You are on page 1of 72

LNGUA PORTUGUESA

2. ano Ensino Bsico

Bambi 2
Ana Pinto Maria Aurlia Carneiro

Aos nossos colegas


O manual de Lngua Portuguesa BAMBI 2 foi actualizado e enriquecido tendo em conta experincias e resultados obtidos ao longo dos quatro anos anteriores. A progresso da compreenso e expresso oral e escrita atende aspectos culturais, ldicos e estticos em cada uma das nove unidades de trabalho que compem este livro. A planificao interligada ao Livro de Fichas completa, com actividades diversificadas, a estrutura do Livro de Leitura. A aquisio de competncias lingusticas, regulada por uma avaliao contnua, desenvolve-se com segurana e com prazer. A entrada de cada unidade apresentada como uma janela aberta para a beleza das cores, para o encanto da poesia e para mensagens de valores e atitudes imprescindveis para um desenvolvimento integral. Esperamos ter transmitido todo o empenhamento, entusiasmo e iluso depositados neste projecto, que oferecemos com carinho aos nossos colegas e aos nossos meninos. As Autoras

ISBN 972-0-11207-7

n d i c e

P l a n i f i c a o

REGRESSO ESCOLA...
Ler os poemas que falam das cores que enfeitam a Escola quando os meninos regressam de frias.

1
Pginas Pginas Livro de Livro de Leitura Fichas 6e7 8e9 4e5

Ler e interpretar os poemas de acordo com o questionrio proposto. Escrever um poema sobre o que significa, para cada um, a cor amarela. Observar e dialogar sobre quadros relacionados com o tema, atravs de um questionrio orientado.

Trabalhar no Livro de Fichas. Dialogar sobre o relgio do tempo e sobre os temas que se vo trabalhar ao longo
do ano. Pintar as figuras que indicam as unidades. Pintar no relgio do tempo o que indicado.

Observar e dialogar sobre as ilustraes de textos prosa, poesia, prosa potica, teatro, lengalengas, cantilenas,
anedotas... A surpresa ; A festa ; Bom dia! ; O muro do ptio ; Foi sem querer ; A varinha de condo; Brincadeiras; Vizinhos; Isabel; A galinha vermelha; A despedida dos patos; Pequenas leituras. Ler, interpretar, adquirir vocabulrio, identificar e recriar personagens e aces. Mimar e memorizar poesias, fazer teatro... Trabalhar no Livro de Fichas interpretao escrita, aplicao de vocabulrio, ortografia, composio, caligrafia, ditados mudos, jogos de palavras...

10 a 23 6 a 21 22 e 23

Avaliao Formativa

O UTONO. . .
Ler os poemas que falam das cores que enfeitam a Escola durante o Outono. Ler e interpretar os poemas de acordo com o questionrio proposto. Escrever um poema sobre o que significam, para cada um, as cores do Outono. Observar e dialogar sobre quadros relacionados com o tema, atravs de um questionrio orientado.

2
Pginas Pginas Livro de Livro de Leitura Fichas 24 e 25 26 e 27

Observar e dialogar sobre as ilustraes de textos prosa, poesia, prosa potica, lengalengas, provrbios, anedotas...
Joana-Ana; Na toca; Que medo!...; O arco-ris; O sono da menina; Castanhas assadas; Tapete de folhas; Aula ao ar livre; Um susto; A Corujinha teimosa; Pequenas leituras. Ler, interpretar, adquirir vocabulrio, identificar e recriar personagens e aces, relacionar as leituras com vivncias escolares e extra-escolares, recontar histrias, dramatizar... Trabalhar no Livro de Fichas interpretao escrita, aplicao de vocabulrio, ortografia, composio, caligrafia, cpia, ditados mudos, jogos de palavras, expresso plstica, banda desenhada.

28 a 39 24 a 37 38 e 39

Avaliao Formativa

N ATA L , T E M P O D E A M O R . . .
Ler os poemas que falam das cores que enfeitam a Escola na poca de Natal. Ler e interpretar os poemas de acordo com o questionrio proposto. Escrever um poema sobre o que significam, para cada um, as cores do Natal. Observar e dialogar sobre quadros relacionados com o tema, atravs de um questionrio orientado.

3
Pginas Pginas Livro de Livro de Leitura Fichas 40 e 41 42 e 43

Observar e dialogar sobre as ilustraes de textos prosa, poesia, prosa potica, teatro A bailarina; Dois coraes; Os sons; A menina e o vento; O tren do Pai Natal; Conversas; Bolinhos de luz; Pinheirinhos de Natal; Noite feliz. Ler, interpretar, adquirir vocabulrio, identificar e recriar personagens e aces, relacionar as leituras com vivncias escolares e extra-escolares, recriar textos (recontar histrias, dramatizar, mimar...). Trabalhar no Livro de Fichas interpretao escrita, aplicao de vocabulrio, ortografia, composio, caligrafia, cpia, ditados mudos, jogos de palavras, expresso plstica, banda desenhada.

44 a 55 40 a 53 54 e 55

Avaliao Formativa

I N V ER NO. . .
Ler os poemas que falam das cores que enfeitam a Escola durante o Inverno. Ler e interpretar os poemas de acordo com o questionrio proposto. Escrever um poema sobre o que significam, para cada um, as cores do Inverno. Observar e dialogar sobre quadros relacionados com o tema, atravs de um questionrio orientado.

4
Pginas Pginas Livro de Livro de Leitura Fichas 56 e 57 58 e 59

Observar e dialogar sobre as ilustraes de textos prosa, poesia, prosa potica A cidade; Escadas rolantes;
O ltimo andar; A neve; A geada; A capa azul; O guarda-chuva novo; Dez mochinhos; Mestre Corvo; O mealheiro; As gotas de chuva; Chape, chape... Ler, interpretar, adquirir vocabulrio, identificar e recriar personagens e aces, relacionar as leituras com vivncias escolares e extra-escolares, recontar histrias, memorizar poesias, mimar e dramatizar. Trabalhar no Livro de Fichas interpretao escrita, aplicao de vocabulrio, ortografia, composio, banda desenhada, palavras cruzadas.

60 a 71 56 a 69 70 e 71

Avaliao Formativa

C A R N AVA L , T E M P O D E FA N TA S I A . . .
Ler os poemas que falam das cores que enfeitam a Escola na poca do Carnaval. Ler e interpretar os poemas de acordo com o questionrio proposto. Escrever um poema sobre o que significam, para cada um, as cores do Carnaval. Observar e dialogar sobre quadros relacionados com o tema, atravs de um questionrio orientado.

