You are on page 1of 86

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS GLEIDES OLIVEIRA FREITAS

EFEITOS DO DESCUMPRIMENTO DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS DA JORNADA DE TRABALHO

PALMAS 2013

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins Campus Universitrio de Palmas

F866e

Freitas, Gleides Oliveira Efeitos do descumprimento dos limites constitucionais da jornada de trabalho / Gleides Oliveira Freitas Palmas, 2013. 83f. Monografia (TCC) Universidade Federal do Tocantins, Curso de Direito, 2013. Orientadora: Prof. Naima Worm 1. Jornada. 2. Limitao. 3. Constituio. I. Ttulo.

CDD 340 Bibliotecria: Atilena Oliveira CRB 932 Todos os Direitos Reservados A reproduo total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio deste documento autorizado desde que citada a fonte. A violao dos direitos do autor (Lei n 9.610/98) crime estabelecido pelo artigo 184 do cdigo penal. .

GLEIDES OLIVEIRA FREITAS

EFEITOS DO DESCUMPRIMENTO DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS DA JORNADA DE TRABALHO Monografia de Direito apresentada ao Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins, como exigncia parcial para obteno do grau de Bacharel em Direito, sob a orientao da Professora Naima Worm.

PALMAS 2013

GLEIDES OLIVEIRA FREITAS

EFEITOS DO DESCUMPRIMENTO DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS DA JORNADA DE TRABALHO

Monografia de Direito apresentada ao Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins, como exigncia parcial para obteno do grau de Bacharel em Direito, sob a orientao da Professora Naima Worm

Aprovada em ___/___/___

BANCA EXAMINADORA

Prof. Naima Worm (Orientadora)

Professor(a)

Professor(a)

Dedico este trabalho a Deus, aos meus amados pais Alan-Kardec Oliveira Guimares (in memorian) e Maria Cabral Guimares e ao meu querido amigo Ricardo Adriano Fujita.

AGRADECIMENTOS

Agradeo sobretudo a Deus por atender a meus pedidos, direcionando meus pensamentos na produo de um trabalho til sociedade.

Agradeo

ao

funcionrio

da

Fundao

Jorge

Duprat

Figueiredo

(FUNDACENTRO), Renivaldo Ferreira dos Santos do Servio de Documentao e Biblioteca quem disponibilizou artigos essenciais para comprovar hiptese suscitada.

Ao meu amigo Ricardo Fujita, agradeo pela sugesto do tema, pela releitura dos textos, pelos elogios e crticas.

Por fim agradeo a minha orientadora, Naima Worm que tem a habilidade de sorrir para os obstculos, deixando-os para trs.

O prazer no trabalho aperfeioa a obra. Aristteles

RESUMO

Este trabalho foi motivado pelas dvidas suscitadas em torno dos limites jornada de trabalho impostos pela Constituio Federal de 1988. Verifica-se na prtica que tais limites no so respeitados em diversos setores econmicos do pas. As horas extras habituais faz parte do cotidiano do trabalhador, desvirtuando desta forma o mandamento constitucional. Trabalhadores de setores econmicos como a sade so afetados por jornadas que em tese os beneficiariam, mas que se mostram altamente prejudiciais a sua sade e sua vida social. Buscaram-se neste trabalho os fundamentos da limitao da jornada de trabalho. Ficou demonstrado que a limitao da jornada conquista histrica advinda de lutas de trabalhadores da poca da Revoluo Industrial que refletiu nos textos legais de diversos pases. No Brasil esta limitao ganhou status constitucional, porm nem por isso obedecida em sua integralidade. Por isso, as consequncias para a sade e vida social do trabalhador foram investigadas, ficando evidenciado o stress ocupacional, as DORT e a sndrome de Burnout, como principais danos sade. Socialmente, o excesso de trabalho impede a qualificao, o lazer e o convvio familiar. Por fim, foram apresentadas as instituies de vigilncia do Direito do Trabalho, as suas competncias e os instrumentos de que podem se utilizar para fazer valer a Lei Maior brasileira quanto aos limites jornada de trabalho.

Palavras-chave: JORNADA, LIMITAO, CONSTITUIO.

ABSTRACT

This work was motivated by the doubts raised about the limits to working hours imposed by the Constitution of 1988. It is found in practice that such limits are not respected in various economic sectors of the country. Overtime became a regular part of daily work, thus distorting the constitutional mandate. Workers of economic sectors such as health are affected by shifts that, in theory, would benefit them, but it is highly detrimental to their health and social life. We sought in this study the fundamentals of the limitation of the working day. It was demonstrated that limitations of the journey were winning historical struggles of workers at the time of the Industrial Revolution that reflected in the legislation of many countries. In Brazil this limitation gained constitutional status, but by no means is obeyed in its entirety. Therefore, the consequences for health and social life of the workers were investigated, with occupational stress, the DORT and burnout as major health damage. Socially, overwork prevents qualification, leisure and family life. Finally, institutions were presented the surveillance of Labour Law, skills and tools that can be used to enforce the law as Brazilian highest limits to working hours.

Keywords: WORKING DAY, OVERTIME, CONSTITUTION.

SUMRIO
INTRODUO ...................................................................................................................... 9 I FUNDAMENTOS DA DELIMITAO DA JORNADA DE TRABALHO ............................ 13 1.1 ORIGEM HISTRICA DA JORNADA DE TRABALHO ............................................... 13 1.2 MOTIVOS DA LIMITAO DO TEMPO DE TRABALHO ........................................... 18 1.3 NATUREZA JURDICA DA JORNADA DE TRABALHO ............................................. 19 1.4 DISTINES ENTRE DURAO, JORNADA E HORRIO DE TRABALHO ............ 21 1.5 PRINCIPAIS FORMAS DE EXCEO JORNADA NORMAL CONSTITUCIONAL . 24 1.5 1 TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO .............................................. 25 1.5.2 TRABALHO NOTURNO....................................................................................... 26 1.5.3 O TRABALHO EXTRAORDINRIO ..................................................................... 27 1.5.4 COMPENSAO DE HORRIO DE TRABALHO ............................................... 29 1.5.5 O REGIME ESPECIAL DE COMPENSAO 12 X 36 HORAS ........................... 32 II CONSEQUNCIAS DO EXCESSO DE TRABALHO ....................................................... 35 2.1 O ESTRESSE OCUPACIONAL .................................................................................. 36 2.2 FATORES PSICOSSOCIAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO E CONDIES DE TRABALHO POTENCIALMENTE ESTRESSORAS ................................................... 41 2.2.1 A SNDROME DE BURNOUT .............................................................................. 42 2.2.2 KAROSHI - MORTE POR EXCESSO DE TRABALHO ........................................ 45 2.2.3 DORT - DISTRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS COM O TRABALHO .................................................................................................................. 46 2.3 CONSEQUNCIAS SOCIAIS DO EXCESSO DE TRABALHO .................................. 48 III TRATAMENTO DADO EXTRAPOLAO DA JORNADA DE TRABALHO PELAS INSTITUIES DE VIGILNCIA DO DIREITO DO TRABALHO E PELOS SINDICATOS ........................................................................................................................................ 53 3.1 ATUAO DA JUSTIA DO TRABALHO NO CUMPRIMENTO DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS DA JORNADA DE TRABALHO ................................................. 54 3.2 ATUAO DO MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO NO CUMPRIMENTO DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS DA JORNADA DE TRABALHO .................................. 60 3.3 ATUAO MINISTRIO DO TRABALHO NO CUMPRIMENTO DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS DA JORNADA DE TRABALHO ................................................. 64 3.4 ATUAO DOS SINDICATOS NO CUMPRIMENTO DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS DA JORNADA DE TRABALHO ................................................. 70

CONCLUSO...................................................................................................................... 76 REFERNCIAS ................................................................................................................... 80

INTRODUO

A histria demonstra que o trabalho na indstria txtil no fim do sculo XVIII, propiciou a surgimento de sentimentos de indignao e solidariedade entre aqueles que partilhavam de situaes semelhantes. Dentre os fatores que mobilizaram os trabalhadores por melhores condies de trabalho est o excesso de jornada, em que os limites dirios eram determinados exclusivamente pelos interesses dos empregadores. Baseado na economia liberal, o Estado no intervinha nas relaes de trabalho. No havia distino: homens, mulheres e crianas, a todos eram impostos exaustivas jornadas em detrimento da sade, segurana e vida social dos trabalhadores. As primeiras leis limitadoras da jornada de trabalho surgiram na Inglaterra, Frana, Itlia e Alemanha. Porm, os moldes atuais, adotado por diversos pases foram delimitados pelo Tratado de Versalhes, norteando a jornada ideal de trabalho como sendo a de 8 horas dirias. No Brasil o Decreto n. 21.186, de 1932, regulamentado pelo Decreto n. 21.364, do mesmo ano, fixou a jornada diria em 8 horas, surgindo aps diversas legislaes esparsas regulando a limitao de jornadas especiais para diferentes categorias. A limitao da jornada no Brasil tem seu pice com a promulgao da Constituio Federal de 1988, a qual limitou em seu artigo 7, inciso XIII a jornada de trabalho em 8 horas dirias e 44 horas semanais. Esta monografia se prope analisar a indagao: Quais so os efeitos do descumprimento dos limites constitucionais da jornada de trabalho? Sero consideradas duas hipteses como consequncias dos efeitos do descumprimento da limitao da jornada de trabalho prevista na Constituio Federal. Na primeira os efeitos sero apenas remuneratrios, atingindo apenas as partes contraentes do pacto laboral. Na segunda, somadas aos aspectos financeiros sero considerados os efeitos a sade, produtividade do trabalhador e vida social do trabalhador.

10

Esta pesquisa possui como objetivo geral buscar o verdadeiro sentido da limitao da jornada prevista constitucionalmente, haja vista o desrespeito aos mesmos fazerem parte do cotidiano laboral brasileiro. Os objetivos especficos sero: fundamentar a limitao da jornada de trabalho prevista na Constituio Federal Brasileira de 1988, expor as consequncias do desrespeito dos limites constitucionais da jornada de trabalho na sade do trabalhador e apresentar as instituies de vigilncia do direito do trabalho responsveis pela aplicao dos direitos previstos constitucionalmente pertinentes jornada de trabalho. Observa-se no Brasil que a pratica de horas extraordinrias consubstancia-se em rotina nos mais diversos setores da economia. Tornou-se para o trabalhador meio de aumentar sua remunerao mensal e para o empregador garantia de maior produtividade a menores custos. Sero apresentadas neste trabalho as consequncias do descumprimento dos limites constitucionais da jornada de trabalho. A prtica cotidiana de horas extraordinrias, alm daquelas expressamente previstas como necessidades imperiosas produz efeitos que necessitam ser conhecidos e analisados sob o foco protetor dado pela Constituio Federal de 1988. Apesar da gravidade jurdica e social da afronta s normas constitucionais limitadoras da jornada de trabalho, tal fato rotineiramente cometido, ganhando, indevidamente, caractersticas de normalidade. Dessa forma, o tema deve ser analisado com maior profundidade, buscando-se compreender todos os aspectos que o envolvem. A extenso da jornada alm do previsto constitucionalmente gera reflexos, para as partes pactuantes do contrato de labor e para a sociedade. O trabalhador poder ter sua vida laboral diminuda, devido aos efeitos no seu organismo ocasionados pelo desgaste fsico e psicolgico ou aos to comuns acidentes de trabalho, gerando problemas em sua vida financeira, familiar e social. O desrespeito s normas limitadoras da jornada de trabalho uma afronta no somente legislao, mas tambm a tudo o que ela representa: a sociedade e os indivduos. Ao empregador caber o pagamento de indenizaes quando comprovado a sua responsabilidade em sinistros de acidentes de trabalho originados no ambiente laboral, somando-se perdas de credibilidade do empreendimento e falta confiana de investidores.

11

Por ltimo a sociedade ser onerada por ter de suportar o pagamento de benefcios sociais da previdncia social auxilio doena e auxilio acidente - aos trabalhadores prejudicados pela desobedincia aos explcitos limites previstos na constituio federal. Para o saneamento dessas consequncias danosas ao trabalhador torna-se necessrio implementao da limitao da jornada prevista na constituio brasileira, devendo o excesso de jornada, quando permitida, ser compensada. A jornada de trabalho aps a constituio de1988 foi limitada em 8 horas dirias e 44h semanais, sendo possvel sua prorrogao em algumas situaes, porm a realidade revela a prtica indiscriminada de horas extras, visando a interesses imediatos pelas partes contraentes. H prejuzos no contabilizados pelos empregadores e trabalhadores que uma vez conhecidos e quantificados

possibilitaria uma melhor escolha pelos pactuantes a alternativas que trariam melhor produtividade e qualidade de vida aos empregados, atingindo dessa forma o objetivo primeiro daquela norma da constituio federal brasileira. A auditoria trabalhista do Ministrio do Trabalho defronta com esta questo cotidianamente; anlises de acidentes de trabalho realizadas por este rgo revelam que no incomum a sobrejornada praticada em dias anteriores como no dia do acidente, ou seja, a sobrejornada exerce uma influncia significativa para a ocorrncia de sinistros laborais. Os cartes de ponto, que registram a jornada laborada, denunciam a prtica excessiva dessa reserva constitucional para ocasies especiais. Inspees no local de trabalho denunciam horas extraordinrias no contabilizadas na folha de pagamento consubstanciando fraudes a folha de pagamento, lesando ao trabalhador por impedir a repercusso dessa parcela salarial em seus direitos rescisrios e previdencirios. Estes exemplos dentre outros convidam a um estudo pormenorizado de to esquecido tema pelos rgos protetores do labor, pois ao consultar decises de rgos superiores verifica-se que a proteo dada por estes rgos est circunscrita ao pagamento das horas extraordinrias realizadas e pouco ou nada se encontra no sentido de suprimir essas horas, garantindo-as somente para o fim que a lei as permitiu. Para isso ser realizada pesquisa bibliogrfica, buscando amparo em autores jurdicos tradicionais, para a interpretao dos artigos constitucionais que versem

12

sobre a limitao da jornada de trabalho, tendo como objetivo explicar que o seu desrespeito provocar problemas de sade e segurana para os trabalhadores. Sero utilizados como objetos de estudo artigos cientficos sobre os efeitos do excesso de trabalho realizada em diversos setores laborais e diferentes regies do pas bem como bibliografia de outros ramos como sociologia e psicologia, os quais demonstraro o resultado esperado pelo mtodo indutivo. Assim, espera-se, atravs do estudo, contribuir na busca de solues sociais, administrativas e judiciais para a proteo plena aos trabalhadores, garantindo-lhes uma jornada de trabalho digna e saudvel, sem prejuzos dos demais aspectos envolvidos no mundo do trabalho. Espera-se ainda, definir e compreender os mecanismos disponveis no ordenamento jurdico para a punio adequada aos responsveis pela infrao a normas to relevantes. Assim, o primeiro captulo ser dedicado a buscar fundamentos histricos que subsidiaro a pesquisa. Ser pesquisada a composio e classificao da jornada, haja vista o termo jornada abranger noes de tempo que precisam ser bem definidos para no gerar interpretao dbia. O segundo captulo apontar as consequncias do excesso de trabalho para o organismo humano e para a vida social do trabalhador. Sero apresentados os principais problemas de sade decorrentes do excesso de trabalho. Sendo subsidiado por artigos sobre ao tema, pela psicologia do trabalho e sociologia do trabalho. Finalmente o terceiro captulo apresentar os instrumentos das instituies de vigilncia do Direito do Trabalho responsveis no combate ao desrespeito aos limites constitucionais da jornada de trabalho.

13

I FUNDAMENTOS DA DELIMITAO DA JORNADA DE TRABALHO

1.1 ORIGEM HISTRICA DA JORNADA DE TRABALHO

A jornada de trabalho entendida juridicamente resultado de conquistas dos trabalhadores que remonta a Revoluo Industrial. O seu estudo demanda entendimento da origem do prprio direito do trabalho, conquanto esse deriva em grande parte da luta dos trabalhadores por limitao da jornada de trabalho, que no inicio da revoluo industrial se arrastava alm do que podia suportar as foras humanas. O surgimento das mquinas que alavancaram produo industrial da poca, como os teares mecnicos e mquinas a vapor trouxeram conseqncias inesperadas no campo das relaes trabalhistas. Sussekind relata tais

acontecimentos:
A utilizao cada vez maior da mquina, que poderia ter acarretado a diminuio das jornadas de trabalho e elevao dos salrios, como consequncias do maior rendimento do trabalho produtivo, teve, paradoxalmente, efeitos diametralmente opostos. Num processo que afrontava a dignidade humana, a durao normal do trabalho, totalizava, comumente, 16 horas dirias; o desemprego atingiu nveis alarmantes e o valor dos salrios decresceu.(2010, p.15).

A poltica liberal da Revoluo Francesa, apoiada nos princpios da liberdade, igualdade e fraternidade, adotou a fisiocracia como princpio. O Estado, neste modelo, no interfere nas relaes contratuais privadas, isso favoreceu a opresso dos donos dos meios de produo sobre os trabalhadores, que impunham a estes condies de trabalho que atendiam somente seus interesses econmicos. o que se infere de Sussekind:
E a contratao de operrios livres foi utilizada num sistema econmico onde predominava a fisiocracia. Pregava-se, por conseguinte, a no interveno do Estado nas relaes contratuaisprincipio que acabou sendo consagrado pela Revoluo Francesa. (2010, p.11).

Os trabalhadores dessa poca foram descritos por Arnaldo Sssekind, Dlio Maranho e Segadas Viana como:
[...] uma ral fatigada, srdida, andrajosa, esgotada pelo trabalho e pela subalimentao; inteiramente afastada das magistraturas do

14 Estado; vivendo em mansardas escuras, carecida dos recursos mais elementares de higiene individual e coletiva; oprimida pela deficincia dos salrios; angustiada pela instabilidade do emprego; atormentada pela insegurana do futuro, prprio e da prole; estropiada pelos acidentes sem reparao; abatida pela misria sem socorro; torturada na desesperana da invalidez e da velhice sem po, sem abrigo, sem amparo. (1987, p.31).

O resultado da excessiva explorao propiciou o surgimento de grupos laborais que se organizavam em prol de melhores condies de trabalho. Para evitar o crescimento desses grupos foi editada a Lei Chapelier em 1791, a qual foi adotada por diversos pases. Sussekind que confirma tais fatos:
Decorrncia dessa filosofia foi a Lei Chapelier(1791), a qual, objetivando evitar a presso de grupos organizados em detrimento da liberdade individual, proibiu a coalizo de cidados, inclusive de operrios e oficiais de qualquer arte. Essa Proibio originria da Frana foi sucessivamente adotada em diversos pases, conceituando-se como delitos penais e os movimentos grevistas e at as tentativas de sindicalizao. (1987, p. 39).

Porm, essas ms condies impostas aos trabalhadores acabaram por sensibilizar parlamentares e empresrios como Robert Owen. Em 1802, na Inglaterra, foi editada a primeira lei de proteo ao trabalhador. Essa lei visou o trabalho das crianas, que no poca no possua qualquer limitao temporal de jornada ou proteo quanto a sua fragilidade fsica; a jornada para crianas foi limitada em 12 horas. Mas as primeiras conquistas reais vieram com a atitude do empresrio Robert Owen, que implantou diversas medidas em sua fbrica de tecidos, fazendo ele grande empenho na criao das trade unions, que era unies de trabalhadores e funcionava como representante dos trabalhadores frente aos empresrios na defesa dos interesses do proletariado. Esses fatos podem ser conferidos em Sussekind:
Coube ao moleiro ROBERT PEEL obter, em 1802, na Inglaterra, a primeira lei de proteo ao trabalhador, na fase contempornea da historia. Ela visou criana, limitando a jornada em 12 horas, dispondo sobre sua aprendizagem e estabelecendo regras de higiene nas fabricas. Essa lei, entretanto, no teve eficcia pratica. Foi o empresrio ROBERT OWEN quem, realmente, lanou as sementes que frutificaram, sendo, por isso, considerado, mui justamente, o pai da legislao do trabalho: ele implantou diversas medidas de proteo ao trabalho na sua fabrica de tecidos em New Lamark, na Esccia; difundiu ideias inovadoras no seu livro A New View of Society (1813); props no Congresso de Aixla-Chapelle a celebrao de um contrato internacional limitando a jornada de trabalho(1818); colaborou com PEEL na aprovao de nova lei sobre o trabalho do menor(1819); incentivou enfim, a agremiao dos

15 operrios em sindicatos(trade unions), os quais se tornaram, a partir de ento, o mais poderoso instrumento de conquista dos direitos social-trabalhistas.(2010, p.16).

Os

interesses

antagnicos

entre

liberalismo,

que

se

alimentava

economicamente da explorao do trabalho de uma massa insatisfeita, e o inconformismo destas propiciaram o surgimento de revoltas. Esse palco de conflitos sociais trouxe tona a discusso em torno da importncia da sociedade. Esta fase histrica explorada por Vianna:
Mesmos os adeptos do liberalismo j se apercebiam de que o Estado se afastava de sua misso de fazer inseparveis o bem individual e o bem coletivo; que ele no podia servir somente para as finalidades individuais, porque isso estaria em conflito com os interesses da sociedade, que no poderia ser reduzida a uma simples consequncia da reunio dos bens individuais. (1987, p.32).

Esse novo modelo de sociedade, construdo a partir das reivindicaes daqueles que viviam sob a opresso que a liberdade individual impunha, formando a partir de ento um Estado intervencionista foi descrito por Vianna:
Fortalece-se a nova concepo da sociedade e surge, com delineamentos precisos, o Estado polcia ou o Estado providencia. Verificando que a liberdade econmica, pois a livre concorrncia, no conseguem harmonizar os interesses individuais e que, ao contrario dessa harmonia, a diversidade econmica criada entre os indivduos pela liberdade causa da existncia de classes sociais que se opem e ameaam a existncia do prprio Estado, ele para corrigir a desigualdade, amplia suas atribuies.(1987, p.35).

