You are on page 1of 12

ETA COLEGIO RENOVAO

TCNICO EM ELETROMECNICA

Genilson Dos Santos Pereira

Eletrotcnica ll sistemas trifasicos, nocoes de estudo das sobrecorrentes

Catu/BA 2014-02-21

Genilson dos Santos Pereira

Eletrotcnica ll sistemas trifasicos, nocoes de estudo das sobrecorrentes.

Atividade avaliativa apresentada a Docente Karina Rocha como requisito parcial para aprovao na disciplina de Eletrocnicall no curso Tcnico em Eletromecnica.

Catu/BA 2014-03-20

SUMRIO

Sistemas trifasicos
Definio Trs subsistemas Porque os circuitos trifsicos so utilizados? Conceitos

Sobrecorrentes
Introduo Proteo contra sobrecorrentes
Definies

Tipos de correntes TIPOS E CARACTERSTICAS DE DISPOSITIVOS DE PROTEO COORDENAO DA PROTEO

Concluso REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Sistemas trifasicos

Definio: O sistema trifsico a forma mais comum de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de trs ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120 graus entre si, de forma a balancear o sistema, tornando-a muito mais eficiente ao se comparar com trs sistemas isolados. As mquinas eltricas trifsicas tendem a ser mais eficientes pela utilizao plena dos circuitos magnticos. As linhas de transmisso permitem a ausncia do neutro, e o acoplamento entre as fases reduz significantemente os campos eletromagnticos. Finalmente, o sistema trifsico permite a flexibilidade entre dois nveis de tenso. O sistema responsvel pelo transporte de energia eltrica das unidades geradoras para as unidades consumidoras composto basicamente por trs subsistemas: Sistema de gerao de energia Composta pelos elementos responsveis pela converso da energia de alguma fonte primria em energia eltrica e quaisquer outros componentes das unidades de gerao. Sistema de transmisso Composta pelos elementos responsveis pelo transporte da energia obtida dos vrios sistemas de gerao para o(s) sistema(s) de distribuio interligada pelo sistema de transmisso. Sistemas de distribuio Composta pelos elementos responsveis pela adequao da energia para o uso de consumidores de grande, mdio e pequeno porte. A transmisso de energia eltrica feita por meio de um sistema de transformadores e condutores eltricos tambm chamados de linhas de transmisso os quais transmitem a energia eltrica gerada nas unidades geradoras para as unidades consumidoras ou cargas. O sistema de transmisso permite que a tenso elctrica proveniente dos terminais dos geradores localizados nas unidades de gerao alcance a alimentao das unidades de consumo atendidas pelo sistema. Nos primrdios da implementao do sistema de transmisso de energia de longa distncia, graas ao avano tecnolgico principalmente devido ao trabalho de Nikola Tesla foi utilizado o sistema alternado para as tenses e correntes, de forma a permitir o transporte de energia a longas distncias sem perdas significativas a ponto de inviabilizar o processo.

Para a gerao de tenses e correntes alternadas, utiliza-se geradores sncronos ou de induo que em teoria poderiam fornecer qualquer nmero de sinais de tenses e correntes alternadas igualmente defasadas entre si dependendo da construo dos geradores. Por questes de praticidade, econmicas (economia de material) e tcnicas (qualidade da energia fornecida), optou-se por utilizar o sistema trifsico.

Porque os circuitos trifsicos so utilizado?


A aplicao principal para o circuito de trs fases a distribuio de energia elctrica pela empresa de luz para a populao. Nikola Tesla provou que a melhor maneira de produzir, transmitir e consumir energia eltrica estava usando circuitos trifsicos. Algumas das razes pelas quais a energia de trs fases superior a fase nica so: A potncia em KVA (Kilo Volt Ampere) de um motor de trs fases de cerca de 150% maior do que o de um nico motor de fase. Em drivers do sistema trifsico equilibrado precisa de 75% do tamanho que voc precisa para um sistema monofsico com a mesma potncia em VA de modo que este ajuda a reduzir custos e, portanto, para justificar o terceiro fio necessrio. a energia fornecida por um nico sistema de fase cai trs vezes por ciclo. A energia fornecida por um sistema de trs fases nunca cai para zero, de modo que a energia enviada para a carga sempre o mesmo.

