You are on page 1of 26

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

AOS CABOCLOS INOCENTES E DE BOA F: ENTRE EDUCAO E OUTRAS OBRAS DE DOM ELISEU COROLI, EM BRAGANA (PA), SCULO XX Drio Benedito Rodrigues Nonato da Silva1 Universidade Federal do Par (UFPA, Campus Universitrio de Bragana) dario@ufpa.br Leila do Socorro Rotterdan Oleto2 Secretaria Municipal de Educao (SEMED, Bragana/PA) leilarotterdan@yahoo.com.br Romyel Dillan Cecim de Oliveira3 Instituto Santa Teresinha (IST, Bragana) cecimoliveira@yahoo.com.br RESUMO: Este trabalho lida com parte do desempenho de D. Eliseu Coroli, bispo catlico, na cidade de Bragana (Par, Brasil), a partir de fatos relacionados a ele como um cone da Histria recente da regio Bragantina, no sculo XX. Foi construdo a partir de relatos orais e biogrficos, registros escritos, imagens e relaes sociais, analisando contextos e situaes em torno da figura e personalidade do bispo, para compreender o perfil deste missionrio religioso e seu legado para a Educao e outras atividades. Palavras-chave: Histria, Educao, Bragana, sculo XX. TO INNOCENT RUDE MEN WITH GOOD FAITH: BETWEEN EDUCATION AND ANOTHER WORKS OF D. ELISEU COROLI, IN BRAGANA (PA), 20th CENTURY ABSTRACT: This work deals with part of the performance of D. Eliseu Coroli, catholic bishop, in Bragana city (State of Par, Brazil), starting from facts relating him as an icon of the recent History of Bragantinas region, in the 20th century. It was built starting from oral and biographical reports, written records, images and social relationships, analyzing contexts and situations around of the illustration and bishop's personality, to comprehend the profile of this religious missionary and his legacy for the Education and other activities. Key-words: History, Education, Bragana, 20th century.

Introduo O italiano D. Eliseu Coroli, figura controversa ao se analisar suas obras e o impacto de suas aes no sculo XX, como missionrio destinado cidade de Bragana, Nordeste do Estado do Par, foi considerado por seus contemporneos como um intrpido e incansvel arauto do Evangelho4. Depois, bispo prelado, veio a se tornar uma importante personalidade que perpassa a parte significativa da histria de Bragana, no apenas por seus empreendimentos, mas pela forma como influenciou a vida da cidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584
93

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

A pesquisa surgiu como um resultado de anlise de fontes diversas, para compreender aspectos na biografia e na personalidade do religioso e teve por objetivo reunir discusses, questes e inquietaes dispostas sob o olhar da Histria e da Educao. Ao debruarmo-nos sobre tais fontes, notamos a possibilidade de recuperar os vestgios histricos da Educao em Bragana, confrontando registros escritos com os discursos produzidos sobre o sujeito em tela. Numa rpida referncia ao ato de pesquisa de possveis relaes sociais e polticas de Eliseu Coroli na cidade de Bragana, em eventos a ele relacionados no sculo XX e num conjunto variado de fontes, rapidamente muitos outros sujeitos se aglomeram nesse cenrio; pessoas que mantiveram contato e realizaram iniciativas conjuntas e at mesmo paralelas s do religioso italiano e que acabam citadas no decorrer do texto. Aqui se traz baila a frase de Michel de Certeau5, que afirma a Histria o privilgio que necessrio recordar para no esquecer-se a si prprio. A partir disso, existe a possibilidade de escrita da Histria que congregue fontes no citadas e/ou revistas anteriormente, de carter material, ou daquelas pertencentes memria e oralidade, alm de peculiaridades que envolvem sujeitos outros, citados ou encontrados no garimpo da pesquisa, ente diversos nichos de poder que entremearam os fatos aqui referenciados. Desta forma, as informaes das fontes documentais escolhidas, dentre registros em Livros de Tombo, ofcios, registros em dirios e discursos, foram recolhidas a partir do entendimento de um campo de relaes de poder e de nveis culturais dos que neles esto envolvidos, tanto na sua elaborao quanto na sua divulgao e validade.
O documento no inocente, no decorre apenas da escolha do historiador, ele prprio parcialmente determinado por sua poca e seu meio; o documento produzido consciente ou inconscientemente pelas sociedades do passado, tanto para impor uma imagem desse passado, quanto para dizer a verdade. (LE GOFF, 2004, p. 54).

