You are on page 1of 34

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Primeiras Palavras
p. 3

Objetivo geral do curso


p. 4

Metodologia
p. 3

Mdias
p. 20

Escrevendo o texto base


p. 21

Plano de aula
p. 27

Acompanhando a Concepo e Desenvolvimento dos Materiais e a Dinmica da interao entre equipes


p. 27

Palavras Finais
p. 28

Referncias
p. 29

1 Primeiras Palavras
Caro(a) autor(a), seja bem vindo(a) equipe da 6 edio do Curso de Preveno dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas Capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias, promovido em parceria com a Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas do Ministrio da Justia (SENAD/MJ) e a Universidade Federal de Santa Catarina. Este curso ser desenvolvido na modalidade a distncia (EaD) e ofertado para 40.000 conselheiros municipais e lderes comunitrios em todo o Brasil. Ao apresentar este Guia de Autoria, enfatizamos a importncia do trabalho que voc e os demais autores iro realizar. Uma vez que, entendemos ser por meio dos materiais que se consubstancia o projeto educativo de um curso na modalidade de Educao a Distncia. Segundo Neder (2009, p.89), [...] mais do que um meio para socializar conhecimentos, o material didtico o meio que possibilita a sustentao dos fundamentos epistemolgicos concebidos para o desenvolvimento do Projeto Poltico-Pedaggico. A autoria a ser realizada , ento, a de um Texto Base que estabelea o dilogo entre os sujeitos envolvidos na formao e faa a mediao da relao entre o cursista e o conhecimento. O Texto Base precisar abranger todo o processo curricular na sua compreenso terico prtica, tendo em vista as aes do cotidiano dos conselheiros e das lideranas comunitrias. Neder (2009) orienta ainda que o Texto Base de um curso a distncia contm partes com contedo ineditamente construdo para este e tambm partes caracterizadas mais como um guia didtico, que oriente e roteirize a leitura de outros documentos. Neste Guia, buscaremos lhe fornecer referenciais que colaborem com a concepo, elaborao e produo do livro-texto, que ir compor o material impresso (01 livro-texto, 01 livro de leitura complementar e 01 Guia do Estudante), que ser disponibilizado ao estudante no incio do curso junto com 01 DVD com as videoaulas e o videoguia.

Este Guia contm excertos da Proposta de Cooperao para a Execuo do Curso, que oferece uma viso global dos objetivos deste curso e do pblico alvo, a abordagem que pretende oferecer para a problemtica da preveno do uso de drogas e o histrico das edies anteriores.

2 Objetivo Geral do Curso


O Curso de Preveno dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas Capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias tem como objetivo principal capacitar os participantes para atuarem na preveno do uso do crack, lcool e outras drogas e atuar na preveno da violncia associada ao uso.

2.1 Objetivos Especficos


Buscar informaes atualizadas acerca do consumo de lcool, crack e de outras drogas que subsidiem aes de preveno. Identificar recursos governamentais, no governamentais e sociocomunitrios para criao, articulao e fortalecimento da rede de apoio local integrada e intersetorial. Atuar com foco na garantia dos direitos e da cidadania das pessoas com problemas relacionados ao uso de substncias psicoativas. Conhecer e fortalecer as Redes de Ateno Psicossocial e de Assistncia Social, visando incluso dos usurios com problemas relacionados ao uso de lcool, crack e outras drogas. Fomentar aes preventivas articuladas entre as redes de cultura, educao, segurana, esporte, trabalho, sade e assistncia social.

Atuar no fortalecimento dos conselhos e das associaes comunitrias, no sentido da elaborao, implementao e fiscalizao de polticas sociais. Conhecer os procedimentos para a estruturao e o funcionamento de Conselhos Municipais sobre drogas, visando fortalecer os j existentes ou incentivar a criao de novos conselhos. Analisar e estimular o debate sobre a qualidade das informaes veiculadas nos meios de comunicao sobre a temtica drogas. Zelar pelos direitos de crianas e adolescentes, denunciando situaes de violncia e explorao, com foco no fortalecimento das famlias e das instituies de proteo. Elaborar projetos de promoo da sade, preveno e reduo de danos relacionados ao uso de drogas.

3 Metodologia
A matriz conceitual fundamenta-se na diversidade das situaes que envolvem o uso de drogas em nosso pas, pautadas em um olhar sistmico e integral do fenmeno em questo e comprometidas com a transformao da realidade social. O primeiro aspecto importante nos fundamentos a compreenso da multideterminao do uso de drogas, implicando a relao entre os seus trs elementos centrais: a droga, o sujeito e os contextos envolvidos no uso. Para tanto, se faz necessrio esmiu-los em seus mais diferentes detalhes, buscando uma viso abrangente do fenmeno. Na dimenso do sujeito importante construir a concepo do sujeito integral, compreendido em suas mltiplas determinaes biopsicossociais, definidas em suas mtuas implicaes entre essas vrias dimenses. O olhar histrico e dialtico vai compreender este sujeito em sua vida no

contexto das relaes, tendo nas redes sociais significativas, o alicerce de formulao de seu projeto de ser, ou seja, nas inter-relaes que estabelecem a tessitura do tecido psicossocial prximo, o qual fornece o suporte afetivo, emocional, cognitivo, o estabelecimento de valores e racionalidade dessa pessoa. Essas mediaes, como a famlia, as amizades, os grupos da escola, do trabalho, as redes comunitrias, so elementos centrais na compreenso da funo do uso de drogas na vida desses sujeitos. Na dimenso do contexto necessria a compreenso dos aspectos socioculturais envolvidos no uso de drogas, assim como a dimenso econmica e poltica, que esto presentes nos diferentes cenrios de uso e de comercializao de drogas. Esses fundamentos embasam as diretrizes para a formulao e implementao de programas e aes preventivas. Tais diretrizes apoiam-se em princpios que tambm orientam o Sistema nico de Sade (SUS) e o Sistema nico de Assistncia Social (SUAS), pois as aes a serem pensadas devem estar articuladas em redes. Assim, a preveno deve caminhar na direo da promoo de sade, que significa buscar intervir nos determinantes do processo sade/doena e no ter o foco somente nos problemas relacionados ao uso de drogas. Tambm deve ter como referncia a reduo de danos, que se sustenta no respeito diversidade dos contextos e atores implicados, pondo em relevo a questo da cidadania que envolve os sujeitos nas diferentes situaes do uso de drogas. Com isso, busca-se formular intervenes com diferentes gradientes, desde aquelas que reduzem os danos, sem necessariamente visar abstinncia a priori, at situaes onde a interrupo do uso da droga se faz necessria de acordo com a condio clnica e psicossocial de cada sujeito e/ou populao a ser atingida. Dada a complexidade do fenmeno em estudo ele exige a ao de diferentes setores: sade, sade mental, educao, assistncia social, segurana pblica. Sendo assim, as aes preventivas devem pautar-se pela intersetorialidade e interdisciplinaridade, visando articulao de redes de ateno, cuidado e proteo, j que intervenes coletivas, desenvolvi-

