You are on page 1of 27

CURSOS PROFISSIONAIS DE NVEL SECUNDRIO Modelista de Vesturio

PROGRAMA
Componente de Formao Tcnica Disciplina de

Modelagem

Escolas Proponentes / Autores


Emlia Gouveia Escola Profissional de Moda do Porto Manuel Ferreira Fernando Nunes

ANQ Agncia Nacional para a Qualificao 2009

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

Parte I

Orgnica Geral
ndice:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Caracterizao da Disciplina . . Viso Geral do Programa . ...... Competncias a Desenvolver. . . Orientaes Metodolgicas / Avaliao . Elenco Modular ............. Bibliografia . . .

Pgina

2 3 3 3 4 5

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

1. Caracterizao da Disciplina
A disciplina de Modelagem integra a componente de formao tcnica do curso profissional de Modelista de Vesturio tendo um carcter predominantemente prtico. Trata-se de uma disciplina cuja carga horria de 418h, que se sugere que seja, distribuda por tempos lectivos de 90 minutos, trienal. Esta disciplina pretende tornar apto o formando para o desempenho de funes tcnicas de modelagem no sector da indstria de vesturio. As aprendizagens desenvolvidas pretendem constituir-se como o culminar de todo um processo de formao tecnolgica iniciado no incio do ciclo de formao no mbito da disciplina de Modelagem, que se direcciona para a rea de produo de vesturio. Deste modo, as competncias relacionadas com a representao tcnica, a construo tridimensional e as metodologias do trabalho de projecto, constituem-se como as bases de formao que tornam consecutivos os objectivos de carcter especfico, enunciados neste programa. Sendo o carcter da disciplina de teor predominantemente prtico, o programa prev a introduo de contedos tericos, que contextualizam a aprendizagem nas especificidades tcnicas das reas propostas e que sensibilizam o aluno para um domnio das prticas profissionais com determinados nveis de exigncia e qualidade, bem como para a observao das inerentes questes ecolgicas e ambientais. Deste modo, prope-se o desenvolvimento de uma aprendizagem evolutiva, alicerada em prticas e referentes tericos que estruturem, desde o incio, uma progresso do conhecimento para realidades cada vez mais complexas. O desenvolvimento deste programa prev uma articulao transversal com os contedos das disciplinas que constituem a componente de formao tcnica do curso, nomeadamente: Desenho, Tecnologias Produtivas, Tecnologia dos Materiais e Controlo da Qualidade e Formao em Contexto de Trabalho. Consideram-se assim finalidades desta disciplina: o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos e competncias no domnio dos processos e das tecnologias envolvidos na produo de vesturio; o desenvolvimento de sensibilidades no entendimento das relaes produtivas, funcionais e ergonmicas inscritas quer no processo de fabricao, quer na utilizao dos objectos; a tomada de conscincia de questes relacionadas com os critrios de qualidade e sua implementao no contexto da produo; a fomentao da conscincia crtica; o aprofundamento do esprito de iniciativa, responsabilizao e colaborao; a promoo de uma atitude ecolgica na racionalizao dos recursos materiais e tecnolgicos;

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

a compreenso dos projectos na sua relao com as condicionantes de utilizao e produo; a promoo do esprito de cooperao e responsabilidade.

2. Viso Geral do Programa


Os contedos programticos desta disciplina foram seleccionados em articulao com as finalidades definidas e tendo em ateno o pblico-alvo a que se destinam. O programa foi estruturado em 15 mdulos, segundo um encadeamento sequencial para serem trabalhados por essa ordem. Os mdulos de modelagem assistida por computador foram divididos pelos trs anos de formao tendo em conta os conhecimentos adquiridos, no sendo contudo obrigatrio o seguimento desta sequncia.