O trabalho pode tornar-se dessa forma um contributo para o conhecimento da Histria da Educao em Bragana a partir da trajetria de um cone local, um sujeito de um campo da memria6 e que passa, adiante, a compor tambm parte das temticas competentemente trabalhadas na historiografia da Educao brasileira. I Nascido em Castelnuovo val Tidone, povoao da provncia italiana de Piacenza, em 09 de fevereiro de 1900, o quinto filho do casal de camponeses Anacleto Ludovico Coroli e Maria Molinari, Eliseu Ferdinando Coroli absorveu profundamente preceitos religiosos de sua famlia, especialmente de sua me, tanto que em tenra idade, segundo seus bigrafos, a surpreendeu com a ideia inusitada de ser missionrio e sacerdote7. No incio do sculo XX, diversas famlias italianas cultivavam o firme desejo de possuir entre seus filhos alguns missionrios que demonstrassem orgulho a seus pais, especialmente na Itlia, bero da Igreja Catlica, o que se coaduna necessidade de sustento material, garantido em parte pelo ingresso de um filho numa instituio religiosa. Aps o quinto ano primrio, o pai conduziu Eliseu por engano Escola Apostlica So Bartolomeu dos Armnios, em Gnova, pertencente Congregao dos Padres Barnabitas8, pois o seu objetivo era lev-lo a uma escola de formao diocesana e no especfica. Entregou-o a essa instituio em 11 de outubro de 1911.
94

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Ficou interno na Escola Apostlica e cursou o equivalente ao curso ginasial, no Colgio Vittorino da Feltre9, ambos dos Padres Barnabitas. O prprio nome da escola reflete o carter de inovao pedaggica imprimida por Feltre (1378-1446)10, que apesar da sua formao, deixou nitidamente de orientar seus conceitos educacionais to somente. A escola com o seu nome escolheu um programa que visava formao integral do homem, propondo estudos onde j constava a educao fsica, artstica, moral, esttica e intelectual. Foi uma das primeiras escolas particulares da Itlia de orientao laica. Tal orientao perpassava tambm pela preocupao de no obrigar as crianas a estudarem contra vontade aquilo que no lhes agradava por inclinao, de outro, havia a renncia em educar, ou ainda uma subestimao da fora da educao11. Todavia, com a forte autoridade das congregaes religiosas catlicas, a tarefa de adaptar o indivduo sociedade, acabava cultivando no aluno uma atitude de recepo ao saber institudo12. Essa teoria e prtica espalharam-se pelo mundo e propunham uma mudana educacional voltada ao desenvolvimento da personalidade integral do aluno que lhe despertava a participao ativa no processo de aprendizagem. Aps concluir os cinco anos de Ginsio na Escola Apostlica de So Bartolomeu, Eliseu pediu aos pais permisso para entrar no noviciado em Monza, passando o ano em provas e, em seguida, admitido profisso dos votos perptuos em 22 de novembro de 1916. Conforme citaes de sua biografia, este foi o ltimo ano em que a Igreja Catlica concedeu fazer-se a profisso perptua nesta idade, aos 16 anos. Nesta idade, em uma visita famlia, Eliseu conheceu o livro Conselhos e Lembranas13, com os pensamentos de Santa Teresinha14, que se tornaria mais tarde o seu principal modelo de espiritualidade. Imitando a santa francesa, a partir deste conhecimento e da obstinao contra os pecados, criou um mtodo particular de registros em um caderno, acerca de seus propsitos pessoais, pensamentos, afetos e desejos15.
Figura 01: O jovem Eliseu Ferdinando Coroli.

Fonte: Acervo do Instituto Santa Teresinha (Bragana/PA).

Nas suas anotaes pessoais, Eliseu escreveu sobre o significado da Escola Apostlica16, um lugar de aprendizado profundo e rigoroso, mas cheio de alegria e prosperidade. Destinado a Lodi para fazer o curso no Liceu Clssico dos Barnabitas, equivalente ao 2 Grau poca, teve que interromp-lo para servir ao Exrcito a partir de Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584
95

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

21 de abril de 1918, deslocado para a localidade de Novara, onde serviu como soldado do Exrcito italiano no departamento sanitrio. Segundo Colares17, terminada o conflito em 1919, Eliseu continuou com seus estudos e conseguiu a maturidade clssica (equivalente ao vestibular atual) em junho de 1920 no Liceu, de Pietro Verri, em Lodi, seguindo para Roma onde ingressaria no Estudantado. Em seguida, foi ordenado sacerdote em 15 de maro de 1924, dispondo-se s misses, no que foi logo atendido por seus superiores e destinado ao Brasil para o Colgio dos Barnabitas, na cidade do Rio de Janeiro. Realizava, assim, o desejo de ser missionrio alm-fronteiras e juntar-se aos Padres Barnabitas que j atuavam no Brasil desde 190418. Chegou ao Porto de Santos em 22 de dezembro de 1924 e apresentou-se a seu superior no Colgio Zacarias, no dia 24, na Rua do Catete, 113, onde permaneceu como Vigrio (proco) coadjutor na Parquia de Nossa Senhora de Lorto, em Jacarepagu, subrbio da capital federal, assim como em atendimento a capelas distantes. Sendo o mais novo naquela comunidade, transparecia grande vitalidade e nsia pela misso assumida em terras estrangeiras, pois por aqueles trabalhos coadjutorias, mostrou que seria capaz de empreendimentos de mxima envergadura, como declarou para a Ir. Terezinha Colares, o Pe. Jos Meireles Sisnando, um de seus alunos em Jacarepagu e contemporneo de Eliseu19. Ficou no Rio de Janeiro, por cinco anos, trabalhando no Colgio Apostlico.
Figura 02: Eliseu Coroli (o ltimo em p, direita) e padres Barnabitas, em viagem ao Brasil.