5
Pginas Pginas Livro de Livro de Leitura Fichas 72 e 73 74 e 75

Observar e dialogar sobre as ilustraes de textos prosa, poesia, prosa potica, teatro, notcias, recados/avisos
A Girafa pescoo alto; O Elefante; Sou feiticeiro; A Galinha Verde; O palhao; A mscara; Que avestruz gulosa!; Pobre Joozinho Coelho!; Os meninos da escola; Pequenas leituras. Ler, interpretar, adquirir vocabulrio, identificar e recriar personagens e aces, relacionar as leituras com vivncias escolares e extra-escolares, recriar textos, memorizar poesias, mimar e fazer teatro. Trabalhar no Livro de Fichas interpretao escrita, aplicao de vocabulrio, ortografia, composio, palavras cruzadas, ditados mudos, rimas, introduo ao dicionrio, recolha de notcias e anncios, recolha de informaes sobre o tempo, elaborao de recados e de avisos, consulta do calendrio, utilizao de agendas...

76 a 87

72 a 85 86 e 87

Avaliao Formativa

P R I M AV E R A . . .
Ler os poemas que falam das cores que enfeitam a Escola na poca da Primavera. Ler e interpretar os poemas de acordo com o questionrio proposto. Escrever um poema sobre o que significam, para cada um, as cores da Primavera. Observar e dialogar sobre quadros relacionados com o tema, atravs de um questionrio orientado.

6
Pginas Pginas Livro de Livro de Leitura Fichas 88 e 89 90 e 91

Observar e dialogar sobre as ilustraes de textos prosa, poesia, prosa potica, cantilenas, notcias, experincias
Chegou a Primavera; No jardim; A cabrinha; A glicnia; O Sapo Jururu; Atchim!...; O desgosto da Borboleta; O aniversrio da abelha; Pintas e cores; Joaninha; Pequenas leituras. Ler, interpretar, adquirir vocabulrio, identificar e recriar personagens e aces, relacionar as leituras com vivn92 a 103 cias escolares e extra-escolares, recriar textos (recontar histrias, dramatizar histrias, mimar...). Trabalhar no Livro de Fichas interpretao escrita, aplicao de vocabulrio, legendar figuras, ilustrar legendas, 88 a 101 ortografia, ditados mudos, jogos de palavras, composio, rimas, cantilenas, experincias, banda desenhada.

Avaliao Formativa

102 e 103

P SCO A , TE M P O DE A LEGRIA...
Ler os poemas que falam das cores que enfeitam a Escola na poca da Pscoa. Ler e interpretar os poemas de acordo com o questionrio proposto. Escrever um poema sobre o que significam, para cada um, as cores da Pscoa. Observar e dialogar sobre quadros relacionados com o tema, atravs de um questionrio orientado.

7
Pginas Pginas Livro de Livro de Leitura Fichas 104 e 105 106 e 107

Observar e dialogar sobre as ilustraes de textos prosa, poesia, prosa potica Bom dia; A nuvem e o
caracol; A lagarta; As borboletas; Raiozinho de Sol; Jogo de sombras; O nabo teimoso; Pedro.

Ler, interpretar, adquirir vocabulrio, identificar e recriar personagens e aces, relacionar as leituras com vivncias escolares e extra-escolares, recriar textos.
108 a 115 104 a 113 114 e 115

Trabalhar no Livro de Fichas interpretao escrita, ditados mudos, ortografia, composio, introduo ao dicionrio, jogos de palavras, descrio de figuras...

Avaliao Formativa

A N AT U R E Z A E M F E S TA . . .
Ler os poemas que falam das cores que enfeitam a Escola quando se aproxima o
Vero.

8
Pginas Pginas Livro de Livro de Leitura Fichas 116 e 117 118 e 119

Ler e interpretar os poemas de acordo com o questionrio proposto. Escrever um poema sobre o que significam, para cada um, as cores da Natureza
nesta poca.

Observar e dialogar sobre quadros relacionados com o tema, atravs de um questionrio orientado.

Observar e dialogar sobre as ilustraes de textos prosa, poesia, prosa potica, teatro, receitas, ementas, etiquetas, rtulos, cartazes Centopeia; Malmequer; O Espanta-Pardais; Recompensa; Lengalenga da bicharada; Uma aposta; As rzinhas; A borboleta estouvada; Pequenas leituras. Ler, interpretar, adquirir vocabulrio, identificar e recriar personagens e aces, relacionar as leituras com vivncias escolares e extra-escolares, recriar textos, fazer teatro, banda desenhada. 120 a 131 Trabalhar no Livro de Fichas interpretao escrita, introduo ao dicionrio, ditados mudos, jogos de palavras, 116 a 129 composio, construir rimas, completar as quadras de uma cano popular e cantar.

Avaliao Formativa

130 e 131

V E RO ...
Ler os poemas que falam das cores que enfeitam a Escola durante o Vero. Ler e interpretar os poemas de acordo com o vocabulrio proposto. Escrever um poema sobre o que significam, para cada um, as cores do Vero. Observar e dialogar sobre quadros relacionados com o tema, atravs de um questionrio orientado.

9
Pginas Pginas Livro de Livro de Leitura Fichas 132 e 133 134 e 135

Observar e dialogar sobre as ilustraes de textos prosa, poesia, prosa potica Boas maneiras; O cortio;
Pedro, o av e o mar; A excurso; Era um belo dia de chuva; As frias de Bia; A escola dos bichinhos.

Ler e interpretar, adquirir vocabulrio, identificar e recriar personagens e aces, relacionar as leituras com vivncias escolares e extra-escolares, recriar textos (recontar histrias, dramatizar histrias, mimar).
136 a 144 132 a 142 143 e 144

Trabalhar no Livro de Fichas interpretao escrita, ditados mudos, ortografia, expresso plstica, cpia, banda
desenhada.

Avaliao Formativa

* Os meninos do cores escola como as flores ao canteirinho. * Todas as cores so belas. Para comear, qual foi a cor escolhida pelo pincel? * Escreve um poema
sobre o que significa, para ti, a cor amarela.

Para poder combinar A Escola com as cores Basta s imaginar Um canteirinho de flores!

Tem as cores do arco-ris. E qual ser a mais bela? O pincel j resolveu Comear pela amarela...