3. Competncias a Desenvolver
Das finalidades desta disciplina, decorre um conjunto de competncias que se consideram fundamentais desenvolver, nomeadamente: utilizar correctamente a terminologia da disciplina; familiarizar-se com os instrumentos e tcnicas no mbito da produo de vesturio seguindo critrios de funcionalidade ao nvel do uso e da produo; executar moldes correctamente; executar uma pea de vesturio correcta em termos de volume e formas; desenvolver a partir de uma base pr-definida um molde ou diferentes tamanhos de uma pea; interpretar um croqui ou desenho tcnico; fazer um plano de corte de forma a ter um melhor aproveitamento de tecido; construir e experimentar modelos de simulao e verificao relacionados com a estrutura e construo da pea; utilizar materiais e inferir sobre os seus comportamentos; trabalhar e desenvolver tarefas que congreguem o desempenho individual no trabalho de grupo; desenvolver uma adequada utilizao das tecnologias informticas; utilizar meios informticos especficos na produo de moldes e escalas e planos de corte.

4. Orientaes Metodolgicas / Avaliao


A metodologia de trabalho da disciplina dever centrar-se no trabalho de projecto, sendo num primeiro momento dirigida para a aquisio das competncias bsicas ao nvel da modelao e, num

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

segundo momento, para o desenvolvimento de projectos colectivos e individuais, de modo a desenvolver nos alunos a necessidade de aprendizagem com vista resoluo dos problemas que a execuo dos projectos implica. A avaliao tem por objectivo central fornecer ao aluno elementos que lhe permitam gerir da melhor forma o seu prprio processo de aprendizagem e organiza-se de forma a permitir a certificao dos conhecimentos e competncias adquiridos. A avaliao refere-se sempre a objectivos propostos explicitamente para cada mdulo (e apresentados aos alunos no incio de cada mdulo), objectivos esses que podem ser considerados em trs vertentes e que assim devem ser estruturadas: aquisio de conhecimentos e domnio da informao; domnio de mtodos de trabalho; educao de capacidades, atitudes e competncias pessoais. A avaliao processa -se segundo duas modalidades: formativa e sumativa. Sendo a disciplina essencialmente prtica a avaliao deve ser predominantemente formativa. Os critrios a adoptar, para alm das vertentes j enunciadas, assentaro na eficincia da execuo prtica.

5. Elenco Modular
Nmero Designao Durao de referncia (horas)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Conceitos bsicos de modelagem e moldes de saias Moldes de calas de senhora Moldes base de corpo de senhora Moldes de vestidos CAD Introduo CAD Desenvolvimento de bases Moldes de casacos/ bluses de senhora Moldes base de calas e camisas de homem Moldes de casacos/ bluses de homem Moldes base de criana CAD Sistemas de gradao CAD Digitalizao e evoluo Desenvolvimento de modelos de criana CAD Planos de Corte CAD Impresso de moldes

32 26 36 26 26 26 36 20 26 20 30 30 24 30 30
4

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

6. Bibliografia
ACADEMIE INTERNATIONALE DE COUPE DE PARIS cole Suprieure Internationale des Modlistes du Vtement (1980), Mthode de Coupe, Vtements Masculins: Systme Vauclair Darroux. Paris: Acadmie Internationale de Coupe de Paris. CHIAPPETTA, Jacqueline (1999), La Coupe Plat n. 1 Prt--porter et sur mesure pour dame. Toulon: Presses du Midi. ESMOD, P (1985), Mthode de Coupe, Vtements Fminins. Paris: Editor MPGL. WARGNIER-JEAN, Claire (1994), Mthode de Coupe, Vtements Enfanst. Paris ESMOD.

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

Parte II

Mdulos
ndice:
Mdulo 1 Conceitos bsicos de modelagem e moldes de saias Mdulo 2 Moldes de calas de senhora Mdulo 3 Moldes base de corpo de senhora Mdulo 4 Moldes de vestidos Mdulo 5 CAD Introduo Mdulo 6 CAD Desenvolvimento de bases Mdulo 7 Moldes de casacos/ bluses de senhora Mdulo 8 Moldes base de calas e camisas de homem Mdulo 9 Moldes de casacos/ bluses de homem Mdulo 10 Moldes base de criana Mdulo 11 CAD Sistemas de gradao Mdulo 12 CAD Digitalizao e evoluo Mdulo 13 Desenvolvimento de modelos de criana Mdulo 14 CAD Planos de Corte Mdulo 15 CAD Impresso de moldes
Pgina