Fonte: Acervo do Instituto Santa Teresinha (Bragana/PA).

Em 14 de abril de 1928, o Papa Pio XI, atravs da bula Romanus Pontifex, erigiu a Prelazia de Nossa Senhora da Conceio do Gurupi20, confiando-a administrao dos Padres Barnabitas, com seu territrio desmembrado da Arquidiocese de Belm, capital do Par. Era um projeto de expanso, descentralizao e controle por que passava a extensa rea arquidiocesana que enfrentava problemas com escassez de sacerdotes. Mas a cidade de Bragana ainda no era parte dessa rea. Interinamente, at a sua chegada ao territrio da recm-organizada prelazia, o Arcebispo de Belm do Par, D. Joo Irineu Jofylli, assumiu a administrao da nova rea de evangelizao. Depois, Pe. Eliseu Coroli e mais trs outros sacerdotes Pe. Leopoldo Gerosa, Pe. Roque Carenzi e Pe. ngelo Moretti foram incumbidos de vir ao Par onde se estabelece em 22 de dezembro de 1929. O Administrador Apostlico Francisco Richard e esses quatro sacerdotes barnabitas chegaram cidade de Ourm (Par) na tarde de 05 de janeiro e no dia seguinte assumiram o controle da ento Prelazia do Guam no Dia dos Reis, 06 de janeiro de 1930, numa missa Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584
96

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

solene com macia participao da comunidade, onde leu a bula de tomada de posse da prelazia. Registros de tombo prelatcio contam que, no interior de Ourm, por exemplo, Eliseu chegou a cumprir mais de duzentos e oitenta dias em desobriga sem retornar a sede. As distncias impuseram grandes dificuldades aos missionrios, pelo transporte de pessoas e cargas feito somente por via fluvial atravs do rio Guam e pela via frrea da extinta Estrada de Ferro de Bragana-Belm, localizada na Regio Bragantina. Disso resultou o pedido de Richard ao Nncio Apostlico no Brasil de que a Parquia de Nossa Senhora do Rosrio (Bragana) fosse anexada Prelazia do Guam para facilitar a sua administrao, o que acabou se confirmando em 1934. Da, o Pe. Francisco Richard transferiu a sede para Bragana, assumindo o vicariato da cidade juntamente com o Pe. Eliseu Coroli. Eis as circunstncias histricas mais gerais do incio do trabalho pastorais do Pe. Eliseu Coroli, iniciado na regio do rio Guam e que almejava uma formao crist adequada aos regulamentos da Congregao dos Padres Barnabitas, nicho espiritual e moral onde o prprio Pe. Eliseu compreendeu a responsabilidade de continuar a faceta histrica desta ordem religiosa em terras de misso, como que ensaiando os labores e os sacrifcios que teria de enfrentar anos mais tarde.
O padre vira e revira todos os igaraps destas freguesias: mas custoso edificar onde no h base. Enquanto no houve padres fixos nesta matriz, todos a uma voz pediam a presena deles, demonstrando o maior interesse pela religio. Quando os padres chegaram, encontraram os cristos de So Miguel na maior indiferena religiosa. Mal e mal apareceram os meninos e as meninas missa dos primeiros domingos. O nmero foi diminuindo cada vez mais, at se reduzir, s vezes, a uma dzia e at menos. A freqncia dos adultos missa, nos domingos, nunca foi grande. Ficou, mais ou menos, sob umas 20 pessoas presentes ao Santo Sacrifcio dominical21.

No cenrio encontrado pelos padres figurava ainda o analfabetismo, a indiferena religiosa ao catolicismo, a disperso da populao e, principalmente, a falta de catequistas idneos, portanto, o incio de suas atividades era um desafio, para o qual organizao e estratgia foram fundamentais. Isso gerou tambm desgastes fsicos, como os do padre barnabita Francisco Richard, que debilitado aps trinta anos de trabalho, retirou-se da administrao apostlica de to extensa prelazia, exultando com a escolha de seu mais fiel colaborador, Pe. Eliseu Coroli22 para continuar a empreita religiosa da ordem. Assim, as trs [sic] direes encetadas por Dom Eliseu (a catequese, a educao escolar, a assistncia hospitalar e a evangelizao dos ndios)23 estavam um tanto definidas no projeto dos missionrios, cujo [...] ideal a instruo daquelas crianas abandonadas pela civilizao e condenadas misria, ao impaludismo, ao completo alheamento da Ptria24. Estas direes no poderiam ser continuadas sem que houvesse um espaldar com a participao das foras locais, que trabalhassem junto aos missionrios25, como um apoio para os intentos desses padres, recuperando tambm requcios de uma Romanizao26 tardia, no sculo XX. Todas essas circunstncias coletivas tiveram no carter de Pe. Eliseu Coroli uma grande repercusso, at mesmo porque ele trabalhou de forma a ampliar sua influncia a religiosa num contexto social, cultural e poltico da poca, o que encontramos nos registros escritos do padre. No cabe apenas dar ateno formao acadmica, moral e religiosa de Eliseu Coroli, mas necessrio levar em conta que, ao trabalhar com esses relatos oriundos dos livros de tombo, nos deparamos com um homem, branco, europeu, Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584
97