das nos territrios e comunidades reais, so mais efetivas no acolhimento e cuidado de situaes complexas, como o caso do uso de drogas. Deve-se conhecer, portanto, as diversas polticas pblicas que se relacionam a temtica das drogas, desde as especficas do setor, assim como dos setores correlatos, vistos acima, que sero as norteadoras para as aes preventivas. Essas aes, sustentadas nos princpios acima explicitados, devem ter como objetivo minimizar fatores de risco e fortalecer fatores de proteo relacionados aos contextos do uso de drogas, diminuindo vulnerabilidades, favorecendo a resilincia e possibilitando a reconstruo de laos sociais. O Curso de Preveno dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas Capacitao para Conselheiros e Lideranas Comunitrias prope uma formao crtica, que respeite a multiplicidade de concepes tericas e metodolgicas no campo das substncias psicoativas, mas que consolide o compromisso com prticas comprometidas com a transformao da realidade social, calcadas na defesa dos Direitos Humanos e da cidadania dos usurios de crack, lcool e outras drogas, formando cidados capazes de colaborar para o desenvolvimento da sociedade na qual est inserido.

3.1 Matriz Conceitual


Fundamentos
como

Multideterminao do uso de lcool e outras drogas

implica

implica

implica

sustentam

Drogas
e

relao

Sujeitos

organizados em diferentes

Contexto

Tipos de drogas Diretrizes para a ao


depende

compreendido como

tipo

tipo

tipo

Sujeito integral Biopsicossocial


depende

Poltico

Econmico
formam

Sociocultural

Padro de uso de lcool e outras drogas


e implica

implica

implicam

Redes comunitrias
contitui-se nas

incluindo

Epidemiologia do uso de lcool e outras drogas

Funo da droga na vida do sujeito Redes pessoais significativas


implicam

Famlia

como

Preveno ao uso de drogas

baseada em

baseada em

baseada em

Promoo de sade

Educao em sade

Reduo de danos

articulada como

Polticas pblicas

articular aes em

Redes de ateno, cuidado e proteo

controle social

Conselhos Lideranas comunitrias

sustentadas em

Intersetorialidade

Interdisciplinaridade

objetivando

Controlar fatores de risco Fortalecer fatores de proteo Reduzir vunerabilidades Fortalecer resilincia Reconstruir laos

produzir aes e programas em diferentes contextos

Familiar

Comunitrio

Escolar

3.2 Currculo
Introduo Mdulo I: Sujeitos, Contextos E Drogas
Unidade 1.1 A Histria e os Contextos Socioculturais do Uso de Drogas Unidade 1.2 O sujeito, as redes sociais significativas e os contextos psicossociais no uso de drogas. Unidade 1.3 Classificao das substncias psicoativas e seus efeitos Unidade 1.4 Padres de uso de drogas Unidade 1.5 Epidemiologia do uso de drogas Unidade 1.6 Biotica e o uso de Drogas

Questes para reflexo do mdulo 1 em direo construo do projeto de interveno: Conhecendo o seu

territrio, caracterizando as pessoas que ali vivem, seus contextos e redes psicossociais, a situao de uso de drogas, fatores de risco e proteo no territrio.

Tarefa 1: leitura da unidade 1 do Mdulo IV (projeto de interveno) e construo da primeira parte do projeto
a. Delimitao do problema a ser abordado a partir do estudo da realidade local. b. Descrio do tema, justificativa, populao alvo, objetivos, metas e questes ticas envolvidas.

Mdulo II: Polticas pblicas e legislao sobre drogas


Unidade 2.1 Os instrumentos legais e polticos sobre drogas no Brasil: garantindo direitos dos usurios de drogas. Unidade 2.2 Intersetorialidade nas polticas pblicas Unidade 2.3 Polticas sociais e de sade: SUS, Sade Mental e SUAS. Unidade 2.4 Legislaes e polticas para crianas e adolescentes. Unidade 2.5 Conselhos e Movimentos Sociais espaos de participao e controle social.

Questes para reflexo do mdulo 2 em direo construo do projeto de interveno:


Quais as polticas pblicas e projetos existentes do governo municipal, estadual, nacional relacionada com a populao alvo definida e a temtica escolhida para o projeto preventivo? O que existe de amparo legal para a sua ao como conselheiro, lder comunitrio, profissional da sade/assistncia social/ educao/justia na possibilidade de realizao do seu projeto?

Tarefa 2: Marco legal e poltico do projeto em construo


Definio do marco legal e poltico (comunitrio/municipal/estadual) sobre o qual devem se desenvolver os projetos preventivos.

Mdulo III: Redes para promoo, preveno, reduo de danos e tratamento


Unidade 3.1 Promoo da sade e preveno ao uso de drogas.

10

Unidade 3.2 O cuidado ao usurio na perspectiva da ateno integral Unidade 3.3 O trabalho comunitrio e a construo de redes de cuidado e proteo

Questes para reflexo do mdulo 3 em direo construo do projeto de interveno:


Quais so os determinantes da problemtica delimitada para o projeto? Como atuar sobre eles? Qual o nvel de preveno do projeto Primria, secundria, terciria? Universal, indicada, seletiva? Qual o modelo preventivo a ser utilizado? Quais as instituies j existentes no territrio escolhido e como articul-las em rede, para dar sustentabilidade ao projeto?