Conceitos necessrios para entender os circuitos trifsicos


Conceitos importantes Para entender como eles funcionam os circuitos trifsicos necessrio primeiro saber como chamar as partes componentes, bem como todos os conceitos relacionados. Sem uma clara compreenso de tudo isso pode causar confuso quando resolver um problema com os circuitos trifsicos.

Equilibrado tenses trifsicas


Para os trs de uma tensao trifsica so sistema equilibrado deve ter amplitudes e freqncias idnticas e estar fora de fase entre si exatamente 120 . Importante: Em um sistema trifsico equilibrado a soma das tenses zero:Va + VB + Vc = 0

Circuito Fase equilibrada


Se as cargas so tais que as correntes produzidas pelo circuito so tenses equilibradas, ento, tambm todo o circuito no equilibrada.

Sobrecorrentes Introduo
O aumento da temperatura nos condutores de uma instalao eltrica, devido a circulao de corrente (efeito Joule), projetada para o funcionamento normal, deve ser limitado para no prejudicar os elementos da rede. Entretanto, podem ocorrer defeitos ou situaes anmalas de funcionamento, que provocam o aumento do valor da corrente, podendo atingir nveis muito maiores do que aqueles para os quais o circuito foi projetado, como por exemplo durante um curtocircuito. Essa sobrecarga produz sobreaquecimento nos condutores ocasionando altas temperaturas que podem incendiar materiais inflamveis prximos, ou mesmo inflamar materiais constituintes da prpria isolao presentes em alguns tipos de condutores. Essa situao, alm de danificar os componentes da rede, pode provocar, inclusive, incndios. Torna-se evidente, portanto, que toda instalao eltrica deve ser convenientemente protegida contra esses efeitos citados. Emprega-se, para tanto, dispositivos de proteo com funo de proteger a rede contra os efeitos de correntes elevadas. Estes dispositivos devem interromper a corrente que circula no circuito, automaticamente, sempre que a intensidade de corrente atingir valores que podem causar danos. Usualmente os dispositivos de proteo contra sobre-correntes em redes de baixa tenso so dimensionados para proteger os condutores da rede, havendo, entretanto, situaes em que atuam com correntes menores das que o condutor suporta, para proteger equipamentos conectados na rede. Neste texto ser considerado o critrio usual de dimensionamento de proteo de sobre-corrente onde o dispositivo de proteo dimensionado para interromper o circuito para proteger o condutor, em funo de sua bitola.

Proteo contra sobrecorrentes

Definies uma corrente cujo valor excede o valor nominal. As correntes podem ser devido a uma sobrecarga ou a um curtocircuito. Corrente de sobrecarga uma sobrecorrente, sem que haja falta eltrica. Habitualmente, uma corrente com valor algumas vezes acima do valor nominal.

Corrente de curto-circuito

uma sobrecorrente que resulta de uma falta, de impedncia insignificante, entre condutores vivos que apresentam uma diferana de potencial em funcionamento normal. Habitualmente, uma corrente com valor muitas vezes acima do valor nominal.

Corrente de projeto
a corrente mxima prevista em um circuito, nas condies normais de funcionamento. a corrente utilizada para a maioria dos clculos (queda de tenso, dispositivo de proteo, condutores).

TIPOS E CARACTERSTICAS DE DISPOSITIVOS DE PROTEO


Neste texto so tratados 2 tipos de dispositivos de proteo presentes na quase totalidade dos circuitos de baixa tenso: - fusveis, que interrompem o circuito pela fuso de um elemento e; - no-fuse, que interrompem o circuito por ao mecnica no destrutiva. A figura abaixo ilustra um fusvel do tipo cartucho e um disjuntor de BT.

Fusvel

Disjuntor

As principais caractersticas tcnicas, utilizadas na aplicao dos dispositivos de proteo contra sobre-correntes so: a) Corrente Nominal definida como sendo o mximo valor eficaz da intensidade de corrente que pode circular por um dispositivo de proteo sem causar sua operao, que interrompe a corrente que o percorre.

b) Curva Tempo-Corrente
definida como sendo a curva que fornece o tempo gasto pelo dispositivo operar, ou seja interromper o circuito, em funo da corrente que o percorre. Evidentemente, quanto maior for a corrente menor ser o tempo despendido para a operao do dispositivo. A figura abaixo ilustra um curva tempo-corrente tpica de um dispositivo de proteo contra sobre-corrente.

c) Capacidade Disruptiva (SDIS)