1
Quem enviou a cor que caiu do cu? Que flor tem a cor do Sol? Por que razo se chama girassol? * Na escola, o professor parece o Sol. E quem parece o girassol? Porqu?

Esta cor caiu do cu Tem muita luz pra nos dar. Gira, gira, girassol Todo o ano sem parar!...

A escola um caminho Ladeado de flores. Tem cheiro a rosmaninho Os meninos so as cores Misturadas com carinho Na paleta de pintores!

REGRESSO
* Os meninos j sentem saudades da Escola. O que fazem quando se encontram de novo? Qual ser o assunto das suas conversas?

Pondo aos ombros a sacola, todos vo voltar escola. O Pedro chegou primeiro e o Nuno, que seu parceiro, corre para o abraar: h todo um Vero para contar!

ESCOLA...
* A professora sorri. Porqu? Onde passaste as tuas frias? Que novidades tens para contar? Tinhas saudades da Escola? Tens alguns colegas novos? Como se chamam?

bom rever os amigos antigos! Rosa, tu queres saber? Estou ansiosa por conhecer a nova professora segreda a Carolina outra menina, que lhe responde baixinho: Ela ser uma amiga, a todos dar carinho.
Verbo Infantil

A su r pr e s a
Os presentes de aniversrio foram diferentes desta vez. Que surpresa teve a Joaninha!

Chamava-se Joana mas todos lhe chamavam Joaninha. Tinha longos cabelos negros e acabara de completar seis anos de idade. (...) Quando a Joaninha fez seis anos, num dia muito bonito j no final do Vero, teve uma grande surpresa. Em vez dos presentes que costumava ter no seu aniversrio, havia recebido uma pasta, cadernos, lpis, canetas, borrachas... E a me dissera-lhe: Tenho uma filha to crescida que at j vai para a escola!
10
Alexandre Honrado, Joana e o Semforo, Ed. Desabrochar

A f e sta
O regresso escola parecia uma festa. Porqu?

Na manh do primeiro dia de aulas, a Joaninha acordou mais cedo e teve uma surpresa: em cima de uma cadeira encontrou uma saia azul e uma camisola branca com florinhas e um cachecol cor da saia e uns sapatos azuis... So para estrear no teu primeiro dia de aulas. Feliz Joaninha. At lhe parecia que o primeiro dia de aulas era uma festa.
Alexandre Honrado, Joana e o Semforo, Ed. Desabrochar

11

B o m d i a!
Dizer bom dia como repartir a nossa alegria! Concordas?

Era uma vez um menino que pela mo da me seguia na rua, a caminho da escola, para o primeiro dia de aulas. Bom dia, disse ao sapateiro que lhe punha solas nos sapatos que ele estragava de tanto correr para todo o lado. Bom dia, disse ao padeiro que cheirava tambm a po quente do outro lado do balco. Bom dia, disse ao homem que vendia a fruta num carrinho pequeno e misturava as cores como se fosse o dono do arco-ris.

12

Bom dia, disse a professora ao menino que entrava nessa manh para a sua Escola e tambm para o seu corao. Bom dia o primeiro canto da manh e uma maneira alegre de dizermos aos outros que todos somos amigos.
Maria Ceclia Correia

13

O m u r o d o p t io
O gatinho cismava e olhava o muro alto O que haveria do outro lado?

Deitado nas paredes quentes do ptio, o gatinho cisma. Um raio de sol brincalho vem fazer-lhe ccegas no nariz. Zzz... Zzz..., zumbe uma grande mosca, convencida de que avio. O gatinho quer brincar com ela e d um salto, mas a mosca j vai longe. Pra e boceja, aborrecido. O ptio to pequeno! E ainda por cima, com aquele muro... No gosta do muro. alto de mais. Que haver do outro lado?
14
Verbo Infantil

Foi s em qu e re r...
A me foi fazer compras com a Joana. Que grande Compraram batatas, carne e ovos. confuso Joana ajudou, trazendo o saco de batatas. O rapaz, o co De repente apareceu um menino a correr atrs e as batatas de um co. no cho! Joana nem teve tempo de sair da frente! As batatas espalharam-se pelo cho. Foi sem querer disse o menino. Eu apanho as batatas. A me riu e comentou: Ainda bem que foram as batatas. Imagina se fossem os ovos!...

Didctica Dinmica

15

A va r i n h a d e c o n d o
Ser possvel uma tesoura na mo fazer de varinha de condo?

A menina quer ser fada? No custa nada. Com uma tesoura na mo e papel, j pode ter a varinha de condo... E far logo aparecer Esto a v-las? As estrelas, coraes, uma viola, uma bola, flores, flores... um chapu, a Lua que est no cu e bales de vrias cores...
Ester de Lemos

16

Br i ncade i ras

A Cristina e a Guilhermina eram pequeninas. As meninas sabiam brincar Antes de dormir, noitinha, era uma brincadeira pegada. com as Guilhermina, as minhocas so dorminhocas? palavras Cristina, os sapatos tm patos? Mas, na hora Guilhermina, os burros do urros? de dormir, Cristina, o regato tem gato? a me Guilhermina, as saias tm aias? Cristina, as calas tm alas? A certa altura, a me espreitava porta, muito zangada: Meninas, caladas! Toca a dormir! S ento, adormeciam. E adormecia tambm na cadeira, a brincadeira.
Maria Alberta Menres, Ed. ASA

17
B2LP-02

Vi z i n h o s
Os vizinhos so diferentes uns dos outros. Vais conhecer alguns.

Uns conversam pela janela. Outros no. Uns so barulhentos. Outros no. Uns criam passarinhos. Outros no. Uns cultivam flores. Outros no. Uns brincam na calada. Outros no. Uns fazem as suas roupas. Outros no. Uns so apressados. Outros no. E tu, que espcie de vizinho s?
18
Didctica Dinmica

I s a be l
Isabel sabia brincar sozinha A Natureza oferecia-lhe muitas distraces

Isabel no tinha irmos e por isso sabia brincar sozinha e conversar com as rvores, com as pedras e com as flores. Todos os dias ela percorria a quinta onde vivia. Quando comeava o Outono, os dias ficavam mais curtos e mais doirados, as vinhas eram vindimadas e dos castanheiros caam os primeiros ourios. Ento, Isabel apanhava castanhas, esmagando com o p os ourios verdes.
Sophia de Mello Breyner Andresen, A Floresta, Figueirinhas

19

A g al in ha ve rm e lha
Ningum sabia da galinha vermelha, at que L e descobre o que aconteceu.
Que barulho! Que se passa? Perdeu-se uma galinha vermelha...