Mdulo III: Projeto de Interveno


Unidade 4.1 Elaborao de um projeto de Interveno Unidade 4.2 Implementando o Projeto de Interveno

Tarefa 3: Perspectiva terico-metodolgica e sustentabilidade do projeto


Definio do marco terico e metodolgico a ser utilizado, a partir da demarcao da abordagem preventiva do projeto em construo. Articulao interinstitucional e intersetorial para sustentabilidade do projeto em construo.

11

3.3 Ementas
Introduo
Definio do marco conceitual do curso. O que so drogas e os problemas relacionados ao seu uso. Contexto contemporneo, demandas atuais e seus impactos no consumo de drogas e na preveno.

Mdulo I
Unidade 1.1 A Histria e os Contextos Socioculturais do Uso de Drogas
Discute o uso de drogas numa perspectiva histrica e cultural, abordando temas como: o uso de drogas como fenmeno cultural; a histria do uso de drogas no mundo ocidental; diversidade de usos e usurios; o imaginrio social relacionado s drogas e seus usurios, a represso ao uso de drogas como controle social. A dimenso cultural necessria na constituio de polticas pblicas. Sugesto de Exerccio 1.1 - Conhecendo o seu territrio e o que as pessoas que ali vivem: Qual o territrio geogrfico que compe a sua comunidade? Quantos habitantes tm na sua comunidade? Como so as condies de sobrevivncia das pessoas? (Trabalho, renda, acesso a polticas pblicas, etc.). Quais as atividades de lazer, culturais e artsticas mais presentes nesse contexto.

Unidade 1.2 O sujeito, as redes pessoais significativas e os contextos psicossociais no uso de drogas
O sujeito e as redes pessoais significativas: famlia e grupos de pertencimento. A mediao dos contextos psicossociais para o sujeito em seu uso de drogas; Desdobramentos para intervenes: redes sociais de apoio e suporte no cuidado dos usurios; reinsero social.

12

Sugesto de Exerccio 1.2: Como se caracterizam os grupos sociais (famlias, grupos de igrejas, outras organizaes) do seu territrio? Quais as redes sociais existentes e como podem servir de apoio para a atuao em preveno ao uso de drogas? (Igreja, sade, segurana, assistncia social, associaes de bairro, liderana comunitria; vizinha que ajuda usurios, etc...).

Unidade 1.3 Classificao das Substncias Psicoativas e seus efeitos


Abordagens classificatrias e sua crtica (legalidade, ilegalidade, periculosidade). Definies bsicas na abordagem das SPAs: Drogas, txicos, narcticos, psicotrpicos ou substncias psicoativas? As principais substncias psicoativas consumidas e suas classificaes; Mltiplos efeitos das SPA; Possveis complicaes mdico-clnica-psiquitrica associadas ao uso problemtico. Sugesto de Exerccio 1.3: Busque levantar as principais substncias psicoativas consumidas na sua comunidade? (sugerir como podem fazer este levantamento posto de sade, escolas) Caracterize os contextos de uso e grupos de consumidores...

Unidade 1.4 Padres de uso de drogas


Evoluo dos conceitos sobre padro de uso de drogas. Padres de uso: social, experimental, recreacional, abusivo ou nocivo, dependente. Padres de pesquisa sobre uso de drogas: uso na vida, uso no ano, uso no ms. Influncia da cultura no padro do uso de drogas. Sugesto de Exerccio 1.4: Quais os principais padres de uso de drogas na sua comunidade? Qual o problema relacionado ao uso de drogas que se quer prevenir?

Unidade 1.5 Epidemiologia do uso de drogas


O uso da epidemiologia para a compreenso sobre o fenmeno do abuso de SPA nas sociedades modernas; Sntese dos principais estudos epidemiolgicos produzidos no Brasil e em outros pases sobre lcool e outras drogas, com a devida contextualizao histrica e cultural;

13

Tendncias e desafios relativos ao consumo de drogas no Brasil. Novas formas de coletar dados epidemiolgicos. Sugesto de Exerccio 1.5: Existem pesquisas j realizadas sobre padro de uso de drogas na cidade/bairro/comunidade que voc atua? Orientar sobre como podem buscar estas informaes... Quais dados de pesquisa mais perto do territrio que voc atua que voc tem disponvel? SUGESTES: Articular com o texto sobre os contextos socioculturais de uso de drogas.

Unidade 1.6 Biotica e uso de drogas


O que biotica? Biotica e sade. Biotica e drogas (internamento compulsrio, tratamentos, lei, famlia, capitalismo, excluso/incluso...). Questes bioticas relacionadas com os diagnsticos e intervenes no campo das substncias psicoativas e seus usos, a partir da equao usurio, substncia e meio sociocultural; restries de consumo impostas por Lei, relao com a famlia e com os diversos modelos de ateno mdico-social. A questo da autonomia e vulnerabilidade relacionada ao uso de drogas. A comunicao de massa enquanto elemento importante na formao da opinio pblica e suas repercusses polticas e sociais. Sugesto de Exerccio 1.6 Definio da dimenso tica que perpassa o projeto!

Mdulo II
Unidade 2.1 Os instrumentos legais e polticos sobre drogas no Brasil: garantindo direitos dos usurios de drogas.
Marcos internacionais de polticas sobre drogas e novos rumos polticos na rea. Poltica Nacional Drogas e os instrumentos normativos sobre drogas no Brasil. Poltica de Ateno Integral aos Usurios de Drogas do Ministrio da Sade. Importncia destes dispositivos polticos e legais para a garantia de direitos de cidadania dos usurios de drogas. Perspectivas polticas sobre drogas no Brasil contemporneo.

14

Sugesto de Exerccio 2.1 Aberto a sugestes.

Unidade 2.2 Intersetorialidade nas polticas pblicas.


Situa as diversas polticas e como a poltica de drogas se insere nas demais polticas (educao, idosos, ndios, mulheres). Mostra as incoerncias das polticas brasileiras na sua implementao. Situa a contradio entre a elaborao da poltica e sua implementao. O desafio da intersetorialidade nas polticas pblicas. Sugesto de Exerccio 2.2 Aberto a sugestes.

Unidade 2.3 Polticas sociais e de sade: SUS, Sade Mental e SUAS.


