You are on page 1of 13

SUMRIO

1 - NOES SOBRE ESPECIFICAES ASTM ACERCA DE METAIS DE BASE 1.1 - Sistema de identificao das normas ASTM 1.2 - Organizao dos volumes de normas ASTM 1.3 - Como consultar a coleo de normas ASTM 1.4 - Especificaes ASTM acerca de metais de base 1.5 - Marcao do metal de base de acordo com as especificaes ASTM 2 - NOES SOBRE CLASSIFICAO AISI PARA AOS INOXIDVEIS 3 - DIFERENA ENTRE CLASSIFICAO E ESPECIFICAO

01 01 02 02 03 05 06 11

OBJETIVOS

Atravs do estudo deste mdulo o leitor deve tornar-se apto a: 1 - Identificar e localizar as especificaes ASTM acerca de metais de base. 2 - Saber a estrutura das especificaes ASTM de metais de base e a maneira de utiliz-las. 3 - Verificar se as marcaes em um dado metal de base atendem aos requisitos da especificao ASTM pertinente. 4 - Designar os aos inoxidveis de acordo com a classificao AISI. 5 - Diferenciar especificaes de classificao.

Curso de Inspetor de Soldagem Metais de Base

1 - NOES SOBRE ESPECIFICAES ASTM* ACERCA DE METAIS DE BASE As especificaes ASTM acerca de metais de base so normas tcnicas que visam padronizar as caractersticas dos materiais. Estas especificaes encontram-se atualmente em um conjunto formado por 16 Sees (00, 01, 02, ........ 15), subdivididas em volumes. Cada volume contm informaes especficas a respeito de determinados assuntos. EXEMPLOS: Volume 01.03 - (Steel-Plate, Sheet, Strip, Wire - Aos-Chapas, Folhas, Fitas, Arames; Produtos com Revestimentos Metlicos). Volume 01.04 - (Steel-Structural, Reinforcing, Pressure Vessel, Railway - Ao-Estrutural, Armao, Vasos de Presso, Ferrovia; Elementos de Ligao).

1.1 - SISTEMA DE IDENTIFICAO DAS NORMAS ASTM A identificao das normas ASTM tem a seguinte forma:

ASTM

XxX YYY - ZZ ( Z Z Z Z) 1 2 3 4

L 5

ONDE: 1 - Este dgito, representado por uma letra maiscula, indica a que grupo pertence a norma, dentro das seguintes classes: A - Metais ferrosos. B - Metais no-ferrosos. C - Aglutinantes, cermica, concreto e materiais de alvenaria. D - Materiais diversos. E - Assuntos diversos. F - Materiais para aplicaes especficas. G - Corroso, deteriorao e degradao de materiais. E5- Normas de ltima hora. 2 - Estes dgitos, em nmero de um a quatro, so representados por nmeros que no tm nenhum significado lgico e que, correspondem apenas ordem cronolgica de numerao das normas. Para cada grupo geral h uma seqncia numrica correspondente.
* American Society for Testing and Materials

EXEMPLO: A1, A2, A3, ... B1, B2, B3, ... C1, C2, C3, ...

Curso de Inspetor de Soldagem Metais de Base

Assim, com relao s normas A 432 e A 433, sabe-se que a norma A 433 foi apresentada em etapa posterior primeira edio da norma A 432. 3 - Estes dgitos indicam o ano de emisso original ou de adoo como norma ou no caso de reviso, o ano da ltima reviso. 4 - Estes dgitos, quando existem, so apresentados entre parnteses, e indicam o ano da ltima reaprovao, sem alterao, da norma. 5 - Este dgito, quando existe, representado por uma letra minscula, e indica o nmero de revises sofridas pela norma no ano de aprovao da mesma (a = primeira reviso, b = segunda reviso, e assim por diante). Se este dgito representado por uma letra T maiscula, indica que o documento representa uma tentativa de norma tcnica.