Diz-me, meu amigo galo, sabes onde est? No, no sei.

E tu sabes, amigo cavalo?

No sei. Tu sabes, amiga coelhinha?

No, no sei.

Que pena! Que aborrecido! Onde est a galinha vermelha?

20

Estou aqui. Vede os meus pintainhos. Nasceram hoje.

Popular

A d es pe d ida d o s pa tos
Sabes por que razo os patos, quando partem, vo em forma de V?

Marta e Xavier vo janela para verem passar os patos, que vo para frica. At ao ano seguinte no se poder voltar a v-los. Marta explica a Xavier que os patos viajam em bandos, voam em grande nmero de aves juntas e, para irem mais depressa, vo em formato de V. Xavier est muito interessado: quer saber mais coisas. No de estranhar, porque os patos so muito simpticos. E alm de simpticos so teis. Por exemplo, antigamente, como no havia canetas, escrevia-se com penas de uma espcie de patos a que se chama gansos.
Paula Oliveira, Marta no Outono, Edies Majora

21

PEQUENAS

Cantilenas
Quem vai ao vento perde o assento. Quem vai ao ar perde o lugar. E quem est bem deixa-se estar.
Popular

O zumbido Da abelha Faz coceguinhas Na orelha.


Bem-te-vi e outras poesias

O mar lindo e azulado A gente entra doce E sai salgado.


Bem-te-vi e outras poesias

Lengalenga
Mrio Mora foi a Mora Com teno de vir embora. Mas como em Mora demora, Diz um amigo do Mora: Est c o Mora? Est, est, est c o Mora. Ento, agora, o Mora mora em Mora? Mora, mora.
22
Popular

LEITURAS
Boas maneiras
Passar a correr, De qualquer jeito, Na frente dos outros, um defeito. Devo sorrir e perguntar: D-me licena? Posso passar?

Didctica Dinmica

Poesia
Gafanhoto saltarelo fez hoje uma descoberta: um pequeno cogumelo serve de sombrinha aberta.
365 Histrias de Encantar, Verbo Infantil

Anedota
Miguel, h mais de uma hora que te disse para desenhares uma locomotiva! E j desenhei, Senhor Professor. Mas... no a vejo. Pois no, partiu h bocadinho.
Fernando Cardoso

23

Que cores tem a Escola, no Outono? Quem sabe misturar as cores, como faz a Natureza? * Escreve um poema sobre o que significam, para ti, as cores da Escola, no Outono.

A Escola no Outono Tem vrias cores misturadas. Vermelho, verde e castanho E cores amareladas.

Saber misturar as cores Como faz a Natureza trabalho de pintores E na Escola riqueza!

24

2
O que acontece quando os meninos se ajudam no seu trabalho? * bom saber trabalhar sozinho. Mas, quando trabalham em grupo, o que parecem os meninos?

Os meninos tambm so Diferentes no seu saber. Se todos derem a mo mais alegre aprender!

Saber trabalhar sozinho como ser de uma cor Mas se trabalhar em grupo Ficar de vrias cores Vai parecer um raminho De saberes e de valores...

25

OUTONO...
* Chegou uma nova estao. A Natureza modifica-se lentamente. Como ficam as rvores no Outono? O que acontece s suas folhas? E o tempo tambm se modifica? O que fazem alguns animais, quando o tempo comea a arrefecer?

Sou uma rvore grande de um jardim. Tenho visto muitas vezes as minhas folhas nascerem e depois carem amarelecidas e voltarem a nascer novas folhas... Sou uma rvore de jardim e gosto de aqui estar. Gosto muito das tardes de Outono, quando o Sol, ao esconder-se, avermelha as nuvens e torna ainda mais douradas e cor de cobre as minhas folhas, que comeam a cair, lentamente, em movimentos suaves e tristes.
26
Margarida Oflia, A rvore do Jardim

2
* As uvas colhem-se no Outono. Que outros frutos h nesta poca do ano? Em que dia comeou o Outono? Quando vai terminar? Gostas desta estao do ano? Porqu?

Tantas folhas, tantas! De tanto feitio! De tanto tamanho! Umas amarelas Outras encarnadas Ou em tom castanho! Umas tm recortes... H outras que no... Com cola e pincel Colo-as num papel Faam como eu, E vocs vero Que bonita fica Esta coleco!
Verbo Infantil

27

J oan a-A na
Buga foi o nome que a Joana deu trepadeira. Tu que nome lhe darias?

Joana-Ana vivia numa casa caiada de branco, com uma linda trepadeira azul-roxa porta, fazendo alpendre. Joana-Ana chamava trepadeira Buga. Dera-lhe aquele nome. Passava por ela e dizia baixinho: Bom dia, Buga! Boa tarde, Buga! Boa noite... Buga... noite, Buga fechava as ptalas das suas flores. Como se dissesse: Boa noite! De madrugada, abria-se e ficava toda roxa-azul igual luz da manh.
Matilde Rosa Arajo, Joana-Ana

28

N a t oc a
Na toca do velho ourio a caminha est sempre pronta. Para quem ser?

Na toca do velho ourio que um ourio-cacheiro, est uma caminha feita para quem chegar primeiro. Isso coisa j sabida: primeiro vou eu chegar! E nessa caminha feita depressa me vou deitar. Se algum dia o velho ourio trouxer o filho e o neto, caberemos aqui todos debaixo do mesmo tecto!
Maria Alberta Menres, No Corao do Trevo, Ed. Verbo

29

Q ue me do!. ..
Que susto! O Manuel no percebeu que o barulho era inofensivo

Chegou a casa e no conseguia falar. Que aconteceu, rapaz? perguntou o pai. Ai que ele est mais branco que a cal!... admirou-se a me. Ali... ali... ali... gaguejou o Manuel. Fala devagarinho! Devagar, muito devagarinho, o Manuel contou tudo. Anda comigo, rapaz! Vamos tirar as dvidas! disse o pai. Puseram uma pilha nova na lanterna e meteram-se a caminho. Quando chegaram curva, o pai do Manuel apontou o foco de luz da lanterna para o local donde vinha o barulho. E o Manuel riu-se. Era um simples saco de plstico que, levado pelo vento, estava preso nas trepas de um carvalho. Foi remdio eficaz. A partir dessa noite o Manuel nunca mais teve medo noite.
30
Antnio Mota, Abada de Histrias, Editora Desabrochar