Polticas pblicas de Sade SUS; Polticas de Sade Mental; Poltica de Assistncia Social SUAS. Aborda: (1) a mudana de paradigma no cuidado em sade promovido pelas Reformas Sanitria e Psiquitrica; (2) apresenta a rede de ateno psicossocial e seus componentes; (3) apresenta Poltica de Assistncia Social (PNAS) e a rede de servios scio-assistenciais; (4) discute a intersetorialidade como uma forma de gesto do cuidado e proteo. Sugesto de Exerccio 2.3 Aberto a sugestes.

Unidade 2.4 Legislaes e polticas para crianas e adolescentes.


Avanos legais instaurados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA, 1990) e que devem consubstanciar as propostas de interveno com esta populao na perspectiva da proteo integral; Uso de drogas entre crianas e adolescentes considerando os diversos contextos de uso (familiar, no comunitrio, na escola e na rua);

15

Construo de estratgias de preveno e cuidado a este pblico, pautadas na defesa e garantia dos direitos fundamentais da populao infanto-juvenil. Sugesto de Exerccio 2.4 Aberto a sugestes.

Unidade 2.5 Conselhos e Movimentos Sociais espaos de participao e controle social.


Histrico da construo dos conselhos como base das polticas pblicas no Brasil. Participao cidad, controle social e conselhos. Exemplos de conselhos existentes no Brasil e suas atuaes. Os movimentos sociais: identidade, cidadania e democratizao. A organizao comunitria e a participao social. Aes dos conselhos e movimentos sociais no campo da preveno ao uso abusivo de drogas. Como organizar um Conselho Municipal sobre drogas. Sugesto de Exerccio 2.5 Aberto a sugestes.

Mdulo III
Unidade 3.1 Promoo da sade e Preveno ao uso de drogas.
3.1.1 A promoo de sade como eixo norteador na ateno ao uso de drogas. Determinantes em sade e no uso de drogas. Conceitos de risco e vulnerabilidade social. A dimenso da qualidade de vida. A Poltica Nacional de Promoo de Sade. Estratgias de interveno em promoo da Sade. Educao em sade. 3.1.2 O conceito de preveno. Nveis de preveno: primria, secundria e terciria e universal, indicada e seletiva. A preveno como interveno em fatores de risco e proteo ao uso de drogas. O trabalho de preveno em rede sociais e intersetoriais. Ineficcia de certos modelos preventivos e seus efeitos iatrognicos. Modelos de preveno baseados em evidncias. Indicadores para boas prticas preventivas ao uso de drogas.

16

Sugesto de Exerccio 3.1.1 Quais so as determinantes da problemtica delimitada para o projeto? Como atuar sobre elas? Sugesto de Exerccio 3.1.2 Qual o nvel de preveno que o projeto almeja alcanar - universal, indicada, seletiva? Qual a abordagem preventiva que o projeto vai adotar?

Unidade 3.2 O cuidado ao usurio na perspectiva da ateno integral


3.2.1 A sade e o cuidado na perspectiva da ateno psicossocial; apresentando o trip - acolhimento, vnculo e responsabilizao como condio para o cuidado; A clnica ampliada e a construo de planos teraputicos singulares e intersetoriais. Apresenta a rede de cuidados aos usurios de drogas: Aes em AD na Ateno Bsica, Consultrio na Rua, CAPS-AD, Comunidades Teraputicas. Discute, de forma tcnica e crtica, a problemtica da internao. O que o sucesso do tratamento? Sugesto de Exerccio 3. 2.1 O que existe de rede de cuidado no territrio escolhido? Como se articula essa rede? Como esta rede pode ser apoio para o projeto em construo? 3.2.2 Reduo de Danos - Apresenta o histrico e o conceito de reduo de danos como uma estratgia potente de cuidado em mltiplos contextos. A RD como preveno terciria. Apresenta atividades e boas prticas desenvolvidas em reduo de danos. SUGESTES: (1) O texto da 5 edio sobre RD est muito extenso. Prope-se resumir. (2) Atentar para a questo conceitual: prope-se adotar a terminologia reduo dos riscos e danos, incluindo aes de preveno primria e secundria na tica da RD, alm da preveno terciria. (3) Abordar algumas caractersticas da RD que justificam

17

sua utilizao: tolerncia, implicao com o tratamento, diversidade, pragmatismo, liberdade e cidadania, etc... (4) Seguindo a sugesto dos alunos do curso importante que o texto tenha exemplos, estudos de caso...Sugesto de Exerccio 3.2.2 - Como a postura inclusiva, que aceite a diversidade dos contextos de uso e experincias subjetivas envolvidas no uso de drogas, como prope a reduo de danos, pode auxiliar na formulao do projeto preventivo em elaborao?

Unidade 3.3 O trabalho comunitrio e a construo de redes de cuidado e proteo


O trabalho comunitrio com usurios de drogas na perspectiva da construo de redes de apoio, cuidado e proteo. Aborda as seguintes temticas: (1) Definio e importncia do trabalho comunitrio e da participao social; (2) Construo de redes de preveno, cuidado e proteo ao usurio na comunidade; (3) Desafios e possibilidades do trabalho preventivo na comunidade. (5) Apresenta atividades e boas prticas desenvolvidas no trabalho preventivo na comunidade. Sugesto de Exerccio 3.3 Quais as instituies j existentes no territrio escolhido e como articul-las em rede? Como essa rede para dar sustentabilidade ao projeto em construo?

Mdulo IV
O Mdulo 4, intitulado Projetos de Interveno, apresenta e orienta a elaborao de projetos que incentivem os estudantes a sistematizarem e implementarem aes de preveno nos seus contextos de atuao. um mdulo terico-prtico e dever ser desenvolvido durante todo o Curso, de forma transversal aos outros mdulos. Ao realizarem esta atividade os estudantes apropriam-se dos contedos de todo o Curso e (re)pensam a realidade na qual esto inseridos. Este mdulo tem como objetivo buscar e analisar informaes da realidade local e construir objetivos e metodologias que subsidiem aes interventivas em preveno.

18

Unidade 4.1 Como construir um projeto de interveno?


O que um Projeto de Interveno? Primeiros passos para a construo de um projeto de interveno: (A) Como definir o tema e o problema de interveno; (B) Referencial terico; (C) Justificativa; (D) Populao alvo: A quem se dirige a interveno? (E) Metas e Objetivos. Metodologia de Interveno em Projetos Preventivos. Acompanhamento e avaliao do programa preventivo.

