You are on page 1of 14

Universidade Estadual Paulista "Jlio De Mesquita Filho (Marlia)

V SEMINRIO INTERNACIONAL TEORIA POLTICA DO SOCIALISMO


Marx: Crise do Capitalismo e Transio

O TRABALHO E O HOMEM: Do trabalho como complexo fundante do ser social ao trabalho sob o capital.
Autores: Stephanie Barros Arajo (UECE) (teh_barros@yahoo.com.br) Expedito Vital Marinho Junior (UECE) (junior_bs1@yahoo.com.br) Orientadora: Prof PhD M Susana Vasconcelos Jimenez (UFC) (susana_jimenez@uol.com.br)

Objetivo
Compreender

o papel do trabalho dentro da existncia do homem como ser social, e suas devidas implicaes face aos desmandos oriundos do sistema do capital.

Metodologia
Pesquisa

marxista Levantamento bibliogrfico a partir de dos seguintes aspectos :

Bibliogrfica

de

cunho

1 ) Trabalho como categoria fundante do ser social 2 ) O movimento que culminou na evoluo humana por meio da categoria trabalho e como esta constri-se como fundante e essencial ao homem

Introduo
O trabalho o fundamento do ser social porque ao transformar a natureza, cria a base, tambm material, indispensvel ao mundo dos homens. Ele possibilita que, ao transformarem a natureza, os homens tambm se transformem. E essa articulada transformao da natureza e dos indivduos permite a constante construo de novas situaes histricas, de novas relaes sociais, de novos conhecimentos e habilidades, num processo de acumulao constante. (LESSA e TONET, 2011. p. 26)

O TRABALHO E SUA REAL GNESE: Um breve histrico acerca da categoria fundante do ser social
Para Lukcs

- O trabalho a protoforma do agir

humano

Apesar de o trabalho ser fundante de

todas as prxis, ao mesmo tempo, nenhuma das prxis fundadas pelo trabalho redutvel a ele.

O momento que separa os homens dos

outros animais no ser na fabricao dos produtos, mas quando o papel dado conscincia deixar de ser, como apontar Lukcs, um mero epifenmeno da reproduo biolgica.

O TRABALHO E SUA REAL GNESE: Um breve histrico acerca da categoria fundante do ser social
Diviso do trabalho e seus reflexos

nas relaes sociais de produo: - Comunismo Primitivo - Propriedade Privada

A propriedade privada , portanto, o produto, o resultado, a consequncia necessria do trabalho exteriorizado, da relao externa do trabalhador com natureza e consigo mesmo. (MARX, 2009, p. 87).

O TRABALHO E SUA REAL GNESE: Um breve histrico acerca da categoria fundante do ser social
Escravido X Superioridade do

Homem para com o Homem - Na Antiguidade - Com o advento da Burguesia

At o perodo do Feudalismo, o trabalho do homem estava intimamente ligado a terra. Com a burguesia, comea a existir um deslocamento e uma priorizao do meio rural para a cidade, e a indstria ganha um espao maior que a agricultura.

TRANSIO DO SISTEMA DOMSTICO DE TRABALHO PARA A INDSTRIA CAPITALISTA: implicaes do novo sistema de trabalho na vida do trabalhador.

Originalmente, o trabalhador vendia sua fora de trabalho ao capital por lhe faltarem os meios materiais para produzir uma mercadoria. Agora, sua fora individual de trabalho no funciona se no estiver vendida ao capital. Ela s opera dentro de uma conexo que s existe depois da venda, no interior da oficina capitalista. O trabalhador da manufatura, incapacitado, naturalmente, por sua condio, de fazer algo independente, s consegue desenvolver sua atividade produtiva como acessrio da oficina do capitalista. (MARX, 2010, p.415-416)

TRANSIO DO SISTEMA DOMSTICO DE TRABALHO PARA A INDSTRIA CAPITALISTA: implicaes do novo sistema de trabalho na vida do trabalhador.

