidade da componente tangencial da fora F sobre toda a superfcie A pode ser calculada por:

dFt = dA Ft = dA
A

Conforme viso acima, fica determinado o mdulo da componente tangencial Ft, sabendo que ela tem a direo da tangente rea e
6

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

sentido contrrio ao do movimento do fluido, estando aplicada no centro de gravidade de A. A tenso cisalhante tem as mesmas unidades de presso que sero vistas a seguir.

4.2.3 Unidades de presso e tenso cisalhante Em qualquer sistema de unidades, dito coerente, a relao que prevalece entre as grandezas fsicas tambm prevalece entre as suas unidades. Portanto a unidade de presso ser definida por:

U ( p) =

U ( Fn ) U ( A)

Assim, no Sistema Internacional de Unidades, a unidade de presso ser:


U ( p) = U ( Fn ) N = = pascal = Pa U ( A) m 2

Tal unidade foi denominada de pascal, tendo sido simbolizada por Pa. Como se trata de uma unidade muito pequena, nos problemas que aparece na engenharia, costuma-se medir a presso em hPa, kPa ou MPa, onde 1 hPa equivale a 100 Pa, 1 kPa equivale a 1.000 Pa e 1 MPa equivale a 1.000.000 Pa, isto , 102 Pa, 103 Pa e 106 Pa, respectivamente.

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

No Sistema de Unidades CGS, a unidade de presso recebeu o nome de bria, tendo sido definida da seguinte maneira:
U ( p) = U ( Fn ) dina = = bria U ( A) cm 2

Essa a unidade preferida dos profissionais que lidam com quantidades muito pequenas, como os qumicos ou engenheiros qumicos.

No Sistema Ingls de Unidades, a unidade de presso definida por:


U ( p) = U ( Fn ) poundal pdl = = 2 U ( A) ft 2 ft

Tal unidade muito pouco conhecida, quase no sendo usada na atualidade.

No Sistema Tcnico de Unidades, a unidade de presso foi definida como sendo:


U ( p) = U ( Fn ) kgf = 2 U ( A) m

Esta unidade no recebeu nenhum nome em especial, estando atualmente em desuso. usual encontrar medidores de presso que

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

apresentam suas escalas graduadas em um mltiplo dessa unidade, denominada kgf/cm2, de forma que:

kgf kgf 10 . 000 = cm 2 m2

No Sistema Ingls Tcnico de Unidades, a unidade de presso a lbf/ft2, sem nenhum nome em especial e definida por:

U ( p) =

U ( Fn ) lbf = 2 U ( A) ft

Apesar de todas essas unidades pertencentes a sistemas coerentes de unidades, outras unidades de presso so utilizadas, ainda nos dias de hoje. Dentre estas, destacamos a lbf/pol2 ou psi, o Bar, a atmosfera padro (atp), o mm de mercrio ou Torricelli (Torr) e o metro de coluna de gua (mca).

A unidade de presso psi (pound per square inch) o nome dado lbf/pol2, muito utilizada nos paises da Amrica do Norte e em equipamentos usuais de medida de presso no Brasil. Esse o caso de se medir a presso nos pneus dos veculos pelos equipamentos existentes nas oficinas e nos postos de gasolina. Nesses equipamentos existem, em geral, duas escalas de presso, uma em a lbf/pol2 e outra em kgf/cml2 ou Bar. Sabe-se que:
9

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

1 psi = 1

lbf 0,4536kgf kgf = = 0 , 070308 pol 2 2,54 2 cm 2 cm 2

ou

kgf lbf = 14,2231 = 14,2231 psi 2 cm pol 2

Sabe-se, tambm, que 1 Bar equivale a 1.000.000 bria ou 100.000 Pa. Mas, para medidas de presses que no sejam relativamente grandes, usual encontrar a unidade mBar equivalente a 0,001 Bar ou 100 Pa. Assim, tem-se que: 1 Bar = 1.000 mBar 1 mBar = 0,001 Bar ou 1 mBar = 100 Pa ou que 1 mBar = 1 hPa.