Unidade 4.2 Implementando seu projeto de interveno


(1) Legitimando o projeto junto comunidade a que se destina; (2) Como colocar em ao aquilo que foi projetado; (3) Buscando o feedback para as aes realizadas; (4) Avaliando o processo realizado: da construo realizao.OBSERVAES: Cada unidade deve articular seu contedo terico com alguns desdobramentos prticos para subsidiar intervenes na realidade local dos cursistas e a elaborao do projeto de interveno. Neste sentido importante que os autores fiquem atentos a: 1. As questes norteadoras dos mdulos e o produto final esperado na perspectiva da construo dos projetos de interveno; 2. No resumo, os autores devem colocar as principais afirmaes sobre o contedo de sua unidade, de modo a auxiliar na construo do projeto de interveno. 3. No decorrer do captulo podem realizar destaques, que chamem a ateno do cursista para a importncia daquele item na formulao de projetos de interveno. 4. O conceito que ir delimitar os projetos e as articulaes entre os cursistas para elaborao de projetos o de TERRITRIO. 5. Ao final da unidade no haver exerccios de verificao do contedo, mas sim exerccios prticos, que relacionem o tema da unidade com as etapas da elaborao de um projeto pre-

19

ventivo, conforme ilustramos abaixo. (estes exerccios prticos podem ser discutidos nos fruns de discusso) 6. Todos os autores se forem reescrever as ementas, devem encaminhar para as consultoras tcnico-cientficas.

3.4 Livro-Texto
Mdulos
Captulo Introdutrio

Unidades
O Uso de Drogas e sua Multideterminao 1.1 O contexto sociocultural do uso de drogas 1.2 O sujeito, as redes sociais significativas e os contextos psicossociais

Mdulo 1 - Drogas, Sujeitos EeContextos

1.3 Classificao das drogas e seus efeitos 1.4 Padres de uso de drogas. 1.5 Epidemiologias do uso de drogas 1.6 A Biotica e o uso de drogas 2.1 A poltica nacional sobre drogas e a lei 2.2 Intersetorialidade nas polticas pblicas

Mdulo 2 - Polticas Pblicas e Legislao

2.3 Polticas sociais e de sade: SUS, Sade Mental e SUAS 2.4 Legislaes e polticas para crianas e adolescentes 2.5 Conselhos espaos de participao e controle social

Mdulo 3 - Redes Para Promoo, Preveno, Reduo de Danos e Tratamento Mdulo 4 Projetos de Interveno Temas Complementares

3.1 - Promoo da sade e preveno ao uso de drogas. 3.2 - O cuidado ao usurio na perspectiva da ateno integral 3.3 O trabalho comunitrio e a construo de redes de cuidado e proteo 4.1 - Como construir um projeto de interveno? 4.2 - Implementando seu projeto de interveno Aguardando aprovao da SENAD

20

Nesta edio, cada Mdulo se estrutura ao redor do Projeto de Interveno, sendo ele a espinha dorsal da proposta metodolgica do curso. Consideramos que os indicativos do seu planejamento devem ser trabalhados j no Mdulo Introdutrio, sendo desenvolvido durante todo o perodo de formao, articulando e orientando todas as aes de aprendizagem nos diversos Mdulos de estudo. Sua realizao de carter obrigatrio e constitui carga horria correspondente a 40 horas de formao. Freire (1997) nos ensina que, ao nos admirarmos com algo comeamos um processo de desprendimento (de emerso) da realidade, transcendendo-a e objetivando-a. A admirao, ento, desmistifica, problematiza e critica a realidade admirada, eliminando posturas fatalistas que confeririam realidade uma aura de inexorabilidade. A percepo do que possvel mudar, ou dos inditos viveis, pode fazer surgir o desejo de mudar a prpria realidade, o que significa que a intencionalidade repousa na capacidade de criticamente perceber a realidade (conscincia crtica). Na medida em que os inditos viveis comeam a ser percebidos, os processos de interveno sero mais sistematicamente elaborados. Importante destacar que o Projeto de Interveno constitui-se tambm num aglutinador que deve envolver, preferencialmente, os diversos profissionais que integram a rede de preveno, inserindo a discusso terica sobre a preveno na proposta de ao das instituies participantes da formao.

4 Mdias
Utilizaremos as mais diversas mdias existentes para alcance dos estudantes, entre elas estaro as descritas abaixo.

4.1 Programas de TV
21

Produo de 03 programas de TV gravados e veiculados em emissoras a serem definidas. Estes programas devero trazer a discusso dos temas com especialistas da rea.

4.2 Videoaula
Experincias prticas ilustrando as temticas abordadas no livro-texto.

4.3 Ambiente Virtual


A organizao do AVEA tem como consequncia o abandono da perspectiva de ensino na rede em favor de processos de aprendizagem em rede. Inserem-se no ambiente os seguintes recursos educacionais: a. fruns de discusso e avaliao; b. bancos informacionais (de Prticas e sobre Conselhos); c. lies virtuais; d. enquetes; e. biblioteca virtual e biblioteca participativa. O material disponibilizado, tanto para o livro-texto quanto para o ambiente virtual, ser disponibilizado na lngua brasileira de sinais (libras). Este curso tambm ter como inovao em relao edio anterior, a adequao do ambiente virtual para cursistas com baixa viso.

5 Escrevendo o seu Texto Base


Como j salientamos nas consideraes iniciais deste Guia, os materiais didticos de um curso EaD precisam manter entre si organicidade

22

e sinergia, o que demanda a definio da fundamentao epistemolgica e pedaggica. Alm disso, necessrio garantir a existncia de uma identidade visual e estrutural para os materiais, de modo que o cursista sinta-se seguro ao longo da formao, ao lidar com elementos j conhecidos. A identificao de padres associados s funcionalidades dos recursos didticos contribui para a aprendizagem, medida que facilita a consolidao dos contedos e a interdependncia entre as aes de aprendizagem dos diversos Mdulos. Em sntese, fundamental respeitar o modelo pedaggico para os materiais, com o intuito de organiz-los a partir de um conjunto de elementos comuns, constituintes de uma identidade pedaggica.