Dessa forma entre os perodos de 1806 e 1844 surgiram em vrios pases leis protetoras do trabalho, dando nfase jornada e ao trabalho de menores, que eram os aspectos mais reivindicados pelo proletariado. Esses marcos histricos foram previstos por Sussekind:
A luta contra a mquina, que se exasperou na Inglaterra, foi substituda, a pouco e pouco, por campanhas, s vezes violentas, para a conquista de leis imperativas de proteo ao trabalho: a) na Frana, onde desde 1806 j funcionavam os Conseils de prudhomme, constitudos de empregadores e empregados, com atribuies para conciliar e decidir questes oriundas do trabalho, foi proibido o trabalho de crianas em minas de subsolo (1813) e o trabalho em domingos e feriados (1814); b) na Inglaterra, em 1833, foi proibido o trabalho do menor de 9 anos, limitada a 9 horas a jornada de trabalho do menor de 13 anos e 12 horas a do menor de 18 anos, com a instituio dos inspetores de fbricas; c) na Alemanha, em 1839, foi vetado o trabalho do menor de 9 anos e fixada em 10 horas a jornada de trabalho do menor de 16 anos; d) ainda na Frana, em 1814, foi proibido o trabalho do menor de 8 anos, limitada a 8 horas a jornada de trabalho dos menores de 8 a 12

16 anos e fixada a jornada em 12 horas a dos menores de 12 a 16 anos; e) a Inglaterra volta a legislar, em 1844, para limitar a prestao do trabalho feminino a 10 horas dirias. (2010,p.10).

preciso frisar que a internacionalizao das normas trabalhistas foi motivada por interesses econmicos, havia interesse no nivelamento dos custos de produo aumentados em virtude dos novos direitos. Mas foi a igreja, com o Papa Leo XIII, a grande propagadora das ideias de proteo laborais. Sussekind pontua que a encclica Rerum Novarum, ao defender os valores dos homens e de seu trabalho, exerceu notvel influencia nas normas trabalhistas de diversos pases:
Mas inquestionvel que a divulgao da encclica Rerum Novarum do PAPA LEO XIII, em 15 de maio de 1891, acelerou a multiplicao dessas leis. Essa famosa encclica pleiteou a mudana na diretriz ento predominante no trato das questes pertinentes ao trabalho, a fim de preservar a dignidade humana do trabalhador e implantar a justia social; criticou tanto o liberal-individualismo, como o socialismo; e, em virtude da sua alta procedncia, exerceu remarcada influencia entre muitos governantes e parlamentares, dos quais dependia a decretao de inadiveis normas de proteo social ao trabalhador. (2010, p. 22).

As jornadas excessivas foram combatidas por essa encclica, sendo defensora da jornada de 8 horas dirias.No sitio do Vaticano pode ser encontrada a encclica com to famosa passagem:
A actividade do homem, restrita como a sua natureza, tem limites que se no podem ultrapassar. O exerccio e o uso aperfeioam-na, mas preciso que de quando em quando se suspenda para dar lugar ao repouso. No deve, portanto, o trabalho prolongar-se por mais tempo do que as foras permitem. Assim, o nmero de horas de trabalho dirio no deve exceder a fora dos trabalhadores, e a quantidade de repouso deve ser proporcionada qualidade do trabalho, s circunstncias do tempo e do lugar, compleio e sade dos operrios (on line).

Sussekind confirma o impacto que essa encclica juntamente com as aes da Associao Internacional para a Proteo Legal aos Trabalhadores, criada em Paris no ano 1900, tiveram na internacionalizao de direitos trabalhistas. Mas foi a conferencia da Paz em 1919, instalada no Palcio de Versailles, aps a Primeira Guerra Mundial, a responsvel pela enunciao, dentre vrios outros princpios e normas protetivos do labor, da adoo da jornada de 8 horas e a durao semanal de 48 horas.

17

Revela o autor, porm, que o pas pioneiro em legislar a jornada em 8 horas foi a Austrlia em 1901 e que a primeira constituio a prever essa jornada foi a do Mxico em 1917 (2010, p.23/27). No Brasil a jornada de 8 horas foi introduzida como reflexo da internacionalizao das normas protetivas do trabalho. Sussekind (2010, p.31) destaca que no perodo entre a independncia e proclamao da Republica 1882 e 1889- no houve revoltas decorrentes de associao de trabalhadores em prol de melhorias trabalhistas. Nesse perodo predominou o trabalho escravo dedicado a monoculturas, havendo pouca aglutinao de trabalhadores livres em centros urbanos que motivassem a associao sindical e consequentes reivindicaes por melhorias sociais. No perodo de 1889 a 1930, ainda prevaleceram os ideais liberais individualistas da Declarao dos Direitos do Homem da Revoluo Francesa. A primeira interferncia do Estado quanto jornada de trabalho no Brasil se deu com o Decreto 1.313/1891 que fixou em 7 horas a jornada de trabalho dos menores de 12 anos a 15 anos de do sexo feminino e 12 a 14 anos se do sexo masculino. A jornada de 8 horas foi conquistada primeiramente pelos trabalhadores do comercio pelo Decreto 21.186/32 no governo de Getulio Vargas. Em 1933 o Decreto 23.322 concedeu aos bancrios jornada especial de 6 horas. (2010 p. 31/49). Godinho descreve a trajetria da jornada de 8 horas at a Constituio de 1988:
No Brasil, o Decreto n. 21.186, de 1932, regulamentado pelo Decreto n. 21.364, do mesmo ano, fixou a jornada diria em 8 horas. Surgiu legislao esparsa para categorias profissionais especficas, unificada em 1940 pelo Decreto-lei n. 2.308, reproduzido, em grande parte, pela CLT (1943). A Constituio de 1934 (art. 121) fixou, tambm, a jornada diria em 8 horas, mantida da por diante, inclusive pela Constituio de 1988 (art. 7, XIII), que, no entanto, reduziu a jornada semanal para 44 horas. (on line)

Assim, a evoluo das lutas para a reduo da jornada de trabalho, iniciada na poca da revoluo industrial, redundou no patamar de 8 horas dirias. No Brasil essa conquista no foi fruto de lutas de classes, por ser fruto de integrao na legislao ptria a partir de uma conquista mundial. Ocorre que embora tenha entrado pacificamente na legislao brasileira, no foi do mesmo modo aplicada na prtica. Os interesses econmicos precisam ser equalizados com as prescries legais quanto jornada. Para isso existem instituies nomeadas

constitucionalmente.

18

Esse trabalho permitir averiguar o tratamento dado pelas instituies de vigilncia do Direito do Trabalho ao prescrito na Constituio Federal de 1988 quanto limitao da jornada de trabalho. Para melhor compreenso ser necessrio entender os motivos que levaram tais direitos ao patamar constitucional, por isso os prximos tpicos sero dedicados a esta pesquisa.

1.2 MOTIVOS DA LIMITAO DO TEMPO DE TRABALHO

Como pode ser visto as extenuantes jornadas impostas aos operrios do sculo XVIII os levaram ao limite de suas foras fsicas. Essas condies adversas oriundas principalmente das longas jornadas motivaram lutas por melhores condies de trabalho, dentre elas a limitao da jornada. A repercusso do excesso de trabalho no se limita ao desgaste fsico, atingindo tambm sua vida social. No pode esquecer-se de mencionar os aspectos relacionados economia do trabalho. Sussekind quem melhor define os motivos da limitao da jornada de trabalho:
A limitao do tempo de trabalho possui, portanto, fundamentos: a) De natureza biolgica, uma vez que visa a combater os problemas psicofisiolgicos oriundos da fadiga e da excessiva racionalizao do servio; b) De carter social, por isto que possibilita ao trabalhador viver, como ser humano, na coletividade a que pertence, gozando os prazeres materiais e espirituais criados pela civilizao, entregandose pratica de atividades recreativas, culturais ou fsica, aprimorando seus conhecimentos e convivendo, enfim, com sua famlia; c) De ndole econmica, porquanto restringe o desemprego e acarreta, pelo combate fadiga, um rendimento superior na execuo do trabalho. (2000, p. 791).

O direito do trabalho decorreu das lutas dos trabalhadores por melhores salrios e reduo da jornada Cueva apud Almeida afirma que:
A limitao da jornada de trabalho foi, inquestionavelmente, uma das mais significativas reivindicaes dos trabalhadores, ao longo do tempo, o que levou Mario de La Cueva a afirmar que o direito do trabalho surgiu com duas aspiraes dos trabalhadores: a reduo da jornada de trabalho e o aumento dos salrios; so as medidas fundamentais para melhorar as condies dos trabalhadores (2011, p.34).

19

Nascimento

refora

importncia

do

descanso

como

meio

de

desenvolvimento das capacidades humanas:


Outro direito fundamental do trabalhador o direito ao descanso. O tempo livre permite ao homem o desenvolvimento integral da sua personalidade quando se dedica a outras atividades diferentes do trabalho profissional e que lhe facilitem o convvio familiar, com amigos, horas de entretenimento, estudos, convivncia religiosa, prtica desportiva, leitura de jornais e revistas, passeios, frias e tudo o que possa contribuir para a melhoria da sua condio social. (2011, p.767).

Determinados ambientes profissionais colocam a sade do trabalhador em risco de doenas ocupacionais, perigos e acidentes de trabalho. Para evitar esses sinistros ocupacionais, estudos sobre os efeitos que o ambiente laboral pode infligir sobre a sade do trabalhador subsidiam legislaes e medidas administrativas impositivas a aqueles que contratam a fora produtiva. Delgado colabora com o assunto:
Efetivamente, os avanos dos estudos e pesquisas sobre a sade e segurana laborais tm ensinado que a extenso do contato do indivduo com certas atividades ou ambientes elemento decisivo configurao do potencial efeito insalubre de tais ambientes ou atividades. Essas reflexes tm levado noo de que a reduo da jornada e da durao semanal do trabalho em certas atividades ou ambientes constitui medida profiltica importante no contexto da moderna medicina laboral. Noutras palavras, as normas jurdicas concernentes durao do trabalho, j no so maisnecessariamente normas estritamente econmicas, uma vez que podem alcanar, em certos casos, a funo determinante de normas de sade e segurana laborais, assumindo, portanto, o carter de normas de sade publica.(2009, p. 775).

Parece haver consenso de que extensas jornadas influem sobre a sade, vida social e economia de um pas. Setores como a sade onde so comuns as jornadas 12 x 36 exemplificam o problema. No incomum trabalhadores desse setor, por motivos financeiros, laborarem em seu horrio de descanso para outras instituies. Com tal cultura laboral, postos de trabalho deixam de ser preenchidos por novos profissionais, causando desemprego; a sade do trabalhador fica exposta por sobrecarga e consequentemente a sua vida social gira em torno apenas do trabalho.

1.3 NATUREZA JURDICA DA JORNADA DE TRABALHO

20

A Constituio de 1988 concedeu aos sindicatos a possibilidade de negociar direitos trabalhistas relativos jornada de trabalho. Ampliando dessa forma o rol de entes habilitados a regular esse instituto. Dessa forma torna-se necessrio o entendimento da natureza jurdica das normas concernentes jornada de trabalho, o que permitir a possibilidade de averiguao da validade das normas editadas pelos entes habilitados em faz-lo. Delgado esclarece essa natureza:
As normas jurdicas estatais que regem a estrutura e dinmica da jornada e durao do trabalho so, de maneira geral, no Direito brasileiro, normas imperativas. O carter de obrigatoriedade que tanto qualifica e distingue o Direito do Trabalho afirma-se, portanto, enfaticamente, neste campo juslaboral. Em consequncia dessa afirmao, todos os princpios e regras associados ou decorrentes de tal imperatividade incidem, soberanamente, nesta seara. Por essa razo, a renncia, pelo trabalhador, no mbito da relao de emprego, a alguma vantagem ou situao resultante de normas jornada absolutamente invlida. (2009, p. 790),

Abud distingue as trs formas de produo de normas jurdicas relativas ao tempo de trabalho:
a) Pelo Estado Nesse caso, por meio de normas jurdicas heternomas, emanadas do poder publico e especificadas dentro de um padro geral normativo. Alm do padro geral, o sistema jurdico heternomo estabelece, ainda, regras incidentes sobre categorias especficas de trabalhadores, que, em decorrncia de especificidades de algumas funes e profisses, recebem do Estado tratamento especial. b) Pelos particulares Nesse caso, por meio de contrato individual do trabalho, empregado e empregador podem livremente pactuar jornadas de trabalho inferiores s fixadas por lei ou norma coletiva. c) Por negociao coletiva A atual Constituio Federal outorga aos sindicatos poderes para tratar da durao do trabalho, autorizando a compensao de horrios e reduo de jornadas (art. 7,XIII), assim como tem regras especiais de trabalho para os turnos ininterruptos de revezamento (art. 7, XIV).(2008, p.30)

Observa-se que a produo de normas relativas jornada de trabalho por particulares e por negociao coletiva deve obedecer aos princpios basilares de proteo ao trabalhador, sendo invalidadas se houver transao de normas que gerem prejuzos ao trabalhador. Delgado leciona que: Abud possui concluso semelhante:
Portanto, so nulas as clausulas pactuadas por acordo individual, ou por meio de instrumentos coletivos, que renunciem ao direito a uma

21 durao mxima diria fixada por lei, quer quanto jornada ordinria, quer quanto suplementar, ou, mesmo que seja para fins de compensao. (2008, p. 38).

No artigo 7 da Constituio Federal em seus incisos VI, XIII e XIV h autorizao para a reduo da jornada e salrio, para a compensao de horrios, bem como para jornadas de trabalho em turnos ininterruptos de revezamento. Essa autorizao dever ser bem compreendida, pois o seu implemento em desacordo com o pretendido pela estatuto maior poder ocasionar danos aos direitos garantidos pela prpria Constituio Federal. Abud acrescenta:
Porm, embora o legislador constitucional no tenha tratado especificamente dos limites a serem observados pelos sindicatos na negociao coletiva, certo que a autonomia coletiva nesse aspecto no absoluta, pois as regras concernentes jornada e durao do trabalho dizem respeito sade e segurana do trabalhador. (2008, p.39).

Do exposto deduz-se que o entendimento da natureza jurdica da jornada de trabalho, como norma imperativa, fundamental para a concreo dos objetivos traados pela Constituio Federal quanto aos direitos trabalhistas. De nada valeria elev-los ao patamar constitucional se os agentes envolvidos no se prendessem sua imperatividade.

1.4 DISTINES ENTRE DURAO, JORNADA E HORRIO DE TRABALHO

As definies dos termos jornada, durao e horrio de trabalho bem como horas extraordinrias so fundamentais para o entendimento do tema proposto, haja vista serem amplamente utilizados na legislao que regula a matria, na doutrina, nos tribunais, nas convenes coletivas e no cotidiano laborativo do trabalhador brasileiro, tornando propicio buscar suas definies perante a doutrina majoritria, clarificando dessa forma o seu real alcance, haja vista haver correlao entre elas. Faz se necessrio o entendimento do termo durao do trabalho, pois a CLT dedica o seu captulo II especificamente para regular o tema. Delgado (2009, p. 778) considera que o termo pode abranger o lapso temporal de labor ou disponibilidade do empregado perante seu empregador em

22

virtude de contrato, podendo designar dia, semana ou ano. Abud d maiores explicaes sobre a abrangncia do termo:
A Constituio Federal, no art. 7, inciso XIII, adota a expresso durao do trabalho para tratar do trabalho dirio e semanal, o que nos deixa convencidos de que a expresso durao do trabalho reflete a ideia de tempo utilizado pelo empregado em razo do contrato de trabalho, e jornada diz respeito a uma parte desse tempo, o dia. (2008, p.12).

O termo jornada pode apresentar-se ora denominando tempo dirio ora durao semanal conforme podem ser encontrados no art.59 da CLT. Delgado (2009, p. 778) define jornada como [...] o tempo dirio em que o empregado t em de se colocar em disponibilidade perante seu empregador, em decorrncia do contrato. Refora seu entendimento pelo significado etimolgico do termo:
O perodo considerado no conceito de jornada corresponde ao lapso temporal dirio, em face de o verbete, em sua origem, referir-se noo de dia ( por exemplo, no italiano: giorno- giornata; e no francs: jour- journe). Jornada, portanto, traduz, no sentido original ( e rigoroso, tecnicamente), o lapso temporal dirio em que o obreiro tem de se colocar disposio do empregador em virtude do contrato laboral. (2009, p. 778).

O horrio de trabalho materializa-se na sua marcao em registro de ponto, dessa forma possibilita-se a contagem do tempo efetivo a disposio do empregador. A sua importncia de tal grandeza que constitui infrao administrativa, sujeitando o empregador multa caso haja ausncia de marcao de ponto em empresas com mais de 10 empregados. Dlio Maranho apud Delgado (2009, p. 779) afirma que horrio de trabalho traduz o lapso temporal entre o incio e o fim de certa jornada laborativa. atravs da contagem do tempo marcado pelo empregado quando do incio da jornada, dos intervalos intrajornada e fim da mesma que o empregador contabiliza o tempo que o empregado ficou a sua disposio, fazendo o clculo de quanto dever pagar pelas horas trabalhadas. Para facilitar a quantificao monetria da fora de trabalho necessrio o conhecimento da composio e classificao da jornada de trabalho. Portanto, a extenso da jornada de trabalho laborada depende da contagem do tempo de trabalho, tornando-se imperativo o entendimento de quando se d seu incio, como so tratadas as interrupes para descanso ou por pausas obrigatrias pela lei e quando a jornada dada por finalizada.

23

Nascimento adota critrios para o melhor esclarecimento do tema:


O critrio do tempo efetivamente trabalhado est sendo afastado. Nele o trabalho contraprestativo com o salrio. S remunervel e de trabalho o perodo no qual o empregado prestou a sua atividade. Levado s ltimas consequncias, toda vez que o empregado, mesmo no local de trabalho, deixasse de produzir, no estaria correndo a jornada de trabalho. O critrio do tempo disposio do empregador no sentido restrito fundamenta-se na natureza do trabalho do empregado, isto , na subordinao contratual, de modo que o empregado remunerado por estar sob a dependncia jurdica do empregador e no apenas porque e quando est trabalhando. O ltimo critrio, do tempo disposio do empregador no sentido amplo, inclui como de jornada de trabalho o perodo in itinere, isto , aquele em que o empregado est em percurso de casa para o trabalho e de volta do servio. (2011, p. 769).

Explica o autor que no Brasil adotado o tempo disposio no sentido restrito. Isto porque dever ser computado como de efetivo servio aquele em que o obreiro ficar a disposio do empregador mesmo sem trabalhar. A restrio se deve ao fato de que em alguns casos mesmo no estando disposio dever o empregador considerar como se de efetivo servio estivesse. o caso das chamadas horas in itinere prevista no art.58 2 que devero ser computadas na jornada de trabalho e o que exceder os limites normais previstos em legislao devero ser consideradas extraordinrias, sendo sobre elas aplicado o adicional de horas extraordinrias. (2011, p. 770). Delgado compe a jornada em tronco bsico e de alguns componentes suplementares, o tronco bsico composto por elementos naturais do contrato de trabalho e os componentes suplementares decorrem da prestao de servios sob circunstncias ou normas especiais:
A) Tronco Bsico- Integra o tronco bsico da jornada de trabalho, no Direito brasileiro, o lapso temporal situado nos limites do horrio de trabalho pactuado entre as partes. Como dificilmente um empresrio ir contratar algum seno com o objetivo de retirar o mximo proveito econmico do labor por este prestado, o horrio de trabalho contratado tende a englobar efetivo tempo laborado. [...] B) Componentes Suplementares- So componentes suplementares da jornada de trabalho todos os demais perodos trabalhados ou apenas disposio plena ou mesmo parcial do empregador reconhecidos pelos critrios de composio de jornada que caracterizam o Direito do Trabalho do pas e que no se situam dentro das fronteiras do horrio de trabalho primitivo obreiro. [...] Desse modo, constituem componentes suplementares da jornada as horas extraordinrias (arts. 59 e 61, CLT), que se integram, com plenos efeitos, jornada. (2009, p.789).

24

O tronco bsico se refere durao normal do trabalho previsto na Constituio Federal em ser artigo 7, inciso XIII:
Art. 7[...] XIII durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. (on line).

O foco desta monografia est no componente suplementar relativo s horas extraordinrias praticadas habitualmente. Pois a extrapolao dos limites

constitucionais das 44horas semanais ferem os direitos fundamentais protegidos pela Carta Magna. Dentre as diversas formas de classificao da jornada, Abud adota a mais utilizada pelos jurislaboristas, ou seja, quanto durao, ao perodo e profisso:
Quanto durao, a jornada de trabalho pode ser ordinria ou extraordinria. Ordinria a jornada normal, de 8 horas dirias e 44 semanais, determinada pela Constituio Federal em seu art. 7, inciso XIII, assim como a jornada contratual pactuada entre empregado e empregador, ou por intermdio de negociao coletiva, que pode fixar tempo inferior norma constitucional. Extraordinria a jornada suplementar que excede o limite fixado por lei ou pelo contrato. No que concerne ao perodo, a jornada de trabalho pode ser diurna, noturna ou mista. [...] No tocante profisso, a jornada de trabalho pode ser geral de 8 horas dirias ou especial, conforme a atividade desenvolvida pelo empregado.(2008, p.36/37).

Os clculos do valor da remunerao do trabalhador podero ser realizados a partir da classificao da jornada do trabalhador. A Constituio Federal determina que o valor da hora noturna seja superior diurna, adicional remuneratrio quando praticada hora extra e jornada reduzida para turnos ininterruptos de revezamento.

1.5 PRINCIPAIS FORMAS DE EXCEO JORNADA NORMAL CONSTITUCIONAL

Os prximos tpicos sero dedicados busca dos conceitos de espcies de jornadas que se no manejadas adequadamente podero ocasionar efeitos negativos na sade e vida social dos trabalhadores.