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

cristo, sacerdote e que se considerava apto para fornecer a salvao num contexto tido como extico, inferior e selvagem, como a Amaznia. Ademais, cabe considerar a questo da experincia e da cultura27 vivida por nosso sujeito principal, usando os aportes metodolgicos da Histria Social. Essa recuperao do passado, na multiplicidade de experincias, uma tentativa de rememorar a importncia da posio social do sujeito, seus valores e atitudes. Elas se transformaram em instrumentos de compreenso dos outros cenrios, com diversos sujeitos histricos relacionados e que, no podem ser esquecidas ou abandonadas diante do vasto legado de Eliseu Coroli existente em Bragana. Talvez, como descobrir como o passado e o presente esto se relacionando, apoiados em Jacques Le Goff, quando disse:
Toda histria bem contempornea, na medida em que o passado aprendido no presente e responde, portanto, aos seus interesses, o que no s inevitvel, como legtimo. Pois que a histria durao, o passado ao mesmo tempo passado e presente28.

Por tudo isso, se revela uma memria histrica do sujeito e, por isso, compreensvel que fixemos o olhar na experincia cultural. A cultura tornou-se um conceito mais concreto e utilizvel, localizado dentro de um equilbrio particular, de relaes sociais, um ambiente de trabalho de explorao e resistncia explorao, de relaes de poder mascaradas pelos ritos do paternalismo e da deferncia 29.
Figura 03: D. Eliseu Maria Coroli, aos 80 anos.

Fonte: Acervo do Instituto Santa Teresinha (Bragana/PA).

II Ao passo de todas as dificuldades encontradas, Pe. Eliseu passou a considerar a formao de professoras e catequistas como pressuposto fundamental de sua ao, procurando moas que o auxiliariam no trabalho educativo, estratgia facilitada por barganhas e por sua autoridade religiosa junto s famlias bragantinas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584
98

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Em 03 de fevereiro de 1934, um decreto consistorial anexou definitivamente mais trs parquias prelazia So Miguel do Guam, So Domingos do Capim e Santana do Capim e o encarregado dos trabalhos, Mons. Richard, nomeou o Pe. Eliseu como responsvel pelas parquias. Este decreto alterou o nome, a sede e a padroeira da prelazia, passando a se chamar Prelazia de Nossa Senhora do Rosrio do Guam, sediada em Bragana, cidade j anexada ao seu territrio. Nos escritos biogrficos de Eliseu Coroli, feitos por uma religiosa da congregao por ele fundada, Ir. Terezinha Colares30, consta que em 30 de junho de 1937, numa viagem Itlia, mesmo doente e em companhia do tambm sacerdote Idelfonso Maria Clerici, Pe. Eliseu visitou a Madre Geral das Irms do Preciosssimo Sangue. Na conversa, abordou a real situao da prelazia, percebendo o interesse e a simpatia demonstrado ao projeto pela madre, que conseguiria religiosas para auxili-lo. No dia 9 de dezembro do mesmo ano, a Santa S nomeou o Pe. Eliseu Maria Coroli como Administrador Apostlico da Prelazia de Nossa Senhora do Rosrio do Guam31, cargo em que tomou posse no dia 30 de dezembro do mesmo ano. Nesse mesmo perodo, procurou seus superiores expondo a inteno de trazer para a Amaznia as Irms do Preciosssimo Sangue com o objetivo de torn-las contribuintes em seus projetos, j que
seriam estas religiosas-mes e mestras, mulheres de trabalho e orao, como to bem conhecemos as primeiras educadoras das jovens caboclas que, formadas na sede principal da misso, da voltariam para suas vilas. (MERCS, 1984. p. 3)

Em 1938, Coroli conseguiu a autorizao e o envio de cinco freiras para a misso em Bragana, que chegam com ele no dia 12 de agosto, sendo recebidos com festa pela populao32. Essas colaboradoras se ocupariam das gremistas (aspirantes vida religiosa), dos doentes, com os estudos da Lngua Portuguesa, em trabalhos domsticos e aulas de pintura e bordado com trs ou quatro alunas internas. Os trabalhos do missionrio ganhou um novo impulso e seus objetivos alargaram-se junto com as intenes dos padres Barnabitas. Eliseu deixou sobre esse perodo diversos registros, to bem conservados e num envolvente mistrio, que aumenta e atia a curiosidade de muitos ainda hoje. Ficamos muito com os relatos orais, recolhidos no tempo presente em torno da sua figura, com entrevistas que o descreveram como pioneiro e como apstolo da religiosidade e da educao nessas terras paraenses. Dom Eliseu se tornou um sujeito que construiu uma memria recorrente nos diversos relatos de seus contemporneos. Essa importante insero no estudo da memria e suas marcas na coletividade, ainda carece de dados, uma vez que ainda no esto disponveis tantos documentos que dispem sobre esses fatos e, para dar conta de uma explicao mais prxima da realidade, recorremos a Peter Burke que diz:
Quando no se dispuser delas, tem-se de tolerar a segunda escolha, buscando-se as informaes longe de fonte pura do texto oficial. Os dados orais no, nesses termos, certamente a segunda melhor ou pior escolha, pois seu papel facilitar as histrias de segunda escolha sobre as comunidades com fontes escassas33.