5.1 Para quem voc est escrevendo


A EaD proporciona tambm a criao de turmas heterogneas. No nosso curso voc ir escrever para conselheiros atuantes nos diversos Conselhos Estaduais e Municipais (Segurana, Sobre Drogas, Direitos Humanos, Tutelares, Direitos da Criana e do Adolescente, Educao, Sade, Assistncia Social, Conselhos, Escolares, Juventude, Idoso, Trabalho, Populaes Afrodescendentes, dentre outros) e as lideranas comunitrias atuantes em aes de preveno ao uso de crack, lcool e outras drogas. Portanto, trata-se de sujeitos com formao do nvel Fundamental ps-graduao, oriundos de contextos sociais e regionais distintos, alm da heterogeneidade de gnero, raa e geracional. Cada Unidade ser composta por (no mnimo 7 pginas e no mximo 10): Ttulo (contendo no mximo duas linhas) Mini currculo do autor, compondo a formao, titulao e atuao vigente. Exemplo: Mdico; doutorado em Sade Pblica; professor da Universidade de So Paulo; Coordenador geral da rea de Epidemiologia. (3 a 4 linhas) Breve apresentao da unidade, destacando os objetivos;

23

Introduo Corpo do texto (Times New Roman, 12, espao 1,5) Resumo (enfatizar conceitos chave trabalhados na unidade) Exerccios (direcionados para o projeto de interveno) Referncias. Os recursos textuais so importantes na elaborao do Texto-Base para EaD, considerando que facilita aprendizagem e otimiza a visualizao dos aspectos primordiais do contedo. Em nosso Curso temos os seguintes recursos: Saiba Mais: Informaes ou relatos de experincia considerados interessantes para o desenvolvimento dos estudos; Para Refletir: usado para problematizar partes do texto em que so propostas questes sobre o tema tratado na perspectiva do projeto de interveno; Lembre-se: Contedos que o autor deseja ressaltar, essenciais a compreenso dos conceitos; Quadro Destaque: Esse recurso destaca uma informao relevante do texto principal. Tm um carter referencial e complementar, pois pode ser lido no momento em que o aluno desejar. Link (Nota Lateral): um recurso para expandir as informaes contidas no texto. Pode conter indicaes de endereos eletrnicos, livros, comentrios e exemplos. Glossrio: definio de conceitos novos ou pouco conhecidos. Em forma de link permite a expanso das definies/conceitos da disciplina. Considerando a importncia da dimenso interacional e, partindo do pressuposto de que quanto maior for o nvel de interao nos processos de ensino-aprendizagem a distncia, melhor ser a compreenso de novos conhecimentos e a ressignificao dos conhecimentos j adquiridos, Crescitelli e Campos (s.d.) chamam a ateno para o fato de que o estabelecimento de uma relao pessoal entre professor e cursista promove um estudo mais prazeroso e estimulante. Uma conversao amigvel

24

deve ser, ento, a via para que tal relao pessoal possa se concretizar, uma vez que textos conversacionais sero mais facilmente compreendidos. Em busca de um bom nvel de interao cursista-contedo e professorcursista, importante que o material didtico privilegie: Contedo apresentado de forma coloquial e com densidade de informao adequada complexidade do tema, ao tempo e aos objetivos da unidade; Dicas e sugestes justificadas que auxiliem o cursista a se orientar sobre o que deve ser feito ou evitado, qual trecho ou ponto focar mais ateno, como se organizar para realizar as atividades e os estudos independentes; Convites para que ele questione, pense de modo diferente, compare diferentes argumentos e forme opinio; e, Estmulo busca por aprofundamentos, leituras complementares, conhecimento de boas prticas relacionadas. Sobre os estilos de redao do material didtico para EaD, Franco (et al., 2003) ressalta a relevncia de seis elementos: coeso, integrao, controle da carga de conceito, conciso e relevncia, estilo da escrita e linguagem de fcil compreenso. Nessa viso, a coeso pode ser garantida pela observao dos seguintes pontos:
aulas ou sees auto-contidas; pargrafos que apresentem apenas uma ou duas ideias relacionadas; uso de subttulos para apresentar uma ideia nova; incluso de elementos de transio entre sees ou pargrafos; recapitulao das ideias principais no fim de cada seo (FRANCO et al., 2003, p. 39).

Para garantir a integrao preciso:


Incluir cada um dos pontos principais exigidos pelo tpico; deixar de fora qualquer ponto que sugira um tpico diferen-

25

te; refinar cada ponto principal em subpontos, certificar-se de que todos os pontos principais sejam aproximadamente do mesmo grau de importncia; certificar-se de que todos os pontos e subpontos sejam aproximadamente da mesma importncia relativa; certificar-se que todos os pontos e subpontos estejam na ordem certa; assegurar-se de no se fugir ao ponto central da questo durante o processo de definio das linhas gerais da unidade; imaginar antecipadamente as dvidas que os alunos podero ter e respond-las (FRANCO et al. 2003, p. 39).

O controle da carga de conceitos deve ser gerenciado por meio da densidade da informao, ou seja, da adequao da quantidade de informao sua complexidade e ao tempo, lembrando sempre o cuidado com a introduo de novos conceitos. Nesse caso preciso ter clareza e explicitar aquilo que essencial daquilo que complementar e acessrio e tambm de justificar essas essencialidades. A relevncia nos diz sobre o cuidado na escolha do que deve ser dito, estando logicamente ligada ao controle da carga de conceitos e conciso, garantida por uma escrita objetiva, estimulante e que dose pensar e fazer. Sobre o estilo da escrita, Franco (et al. 2003, p.40) tambm ressalta a importncia de
[...] um estilo conversacional, em que o professor fala com os alunos por meio da escrita, sendo amigvel e incentivador, envolvendo-os em um dilogo. Para isso recomendado um estilo pessoal, dirigindo-se aos alunos como voc e referindo-se a si mesmo como eu, fazendo a ressalva de que se deve tambm manter a adequao do estilo do texto ao assunto que est sendo tratado.