25

O desvirtuamento de algumas permisses legais para um alongamento da jornada ganhou tamanhas repercusses na prtica laboral a tal ponto de o constituinte regul-las em nvel constitucional, que o caso dos turnos ininterruptos de revezamento. O constituinte com o intuito de preservar seu mandamento quanto jornada de 8 horas dirias e 44 semanais, desestimulando a sua extenso para alm destes limites, sobretaxou em no mnimo 50 por cento a mais aquelas horas laboradas no regime extraordinrio. O mesmo ocorre com o trabalho noturno que possui um adicional de 20 por cento a mais na remunerao do empregado e hora reduzida para amenizar os malefcios decorrentes do labor noturno.

1.5 1 TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO

Esse tipo de jornada especial est prevista na Constituio Federal no art. 7. Os abusos gerados pela ampliao da interpretao da lei 5.811 de 1972 levou a discusso ao patamar constitucional. Sussekind escreve:
Foi a lei 5.811, de 1972, que instituiu regime especial para permitir a prestao ininterrupta de servios em turnos de revezamento, nas atividades de explorao, perfurao, produo e refinao de petrleo, na industrializao do xisto, na indstria petroqumica e no transporte de petrleo e seus derivados por meio de dutos. (2000, p.811).

O autor assevera que essa lei abriu exceo legal e influenciou empresas no abrangidas por ela a utilizar da jornada de turnos ininterruptos, tais jornadas variavam de oito horas a 12 horas. Esse fato motivou parlamentares a denunciar tais ocorrncias nos debates da constituinte, redundando no atual inciso XIV do art. 7 da Constituio. Martins apud Abud relata os efeitos ao organismo do trabalhador sujeito ao efeito dos turnos ininterruptos de revezamento:
Ele explica que o ritmo circadiano, correspondente ao relgio biolgico do ser humano, que controla variaes de temperatura, segregao de hormnios, digesto, sono, alternado constantemente, tratando-se, portanto, de um trabalho penoso. (2008, p. 50).

26

Tais efeitos podem ser entendidos a partir da prpria definio desse tipo de jornada, que por impor ao trabalhador o labor em diferentes turnos, fragiliza o organismo que tem de se adaptar a sucessivas mudanas. Zenni explica o funcionamento desses turnos:
Os turnos de revezamento se arregimentam segundo o crivo do empregador em grupos de trabalhadores que revezam, sucedendose uns aos outros, nos mesmos postos de trabalho, havendo, portanto, uma escala de horrios adredemente fixados para ser obedecida. Enfim, os turnos ininterruptos de revezamento organizam a distribuio da mo-de-obra em turnos matutino, vespertino e noturno, abarcando as 24 horas de atividade empresarial ininterruptamente.(2009, p.155)

Faz-se prudente compreender que a ininterrupo refere-se atividade empresarial e no jornada de trabalho. Portanto, o obreiro neste tipo de jornada ter direito de gozar dos intervalos intrajornada previstos legalmente para alimentao, para pausas de recomposio fsica em atividades que a exigem como quelas exercidas em ambientes muito frios ou muito quentes. Mesmo se a conveno coletiva permitir turnos ininterruptos de 8 horas dever ser garantido os adicionais de hora extra para a 7 e 8 horas laboradas, bem como o intervalo de pelo menos 1 hora intrajornada para alimentao.

1.5.2 TRABALHO NOTURNO

A constituio confere ao trabalho noturno remunerao superior ao diurno. Com isso visou o constituinte desmotivar a contratao no turno da noite, ou seja, ampliou os direitos remuneratrios do trabalho noturno paralelamente a reduo da jornada noturna em relao diurna. Delgado demonstra os malefcios ocasionados sade e a vida social do trabalhador:
De fato, o trabalho noturno provoca no indivduo agresso fsica e psicolgica intensas, por supor o mximo de dedicao de suas foras fsicas e mentais em perodo em que o ambiente fsico externo induz ao repouso. Somado a isso, ele tambm tende a agredir, com substantiva intensidade, a insero pessoal, familiar e social do indivduo nas micro e macrocomunidades em que vive, tornando especialmente penosa para o obreiro a transferncia de energia que procede em beneficio do empregador. (2009, p.846).

27

Por ser prejudicial sade e a convivncia social a Constituio Federal proibiu o trabalho noturno a menor de 18 anos. A jornada mxima noturna possui durao de sete horas conforme dispe o Decreto n 5.005/04 que ratificou a Conveno n 171 da OIT, portanto inferior jornada diurna. Uma hora noturna corresponde a 52 minutos e trinta segundos, essa reduo visa mitigar os efeitos danosos sade do trabalhador que necessita vender sua fora de trabalho em jornada que o desfavorece fsica e socialmente.

1.5.3 O TRABALHO EXTRAORDINRIO

Esta monografia abordar as horas extraordinrias entendidas como aquelas no consequentes de fora maior, caso fortuito ou para realizao de servios inadiveis. Pois, estas so ocasionais, no influenciando negativamente na sade e vida social do trabalhador. As horas extraordinrias praticadas habitualmente so as predadoras da vida social e da higidez do trabalhador, por isso ser dedicado esforo no sentido de se procurar as origens normativas que favorecem a interpretao extensiva da jornada de trabalho alm do padro ditado pela Constituio Federal. Para melhor compreenso do trabalho extraordinrio faz-se necessrio fazer a leitura do art. 59 da CLT e do artigo 7 inciso XIII da Constituio de 1988.
Art. 59 A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de duas, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. XIII - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; (on line).

Verifica-se que a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) autorizava o acrscimo de duas horas extraordinrias na jornada do trabalhador por acordo escrito ou contrato coletivo. Essa extrapolao extraordinria era conhecida como jornada meramente suplementar. Portanto, a CLT autorizava o acrscimo de horas jornada padro, bastando para isso haver pacto laboral escrito com a autorizao do obreiro. Dito por Sussekind:

28 A extrapolao meramente suplementar da jornada padro da CLT (jornada meramente suplementar) equivaleria quela prorrogao caracterizada como acrscimo regular, comum, rotineiro, normal, pactuado no contexto do contrato. Tal sobrejornada poderia ocorrer sempre, isto , em inmeros dias do contrato, ao longo de meses e anos, indefinidamente sem qualquer irregularidade. No modelo celetista, a jornada meramente suplementar corresponderia a duas modalidades de prorrogaes: a sobrejornada por acordo bilateral escrito de prorrogao ou instrumento coletivo ( art. 59, caput) e a sobrejornada por acordo compensatrio (art. 59, 2, CLT). (2009, p.827).

Porm, a leitura do art. 7, inciso XIII da Constituio Federa de 1988 induz o entendimento de que a jornada padro ali sedimentada somente poder ser reduzida ou compensada, ou seja, os limites de 44 horas semanais e 220 horas mensais devero prevalecer. Assim, se for ultrapassada em duas horas determinada jornada, essa dever ser compensada, de modo que o somatrio mensal no ultrapasse 220 horas. Vejamos o entendimento de Delgado:
A Constituio da Republica, ao normatizar o tema, referiu-se apenas a dois tipos de sobrejornada: a suplementar por acordo de compensao (art.7, XIII) e a sobrejornada extraordinria (art. 7, XVI). No mencionou a Constituio a jornada meramente suplementar por acordo bilateral ou coletivo. Esta omisso constitucional tem conduzido ponderao de que a nova Carta Magna pretendeu restringir a situaes estritamente excepcionais, no pas, a prtica lcita de prestao de efetivas horas extras (j que o regime de compensao no enseja reais horas extras, considerada a durao padro semanal ou mensal do labor). Noutras palavras, as horas meramente suplementares que no sejam resultantes de acordo de compensao e nem se confundam com as horas suplementares decorrentes de circunstancias excepcionais mencionadas pela ordem jurdica configurariam irregularidade trabalhista, luz de tal leitura da Carta de 1988. (2009, p. 828).

Carvalho corrobora com o entendimento acima engrossando a plateia daqueles que entendem no ter sido recepcionado o art. 59 da CLT com o advento da Carta Magna de 1988:
A primeira das observaes, acima destacadas, , no entanto, alusiva inexistncia de norma constitucional que autorize a contratao de horas suplementares, ou seja, de horas de trabalho excedentes da carga horria constitucional. Nessa medida, autores de nomeada sustentam que no teria sido recepcionada, pela atual Constituio, a regra do artigo 59, caput, da CLT, que permitia a contratao de at duas horas suplementares por dia. Assim se posicionam, por exemplo, Jos Augusto Rodrigues Pinto e Mrcio Tlio Viana, que afirma secundar Vantuil Abdala e lamenta, no particular, a divergncia de Arnaldo Sssekind (2011, p. 251).

29

Essa limitao contrariou os interesses de diversos setores econmicos, e devido hipossuficincia jurdica de sindicatos de empregados, h autorizao em inmeras convenes coletivas para a realizao de duas horas suplementares dirias sem a predita compensao. Possibilitando, dessa forma, ao empregador diminuir gastos com folha de pagamentos e encargos sociais com elevao da sua produo. Ao empregado resta o adicional de horas extras em contrapartida ao desgaste fsico, familiar e social provocado por nsia de melhores ganhos ou por imposio do empregador. Delgado assevera que parte da doutrina e jurisprudncia se rendeu a esse entendimento sinuoso da Carta Magna:
De todo modo, preciso reconhecer-se, no contexto dessa controvrsia, que parte expressiva da jurisprudncia e doutrina tem considerado compatvel com a Constituio a prorrogao meramente suplementar aventada pelo caput do art. 59 da CLT. (2009, P. 828).

O captulo segundo deste trabalho ir mostrar resultados de pesquisas sobre o excesso de trabalho e seus efeitos na sade do trabalhador. Os resultados propiciaro a constatao de quais vertentes de pensamentos acima expostos esto concatenados com a preservao da sade do trabalhador.

1.5.4 COMPENSAO DE HORRIO DE TRABALHO

A Constituio Federal de 1988 em seu art. 7, inciso XIII permitiu a compensao de horrios como forma de ajustar os interesses de setores econmicos que em determinadas temporadas demandam a extrapolao do horrio padro. Abud sobre o tema leciona:
A compensao de horrio de trabalho, objeto da analise desta pesquisa, , sem duvida, eficiente instrumento flexibilizatrio, pois permite equalizar o sistema de horas trabalhadas de forma que, em momentos de baixa produo, a empresa possa diminuir o tempo de trabalho de seus empregados, e exigir, em outro perodo, a prorrogao das horas de trabalho em tempos do aumento da demanda produtiva. O regime de compensao, assim, possibilita a reduo de custos da empresa, que estar desobrigada a pagar horas extras e arcar com as despesas por conta de provveis demisses em pocas de baixa produtividade e, para o trabalhador, a segurana de manter seu emprego. (2008, p. 96)

30

Assim o excesso de horas laboradas em determinado perodo poder ser compensado de forma que no ultrapasse o limite mensal. O tema reveste-se de grande importncia no estudo proposto, haja vista manter relao direta com a durao do trabalho. Faz-se necessrio averiguar os efeitos que esse instituto pode ocasionar sobre o obreiro. Apesar de a compensao de horrio ser um instrumento flexibilizatrio contido na Carta Maior, sua consumao dever ser revestida por cautela, pois o exagero na sua utilizao poder desequilibrar relao empregatcia, trazendo prejuzos para a parte hipossuficiente, o obreiro. A Constituio garantista fortaleceu o poder sindical, possibilitando aos mesmos realizar acordo ou conveno coletiva que verse sobre compensao de horrios. At o advento da constituio essa possibilidade era reservada somente lei. Infelizmente os limites temporais para a realizao da compensao no foram definidos pela constituio, fato que gerou discusses na doutrina e jurisprudncia, alegando uns que a compensao deveria ser realizada dentro da semana na qual houve a extrapolao da jornada, outros afirmando que o limite deveria ser o mensal, haja vista ser 220 horas um padro determinado pela prpria constituio. Ocorre que a lei 9.601/98 que alterou o art. 59 da CLT veio acabar com a discusso delimitando o prazo para a compensao em um ano. Abud, contudo, mostra que tais mudanas originaram divergncias doutrinarias, por entender alguns que o excessivo espao de tempo para a compensao fere outras normas constitucionais que versam sobre a sade e segurana:
Permanecem, contudo, ainda hoje na doutrina e jurisprudncia importantes discusses a respeito do tratamento que a norma constitucional impeliu ao sistema. Embora o legislador constituinte no tenha tratado dos limites compensao da jornada, com exceo da obrigatoriedade de acordo ou conveno coletiva de trabalho, certo que a autonomia individual e coletiva no so absolutas, pois as regras concernentes durao do trabalho dizem respeito sade e segurana do trabalhador. (2008, p.102).

A discusso aumenta quando se tratar de compensao em atividades insalubres. O artigo 60 da CLT assim diz:
Nas atividades insalubres, assim consideradas as constantes dos quadros mencionados no capitulo Da Segurana e Medicina do Trabalho, ou que neles venham a serem includas por ato do Ministro do Trabalho, quaisquer prorrogaes s podero ser

31 acordadas mediante licena previa das autoridades competentes em matria de higiene do trabalho, as quais, para esse efeito, procedero aos necessrios exames locais e verificao dos mtodos e processos de trabalho, quer diretamente, quer por intermdio de autoridades sanitrias federais, estaduais e municipais, com quem entraro em entendimento para tal fim.( on line).

Assim, prorrogaes de trabalho em atividades insalubres mereceram um artigo na CLT para regular atividades que exponham o trabalhador em situaes de risco a sua sade. Ocorre que no sistema de compensao o obreiro fica exposto ao ente causador da insalubridade por maior tempo nos dias em que houver a extrapolao da jornada. Assim, conclui-se que em atividades insalubres esses fatores precisam ser avaliados caso a caso por autoridade competente, que averiguar a possibilidade da extrapolao da jornada e consequente compensao de jornada. Porm a smula 349 do TST no entendia dess e modo: A validade de acordo coletivo ou conveno coletiva de compensao de jornada de trabalho em atividade insalubre prescinde da inspeo previa da autoridade competente em matria de higiene do trabalho. Saad possua entendimento divergente:
Divergimos e deploramos essa linha jurisprudencial. O trabalho suplementar pode acarretar desrespeito ao limite de tolerncia do trabalhador a este ou aquele agente agressivo, caso em que sua sade fica em risco. Em razo dessa circunstncia e a fim de evitar danos sade do trabalhador, afirmamos que, na hiptese, preciso cumprir o art. 60 desta Consolidao. Entendemos, ainda, que a autoridade trabalhista no est impedida de proibir, a posteriori, o trabalho adicional na atividade insalubre se ficar comprovado o risco vida ou sade do trabalhador. O direito natural vida justifica esse comportamento da autoridade. (2004, p.100).

Felizmente, a Smula 349 foi cancelada revalidando o art. 60 da CLT. A nota tcnica n 251/2012/DSST/SIT referente consulta sobre o cancelamento da Smula 349 do TST assim disps:
Dessa maneira, torna-se evidente que as medidas destinadas a preservar a vida, a sade e a integridade fsica e mental desses trabalhadores so matria de ordem publica, ou seja, que envolvem interesses mais elevados do que a autonomia das negociaes coletivas. Trata-se de direitos indisponveis, resguardados pela Constituio da Republica, tambm no Art. 7, no inciso XXII reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas, de sade, higiene e segurana. No h a possibilidade, portanto, e nem mesmo os trabalhadores ou seus representantes sindicais negociarem, de maneira totalmente independente, a disponibilidade das medidas de proteo a eles oferecida.

32

Dessa

forma

as

instituies

de

vigilncia

dos

direitos

trabalhistas

reconquistaram um importante instrumento de defesa da sade e integridade fsica garantido constitucionalmente a todos os trabalhadores.

1.5.5 O REGIME ESPECIAL DE COMPENSAO 12 X 36 HORAS

Merece destaque a chamada jornada 12 x 36. Embora no amparada legalmente o seu uso disseminado amparado pelo argumento de ser mais favorvel ao trabalhador por poder descansar por 36 horas. Possui adeptos como Martins (2007, p.512) que sustenta: licito o regime 12 x 36, po r ser superior a 10 horas dirias, pois a Constituio no fixa qualquer limite para a compensao. Ora, a Constituio no fixa limite para a compensao, mas fixa limite mximo dirio de 10 horas, o que enfraquece esse entendimento. Praticada em setores como a sade, hotelaria, vigilncia, altos fornos dentre outros que mantm funcionamento por 24 horas, possibilita ao empregador diminuir gastos com a contratao de maior nmero de funcionrios. Em anlise puramente terica poder-se-ia concluir que o obreiro teria maior tempo para descanso e atividades sociais. Ocorre que devido baixa remunerao oferecida a estes trabalhadores, talvez, pela impresso que causa de se trabalhar pouco, estes se vem obrigados a laborar no horrio que seria destinado ao seu descanso, agregando em seu desfavor a fadiga, o estresse, os acidentes de trabalho dentre outros sinistros laborais. Vale destacar entendimentos jurisprudenciais que Abud buscou para engrossar o entendimento de que a jornada 12 x 36 fere os direitos constitucionais dos trabalhadores:
HORAS EXTRAS. JORNADA 12 X 36. APLICAO DO ART. 59, 2 DA CLT. O 2 do art. 59 da CLT, conquanto autorize a compensao de horrio mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho, veda a jornada superior a 10 horas. Essa particularidade j existia antes da atual Carta e por ela foi recepcionada, sucedendo-se legislao ordinria posterior no mesmo sentido. [...] DECISO: Por unanimidade, conhecer do Recurso de Revista quanto s horas extras regime 12 x 36 e dar-lhe provimento parcial para que se mantenha na condenao o adicional de hora extra relativo s 11 e 12 horas trabalhadas no regime 132 x 36. RR 555472/1999 4 REGIO 2 TURMA DO TST - DJ 27/2/2004.

33 JORNADA DE TRABALHO DE 12 X 36. REGIME DE COMPENSAO. ADICIONAL SOBRE HORAS EXCEDENTES DA 10 DIARIA. No h dispositivo legal a autorizar jornada laboral superior a dez horas dirias; muito pelo contrrio, o que a legislao prev que a durao de trabalho dirio jamais poder ultrapassar esse limite. A estipulao de dez horas como jornada mxima diria no foi estabelecida por acaso, mas sim em nome do interesse publico de proteger a higidez e a incolumidade da classe trabalhadora, bem como a sua sade psicofisiolgica, objetivando a preveno contra acidentes de trabalho. Isso porque certo, e cientificamente comprovado, que a fadiga e o cansao decorrentes de longas jornadas laborais so a causa da maioria dos acidentes de trabalho que ocorrem atualmente, alm de serem fatores conducentes queda de produo. Nesse contexto, deve o recurso de revista ser provido parcialmente, a fim de que seja mantido o pagamento como extras da 11 e 12, condenando a reclamada ao pagamento to somente do adicional sobre a 9 e 10 horas. ISTO POSTO ACORDAM os Ministros da Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho, por unanimidade, conhecer do recurso de revista por contrariedade Smula n 85 do TST e, no mrito, dar-lhe provimento parcial para que seja mantido o pagamento como extras da 11 e 12 horas, condenando a reclamada ao pagamento to somente do adicional sobre a 9 e 10 horas. Braslia, 25 de abril de 2007. LELIO BENTES CORRA Relator Recurso de revista conhecido e provido parcialmente. PROC: RR 45887/2002-900-09 PUBLICAO: DJ 29/6/2007. (2008, p.137/138).

Vale ainda destacar o entendimento de Jorge Luiz Souto Maior apud Abud (2008, p. 138):
O revezamento 12 x 36 fere, frontalmente, a Constituio e a lei. A lei no permite trabalho em horas extras de forma ordinria. E, se houver trabalho em hora extra, a jornada no pode ultrapassar a 10 horas. No regime de 12 x 36 h trabalho frequente alm de oito horas dirias, portanto, horas extras (o fato de ser remunerado como tal, ou no, no afeta a realidade, pois hora extra a hora que ultrapassa o limite mximo da jornada normal) e h trabalho com jornada superior a 10 horas. O descanso a mais se d, com folga no dia seguinte, primeiro no retira a ilegalidade e segundo, sob o aspecto fisiolgico, no repe a perda sofrida pelo organismo, ainda mais sabendo-se, como se sabe, que no dia seguinte o trabalhador no descansa, ocupando-se de outras atividades e mesmo vinculando-se a outro emprego. Uma jornada de 12 horas vai contra todos os preceitos internacionais de direitos humanos.

Foi verificada neste captulo a origem histrica da jornada de trabalho; das conquistas realizadas pelos trabalhadores europeus pela limitao da jornada sua adoo de forma pacfica no Brasil. Foi buscado entendimento de termos jurdicos relacionados jornada de trabalho, isso para melhor entendimento das normas legais que tratam do tema.

34

Procurou-se o entendimento na doutrina dos motivos da limitao da jornada de trabalho. E ainda foram pesquisados os tipos de jornada que causam divergncias doutrinrias quanto a sua permisso pela Constituio Federal, por extrapolarem o permissivo constitucional. O prximo captulo ser dedicado verificao das consequncias que a extrapolao da jornada de trabalho ocasiona na sade e vida social do trabalhador.

35

II CONSEQUNCIAS DO EXCESSO DE TRABALHO

A anlise puramente econmica induz a concluses de que extensas jornadas favorecem ambas as partes no contrato laboral. O empregador reduziria os gastos com folha de pagamento e encargos sociais, pois o pagamento de horas extras so menos onerosas do que a contratao de novos funcionrios. O empregado lucraria financeiramente com o acrscimo salarial das horas a mais prestadas, somadas ao adicional de horas extras. Ocorre que essa anlise torna-se extremamente simplista ao agregar a esta equao fatores sociais e de sade, que se no inseridas no contexto laborativo induz a concluses falaciosas. Delgado para a revista TST alerta sobre o tema:
A extenso do tempo de disponibilidade humana em decorrncia do contrato laboral implica repercusses no plano da sade do (a) trabalhador (a), no plano de sua educao e tambm no contexto de suas relaes com a famlia e correspondentes crianas e adolescentes envolvidos. Implica ainda repercusses no tocante candente equao social do emprego/desemprego, alm de ter importante impacto no mercado econmico interno. (on line).