Sua relao com o poder estabelecido se deu de forma respeitosa e conveniente, j que seus discursos de implantao de uma nova lgica de civilizao, circunscrita no somente ao ambiente religioso, fato perceptvel quando da anlise documental. O relacionamento entre a Igreja a Prefeitura se deu de forma cordial, j que se pretendia Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584
99

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

elevar o nvel cultural do municpio a partir de novos empreendimentos, tendo na Educao um poderoso vetor. Segundo o Pe. Jos Ramos das Mercs, no artigo Barnabitas 450 anos34, os trabalhos dos Barnabitas no poderiam ser continuados sem que houvesse um espaldar com a participao das foras locais, que trabalhassem junto aos missionrios. Um desses documentos traz as impresses acerca da influncia do Pe. Eliseu Coroli, no Relatrio do Exerccio de 1939, pagina 49, do prefeito Augusto Corra, tratando do relacionamento entre a Prefeitura e a Prelazia do Guam, no item Religio.
CATLICA Esta cidade sede da Prelazia do Guam. (...) A prelazia tem por administrador apostlico Monsenhor Elizeu Corolli. (...) Mantemos as melhores relaes com Monsenhor Eliseu Corolli, que se tem mostrado um esforado pelas causas do ensino e da religio, auxiliando-o dentro das possibilidades do municpio.

possvel demonstrar um contraste entre essa memria e a documentao oficial, a partir dos trabalhos do insigne professor e folclorista Armando Bordallo da Silva35, que demonstrou e levantou dados de que existia uma cidade com um intenso teor cultural entre seus habitantes, ricos ou pobres, leigos ou padres, outra viso sobre Bragana, fruto de interessantes levantamentos etnogrficos36. III Os padres Barnabitas que trabalhavam em Bragana residiam na antiga residncia do cnego Miguel Joaquim Fernandes, falecido em 190437, que a deixou de herana para a arquidiocese. Quando da vinda dos outros padres, o arcebispo doou o prdio para esta congregao, com um propsito de que no se desfizessem do prdio ou modificassem sua finalidade de moradia. Essa casa serviu de abrigo s primeira Irms Preciosinas que vieram para a cidade com Eliseu Coroli em 1938. Os padres Barnabitas se mudaram para outro lugar, menos confortvel, uma casa localizada no quadriltero onde hoje est o Instituto Santa Teresinha e que funcionou como um posto dos Correios na cidade38. Por intermdio do Prefeito Municipal poca, Augusto Corra, do Juiz de Direito e de seus propsitos pessoais, Pe. Eliseu tomou frente a fundao de uma Escola Normal apenas trs meses depois de voltar da Itlia. Ele visitou o Interventor Federal no Par, Jos Carneiro da Gama Malcher, solicitando a equiparao dos cursos Primrio e Normal da escola que ainda iria fundar com os da Escola Normal do Estado39, obtendo resposta positiva mesmo sem todo o atendimento s exigncias da poca para fazer funcionar a escola40. O interventor no s deu seu aval como providenciou junto a assessores, de forma gratuita, a documentao para a equiparao do Colgio.

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 100

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Figura 04: Prdio ( esquerda) onde funcionou o Instituto Santa Teresinha, em Bragana.

Fonte: Acervo do Instituto Santa Teresinha (Bragana/PA).

No dia 23 de novembro de 1938, o Sr. Jos Carneiro da Gama Malcher assinou o decreto de equiparao condio de Escola Normal do Colgio Santa Teresinha, notcia festivamente recebida pelos senhores bragantinos mais abastados, que antes enviavam seus filhos para a capital do Estado a fim de continuarem sua formao intelectual. Em janeiro de 1939, Eliseu Coroli comprou a casa da Sra. Francisca Alcntara, situada em frente Praa da Matriz (hoje Catedral de Nossa Senhora do Rosrio), por 800 contos de ris e em fevereiro realizou-se a primeira prova de exame de admisso do nosso curso Normal, com vinte candidatos, sendo dezesseis moas, trs rapazes e uma irm, conforme relata a Ir. Terezinha Colares em seu excerto Os Cinquenta Anos do Instituto Santa Teresinha, de 1988. As aulas iniciaram em fevereiro de 1939, com 18 meninas e 1 menino. Foi, decisivamente, uma contribuio Educao nesta regio da Amaznia, permitindo a educao de uma vasta prole de meninos e meninas bragantinos e do interior41, sendo o Colgio Santa Teresinha a terceira Escola Normal do Par, depois das escolas da capital Belm e de Santarm. Em seguida equiparao, Eliseu comeou a comprar mveis, utenslios e materiais para o funcionamento da escola, visando atender uma vasta clientela da regio. Para isso, ele logo organizou um internato. De acordo com COLARES (1988. p. 5.) no dia onze de dezembro de 1938, o jornal O Bragantino, publicava a primeira pgina, referindo-se ao decreto de fundao do colgio, que a cidade tinha mais um importante melhoramento. O nome do Colgio no s homenageava a padroeira das Misses, mas expressava a sua fidelidade, ao confiar intercesso da santa francesa, todos os trabalhos, chegando a constitu-la ecnoma ou tesoureira do colgio, o que levou Pe. Eliseu a acreditar que a obra fosse concluda por intermdio de graas provindas da f. Percebemos a grande organizao desses padres, por sua formao e pela obedincia aos desgnios internos de sua congregao. A tudo relatavam com uma invejvel preciso e riqueza de detalhes, como na fundao do colgio, onde estava presente um forte simbolismo na formao dos alunos, como narrou o prprio Eliseu.
Jesus Menino sorri sobretudo a todas as crianas... Ao lado do Menino Jesus, portanto, no Menino Jesus eu vejo todos os milhares dos meus... ou Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 101