O arco-ris
Os olhinhos dos meninos olham as cores do arco-ris. O sol e a chuva olham os olhinhos dos meninos

De regresso da escola, os meninos que vivem no povoado param a meio do caminho, olhinhos extasiados. Olha! Olha o arco-ris! Que lindo! Que lindo! Quem o pintar no cu? pergunta um deles. Talvez um pssaro responde um companheiro. Talvez um anjo arrisca outro. Talvez a Natureza... murmura um terceiro. O sol e a chuva sossegam as suas estouvadas brincadeiras e ficam, enlevados, a ver os olhos das crianas. To lindos como o arco-ris!
Soledade Martinho Costa, Publicaes Europa-Amrica, Coleco Quatro Estaes

31

O s on o d a men i n a
Quem no deixava dormir a menina que tinha sono?

Pardalito do telhado Quem te mandou cantar? No vs que a menina tem sono? Tem sono e quer nanar. Estrelinha do cu longo que ests tu a espreitar? No vs que a menina tem sono? Tem sono e quer nanar. Lua cheia fecha os olhos apaga o teu luar. No vs que a menina tem sono? Tem sono e quer nanar. Vento, est caladinho. Quem te manda assobiar? No vs que a menina tem sono? Tem sono e quer nanar.
Jos Vaz, O N da Corda Amarela, Porto Editora

32

C a s ta n ha s a s s a da s
Afinal simples assar castanhas. Sabes qual o segredo?

No caminho para casa, depois de fazerem as compras com a av, a Marta e o Xavier sentem um cheirinho maravilhoso. So castanhas assadas! Que boas que so! A av, que muito sua amiga, comprou-lhes um cartucho. O Xavier fica curioso e quer saber como que elas so assadas. Toma ateno e v que o castanheiro, o Sr. Mrio, d um corte em cada castanha. Porque ser? O Sr. Mrio explica-lhe que, se no desse esse pequeno corte, as castanhas saltariam do assador e no ficariam assadas.
Paula Oliveira, Marta no Outono, Edies Majora
B2LP-03

33

Tapete de f olhas

Era uma vez um menino que foi rei, mas por pouco tempo Quem lhe tirou o trono?

Hoje sou rei e sabem porqu? Vinha da escola e encontrei um tapete gigante para eu caminhar um tapete de folhas para eu pisar e que estava ali para me aclamar. Amanh o vento levar as folhas para novas paragens e eu deixarei de ser rei com cortesos e pajens. Foi um curto reinado. Amanh serei um rei destronado.

34

A u l a a o ar l i v r e
A Natureza maravilhosa. preciso estud-la!

Hoje a aula ao ar livre. Todos esto bem agasalhados porque est cada vez mais frio. Levam camisolas, gorros e luvas. A professora leva-os ao bosque para estudarem a Natureza: os cogumelos, que crescem ao p das rvores, os animais e as plantas. Marta e a sua amiga Ana aproximaram-se dos cogumelos para os ver de perto e fixar bem os detalhes. Isto muito importante para distinguir bem os pormenores e diferenciar os venenosos dos comestveis.
Paula Oliveira, Marta no Outono, Edies Majora

35

Um su s t o

Acontece cada uma! As letras saam sem ordem As palavras no se liam A mquina apanhou um susto!

A mquina de escrever apanhou um susto, quando a Mariazinha resolveu us-la. E havia razes para sustos. Calculem que as palavras no saam com as letras certas e na ordem devida. Devo ter adoecido, pensou a mquina. (...) Quando a menina quis escrever o nome dela, foi uma complicao. As letras atrapalharam-se e apareceram todas fora do lugar: MRAIHAAIZN. S ento que a mquina de escrever se recomps do susto e, ento, at sorriu. No era ela que estava a adoecer... Era a menina que ainda no sabia escrever...
36
Incia Fiorillo

A C o r u j i n h a t e im o s a
A Corujinha era pequenina e j era teimosa. A Fada veio ajud-la

A Corujinha teimosa. Em vez de fechar os olhos, abre-os. A me coruja ralha-lhe: Durma, beb. J de dia. A Corujinha fecha um olho s, e com o outro tenta espreitar para l da cortina de folhagem. Mas por que que ns no podemos voar de dia? choraminga ela. Eu c queria voar de dia! Ai queria? Ento olhe l para fora. Assim que a Corujinha espreita, fica logo encandeada. Mas to teimosa que continua a insistir: Eu queria voar de dia... Eu queria voar de dia, eu queria... A Fada tem pena dela. Vai buscar a caixa mais leve do armrio, uma caixa cilndrica que ao abrir-se deixa sair nevoeiro. As duas corujas j podem voar de dia. Dirigem-se para o jardim, onde a nvoa to fria como sombra.
Violeta Figueiredo, A Casa da Floresta, Ed. Desabrochar

37

PEQUENAS

Lengalenga
Bichinha gata que comeste tu? Sopinhas de mel. Guardaste-me delas? Guardei, guardei. Onde as puseste? Atrs da arca. Com que as tapaste? Com o rabo da gata. Sape gato lambareiro tira a mo do aucareiro.
Alice Vieira (popular)

Provrbios

Desmanchar e fazer, tudo aprender.

Quem muito dorme pouco aprende. Amigo do meu amigo Meu amigo .

38

Fernando Cardoso

LEITURAS

Anedotas
O professor: Onde que vivem os esquims, Beatriz? A aluna: No sei. A minha me nunca me deixa visitar ningum aqui da vizinhana...

Depois de lavar a cara, olho sempre o espelho a ver se est limpa. Porque no fazes o mesmo? Eu no preciso. Para mim basta-me olhar para a toalha.
Fernando Cardoso

Poesia
Apanhei um cogumelo com um chapu s pintinhas. Tinha um anel amarelo e as pintas vermelhinhas.

39

* No Natal tudo amor, paz e sonho. Que cor darias Escola nesta poca do ano?
Porqu?

O Natal amor paz, tempo sonhado. Mas qual ser a cor Deste tempo to amado?

Nem todos os arco-ris Separados ou juntinhos Dizem a cor do amor De coraes pequeninos!

40

3
Afinal, qual a cor da Escola no Natal? Como surgiu essa cor? * Escreve um poema sobre o que significa, para ti, a cor azul.

