You are on page 1of 6

Como fazer tapetes de l tapetes de ns

Os tapetes, passadeiras e tapearias de ns do muito conforto casa; so bonitos, resistentes e conferem um toque de originalidade decorao. Este tipo de trabalho fcil de e ecutar. !o so necessrios instrumentos complicados " por e emplo, um tear " para criar estes produtos mara#ilhosos de uma arte antiga com origem no Oriente. E, o que tal#e$ ainda mais importante, tambm no so necessrios grandes conhecimentos de trabalhos manuais. O %nico instrumento necessrio para fa$er os tapetes de l ou tapetes de ns uma pequena agulha de tapearia prpria para fa$er os ns, que se pode comprar numa boa retrosaria. &om a a'uda desta agulha, a confeco dos ns com a l de tapete sobre o material utili$ado para fundo mais fcil. (odo o outro material necessrio para fa$er o trabalho pode ser preparado em casa, o que torna tudo mais barato. )e no se quiser trabalhar por modelos ' feitos, concebidos por outra pessoa e #enda no comrcio, e que portanto so todos iguais, mas se preferir aplicar desenhos criados por ns, o trabalho torna*se ainda mais interessante. &om um pouco de imaginao podemos desenhar belos moti#os com caracter+sticas muito prprias.

Material e instrumentos para fazer os tapetes de l


, agulha utili$ada, que permite fa$er os ns com toda a facilidade, assim como o tecido do fundo, uma tela de rede larga -tela de Esmirna., #endem*se nas boas retrosarias. Esta tela do fundo fabricada com diferentes larguras, que #o dos /0 cm aos 1 m. 2 uma tela de algodo forte de rede larga, com buracos, quadrados de cerca de 3 cm. (ambm e iste #enda num material sinttico. 4ete*se um fio de l em cada um destes buracos e fa$*se um n sobre um fio hori$ontal da tela. Obtm*se assim uma densidade de 300 ns para um dec+metro quadrado. 5tili$a*se para os ns l para tapete, a chamada l de Esmirna, em meada ou ' cortada, mas neste %ltimo caso a espessura do tapete depende sempre do comprimento dos fios. ,conselhamos pois, que se use de prefer6ncia a l em meadas. 7essa maneira os fios podem ser cortados com o comprimento necessrio para que o p6lo do tapete fique com a altura que se dese'ar. 8 l de tapete em duas grossuras diferentes, que podem ambas ser usadas na confeco destes tapetes. (ambm se pode apro#eitar restos de ls ou de fios de tric9 ou croch para fa$er os ns. !esse caso, pode ser preciso trabalhar com dois ou quatro fios. 5m outro material que se presta muito para fa$er estes tapetes so os tecidos de malha de algodo. ,s camisolas de l #elhas tambm podero ser apro#eitadas " cortam*se em tiras de 3: mm de largura, no sentido da malha. &om 300 g de l de tapete podem fa$er*se cerca de :00 cm1, ou se'a, apro imadamente uma tira de : cm de largura por 3 m de comprimento, embora isso tambm dependa da altura do p6lo do tapete. ,s peas confeccionadas por este processo so muito resistentes, mant6m*se bonitas durante muitos anos e no perdem a cor. ;ara as limpar sacodem*se e batem*se bem.

Preparao do fio para fazer os tapetes de l


<uando se compra a l de tapete em meadas ou se pretende usar restos de l, fios de algodo ou misturas de fibras naturais e sintticas tem de se comear por cortar o fio em bocados pequenos. 4as para os fios ficarem com o comprimento suficiente e, mais importante, todos com o mesmo comprimento, confecciona*se primeiro um pequeno instrumento au iliar= corta*se num pau de #assoura um bocado com >0 cm de comprimento ou arran'a*se um cilindro de madeira com este comprimento e um di?metro semelhante e abre*se uma ranhura a todo o comprimento com a a'uda de um cani#ete e de uma lima; a ranhura de#e ter / mm de profundidade e ficar bem direita. Enrola*se o fio em espiral apertada em #olta deste pau cil+ndrico, recobrindo de fio 30 a 10 cm do comprimento do pau. &ortam*se depois os fios com a tesoura, metendo*a na ranhura. Obtemos assim uma mo cheia de fios de cerca de @ a A cm de comprimento. ;odemos usar para este efeito uma rgua de madeira ou uma tira de carto grosso. Enrola*se o fio na rgua ou na tira de carto da mesma maneira e corta*se com a tesoura ao longo da parte de cima. Buardam*se os fios cortados em saquinhos de plstico transparente, separando*os por cores. ,ssim, o material identificado sem ser preciso retir*lo do respecti#o saco. Os fios mais finos t6m de ser trabalhados dois a dois ou quatro a quatro. 4as, nesse caso, podem misturar*se para o mesmo n fios de #rias cores, o que proporciona possibilidades interessantes, especialmente quando se dese'a preencher superf+cies grandes de cor uniforme. 4istura*se, por e emplo, uma cor mais escura com tr6s tons mais claros da mesma cor ou #ice*#ersa, ou dois fios de cada cor. &om a l assim preparada, pode*se deitar mos obra.