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

melhor dos nossos meninos... So crianas brancas, so amarelinhas, so escuras, so negras, so de todas as cores, de todos os matizes sepultadas no fundo das matas... Diante do prespio de Jesus Menino no se pode deixar de am-las, de fazer todos o sacrifcios para a salvao das suas alminhas.42

As professoras do curso primrio e primeiras colaboradoras diretas de Monsenhor Eliseu, no Colgio Santa Teresinha, foram Theodomira Raimunda da Silva Lima e Isabel Ribeiro de Almeida, professoras que vieram para Bragana com suas famlias, lembradas em Bragana pela disciplina e rigor tcnico. Por um lado, as professoras acreditavam no projeto educativo do religioso, dedicando-lhe tempo, trabalho e acompanhamento dos alunos. De outro, com a confiana de Coroli em se apoiar nos servios de professoras leigas, colaboradoras na organizao daquele ano escolar e na parceria obtida para que sua obra fosse levada adiante, at que a finalidade primordial do seu colgio se completasse: preparar jovens, que levando uma vida consagrada a Deus, ajudassem na evangelizao de sua terra 43. Em 1 de dezembro de 1939, uma reunio dos Padres Barnabitas consultores da Prelazia decidiu pela edificao do prdio para abrigar o colgio44. Eliseu Coroli encontrou na sua congregao de origem, a dos Clrigos Regulares de So Paulo ou Barnabitas, o apoio para a construo de um prdio especfico para o Colgio Santa Teresinha, firmando um convnio escrito que em seu primeiro item especificava que
a Prelazia do Guam concede Congregao dos Clrigos Regulares de So Paulo Apstolo (Barnabitas) e faculdade de construir com suas despesas e em sua propriedade, um Colgio, na cidade de Bragana45.

Para um empreendimento desta envergadura, Coroli comprou terrenos prximos ao quadriltero onde est situado atualmente o Instituto Santa Teresinha, entre a Praa das Bandeiras frente, Travessa Padre Gerosa por trs, Avenida Nazeazeno Ferreira (antiga Rua da Liberdade) direita e Rua 13 de maio esquerda, no centro urbano de Bragana. Buscou apoio na sociedade bragantina, pelo seu conhecimento e entrosamento social e poltico. At nos recolhimentos de esmolas e ofertas das igrejas, onde porventura estivesse celebrando missas fora do Estado, organizaram-se doaes para a construo do prdio46. A obstinao de Coroli foi tamanha a ponto de remeter ao Ministrio de Educao e Sade Pblica os relatrios quantitativos e qualitativos de atividades e de resultados, em nome da Prelazia do Guam, ento rgo mantenedor do Colgio Santa Teresinha, chamando ateno ao modelo disciplinar que estava em vigor no pas. Seus relatrios podem se constituir como provas de um trabalho ordeiro e obediente s normas legais impostas com o Estado Novo. importante salientar, aqui, as orientaes emanadas da Pastoral Coletiva dos Arcebispos e Bispos das Provncias meridionais do Brasil, datada de 1915, resultado de diversas conferncias episcopais e relevante documento para a Igreja, depois apresentadas sob o ttulo de Constituies Diocesanas das Provncias Meridionais do Brasil, ou simplesmente, Constituies Eclesisticas. O documento determinava categoricamente que fosse instalado, segundo a convenincia de cada diocese (neste caso, prelazia) e seu bispo, um seminrio ou um colgio em que pudessem educar para o sacerdcio um determinado nmero de jovens, de acordo com as possibilidades47. Sagrado bispo em 13 de outubro de 1940, D. Eliseu j contabilizava inmeras viagens ao interior da prelazia, inclusive aos ndios da regio, alm da parceria com o poder pblico local e aes de evangelizao que fazem parte da sua memria, como Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 102

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

sacerdote e administrador, especialmente pela constituio de sua principal obra religiosa: a Congregao (sociedade e depois instituto) das Irms Missionrias de Santa Teresinha. O lanamento da pedra fundamental do Instituto Santa Teresinha foi realizado numa pomposa e participada celebrao no dia 05 de julho de 194048.
Figura 05: Beno e lanamento da pedra fundamental do Instituto Santa Teresinha, em 1940.

