You are on page 1of 5

CONE 1- Setor Circular Reviso ngulo Central do Setor Circular A medida, em radianos, do ngulo central de um setor circular de raio

o r cujo arco tem l comprimento l . r

rea do Setor Circular A rea A de um setor circular de raio r cujo arco tem comprimento l dada por lr A= . 2

2- Cone Circular Sejam um crculo C de centro O contido em um plano e um ponto V no-pertencente a . Consideremos todos os segmentos de reta que possuem um extremo pertencente ao crculo e o outro extremo V.

A reunio de todos esses segmentos de reta um slido chamado de cone circular limitado de base C e vrtice V ou simplesmente cone circular. Obs.: H outros tipos de cone (por exemplo, o cone de base elptica), porm neste curso trataremos apenas do cone circular. P comodidade, s vezes omitiremos a palavra circular, chamando-o simplesmente de cone.

Elementos do Cone Circular

O crculo C e o ponto V so chamados respectivamente de base e vrtice do cone. A reta OV chamada de eixo do cone. O raio o crculo C chamado de raio da base do cone. A distncia do vrtice ao plano da base chamada de altura do cone. Todo segmento de reta, cujos extremos so o ponto V e um ponto da circunferncia da base, chamado de geratriz do cone. A rea lateral Al do cone a rea da superfcie obtida pela unio de todas as geratrizes. A rea total At do cone a soma da rea lateral com a rea da base.

Cone Circular Reto Cone circular reto todo cone circular cujo eixo perpendicular ao plano da base. Em todo cone circular reto, a altura a medida do segmento cujos extremos so o vrtice e o centro O da base.

O cone circular reto tambm conhecido por cone de revoluo , pois pode ser obtido por uma revoluo de 3600 em torno de um dos catetos de uma regio limitada por um tringulo retngulo.

Cone Oblquo todo cone cujo eixo no perpendicular ao plano da base.

Seco Meridiana de um Cone Circular A interseco de um cone circular com um plano que passa pelo vrtice e pelo centro da base chamada de seco meridiana do cone circular. 2

Qualquer seco meridiana de um cone circular reto uma regio triangular issceles. Cone Eqiltero Todo cone circular reto cujas seces meridianas so regies limitadas por tringulos eqilteros chamada de cone eqiltero.

Em todo cone eqiltero a medida g de cada geratriz igual ao dimetro 2r da base: g = 2r 3- O Teorema de Pitgoras e o Cone Circular Consideremos uma seco meridiana de um cone circular reto tal que o raio da base, a geratriz e a altura meam r , g e h , respectivamente. Pelo teorema de Pitgoras, temos que: g 2 = r 2 + h2

4- rea Lateral e rea Total de um Cone Circular Reto A superfcie de um cone circular reto de raio da base r e geratriz de medida g equivalente reunio de um crculo de raio r com um setor circular de raio g cujo arco mede 2 r . Para visualizar essa equivalncia, retire a base do cone, corte sua superfcie lateral sobre uma geratriz e, por fim, planifique (coloque sobre um plano) as duas regies obtidas.

Note que o comprimento do arco do setor o comprimento da circunferncia da base do cone. A rea do setor equivalente superfcie lateral do cone a rea lateral Al do cone, ou seja:

2 r g Al = r g 2 A rea total At do cone a soma da rea lateral com a rea da base, ou seja: Al =
At = r g + r 2 At = r ( g + r ) A medida do ngulo central do setor equivalente superfcie lateral do cone : 2 r 360 o. r = rad ou = g g

5- Volume do Cone Circular


O volume V de um cone circular de altura h e raio da base r igual a base, r 2 , pela altura h , isto : 1 V = r 2h 3 1 do produto da rea da 3

6- Tronco e Cone Circular de Bases Paralelas Consideremos um plano paralelo base de um cone circular separando-o em dois slidos. Um desses dois slidos um cone e o outro um tronco de cone circular de bases paralelas.
Note que o volume Vt do tronco igual diferena entre os volumes Vc e Vc ' , dos cones C e C ' , respectivamente, isto : Vt = Vc Vc '

EXERCCIOS 01) A medida da geratriz de um cone eqiltero 10 cm. Calcule a medida da altura desse cone. 02) Cada geratriz de um cone circular reto de raio da base 4 cm forma com o plano da base um ngulo de 300. Calcule a medida da altura desse cone. 03) Uma seco meridiana de um cone circular reto uma regio limitada por um tringulo issceles de lados 2 2 cm, 2 2 cm e 4 cm . Calcule a medida do ngulo que uma geratriz forma com o plano da base do cone. 04) Dado um cone circular reto de raio da base 5 cm e geratriz 13 cm, calcule: a) a rea lateral do cone; b) a rea total do cone; c) a medida, em radianos, do ngulo central do setor circular equivalente superfcie lateral do cone. 05) Um cone eqiltero tem raio da base 3 cm. Calcule: a) a rea lateral do cone; b) a rea total do cone; c) a medida, em graus, do ngulo central do setor circular equivalente superfcie lateral do cone. 06) Em um cone circular de altura 6 cm, a rea lateral o dobro da rea da base. Calcule a medida do raio da base desse cone. 07) As reas da base e de uma seco transversal de um cone circular so 32 cm2 e 4 cm2, respectivamente. Sabendo que a altura do cone 12 cm, calcule a distncia entre o plano dessa seco transversal e a base do cone. Obs.: Seco transversal de um cone qualquer interseco no-vazia e no unitria do cone com um plano paralelo sua base.

08) Calcule o volume de um cone circular em que a altura mede 9 cm e o raio da base mede 5 cm. 5

You might also like