7 9 11 13 14 15 16 18 20 22 23 24 25 26 27

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 1

Conceitos Bsicos de Modelagem e Moldes de Saias


Durao de Referncia: 32horas

1. Apresentao
Este mdulo visa sensibilizar os alunos para a importncia dos conhecimentos, tcnicas e metodologias da modelagem do vesturio. Assim, dever-se- fazer a apresentao da disciplina, que passar por uma breve abordagem da histria da modelagem e a sua evoluo. Far-se-, tambm, a apresentao dos materiais necessrios construo de moldes (tais como fita mtrica, manequim de prova, roleta, papel de escalas, no tecido etc.) e dar-se-o a conhecer os conceitos bsicos da modelagem. Este mdulo visa, ainda, transmitir uma formao tcnica e especfica que permita aos alunos realizar o traado rigoroso da saia base, seguido do desenvolvimento de vrias formas.

2. Objectivos de Aprendizagem
Tomar conhecimento da evoluo e a importncia da modelagem; Identificar as medidas normalizadas com as quais a indstria txtil trabalha; Tomar conhecimento das principais medidas de referncia do corpo humano; Traar no desenho planificado os vrios pontos essenciais forma do corpo: as linhas das pequenas e grandes ancas, fundura de pinas, curva da cintura e curva de anca; Elaborar traados base de saia; Manipular a base da saia, para sua transformao em vrios modelos; Determinar a lgica do escalado dos moldes; Construir vrios tamanhos a partir do tamanho base; Fazer moldes com todos os valores de costura; Tomar conhecimento de materiais txteis especficos; Interpretar e preencher fichas tcnicas de modelagem.

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO Mdulo 1: Conceitos Bsicos de Modelagem e Moldes de Saias

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Tabela de medidas nacionais e estrangeiras 2. Medio 3. Especificaes do molde (pontos chave): fio direito, referncia, tamanho, designao, nmero de vezes a cortar, piques, furos internos, valores de costura e bainhas 4. Construo de moldes de base de saia 5. Alterao das bases para outras formas estilsticas (evas, pregueados, franzidos) 6. Fichas tcnicas de modelagem

4. Bibliografia / Outros Recursos


ARAJO, M. (1996), Tecnologia do Vesturio. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. CHIAPPETTA, Jacqueline (1999), La Coupe Plat n. 1 Prt--porter et sur mesure pour dame. Toulon: Presses du Midi. ESMOD, P (1985), Mthode de Coupe, Vtements Fminins. Paris: Editor MPGL.

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 2

Moldes de Calas de Senhora


Durao de Referncia: 26 horas

1. Apresentao
Este mdulo pretende transmitir aos alunos uma formao tcnica que lhes permita tirar medidas para a modelagem da cala base, construir o molde base da cala e adapt-lo a diferentes formas estilsticas. Pretende-se, ainda, que os alunos conheam os materiais txteis especficos para os diferentes tipos de calas.

2. Objectivos de Aprendizagem
Elaborar moldes base para calas tendo em ateno a sua finalidade; Efectuar alteraes a partir de moldes base para obteno de outras formas estilsticas, considerando as alteraes dimensionais das matrias-primas; Executar escalas; Interpretar e preencher fichas tcnicas de modelagem.

3. mbito dos Contedos


1. Medio 2. Materiais txteis especficos 3. Pormenores de vesturio (carcelas, bolsos, virolas) 4. Construo de moldes base de cala 5. Alteraes da base para outras formas estilsticas (cala clssica, jeans e jogging) 6. Gradao para obteno de outros tamanhos a partir do molde base 7. Fichas tcnicas de modelagem

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO Mdulo 2: Moldes de Calas de Senhora

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


CHIAPPETTA, Jacqueline (1999), La Coupe Plat n. 1 Prt--porter et sur mesure pour dame. Toulon: Presses du Midi. ESMOD, P (1985), Mthode de Coupe, Vtements Fminins. Paris: Editor MPGL.