A unidade mm de mercrio (mm Hg) na verdade no uma unidade de presso e sim uma unidade de comprimento em um dispositivo cheio de mercrio metlico a 0 C. Ela representa a presso equivalente ao deslocamento da coluna de mercrio a C

correspondente a 1 mm. Mas, por ser muito usada, acabamos dizendo que se trata de uma unidade de presso. Ao medir a presso arterial em um paciente, os mdicos informam que a presso 12 por 8, medida em aparelhos analgicos, quando o paciente est bem. Isso significa, na verdade, que a presso mais elevada de 12 cm de mercrio a 0 C e que a menor presso de 8 cm de mercrio a 0 C. s vezes os aparelhos indicam 120 mm Hg por 80 mm Hg, como comum nos equipamentos digitais de medida da presso arterial. O maior valor diz
10

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

respeito presso diastlica (quando o corao est realizando um esforo para bombear o sangue para o resto do corpo) e o menor valor diz respeito presso sistlica (quando o corao est admitindo sangue para ser bombeado). A converso desta unidade pode ser feita da seguinte maneira: 1 mm Hg 13.595,1 kg.m-3.9,80665 m.s-2.0,001 m = 133,3224 Pa ou 1 mm Hg 1,333224 mBar

A unidade metro de coluna de gua (mca), tambm no exatamente uma unidade de presso. Na realidade ela expressa uma presso equivalente presso relativa a uma coluna de gua a 4 C que possui uma altura exata de 1,0 metro. Assim 1 mca equivale a 9.806,65 Pa.

Exemplos: Presso atmosfrica ao nvel do mar nas condies normais de temperatura e presso: 760 mm Hg equivalentes a 101.325,0 Pa. Presso atmosfrica em Ouro Preto, no Laboratrio de Hidrulica no Campus do Morro do Cruzeiro: 657,3 mm Hg equivalentes a 87.600 Pa. Presso de vapor do mercrio a 20 C: 0,0013 mm Hg equivalentes a 0,17 Pa Presso no interior do pneu de um carro: 30 psi = 206.846,2 Pa
11

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

4.3 Empuxo O empuxo sobre um corpo mergulhado no interior de um fluido uma fora decorrente da ao da presso do fluido sobre toda a superfcie do corpo, visto que essa presso varia conforme a posio que se considera para a rea do corpo. Quando o corpo estiver em equilbrio, o empuxo devido ao fluido uma fora vertical, de baixo para cima, igual ao peso do volume de fluido deslocado pelo corpo. Isso se deve ao fato de que a fora resultante das presses sobre a superfcie do corpo ter uma resultante vertical e voltada para cima. Seja o corpo inteiramente mergulhado no interior de um lquido de massa especfica , conforme mostra a figura seguinte.

Fig. 02 Corpo mergulhado no interior de um lquido, sujeito a foras decorrentes da presso em cada elemento de rea.
12

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Fig. 02 Empuxo sobre um corpo flutuante, totalmente imerso e imerso e no fundo de um recipiente contendo um lquido.

Sobre o corpo, em cada elemento de rea, estar agindo uma fora devida presso do lquido, de intensidade crescente medida em que a profundidade aumenta e sempre perpendicular superfcie do corpo. As componentes das foras voltadas para baixo so menores que as que esto voltadas para cima. A resultante das componentes verticais resulta em uma fora, E, vertical, voltada para cima, denominada de empuxo do fluido sobre o corpo. As componentes horizontais das foras devidas presso devem se anular, se o corpo estiver em equilbrio. Caso contrrio, originam foras que tendem a girar o corpo.
13

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Nesse caso, possvel demonstrar que o empuxo pode ser calculado da seguinte forma:.

E = p dA = gVol = Vol
A

No caso do corpo flutuante: PE=0 P=E

P = mg e E = .Vi, com Vi igual ao volume da parte do corpo que est imerso no fluido. Como P = c.Vc, chega-se relao: c.Vc = .Vi, Vi = c / . Vc.

No caso do corpo estar completamente imerso no fluido, porm em equilbrio no meio da massa fluida, tem-se: PE=0 P=E

Sendo P = mg e E = .Vol, onde Vol o volume do corpo, pode-se escrever que: P = c.Vol

c.Vol = .Vol

c. = . Conclui-se que o corpo

somente ficar em equilbrio quando o seu peso especfico for igual ao peso especfico do lquido.

14

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

No caso do corpo estar em equilbrio completamente imerso no fluido e no fundo do recipiente, aparecer uma outra fora vertical, N, agindo sobre o corpo. Esta fora N recebe o nome de peso aparente, podendo-se escrever: PE-N=0 N=P-E

Sendo P = mg =c .Vol e E = .Vol, onde Vol o volume do corpo, pode-se escrever que o peso aparente ser dado por: N = (c .- )Vol .