As orientaes (Franco et al. 2003, p.40) para a utilizao de uma linguagem de fcil compreenso so:

26

Os pargrafos devem conter apenas uma ideia principal, ou, talvez, duas ideias relacionadas; Escrever frases curtas, contendo no mais do que vinte palavras cada uma; Usar basicamente oraes principais, uma vez que elas so mais fceis de serem seguidas do que oraes subordinadas; Evitar oraes subordinadas em excesso numa mesma frase; Evitar negaes em excesso numa mesma frase; Evitar o uso da voz passiva, usando verbos ativos e diretos; Evitar usar em demasia palavras impessoais tais como este, isso ou o qual; Usar palavras familiares ao leitor, sempre que possvel; Usar palavras que representem conceitos concretos sempre que possvel; Transformar os termos abstratos em verbos; Explicar todos os termos tcnicos; Certificar-se que todas as suas palavras esto sendo corretamente utilizadas; Usar expresses idiomticas com parcimnia; e, Fazer a adequao da escrita habilidade de leitura dos alunos. Em sntese, alguns dos principais conceitos aqui anunciados, referemse forma de interao e interatividade permitida pelo material didtico que se utiliza de recursos digitais. Toda a linguagem utilizada para veicular os contedos do Curso, visual e escrita e/ou oral, devem privilegiar a eficcia da interao e a interatividade do cursista com os materiais. Na definio de Piaget (1974), a interao refere-se relao entre indivduos, sendo entendida como um processo complexo de trocas e significaes. J a interatividade, de acordo com Lemos (2002), refere-se relao entre o indivduo e a mquina, no caso da interatividade digital, relacionandose a relao tecno-social que se efetiva por meio de interfaces. Por isso,

27

planejar estas relaes requer uma aprofundada reflexo a respeito da ao futura dos cursistas no decorrer de seu percurso pedaggico.

6 Plano de Aula
Os planos de aula sero construdos pelos autores para cada unidade conforme a orientao da ementa do mdulo contendo: Objetivo Contedo Exerccio (direcionados para o projeto de interveno) Bibliografia

7 Acompanhando a Concepo e Desenvolvimento dos Materiais e a Dinmica da interao entre equipes


No contexto da Educao a Distncia, compreende-se que o planejamento pedaggico no se inicia no momento da prtica docente ou do uso dos recursos digitais, mas na sua elaborao. Por isso a importncia de uma equipe multidisciplinar, que tem como proposta de valor a reflexo sobre as experincias a serem construdas e as prticas pedaggicas mais condizentes com a realidade dos cursistas, priorizando dinmicas e processos de trabalho capazes de [...] apoiar interaes, interatividades, investigaes e construes do conhecimento [...] (TORREZZAN; BEHAR, 2009, p. 53) dos sujeitos envolvidos.

28

Para que contedo e forma se relacionem, voc, autor, ir contar com a parceria da Equipe de Criao e Desenvolvimento do NUTE da Universidade Federal de Santa Catarina. Esta equipe integrada por: Supervisores de equipe, Designers Educacionais, Designers Grficos, Ilustradores, Roteiristas, Editores e Produtores de vdeo, Tcnicos de Sistema de Informao e Consultoras Tcnico-Cientficas. A partir desse momento, a equipe ser mais frequentemente representada pelos Designers Educacionais. importante que seja estabelecido um dilogo com estes profissionais durante todo o processo de escrita e produo do material.

8 Palavras Finais
A autoria de materiais para EaD um trabalho de grande responsabilidade pela abrangncia que os processos de aprendizagem alcanam. Ao crilos, estamos entrando em dilogo direto com milhares de pessoas. intenso, instigador e gratificante poder expressar-se por meio de tantas modalidades e para to ampla audincia. tambm uma grande responsabilidade, pois o tempo de milhares de pessoas que est sendo tomado. E tempo vida! Se gastamos o tempo das pessoas, gastamos suas vidas. preciso valer a pena. uma responsabilidade e tanto e ao mesmo tempo uma grande oportunidade para nos aproximar do sonho de levar os sujeitos a multiplicar aes de interveno comunitria e protagonizar a construo de redes sociais que desejamos com a cultura dos direitos humanos, da solidariedade, da cidadania e da preveno ao uso de drogas. Os materiais desenvolvidos neste curso podero futuramente servir de base para a organizao de grupos de estudo, pelos conselhos, programas sociais, comunidades, universidades, entre outros. So materiais de domnio pblico que representam um legado de reflexo e de saberes sistematizados que estaro disposio de todos.

29

As pessoas do mundo, e as conexes entre ns, fornecem a matria-prima para o excedente cognitivo. A tecnologia continuar a melhorar, assim como a populao continuar a crescer, mas a mudana em direo a uma maior participao j aconteceu. O mais importante agora a nossa imaginao. As oportunidades diante de ns, individual ou coletivamente, so gigantescas; o que fazemos com elas ser determinado em grande parte pela forma como somos capazes de imaginar e recompensar a criatividade pblica, a participao e o compartilhamento (SHIRKY, 2011, p. 186-187).

No estamos sozinhos, somos um grande grupo formado por vocs, autores, pelos membros dos Comits, pelos Designers Educacionais, pelos Designers Grficos e pelos participantes das equipes de Tecnologia da Informao e de Vdeo. Assim, cremos, reunimos competncias, ideais e concepes que tornam este Sonho Vivel.

9 Referncias Bibliogrficas
BEHAR, P. A. (orgs.). Modelos pedaggicos em educao a distncia. Porto Alegre: Artmed, 2009. CRESCITELLI, M. F. de C; e CAMPOS, K. S. da R. A escrita do material didtico virtual. Disponvel em: http://www.pucsp.br/pos/lgport/downloads/publicacao_docentes/escrita_mercedes_ karlene.pdf. Acesso em: 19 mar. 2013. FRANCO, M. A. (Org.). Orientaes para o desenvolvimento de cursos mediados por computador. Campinas: Centro de Computao da UNICAMP, 2003. Disponvel em: http://www.ggte.unicamp.br/ggte/ site_ggte/arquivos/publicacoes/desenvolvimento.pdf. Acesso em: 19 mar. 2013. FREIRE, P. Papel da Educao na Humanizao. In: Revista da FAEEBA Faculdade de Educao do Estado da Bahia - UNEB, Ano 6, Nmero

30

7. Salvador: Jan/Jun de 1997, p. 9-17. Disponvel em: http://www.uneb. br/revistadafaeeba/files/2011/05/numero7.pdf. Acesso em 04 mar. 2013. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Coleo Leitura, Ed. Paz e Terra S/A, So Paulo, SP, 1999. LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contempornea. Porto Alegre: Sulina, 2002. NEDER, M. L. C. O texto como elemento de mediao entre os sujeitos da ao educativa. In POSSARI, L. H. V. e NEDER, M. L. C. Org. Material Didtico para a EaD: Processo de Produo. Cuiab. EdUFMT, 2009. Disponvel em: http://www.uab.ufmt.br/uab/images/livros_download/ material_didatico_para_ead_processo_de_producao.pdf. Acesso em: 15 fev. 2013. PIAGET, J. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974. SHIRKY, C. A Cultura da Participao: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. TORREZZAN, C. A. W.; BEHAR, P. A. Parmetros para a construo de materiais educacionais digitais do ponto de vista do design pedaggico. Disponvel em < http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13569/8551> Acesso em 13 jan. 2014.