Na Escola, a amizade Todo o dia praticada. No trabalho e no brincar Com que cor ser pintada?

Ento olham para o cu Com olhos de perguntar. Que cor ter o amor Para o poder desenhar?

Pensamos no Deus Menino No Prespio de Belm. Como Ele rapazinho O azul vai ficar bem!...

41

N ATA L ,
* Vai chegar o Natal. Em que dia se festeja? Qual a razo por que se festeja o Natal? * A festa de Natal no igual em todas as regies. Como se festeja o Natal
na tua terra?

Senhora Lua! senhora Lua! A Lua responde prontamente ao seu chamado: O que foi, Estrelinha, alguma novidade? pergunta ela. () Gostava que me dissesse o que vem a ser aquela fita serpenteada e luzente que no me lembro de ter visto antes! () Ento, Estrelinha, j esqueceste?! Estamos no Outono! O que vs l em baixo, luzente, a copiar a tua luz, simplesmente o rio, que comea a encher, porque a Chuva chegou!
42
Soledade Martinho Costa, Publicaes Europa-Amrica, Coleco Quatro Estaes

TEMPO DE AM OR...
exista todo o ano?

* Na poca de Natal, as pessoas trocam presentes com amizade. Gostas de receber presentes? E de oferecer? O que podemos fazer para que a alegria do Natal

L fora a chuva cai, o frio corta! Mas, para c da porta, h luz e h calor. Natal. Natal. Vai nascer o Redentor! Ah, se o tempo parasse nesse dia de esperana e de alegria! Mas o relgio da Carolina continua a marcar cada estao e ensina: Outono, Inverno, Primavera, Vero...
Verbo Infantil

43

A b a i la r i na
Como bom ser bailarina, menina e pequenina! Ora l!

Esta menina to pequenina quer ser bailarina. No conhece nem d nem r mas sabe ficar na ponta do p. No conhece nem mi nem f mas inclina o corpo para c e para l. Roda, roda, roda com os bracinhos no ar e no fica tonta e no sai do lugar. Pe no cabelo uma estrela e um vu e diz que caiu do cu. Esta menina to pequenina quer ser bailarina. Mas, depois, esquece todas as danas e tambm quer dormir como as crianas.
44
Ceclia Meireles

Doi s cora e s

Quantos eram A menina ia e vinha, da terra para o cu, do cu os coraes? para a terra, ora os olhos nas nuvens, ora os ps E a quem pela relva... pertenciam? Me! Emlia... Hoje andei pelo espao! Pelo espao...? No baloio, me! Ora subia, ora descia... Quando pus os ps na terra, e vim para casa, o baloio ainda ficou a baloiar... Talvez j tenha parado, filha... Mas eu que no, me! Continuo do cho para o ar, upa!, e do ar para o cho... Mas tu ests sentada! Ento... Ento? Ento... o corao do baloio no meu corao!
Pedro Alvim

45

O s so n s
Os sons dizem-nos coisas O que nos dizem nas suas conversas?

Tlim-tlo, tlim-tlo, faz o sino Na sua fresca cano. Como o riso de menino Se tem sol no corao.

Tic-tac, tic-tac, Diz o relgio a cantar. Tic-tac, dana o tempo, Velho compasso a marchar.

46

Ping-ping, faz a chuva Nas flores, nas folhas, na terra. E faz gordinhas as uvas Mais as nascentes das serras.

3
Chap-chap, chapinhando, Cantam passos no caminho. Piu-piu, piu-piu, faz, chamando Pela me, o passarinho.

Clip-clap, a voz da fonte A cantar como quem chama. Fresquinha do ar do monte, A rir no sol e na lama.

Zum, zum, zum, o avio A cruzar o firmamento. Uh, uh, uh, uh, a cano Que canta a passar o vento.

Tic-tac, ping-ping, Zum, zum, zum, zum, cada dia. A vida a girar constante Suas rodas de alegria!
Maria Alzira Machado

47

A m enin a e o vento
O vento entra e sai. Traz e leva notcias Nunca pra.

Senhor vento bate porta Senhor vento pode entrar! O Senhor vem de to longe h-de trazer que contar. O Senhor viu outras terras? Viu palmeiras? Viu o mar? Quantas torres de castelo viu antes de c chegar?

O Senhor vento cigano? Ou no tem onde morar? Olhe a minha chamin... Se quiser, pode ficar. O Senhor tem olhos verdes? Ou tem-nos cor do luar? Sempre por fora de casa... Sua me vai-lhe ralhar!
Magias Quotidianas, Verbo Infantil

48

O tren do P a i Na t al
J ouviste falar nas renas do tren do Pai Natal? Elas j esto perto

E chega o grande dia. As enormes caixas onde foram arrumados os brinquedos so trazidas para a pista de descolagem. O Pai Natal no pode partir atrasado e, alm disso, as renas j comeam a ficar impacientes. O grande tren j est carregado. O Pai Natal verifica, uma vez mais, a longa lista e instala-se aos comandos. Tem a certeza de que as crianas ficaro felizes com os maravilhosos brinquedos electrnicos que vo receber.
A Cidade do Pai Natal, Edies ASA
B2LP-04

49

C o n v er sa s
Tambm podes ser artista de teatro. Podes ser vaquinha, burrinho, camelo, ovelhinha Que divertido!

Vaquinha Nasceu aqui no nosso estbulo um menino que est a dormir, e se ele acorda capaz de comear a chorar. (...)

Burro Vamos para junto dele. Talvez precise de ns.


(algum tempo depois)

Eu no dizia?! O pequenino parece que est cheio de frio. comadre, d-lhe um bocadinho do seu bafo quente, que mal no lhe h-de fazer. Que eu vou fazer o mesmo.

Camelo Valeu a pena vir de to longe para ver esta criana!

Vaquinha
50

Vieste de muito longe?

