You are on page 1of 5

Portugus II: Sintaxe; Semntica; Novo acordo ortogrfico. 1. Bechara.

a) Estrutura do enunciado do perodo. A orao e a frase Enunciado ou perodo. Orao e frase. Sujeito e predicado. Conhecendo melhor o sujeito: ncleo e determinantes. Determinantes, pr-determinantes e ps-determinantes. Termos nucleares e marginais. Termos argumentais e no argumentais. Termos opcionais e no opcionais. Termos integrveis e no integrveis. Conhecendo melhor o predicado: ncleo e determinantes. Os tipos de argumentos determinantes de predicado complexo. Vale pena distinguir predicado verbal e predicado nominal? A posio do predicado. Outro tipo de predicativo. Outro tipo de predicativo: anexo predicativo. O infinitivo e o gerndio como predicativo. O complemento agente (agente da passiva). Construo passiva e o predicativo Os determinantes circunstanciais ou adverbiais. Os principais tipos de adjuntos adverbiais. Os principais tipos de adjuntos adverbiais. Adjunto adverbial de adio ou incluso, excluso e concesso. Adjunto adnominal. Complemento nominal. O aposto. A oposio com de x Adjunto adnominal. As construes uma jia de pessoa e o pobre do rapaz. Graus de coeso nos grupos nominais. O aposto com expresses do tipo pr nome. Aposto referido a uma orao. Vocativo: uma unidade parte.

2. Oraes complexas e grupos oracionais: A subordinao e a coordenao. A justaposio. Subordinao: orao complexa. Orao complexa e grupos oracionais. Que: marca de subordinao oracional. Oraes complexas de transposio substantiva. Oraes complexas de transposio adjetiva. Oraes complexas de transposio adverbial. Grupos oracionais: a coordenao. Discurso direto, indireto e indireto livre. Particularidades outras das oraes transpostas substantivas. Caracterstica da orao subjetiva e predicativa Omisso da conjuno integrante. Pleonasmos da conjuno integrante. Particularidades sobre as oraes transpostas adjetivas. Outras particularidades das oraes adverbiais. Oraes justapostas de valor contextual adverbial.

3. As chamadas oraes reduzidas. 4. As frases: Enunciados sem ncleo verbal. Orao e frase. Frases unimembres: interjeio. Etiquetas e rtulos. Frases assertivas bimenbres.

5. Concordncia.

Consideraes gerais.

I.

Concordncia nominal

Concordncia de palavra para palavra. Concordncia de palavra para sentido. Outros casos de concordncia nominal. A. um e outro, nem um nem outro B. mesmo,prprio, s

C. menos e somenos D. leso E. anexo, apenso e incluso F. dado e visto G. meio H. pseudo e todo I. tale qual J. possvel K. a olhos vistos L. necessrio pacincia M. Adjetivo composto N. Alguma coisa boa ou alguma coisa de bom O. Um pouco de luz e uma pouca de luz P. Concordncia do pronome Q. Ns por eu, vs por tu R. Alternncia entre adjetivo e advrbio S. Particpios que passaram a preposio e advrbios T. A concordncia com numerais. U. A concordncia com adjetivos designativos de nomes de cores

II.

Concordncia verbal.

Concordncia de palavra para palavra. Concordncia de palavra para sentido. Outros casos de concordncia verbal. A. Sujeito constitudo por pronomes pessoais. B. Sujeito ligado por srie aditiva enftica. C. Sujeito ligado por com. D. Sujeito ligado por nem ... nem. E. Sujeito ligado por ou. F. Sujeito representado por expresso como a maioria dos homens. G. Sujeito representado por cada um de +. Plural. H. Concordncia do verbo ser. I. A concordncia com mais de um. J. A concordncia com que de. K. A concordncia com quais de vs. L. A concordncia com os pronomes relativos. M. A concordncia com os verbos impessoais.

N. A concordncia com dar (e sinnimo) aplicado a horas. O. A concordncia com o verbo na passiva pronominal. P. A concordncia na locuo verbal. Q. A concordncia com a expresso no (nunca)...seno. R. A concordncia com ttulos no plural. S. A concordncia no aposto. T. A concordncia com haja vista. U. A concordncia do verbo com o sujeito oracional. V. Concordncia nas expresses de porcentagem.

6. Regncia A. Isto para eu fazer. B. Pedir para. C. Est na hora da ona beber gua migraes de preposio. D. Repetio de prefixo e preposio. E. Complementos de termos de regncias diferentes. F. Termos preposicionados e pronomes tonos. G. Emprego de relativos precedidos de preposio. H. Relao de regncia de alguns verbos e nomes.

7. Colocao A. Sintaxe de colocao ou e ordem. B. Colocao dos termos na orao e das oraes no perodo. C. Colocao e clareza. D. Colocao dos pronomes pessoais tonos e do demonstrativo o questo de fontica sinttica. E. Critrios para a colocao dos pronomes pessoais tonos e do demonstrativo o . 1. Em relao a um s verbo 2. Em relao a uma locuo verbal F. Explicao da colocao dos pronomes tomos no Brasil.

Apndice.

1. Figura de sintaxe: A. Elipse.

B. Pleonasmo. C. Anacoluto. D. Antecipao. E. Braquilogia. F. Haplologia sinttica. G. Contaminao sinttica. H. Expresso expletiva ou de realce.

2. Vcios e anomalias de linguagem. A. Solecismo. B. Barbarismo. C. Estrangeirismo # Anomalias de linguagem.

1. Pontuao. A. Os diversos tipos de sinais de pontuao. B. A pontuao e o entendimento do texto.

You might also like