EXEMPLO:

A
Metal Ferroso

516
Nmero Seqencial

74
Ano de aprovao ou da ltima reviso

a
Sofreu uma no ano de aprovao

1.2 - ORGANIZAO DOS VOLUMES DE NORMAS ASTM Como j foi visto, cada volume de normas contm assuntos especficos. As normas de cada volume so ordenadas seqencialmente, de acordo com os caracteres alfanumricos que constituem a identificao das mesmas. EXEMPLO: Seqncia de ordenao do volume 02.02 (Die-Cast Metals; Aluminum and Magnesium Alloys - Moldes Fundidos de Metal; Ligas de Alumnio e Magnsio) B 6-70, B 26-75, ..., E 8-69, E 88-58, ... O volume 00.01 ASTM constitui um ndice geral, que contm: listagem identificando todos os volumes das normas ASTM; ndice remissivo de todos os assuntos includos nos volumes; listagem alfanumrica das normas ordenadas seqencialmente.

1.3 - COMO CONSULTAR A COLEO DE NORMAS ASTM Existem duas formas diferentes de se fazer a consulta. a) Deseja-se conhecer as especificaes contidas na coleo de normas ASTM sobre um determinado assunto.

Curso de Inspetor de Soldagem Metais de Base

Procedimento de consulta: Consulta-se o ndice remissivo contido no volume 00.01, que indicar: - a identificao das normas ASTM sobre o assunto; - os volumes nos quais se encontram as normas identificadas. EXEMPLO: Deseja-se identificar na coleo ASTM as especificaes sobre tubulaes de ao para servios em baixa temperatura (Seamless and Welded Steel Pipe for Low-Temperature Service). Consulta-se no ndice remissivo do volume 00.01 o assunto pretendido - Steel Pipe (tubulao de ao) Seamless/Welded for low-temperature service (com costura ou sem costura para servios em baixa temperatura). Identifica-se ento a especificao desejada, obtendo-se a seguinte informao: (A 333) 01.01. Isto significa que a especificao desejada a A 333, que consta do volume 01.01 da coleo ASTM. Deseja-se localizar na coleo de normas ASTM uma dada especificao. Procedimento de consulta: Consulta-se, no volume 00.01, a listagem alfanumrica das normas ordenadas sequencialmente, que indicar o volume (ou volumes) em que consta a especificao desejada. EXEMPLO: Deseja-se localizar na coleo ASTM a especificao A 370 - Methods and Definitions or Mechanical Testing of Steel Products (Mtodos e Definies para Ensaios Mecnicos de Produtos de Ao). Procedimento de consulta: Consulta-se o volume 00.01 (ndice) na listagem alfanumrica; seguindo o ordenao crescente de letras e nmeros, chega-se especificao A 370-76 seguida dos nos. 01.01, 01.02, 01.03, 01.04., 01.05 e 03.01.

1.4 - ESPECIFICAES ASTM ACERCA DE METAIS DE BASE Simplificadamente as especificaes ASTM que mais interessam atividade de soldagem podem ser reunidas em trs grupos, I, II e III, a saber: GRUPO I: Especificaes que agrupam os materiais de acordo com suas caractersticas, comportamento mecnico e utilizao. Este grupo de especificaes indica uma srie de requisitos para o enquadramento dos materiais como, por exemplo, limite mnimo de resistncia trao, alongamento mnimo, faixa permissvel de composio qumica, etc.

Curso de Inspetor de Soldagem Metais de Base

Exemplos de especificaes deste grupo:

A 335 - Seamless Ferritic Alloy-Steel Pipe for High Temperature Service (Tubos sem Costuras de Ao Liga Ferrtico para Servios em Alta Temperatura). A 515 -Pressure Vessel Plates, Carbon Steel, for Intermediate - and Higher - Temperature Service (Chapas de Ao Carbono para Vasos de Presso para Servios em Mdia e Alta Temperatura). A 516 - Pressure Vessel Plates, Carbon Steel, for Moderate - and Lower Temperature Service (Chapas de Ao Carbono para Vasos de Presso para Servios em Temperaturas Baixas e Moderadas).

Exemplos de itens comumente encontrados em especificaes deste grupo:

a) Escopo - Indica o campo de aplicao da especificao, bem como os materiais nela contidos. b) Documentos aplicveis - Lista outras especificaes indicadas no texto. c) Requisitos gerais - Normalmente, neste item, indica-se uma especificao ASTM que define requisitos gerais como, por exemplo, tolerncias dimensionais e de peso, modo de identificao do material, critrios de avaliao de descontinuidades originadas na fabricao, etc. d) Fabricao - Indica requisitos de fabricao dos materiais. e) Tratamento trmico - Indica, normalmente em funo da espessura, os tratamentos trmicos que devem ser executados nos materiais. f) Composio qumica - Indica a faixa de composio permissvel a cada material. g) Requisitos mecnicos - Indica os ensaios mecnicos requeridos e as propriedades mecnicas mnimas para material. h) Requisitos suplementares - Em algumas especificaes so listados requisitos suplementares que, embora no sejam necessrios de acordo com a especificao, podem ser requeridos, conforme o desejo do comprador. GRUPO II: Especificaes que definem requisitos gerais para os produtos de acordo com a sua forma e utilizao. Estas especificaes indicam requisitos gerais como, por exemplo, tolerncias dimensionais e de peso, nmero de ensaios mecnicos a serem executados, modo de embalagem e identificao dos produtos, etc. Cada especificao deste grupo chamada por uma srie de especificaes do grupo I. Exemplos de especificaes deste grupo:

A 6 - General Requiriments for Rolled Steel Plates, Shapes, Sheet Piling, and Bars for Structural Use (Requisitos Gerais para Chapas Laminadas de Ao, Perfis, EstacasPrancha e Barras para Uso Estrutural). A 20 - General Requirements for Steel Plates for Pressure Vessels (Requisitos Gerais para Chapas de Ao Utilizadas em Vasos de Presso). A 530 - General Requirements for Specialized Carbon and Alloy Steel Pipe (Requisitos Gerais para Tubos de Aos Carbono e Baixa Liga Especiais).

Curso de Inspetor de Soldagem Metais de Base

Exemplos de itens comumente encontrados em especificaes deste grupo:

a) Escopo - Indica o campo de aplicao da especificao. Normalmente indica as especificaes do grupo I em que se aplica. b) Documentos aplicveis - Lista outras especificaes indicadas no texto. c) Definies - Define os termos julgados necessrios para o entendimento da norma. d) Tolerncias dimensionais - Define os limites dimensionais para cada produto. e) Qualidade - Define limites para descontinuidades originadas na fabricao do produto. f) Ensaios mecnicos - Indica a quantidade de ensaios mecnicos que devem ser executados, localizao para a retirada de corpos de prova, etc. g) Identificao - Define o modo e o que deve conter a identificao dos produtos.

GRUPO III:

Especificaes que definem procedimentos para os ensaios previstos nas especificaes do grupo I. Estes tipos de especificaes definem procedimentos de ensaio como, por exemplo, dimenses dos corpos de prova, caractersticas necessrias as mquinas de ensaio, critrios de avaliao dos resultados dos ensaios, etc.

Exemplo de especificao deste grupo:

A 370 - Methods and Definition for Mechanical Testing of Steel Products (Mtodos e Definies para Ensaios Mecnicos de Produtos de Ao).

1.5 - Marcao do Metal de Base de Acordo com as Especificaes ASTM Como j foi visto, as especificaes ASTM prevem que o metal de base seja marcado de forma a que se possibilite identific-lo facilmente. Para se verificar a maneira com que o metal de base deve ser marcado, deve-se observar os requisitos das especificaes do grupo I e do grupo II (ver item 1.4).

EXEMPLO: Verificar como devem ser feitas as marcaes para identificar uma chapa de 3000 x 2000 x 25 mm de ao carbono-mangans de especificao ASTM A 516 Grau 70.

Procedimento de consulta: a) Verificar se na especificao A 516 existe algum requisito quanto marcao do material. Ver item 3.1 da A 516. Resposta: Deve ser de acordo com a especificao A 20.

Curso de Inspetor de Soldagem Metais de Base

b) Consultar a especificao A 20 - item 13.1 Resposta:


3000 mm

305 mm 305 mm 305 mm 305 mm

* Estampar nestes espao: - Identificao do fabricante; - A 516 gr. 70; 2000 mm - N da corrida; - N da chapa.

2 - NOES SOBRE CLASSIFICAO AISI* PARA AOS INOXIDVEIS A classificao AISI para aos inoxidveis est contida no Manual de Produtos de Ao AISI para aos inoxidveis e aos resistentes ao calor (Steel Products Manual AISI - Stainless and Heat Resisting Steels). Os aos inoxidveis, segundo a AISI, so classificados tomando-se por base: - a microestrutura do ao; - a composio qumica do ao. A classificao AISI para aos inoxidveis tem a seguinte forma:

X
1o

Y Y
2o

a
3o

* American Iron and Steel Institute

1 - O primeiro dgito indica a micro-estrutura do ao, podendo ser: 2 ou 3 aos inoxidveis austenticos; 4 aos inoxidveis ferrticos ou martensticos.