4.4 Variao da Presso nos Fluidos A presso varia no interior dos fluidos. Nesse item tratar-se- do estudo da variao da presso no interior de um fluido de massa especfica .

4.4.1 Princpio de Pascal Foi visto que a presso em torno de um ponto o limite da relao entre a fora normal e a rea na qual a fora age, quando esta rea tende para zero em torno do ponto. Princpio de Pascal estabelece que: Em qualquer ponto no interior de um fluido em repouso, a presso a mesma em todas as direes.
15

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Isso significa que num elemento de rea dA submerso em um fluido, construdo em torno de um ponto, e que possa girar livremente em torno do seu centro, agir sempre uma fora de mesma intensidade,

independentemente da orientao da rea elementar. A demonstrao desta lei pode ser feita admitindo-se um pequeno corpo em forma de paraleleppedo de seo triangular e lados infinitesimais, dx, dy e ds, de comprimento unitrio, imerso no interior de um fluido de massa especfica , conforme esquematizado na figura seguinte.

Fig. 03 Paraleleppedo infinitesimal de fluido e as foras devidas a presso nas suas faces.

16

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Da trigonometria pode-se escrever que: sen =

dy dx e cos = ds ds

Para que o paraleleppedo de fluido esteja em equilbrio necessrio que a soma de todas as foras que agem sobre ele seja nula. Considerando-se, por simplicidade, apenas as duas direes Ox e Ou, pode-se escrever:

= 0 p x .dy.1 ps .ds.1.sen = 0

= 0 p y .dx.1 ps .ds.1. cos .g.dx.dy / 2 = 0

Como dy = ds.sen , da primeira equao resulta p x = ps . Da segunda equao, lembrando que dx = ds. cos e que ao se somarem infinitsimos podemos desprezar os de ordem superior, obteremos p y = p s . Assim,

p x = p y = p s , isto , a presso em torno de um ponto a mesma em


qualquer direo quando o fluido se encontra em repouso. Embora a demonstrao tenha considerado apenas duas dimenses, ela poderia ser demonstrada no caso tridimensional, considerando-se um tetraedro de fluido, com um pouco mais de esforo matemtico.

4.4.2 Equao Fundamental da Hidrosttica Para fins de estudo sobre a variao da presso no interior dos fluidos, vamos considerar um paraleleppedo de fluido, de lados dx, dy e dz, de volume dVol, cheio de um fluido de massa especfica , tudo
17

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

referenciado a um referencial cartesiano tri-ortogonal, Oxyz, conforme esquematizado na figura seguinte.

Fig. 04 Paraleleppedo de fluido de massa especfica .

18

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

O paraleleppedo de fluido mostrado possui lados dx, dy e dz, sendo o ponto P de coordenadas x, y e z um dos seus vrtices e o ponto P, de coordenadas x, y e z, o outro vrtice oposto. Com isto, P (x,y,z) e P (x,y,z), com x = x + dx, y = y + dy e z = z + dz. O volume de fluido no paraleleppedo : dV = dx.dy.dz. A massa de fluido contida em dV : dm = .dV = .dx.dy.dz. O peso do fluido contido em dV : dP = .g.dV. Suponhamos que no ponto P a presso seja p e que no ponto P a presso seja p, diferente de p. Como pode-se escrever que p = p + dp, deseja-se calcular a variao elementar de presso, dp, ocorrida ao se variar a posio no interior do fluido, de P at P, atravs de um deslocamento infinitesimal. Para simplicidade das equaes a serem obtidas, considerar-se- que a acelerao da gravidade seja um vetor paralelo ao eixo Oz que est voltado para cima. Para que a massa de fluido dm esteja em equilbrio, torna-se necessrio que a soma de todas as foras presente seja nula. Ao longo do eixo Ox: Logo,
p.dy.dz p.dy.dz
19

p = 0 p.dy.dz p + dx dy.dz = 0 x

p dx.dy.dz = 0 . x

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Ento,
p = 0. x

Assim, presso no varia ao longo de direes paralelas ao eixo Ox, isto , a presso p no varia com x.