A interrupo de um circuito atravs da atuao de um dispositivo de proteo no deve ser entendida como apenas a abertura mecnica do circuito, mas sim, como sendo a completa extino da corrente que atravessa o dispositivo. Isto porque aps a abertura mecnica do circuito, quer seja pelo distanciamento dos contatos de um disjuntor quer seja pela fuso de um elo de um fusvel, tende a se estabelecer um arco eltrico entre as extremidades do circuito mecanicamente aberto, mantendo a continuidade eltrica. O dispositivo deve criar condies para a extino do arco (que geralmente ocorre no instante em que a corrente eltrica senoidal se anula) sem que haja condies de reignio. H um limite fsico de interrupo de corrente que um dispositivo pode interromper, definido pelo dimensionamento de seus componentes. Por exemplo, um fusvel com corrente nominal de 2 A no tem capacidade para interromper uma corrente de, por exemplo, 2000 A ! Assim, Capacidade Disruptiva (SDIS) a mxima intensidade de corrente eficaz que o dispositivo consegue efetivamente interromper. Pode ser expressa em termos de corrente ou de potncia, calculada em base da tenso nominal: Circuito Trifsico: SDIS = 3 VNOM IDIS Circuito Monofsico: SDIS = VNOM IDIS sendo: VNOM - tenso nominal (V) IDIS - corrente disruptiva (A)

FUSVEIS
Os fusveis contm um elemento condutor constitudo de uma liga metlica especial, dimensionado para fundir, sob o aquecimento resultante do efeito joule, quando submetidos a correntes maiores que um valor especificado, que a corrente nominal do fusvel. Quanto maior a corrente circulante diante da nominal, menor ser o perodo de tempo para a fuso. H vrios tipos de fusveis disponveis para instalaes eltricas de baixa tenso, dentre os quais esto: a) Fusvel tipo rolha, cartucho e faca, que so de concepo simples e baixo custo;

b) Fusveis de faca, que apresentam grande variedade, desde modelos para aplicaes simples, at outros com caractersticas precisas para aplicaes de maior responsabilidade com alta capacidade disrruptiva; c) Fusveis Diazed que so aplicados em instalaes que requerem preciso na atuao; d) Fusveis NH que so aplicados em situaes onde h presena de altos nveis de correntes a serem interrompidas que carecem de ateno especial na interrupo do arco.

DISJUNTOR DE BAIXA TENSO


Em instalaes de baixa tenso, entende-se por disjuntor de BT, ao dispositivo capaz de interromper um circuito, ao comando do operador ou automaticamente ,quando percorrido por nveis de corrente superiores sua corrente nominal, sem que dessa interrupo lhe advenha dano. Os disjuntores de baixa tenso contem 2 sistemas de proteo: O primeiro, que opera para correntes de sobrecarga, fundamentado na ao mecnica de lminas bimetlicas, que dispostas em srie com o circuito, se curvam quando a corrente que as atravessa supera a corrente nominal, fazendo com que o disjuntor desarme; O segundo opera apenas quando elevadas correntes de curto-circuito atravessam o dispositivo produzindo atrao magntica, resultante do campo produzido por essa corrente passante, sobre placas ferromagnticas dispostas em posies adequadas, fazendo com que o disjuntor desarme. Assim, o dispositivo de ao trmica destina-se a interromper sobrecargas relativamente de pequena intensidade e longa durao, pois devido a inrcia trmica das lminas bimetlicas dispendido certo tempo para aquecer e atuar, enquanto que o dispositivo magntico atua to logo circule intensidade de corrente suficiente para atrair as placas ferromagnticas. Note que o rearme do disjuntor depois da operao da proteo trmica s pode ser realizado depois do esfriamento das lminas bimetlicas, que impedem o engate enquanto estiverem deformadas pela ao do aquecimento que motivou o desligamento. Para aumentar a capacidade disruptiva do disjuntor h, em seu interior, uma cmara de extino de arco que se presta a confinar, dividir e extinguir o arco eltrico formado entre os contatos do disjuntor imediatamente abertura mecnica dos contatos. A curva tempo-corrente de um disjuntor de baixa tenso apresenta aps o trecho de caracterstica inversa (quanto maior a corrente menor o tempo de atuao) uma forte inflexo para baixo indicando a operao do sistema de proteo magntico.

interessante notar que os disjuntores de BT que protegem os circuitos com motores apresentam, muitas vezes, caractersticas especiais em virtude das correntes muito elevados durante a partida. Nessas aplicaes o disjuntor no deve

atuar durante a partida ndo motor, quando a corrente de partida pode atingir valores da ordem de 10 vezes a corrente nominal do motor.