Arranjos

institucionais e comportamentais presentes no capitalismo, segundo E.K Hunt

A produo de mercadoria orientada exclusivamente para o mercado. 2. A propriedade privada dos meios de produo. 3. O trabalhador, tem sua razo de existncia voltada para a venda de sua fora de trabalho para o mercado. 4. Homem como um individuo individualista, aquisitivo e maximizador.
1.

TRANSIO DO SISTEMA DOMSTICO DE TRABALHO PARA A INDSTRIA CAPITALISTA: implicaes do novo sistema de trabalho na vida do trabalhador.
Conceituao

Trabalho Associado Domnio livre, consciente e coletivo principalmente, dos produtores sobre o processo de produo e distribuio do que era produzido.
-

Trabalho Estranhado ou Alienado A apropriao do objeto tanto aparece como estranhamento (entfremdung) que, quanto mais objetos o trabalhador produz, tanto menos pode possuir e tanto mais fica sob o domnio do seu produto, do capital. (MARX, 2009, p.81)
-

CATEGORIA TRABALHO E SUA FUNO SOB A GIDE DO CAPITALISMO

Conceituao:

- Trabalho Abstrato

De um lado, todo trabalho dispndio de fora de trabalho humana, no sentido fisiolgico, e nessa qualidade, de trabalho humano igual, ou abstrato, que ele constitui o valor das mercadorias. Por outro lado, todo trabalho dispndio de fora humana de uma determinada forma e com um objetivo definido e nessa qualidade de trabalho til e concreto que produz valores de uso. (MARX apud BOTTOMBORE, 2001, p.383)

CATEGORIA TRABALHO E SUA FUNO SOB A GIDE DO CAPITALISMO


- Trabalho Vivo - Trabalho Domestico

O trabalhador, tem como tendncia se apoderar das foras causais, arranc-las de sua inrcia, transformando-as em valores-de-uso que sero reais e efetivos.
- Trabalho Explorado

De acordo com Bottomore (2001. p,384), o lar equivaleria a uma fabrica

capitalista, exceto pelo detalhe de que as donas-de-casa no so assalariadas

Aqueles que o produzem, nunca tero em sua maioria, a oportunidade de usufruir do produto de seu trabalho.

Antes vendia o trabalhador sua fora de trabalho, da qual dispunha formalmente como pessoa livre. Agora, vende mulher e filhos. Torna-se traficante de escravos.
(Marx, 2010,p.453)

Consideraes Finais
O modelo de sociedade burguesa moderna, apesar de ter nascido dos destroos de uma sociedade feudal,no extinguiu ou modificou essencialmente os antagonismos de classes, muito pelo contrrio, estabeleceu novas classes, novas condies de opresso, com isso, construiu novas formas de luta dos oprimidos em favor de uma condio de vida melhor.

Referencias Bibliogrficas
PONCE, Anibal. Educao e Luta de Classes. 23

edio. So Paulo: Editora Cortez, 2010

LESSA,

Srgio; TONET, Ivo. Introduo a filosofia de Marx, 2 edio. So Paulo: Expresso Popular,2011.

MARX, Karl. Manuscritos Econmicos Filosficos.

3reimpresso. So Paulo: Boitempo,2009.

_________,

O Capital: Crtica da Economia Poltica: Livro I. Traduo de Reginaldo SantAnna, 27 edio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira,2010.

Referencias Bibliogrficas
BOTTOMORE,

Tom; HARRIS Laurence; KIERNAN,V.G; MILIBANS, Ralph; Traduo: Waltensir Dutra; Dicionrio do Pensamento Marxista. Organizador da edio brasileira, reviso tcnica e pesquisa bibliogrfica suplementar: Antnio Moreira Guimares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2001 Pensamento Economico: uma perspectiva crtica; traduo: Jos Ricardo Brando Azevedo e Maria Jos Cyhlar Monteiro. 2 edio. Rio de Janeiro: Elsevier,2005, 7 reimpresso. teoria de transio; traduo: Paulo Cezar Castanheira, Sergio Lessa. 1 ed revista. So Paulo: Boitempo, 2011.

HUNT, E.K; SHERMAN, Howard J . Histria do

MSZROS, I. Para Alm do Capital: rumo a uma

You might also like