A constituio Federal de 1988 em seu art. 7, inciso XXII escuda esse interesse social to esquecido, at mesmo por decises judiciais, que por vezes, amparam apenas aspectos imediatos financeiros do trabalhador em detrimento de causa maior que envolve toda a sociedade: A sade do trabalhador. Delgado ampara tal entendimento:
No plano da sade do (a) trabalhador (a), sabe-se, hoje, que a extenso do contato do indivduo com certas atividades ou ambientes elemento decisivo configurao do potencial efeito insalubre de tais ambientes ou atividades. Nesse cenrio, a reduo da jornada ou da durao semanal do trabalho em certas atividades ou ambientes constitui medida profiltica importante no contexto da moderna medicina laboral. Por essa razo que as regras jurdicas reguladoras da jornada laborativa obreira no so mais apenas regras jurdicas de estrito fundo econmico, sendo tambm, principalmente, regras de sade pblica. (2009, vol.75, p.25).

Branco revelou em pesquisa realizada pela agencia Unb as principais causas de afastamento ao trabalho no Brasil em 2008:
Pesquisa indita da Universidade de Braslia mapeou as principais doenas que causam afastamento do trabalho no Brasil. Em 2008, 4% dos 32,5 milhes de trabalhadores brasileiros receberam o auxlio-doena benefcio concedido pelo Ministrio da Previdncia Social a quem recebe atestado mdico por mais de 15 dias

36 consecutivos. Os principais motivos esto ligados a leses, como fraturas de pernas, punhos e braos; doenas oesteomusculares, como dores na coluna; e doenas mentais, como depresso, alcoolismo e esquizofrenia. O custo aos cofres pblicos foi de R$ 669 milhes.( on line).

A Associao Brasileira de Psiquiatria revelou os ndices de afastamento por transtornos mentais em 2011.
O INSS registrou em 2011 mais de 12 mil afastamentos por depresso, transtorno ansioso e estresse. Entre os problemas est a sndrome de Burnout, marcada por desnimo grave, vazio interior e sintomas fsicos.O afastamento de trabalhadores por transtornos mentais no Brasil subiu 2% no ano passado, atingindo a marca de 12.337 casos, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No universo desses problemas, as doenas que mais se destacaram em 2011 foram episdios depressivos, transtornos ansiosos, reaes ao estresse grave e transtornos de adaptao. (on line).

Os prximos tpicos sero dedicados pesquisa dos principais infortnios laborais advindos do desrespeito aos limites constitucionais de jornada do trabalho. Somados s consequncias familiares e sociais para o trabalhador.

2.1 O ESTRESSE OCUPACIONAL

Faz-se necessrio o entendimento do estresse ocupacional, haja vista o mesmo implicar importantes doenas ocupacionais. O excesso de trabalho est dentre os causadores desse acontecimento no ambiente laboral. Trabalho realizado pelos estudantes Leandro Manuel dias Bicho e Susete Rodrigues Pereira do Instituto Politcnico de Coimbra em 2007 revelou que:
O Stress pode ter consequncias organizacionais e pessoais, e estas revelam-se tanto ao nvel intelectual como nas relaes sociais e no respectivo comportamento organizacional, provocando desta forma elevadssimos e avultados custos para as prprias organizaes. Segundo dados de 2000, s na Unio Europeia o fenmeno do stress ocupacional est no segundo lugar entre os problemas de sade mais frequentes, no contexto da sade ocupacional, afectando um colossal e assustador nmero de 28% dos colaboradores existentes no mercado de trabalho da Unio Europeia. Os custos, numa ptica quantitativa, vo desde quebras de ritmos de produo, causados pelo desgaste da capacidade produtiva dos colaboradores, custos relacionados com a sade e medicina ocupacional, para a reparao e reabilitao dos recursos humanos e seguros, gastos com a formao para a reposio e integrao de novos colaboradores, greves e absentismo. Neste

37 ltimo caso, o stress ocupacional responsvel por cerca de 25% da taxa de absentismo, na UE, durante duas ou mais semanas, implicando, juntamente com as outras consequncias do stress ocupacional e segundo as estatsticas de 1999, custos anuais aos Estados-membros de 20 mil milhes de euros, pelo menos.(on line).

O conceito de stress Organizacional pode ser buscado na Revista Sade & Trabalho rgo Oficial da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho. Os autores do artigo E. Sacadura-Leite e A. S assim definiram:
O stress relacionado com o trabalho (Work-related stress) que tambm designado como stress profissional ou stress ocupacional (Job stress ou Stress at Work) definido pelo NIOSH como ... harmful physical and emotional responses that occur when the requirements of the job do not match the capabilities, resources, or needs of the worker (NIOSH, 2006), isto e, uma consequncia da desarmonia (ou desequilbrio) entre as exigncias do trabalho e as capacidades (e recursos ou necessidades) do trabalhador.(on line).

Frana (2008, p.19) descreve o estresse ocupacional como reaes emocionais, cognitivas, comportamentais e fisiolgicas decorrentes de atividades fsicas ou intelectuais originadas no ambiente de trabalho. Ensina que estresse, ocupacional, se refere ao desgaste do corpo, e que foi estudado primeiramente por Hans Selye em 1965, significando a adaptao do corpo devido aos esforos aos quais se submete em seu cotidiano. A autora (2008, p.25) explica que esse termo para a medicina significa processo geral de adaptao do corpo, devido a mudanas e esforos aos quais uma pessoa esta submetida no seu dia-a-dia. Frana (2008, p.20) utilizou a figura abaixo para mostrar os efeitos dos tipos de estresse. O eixo y representa a capacidade de adaptao ao estress e o eixo x representa os efeitos do stress na performace e sade. A regio delimitada pelo Distress caracterizada pela monotonia e depresso, o Eustress representa um estado timo, onde h maior produtividade e criatividade, finalmente na regio do Distress ocorrer sintomas de ansiedade, depresso e burnout.

38

Figura 1 - Tipos de Stresse.

Fonte: Adaptado de Rodrigues, 1998b (apud FRANA, 2008, p.20).

Frana afirma que o eustress no desencadear doenas, j o distress poder ocasionar reaes psicofisiolgicas que podero levar a situaes de doenas. Colocando o trabalhador no foco de estudo, localizaremos, a partir dessa definio, os efeitos do excesso de trabalho e horas extras como sendo fatores causadores de estresse ocupacional. Frana busca nos estudos de Hans Selye o significado da Sndrome Geral de Adaptao, a qual caracterizada por pelas fases de alarme, resistncia e exausto, as quais podero ser identificadas no grfico acima:
A primeira fase corresponde reao de alarme, em que os mecanismos so mobilizados para manter a vida, a fim de que a reao no se dissemine. uma posio geral de alerta do organismo. A segunda atua como resistncia, em que a adaptao obtida por meio de desenvolvimento adequado dos canais especficos de defesa, podendo surtir sintomas somticos no especficos. A terceira, a exausto ou esgotamento, caracterizada por reaes de sobrecarga dos canais fisiolgicos, falhas dos mecanismos adaptativos, presena de estmulos permanentes e excessivos, levando o organismo morte. (2008, p. 20)

Pafaro em Estudo do estresse do enfermeiro com dupla jornada de trabalho em um hospital de oncologia peditrica de Campinas revela os motivos da dupla jornada de trabalho nesta profisso:
A dupla jornada de trabalho faz-se necessria aos trabalhadores de enfermagem devido situao econmica da rea da sade, aos baixos salrios insuficientes para o sustento da famlia, o que os leva a procurar novas fontes de renda. Na realidade, necessitam enfrentar

39 dupla atividade, o que pode interferir em alguns aspectos referentes qualidade de vida do trabalhador. (on line). Utilizou a seguinte amostragem: A amostra foi, portanto, composta de 33 sujeitos sendo que 24 faziam dupla jornada de trabalho e 9 trabalhavam sem dupla jornada. Os turnos eram fixos com os seguintes horrios: perodo da manh das 8 s 14 horas; vespertino, das 14 s 20 horas e noturno, das 20 s 8 horas. ( on line).

Pafaro conclui o estudo revelando que:


Entretanto, podemos verificar que ao somarmos 62,50% dos sujeitos que se encontravam na fase de resistncia aos 8,34% dos sujeitos que estavam na fase de exausto ou quase exausto, totatiza-se (sic) um percentual de 70,84% de nveis de estresse para a populao do grupo com dupla jornada, enquanto que 55,56% de nveis de estresse para o grupo sem dupla jornada. ( on line).

So diversos os fatores determinantes do estresse no ambiente laboral. Existem estudos realizados por especialistas e pesquisadores de ergonomia sintetizados no quadro abaixo:

Figura 2 Fatores Determinantes do Stresse Laboral Estresse Qumico Corrosivos Por exemplo, cido sulfrico. Txicos Gases lquidos ou slidos que, aspirados, engolidos ou em contato com o indivduo, so perigosos. Inflamveis Lquidos com ponto de fulgor (flash point) abaixo de 38C. Oxidantes Que se decompem, dando reaes violentas. Estresse Fsico Barulho Desagradvel, chegando a irritar a audio. Calor e frio Incmodo ou enfermidade, por exemplo, convulso trmica ou gangrena ou congelamento. Radiaes ionizantes Radioativas Radiaes no ionizantes Raios laser, ultravioleta, infravermelhos, visveis, microondas.

40

Estresse Ergonmico

Relacionamento inapropriado nas capacidades mentais e fsicas do empregado e de seu trabalho. Vibraes mecnicas circulao do sangue. Levantar ou carregar peso excessivo Doenas ocupacionais por exemplo:Antrax, tuberculoses (de mdicos) e alergias.

Estresse Biolgico

Fonte: Hemingway, Ronald (apud FRANA, 2008, p.25).

Peir (1986) apud Silva explicita como estressores do ambiente fsico: rudo, iluminao, temperatura, higiene, intoxicao, clima, e disposio do espao fsico para o trabalho (ergonomia); e como principais demandas estressantes: trabalho por turnos, trabalho noturno, sobrecarga de trabalho, exposio a riscos e perigos. Dentre as sndromes associadas ao estresse, chamadas respostas

psicossomticas, que so manifestaes fsicas de problemas com origem emocional/psicolgico, so citadas por Frana (2008, p.21) as somatizaes, a fadiga e as depresses, segundo a autora, estes sintomas so muito comuns nos ambientes de trabalho. Define a autora, as somatizaes como sensaes e distrbios fsicos com forte carga emocional e afetiva. So dores afetivas. A fadiga descrita como desgaste fsico ou mental, que pode ser recuperado por meio de repouso, alimentao ou orientao clnica especfica, j a depresso seria combinao de sintomas em que prevalece a falta de nimo, a descrena pela vida e uma profunda sensao de abandono e solido. A fadiga, sintoma muito comum no estresse, definido por Couto apud Frana como:
Fadiga, no sentido biolgico, a diminuio reversvel da funo de um rgo de um sistema ou de todo um organismo provocada por uma sobrecarga na utilizao daquele rgo, sistema ou organismo. (2008, p.21)

Brando em artigo para a Revista TST destaca o trabalho de Rodrigo Filus e Maria Lcia Okimoto, em estudos realizados na Universidade do Paran sobre a fadiga e aduz que:
[...]dentro de certo limite, o esforo fsico conduz o indivduo a uma fadiga recupervel por meio do repouso. Contudo, quando esse

41 estado de fadiga ultrapassado frequentemente, ir acumulando um desgaste residual que o levar a uma fadiga crnica, que ocorre quando o indivduo exaurido e desrespeitando os seus prprios limites, continua executando o seu labor normalmente ou at mantido na situao de laborar em regime de horas extras, agredindo seu corpo e aumentando o problema, que se tornar insuportvel e poder evoluir drasticamente. (on line). (grifos nossos)

As depresses citadas como sndrome associado ao estresse por Frana so definidas pelo manual de procedimentos para servios de sade como:
Os episdios depressivos caracterizam-se por humor triste, perda do interesse e prazer nas atividades cotidianas, sendo comum uma sensao de fadiga aumentada. O paciente pode se queixar de dificuldades de concentrao, pode apresentar baixa auto-estima e autoconfiana, desesperana, ideias de culpa e inutilidade; vises desoladas e pessimistas do futuro, ideias ou atos suicidas. O sono encontra-se frequentemente perturbado, geralmente por insnia terminal. O paciente se queixa de diminuio de apetite, geralmente com perda de peso sensvel. [...] (2001, p.178).

Comprova-se, portanto, por estudos que o labor em horas extras habituais contribui para o desencadeamento da fadiga crnica. Justificando faticamente, a limitao da jornada inserida no bojo da Constituio Federal de 1988.

2.2 FATORES PSICOSSOCIAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO E CONDIES DE TRABALHO POTENCIALMENTE ESTRESSORAS

Cox e Griffiths apud Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho (on line) definiram os fatores de risco de natureza psicossocial como: os aspectos da.organizao, da gesto, do contexto social, do ambiente de trabalho ou da prpria atividade que tem potencial para causar efeitos adversos fsicos ou psicolgicos na sade dos trabalhadores, atravs da experincia de stress.. Kasl (1991) apud Soc. Portuguesa de Medicina do Trabalho sistematiza as condies de trabalho potencialmente stressoras da seguinte forma:
aspectos relativos ao tempo de trabalho (trabalho por turnos; horas extraordinrias; dois empregos; pagamento a peca; pressao do tempo para resposta; ); contedo do trabalho (fragmentado; monotono; repetitivo; grau de autonomia; solicitaes pouco precisas; insuficientes recursos para a realizao das tarefas; );

42 relaes interpessoais no grupo (suporte social; assedio; interaccao entre trabalhadores; ); Relaes interpessoais com a superviso (participao no processo de decisao; reconhecimento pelo trabalho; suporte social; ); condies organizacionais (dimenso da empresa; estrutura organizacional;).( on line).( grifos nossos)

A norma regulamentadora N. 17 da portaria 3.214 de 8.6.1978( on line) a norma brasileira que regula a organizao do trabalho. Visa estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s condies psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. Ocorre que para o implemento desta norma torna-se necessrio a contratao de profissional especializado para realizar as avaliaes do ambiente laboral e da organizao do trabalho. Aps isso, a implantao de mudanas que certamente envolvero investimentos financeiros. Fatos que certamente no fazem parte da cultura do empresariado brasileiro.

2.2.1 A SNDROME DE BURNOUT

A sndrome de burnout considerada, pelo decreto 6042/07 que altera o regulamento da Previdncia Social brasileira, como transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho. Est localizada no anexo: dos Agentes Patognicos causadores de Doenas Profissionais ou do Trabalho item: transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho (Grupo V da CID-10), possuindo como causa o Ritmo de trabalho penoso (Z56. 31). Portanto, oficialmente aceito no Brasil como agente capaz de afastar o indivduo do trabalho, estando o trabalhador protegido pelo Estado durante sua recuperao com beneficio da Previdncia Social. A sndrome de Burnout considerada, por Silva (on line), mais grave que o stress, explica a autora que a doena foi citada pela primeira vez na dcada de 70 nos Estados Unidos, estando relacionada a atividades em que havia de contatos diretos na prestao de servios associadas com longas jornadas de trabalho.

43

Freudenberger (1974) apud Silva (on line) explica que esgotamento nervoso e a despersonalizao so caractersticas marcantes dessa sndrome, em que o esgotamento se manifesta com a perda dos recursos emocionais provocados pelo contato direto com as pessoas que atendem diariamente, j a despersonalizao se refere atitude e sentimentos negativos, at mesmo cinismo, em relao s pessoas objeto de seu trabalho. Conclui que a pessoa acometida por essa sndrome assume comportamento de distanciamento e frieza com aqueles com quem possui relacionamento profissional, passando a os tratar por objetos, no se interessando pelos resultados pelos qual trabalha. Delvaux, citado por Frana e Rodrigues (1997), apud Silva caracteriza o Burnout emocional da seguinte forma:
Exausto emocional - ocorre quando a pessoa percebe nela mesmo a impresso de que no dispe de recursos suficientes para dar aos outros. Surgem sintomas de cansao, irritabilidade, propenso a acidentes, sinais de depresso, sinais de ansiedade, uso abusivo de lcool, cigarros ou outras drogas, surgimento de doenas, principalmente daquelas denominadas de adaptao ou psicossomticas. Despersonalizao - corresponde ao desenvolvimento por parte do profissional de atitudes negativas e insensveis em relao s pessoas com as quais trabalha tratando-as como objetos. Diminuio da realizao e produtividade profissional - geralmente conduz a uma avaliao negativa e baixa de si mesmo. Depresso - sensao de ausncia de prazer de viver, de tristeza que afeta os pensamentos, sentimentos e o comportamento social. Estas podem ser breves, moderadas ou at graves. ( on line).

A sndrome de burnout localiza-se na curva do stress como sintoma posterior a depresso e fadiga. A Associao Brasileira de Psiquiatria descreve os seguintes estgios da sndrome de Burnout:
Necessidade de se afirmar no trabalho Dedicao intensificada com predominncia da necessidade de fazer tudo sozinho Descaso com as necessidades pessoais, como dormir, comer e sair Recalque de conflitos percebe que algo no vai bem, mas no enfrenta o problema Reinterpretao dos valores isolamento e fuga dos conflitos Negao de problemas os outros so desvalorizados e considerados incapazes Recolhimento Mudanas evidentes de comportamento Despersonalizao

44 Vazio interior Depresso marcas de indiferena, desesperana e exausto Colapso fsico e mental o que pode acentuar o quadro Ambiente profissional nocivo Alteraes na rotina de trabalho com sobrecarga ao trabalhador Papis e funes conflitantes entre funcionrios da empresa Ritmo de trabalho penoso, frustrao, perda de controle ou autonomia na funo laboral Falta de retorno ou reconhecimento ao trabalho realizado Insegurana econmica Falta de competncia social Reao a uma sobrecarga emocional, ameaas de mudanas da jornada de trabalho. ( on line).

No ambiente laboral tais sintomas deveriam ser considerados nos exames mdicos admissionais e peridicos. Uma vez reconhecidos as empresas deveriam encaminhar o trabalhador previdncia social e adotar polticas para impedir o acometimento de novos casos. Essa responsabilidade cabe ao Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional, que obrigatrio a toda empresa de acordo com a NR 7 da portaria 3.214 de 1978. Paolielo esclarece os setores profissionais mais predispostos a serem acometidos pela sndrome em questo:
A doena atinge homens e mulheres, sendo que grande parte da populao acometida pelo problema est ligada s reas da sade, como mdicos, enfermeiros e cuidadores de idosos e doentes; da educao, como professores das redes pblica e privada; da segurana (policiais, agentes penitencirios, transporte de valores); do transporte (motorista de coletivo urbano); e na financeira, principalmente os bancrios. A sndrome pode se apresentar e evoluir de diversas formas, dependendo da personalidade e da capacidade de reao do indivduo frente s adversidades da vida. Cada pessoa responder aos fatores estressores de acordo com suas vivncias, sua capacidade de lidar com eventos desfavorveis, sua sade fsica e mental, seu suporte familiar e social e suas expectativas frente ao trabalho, diz o sic psiquiatra. ( on line).

Observam-se na relao da psiquiatra os setores de sade, educao, segurana e bancrios. Sob a tica do tema proposto por esta monografia, limites da jornada de trabalho, verifica-se tratar de ramos de atividades onde as horas extraordinrias habituais so muito comuns. A Associao Brasileira de Psiquiatria mostra que pesquisa realizada pela UNb revelou os seguintes nmeros quanto a sndrome do Burnout no setor da educao:
A prevalncia da sndrome de Burnout na populao ainda incerta, mas dados sugerem que ela acometa um nmero significativo de indivduos, variando de 4% a 85,7%, conforme a populao

45 analisada. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Braslia (UnB) em 2010, em uma populao de 8 mil professores, indicou a prevalncia de 25% da sndrome. ( on line).

Em se tratando de formas de preveno de Burnout, Frana e Rodrigues (1997) apud Silva (on line) acrescentam: a) aumentar a variedade de rotinas, para evitar a monotonia; b) prevenir o excesso de horas extras; c) dar melhor suporte social s pessoas; d) melhorar as condies sociais e fsicas de trabalho; e e) investir no aperfeioamento profissional e pessoal dos trabalhadores. (grifos nossos).

2.2.2 KAROSHI - MORTE POR EXCESSO DE TRABALHO

Carreiro (on line) explica que Karoshi um termo utilizado para designar a morte sbita por patologia coronria isqumica ou cerebral, ocasionada por esforo relacionado ao trabalho devido a extensas jornadas laborais. Ensina que o termo japons em que KARO significa excesso de trabalho e SHI morte, foi conhecido em 1969 quando naquele pas foi registrado o primeiro caso de morte por enfarto causado por excesso de trabalho. Disserta que aquele pas reconhece que a patologia tem origem ocupacional, possuindo regras especificas para indenizar aqueles que tiveram perdas familiares devido ao karoshi. No Brasil no h reconhecimento oficial desse problema ocupacional. Porm, investigaes comprovam a ligao entre mortes de trabalhadores com sintomas do Karoshi. Camargo afirma que:
Investigao da Relatoria Nacional para o Direito Humano ao Trabalho, feita com apoio do Ministrio Pblico do Trabalho, refora tese de que morte sbita de cortadores de cana no interior de So Paulo est ligada ao excesso de atividade estimulado pelo sistema do pagamento por metro derrubado (on line).

A autora da reportagem afirma que as denuncias de mortes por excesso de trabalho se fortaleceram com a investigao realizada pela Relatoria Nacional para o Direito Humano ao Trabalho (RNDHT), da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econmicos, Sociais e Culturais (DHESC) uma rede nacional de organizaes da sociedade civil. Esta investigao avaliou que as mortes sbitas

46

podem ter origem no estilo do processo produtivo em que o pagamento realizado por metro de cana colhido, estimulando o trabalhador a compensar as baixas remuneraes com a extrapolao da jornada normal de trabalho para obter maior produtividade. Propiciando dessa forma a ocorrncia de mutilaes, paradas cardacas e acidentes cerebrais hemorrgicos. Alves afirma em pesquisa que entre as safras 2004/2005 e 2006/2007 morreram 14 cortadores de cana na regio canavieira de So Paulo, revela ainda que:
A causa mortis nos atestados de bitos desses trabalhadores so muito vagas e no permitem uma anlise conclusiva a respeito do que causou as mortes. Nos atestados de bitos conta apenas que os trabalhadores morreram ou por parada cardaca ou insuficincia respiratria ou acidente vascular cerebral. Amigos e familiares, porm, relaram que antes de morrerem ele haviam reclamado de excesso de trabalho, dores no corpo, cimbras, falta de ar, desmaios etc. ( on line). (grifos nossos).