Ao longo do eixo Oy: Logo,

p = 0 p.dx.dz p + y dy dx.dz = 0

p.dx.dz p.dx.dz

p dx.dy.dz = 0 . y

Ento,

p =0 y
Assim, presso no varia ao longo de direes paralelas ao eixo Oy, isto , a presso p no varia com y. Como
p p = 0e = 0 , conclui-se que a presso no varia ao longo do x y

plano xOy ou de planos paralelos a xOy. Como o plano xOy perpendicular a Oz, que vertical, por hiptese, conclui-se que a presso no varia ao longo de um plano horizontal de um mesmo fluido em repouso. Tal concluso de suma importncia no estudo dos fluidos
20

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

em repouso, pois define a igualdade das presses o longo de uma superfcie de nvel.

Ao longo de uma mesma superfcie de nvel de um mesmo fluido em repouso, a presso no varia.

Essa concluso, juntamente com mais algumas observaes leva ao princpio dos vasos comunicantes, permite a marcao de pontos em uma mesma horizontal, procedimento conhecido como nivelamento.

Resta, agora, obter a lei de variao da presso ao longo do eixo Oz. Como

p = 0 p.dx.dy p + dz dx.dy dP = 0 , z

onde dP a componente do peso do fluido contido no paraleleppedo, segundo o eixo Oz. O sinal negativo decorre do fato de que a acelerao da gravidade estar voltada para baixo e o eixo Oz estar voltado para cima. Lembrando que dP = .g.dV e que dV = dx.dy.dz, teremos:
p.dx.dy pdx.dy p dx.dy.dz .g.dx.dy.dz = 0 z

Logo,
21

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

p = g = z

Tal concluso, diz que a taxa de variao da presso ao longo do eixo Oz vale menos o peso especfico do fluido. Lembrando que p no varia com x e nem com y, portanto somente variando com z, conclui-se que a derivada parcial da presso com relao ao eixo z igual derivada total da mesma presso com relao ao mesmo eixo z, isto ,

p dp = . z dz
Finalmente, pode-se escrever que:

dp = g = . dz
Esta expresso a equao diferencial fundamental da hidrosttica e vale sempre que tivermos o eixo Oz paralelo ao vetor acelerao da gravidade. atravs dela que so resolvidos todos os problemas de variao de presso no interior dos fluidos em repouso, sendo chamada de lei da variao hidrosttica da presso. Mais tarde ser visto como equacionar a variao da presso quando o fluido estiver escoando na presena de gradientes de velocidade.

Partindo da equao fundamental da hidrosttica, possvel calcular a diferena de presso quando o deslocamento no interior do
22

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

fluido deixar de ser infinitesimal, por integrao, conforme disposto a seguir. Como
dp = dp = dz . Logo, a variao de presso entre dois pontos dz

P e P, agora em termos finitos, ser calculada por integrao:

dp = dz dp = ( )dz .
p z p z

Observar que para resolver a integral do segundo membro necessrio conhecer como varia com z. Mas, de qualquer forma, poderemos escrever que:

p p = dz
z

ou

p p= dz
z

Supondo z maior que z, dz ser positivo, assim como . Logo p ser maior que p, isto , a presso no ponto mais baixo maior que a presso no ponto mais elevado. Nesse caso adotaremos, a menos de aviso em contrrio, que p p = p, sendo p > 0 quando z < z e p < 0 quando z > z. Finalmente podemos escrever que:

p = p p= dz
z

Esta expresso representa a equao integral da variao da presso no interior dos fluidos e ser usada sempre que soubermos como realizar a integrao presente no segundo membro.

23

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

4.4.3 Variao da presso nos gases No curso de Mecnica dos Fluidos discutido como a presso varia nos gases, atravs da soluo da integral acima, em alguns casos conhecidos. Quando se admite que o fluido em repouso um gs perfeito, a temperatura constante, a Lei de Boyle ensina que:
p

p0

= Cte.