Fonte: Acervo do Instituto Santa Teresinha (Bragana/PA).

bastante interessante o relato do j bispo D. Eliseu Coroli, enviado como carta Itlia, possivelmente em agosto ou setembro de 1940.
Devemos confessar que foi uma coisa muito solene. No mesmo dia festejamos o IV Centenrio da morte do nosso santo pai. Por disposio do prefeito da cidade, o comrcio ficou fechado at s 9 horas, afim de que todos pudessem participar das funes. A festa foi muito animada. s 6 e meia saa da Igreja paroquial uma bonita procisso, composta pelas Associaes Religiosas e confrarias. O Apostolado da Orao levava a imagem de Sagrado Corao de Jesus, os jovens da Ao Catlica do Colgio levavam a imagem de Santo Antonio Maria Zacaria e as crianas do colgio, a de Santa Teresinha49.

Entretanto, a rigidez no ensino e na doutrina existente no Colgio Santa Teresinha foi atenuada com elementos novos. Eles seriam as diverses permitidas e entendidas como salutares, de onde se destacaram as peas teatrais, apresentadas em diversas ocasies a um pblico externo ao colgio, como autoridades. Era conhecido o apreo do bispo pelo teatro, no menor msica, conforme seus contemporneos. Podemos perceber que, desde a inaugurao do colgio, o discurso utilizado pelo bispo Coroli sempre foi conduzido pela valorizao da educao crist como sustentculo da sociedade e a formao de catequistas como um embasamento da f catlica, de forma a atingir a juventude com os preceitos catlicos e morais inseridos no contexto educacional, evidentemente relacionado aos condicionantes sociais, polticos e econmicos. Assim, para D. Eliseu, se a educao no estivesse baseada em moldes da moral crist, a formao de homens e mulheres teis famlia e sociedade estaria comprometida. A juventude seria, portanto, uma fora que poderia ser facilmente aproveitada para o bem da religio. E, segundo o pensamento desse prelado, o modo adequado para essa juventude contribuir para a religio seria incentiv-la na prtica de princpios sos, aos sentimentos elevados da piedade, noo do dever e ao respeito para com os superiores civis ou religiosos50, em torno de uma sutil intransigncia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 103

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Desse modo, possvel apresentar um perfil do professor e do educador Eliseu Coroli como o responsvel pela conduo dessa formao: o trabalho, pois, do educador, no era outro seno o de vigiar as ms tendncias, tentar corrigi-las com meios mais adequados e at brandos j ao primeiro despontar assim como incentivar bons propsitos, estimulando os alunos ainda jovens para as prticas virtuosas e para o trabalho. Talvez a caracterstica mais marcante para seus contemporneos, pelo menos nos relatos orais, seja a manuteno de um sorriso constante, muito peculiar e que encantava a todos os que o acompanhavam ou por ele eram acompanhados no Colgio Santa Teresinha. Situam-se dois elementos simblicos fundamentais da identidade51 do educador em questo: o sorriso e a formao integral. Em relao a isso, no monumental conjunto dos quadros de formatura, elevados na sala de entrada principal, no segundo pavilho do Instituto Santa Teresinha, se pode ler Semear a alegria (1943) e Ensinar para alegrar (1948)52 junto filosofia da escola por ele anunciada de que Educar no somente instruir. Instruir bem e preparar para a vida. Nem todos os professores e colaboradores da poca, sendo padres ou freiras, possuam esse mesmo esprito, mas foi ele, como idealizador do colgio, quem traou e escreveu as normas da escola, exigindo metodicamente de todos os seus auxiliares na educao, uma postura de bom professor, ao menos para a poca. A concepo de ensinar sai da dimenso da ao e da interlocuo e passou ao plano da pregao, da catequizao como numa espcie de abnegao, de uma misso apostlica. O bispo Eliseu Coroli procurou legitimar sua ao educacional atravs das relaes com o poder, de certo ponto, de maneira austera enquanto agente de poder, impondo sua maneira de conceber e de ver o mundo, especialmente junto classe mdia da sociedade bragantina53. Um fato marcante na dcada de 40 e que marcou Eliseu Coroli: a questo da posse do Colgio Santa Teresinha pelos militares no perodo da II Guerra Mundial. Segundo os documentos encontrados e correspondncias, em 07 de outubro de 1942, Eliseu escreveu aos seus padres de origem italiana sobre o estado de alerta que o envolvia, recomendando prudncia e colaborao com as autoridades brasileiras, j que estavam rompidas as relaes diplomticas entre o Brasil, a Itlia e a Alemanha.
O Brasil est em guerra, cumpre-nos cooperar com as autoridades legitimamente constitudas; O momento atual delicado tambm por outras circunstncias: os inimigos de nossa religio esto de atalaia, espreitando qualquer pretexto para insinuar as mais absurdas calnias.