Diante de tamanha evidncia torna imperativo que o Brasil tambm reconhea o Karoshi e o combata com estratgias que impeam o avano desse infortnio laboral para outros setores produtivos brasileiros.

2.2.3 DORT - DISTRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS COM O TRABALHO

Os DORT, comuns em atividades que demandam movimentos repetitivos como aqueles exercidos pelos bancrios, pelos trabalhadores rurais de corte de cana, pelas linhas industriais de montagem, podero ser ocasionados pela carga de trabalho advinda do excesso de trabalho. Camargo conceitua a Dort como:
A sigla DORT refere-se a uma sndrome clinica caracterizada por dor crnica, acompanhada ou no de alteraes objetivas que podem se manifestar em todo sistema msculo-esqueletico, abrangendo todos os segmentos corpreos, porm, sendo mais frequente em membros superiores relacionados com o trabalho e podendo afetar , msculos e nervos perifricos.( on line).

Camargo cita dentre outras causas dos DORT as jornadas de trabalho incompatveis como o ritmo do corpo e a ausncia de pausas para evitar a

47

sobrecarga muscular esttica. Lembra que muitas empresas pagam por produo, o que estimula o trabalhador a desenvolver suas atividades sem pausas para aumentar a produtividade, gerando com isso desgastes musculares, tendinoso, articular, neurolgico e mental. DEJOURS (2000) apud Camargo (on line) considera que a origem dos DORT esto ligados intensificao das novas formas de organizao do trabalho e pela precarizao dos vnculos empregatcios quando comparados s formas clssicas de produo fordista. Paiva e Xavier diretores de sade e condies de trabalho do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancrios do Rio Grande do Norte afirmou em cartilha de orientao aos sindicalizados que:
O bancrio , disparado, o profissional que mais sofre com LER/ DORT no Pas. O acmulo de trabalho est diretamente relacionado falta de funcionrios nas agncias. Com isso, as metas que j eram absurdas se tornaram desumanas. A consequncia disso influencia a parte psicolgica e fsica do trabalhador com o aumento do estresse e das leses em decorrncia do servio realizado s pressas. ( on line).

Os autores apresentaram as causas desse acometimento ao sistema musculoesqueltico:


Porque as empresas tm diminudo seu contingente de trabalhadores, sobrecarregando os que ficam. O ritmo de trabalho aumenta a presso por produtividade tambm. Aos que trabalham nos setores operacionais, concomitantemente presso contnua e ao trabalho extenuante, sem pausas, restam os movimentos repetitivos, as interminveis horas em posio desconfortvel e a dificuldade at de satisfazer necessidades fisiolgicas. ( on line).

Finalmente, apresentaram medidas para restabelecer e evitar tais infortnios laborais:


Para isso, os trabalhadores devem ter como objetivos o controle do ritmo de trabalho; enriquecimento das tarefas, no permitindo a fragmentao do trabalho; definio do perodo da jornada de trabalho em que h esforo repetitivo e do perodo em que ele no esteja presente; eliminao das horas extras; pausas durante o trabalho; adequao do posto de trabalho para evitar posturas incorretas - mobilirio e mquinas devem ser ajustados s caractersticas fsicas individuais e ambiente com temperatura, rudo e iluminao adequados. ( on line). (grifos nossos).

Esse problema reconhecido oficialmente no Brasil como Doenas do Sistema Osteomuscular e do tecido conjuntivo relacionadas ao trabalho. A ao dos

48

sindicatos das categorias mais prejudicadas pelo problema e a intensa divulgao na mdia propiciam maior zelo pelo poder pblico no reconhecimento do problema.

2.3 CONSEQUNCIAS SOCIAIS DO EXCESSO DE TRABALHO

O ambiente social delineia o indivduo em suas caractersticas essenciais que o permitem visualizar os meios de conquistar suas realizaes, seu pleno desenvolvimento. Esse ambiente contm entre outros a educao, o convvio familiar, o lazer. Tomando como ponto de referncia o trabalho para visualizar a repercusso que este possui no meio social, depara-se que as horas dedicadas ao labor afetam diretamente a movimentao social como um todo. No mbito educacional uma carga horria normal e obediente a Constituio Federal propicia ao trabalhador a busca por qualificaes que o habilitaria a galgar melhores colocaes no mercado ou mesmo se manter no mesmo, uma vez que o avano tecnolgico determina novos perfis de profissionais. O governo federal brasileiro entende a qualificao como direito e como poltica pblica. Infere-se isso pelo portal do Ministrio do Trabalho e Emprego que assim declara:
Em consonncia com as discusses internacionais no mbito da OIT, entende-se a Qualificao Social e Profissional como direito e condio indispensvel para a garantia do trabalho decente para homens e mulheres. Define-se Qualificao Social e Profissional como aquela que permite a insero e atuao cidad no mundo do trabalho, com efetivo impacto para a vida e o trabalho das pessoas. Portanto, as Polticas Pblicas de Qualificao devem contribuir para promover a integrao das polticas e para a articulao das aes de qualificao social e profissional do Brasil e, em conjunto com outras polticas e aes vinculadas ao emprego, ao trabalho, renda e educao, deve promover gradativamente a universalizao do direito dos trabalhadores qualificao. ( on line).

Para a viabilidade destas polticas pblicas torna-se imprescindvel que o trabalhador tenha tempo disponvel e disposio fsica. O que somente ocorrer se no estiver sobrecarregado com jornadas alongadas alm do permitido. Sobre o tema Delgado (2009) apud Fonseca aduz que:
Ora, o processo educativo no se realiza, como se sabe, sem a presena de razovel tempo de disponibilidade pessoal, quer para a

49 transmisso especfica do conhecimento, que para a sua internalizao e sedimentao pelo educando. Falar-se em poltica pblica de qualificao profissional ou de incremento do nvel educacional das pessoas sem que se crie, de maneira geral, maior perodo de disponibilidade individual para a populao que trabalha, inviabilizar-se, na pratica, qualquer sucesso significativo nessa mesma poltica pblica. (2012, p. 129).

Deduz-se do exposto que a extrapolao da jornada de trabalho para alm do permitido constitucionalmente influencia diretamente no insucesso da efetivao das polticas pblicas de qualificao dos trabalhadores. Pois, cansados e fatigados no predisporiam a tal intento e mesmo que predispusessem no conseguiriam sedimentar e internalizar novos conceitos, conforme o entendimento de Godinho exposto acima. No mbito familiar Godinho (2009) sobre a durao do trabalho apud Fonseca possui o seguinte entendimento:
Propiciar aos responsveis legais por crianas e adolescentes maior tempo de interao e convivncia familiar, de transmisso cotidiana de valores e princpios ticos, de lazer comunitariamente compartilhado, instituir efetiva poltica publica de resgate da famlia na sociedade brasileira, viabilizando o melhor funcionamento de mecanismo comprovadamente eficaz de formao e socializao das crianas e jovens brasileiros. (2012, p. 130).

A autora (2012, p. 130) lembra que as convivncias familiar e comunitria no so regalias, mas direito assegurado pelo art. 4 do Estatuto da Criana e do Adolescente - lei n. 8.069/90 e pelo Estatuto do Idoso lei 10.741/03em seu art. 3. Conclui que a durao do trabalho dos indivduos em idade produtiva no pode impedir a implementao desses direitos. Busca em Rifkin (1995) as consequncias para as crianas do abandono decorrente da ausncia dos pais no lar:
O declnio da superviso dos pais criou a sndrome do abandono. Psiclogos educadores e um nmero crescente de pais preocupamse com o aumento dramtico da depresso infantil, da delinquncia, de crimes violentos, de abuso de lcool e drogas e do suicdio entre adolescentes, causados em grande parte pela ausncia dos pais nos lares. (2012, p. 130).

Focando as repercusses do excesso de trabalho sobre o lazer torna-se necessrio buscar o conceito do mesmo. Dumazedier (2004) apud Fonseca o entende como:
O lazer deve ser entendido, sociologicamente, como o complexo de atividades eleitas livremente pelo individuo, as quais se prestaro a promover sua interao social voluntaria e sua singular capacidade

50 criadora. O tempo de lazer, destarte, serve tanto ao descanso, quanto ao divertimento e ao desenvolvimento em geral. (2012, p. 130).

Lazareshi mostra que o divorcio entre o trabalho e lazer se deram com o Fordismo/ Taylorismo:
Taylorismo/Fordismo geraram uma massa de trabalhadores insatisfeitos, entediados, frustrados, infelizes, alienados de si mesmos, de sua prpria natureza, cujas potencialidades no puderam efetivar na realizao de um trabalho arte-criao-ao inteligente e transfiguraram o papel da Razo na historia em racionalidade instrumental das grandes organizaes racionais do mundo moderno. (2009, p.47).

De Masi justifica tal entendimento ao explicar que a maximizao da produo uma lei da sociedade industrial:
Ou melhor, um outro fruto importante da indstria: o ritmo cada vez mais opressivo do trabalho. Taylor concebe a frmula E=P/H, que quer dizer que a eficincia (E) igual a P, de produo, dividido por H, horas de trabalho. O grande desafio do sculo XXI ser: como aumentar a produo reduzindo as horas de trabalho. (2000, p.65).

O autor d exemplos de uma fbrica japonesa em que no h empregados, sendo totalmente robotizada, portanto, um exemplo de maximizao ideal no modelo proposto por Taylor (2000, p.66). Ocorre que em diversos setores econmicos brasileiros como a Construo Civil, os servios hospitalares e as companhias energticas, no h a possibilidade de se abrir mo do uso de empregados para realizar a produo. E para aumentar a produo sem a contratao de novos funcionrios, mantendo-se a eficincia, muitas empresas adotam, contrariamente ao disposto na Constituio Federal, as horas extras habituais, o que fatalmente compromete o direito ao lazer dos trabalhadores. Fonseca disserta sobre tal direito:
Tamanha a relevncia do direito ao lazer, alm dos j mencionados arts. 6 da Constituio Federal e XXIV da Declarao Universal dos Direitos Humanos, que diversos outros dispositivos legais se prestam a resguard-lo. A prpria Constituio Federal, vale mencionar, garante que o direito ao lazer dever ser incentivado pelo Poder Pblico como forma de promoo social (CF/88, art.217, 3), bem como ser assegurado tanto pelo Estado quanto pela Famlia e pela sociedade, com absoluta prioridade criana e ao adolescente (CF/88, art,227). Alm disso, o lazer classificado como necessidade vital bsica a ser atendida pelo salrio mnimo legalmente fixado (CF/88, ART. 7, inciso IV). (2012, p.133).

51

Kroemer (2005) apud Saad em artigo sobre a avaliao do risco ergonmico do trabalhador da construo civil durante a tarefa do levantamento de paredes corrobora com esse entendimento:
[...] o excesso de horas trabalhadas no s reduz a produtividade por hora, mas tambm acompanhada por um aumento caracterstico de faltas, por doenas ou acidentes. Conforme Barros (2003), a terceirizao dos servios pautada por produo, tem-se constitudo em uma das formas de remunerao geradoras de sofrimento, na medida em que coloca sobre o trabalhador toda a responsabilidade da produo e de sua remunerao. ( on line).

Pode-se inferir, portanto, a partir desse pensamento que a eficincia da equao de Taylor ir reduzir, a partir do momento em que o excesso de horas trabalhadas ocasionarem a diminuio da produtividade. Assim, torna-se imprescindvel esse entendimento por parte do empresariado, que muitas vezes propicia prejuzos ao trabalhador e empresa por

desconhecimento das limitaes da mquina humana frente ao excesso de trabalho. Lopes corrobora como tema, suscitando a problemtica social do desemprego e sua relao com a prtica habitual das horas extraordinrias:
Do ponto de vista sociolgico, a prtica da jornada de trabalho extraordinria de forma habitual serve de obstculo gerao de novos postos de trabalho, de sorte que a realizao generalizada da jornada extraordinria, agravada pela compensao da jornada, resulta num considervel nmero de trabalhadores laborando em longas jornadas, enquanto muitos outros permanecem desempregados. ( on line).

Observa-se a relevncia dos estudos sociolgicos para o entendimento de que a pratica indiscriminada das horas extraordinrias atinge no s o trabalhador, mas a sociedade como um todo. Paolielo em artigo para a Associao Brasileira de Psiquiatria fala da importncia do cio como recomendao queles submetidos Sndrome de Burnout:
[...] a principal interveno consiste em provocar um corte no crculo vicioso. Em princpio, como se o cansao provocasse uma espcie de entorpecimento que a impede o profissional de perceber os prprios limites. Em quase 100% dos casos, a pessoa deve ser afastada do trabalho e se submeter a uma terapia que possa lhe permitir refletir sobre suas escolhas, seus hbitos de vida, que muitas vezes se impem inconscientemente como fuga ou tamponamento de dificuldades em sua vida afetiva. Quando se chega a processos depressivos mais graves, a medicao necessria. O mais importante o paciente se permitir um reposicionamento na vida,

52 abrindo espao para o prazer, a convivncia, as atividades fsicas e o cio indispensvel, alerta. ( on line).

Dwyer apresenta uma viso sociolgica para os acidentes do trabalho. Entende haver nvel de recompensa oferecida pelo empregador que estimula o empregado a desrespeitar os nveis de segurana que garantem aos mesmos a sua integridade.
Os empregadores procuram influenciar as orientaes dos trabalhadores em relao s suas tarefas pela alocao e distribuio dos trabalhadores em relao s suas tarefas pela alocao e distribuio de recompensas que vo do dinheiro estima. Os trabalhadores, armados com sua capacidade fsica e intelectual, desenvolvem orientaes em relao s recompensas oferecidas. Com base nesse processo, decidem como agir. Um problema fundamental para as duas partes a maximizao das recompensas com o mnimo de consequncias negativas. Tanto as recompensas quanto as consequncias negativas so definidas de acordo com os sistemas de valores. Para os empregadores, o problema pode ser definido como a maximizao da produo garantindo, ao mesmo tempo, a qualidade do produto e, para os trabalhadores, a maximizao de salrios protegendo-os, concomitantemente, da exausto fsica. (2006, p.146).

Para o autor essas recompensas so os incentivos financeiros, a ampliao do trabalho e as recompensas simblicas. Explica que as duas primeiras so intensamente discutidas na literatura. (2006, p. 146). Este captulo focou as consequncias para a sade e vida social do trabalhador quando da realizao habitual de horas extras. Foram pesquisados os desdobramentos do estresse ocupacional, a sndrome de Burnout, o Karoshi que ainda no reconhecido como problema ocupacional no Brasil e ainda as consequncias sociais ocasionadas devido ao isolamento em excessivas horas no ambiente de trabalho. O prximo captulo ser dedicado verificao da conduta dos rgos destinados vigilncia do direito do trabalho quanto a pratica de horas extraordinrias habituais.

53

III TRATAMENTO DADO EXTRAPOLAO DA JORNADA DE TRABALHO PELAS INSTITUIES DE VIGILNCIA DO DIREITO DO TRABALHO E PELOS SINDICATOS

A Justia do Trabalho, o Ministrio Pblico do Trabalho e o Ministrio do Trabalho so os entes institucionalizados destinados a julgar, fiscalizar, subsumir o caso concreto, enfim a operacionalizar o previsto na Lei e Constituio Federal na defesa dos direitos do trabalhador brasileiro. Cada rgo citado possui seu papel delimitado pela Constituio Federal. Na temtica proposta, limites constitucionais da jornada de trabalho, utilizam de instrumentos legais para a consecuo de seus fins, os quais sero vistos neste captulo. Sobre as instituies de vigilncia do direito do trabalho Filgueiras d a seguinte colaborao:
As instituies de vigilncia do direito do trabalho possuem instrumentos para impor a observao das normas pelos empregadores. Eles so normalmente vinculados (possibilidade de) punio pecuniria como incentivo ao respeito ao direito do trabalho pelos capitalistas. A fiscalizao opera por meio das multas, o MPT a partir de pedidos de danos morais ou por execuo de acordos descumpridos. Mesmo as decises judiciais, quando impem obrigao de fazer, normalmente preveem cominao de multas em caso de desrespeito, e no a interveno direta para efetivao do direito. Em casos de grave e iminente risco e trnsito em julgado (e em algumas antecipaes de tutela e interveno judicial) dos processos judiciais, ocorre obrigao diretamente impositiva, ou seja, o Estado utiliza coero fsica para cumprimento das normas. (2012, p.202).

Aos sindicatos, a Constituio Federal, em seu art. 7, concedeu importante parcela de liberdade de negociao da jornada de trabalho, mormente quanto jornada de trabalho. Dito isso, torna-se necessrio demonstrar a atuao de cada ente citado na implementao da proteo dos limites Constitucionais garantidos na norma Fundamental brasileira.

54

3.1 ATUAO DA JUSTIA DO TRABALHO NO CUMPRIMENTO DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS DA JORNADA DE TRABALHO

A Constituio garantista de 1988, prev no seu artigo 7 os direitos fundamentais a serem observados por aqueles que dependem da fora trabalhista humana para produzir seus ganhos de capital. As garantias quanto aos direitos trabalhistas no pensar de Mascaro encontram seu epicentro na Justia do Trabalho:
O garantismo, em nosso pas, nasceu com o direito do trabalho como exigncia social da proteo dos operrios de fbrica, solidificou- -se com a evidncia da necessidade de reconhecer cidadania ao trabalhador, ganhou moldura jurdica de grande destaque com a Consolidao das Leis do Trabalho (1943), encontrou suporte no princpio protetor do direito do trabalho e encontrou na Justia do Trabalho o epicentro da sua aplicao. (2011, p. 116).

Para chegar configurao atual, a Justia do Trabalho sofreu vrias mudanas em sua organizao desde a sua integrao ao judicirio em 1946. Filgueiras explica que a origem da Justia do Trabalho remonta as Comisses Mistas de Conciliao pertencente ao Ministrio do Trabalho da Era Vargas:
A Justia do Trabalho herdeira direta dessas comisses e juntas. Apesar de elas constarem j na Constituio de 1934, a JT s foi efetivamente criada e inaugurada em 1941, como instituio responsvel por processar conflitos trabalhistas individuais e coletivos. A JT foi estruturada em trs instncias: as JCJ, o Conselho Regional do Trabalho e o CNT. Tratava-se de uma justia administrativa que ainda fazia parte do MTE. Em cada JCJ atuava um juiz de direito ou bacharel nomeado pelo presidente da Repblica, com mandato de dois anos, juntamente com juzes classistas, representantes dos trabalhadores e empregadores. Os oito Conselhos Regionais deliberavam sobre os recursos e a ltima instncia era o Conselho Nacional, com membros nomeados pelo presidente da Repblica, sendo eles representantes dos trabalhadores, dos patres e funcionrios do Ministrio. (2012, p.108).

Atualmente a sua composio encontra-se delimitada nos artigos 111 a 116 da Constituio Federal. No artigo 114 est estabelecida a sua competncia para processar e julgar as aes oriundas da relao de trabalho dentre diversas outras. A competncia territorial da Justia do Trabalho definida pelo artigo 651 da CLT, ou seja, determinada pela localidade onde o empregado prestar servios ao

55

empregador. Portanto, seja o empregado reclamante ou reclamado o local da prestao laboral que definir onde dever ser intentada possvel ao trabalhista. Faz-se mister dissertar sobre os procedimentos dos dissdios individuais, haja vista, grande parte dos trabalhadores brasileiros no possurem representao sindical ou possurem de forma insuficiente na defesa de seus interesses laborais. Alexandrino leciona que dissdio individual entre empregado e empregador o mesmo que reclamao ou ao trabalhista, porm os sujeitos so individualmente considerados e o objeto interesse particular dessas pessoas. Explica que nos rgos de maior movimento a audincia dividida em trs audincias:
a primeira chamada de audincia inicial, com a contestao e tentativa de conciliao, podendo dela resultar o termino do processo, por meio do seu arquivamento, da revelia ou da conciliao. Ocorrer o arquivamento no caso de no comparecimento do reclamante, o que por fim ao processo, mas no o impedir de abrir novo processo, dentro do prazo de prescrio; se der causa a 2 arquivamentos, s poder ingressar com nova reclamao aps 6 meses. Haver revelia quando o reclamado no comparecer para se defender, hiptese em que ser condenado nos termos do pedido constante da inicial, a menos que a matria jurdica no tenha condies de ser acolhida. A conciliao se far nos termos ajustados pelas partes e ser homologada pelo juiz; a segunda a audincia de instruo, destinada inquirio das partes e das testemunhas; a terceira a audincia de julgamento, com as alegaes finais, a ultima tentativa de conciliao e a prolao da sentena. (2006, p.430).

Ser dada nfase neste tpico ao tratamento dado pela Justia do Trabalho durao do trabalho, que o foco do tema proposto por esta monografia. Verifica-se pelas decises do poder judicirio que este acionado quase sempre para solucionar prejuzos financeiros decorrentes de relaes de trabalho focadas em lucros imediatos. Tais conflitos advm do desrespeito s normas legais de proteo laboral sejam elas remuneratrias ou de segurana do trabalho. Quanto s aes individuais na Justia do Trabalho que versam sobre durao do trabalho, Jnior possui a seguinte opinio:
Infelizmente, as aes individuais ajuizadas na Justia do Trabalho afetas durao do trabalho ainda esto sendo tratadas como meras questes econmicas e salariais. Prova disto so as diversas smulas do Tribunal Superior do Trabalho flexibilizando as normas de durao do trabalho com consequente nociva institucionalizao das chamadas horas extras habituais, o que repercute na falta de aplicabilidade e efetividade do art. 149 do Cdigo Penal,

56 especialmente em relao conduta criminosa de submisso do trabalhador jornada de trabalho exaustiva, [...] (2011, p.146).