Como fazer O n
7epois de se ter cortado uma tela do tamanho dese'ado, estende*se sobre uma mesa e comea*se por se embainhar com uma agulha e uma linha os lados por onde se cortou a tela, dobrando*os primeiro duas #e$es, para a tela no desfiar. ) depois de o tapete estar pronto que se rematam as orlas com fio de l de uma cor a condi$er, para fa$er um remate de rolinho. &omeam*se os ns pela fila de quadrados de bai o, a toda a largura da tela e da esquerda para a direita.

O ponto de n tambm designado pelo nome de n de Ermirna ou n turco. 4ete*se a agulha com a mo direita por debai o do fio hori$ontal da tela -de cada quadrado. e pu a*se no#amente para cima. )egura*se entretanto o fio de l com a mo esquerda, dobrando*o ao meio, e empurra*se para bai o. Em seguida apanham*se com o gancho da agulha as duas pontas do fio, e metem*se por dentro da argola de fio, pu ando para dar o n. 2 assim que se fa$ o n de Esmirna que, como podem #er, muito simples. <uando se tem alguma prtica o trabalho a#ana depressa.

O n de Esmirna feito com uma agulha de coser


;odem fa$er*se os tapetes de ns sobre fundos de outros tecidos que no a tela de Esmirna, mas t6m de ser tecidos grossos como 'uta, serapilheira, telas, etc. <uando se trabalha nestes tecidos o n de Esmirna fa$*se com uma agulha de costura. 7epois de se ter feito e pu ado o primeiro n, coloca*se hori$ontalmente sobre o tecido um pau$inho cil+ndrico bem liso, mais ou menos do comprimento e da espessura de um lpis, e fa$em*se os ns de Esmirna todos de seguida #olta desse pau$inho. <uando o pau$inho est completamente coberto de ns, tira*se e cortam*se as argolas de fio. O comprimento do p6lo do tapete depende da espessura do pau$inho cil+ndrico e semelhante ao dos tapetes feitos com a agulha de tapearia. 4as quando se trabalha com a agulha de coser num fundo de tecido mais fechado do que a tela de Esmirna, ainda se tem outra possibilidade= no s se pode escolher #ontade a altura do p6lo do tapete, que depende da espessura do pau$inho de madeira, como tambm a densidade do p6lo, que constante na tela de Esmirna. ;ode*se, por e emplo, fa$er o n sempre em dois fios da urdidura do tecido do fundo ou em quatro fios, consoante a qualidade do tecido e o resultado que se pretende. 7epois de se ter acabado uma fila hori$ontal de ns, pode* se saltar dois fios hori$ontais do tecido ou quatro fios. O p6lo do tapete fica assim mais ou menos denso. (em*se portanto a possibilidade de determinar a gosto o n%mero de ns feitos num dec+metro quadrado do trabalho que est a ser e ecutado. !os trabalhos que se destinam a ser usados como tapearias, o p6lo no de#e ser muito comprido. !os tapetes de p6lo mais curto os moti#os sobressaem melhor. <uando se pretende que os moti#os de uma superf+cie fiquem em rele#o, e ecuta*se o n com fios mais compridos e desbastam*se depois as orlas dos moti#os, para os fa$er sobressair. ;ode*se apro#eitar tambm restos de ls e outros fios para estes trabalhos de ns e ecutados com uma agulha de coser.

Motivos decorativos simples para tapetes de l


;ontos e linhas, superf+cies maiores e mais pequenas, #erticais e hori$ontais contrastam entre si para dar #ida ao trabalho. ,s linhas obl+quas e em $igue$ague tornam o con'unto menos montono. )o simples= basta fa$er alternadamente num certo comprimento dois ns de cor clara e dois de cor escura, desfasando*os depois para a direita ou para a esquerda na fila hori$ontal seguinte. 5m dos ns claros fica sobre um n escuro e um dos ns escuros sobre um n claro. &ontinuando a fa$er os ns sempre desta maneira, obt6m*se linhas obl+quas. Estes moti#os decorati#os simples ficam muito bem em tapetes, capas de almofadas ou tapearias. !o requerem desenhos complicados, bastando fa$er um simples esboo do con'unto antes de comear o trabalho. Esto, pois, ao alcance de qualquer principiante. !estes trabalhos a escolha das cores muito importante= os grandes contrastes entre tons claros e escuros ou entre cores diferentes no so de bom efeito. 7e#em escolher* se cores pouco contrastantes e tons apro imados da mesma cor, para se obter um efeito harmonioso e repousante. ,s superf+cies grandes ficam menos montonas se forem preenchidas com fios de #rios tons da mesma cor " por e emplo, obtm*se um #erde misturando #rios tons de #erde com a mesma intensidade. O con'unto fica mais bonito do que se se preencher a superf+cie com fio de cor uniforme. <uando se pretende preencher a ns superf+cies grandes pode*se misturar num montinho fios de l de diferentes tons de uma cor principal. ,quilo que mais agrada num trabalho depois de pronto nem sempre foi planeado de antemo. Esses pormenores so in#entados medida que se #ai e ecutando o trabalho, em funo da lu$ e em determinados pontos da obra. <uando se compra a l de#em*se adquirir portanto #rios tons de cada cor. , gama de tons de cada uma das cores quase infinita. <uando se preenchem com ns os moti#os constitu+dos por superf+cies contrastantes, tem de se prestar toda a ateno aos contornos das superf+cies, para que fiquem bem n+tidos. )ugestCes para trabalhos decorados com estes moti#os geomtricos simples=