3
Camelo Do Oriente longnquo. Dias e noites sem parar, sempre a seguir uma estrela misteriosa. Mas o meu amo Baltasar que entende dessas coisas. Outro camelo Posso entrar? Eu tambm venho do Oriente. O meu amo chama-se Melchior e diz que este menino Deus. Vaquinha C para mim apenas uma criana cheia de frio. O terceiro camelo (entrando) O meu amo, que se chama Gaspar, diz que esta criana, que hoje aqui nasceu, uma criana muito especial. E ele um grande sbio! Uma ovelhinha (que est deitada aos ps do menino) Deixem-se mas de larilolelas, e tratem de rodear a criancinha para ela no sentir frio! E quem quiser conversar, vai l para fora, que isto aqui no lugar de falatrios! Ora no querem l ver?!
Maria Alberta Menres, Ed. Desabrochar

51

Bo li nh os d e lu z
So de luz, so docinhos, so fceis de fazer. s comear e fica tudo a brilhar

Vermelhinha ia fazer nove milhes de anos, o que, para uma estrela, bem pouco. Clara Luz, que adorava festas, estava felicssima por ajudar a me. Justamente na vspera do aniversrio, a Fada-Me teve de sair para desencantar uma princesa. No faz mal disse ela. Est tudo quase pronto. Podes ir fazendo a massa dos bolinhos de luz, enquanto eu saio. 52 Acho que j sabes faz-los sozinha.

3
Sei fazer muito bem. ptimo. Amanh de manh fao o bolo de aniversrio. s o que falta. E a Fada-Me, abrindo as asas cor de prata, saiu a voar pela janela. Clara Luz correu para a cozinha e abriu o livro de receitas na pgina dos bolinhos:

Bolinhos de luz
250 gramas de raios de sol. 250 gramas de raios de luar. Uma colher de ch de fermento de relmpago.

Maneira de fazer: Mistura-se bem os raios de sol e de luar, at sarem fascas. Junta-se ento o fermento de relmpago.

Que fcil! pensou Clara Luz. No sei como certas pessoas podem achar difcil fazer bolos! E foi tirando os raios de sol e de luar das latas onde estavam guardados, nas prateleiras. Despejou tudo num tacho e mexeu, como a receita mandava. A cozinha inteira comeou a brilhar!
Fernanda Lopes de Almeida, A Fada Que Tinha Ideias

53

P i nh e i r i n h o s d e N a t a l
Eram doze pinheirinhos que nasceram no pinhal

Doze pinheirinhos muito perfilados.

Doze pinheirinhos verdes cor de esperana baloiando os ramos com a aragem mansa. Doze pinheirinhos sobre a neve pura. Verde sobre branco, que linda pintura!

Doze pinheirinhos vindos do pinhal so todos agora rvores de Natal.


54
365 Dias de Encantar, Editorial Verbo

No i te fe l iz
Naquela noite, as crianas esperam a resposta do Pai Natal s cartinhas que escreveram. E ele no se esquece de responder.

Na Terra, caiu a noite. As crianas colocaram os sapatos na chamin e foram deitar-se, um pouco inquietas. E se o Pai Natal no recebeu a minha carta? Mas elas sabem que nunca foram esquecidas. Meninos, de p! Venham depressa. O Pai Natal j passou. Saltando das camas, correm todos para a chamin. Oh! Fantstico! A minha boneca que anda! E eu, olha, tenho um jogo electrnico! o mximo! As crianas esto felizes. To felizes que as suas exclamaes de alegria chegam aos ouvidos de toda a gente.
A Cidade do Pai Natal, Ed. ASA

55

* Inverno. Como costuma estar o tempo? * A cor da Escola nesta poca o branco. O que lhe d essa cor? * Escreve um poema sobre o que significa, para ti,
a cor branca.

H neve, h chuva e h vento. S a neve branquinha Cai do cu at terra Sem barulho, caladinha.

No jogo do faz-de-conta A chuva sempre a cair Se pudesse ir Escola Era s pra distrair!...

56

4
* Na Escola preciso tranquilidade para trabalhar. A chuva e o vento no podem aprender. Porqu? A neve pode estudar. Porqu?

O vento, esse, coitado No podia aprender. preciso haver silncio Para ler e escrever A chuva a cair O vento a ventar No podem ter cor No so para pintar. A neve branquinha Pode estudar No barulhenta Pode aqui ficar!

57

INVERNO...
* J estamos noutra estao do ano. as rvores perdem as suas folhas? Como ficam as rvores nesta poca? Todas

A rvore no Inverno
Certa vez perdi um ramo; um ramo grande e pesado. Foi num dia de vento violento, de muita chuva e trovoada. Um golpe de vento quebrou-o e ele caiu, num s rudo de folhas raspando. No percebi bem se o que tombava das minhas folhas eram s gotas de chuva ou se lgrimas tambm. Sei que todo o meu tronco se contraiu, se apertou de desgosto.
58
Margarida Oflia, A rvore do Jardim

4
* No Inverno h chuva, frio, neve... Na tua terra costuma cair neve? O que fazes quando isso acontece? Como que as pessoas se defendem do frio? E os animais? Em que dia comeou o Inverno? Quando vai terminar?

Trovoada
Fez-se o cu cinzento levantou-se vento e as folhas secas voaram pelo cho. Dois riscos de luz saltaram das nuvens e dali a nada estalou um trovo. Mas a trovoada passou num instante e o sol apareceu risonho e brilhante.
365 Histrias de Encantar, Verbo

59

A c id a d e
grande a animao e o movimento nas cidades. E no faltam divertimentos!

Pedro e Paula encontram-se na rua. Que animao! Repara, que lindas casas! E todas diferentes... Tudo sempre diferente na cidade: as lojas, os automveis e at as pessoas, constantemente apressadas. No meio da cidade h um jardim pblico, onde as crianas gostam de brincar.
Verbo Infantil

Es c a d a s r o l a n t e s
Ando nas escadas rolantes quando vou ao armazm, uma sobe, a outra desce, leva a gente num vaivm. Se pudesse ali ficava toda a tarde a divertir-me porque uma escada que mexe melhor do que cho firme.
60
365 Histrias de Encantar, Verbo

O l t i m o a nd a r
H muitas razes para escolher o ltimo andar L e d a tua opinio

No ltimo andar mais bonito: do ltimo andar se v o mar. l que eu quero morar. O ltimo andar mais longe: custa muito a l chegar. Mas l que eu quero morar. Todo o cu fica a noite inteira sobre o ltimo andar. l que eu quero morar. Quando faz lua, no terrao fica tudo luar. l que eu quero morar. Os passarinhos l se escondem, para ningum os maltratar, no ltimo andar. De l se avista o mundo inteiro, tudo parece perto, no ar. l que eu quero morar: no ltimo andar.
Ceclia Meireles

61

A nev e
Macia e leve cai silenciosa sobre a terra. Quem ?