10

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 3

Moldes Base de Corpo de Senhora


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo pretende transmitir aos alunos uma formao tcnica e especfica que lhes permita desempenhar vrias tarefas tais como a construo de moldes base de corpo de senhora, a transformao de moldes para diferentes formas estilsticas, e o aumento e diminuio de moldes a partir de um determinado tamanho.

2. Objectivos de Aprendizagem
Interpretar uma base de corpo planificada; Executar moldes base de corpo: frente, costas e manga; Identificar no molde as linhas de base do corpo; Distinguir os moldes de frente e costas; Manipular a base para a alterar visualmente sem alterar o contorno; Construir bases de mangas, punhos e bolsos; Executar moldes de camisas e blusas; Fazer escalas; Interpretar e preencher fichas tcnicas de modelagem.

3. mbito dos Contedos


1. Medio 2. Materiais txteis especficos 3. Pormenores de vesturio (pinas, mangas, punhos, golas) 4. Base de corpo com pinas e sem pinas 5. Transformao da base em camisas 6. Alterao das bases para outras formas estilsticas (mangas, golas, punhos e bolsos, cortes) 7. Modelagem de camisas 8. Noes de escalado: pontos a escalar, tamanhos e variaes, valores de costuras e bainhas) 9. Gradao para a obteno de outros tamanhos a partir da base do modelo; 10. Fichas tcnicas de modelagem

11

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO Mdulo 3: Moldes Base de Corpo de Senhora

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


CHIAPPETTA, Jacqueline (1999), La Coupe Plat n. 1 Prt--porter et sur mesure pour dame. Toulon: Presses du Midi. ESMOD, P (1985), Mthode de Coupe, Vtements Fminins. Paris: Editor MPGL.

12

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 4

Moldes de Vestidos
Durao de Referncia: 26 horas

1. Apresentao
Este mdulo pretende transmitir aos alunos formao tcnica e especfica para a transformao de moldes base em vestido, assim como as suas transformaes em diferentes modelos, tendo em considerao a adequao dos materiais txteis especficos a cada modelo.

2. Objectivos de Aprendizagem
Executar diferentes moldes tendo como base um croqui ou um desenho tcnico; Escalar diferentes vestidos a partir do molde de base; Executar um plano de corte para o melhor aproveitamento de tecido; Interpretar e preencher fichas tcnicas de modelagem.

3. mbito dos Contedos


1. Traados base do corpo 2. Alteraes dos traados base em vestido 3. Materiais txteis especficos 4. Pormenores de vesturio (golas, punhos, fechos, tipos de pespontos) 5. Alteraes estilsticas da base em vrios modelos (drapeados, smocks, linha princesa, etc.) 6. Gradao para obteno de outros tamanhos a partir da base do modelo 7. Fichas tcnicas de modelagem 8. Provas no manequim

4. Bibliografia / Outros Recursos


CHIAPPETTA, Jacqueline (1999), La Coupe Plat n. 1 Prt--porter et sur mesure pour dame. Toulon: Presses du Midi. ESMOD, P (1985), Mthode de Coupe, Vtements Fminins. Paris: Editor MPGL.

13

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 5

CAD Introduo
Durao de Referncia: 26 horas

1. Apresentao
Neste mdulo faz-se uma apresentao do programa vectorial. Os alunos tomam conhecimento desta ferramenta de trabalho e atravs dos seus menus ficam aptos a fazer a construo, correco e desenvolvimento de moldes base.

2. Objectivos de Aprendizagem
Utilizar as novas tecnologias na construo de moldes; Conhecer os diferentes menus; Utilizar adequadamente ferramentas e cones de acordo com o trabalho a realizar.

3. mbito dos Contedos


1. Construo de linhas e pontos atravs de meios informticos 2. Construo geomtrica, rotao, adio de picas atravs de meios informticos 3. Modificao e transformao de pontos atravs de meios informticos 4. Digitalizar imagens de moldes base para saia, cala

4. Bibliografia / Outros Recursos


Orientaes e Manual do Utilizador, fornecidas pela Lectra Systems, com os programas aos seus clientes.