Logo,

p 0 , p0

substituindo esse resultado na equao diferencial da hidrosttica, encontraremos:

dp 0 .g = dz . p p0
A equao acima pode ser integrada de po at p e de zo at z para fornecer a expresso da variao da presso em um gs ideal, temperatura constante:
o

g ( z zo ) po

p = p0 .e

24

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Outro caso conhecido de variao da presso nos gases e que pode ser facilmente resolvido, quando se admite que a atmosfera se comporte como um gs ideal e que existe um gradiente de temperatura constante, tal que T = To + .z, onde T a temperatura absoluta, To a temperatura mdia na superfcie da terra, o gradiente de temperatura considerado constante e z a altitude onde se que avaliar a presso atmosfrica. Para a Troposfera (camada da atmosfera entre 0 e 11.019 m de altura) pode-se considerar = -0,0065 K/m, desde 288 K ao nvel do mar (zo = 0) at 216,5 K (z = 11,019 m). Lembrar que a presso atmosfrica ao nvel do mar, para fins de definio da atmosfera padro, vale 101.325 Pa. Considerando a validade da equao dos gases ideais, pV = nRoT, onde Ro a constante universal dos gases (no caso Ro = 8.313 N.m/kg/K) e que n = m/M, onde m a massa de gs e M a sua massa molecular, teremos que p = RT, sendo = m/V e R = Ro/M a constante especfica do ar presente na atmosfera. Para o ar atmosfrico usual considerar R = 286,8 N.m/kg/K. Com as hipteses acima, a integrao da equao diferencial da hidrosttica leva seguinte equao para o clculo da presso atmosfrica com a altitude:

25

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

p = p0 1 + T o

g R

4.4.4 Variao da presso nos lquidos No caso dos lquidos, considerados incompressveis para a maioria dos propsitos, pode-se admitir que constante. Assim, nas proximidades da superfcie terrestre, considerando a acelerao da gravidade, g, constante, pode-se concluir que seja aproximadamente constante. Nesse caso, para dois pontos onde as presses so p e p e as cotas respectivamente z e z, tem-se:

dp = dz dp = dz = dz
p z z

Logo,

p p = dz p p = ( z z ) ou z

p p= ( z z )

Admitindo que z seja maior que z ( o ponto Pest mais alto que o ponto P) e denominando a diferena de cotas h = z- z, profundidade do ponto P em relao ao ponto P, ter-se-:

p = p+ h ou p = p+ g h
26

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Esta expresso, que permite calcular a presso em um ponto mais baixo, p, partir da presso no ponto mais alto, p, e de h, denominada de Lei de Stevin.

De outra forma, poderemos admitir que a diferena de presso entre um ponto mais baixo e um ponto mais elevado no interior de um lquido ser dada pela expresso .h, onde h a diferena de profundidade entre os pontos. Esta diferena de presso s vezes denominada de presso relativa, pois expressa o quanto a presso em um ponto maior que a de um ponto mais elevado dentro do lquido:

p p= h = p = prel
a) Caso da presso entre dois pontos situados no interior de um lquido: Caso de dois pontos no interior de um lquido de massa especfica , conforme desenho esquemtico na figura seguine. A expresso que relaciona a presso entre os pontos 1 e 2, decorre da aplicao direta da Lei de Stevin, com h = z2 z1:

p1 = p 2 + gh = p 2 + h

27

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Fig. xxx- Variao da presso no interior de um lquido.

A figura xx seguinte ilustra esse princpio de variao da presso dentro de um lquido.

28

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Fig. xxx- Variao da presso entre dois pontos 1 e 2 no interior de um lquido.

b) Caso de lquidos com superfcie livre sujeita presso atmosfrica Quando um lquido ocupa parcialmente um reservatrio,

automaticamente se estabelece uma superfcie plana horizontal, na sua parte mais elevada, na qual a presso constante (superfcie de nvel). Quando esta superfcie est em contato direto com o ar atmosfrico (reservatrio aberto), diz-se que a superfcie livre e que est sujeito presso atmosfrica do local onde se encontra o lquido. No caso de reservatrios em que a superfcie fica sujeita a uma presso maior (ou menor) que a presso atmosfrica, diz-se que o reservatrio fechado, no possuindo uma superfcie livre. A atmosfera terrestre formada por uma camada gasosa com espessura de cerca de 1.500 km, composta de uma mistura gasosa. Sabe-se que o nitrognio constitui cerca de 78% da atmosfera, seguido pelos 21% do oxignio e 1% de outros gases, tais como o argnio, dentre outros. Os gases possuem massa e, consequentemente um peso que exerce uma presso sobre uma superfcie com a qual estejam em contato. A relao entre o peso da camada gasosa em contato com a superfcie e a rea desta superfcie uma presso denominada de presso atmosfrica. Apenas para efeito de exemplo, ao nvel do mar e em condies normais, a presso atmosfrica igual a 101.325 Pa,
29

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

equivalente a altura de uma coluna de mercrio metlico a 0 C de 760 mm. Seja um ponto P, no interior de um lquido de massa especfica , onde a presso vale p. Este ponto se encontra a uma cota z em relao a um plano horizontal de referncia. A superfcie livre do lquido sujeita presso atmosfrica se encontra a uma cota zatm. lquido h = zatm z, conforme mostra a figura seguinte. bvio que a

profundidade do ponto P, estabelecida partir da superfcie livre do

Fig. xx Variao da presso no interior de um lquido cuja superfcie est sujeita presso atmosfrica.