2 - Os dois dgitos que se seguem ao primeiro particularizam uma determinada faixa de composio qumica para cada ao. So representados por algarismos e no tem significado lgico.

3 - O ltimo dgito, que aparece algumas vezes na classificao AISI para aos inoxidveis, diferencia aos de classificao semelhante, e significa que um dos elementos qumicos constituintes do ao tem a faixa de composio alterada em relao classificao que no contm este dgito. O ltimo dgito representado por uma letra maiscula ou pelo smbolo do elemento em questo.

Curso de Inspetor de Soldagem Metais de Base

EXEMPLO: 304 %C < 0,08 304 L %C < 0,03 (demais elementos idnticos ao 304) L = low carbon (baixo carbono)

A seguir esto listados os aos inoxidveis de acordo com a classificao AISI.

316F (S31620) 0,08 * Pode ser adicionado por opo do fabricante

8
CLASSIFICAO AISI DOS AOS INOXIDVEIS
COMPOSIO QUMICA, EM PORCENTAGEM MXIMA, A MENOS QUE INDICADO DE OUTRA FORMA Designao 201 202 205 301 302 302B 303 303Se 304 304L 304N 305 308 309 309S 310 310S 314 316 Nmero UNS (S20100) (S20200) (S20500) (S30100) (S30200) (S30215) (S30300) (S30323) (S30400) (S30403) (S30430) (S30451) (S30500) (S30800) (S30900) (S30908) (S31000) (S31008) (S31400) (S31600) C 0,15 0,15 0,12/0,25 0,15 0,15 0,15 0,15 0,15 0,08 0,030 0,08 0,08 0,12 0,08 0,20 0,08 0,25 0,08 0,25 0,08 Mn 5,50/7,50 7,50/10,00 14,00/15,50 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 P 0,060 0,060 0,060 0,045 0,045 0,045 0,20 0,20 0,045 0,045 0,045 0,045 0,045 0,045 0,045 0,045 0,045 0,045 0,045 0,045 0,20 S 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,15 Min. 0,060 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,10 Min. Si 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 2,00/3,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,50 1,50 1,50/3,00 1,00 1,00 Cr 16,00/18,00 17,00/19,00 16,50/18,00 16,00/18,00 17,00/19,00 17,00/19,00 17,00/19,00 17,00/19,00 18,00/20,00 18,00/20,00 17,00/19,00 18,00/20,00 17,00/19,00 19,00/21,00 22,00/24,00 22,00/24,00 24,00/26,00 24,00/26,00 23,00/26,00 16,00/18,00 16,00/18,00 Ni 3,50/5,50 4,00/6,00 1,00/1,75 6,00/8,00 8,00/10,00 8,00/10,00 8,00/10,00 8,00/10,00 8,00/10,00 8,00/12,00 8,00/10,00 8,00/10,50 10,50/13,00 10,00/12,00 12,00/15,00 12,00/15,00 24,00/26,00 24,00/26,00 23,00/26,00 16,00/18,00 16,00/18,00 2,00/3,00 1,75/2,50 Cu 3,00/4,00 N 0,10/0,16 0,60* Se 0,15 Min. Mo Outros Elementos N 0,25 N 0,25 N 0,32/0,40

CLASSIFICAO AISI DOS AOS INOXIDVEIS/Continuao


COMPOSIO QUMICA, EM PORCENTAGEM MXIMA, A MENOS QUE INDICADO DE OUTRA FORMA Designao 316L 316N 317 317L 321 319 330 347 348 Nmero UNS (S31603) (S31651) (S31700) (S31703) (S32100) (S32900) (NO8330) (S34700) (S34800) C 0,030 0,08 0,08 0,030 0,08 0,10 0,08 0,08 0,08 Mn 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 P 0,045 0,45 0,045 0,045 0,045 0,040 0,040 0,045 0,045 S 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 Si 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 0,75/1,50 1,00 1,00 Cr 16,00/18,00 16,00/18,00 18,00/20,00 18,00/20,00 17,00/19,00 25,00/30,00 17,00/20,00 17,00/19,00 17,00/19,00 Ni 10,,/14,00 10,00/14,00 11,00/15,00 11,00/15,00 9,00/12,00 3,00/6,00 34,00/37,00 9,00/13,00 9,00/13,00 Cb+Ta 10XC Min. Cb+Ta 10XC Min. Ta 0,10 Max. Co 0,20 Max. 1,00/2,00 Mo 2,00/3,00 2,00/3,00 3,00/4,00 3,00/4,00 Ti 5XC Min. N 0,10/0,16 Outros Elementos