Sucessivas decises judiciais envolvendo pedidos de pagamento de horas realizadas alm da oitava diria e s 44 horas semanais redundaram em edies de smulas que propiciaram entendimentos flexibilizadores da norma maior contida no art. 7 inciso XIII da Constituio Federal. Ocorre que operadores do direito, como auditores fiscais do trabalho, muitas vezes desavisados juridicamente, se orientam por estas smulas em detrimento do previsto na Carta Maior, contribuindo desta forma para sedimentar negativamente um entendimento que o judicirio utiliza para impedir enriquecimento ilcito em casos concretos. Esses operadores deveriam atuar para impedir a realizao de horas extraordinrias no permitidas, utilizando-se dos recursos de autuao com base no previsto constitucionalmente. Jnior sobre a flexibilizao jurisprudencial das normas trabalhistas se reporta ao patamar civilizatrio mnimo definido por Mauricio Godinho Delgado, alegando que as normas no poderiam se objeto de flexibilizao:
O conjunto das normas heternomas trabalhistas representa, no Brasil, o que Mauricio Godinho Delgado (2008) chama de patamar civilizatrio mnimo, entendendo como tal, essencialmente, trs grupos convergentes destas normas: as normas constitucionais em geral (respeitadas as ressalvas parciais expressamente feitas pela prpria Constituio: art. 7, VI, XIII e XIV, por exemplo); as normas de tratados e convenes internacionais vigorantes no plano interno brasileiro (referidas pelo art. 5, 2 da CRFB/ 1988); as normas legais infraconstitucionais que asseguram patamares de cidadania ao indivduo que labora (preceitos relativos sade e segurana no trabalho, normas concernentes a bases salariais mnimas, normas de identificao profissional, dispositivos antidiscriminatrios, dentre outros). Tal patamar civilizatrio mnimo seria, destarte, infenso flexibilizao trabalhista, sendo inaplicvel s respectivas normas, inclusive, o princpio do Direito Coletivo do Trabalho da adequao setorial negociada criado doutrinariamente pelo acima referido Mauricio Godinho Delgado. (2011, p. 147).

Entende o autor que a Constituio Federal somente alude s horas extras no artigo 7, inciso XVI para elevar o seu custo, no existindo no diploma autorizao para pratica de labor habitual em horas extras, acrescenta que:
E tal constatao no decorre simplesmente da interpretao literal e isolada do citado inciso XVI, mas tambm da utilizao de outros mtodos de interpretao constitucional, notadamente os mtodos sistemtico e teleolgico e conferindo-se normatividade aos princpios constitucionais. De fato, luz dos princpios constitucionais do trabalho da Dignidade da Pessoa Humana (art. 1, III, da CRFB/1988), Valor Social do Trabalho (art. 1, IV, da CRFB/1988), Funo Socioambiental do Trabalho (art. 170, III e VI, da

57 CRFB/1988) e Busca do Pleno Emprego (art. 170, VIII, da CRFB/ 1988), bem do rol de direitos trabalhistas do art. 7 constitucional, especialmente do direito reduo dos riscos inerentes ao trabalho (art. 7, XXII), outra concluso no se chega seno a que entende pela impossibilidade de pactuao de horas extras, inclusive nos moldes do art. 59 celetrio, e de aceitao das chamadas horas extras habituais. (2011, p.147).

Em relao s demais normas trabalhistas Jnior alerta que o entendimento majoritrio jurisprudencial entende como vlidos as seguintes hipteses de execuo de trabalhos em horas extras:
a) art. 59, caput, da CLT acrscimo de horas suplementares pactuadas mediante acordo escrito entre empregador e empregado, no limite de 2 (duas) horas extras dirias; b) art. 61, 2 da CLT excesso de horrio por motivo de fora maior, sendo que, interpretando-se literalmente o artigo em referncia, constata-se que o mesmo no estabelece limitao temporal para o labor dirio nesta hiptese de prorrogao da jornada, podendo o obreiro, absurdamente, laborar at a exausto, enquanto perdurar o motivo de fora maior c) art. 61, 2 da CLT excesso de horrio para atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto, sendo que, nesta hiptese, o limite temporal de trabalho dirio de 12 (doze) horas; d) art. 61, 3 da CLT prorrogao da jornada na hiptese de interrupo do servio resultante de causas acidentais, ou de fora maior, que determinem a impossibilidade de sua realizao, podendo a durao do trabalho ser prorrogada pelo tempo necessrio at o mximo de 2 (duas) horas, durante o nmero de dias indispensveis recuperao do tempo perdido, desde que no exceda de 10 (dez) horas dirias, em perodo no superior a 45 (quarenta e cinco) dias por ano, sujeita essa recuperao prvia autorizao da autoridade competente.( 1991, p.148).

A primeira hiptese a grande causadora de discusses doutrinarias e jurisprudenciais. Para alguns no foi recepcionada pela Constituio Federal de 1988, para outros um permissivo Constitucional. Jnior possui o seguinte entendimento:
Entretanto, das hipteses acima listadas, a primeira (horas suplementares pactuadas) apresenta total dissonncia com a ordem constitucional em vigor, pois institucionaliza a prestao de servio extraordinrio nas relaes individuais de trabalho, mediante pactuao direta e individual entre empregador e empregado, inclusive quando sequer se mostrar necessrio o labor extra, representando as decises judiciais que conferem validade ao sistema das horas suplementares pactuadas nociva flexibilizao jurisprudencial das normas constitucionais de durao do trabalho. (2011, p.150).

58

Jnior transcreve as seguintes smulas do Tribunal Superior do Trabalho que se no entendidas ao caso concreto iro ratificar a autorizao do trabalho extraordinrio em desacordo com a Constituio Federal do Brasil:
Smula n. 24. SERVIO EXTRAORDINRIO (mantida) Res. n. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Insere-se no clculo da indenizao por antiguidade o salrio relativo a servio extraordinrio, desde que habitualmente prestado. Smula n. 45. SERVIO SUPLEMENTAR (mantida) Res. n. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. A remunerao do servio suplementar, habitualmente prestado, integra o clculo da gratificao natalina prevista na Lei n. 4.090, de 13.7.1962. Smula n. 85. COMPENSAO DE JORNADA (incorporadas as Orientaes Jurisprudenciais ns. 182, 220 e 223 da SBDI-1) Res. n. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005. I. A compensao de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou conveno coletiva. (exSmula n. 85 primeira parte alterada pela Res. n. 121/2003, DJ 21.11.2003). II. O acordo individual para compensao de horas vlido, salvo se houver norma coletiva em sentido contrrio. (ex-OJ n. 182 da SBDI-1 inserida em 8.11.2000). III. O mero no atendimento das exigncias legais para a compensao de jornada, inclusive quando encetada mediante acordo tcito, no implica a repetio do pagamento das horas excedentes jornada normal diria, se no dilatada a jornada mxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional. (ex-Smula n. 85 segunda parte alterada pela Res. n. 121/2003, DJ 21.11.2003). IV. A prestao de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensao de jornada. Nesta hiptese, as horas que ultrapassarem a jornada semanal normal devero ser pagas como horas extraordinrias e, quanto quelas destinadas compensao, dever ser pago a mais apenas o adicional por trabalho extraordinrio. (ex-OJ n. 220 da SBDI-1 inserida em 20.6.2001.) Smula n. 113. BANCRIO. SBADO. DIA TIL (mantida) Res. n. 121/ 2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. O sbado do bancrio dia til no trabalhado, no dia de repouso remunerado. No cabe a repercusso do pagamento de horas extras habituais em sua remunerao. Smula n. 115. HORAS EXTRAS. GRATIFICAES SEMESTRAIS (nova redao) Res. n. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. O valor das horas extras habituais integra a remunerao do trabalhador para o clculo das gratificaes semestrais. Smula n. 172. REPOUSO REMUNERADO. HORAS EXTRAS. CLCULO (mantida) Res. n. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Computam-se no clculo do repouso remunerado as horas extras habitualmente prestadas (ex-Prejulgado n. 52). Smula n. 291. HORAS EXTRAS (mantida) Res. n. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. A supresso, pelo empregador, do servio suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos 1 (um) ano, assegura ao empregado o direito indenizao correspondente ao valor de 1 (um) ms das horas suprimida para cada ano ou frao igual ou superior a seis meses de prestao de servio acima da jornada normal. O clculo observara a mdia das horas

59 suplementares efetivamente trabalhadas nos ltimos 12 (dose) meses, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supresso. Smula n. 347. HORAS EXTRAS HABITUAIS. APURAO. MDIA FSICA (mantida) Res. n. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. O clculo do valor das horas extras habituais, para efeito de reflexos em verbas trabalhistas, observar o nmero de horas efetivamente prestadas e a ele aplica-se o valor do salrio-hora da poca do pagamento daquelas verbas. Smula n. 376. HORAS EXTRAS. LIMITAO. ART. 59 DA CLT. REFLEXOS (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns. 89 e 117 da SBDI1) Res. n. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.4.2005. I A limitao legal da jornada suplementar a duas horas dirias no exime o empregador de pagar todas as horas trabalhadas. (ex-OJ n. 117 da SBDI- 1 inserida em 20.11.1997). II O valor das horas extras habitualmente prestadas integra o clculo dos haveres trabalhistas, independentemente da limitao prevista no caput do art. 59 da CLT. (ex-OJ n. 89 da SBDI-1 inserida em 28.4.1997.). (2001, p.150/151).

Filgueiras confirma o descrito anteriormente ao afirmar que as decises do TST repercutem intensamente nas aes dos auditores fiscais do trabalho, que so agentes privilegiados legalmente a visualizar a realidade laboral no local da prestao laboral durante suas inspees:
O impacto das posies do TST como formadoras do quadro jurdico pode ser tambm detectado por meio da atuao das demais instituies. No Ministrio do Trabalho, os auditores rotineiramente seguem (quando conhecem) a jurisprudncia majoritria do TST, especialmente as Smulas, raramente se insurgindo contra as posies judiciais. As prprias orientaes formais do MTE corroboram a obedincia s diretrizes interpretativas do TST. Os precedentes administrativos do MTE servem aos fiscais, analogamente, como Smulas dos tribinais atuao dos juzes. Em 2006, segundo Renzo (2007), quatro precedentes administrativos eram contrrios s decises pacificadas na justia do trabalho. Ocorre que nenhum deles contrariava Smula e eles representavam apenas cerca de 6% do total de 70 precedentes vigentes poca. Portanto, um forte indcio do respeito do MTE em relao s posies da justia trabalhista. (2012, p. 122).

Porm na 1 Jornada de Direito Material e Processual na Justia do Trabalho ocorrida em novembro de 2007 foi editado o enunciado n. 9 que clarifica o posicionamento do Poder Judicirio quanto flexibilizao da jornada de trabalho:
Enunciado 9. FLEXIBILIZAO. I - FLEXIBILIZAO DOS DIREITOS SOCIAIS. Impossibilidade de desregulamentao dos direitos sociais fundamentais, por se tratar de normas contidas na clusula de intangibilidade prevista no art. 60, 4, inc. IV, da Constituio da Repblica. II - DIREITO DO TRABALHO. PRINCPIOS. EFICCIA. A negociao coletiva que reduz garantias dos trabalhadores asseguradas em normas constitucionais e legais

60 ofende princpios do Direito do Trabalho. A quebra da hierarquia das fontes vlida na hiptese de o instrumento inferior ser mais vantajoso para o trabalhador. ( on line).

Confirma-se a partir desses enunciados o posicionamento do Poder Judicirio quanto jornada de trabalho. Infere-se que as smulas por este editadas se prestam para orientar decises de constantes aes com mesma causa de pedir. Ou seja, se j realizadas horas extraordinrias, elas obrigatoriamente devero ser pagas com o respectivo adicional. O que no quer dizer que estas smulas esto autorizando a realizao de horas suplementares excedentes a 8 horas dirias e 44 semanais.

3.2 ATUAO DO MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO NO CUMPRIMENTO DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS DA JORNADA DE TRABALHO

A Constituio Federa em seu artigo 127 assim define o Ministrio Pblico: O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, sendo responsvel pela defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. O Ministrio Pblico do Trabalho - MPT compreende um dos ramos do Ministrio Pblico da Unio, possuindo funo de rgo agente, ou seja, na qualidade de parte e interveniente, como fiscal da lei. Schiavi enumera as atribuies do Ministrio Pblico do Trabalho, em juzo, como rgo agente nos termos da Lei Complementar 75/93:
a) promover as aes que lhe sejam atribudas pela Constituio Federal e pelas leis trabalhistas; b) promover a ao civil pblica no mbito da Justia do Trabalho, para defesa de interesses coletivos, quando desrespeitados os direitos sociais constitucionalmente garantidos; c) propor as aes cabveis para declarao de nulidade de clusula de contrato, acordo coletivo ou conveno coletiva que viole as liberdades individuais ou coletivas ou os direitos individuais indisponveis dos trabalhadores; d) propor as aes necessrias defesa dos direitos e interesses dos menores, incapazes e ndios, decorrentes das relaes de trabalho; e) recorrer das decises da Justia do Trabalho, quando entender necessrio, tanto nos processos em que for parte, como naqueles em que oficiar como fiscal da lei, bem como pedir reviso dos Enunciados da Smula de Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho;

61 f) instaurar instncia em caso de greve, quando a defesa da ordem jurdica ou o interesse pblico assim o exigir; g) promover mandado de injuno, quando a competncia for da Justia do Trabalho(2011, p. 169).

Observa-se que a atuao como rgo agente refere-se defesa dos interesses difusos, coletivos e individuais indisponveis dos trabalhadores. A definio de interesses difusos, coletivos e individuais homogneos podem ser encontrados no Cdigo de Defesa do Consumidor em seu art. 81, pargrafo nico:
Pargrafo nico. A defesa coletiva ser exercida quando se tratar de: I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato; II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base; III - interesses ou direitos individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum.

Quanto aos interesses individuais indisponveis trabalhistas, Delgado (2009, p.186) assim o descreve: Ele traduz a inviabilidade tcnico -jurdica de poder o empregado despojar-se, por sua simples manifestao de vontade, das vantagens e protees que lhe asseguram a ordem jurdica e o contrato. Schiavi ainda fornece a forma de atuao desse rgo como fiscal da lei ou como rgo interveniente, baseando-se no art. 83 da Lei Complementar 75/93: a)
manifestar-se em qualquer fase do processo trabalhista, acolhendo solicitao do juiz ou por sua iniciativa, quando entender existente interesse pblico que justifique a interveno; b) recorrer das decises da Justia do Trabalho, quando entender necessrio, tanto nos processos em que for parte, como naqueles em que oficiar como fiscal da lei, bem como pedir reviso dos Enunciados da Smula de Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho; c) funcionar nas sesses dos Tribunais Trabalhistas, manifestando-se verbalmente sobre a matria em debate, sempre que entender necessrio, sendo-lhe assegurado o direito de vista dos processos em julgamento, podendo solicitar as requisies e diligncias que julgar convenientes; d) recorrer das decises da Justia do Trabalho, quando entender necessrio, tanto nos processos em que for parte, como naqueles em que oficiar como fiscal da lei, bem como pedir reviso dos Enunciados da Smula de Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho (2011, p. 171).

62

O sitio da Associao Nacional dos Procuradores do Trabalho disponibiliza como se d andamento de uma denncia at o seu encerramento com uma Ao Civil Pblica ou Termo de Ajustamento de Conduta:
As Procuradorias Regionais do MPT recebem a denncia e distribuem a um dos Membros da Coordenadoria de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos (CODIN), para que seja autuada como Procedimento Preparatrio (PP) ou Procedimento Investigatrio (PI), onde feita a coleta prvia de provas. Caso haja indcios de que a denncia verdica, o Procedimento Preparatrio transforma-se em Inqurito Civil Pblico (ICP).Durante o ICP, as partes podem juntar peas de informao, arrolar testemunhas e produzir provas. Uma vez comprovada a veracidade da denncia, o Procurador responsvel pelo ICP prope parte infratora a assinatura de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC), por meio do qual compromete-se a regularizar a situao, sob pena de multa em caso de descumprimento, e, se for o caso, obriga-se ao pagamento do que for devido aos prejudicados, ttulo de indenizao. Se assinado o TCAC, o processo arquivado, mas o Procurador continua acompanhando seu cumprimento e pode ingressar com ao de execuo se o infrator voltar a cometer as irregularidades. ( on line).

De todos os instrumentos utilizados pelo MPT so os termos de ajustamento de conduta e aes Civis Pblicas as mais conhecidas e divulgadas por este rgo na sua funo de proteo de direitos trabalhistas. Filgueiras d melhores detalhes sobre esses dois procedimentos:
As aes civis quase sempre demandam, alm de cumprimento de normas de proteo ao trabalho evadidas pelas empresas, valores pecunirios, como dano moral coletivo, guisa de ressarcimento sociedade pelos prejuzos coletivos e difusos (Segundo o disposto no art. 3 da Lei n 7.347/1985, a ao civil pblica pode ter por objeto a condenao em dinheiro ou o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer) e dano moral individual pelos direitos individuais homogneos tingidos (sejam em ao denominada coletiva ou ao civil pblica), com valores destinados aos prprios trabalhadores prejudicados.[...] O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) o segundo instrumento utilizado pelo MPT nas suas atividades. Trata-se de um acordo com o empregador que contempla a previso de multa em caso de descumprimento (art. 5, 6, da Lei n 7.347/1985). Foi incorporado CLT em 2000, com o carter de ttulo executivo extrajudicial, que executado na justia do trabalho sem discusso de mrito, em tese. Tambm, em tese, h consenso de que o TAC no pode contemplar renncia total ou parcial dos interesses dos trabalhadores, devendo o contedo do acordo se limitar s condies de tempo, modo e lugar em que as estipuladas devero ser cumpridas pelo empregador. O seu objeto o mesmo da ao civil pblica, portanto, a tutela dos interesses difusos, coletivos e individuais homogneos. (2012, p.194/195).

63

Portanto, v-se que o MPT possui prerrogativas e instrumentos para coibir e regular os limites constitucionais da jornada de trabalho. A notcia veiculada pela assessoria de Comunicao da Procuradoria Regional do Trabalho da 15 Regio exemplifica o modo de ao do MPT:
A Justia do Trabalho de Ja concedeu liminar, nos autos da ao civil pblica ajuizada pelo Ministrio Pblico do Trabalho (MPT), que obriga o Frigorfico Avcola Santa Ceclia, de Itapu, a respeitar os perodos de jornada de trabalho previstos na lei. O frigorfico, que possui histrico de afastamentos devido a acidentes de trabalho e doenas ocupacionais, mantinha cerca de 350 trabalhadores em situao irregular de jornada, mantendo-os trabalhando alm de 2 horas extras dirias e sem a concesso de intervalos prevista na Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT). ( on line).

O setor de transportes, tambm alvo de interesse do MPT. Os acidentes provocados devido s longas jornadas de trabalho praticadas pelos motoristas foi pauta de discusso em audincia pblica no Senado Federal para marcar o Dia Mundial em Memria das Vtimas de Acidentes de Trabalho, segundo informao da Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral do Trabalho:
A pressa pela entrega de uma mercadoria, demanda cada vez mais corrente nos dias atuais, inimiga nmero um dos trabalhadores do ramo de transportes e um ingrediente essencial no histrico de acidentes envolvendo motoristas. Segundo levantamento realizado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), o setor que tem a pior taxa de acidentes fatais est entre os que mais se destacam no que diz respeito a excesso de jornada de trabalho, terceirizao sem previso na legislao trabalhista e empregados sem registro legal. (on line).

A Seo de notcias da Associao Nacional dos Procuradores do Trabalho d um exemplo de condenao a uma conhecida empresa do setor do vesturio, mostrando a interelao entre as instituies de vigilncia do Direito do Trabalho:
A Justia condenou a C&A Modas a pagar indenizao de R$ 50 mil pelo descumprimento da legislao trabalhista. A sentena que estipula o valor em razo dos danos morais coletivos ainda probe que a empresa submeta empregados a jornada excessiva, salvo nas hipteses previstas em lei. A empresa tambm dever proporcionar os intervalos necessrios destinados ao descanso e alimentao, alm de assegurar o repouso semanal remunerado de seus funcionrios. ltima Instncia entrou em contato com a assessoria da C&A Modas, mas ainda no recebeu resposta da empresa. Segundo o procurador Marco Antonio da Matta do MPT (Ministrio Pblico do Trabalho), a sentena da Justia trabalhista em Volta Redonda (RJ) confirma a antecipao de tutela obtida em 2008. O rgo recebeu diversas denncias referentes jornada excessiva, repouso semanal no-remunerado e comprometimento dos intervalos de descanso dos funcionrios. As investigaes do MPT levaram abertura de

64 inqurito civil e posteriormente, aps confirmao dos fatos por auditores fiscais, a propositura de ao civil pblica. O artigo 7, inciso XIII, da Constituio Federal, prev que a durao do trabalho no pode ser superior a 8 horas dirias e 44 semanais. possvel a compensao, desde que haja previso na conveno ou acordo coletivo. O desrespeito lei, mesmo aps instado a cumpri-la com a fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego e inqurito do MPT, configura fato grave e suficientemente apto a desencadear ofensa que ultrapassa os diretamente envolvidos e atinge a coletividade como um todo, afirmou juza do Trabalho Glucia Gomes Vergara Lopes, da 3 Vara do Trabalho de Volta Redonda, responsvel pela deciso. (on line).

Essas situaes descritas se subsumem a trabalhos em situaes degradantes atentando contra a dignidade e a sade do trabalhador, sendo, portanto foco de atuao desse rgo. Assim o Ministrio Pblico do Trabalho possui prerrogativas que o legitima a coibir coletivamente a prtica abusiva de horas extras. Conforme visto utiliza-se dos Termos de Ajustamento de Conduta, dos Inquritos Cveis e das Aes Cveis para atingir seus objetivos.