Pela lei de Stevin, pode-se escrever que:


30

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

p = patm + gh
Como a presso atmosfrica tem um valor para cada ponto na superfcie terrestre, a presso p dita presso absoluta, pois considera a presso devida coluna gasosa da atmosfera e a presso relativa coluna de lquido de massa especfica e altura h. Para se ter uma idia, no Laboratrio de Hidrulica do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas, no Campus Universitrio do Morro do Cruzeiro, essa presso atmosfrica vale aproximadamente 87.600 Pa, o que corresponde a exatos 657,3 mm de mercrio. Se o lquido acima fosse gua a 20 C, a presso relativa coluna de gua correspondente a um h = 1,00 m seria de 9.789 Pa. Assim a presso no ponto P, de uma caixa dgua instalada em Ouro Preto, seria de 97.389 Pa (notar que se trata de uma presso absoluta). No entanto, a expresso acima pode ser escrita como:

p patm = g h = prel
diferena entre a presso absoluta e a presso atmosfrica d-se o nome de presso relativa, presso manomtrica ou presso efetiva, pois ela simplesmente informa a parcela da presso que ultrapassa ou que est abaixo da presso atmosfrica. Nota-se, portanto, que a presso em um ponto pode ser medida de duas maneiras: uma incluindo a presso atmosfrica e outra desconsiderando a presso atmosfrica. Em Hidrulica, assim como na engenharia de uma maneira geral,
31

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

quando se trata de problemas relativos aos lquidos costume falar apenas na presso relativa. Quando se trata de problemas envolvendo os gases a presso a ser considerada a presso absoluta. V-se que pabs patm = prel ou que pabs = patm + prel . De agora em diante, denominaremos a presso relativa apenas de p (prel = p) e a presso absoluta de pabs. Assim, as equaes acima doravante sero escritas da seguinte forma:
pabs patm = p

ou que pabs = patm + p , onde p = prel .

Sempre que for necessrio escrever a presso absoluta, deveremos chamar ateno para esse caso.

c) Escalas de Presso Relativa e de Presso Absoluta A partir destas observaes, possvel criar, ento, duas escalas para a medida da presso em um ponto: uma, a escala absoluta, e outra, a escala relativa. Na realidade as presses poderiam ser expressas em relao a qualquer referncia arbitrria. Todavia duas referncias so usuais. Uma delas, a escala de presso absoluta, expressa a diferena entre a presso e o vcuo total. A outra, a presso relativa, expressa a diferena entre a presso e a presso atmosfrica, seja qual valor ela tiver. A figura seguinte ilustra as duas escalas.

32

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Fig. xx Desenho esquemtico das escalas de presso absoluta e de presso relativa.

Na escala de presses absoluta, o menor valor zero. Nessa escala no existe presso menor que zero. Isso significa que sobre uma dada rea, a resultante de todas as foras normais nula. Assim no possvel ter resultante negativa. Na escala de presses relativas, o zero corresponde presso atmosfera local, qualquer que seja o seu valor medida na outra escala, sendo as presses maiores positivas e as menores negativas. Nesta escala pequenas presses negativas so denominadas de vcuo parcial. Essas presses ocorrem na tubulao de suco de algumas instalaes de bombeamento, como ser visto posteriormente. Ainda
33

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

nesta escala, a maior presso negativa possvel corresponde a patm. Esse o vcuo total. Em Ouro Preto corresponderia a cerca de -87.600 Pa ou 657,3 mm de Hg. Ento, a ttulo de ilustrao, querer que uma bomba de vcuo faa um vcuo em um recipiente fechado igual a 700 mm de Hg, em Ouro Preto, ignorar tudo o que se considerou acima. Ao nvel do mar isso possvel. A medida da presso nas escalas absoluta e relativa anloga medida da temperatura nas escalas absoluta (Kelvin) e Celcius (relativa). Sabe-se que T(K) = 273,154 + T(C).