So moscas brancas? So borboletas? No pode ser. Moscas so pretas, e as borboletas esto por nascer!... Flocos de neve? Isso que so. Danam ao vento. Depois, cansados, caem ao cho.
62
Maria Isabel Mendona Soares

A g e ad a
Ento, pardalito, no querias frio no Inverno? Ora, ora, a geada tem razo

Se no fosse a Geada chilra o Pardal, agora mais desperto , era eu o primeiro a tomar o pequeno-almoo. Mas, assim... Brrrrrr! Com este frio! E acomoda-se de novo no casaco de penas que lhe veste o corpo. Ora, no querem l ver, o mal-agradecido! resmunga a Geada ao ouvir o chilreio do pardal. A queixar-se do frio... E eu, que culpa tenho disso? Acaso no cheguei na altura prpria? No estamos no Inverno? Ento o que quer que lhe faa? Se calhar, do Vento, da Chuva e do Pedrao no se queixa ele. (...) S no v, o ingrato do Pardal, como me afadigo a enfeitar com teias de cristal estes campos sem fim...
Soledade Martinho Costa, Histrias que o Inverno me Contou, Europa-Amrica

63

A capa azul
Era uma menina que parecia uma flor azul a andar. Porqu?

A Ana tinha uma capa azul. To linda a capa da Ana! Dei-lha quando fez cinco anos. To linda a minha Ana com a capa! Estreou-a quando comeou a escola. Eu ficava-me janela e via-a partir com a capa (era azul), ela a andar em passos miudinhos. E eu ficava-me a olhar. Apoiava as mos contentes no parapeito da janela salpicada pela chuva, ou pelo sol da manh. A minha filha uma flor que anda!
64
Matilde Rosa Arajo

O g u a r d a - c hu v a n o v o
Chuva, vem cair sobre o meu guarda-chuva O guarda-chuva abriga novo! muito azul e com flores. e faz sonhar Cai na rua, cai em todas as ruas. uma menina Que para eu o abrir. de oito anos E sorrir debaixo dele a todas as pessoas da cidade. Como se dissesse: Chove e eu tenho oito anos! E, depois, hei-de fech-lo devagarinho. Para ver todas as pessoas e toda a cidade molhada a sorrir.

Matilde Rosa Arajo

65
B2LP-05

D e z mo c hi nh o s
Os mochinhos esto constipados, Faz muito frio. Mas, depois de agasalhados, deram o seu pio logo de manhzinha

Dez mochinhos tiritavam batendo o bico com frio, e tossiam e espirravam sem poder soltar um pio. Calaram meias e luvas, vestiram gorros de l, sofreram ventos e chuvas de noite at de manh. S ento que puderam, finalmente agasalhados, piar como o dever dos mochos bem-educados.
365 Histrias de Encantar, Verbo

66

M e s t r e C o rv o
Escondeu a comida e no conseguia encontr-la. Tinha tantas despensas

Fatinho preto, toque-toque, Mestre Corvo no perde o hbito de instalar uma despensa em cada canto. E com muito mais afinco antes da chegada do Inverno... Mestre Corvo previdente, l isso . Mas depressa esquece os lugares onde armazena o alimento: frutos, sementes, pequenos rpteis, ratos, insectos... Se no fosse to esquecido havia de me lembrar onde guardei a comida para hoje almoar! grasna ele, a escavar com o bico a terra coberta de folhas apodrecidas, procura dos petiscos que arrecadou. Teria sido aqui? Teria sido alm? Ou quem sabe se foi acol? crucita, de novo, enquanto continua a busca. Desta vez, porm, teve sorte. Toque-toque, fatinho preto, Mestre Corvo acaba de descobrir uma das suas despensas. E pronto. No perde mais tempo e comea o almoo.
Soledade Martinho Costa, Histrias que o Inverno me Contou, Europa-Amrica

67

O m eal heiro
Coitado do mealheiro! Tantos projectos para nada

Era uma vez um mealheiro que era um porco. Ou um porco que era mealheiro. De barro, j se v, mas pesado das moedas que tinha dentro. Sobre a cmoda fazia vista. Na sua vizinhana, os outros objectos como que o rodeavam. Eram uma espcie de squito para ele. De pouco valem dizia o porco-mealheiro, muito desdenhoso. Dou horas dizia o relgio. Dou luz dizia o candeeiro. Dou flores dizia a jarra. Pois eu no dou nada dizia o porco. S guardo. Mais dia menos dia, estou rico. E quando tiver arrecadado toda a minha fortuna, vou pr em prtica os meus projectos.

68

4
Que projectos so? quis saber a jarra. Projectos grandiosos, minha dimenso. Vou erguer um palcio. Vou construir fbricas de fazer dinheiro. Vou viajar. Vou... No acabou o discurso. Veio um martelo pimba! e partiu-o. Duas mos colheram os tostes que ele tinha dentro e abalaram.
Antnio Torrado, Da Rua do Contador para a Rua do Ouvidor, Ed. Desabrochar

69

A s go ta s d e c h uv a
As nuvens choraram e os homens cantaram! Que confuso! Procura a explicao

As gotas de chuva, que as nuvens choraram, caram nas ruas da minha cidade e os chapus molharam. As gotas de chuva, que as nuvens choraram, caram nos vasos da minha varanda e as folhas regaram. As gotas de chuva, que as nuvens choraram, caram nos campos da minha aldeia. E os homens cantaram!
lia Pereira de Almeida

70

Chape, chape...
Os meninos, s vezes, fazem cada traquinice! O que fizeram desta vez?

No Inverno, os meninos levam grandes botas pretas, de borracha, para chegarem com os ps enxutos escola. Isso o que julgam os pais, que recomendam sempre: No metam os ps dentro das poas de gua. E eles respondem, muito srios: No, senhor. E vo direitinhos ao ribeiro e por ele seguem, chape, chape, at curva para a mata. Procuram enguias, procuram cgados, brincam uns com os outros e chegam escola com os ps molhados, claro, porque brincar no ribeiro, apesar das botas, o que faz.
Maria Ceclia Correia

71

* O Carnaval tempo de magia. * O pincel pinta cores de encantar. Onde vai buscar essas cores? * Escreve um poema sobre o que significam, para ti, as cores da Escola no Carnaval.

Os rolos de serpentinas Tm cores de encantar. Neste tempo de magia Basta o pincel e pintar.

Pintar aquilo que sou Aquilo que queria ser Cada um pinta a seu gosto H muitas cores para escolher.

72

You might also like