3.3 ATUAO MINISTRIO DO TRABALHO NO CUMPRIMENTO DOS LIMITES CONSTITUCIONAIS DA JORNADA DE TRABALHO

No Brasil a inspeo do trabalho fica a cargo do Ministrio do Trabalho e Emprego. Porm, a origem da inspeo do trabalho no Brasil remonta a 1891 com o decreto n. 1.313 de 17.01.1891, o qual obrigava a fiscalizao de todos os estabelecimentos fabris em que havia trabalhadores menores. Nessa poca a competncia para legislar sobre o trabalho era dos Estados, ficando, portanto, a inspeo adstrita ao Rio de Janeiro, Distrito Federal da poca, no gerando efeitos satisfatrios. o que se depreende de Lima Teixeira (2000, p.1264). Continua o autor a ensinar que com o tratado de Versailles de 1919 o Brasil se comprometeu a organizar servio de inspeo do trabalho. Isso s se concretizou com a reforma constitucional de 1926 em que a competncia de legislar sobre organizao do trabalho passou dos Estados para a Unio. Dessa forma em 1931 foi criado o Departamento Nacional do Trabalho ao qual coube a organizao, higiene,

65

segurana e inspeo do trabalho. Lima Teixeira explica como se procedia a inspeo at a edio da CLT EM 1943:
Pode-se se dizer que s a comeou de fato a inspeo do trabalho no Brasil. E, mesmo assim, em condies bastante precrias, pois, para essa imensa tarefa, o DNT contou com apenas trs inspetores do trabalho para exercer a fiscalizao em todo o territrio nacional...(2000, p.1264).

Atualmente a inspeo do trabalho compete Unio, atribuio deferida pela Constituio Federal de 1988, em seu art. 21, XXIV. Lima Teixeira esclarece a importncia da inspeo do trabalho no Brasil:
O papel da fiscalizao cresce de importncia quando sabemos que o brasileiro no alcanou ainda aquele estagio de cultura cvica que o faa ter especial respeito pela ordem jurdica e pelo cumprimento da lei. Ainda h muito cidado e muito empresrio supondo que burlar a lei, em vez de delito, uma demonstrao de superioridade ou de inteligncia. Estes brasileiros que s no avanam o sinal se o guarda estiver presente, ou s obedecem lei se tiverem certeza de que esto sendo observados pela autoridade repressora, so o tormento da cidadania e da paz social. para estes que deve dirigirse o agente da inspeo do trabalho, munido de pacincia e firmeza, para ensinar, para compor os conflitos e para reprimir. (2000, p. 1267).

O papel de agente fiscalizador dos Direitos trabalhistas do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) fica a cargo do Sistema Federal de Inspeo do Trabalho. Localizado em Braslia, divide-se em Departamento de Fiscalizao do Trabalho (DEFIT) e Departamento de Segurana e Sade do Trabalhador (DSST). O Decreto 4.552 de 27 de dezembro de 2002 regulamenta a inspeo do trabalho no Brasil. O artigo 1 delimita a sua finalidade:
O Sistema Federal de Inspeo do Trabalho, a cargo do Ministrio do Trabalho e Emprego, tem por finalidade assegurar, em todo o territrio nacional, a aplicao das disposies legais, incluindo as convenes internacionais ratificadas, os atos e decises das autoridades competentes e as convenes, acordos e contratos coletivos de trabalho, no que concerne proteo dos trabalhadores no exerccio da atividade laboral. ( on line).

As inspees so realizadas pelos Auditores Fiscais do Trabalho, os quais possuem subordinao tcnica a Secretaria de Inspeo do Trabalho - SIT e administrativa s Superintendncias Regionais e Gerencias do Trabalho. Essas inspees, de acordo com o art. 9 do Regulamento de Inspeo do Trabalho (RIT), podero ser promovidas em todas as empresas, estabelecimentos e locais de trabalho, pblicos ou privados, estendendo-se aos profissionais liberais e instituies

66

sem fins lucrativos, bem como s embarcaes estrangeiras em guas territoriais brasileiras. As competncias dos auditores fiscais do trabalho esto descritas no art. 18 do RIT e so as seguintes: I - verificar o cumprimento das disposies legais e regulamentares,
inclusive as relacionadas segurana e sade no trabalho, no mbito das relaes de trabalho e de emprego, em especial: a) os registros em Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS), visando reduo dos ndices de informalidade; b) o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), objetivando maximizar os ndices de arrecadao; c) o cumprimento de acordos, convenes e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregados e empregadores; e d) o cumprimento dos acordos, tratados e convenes internacionais ratificados pelo Brasil; II - ministrar orientaes e dar informaes e conselhos tcnicos aos trabalhadores e s pessoas sujeitas inspeo do trabalho, atendidos os critrios administrativos de oportunidade e convenincia; III - interrogar as pessoas sujeitas inspeo do trabalho, seus prepostos ou representantes legais, bem como trabalhadores, sobre qualquer matria relativa aplicao das disposies legais e exigirlhes documento de identificao; IV - expedir notificao para apresentao de documentos; V - examinar e extrair dados e cpias de livros, arquivos e outros documentos, que entenda necessrios ao exerccio de suas atribuies legais, inclusive quando mantidos em meio magntico ou eletrnico; VI - proceder a levantamento e notificao de dbitos; VII - apreender, mediante termo, materiais, livros, papis, arquivos e documentos, inclusive quando mantidos em meio magntico ou eletrnico, que constituam prova material de infrao, ou, ainda, para exame ou instruo de processos; VIII - inspecionar os locais de trabalho, o funcionamento de mquinas e a utilizao de equipamentos e instalaes; IX - averiguar e analisar situaes com risco potencial de gerar doenas ocupacionais e acidentes do trabalho, determinando as medidas preventivas necessrias; X - notificar as pessoas sujeitas inspeo do trabalho para o cumprimento de obrigaes ou a correo de irregularidades e adoo de medidas que eliminem os riscos para a sade e segurana dos trabalhadores, nas instalaes ou mtodos de trabalho; XI - quando constatado grave e iminente risco para a sade ou segurana dos trabalhadores, expedir a notificao a que se refere o inciso X deste artigo, determinando a adoo de medidas de imediata aplicao; XII - coletar materiais e substncias nos locais de trabalho para fins de anlise, bem como apreender equipamentos e outros itens relacionados com a segurana e sade no trabalho, lavrando o respectivo termo de apreenso; XIII - propor a interdio de estabelecimento, setor de servio, mquina ou equipamento, ou o embargo de obra, total ou parcial,

67 quando constatar situao de grave e iminente risco sade ou integridade fsica do trabalhador, por meio de emisso de laudo tcnico que indique a situao de risco verificada e especifique as medidas corretivas que devero ser adotadas pelas pessoas sujeitas inspeo do trabalho, comunicando o fato de imediato autoridade competente; XIV - analisar e investigar as causas dos acidentes do trabalho e das doenas ocupacionais, bem como as situaes com potencial para gerar tais eventos; XV - realizar auditorias e percias e emitir laudos, pareceres e relatrios; (Redao dada pelo Decreto n 4.870, de 30.10.2003) XVI - solicitar, quando necessrio ao desempenho de suas funes, o auxlio da autoridade policial; XVII - lavrar termo de compromisso decorrente de procedimento especial de inspeo; XVIII - lavrar autos de infrao por inobservncia de disposies legais; XIX - analisar processos administrativos de auto de infrao, notificaes de dbitos ou outros que lhes forem distribudos; XX - devolver, devidamente informados os processos e demais documentos que lhes forem distribudos, nos prazos e formas previstos em instrues expedidas pela autoridade nacional competente em matria de inspeo do trabalho;

XXI - elaborar relatrios de suas atividades, nos prazos e formas previstos em instrues expedidas pela autoridade nacional competente em matria de inspeo do trabalho; XXII - levar ao conhecimento da autoridade competente, por escrito, as deficincias ou abusos que no estejam especificamente compreendidos nas disposies legais; XXIII - atuar em conformidade com as prioridades estabelecidas pelos planejamentos nacional e regional, nas respectivas reas de especializao; XXIII -atuar em conformidade com as prioridades estabelecidas pelos planejamentos nacional e regional. (Redao dada pelo Decreto n 4.870, de 30.10.2003).( on line).

Quanto ao tema proposto neste trabalho ressalta-se que cabe aos auditores fiscais do trabalho a fiscalizao pelo cumprimento do prescrito na Constituio Federal quanto limitao da jornada de trabalho. Valendo explicitar que a prpria origem do MTE advm de reivindicaes quanto jornada de trabalho. o que se infere de Renzo:
Em novembro de 1912, entre os dias 7 e 15 de novembro, o 4 Congresso Operrio Brasileiro constitua a Confederao Brasileira do Trabalho CBT, que seria incumbida de promover um longo programa de reivindicaes operrias tais como jornada de oito horas, semana de seis dias, construo de casas para operrios, indenizao para acidentes de trabalho, limitao da jornada para mulheres e menores de quatorze anos, contratos coletivos ao invs de contratos individuais, seguro obrigatrio para os casos de

68 doenas, penso para a velhice, fixao de salrio mnimo, reforma dos impostos pblicos e obrigatoriedade da instruo primria. (2007, p.35).

No incomum a atuao do Ministrio do Trabalho junto s instituies pblicas, pois embora autorizado por pelo Decreto 4.552 de 2002 alvo de estranheza por muitos. Um exemplo comum so as auditorias em prefeituras para a averiguao da regularidade da contratao de trabalhadores em cargos comissionados e excepcional interesse pblico. Quase sempre os auditores defrontam com fraudes milionrias ao FGTS e aos direitos previstos

constitucionalmente aos trabalhadores como os limites de jornada. A Assessoria de Comunicao da Procuradoria Regional do Trabalho da 15 Regio publicou noticia do desfecho de uma auditoria iniciada por ao fiscal realizada pela Gerncia Regional do Trabalho em Franca:
A Justia do Trabalho concedeu tutela antecipada requerida em ao civil pblica pelo Ministrio Pblico do Trabalho, determinando que o Municpio de So Joaquim da Barra, no prazo de 20 dias, impea que seja adotada a jornada na escala 12x24, em regime de turnos ininterruptos de revezamento, das 6 s 18 horas e das 18 s 6 horas, em todas as estaes de tratamento de gua e poos artesianos existentes no Municpio. (on line).

Filgueiras apresenta dados que revelam as infraes mais comuns encontradas pela Auditoria Trabalhista:
[...] em todos os anos, entre 1996 e 2008, foram detectadas mais de um milho de infraes s normas de proteo ao trabalho, ou mais de quatro infraes por empresa, segundo dados do SFIT. Em todos os anos abrangidos pelo SFIT (1996 a 2008), mais de 60% das autuaes da parte de legislao foram concernentes a cinco obrigaes, sempre entre elas: registro de empregado, excesso de jornada, salrio atrasado e no recolhimento de FGTS. Estas, somadas s cinco obrigaes subsequentemente mais autuadas (como os intervalos para descanso), resultaram entre 78% e 83% do total de autos de legislao lavrados entre 1996 e 2008. (2012, p.179).

Infere-se da leitura do artigo anterior que as infraes aos limites da jornada de trabalho, determinados pela Constituio de 1988, esto dentre os itens mais desrespeitados pelas empresas brasileiras. Fica a pergunta: Diante de tamanha afronta Constituio Federal, sendo o MTE primeiro o rgo a ter contato com a irregularidade, por que permitiu que em um lapso de tempo to grande permanecesse tal infrao?

69

Renzo responde a esta pergunta ao enfatizar a origem do carter orientador da inspeo do trabalho:
As normas internacionais, Convenes e Recomendaes da OIT, enfatizam o carter orientador da inspeo do trabalho enquanto instrumento de efetivao da legislao trabalhista. A recomendao n. 20, de 1923, por exemplo, estabelece que a legislao nacional poder determinar casos onde haver notificao previa para que o infrator regularize determinada situao. Da mesma forma faculta ao inspetor o poder de advertir e orientar ao invs de intentar ou recomendar aes. [...] (2007, p. 65).

Ao aproximarmos a leitura que Renzo faz da inspeo como agente orientador com os dados colhidos por Filgueiras esclarece-se o dito Lima Teixeira quanto cultura brasileira para o cumprimento do estabelecido legalmente. Poder-se ia ainda dizer que os baixos valores das multas no estimulariam a regularizao, havendo vantagens em infringir a lei em detrimento do prescrito na Lei Maior. E ainda que as estratgias utilizadas pelo MTE no teriam sido eficientes durante esse perodo. Porm, Carvalho explica a importncia do MTE, como rgo agente, na implementao do art. 7, XIII da CF brasileira:
Ainda assim, toda essa discusso se torna bizantina se o Ministrio do Trabalho no se render inconstitucionalidade da contratao de horas extraordinrias, excedentes da oitava hora diria ou da quadragsima quarta hora semanal, autuando e punindo os empregadores que, fomentando os ndices de desemprego, infringirem o preceito maior. mais tmida a influncia da Justia do Trabalho, que atua, muita vez, quando o conflito est instaurado e o empregado, a bem dizer, no mais o . A sobrejornada cumprida por tal empregado, reclamante na Justia do Trabalho, deve ser remunerada com o adicional de 50%, posto que ilcita e ainda mesmo quando superior ao limite de duas horas extras. (2011, p.252).

O autor quer dizer que embora no seja permitido o labor alm das 8 horas dirias e 44 semanais, uma vez realizado, faticamente, esse trabalho dever ser remunerado, pois, caso contrrio ocasionaria enriquecimento ilcito do empregador em detrimento da sobrecarga de jornada sobre o trabalhador. Portanto, uma vez instaurada na Justia do Trabalho aes referente a verbas indenizatrias que contenham pedido de ressarcimento de labor em horas extraordinrias, sendo reconhecidas pelo juiz, essas horas devero ser pagas ao trabalhador.

70

Uma deciso com esse teor no contraria a Constituio Federal, pois a mesma reprime a execuo do trabalho em hora suplementar e ainda sobretaxa o seu custo em pelo menos em 50% a mais. Dessas decises reiteradas surgem smulas que se prestam a orientar futuras aes semelhantes. Assim, a justia um rgo que para agir precisa ser acionado, diferentemente do Ministrio do Trabalho, que pelos seus auditores fiscais do trabalho podem aplicar o direito onde os direitos trabalhistas estiverem sendo violados. Por isso tais agentes devem estar aptos a entender que tais smulas no os vincula e que quanto jornada de trabalho dever primeiramente obedecer ao prescrito na Constituio Federal no seu inciso XIII. O mesmo pode-se dizer quanto s clausulas previstas em convenes coletivas, estas no vinculam o operador do direito, Delgado (2009, p.1271) afirma que a autoridade fiscal pode representar ao Ministrio Pblico para que este examine se hiptese de propositura de ao anulatria

3.4

ATUAO

DOS

SINDICATOS

NO

CUMPRIMENTO

DOS

LIMITES

CONSTITUCIONAIS DA JORNADA DE TRABALHO

Verifica-se que direitos fundamentais como jornada de trabalho e salrio foram passveis de flexibilizao no Brasil aps a Constituio de 1988. Pretendeuse dar aos sindicatos maior liberdade em negociar direitos dos trabalhadores que muitas vezes tiveram origens histricas e conquistadas por difceis lutas. A dimenso dessas conquistas propiciou a discusso deste instituto em organismos

internacionais, fazendo parte do cotidiano da legislao jurdica de diversos pases. Para a compreenso do papel das convenes coletivas no Brasil se faz necessrio voltar as suas origens, verificar o seu momento histrico, suas causas e verificar se o papel desempenhado por elas hoje se prestam aos mesmos objetivos de quando de sua conquista. Vianna leciona que a origem das convenes coletivas remonta da produo em massa, da apario das grandes fbricas, do fortalecimento da organizao

71

sindical. No deixa de citar, porm, autores com pensamento divergente, que situam a sua origem no regime das corporaes, teceles ou ferreiros de Thor.
Alguns pretendem encontrar sua fonte no regime das corporaes, nos seus estatutos, e entre estes se encontra CABANELLAS afirmando que a determinao coletiva das condies de trabalho no totalmente nova, tanto que os estatutos das velhas corporaes de oficio continham muitas clausulas destinadas a regular o trabalho. LA CUEVA refere-se, citando LOTMAR, a contratos coletivos que teriam sido feitos em Speyer, pelos teceles, em 1351 e 1362, e outro para os ferreiros de Thor, em 1437. (1987, p.1056).

Para Sussekind as convenes coletivas tiveram origem na Gr-Bretanha, nas Trade Unions, que foram organizaes formadas, inicialmente, por grupos informais de trabalhadores, as quais deram origem aos sindicatos.
Com a revogao da lei britnica sobre o delito de coalizo (1824), os grupos informais de trabalhadores foram se transformando nas trade unions, que assumiram o papel de negociador com os empregadores para a estipulao das condies a serem respeitadas nos contratos individuais de trabalho. Nascia o contrato ou conveno coletiva de trabalho. Nenhuma lei impunha sua eficcia erga omnes; todavia, o gentlemens agreement assegurava a observncia do pactuado entre os sindicatos e os empresrios. (2010, p. 17)

Os primeiros pases a legislarem a respeito das Convenes Coletivas foram Holanda em 1909 e frana em 1919. A previso constitucional deu-se em 1917 no Mxico e 1919 na Alemanha.
A Holanda (1909) e a Frana (1919) foram os primeiros pases que legislaram sobre o tema, sendo que a lei francesa serviu de modelo ao Decreto Legislativo n 21.761, assinado por GELTULIO VARGAS em 23 de agosto de 1932. As Cartas Magnas do Mxico (1917) e da Alemanha (1919) deram hierarquia Constitucional s convenes coletivas.

A regulamentao no mbito internacional se deu com o advento da Organizao Internacional do Trabalho. Em 1919 a conveno coletiva foi indicada como um dos meios a solucionar os problemas relativos jornada de trabalho. o se extrai de Vianna:
A questo das convenes coletivas, no campo internacional, foi ventilada com o prprio aparecimento da Organizao Internacional do Trabalho, pois j em 1919 a adoo da conveno foi indicada como um dos meios de solucionar os problemas relativos jornada do trabalho e, em todas as Convenes adotadas nas conferncias posteriores o mesmo recurso foi recomendado. (1987, p.1059).

72

No Brasil as convenes coletivas no surgiram de um apelo popular, mas de uma antecipao legislativa como quase toda a legislao trabalhista. Veio luz pelo decreto n 21.761, de 23 de agosto de 1932, sendo, praticamente, cpia da lei do direito positivo francs, devido ausncia de experincias anteriores o que se infere de Vianna apud Russomano:
No Brasil, entretanto, o fenmeno foi inverso: reconhecida a utilidade do instituto pelo legislador, antes de t-lo sido pelo povo e pelos sindicatos, o contrato coletivo no foi produto natural de um costume e sim o produto artificial da lei. Imposto ou facultado, no veio de baixo para cima: do povo para o cdigo. Veio de cima para baixo: do cdigo para o povo. (1987, p.1060).

Todas as Constituies ptrias a partir da Constituio de 1934 mencionaram as convenes coletivas, somente a de 1937 utilizou-se do termo de Contratos Coletivos. No entanto, no possuam expresso conforme o entendimento de Vianna:
Em nosso pas a conveno coletiva no assumiu ainda sua importncia, dada a expresso muito relativa das organizaes sindicais e, especialmente, porque os problemas coletivos so solucionados, sejam eles de natureza econmica ou jurdica, atravs das sentenas normativas da Justia do Trabalho. (1987, p.1061)

Como as anteriores, a Constituio brasileira de 1988 em seu art. 7 preceitua: XXVI reconhecimento das convenes e acordos coletivos. Ao percorrer os incisos do art. 7 da carta magna brasileira constata-se o motivo da grande repercusso das Convenes Coletivas desde ento. Os incisos VI, XIII e XIV em consonncia com o inciso XXVI possibilitaram a flexibilizao de direitos trabalhistas, propiciando aos sindicatos barganhar importantes direitos laborais conquistados ps-revoluo industrial. So eles:
VI - irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; XIII - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho, XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva; (on line).

Sussekind explana tais incisos:


a) o salrio, isto , qualquer prestao de natureza salarial cujo principio da irredutibilidade pode ser vulnerado por convenes ou acordos coletivos de trabalho ( art. , VI, da Constituio);

73 b) a durao do trabalho, cuja jornada normal pode ser objeto de compensao de horrios ou at reduzida por um instrumento da negociao coletiva ( art. Cit., XIII); e no que concerne aos turnos ininterruptos de revezamento, a jornada especial pode ser ampliada (art. Cit., XIV). (2010, p. 604)

Essa flexibilizao possibilita ampliao do poder diretivo e econmico das empresas em relao hipossuficincia jurdica dos trabalhadores e de seus representantes sindicais. Em 2001 o projeto de lei Executivo n 5.483/01 teve o intuito de permitir que convenes e acordos coletivos prevalecessem sobre a lei ordinria, salvo em segurana e medicina do trabalho. Sussekind rechaa tal intento:
Esse projeto afrontava a tradio jurdica brasileira, que romanogermanica e no anglo-saxnica. Releva ponderar que a invocao do sistema de relaes do trabalho norte-americano, em que os contratos coletivos entre empresas e sindicatos estipulam quase todas as condies de trabalho, no pertinente. L, esses contratos preenchem o vazio legislativo. L so raras as leis que dispe sobre os direitos individuais dos trabalhadores. (2010, p. 605)

Continua o autor a ensinar sobre a aplicao da flexibilizao de direitos trabalhistas, extrai-se da leitura que para a negociao equilibrada deveriam os sindicatos estar uniformemente preparados em todo o territrio nacional.
preciso considerar que o Brasil desigualmente desenvolvido, onde regies plenamente desenvolvidas convivem com outras em vias de desenvolvimento e com algumas preocupantemente subdesenvolvidas. Ora, s existem sindicatos fortes, capazes de negociar em posio de equilbrio com importantes empresas nacionais e multinacionais, onde h esprito sindical. E esse dado sociolgico emana espontaneamente das grandes concentraes operrias, as quais se formam onde h desenvolvimento, sobretudo no setor industrial. (2010, p.605).

