You are on page 1of 2

QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERNCIA PARA LNGUAS

UTILIZADOR ELEMENTAR

A1

capaz de compreender e utilizar expresses familiares e correntes assim como enunciados simples que visam satisfazer necessidades imediatas. capaz de apresentarse ou apresentar algum e colocar questes ao seu interlocutor sobre assuntos como, por exemplo, o local onde vive, as suas relaes, o que lhe pertence, etc. capaz de responder ao mesmo tipo de questes. capaz de comunicar de forma simples desde que o seu interlocutor fale clara e pausadamente e se mostre colaborante. capaz de compreender frases isoladas e expresses de uso frequente relacionadas com assuntos de prioridade imediata !por exemplo, informaes pessoais e familiares simples, compras, meio envolvente, trabalho". capaz de comunicar em situaes correntes que apenas exi#am trocas de informaes simples e directas sobre assuntos e actividades habituais. capaz de descrever com meios simples a sua forma$o, o seu meio envolvente e referir assuntos que correspondam a necessidades imediatas. capaz de compreender os pontos essenciais quando a linguagem padr$o utilizada clara, tratando-se de aspectos familiares em contextos de' trabalho, escola, tempos livres, etc. capaz de participar na maior parte das situaes que podem ocorrer em viagem, numa regi$o onde a l(ngua alvo falada. capaz de organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes dom(nios de interesse. capaz de relatar acontecimentos, experi)ncias ou um sonho, expressar um dese#o ou uma ambi$o e #ustificar, de forma breve, as razes de um pro#ecto ou de uma ideia. capaz de compreender o conte*do essencial de assuntos concretos ou abstractos num texto complexo, incluindo uma discuss$o tcnica na sua especialidade. capaz de comunicar com uma grande espontaneidade que permita uma conversa com um falante nativo, n$o se detectando tens$o em nenhum dos falantes. capaz de exprimir-se de forma clara e pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos, emitir uma opini$o sobre uma quest$o actual e discutir sobre as vantagens e as desvantagens de diferentes argumentos. capaz de compreender uma vasta gama de textos longos e complexos, assim como detectar significaes impl(citas. capaz de exprimir-se de forma espont,nea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar as palavras. capaz de utilizar a l(ngua de maneira eficaz e flex(vel na sua vida

UTILIZADOR ELEMENTAR

UTILIZADOR INDEPENDENT E

%&

UTILIZADOR INDEPENDENT E

UTILIZADOR EXPERIENTE

+&

social, profissional ou acad)mica. capaz de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar dom(nio dos meios de organiza$o, de articula$o e de coes$o do discurso. UTILIZADOR EXPERIENTE + capaz de compreender sem esforo praticamente tudo o que l) ou ouve. capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma coerente. capaz de se exprimir de forma espont,nea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenas de sentido relacionadas com assuntos complexos.

-onte' .ilaa, /.0.+. Conhecendo o Quadro Comum Europeu de Refer nc!a para L"n#ua$% Fundamen&o$' O()e&!*o$ e Ap+!ca,-e$ , 1io de 2aneiro, v. 3, n. 4, 556. 7ispon(vel em' 8 http'99publicacoes.unigranrio.com.br9index.php9reihm9article9vie:-ile935&9;< =. Acesso em' 5> fev 5&;.

You might also like