14

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 6

CAD Desenvolvimento de Bases


Durao de Referncia: 26 horas

1. Apresentao
Neste mdulo pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos sobre o programa vectorial. Aprendero, assim, a construir, corrigir e desenvolver moldes de base de corpo. O objectivo deste mdulo tambm que os alunos apliquem os conhecimentos j adquiridos, na construo da base de saia e base de corpo, para construir um vestido.

2. Objectivos de Aprendizagem
Utilizar as novas tecnologias na construo de moldes; Identificar os diferentes menus; Utilizar ferramentas e cones em conformidade com o trabalho a realizar.

3. mbito dos Contedos


1. Construo de linhas e pontos 2. Construo geomtrica, rotao, adio de picas 3. Modificao, transformao de pontos 4. Base de corpo e vestido

4. Bibliografia / Outros Recursos


Orientaes e Manual do Utilizador fornecidas pela Lectra Systems com os programas aos seus clientes.

15

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 7

Moldes de Casacos/Bluses de Senhora


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Neste mdulo, partindo dos conhecimentos adquiridos no mdulo 3 (base de corpo), pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos e capacidades que lhes permitam fazer moldes de casacos em diferentes modelos, de acordo com as exigncias da confeco industrial. Passa-se transformao do corpo, em base de casaco e bluso. A partir dos decotes estudam-se os vrios modelos de golas. A partir das cavas desenvolvem-se diferentes tipos de mangas

2. Objectivos de Aprendizagem
Executar moldes de casacos a partir de croquis, revistas ou desenho tcnico; Modelar diferentes formas de golas e mangas; Efectuar alteraes necessrias aos modelos propostos, considerando os volumes, golas, cortes, entretelas e forros; Executar moldes de casacos em diferentes modelos: Executar moldes com todos os valores de costuras; Escalar moldes de casacos; Interpretar e preencher fichas tcnicas de modelagem; Alterar e montar a pea em vieseline para uma melhor apreciao,

3. mbito dos Contedos


1. Modelao de casacos/ bluses partindo da base 2. Materiais txteis especficos 3. Pormenores de vesturio (fechos, bolsos, vistas interiores, golas, punhos, diferentes tipos de pespontos) 4. Construo de diferentes rebuos (gola e banda) 5. Construo de mangas (alfaiate, raglan, quimono, manga mista) 6. Fichas tcnicas de modelagem

16

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO Mdulo7: Moldes de Casacos/Bluses de Senhora

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


CHIAPPETTA, Jacqueline (1999), La Coupe Plat n. 1 Prt--porter et sur mesure pour dame. Toulon: Presses du Midi. ESMOD, P (1985), Mthode de Coupe, Vtements Fminins. Paris: Editor MPGL.

17

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 8

Moldes Base de Calas e Camisas de Homem


Durao de Referncia: 20 horas

1. Apresentao
Este mdulo pretende transmitir aos alunos uma formao tcnica e especfica que lhes permita desempenhar tarefas de construo de moldes base de cala, transformar esses moldes em diferentes formas estilsticas e escalar diferentes tamanhos.

2. Objectivos de Aprendizagem
Executar moldes base para calas; Construir calas respeitando os ngulos e a linha de fio direito; Interpretar e modelar uma base de corpo planificada; Traar e identificar no molde as linhas de base do corpo; Distinguir os moldes de frente e costas; Transformar moldes base para a obteno de diferentes modelos de calas, considerando as alteraes bidimensionais das matrias-primas; Transformar moldes base em base de camisas; Construir bases de mangas.

3. mbito dos Contedos


1. Medio 2. Tabela de medidas nacionais e estrangeiras 3. Materiais especficos 4. Pormenores de vesturio (diferentes tipos de golas e punhos, carcelas, cs, bolsos, bainhas) 5. Construo de moldes base masculinos, de cala e de camisa 6. Componentes especficos de vesturio masculino (colarinhos e punhos e carcelas) 7. Gradao para obteno de outros tamanhos a partir da base

4. Bibliografia / Outros Recursos


CHIAPPETTA, Jacqueline (1999), La Coupe Plat n. 1 Prt--porter et sur mesure pour dame. Toulon: Presses du Midi. ESMOD, P (1985), Mthode de Coupe, Vtements Fminins. Paris: Editor MPGL.