almofadas, tapetes pequenos para p9r em frente de um sof ou de um m#el pequeno, tapearias pequenas, mas tambm tapetes grandes para o cho, de cores discretas, nem muito claras, nem muito escuras. Outra sugesto= podem confeccionar*se #rias passadeiras pequenas do mesmo comprimento -por e emplo, com 3 m de largura. e com uma decorao igual ou semelhante, e uni*las depois para formar um tapete grande. Os trabalhos decorados com moti#os feitos a partir de superf+cies contrastantes podem ficar ainda mais #ariados se se introdu$ir nessas superf+cies com a mesma dimenso contrastes suplementares entre Dgrande e pequenoE. ;or e emplo, o fundo claro de uma superf+cie di#idida em quadrados ou rect?ngulos pode ser enriquecido com uma no#a cor contrastante, formando pequenos pontos ou linhas. 4as estas #ariantes de#em ser e perimentadas pre#iamente em papel quadriculado " preenchendo os quadrados com cru$es feitas a lpis de cores diferentes. (ambm se pode preparar moldes em tamanho natural. 7i#ide*se uma folha grande de papel de embrulho em superf+cies delimitadas por linhas #erticais e hori$ontais e pintam*se essas superf+cies a aguarela ou guache. )e o efeito do con'unto agradar " para o #erificar, afaste*se da folha de papel pintado e olhe para ela fechando alternadamente os olhos " pode*se colocar a folha de papel pintado directamente por debai o da tela. 7epois passam*se esses moti#os para a tela, pintando*a com guache de cores esbatidas. ,s cores definiti#as sero escolhidas medida que o trabalho for sendo e ecutado. Os contrastes entre o grande e o pequeno de#em ser claramente acentuados. 7epois de pronta, a tapearia pode ser fi ada a um bamb% ou #ara de madeira e pendurada na parede. ;ara este efeito, cosem*se orla superior da tapearia argolas fortes de fio de l, distanciadas entre si cerca de 3: cm, e enfia*se o bamb% nas argolas, de modo a que as pontas ultrapassem alguns cent+metros a largura da tapearia. ,ssentam*se essas pontas em dois pregos pregados na parede e, se a pea for grande, prega*se um terceiro prego para assentar o meio do bambu.

Motivos livres e de figuras para tapetes e l


&olocando a tela, antes de se principiar o trabalho, sobre uma folha grande de papel ou cartolina, pode*se pintar o moti#o directamente sobre a tela, com aguarelas ou guaches. ;rendem*se primeiro com fita*cola os cantos da tela ao carto, ao tampo de uma mesa ou ao cho. 2 prefer+#el comear por fa$er um esboo do moti#o em pequeno e ampli*lo depois, passando*o para a tela com ousadia. <uando a pintura esti#er seca de#em contornar*se as formas coloridas com linhas bem definidas -caneta de ponta de feltro.. <uando as tintas secam ficam na tela manchas de cores esbatidas, mas suficientemente #is+#eis para se poder e ecutar os ns. )e as superf+cies forem contornadas pre#iamente com linhas bem definidas, o trabalho de tecelagem propriamente dito torna*se muito mais fcil. &omo e#idente, aplica*se

tambm aos moti#os li#res aquilo que ' dissemos para os moti#os geomtricos= a escolha definiti#a das cores feita no momento em que se escolhem os fios para os ns. 2 feita a pouco e pouco, alternando pequenos pontos coloridos ou fa$endo transiCes de cores. 2 preciso ter muito cuidado com as superf+cies uniformes grandes= podem ficar sensaboronas e informes, estragando o efeito de con'unto do trabalho. 2 por essa ra$o que sugerimos que se preencham as superf+cies grandes com #rios tons da mesma cor. ,lm disso, o trabalho torna*se mais #ariado e de e ecuo menos montona. Os moti#os li#res pintados directamente na tela podem ser muito bonitos e ter um encanto muito especial quando imaginados por crianas. , rique$a da imaginao infantil e da gama de cores usada pelas crianas produ$em quadros muito interessantes para serem feitos com ns e que, alm do mais, estimulam a fantasia do adulto que e ecuta o tapete.

You might also like