Esse esprito sindical emerge basicamente nas regies sul e sudeste, onde o aglomerado de trabalhadores do setor metalrgico ainda parece medir fora em melhores condies frente ao poder econmico. Consultas a instrumentos normativos de negociao coletiva revelam que a hipossuficincia jurdica sindical brasileira uma realidade, havendo necessidade da interferncia estatal para que os direitos laborais previstos na CLT e Constituio Federal sejam preservados. Mas o conhecimento jurdico no suficiente para garantir a plena aplicao das normas trabalhistas. que o ambiente laboral envolve conhecimentos outros como a fisiologia e sociologia laborais, que se no entendidos como fatores

74

entrelaados, que demandam conhecimentos especficos a serem considerados em decises jurdicas, podero gerar a flexibilizao de direitos garantidos por normas imperativas constitucionais como a sade e segurana do trabalhador. o que ocorreu com a edio da smula 349 do TST. Ao permitir a compensao de jornada em atividade insalubre via livre negociao entre contraentes de pacto laboral, possibilitou a proliferao de clusulas em convenes coletivas que negociam paralelamente a sade do trabalhador.
A validade de acordo coletivo ou conveno coletiva de compensao de jornada de trabalho em atividade insalubre prescinde da inspeo prvia da autoridade competente em matria de higiene do trabalho (art. 7, XIII, da CF/1988; art. 60 da CLT).(on line).

A ttulo de exemplo podem ser citadas a flexibilizao, acordadas em convenes coletivas das categorias, nas jornadas dos enfermeiros e de ceramistas, estes devido necessidade de manter fornos a altas temperaturas durante 24 horas. Essas atividades por no poderem ser interrompidas, acabam por flexibilizadas para garantir melhores resultados econmicos aos empregadores, e isso com sano dos sindicatos representativos dos trabalhadores, em jornadas conhecidas como 12 X 36. Estas jornadas sobrecarregam o obreiro alm dos limites permitidos pelas normas que regulam os limites dirios a que um trabalhador pode ser submetido em atividade insalubre, normalmente de at 8 horas. Agravando esse quadro, soma-se em desfavor ao obreiro a busca por trabalhos alternativos como forma de aumentar a sua renda nos intervalos destinados ao seu repouso interjornada. No setor de enfermagem comum ter o trabalhador dois a trs empregos, obrigando-o a estar em constante viglia, colocando, dessa forma, sua sade em perigo. No anverso, fica a sociedade desamparada de trabalhadores aptos a cuidar de seus doentes. Felizmente a sumula 349 do TST foi cancelada pela Res. 174/2011, DEJT divulgado em 27, 30 e 31.05.2011. Certamente, aps a concretizao de enormes estragos no s aos trabalhadores, mas tambm pelo seu reflexo para a sociedade. Resta o enorme trabalho de reverso desse quadro, desde julho de 1996, quando da edio original da smula. Conclui-se que as negociaes coletivas so frutos de intensas lutas dos trabalhadores aps a Revoluo Industrial que se viam em total desamparo do

75

Estado. Conquistaram esta arma que os protegiam de sua hipossuficincia frente ao poder econmico. Sua potncia foi de tal magnitude que se tornou norma jurdica nas mais diferentes naes, permanecendo como instrumento de proteo dos trabalhadores desde sua conquista at os dias atuais. No Brasil sua insero nos ordenamentos jurdicos se deu de forma pacfica, sendo de iniciativa do legislador a sua insero no ordenamento ptrio. Mas foi com a Constituio de 1988 que as convenes coletivas ganharam fora. A permisso de flexibilizao nas duas principais conquistas dos trabalhadores ao longo dos tempos: - salrio e jornada, no corpo da constituio federal, propiciaram aos donos dos meios produtivos a facilidade de girar essa arma dos trabalhadores convenes coletivas que deveria ser um contrapeso a seu favor, na direo dos trabalhadores e em seu desfavor. Portanto, para que os direitos dos trabalhadores sejam realmente protegidos, h necessidade da vigilncia por parte do Estado, que no dever permitir que direitos como segurana e sade sejam negociados em convenes coletivas, haja vista a hipossuficincia jurdica dos seus representantes sindicais, bem como a peculiaridades regionais que s um exame detalhado por profissionais capacitados poder identificar fatores prejudiciais aos trabalhadores. A fora dos interesses capitalistas tamanha que apesar da conquista pela reduo da jornada de trabalho ter ganhado repercusses mundiais, ainda necessria a sua vigilncia por diversos entes governamentais. Ainda assim, v-se que no est sedimentada na cultura brasileira a prtica saudvel do labor, onde o excesso de trabalho ainda pode ser visto como virtude. Essas instituies aliadas a sindicatos preparados juridicamente podero tornar realidade a previso

constitucional quanto jornada e tratamento digno ao trabalhador brasileiro.

76

CONCLUSO

Se o trabalho for entendido como uma lei natural, o descanso dever ser entendido como consequncia deste. Verifica-se pela histria das civilizaes que o trabalho foi o propulsor da evoluo das sociedades. O acervo cultural mundial, os conhecimentos cientficos e as grandes realizaes humanas se deveram ao trabalho. O direito ao descanso, porm, no ocorreu de forma espontnea, foi consequncia de lutas dos trabalhadores da poca da Revoluo Industrial a quem eram impostas extenuantes jornadas. Nesta pesquisa foi possvel verificar os motivos e a origem dos limites constitucionais da jornada de trabalho impostos pela Constituio Federal de 1988. Partiu-se, historicamente, da revoluo industrial, poca em que os limites das jornadas eram o esgotamento das foras fsicas. O mrito dos direitos ao descanso dos trabalhadores atuais se deve s lutas por esse direito, realizado por trabalhadores daquela poca. A poltica liberal da poca favorecia a explorao irracional do labor. A inrcia do Estado na esfera da ao particular, induziu a unio de grupos de trabalhadores para a conquista de melhores condies de trabalho. Foi assim, por consequncia das modificaes da sociedade advindas do prprio liberalismo, que se deu a formao de grupos e interesses antagnicos, havendo necessidade da interveno do Estado para harmonizar os interesses individuais. A reivindicao por menores jornadas sensibilizaram a prpria Igreja, a encclica rerum novarum influenciou muito positivamente na internacionalizao dos direitos trabalhistas e especialmente na conquista pela reduo da jornada. Porm foi em 1919 com o tratado de Versailes que ocorreu a consagrao da internacionalizao da jornada de 8 horas dirias. No Brasil esse direito entrou no ordenamento jurdico de forma pacfica. Todas as constituies a partir da Constituio de 1934 contemplaram a limitao da jornada de trabalho. A Constituio de 1988 tambm privilegiou a limitao da jornada diria e semanal, inovou ao permitir a participao dos sindicatos na ingerncia de direitos trabalhistas referentes jornada de trabalho, utilizando-se das convenes coletivas de trabalho.

77

Foram pesquisados os motivos que motivaram o constituinte levar a jornada noturna, os turnos ininterruptos de revezamento e a jornada extraordinria ao patamar constitucional. Conclui-se o constituinte quis desmotivar o excesso de trabalho sobretaxando as horas noturnas e extraordinrias e quanto aos turnos ininterruptos limitou a jornada de modo a amenizar os seus efeitos sade do trabalhador. Ocorre que parcela da doutrina interpretou a norma maior de modo a favorecer o surgimento de modelos de jornada que ferem a literalidade da Constituio. A grande problemtica gira em torno das horas extraordinrias, estas so as grandes vils da sade fsica, mental e social do trabalhador. Outro instituto pesquisado foi a compensao de horas, o chamado banco de horas, o qual permite que a extrapolao da jornada seja compensada dentro de determinado perodo a ser definido em conveno coletiva. A jornada 12 x 36 de uso disseminado em importantes reas de trabalho como a sade, foi foco de estudo como exemplo de extrapolao da jornada de trabalho. Esta jornada desobedece aos limites constitucionais e causa desequilbrio na sade, vida social e economicamente geradora de desempregos na rea da sade, no havendo previso legal para as mesmas. Por isso dever ser combatida pelas instituies de vigilncia dos direitos trabalhistas. Buscaram-se na doutrina os motivos da limitao da jornada de trabalho, chegando-se a concluso de que aos efeitos fisiolgicos se somam as consequncias sociais. O captulo II foi reservado para apurar as consequncias do excesso de trabalho para a sade e vida social do trabalhador. Neste captulo encontraram-se dificuldades em encontrar bibliografias especializadas, por isso grande parte do estudo foi baseado em artigos cientficos realizados por instituies de ensino. Ficando evidenciado alto ndice de afastamento ao trabalho devido a transtornos mentais advindos do estresse laboral. Por isso aprofundou-se o estudo nessa rea, buscando verificar a sua relao com as horas extraordinrias habituais. Revelou o estudo que a Sndrome de Burnout reconhecida no Brasil como transtorno mental que se diagnosticado poder levar ao afastamento ao trabalho, estando protegido o trabalhador pela previdncia social. As pesquisas evidenciaram que as reas de trabalho que demandam o alargamento da jornada possuem relao direta com tal problema. Na rea da sade, onde os limites da jornada so

78

costumeiramente desrespeitados pelas jornadas 12 x 36, no incomum o acometimento por esta sndrome. Os distrbios osteomusculares tambm so causas de afastamento ao trabalho. Foi mostrado que as extensas jornadas associadas a outros fatores contribuem para o infortnio. A morte por exausto, conhecida por Karoshi no reconhecida no Brasil, mas foi possvel associar mortes com causas semelhantes no corte de cana de acar. Nesse caso as jornadas extenuantes tambm estavam presentes. No campo social foram pesquisadas que as influncias do excesso de jornada na vida familiar desrespeitam o Estatuto da criana e do Adolescente e tambm o Estatuto do idoso por impedir a convivncia do trabalhador com sua famlia. O lazer foi evidenciado como promotor das realizaes das potencialidades humanas. Por todo o exposto deduz-se que as consequncias do excesso de trabalho advindo de horas extraordinrias no permitidas podem ocasionar prejuzos irreparveis a sade e vida social do trabalhador, inviabilizando o seu desenvolvimento integral como Homem e cidado sujeito de direitos. O captulo III foi dedicado s instituies de vigilncia dos direitos trabalhistas e as convenes coletivas. Evidenciou-se a atuao da Justia do Trabalho, do Ministrio Publico do Trabalho e do Ministrio do Trabalho quanto aplicao das limitaes constitucionais da jornada de trabalho. Ficou aparente que as decises da Justia do Trabalho influem sobremaneira na atuao dos demais rgos. Que suas decises sobre a jornada extraordinria tm sido utilizadas para justificar a legalidade do instituto, por serem mal interpretadas. Ficou claro que suas decises por se referirem a fatos j consolidados, no esto aptas a autorizar fatos ainda em vias de realizao, ou seja, quanto durao da jornada, uma deciso de repercusso de remunerao de horas extras nas demais verbas trabalhistas est simplesmente reconhecendo um fato ocorrido e que, portanto deve ser reconhecido, no devendo ser entendido como autorizadora de prtica habitual de horas extraordinrias. O Ministrio Pblico do Trabalho exerce importante atuao para implementar a previso constitucional da jornada limitada, para isso utiliza-se dos Termos de Ajustamento de Conduta e das Aes Cveis pblicas.

79

Ao

Ministrio

do

Trabalho

cabe

inspeo

do

trabalho

prevista

constitucionalmente como competncia da Unio. Possui agentes, os Auditores Fiscais do Trabalho, aos quais atribuda a competncia para aplicar a previso constitucional quanto limitao de jornada de trabalho. Tais agentes ao defrontarem com infraes a direitos trabalhistas, como a extrapolao da jornada de trabalho, so instados a lavrarem Auto de Infrao por descumprimento legal. Por fim procedeu-se a uma remisso histrica das convenes coletivas de trabalho, e seu papel nas negociaes coletivas. Ficando evidenciado que tal instituto tambm grande conquista dos trabalhadores, mas que no manejado adequadamente poder ser instrumento de grandes prejuzos a sade e vida social dos trabalhadores.

80

REFERNCIAS

ABUD, Claudia Jos. Jornada de trabalho e a compensao de horrios. So Paulo: Atlas, 2008. ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito do Trabalho. 8. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2006. ALMEIDA, Amador Paes de. CLT Comentada: legislao doutrina e jurisprudncia 7.ed. Saraiva, 2011. ALVES , Francisco Alves. Por que morrem os cortadores de cana? Revista Sade e Sociedade. So Paulo, v.15, n.3, p.90-98, set/dez 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&%20pid=S010412902006000300008>. Acesso em: 20 jan. 2013. ASSESSORIA de Comunicao da Procuradoria Regional do Trabalho da 15 Regio.Disponvel em: <http://www.anpt.org.br/site/index497b.html?view=article&catid=59%3Anoticias&id=8 12%3Ajustica-ordena-o-fim-da-jornada-excessiva-em-frigorifico-da-itapuicampinassp&tmpl=component&print=1&page=&option=com_content&Itemid=72> Acesso em: 10 fev. 2013. ASSESSORIA de Comunicao da Procuradoria Regional do Trabalho da 15 Regio Disponivel em: <http://www.anpt.org.br/site/index0bb9.html?view=article&catid=59%3Anoticias&id=5 68%3Ajustica-obriga-municipio-de-sao-joaquim-da-barra-a-regularizar-jornadas-epagamentos-campinas-sp&option=com_content&Itemid=72> Acesso em: 10 fev. 2013. ASSESSORIA de Imprensa da Procuradoria Geral do Trabalho. Disponvel em:<http://www.anpt.org.br/site/index02f0.html?view=article&catid=59%3Anoticias&i d=805%3Ajornada-excessiva-e-falta-de-cumprimento-as-leis-sao-as-principaiscausas-dos-acidentes-com-motoristas&option=com_content&Itemid=72> Acesso em: 10 fev. 2013. ASSOCIAO NACIONAL DOS MAGISTRADOS DA JUSTIA DO TRABALHO ANAMATRA.Disponvel em:< http://www.anamatra.org.br/index.php/noticias/1jornada-anamatra-divulga-enunciados-aprovados > Acesso em: 10 fev. 2013. ASSOCIAO NACIONAL DOS PROCURADORES DO TRABALHO - ANPT. Disponvel em: <http://www.anpt.org.br/index3.jsp?pagina_unica=10016> Acesso em: 12 jan. 2013. _______. Notcias. Disponvel em:<http://www.anpt.org.br/site/index01ec.html?view=article&catid=66%3Aclippinganpt&id=297%3Ajustica-condena-caa-a-pagar-r-50-mil-por-descumprir-regrastrabalhistas&option=com_content&Itemid=75> Acesso em: 10 fev. 2013.

81

BICHO ,Leandro Manuel dias; PEREIRA ,Susete Rodrigues. Stress ocupacional. Disponvel em< http://prof.santana-esilva.pt/gestao_de_empresas/trabalhos_06_07/word/Stress%20Ocupacional.pdf> Acesso em 14 dez. 2012. BRANCO, Anadergh BARBOSA; ALMEIDA, Paulo Csar Andrade . Estudo mapeia principais causas de afastamento do trabalho. Unb Agencia. Disponvel em: <http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=4834#> Acesso em: 19 jan. 2013. BRANDO, Claudio Mascarenhas. Revista TST. Braslia, vol. 75, n. 2, p. 35-52, abr/jun 2009.Disponvel em:<http://aplicacao.tst.jus.br/dspace/bitstream/handle/1939/12917/752.pdf?sequence=1> Acesso em 27 dez. 2012. BRASIL. CLT. Vade Mecum Universitrio de Direito Rideel. Organizao por Anne Joyce Angher. 8. ed. So Paulo: Rideel, 2010. _______ Constituio (1988). Vade Mecum Universitrio de Direito Rideel. Organizao por Anne Joyce Angher. 8. ed. So Paulo: Rideel, 2010. _______. Decreto n. 4.552 de 27 de dezembro de 2002. Disponvel em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4552.htm >Acesso em: 10 fev. 2013. _______. Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1977. Manuais de legislao atlas. 66. ed. So Paulo: Editora Atlas, 2010. CAMARGO, Beatriz. Investigao reafirma ligao entre morte e excesso de trabalho. Disponvel em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=469> Acesso em: 12 jan 2013. CAMARGO, Dulio Antero de; FONTES, Arlete Portela; OLIVEIRA, Jos Incio de. Diagnostico das LER/DORT e Sade Mental. In: Sade Mental e Trabalho, v. III, p.145. Organizadoras: Liliana Andolpho Magalhes Guimares, Sonia Grubits. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2004. Disponvel em:< http://books.google.com.br/books?id=4uzeBbPWwc4C&pg=PA5&hl=ptBR&source=gbs_selected_pages&cad=3#v=onepage&q&f=false> Acesso em: 12 jan. 2013. CARREIRO, Libia Martins. Revista do tribunal regional do trabalho da 3 regio. Belo Horizonte, v.46, n.76, p.131-141, jul./dez.2007. Disponvel em: <http://www.trt3.jus.br/escola/download/revista/rev_76/rev_76.pdf >Acesso em: 12 jan. 2013. CARVALHO, Augusto Cesar Leite de. Direito do Trabalho. Aracaju: Evocati, 2011. DE MASI, Domenico. O cio Criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 8. ed. So Paulo: LTr, 2009.

82

DELGADO, Mauricio Godinho. Disponvel em:<http://www.trt3.jus.br/escola/download/revista/rev_54/Mauricio_Delgado.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2013. DELGADO, Mauricio Godinho. Revista TST. Braslia, v. 75, n. 2, p. 25. abr/jun 2009. E. Sacadura Leite; UVA, Antnio Sousa de. Revista Sade & Trabalho: rgo oficial da sociedade portuguesa de medicina do trabalho. v.6, p.25-42, 2007. Disponvel em:<http://www.spmtrabalho.com/downloads/st06.pdf.>. Acesso em: 28 dez. 2012. ENCCLICA Rerum Novarum. Disponvel em:< http://www.vatican.va/holy_father/leo_xiii/encyclicals/documents/hf_lxiii_enc_15051891_rerum-novarum_po.html> Acesso em: 21 dez. 2012. FILGUEIRAS, Vitor Arajo. Estado e direito do trabalho no Brasil: Regulao do emprego entre 1988 e 2088.2012. Tese (doutorado) Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, Salvador, 2012. FONSECA, Mara S. Marques da. Reduo da Jornada de Trabalho. So Paulo: LTr, 2012. FRANA, Ana Cristina Limonge.Psicologia do trabalho: psicossomtica, valores e prticas organizacionais. So Paulo: Saraiva, 2008. JNIOR, Raymundo Lima Ribeiro. Revista do Ministrio Pblico do Trabalho. Procuradoria-Geral do Trabalho. Braslia, ano 1, n. 1 mar. 1991. LAZZARESHI, Nomia. Sociologia do Trabalho. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. LOPES, Jlio Csar. Limites da Jornada Extraordinria Habitual. Revista do Ministrio Pblico do Trabalho. Procuradoria-Geral do Trabalho. Braslia, ano 1, n. 1 mar. 1991. MARTINS, Sergio Pinto. Direito do trabalho. 23. ed. So Paulo: Atlas, 2007. MINISTRIO DA SADE. Doenas relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os servios de sade. Braslia, DF: Editora MS, 2001. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho: histria e teoria geral do direito do trabalho: relaes individuais e coletivas do trabalho. 26. ed. So Paulo: Saraiva, 2011. PAFARO, Roberta Cova; DE MARTINO, Milva Maria Figueiredo. Estudo do estresse do enfermeiro com dupla jornada de trabalho em um hospital de oncologia peditrica de Campinas. In: Revista da escola de enfermagem da USP. So Paulo, v.38, n.2, p.152-160. Disponvel em:< http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v38n2/05.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2013. PAIVA, Robrio; XAVIER, Jos . Ler/Dort.-. Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancrios do Rio Grande do Norte. Disponvel em: < http://www.bancariosrn.com.br/cartilhaok.pdf> Acesso em: 19 jan. 2013.

83

PAOLIELO, Gilda. Averso ao trabalho doena. Portal da Psiquiatria da Associao Brasileira de Psiquiatria. Disponvel em: http://www.abp.org.br/portal/archive/9866 Acesso em: 20 jan. 2013. RENZO, Rober. Fiscalizao do Trabalho: doutrina e Pratica. So Paulo, LTr, 2007. SAAD, Eduardo Gabriel, Consolidao das leis do trabalho comentada. 37. ed. Atualizao e reviso por Jos Eduardo Duarte Saad, Ana Maria Saad Castello Branco. So Paulo. LTr, 2004. SAAD, Viviane Leo; DE PAULA, Antonio Augusto Xavier; MICHALOSKI, Ariel Orlei. Avaliao do risco ergonmico do trabalhador da construo civil durante a tarefa do levantamento de paredes. In: XIII SIMPEP Simpsio de Engenharia de Produo. Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 2006. Disponvel em:<http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/637.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2013. SCHIAVI, Mauro. Manual de Direito Processual do Trabalho. 4. ed . So Paulo: LTr, 2011. SILVA, Flvia Piet Paulo da. Revista de Psicologia social e institucional da universidade estadual de londrina. v. 2, n. 1 jun. 2000.Disponvel em:<http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n15.htm.> Acesso em: 14 dez.2012. SUSSEKIND. Arnaldo. Curso de Direito do Trabalho. Vol. II, 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar,2010. SUSSEKIND. Arnaldo. Curso de Direito do Trabalho. Vol.I, 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar,2010. SUSSEKIND. Arnaldo; MARANHO. Dlio; VIANNA,Segadas. Instituies de Direito do Trabalho. 10. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos,1987. SUSSEKIND. Arnaldo; TEIXEIRA FILHO, Joo de Lima. Instituies de Direito do Trabalho. 19. ed. So Paulo: LTr, 2000.

You might also like