18

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 9

Moldes de Casacos/Bluses de Homem


Durao de Referncia: 26 horas

1. Apresentao
Tendo como referncia a aprendizagem no mdulo 6, neste mdulo pretende-se que os alunos adquiram uma formao tcnica e especfica que lhes permita construir moldes de casacos e bluses para homem em diferentes modelos, transformar e escalar os mesmos de forma a responder s exigncias colocadas pela indstria de confeco.

2. Objectivos de Aprendizagem
Executar moldes de casacos e bluses a partir de croquis, revistas ou desenho tcnico; Modelar diferentes formas de golas e mangas; Elaborar alteraes necessrias aos modelos propostos, considerando os volumes, golas, cortes, entretelas e forros; Executar moldes de casacos em diferentes modelos; Executar moldes com todos os valores de costuras; Montar a pea em vieseline para uma melhor apreciao; Fazer escalas de moldes de casacos; Interpretar e preencher fichas tcnicas de modelagem.

3. mbito dos Contedos


1. Medio 2. Materiais txteis especficos 3. Pormenores de vesturio (diferentes tipos de punhos, carcelas, fechos, bolsos e pespontos) 4. Transformao da base em diferentes formas estilsticas 5. Construo de diferentes rebuos 6. Construo de mangas 7. Modelao de blazer, gabardine, sobretudo e bluso 8. Gradao para obteno de outros tamanhos a partir da base do modelo 9. Fichas tcnicas de modelagem

19

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO Mdulo9: Moldes de Casacos/Bluses de Homem

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


CHIAPPETTA, Jacqueline (1999), La Coupe Plat n. 1 Prt--porter et sur mesure pour dame. Toulon: Presses du Midi. ESMOD, P (1985), Mthode de Coupe, Vtements Fminins. Paris: Editor MPGL.

20

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 10

Moldes Base de Criana


Durao de Referncia: 20 horas

1. Apresentao
Este mdulo, na sequncia das unidades modulares anteriores, pretende transmitir aos alunos uma formao especfica que lhes permita desempenhar tarefas de construo, transformao e escalados de moldes de vesturio infantil.

2. Objectivos de Aprendizagem
Elaborar moldes de diferentes tipos de peas de vesturio infantil; Interpretar uma pea planificada; Traar e identificar no molde as linhas de base do corpo; Identificar as diferentes tabelas de medidas infantis; Distinguir os moldes de frente e costas; Transformar moldes base em outros modelos, considerando as alteraes bidimensionais das matrias-primas; Executar operaes de escalado; Interpretar e preencher fichas tcnicas de modelagem.

3. mbito dos Contedos


1. Medio 2. Noo de materiais txteis especficos 3. Modelao dos moldes base infantis 4. Pormenores do vesturio infantil (diferentes tipos de golas, punhos, bolsos, carcelas, reforos, molas e velcros, etc.) 5. Gradao parar obteno de outros tamanhos a partir da base do modelo 6. Fichas tcnicas de modelagem

4. Bibliografia / Outros Recursos


CHIAPPETTA, Jacqueline (1999), La Coupe Plat n..1 Prt--porter et sur mesure pour dame. Toulon: Presses du Midi. ESMOD, P (1985), Mthode de Coupe, Vtements Fminins. Paris: Editor MPGL.

21

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 11

CAD Sistemas de Gradao


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo que os alunos aprendam a utilizar novas ferramentas de trabalho direccionadas para a industrializao, escalas, sistema de evoluo e digitalizao, assim como fazer uma introduo ao programa vectorial.

2. Objectivos de Aprendizagem
Escalar moldes atravs de meios informticos; Criar tabelas numricas e alfanumricas atravs de meios informticos; Digitalizar moldes; Fazer a construo de moldes atravs de meios informticos.