COORDENAO DA PROTEO
Usualmente os circuitos presentes nas instalaes eltricas apresentam topologia arborescente, ou seja, de um barramento (fonte de energia) de um quadro de distribuio, partem vrios circuitos radiais independentes, como ilustra a figura abaixo.

Observa-se nesse esquema que, no circuito de alimentao da carga X, h 3 componentes em srie, (portanto percorridos pela mesma corrente de carga) a partir do quadro de alimentao: a) o disjuntor de BT; b) o condutor do circuito 1 e c) o fusvel F Se ocorrer um curto-circuito no ponto P junto carga, a corrente de curto (I cc) percorrer o disjuntor de BT, os condutores do circuito 1 entre o quadro e o ponto P e, o fusvel F. O disjuntor de BT e o fusvel F apresentam curvas Tempo x Corrente especficas que determinam os tempos TD e TF , respectivamente, de abertura do disjuntor e de fuso do fusvel, quando submetidos corrente Icc. Evidentemente, se TD for menor que TF, o disjuntor abrir antes da fuso do fusvel e se TF for menor que TD o fusvel fundir antes de abertura do disjuntor. Por outro lado, o condutor tambm apresenta sua curva Tempo x Corrente, que indica o mximo perodo de tempo que o condutor pode suportar um determinado valor de corrente, sem que haja dano na isolao. Sendo TC o mximo perodo de tempo que o condutor suporta a corrente Icc, necessrio que TC seja maior que e TF e TD . Assim, o problema de coordenao da proteo em circuito de instalao eltrica consiste em determinar as correntes nominais e as curvas tempo x corrente dos dispositivos de proteo em srie, para que sejam atendidas as seguintes condies: a) quando da ocorrncia de curto circuito ou de sobrecarga, deve ser desligado o mnimo de cargas, preservando o suprimento das demais; b) a integridade fsica dos condutores e dos equipamentos deve ser preservada; c) a corrente indesejvel de defeito (curto circuito ou sobrecarga) deve ser eliminada o mais rpido possvel. Retornando ao circuito apresentado anteriormente constata-se que as condies (a), (b) e (c) so respeitadas, se TF < TD < TC, sendo que TF deve ser o menor possvel, ou seja, um curto circuito no ponto P deve provocar a fuso do fusvel to breve quanto possvel, impedindo a abertura do disjuntor. O disjuntor desempenha o papel de proteo de retaguarda, atuando em caso de falha do fusvel.

A Figura 9.8 ilustra esse caso.

Face tolerncia existente na preciso das curvas tempo x corrente de fusveis e de disjuntores, a boa norma recomenda que sejam adotadas margens convenientes de segurana na seleo e especificao desses dispositivos. Especial ateno deve ser dispensada seletividade da atuao dos dispositivos de proteo diante das diversas situaes operativas que possam ocorrer, resultando em diferentes nveis de sobrecargas e de correntes de curto-circuto. Por exemplo: se ocorrer um curto circuito no ponto Q, do circuito considerado, a corrente de defeito s percorrer trecho montante, sensibilizando apenas o disjuntor D.

Resumo
O sistema trifsico a forma mais comum de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de trs ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120 graus entre si, de forma a balancear o sistema, tornando-a muito mais eficiente ao se comparar com trs sistemas isolados. As mquinas eltricas trifsicas tendem a ser mais eficientes pela utilizao plena dos circuitos magnticos. As linhas de transmisso permitem a ausncia do neutro, e o acoplamento entre as fases reduz significantemente os campos eletromagnticos. Finalmente, o sistema trifsico permite a flexibilidade entre dois nveis de tenso. Geralmente quando a corrente cujo valor excede o valor nominal. As correntes podem ser devido a uma sobrecarga ou a um curtocircuito, da temos a sobrecorrente.

Referencias Bibliograficas http://tareaescolar.co/tareaescolar/electronica/CIRCUITOS%20TRIFASICOS.htm http://www.schneider-electric.com.br/documents/cadernos-tecnicos/sobrecor.pdf http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/136557/mod_resource/content/1/teo_ dispositivos_protecao.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_trif%C3%A1sico http://www.faculdadedavilamatilde.com.br/publicacoes/01%20Circuitos%20Trif%C3 %A1sicos.pdf

You might also like