d) Presso Expressa em Metro de Coluna de Lquido Presso ainda pode ser expressa em altura de coluna de lquido. muito usado falar em presso expressa em metros de coluna de gua (mca) ou mesmo milmetro de mercrio (mm Hg). Na verdade o que se est fornecendo a altura de uma coluna de gua que, na sua base, desenvolveria uma presso correspondente presso que se est medindo. O mesmo acontece com a presso sendo expressa em milmetros de mercrio (mm Hg). Como p = gh, temos que a relao entre a presso e o peso especfico do fluido ser:
p p = = h. Esse g

valor de h informado como o valor da presso. Porm, no podemos nos enganar sobre o que est sendo informado na realidade (relao presso dividida pelo peso especfico do fluido). No fundo do
34

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

reservatrio mostrado na figura xx, a presso ser p = h , com h sendo a profundidade do fundo do reservatrio, medida em relao superfcie livre do lquido.

Fig. xx Presso expressa em altura de coluna de lquido: p / = h, sendo = .g.

e) Presso com Lquidos Imiscveis Quando se tem dois lquidos imiscveis, de massas especficas diferentes, 1 e 2, a presso no fundo pode ser calculada diretamente com a lei de Stevin, aplicada aos dois fluidos, conforme figura xx a seguir.

35

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Fig. xx Presso expressa em altura de coluna de lquido para dois lquidos imiscveis de massa especfica 1 e 2, sendo 1 > 2.

Nesse caso a presso no fundo do recipiente ser dada por


p = 1 h1 + 2 h2 .

4.5 Exemplos de Aplicao: Muitos so os exemplos de aplicao dos princpios vistos at aqui. Citaremos, a ttulo de ilustrao, apenas dois: a prensa hidrulica e os vasos comunicantes.
36

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

4.5.1 Prensa hidrulica

A prensa hidrulica um dispositivo hidrulico que permite equilibrar grandes cargas, pela aplicao de pequenas foras sobre um mbolo que encerra um lquido em um cilindro, conforme ilustra a figura xx a seguir. A fora F1 a ser aplicada em uma rea A1 inferior fora F2 aplicada em uma rea A2, tal que A2 > A1.

Fig. xx Esquema ilustrativo da prensa hidrulica.

37

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

A ilustrao seguinte sugere a possibilidade e se equilibrar um fusca sobre uma prensa hidrulica, com a aplicao de uma pequena fora f.

Fig. xx Esquema do uso de uma prensa hidrulica.

38

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

4.5.2 Vasos Comunicantes Uma consequncia do teorema de Stevin o princpio dos vasos comunicantes. Colocando-se um lquido em recipientes de forma e capacidade diferentes, interligados pela base por um conduto, ao se estabelecer o equilbrio, a altura do lquido a mesma em todos os recipientes. Isso se deve ao fato de que a presso exercida por um dado lquido s depende da altura da coluna de lquido. Se as alturas fossem diferentes, as presses na base seriam diferentes, produzindo um desequilbrio.

39

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

A figura seguinte ilustra o princpio dos vasos comunicantes, visto que os reservatrios de diferentes formas estarem interligados pela base, fazendo com que os nveis do lquido nos diferentes reservatrios seja iguais.

40

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Aplicao interessante o nivelamento realizado pelos pedreiros nas obras. Os pedreiros para marcar pontos em um mesmo nvel utilizam de uma mangueira transparente cheia de gua. Para verificar se o equipamento encontra-se funcional, o pedreiro junta as duas pontas para verificar se o nvel nos dois ramos so iguais. Aps isso, uma ponta fica junto ao nvel de referncia e a outra segue para um outro ponto. Quando o nvel da primeira ponta se igualar ao nvel que se quer transferir, sabe-se que o nvel da gua na outra ponta da mangueira define o nvel no novo local. Assim este marcado rigorosamente dizendo-se eu se transferiu o ponto. A tcnica est ilustrada na figura seguinte.

Fig. xx Esquema da aplicao do princpio dos vasos comunicantes no nivelamento de pontos na construo civil.

41

Hidrulica I Departamento de Engenharia Civil Escola de Minas

Texto preparado por Prof. Gilberto Queiroz da Silva Departamento de Engenharia Civil
Escola de Minas/UFOP Agosto de 2011.

42

You might also like