3. mbito dos Contedos


1. Industrializao (valor de costura e/ou corte da pea) atravs de meios informticos 2. Controlo de graduao das peas (escalas de tamanhos) atravs de meios informticos 3. Sistema de evoluo (criao de tabelas numricas e alfanumricas) atravs de meios informticos 4. Desenvolvimento das aprendizagens atravs de exerccios prticos para aplicao de tabelas e escalas de senhora, homem e criana 5. Introduo ao programa Diamino, programa de colocaes ou planos de corte

4. Bibliografia / Outros Recursos


Orientaes e Manual do Utilizador fornecidas pela Lectra Systems com os programas aos seus clientes.

22

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 12

CAD Digitalizao e Evoluo


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Com este mdulo pretende-se que os alunos aprendam a utilizar novas ferramentas de trabalho direccionadas para a industrializao, escalas, sistema de evoluo e digitalizao, na sequncia da unidade modular anterior.

2. Objectivos de Aprendizagem
Digitalizar moldes; Fazer a colocao de moldes atravs de meios informticos.

3. mbito dos Contedos


1. Aplicao de tabelas e escalas de senhora, homem e criana 2. Introduo ao programa Diamino, programa de colocaes ou planos de corte

4. Bibliografia / Outros Recursos


Orientaes e Manual do Utilizador fornecidas pela Lectra Systems com os programas aos seus clientes.

23

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 13

Desenvolvimento de Modelos de Criana


Durao de Referncia: 24horas

1. Apresentao
Este mdulo pretende dotar os alunos de tcnicas relacionadas com a indumentria de criana que lhes permitam desempenhar determinadas tarefas, tais como a transformao das bases mais usadas no vesturio infantil.

2. Objectivos de Aprendizagem
Transformar as diversas bases do vesturio infantil nos modelos mais representativos deste tipo de vesturio; Construir diferentes elementos, tais como bolsos, golas e punhos; Transformar pormenores como pregas, franzidos e smoks; Executar operaes de escalado; Interpretar e preencher fichas tcnicas de modelagem.

3. mbito dos Contedos


1. Transformao das bases para diferentes formas estilsticas 2. Modelagem de peas do guarda-roupa infantil (cala, saia, macaco, vestido, etc.) 3. Elementos de transformao tais como golas, bolsos, punhos, pregas, franzidos e smoks 4. Gradao para obteno de outros tamanhos a partir da base do modelo 5. Fichas tcnicas de modelagem

4. Bibliografia / Outros Recursos


WARGNIER-JEAN, Claire (1994), Mthode de Coupe, Vtements Enfanst. Paris ESMOD.

24

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 14

CAD Planos de Corte


Durao de Referncia: 30horas

1. Apresentao
Com este mdulo pretende-se que os alunos desenvolvam os seus conhecimentos sobre o programa vectorial (colocao de moldes), complemento do programa vectorial iniciado no mdulo 5.

2. Objectivos de Aprendizagem
Fazer planos de corte atravs de meios informticos;

Formar variantes atravs de meios informticos.

3. mbito dos Contedos


1. Digitalizao de peas 2. Medidas 3. Montagem e sistemas de evoluo 4. Formao de variantes

4. Bibliografia / Outros Recursos


Orientaes e Manual do Utilizador fornecidas pela Lectra Systems com os programas aos seus clientes

25

Programa de Modelagem MODELISTA DE VESTURIO

Cursos Profissionais

MDULO 15

CAD Impresso de Moldes


Durao de Referncia: 30horas

1. Apresentao
Neste mdulo pretende-se que os alunos aprendam a utilizar o programa de impresso (impresso de moldes), programa que complementa o programa vectorial iniciado no mdulo 5.

2. Objectivos de Aprendizagem
Fazer impresso de moldes atravs de meios informticos; Formar variantes atravs de meios informticos.

3. mbito dos Contedos


1. Programa de impresso 2. Exerccios de aplicao, sobre a formao de variantes

4. Bibliografia / Outros Recursos


Orientaes e Manual do Utilizador fornecidas pela Lectra Systems com os programas aos seus clientes

26

You might also like