ANEXO 1 Recursos do material impresso


contidas no texto. Pode conter indicaes de endereos eletrnicos, livros, comentrios e exemplos. Para indicar no texto, sublinhe a palavra

Link (Nota Lateral): um recurso para expandir as informaes

31

ou termo a ser destacado e coloque o contedo entre TAGS (< >), conforme o exemplo a seguir: A Teoria da Interao e Comunicao <ABRIR LINK> O principal terico da Teoria de Interao e Comunicao Brje Holmberg, que acredita que um curso a distncia deve utilizar um estilo de conversao com o aluno <FECHAR LINK> ou <//> busca criar um senso de pertencimento e cooperao que interfira positivamente na motivao do aluno (LANDIM, 1997; PETERS, 1999; HOLMBERG, 1995).

Quadro-destaque: esse recurso destaca uma informao relevante

do texto principal. Tem um carter referencial e complementar, pois pode ser lido no momento em que o aluno desejar. Para indicar o texto a ser colocado como quadro destaque, coloque o contedo entre TAGS (< >), conforme o exemplo a seguir: <ABRIR QUADRO-DESTAQUE> Art.2 2 Fica assegurada a tutela dos direitos relativos a programa de computador pelo prazo de cinquenta anos, contados a partir de 1. de janeiro do ano subsequente ao da sua publicao ou, na ausncia desta, da sua criao. <FECHAR QUADRO-DESTAQUE> ou <//> Quadro-lateral: esse recurso possibilita a insero de fatos, informaes adicionais e exemplos que ilustram o contedo. Em diagramao, so conhecidos por box ou caixas de texto cercadas. Para indicar o texto a ser colocado como quadro lateral, coloque o contedo entre TAGS (< >), conforme o exemplo a seguir: <ABRIR QUADRO-LATERAL> Art.2 2 Fica assegurada a tutela dos direitos relativos a programa de computador pelo prazo de cinquenta anos, contados a partir de 1. de janeiro. <FECHAR QUADRO-LATERAL> ou <//>

dos. Em forma de link permite a expanso das definies/conceitos da disciplina. Para indicar o que deve figurar como glossrio, coloque o contedo entre TAGS (< >): <INSERIR GLOSSRIO> XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX <FECHAR GLOSSRIO> ou <//>

Glossrio: definio de conceitos novos ou pouco conheci-

32

Figuras, tabelas ou grficos: indicar a insero entre TAGS <.....>, prximo ao texto a que se referem. - OUTROS <inserir cone internet e texto na lateral> Acesse o Portal de Segurana com Cidadania no endereo eletrnico: <www.segurancacidada.org.br>e conhea as aes do SUSP.<//> <inserir bullets> a. padronizao dos ..... <//> ou <inserir bullets> Gesto.... <//> < inserir cone exerccio> Ateno! Os exerccios de fixao tambm esto disponibilizados no AVEA. Em caso de dvidas, entre em contato com seu TUTOR. <//> <inserir cone lei [ou internet, teleconferncia, frum, videoaula> + texto ...<//> Hierarquia dos ttulos, sees e subsees Ttulo ex: <1>Epidemiologia do uso de drogas<1/> Seo ex: <2>Conceitos <2/> Subseo secundria ex: <3>Populaoespecfica<3/> Subseo terciria ex: <4>Indicadores epidemiolgicos<4/> Se houver quaternria e quinria, especificar usando 5 e 6 respectivamente.

33

DEs copiam e enviam ao DG as figuras para tratamento/redesenho (2 dias teis por figura, em mdia.)

Autor entrega o material

Superviso de Desenvolvimento de Materiais recepciona arquivo e envia para DEs (1 dia til)

DEs analisam o texto, inserem comentrios e enviam para Comisso Tcnico-cientfica (3 dias teis por texto)

CT&C analisa texto e comentrios dos DEs, emite parecer e envia para Superviso de Desenvolvimento (3 dias teis por texto)

DEs recepcionam a segunda verso do texto, conferem pontos ajustados/ modificados e encaminham para CT&C (1 dia til)

Autor faz ajustes no texto e envia para DEs (5 dias teis)

DEs registram e encaminham parecer ao AUTOR (1 dia til)

Superviso de Desenvolvimento de Materiais recepciona arquivo e envia para DEs (1 dia til)

CT&C avalia a segunda verso e autoriza o incio do desenho educacional (3 dias teis por texto)

DEs fazem o desenho educacional do texto e enviam para reviso textual (4 dias teis por texto)

Reviso textual (3 dias teis por texto)

DEs conferem arquivo enviado por revisores e repassam para DG (2 dias teis por texto)

DEs revisam a diagramao do livro completo (PDF) (3 dias teis )

DGs renem todos os textos e fecham a diagramao do livro (3 dias teis)

DGs fazem ajustes indicados pelos DEs (1 dia til por texto)

DGs fazem a diagramao do texto (2 dias teis por texto)

DGs ajustam a diagramao do livro (PDF) e fecham arquivo (3 dias teis )

SENAD CT&C conferem livro (PDF) e emitem parecer (5 dias teis)

DEs e DGs fazem ajustes indicados pela SENAD e CT&C e fecham arquivo (3 dias teis)

SENAD aprova PDF final (3 dias teis)

Reviso do boneco (Copydesk) (2 dias teis)

Grfica imprime prova e envia boneco (3 dias teis)

DGs fecham verso grfica (2 dias teis)

DGs: ajustes, fechamento do arquivo e conferncia com auxlio dos DEs (2 dias teis)

Grfica imprime e distribui os livros (30 dias teis)

34

You might also like