384 403 405 409 410 414 416 416Se 420 420F 422

(S38400) (S40300) (S40500) (S40900) (S41000) (S41400) (S41600) (S41623) (S42000) (S42020) (S42200)

0,08 0,15 0,80 0,80 0,15 0,15 0,15 0,15 > 0,15 > 0,15

2,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,25 1,25 1,00 1,25

0,045 0,040 0,040 0,045 0,040 0,040 0,060 0,060 0,040 0,060 0,025

0,030 0,030 0,030 0,045 0,030 0,030 0,15 Min. 0,060 0,030 0,15 Min. 0,025

1,00 0,50 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 0,75

15,00/17,00 11,50/13,00 11,50/14,50 10,50/11,75 11,50/13,50 11,50/13,50 12,00/14,00 12,00/14,00 12,00/14,00 12,00/14,00 11,00/13,00

17,00/19,00 Al 0,10/0,30 Ti 6XC Min. /0,75 Max. 1,25/2,50 6,60 Se 0,15 Min. 0,60 0,50/1,00 0,75/1,25 V 0,15/0,30 W 0,75/1,25

0,20/0,2 1,00 5 * Pode ser adicionado por opo do fabricante

10
CLASSIFICAO AISI DOS AOS INOXIDVEIS/Continuao
COMPOSIO QUMICA, EM PORCENTAGEM MXIMA, A MENOS QUE INDICADO DE OUTRA FORMA Designao 429 430 430F 430FSe 431 434 436 440A 440B 440C 442 446 Nmero UNS (S42900) (S43000) (S43020) (S43023) (S43100) (S43400) (S43600) (S44002) (S44003) (S44004) (S44200) (S44600) C 0,12 0,12 0,12 0,12 0,20 012 0,12 0,60/0,75 0,75/0,95 0,95/1,20 0,20 0,20 Mn 1,00 1,00 1,25 1,25 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,50 P 0,040 0,040 0,060 0,060 0,040 0,040 0,040 0,040 0,040 0,040 0,040 0,040 S 0,030 0,030 0,15 Min. 0,060 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 0,030 Si 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 1,00 Cr 16,00/18,00 16,00/18,00 16,00/18,00 16,00/18,00 15,00/17,00 16,00/18,00 16,00/18,00 16,00/18,00 16,00/18,00 16,00/18,00 18,00/23,00 23,00/27,00 N 0,25 1,25/2,50 0,75/1,25 0,75/1,25 0,75 0,75 0,75 Cb+tA 5XC Min. /0,70 Max. 0,60* Se 0,15 Min. Ni Mo Outros Elementos

Curso de Inspetor de Soldagem Metais de Base

3 - DIFERENA ENTRE CLASSIFICAO E ESPECIFICAO Especificao uma descrio precisa de um conjunto de requisitos a serem satisfeitos pelo material, indicando, nos casos apropriados, os procedimentos de verificao dos requisitos a serem atendidos pelo material. Classificao define uma sistemtica de arranjo ou diviso dos materiais em grupos, baseada em caractersticas similares como a composio qumica.

Observe-se que, por exemplo, as especificaes ASTM estabelecem as condies de teste de material, de forma a garantir as propriedades mecnicas mnimas exigidas. Alm disto, estabelece uma srie de outros requisitos como modo de fabricao, propriedades mecnicas, critrios de aceitao, faixa de composio qumica, embalagem, identificao, etc. A classificao AISI, entretanto, indica apenas uma maneira de designar os materiais conforme a composio qumica. EXEMPLO: Dentre todos os materiais listados na especificao ASTM A 240 - 72b, pode-se encontrar as classificaes AISI para aos inoxidveis 304, 321, 405, 410, etc.

ASTM A 240-72b - propriedades mecnicas - testes a serem executados - composio qumica: 304 410 321 405

PORTANTO: A classificao AISI, neste caso est citada na especificao ASTM A 240-72b Para um material classificado como, por exemplo, - AISI 304, pertencer a esta especificao ASTM, necessrio que satisfaa outros requisitos alm da composio qumica.

11

You might also like