Ele os recrutou na observncia s leis brasileiras e no seu fiel cumprimento, como proteo individual e avisou do perigo da campanha da imprensa brasileira contra os padres de outra nacionalidade em especial italianos e alemes, e do srio risco de que esses padres fossem transferidos para a capital do Estado. Com uma riqueza impressionante de detalhes em seus escritos, hoje em uma documentao diversificada em cartas, ofcios, anotaes pessoais e anotaes religiosas, Eliseu deixou um valioso registro quando a questo da tomada do Instituto Santa Teresinha pelo Exrcito, ao dizer que perdemos o nosso Colgio, mas no perdemos a nossa alegria e nem a nossa paz. Vamos construir outro 54. Em 22 de novembro de 1942, uma comisso liderada pelo Mj. Lus Pires de Camargo e pelo Cap. Dias Neves visitou o prdio do Colgio Santa Teresinha ainda em construo, levado pelo prefeito Augusto Corra, considerando-o adequado para a Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 104

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

instalao de uma unidade militar55 e solicitando ainda que a residncia dos padres servisse de moradia para as autoridades do Exrcito que passariam a morar em Bragana. No final de dezembro de 1942, Eliseu foi chamado Belm pelo Cel. Euclides Zenbio da Costa, comandante da 8 Regio Militar, que exigiu a cesso do prdio do Colgio em construo pelo valor total de seiscentos e vinte mil cruzeiros, ficando para a prelazia a finalizao da obra. interessante que nesse sentido, o general fez o bispo compreender que no estava disposto a discutir a questo, deixando claro que tinha outros meios para resolver o impasse caso Coroli no cedesse o Colgio. Eliseu ouviu as opinies de padres como Paulo Beloli e Afonso di Giorgio, alm do engenheiro Cludio Chaves sobre a questo, aceitando depois a proposta de venda e de assumir o trmino da construo56. Em janeiro de 1943, o primeiro contingente do 35 Batalho de Caadores ocupou o Colgio em construo e o seu quintal. A sada apontada pelos padres era a de construir um novo prdio que serviria a fins educacionais do Instituto Santa Teresinha, no terreno ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosrio ou nos fundos do prdio tomado. As aulas daquele ano, iniciadas em 1 de fevereiro de 1943, se deram numa casa alugada por trezentos cruzeiros junto ao Sr. Abrao Moiss, em frente ento Matriz. Em 21 de fevereiro de 1943, D. Eliseu foi notificado da nomeao de Joaquim Magalhes Cardoso Barata como interventor federal em substituio a Jos da Carneiro da Gama Malcher. O prefeito eleito era Joaquim Lobo da Silveira, que era professor do colgio e que assumiria o cargo em substituio a Augusto Corra. Esse fato deu incio a uma mobilizao popular, conforme o texto de um telegrama dos bragantinos ao interventor federal, com trezentas assinaturas, pedindo a devoluo do prdio do colgio Prelazia. Com a chegada de um novo comandante para o batalho em Bragana, Francisco de Paula Cidade, em 03 de junho de 1943, D. Eliseu participou da recepo ao general, com saudao feita por uma aluna do Colgio e um desfile de alunos. A Prefeitura ofereceu um banquete de acolhida ao general, que visitou o prdio e dirigiu uma fala s Irms Preciosinas e s alunas, sem referir-se questo do prdio, um grande problema a ser resolvido. Nesse nterim, o Ministro da Guerra, Gen. Eurico Gaspar Dutra, enviou ofcio ao comandante da 8 Regio Militar, autorizando-o a desfazer os atos da desapropriao do imvel. A negociao duraria ainda mais um ano, at que em 29 de dezembro de 1943, Coroli recebeu a proposta do comandante oferecendo a devoluo do prdio mediante o pagamento integral de trezentos mil cruzeiros, quantia providenciada por Eliseu. Somente em 04 de maro de 1944, D. Eliseu e o Pe. Lus Gonzaga Freire de Almeida, diretor do Colgio Santa Teresinha, foram recebidos no quartel pelo Gen Francisco de Paula Cidade, quando o bispo entregou ao general a quantia recebida do Exrcito para a concluso da obra e que asseguraria novamente a posse do prdio Prelazia. Vinte dias depois, um decreto presidencial de Getlio Vargas anulou a desapropriao do prdio, onde permaneceram ainda cerca de trezentos soldados e que s se retiraram de Bragana em 16 de fevereiro de 1945, ao final do conflito mundial57. A notcia da inaugurao do prdio do Instituto Santa Teresinha veio no convite de formatura da primeira turma de Normalistas, de janeiro de 1944. Segundo Bolvar Bordallo da Silva, o edifcio era um prdio de 3 pavimentos, de construo slida e estilo gtico, com capacidade para 300 alunos58. Nesse sentido, Eliseu foi decisivamente atuante ao estimular uma formao escolar ligada nos preceitos do Estado brasileiro e de congregao religiosa missionria em regio de misso alm-fronteiras, afirmando seus empreendimentos como o Instituto Santa Teresinha. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 105

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

A cidadania, pleno exerccio de direitos e deveres, como se concebe, se enquadrava at mesmo no lema de seu Instituto por Deus e pela Ptria para ajudar a todos na reflexo, como cita seu confrade barnabita:
Dom Eliseu no era poltico, mas sabia que a poltica podia lhe ajudar no desenvolvimento educativo, econmico e social da terra. Era o instrumento de Deus para realizar o que faltava, e nas mos da Prelazia tudo dava certo. Nas mos dos polticos nada crescia; nas mos da Prelazia tudo se realizava, era natural, pois ningum de nada se aproveitava59.

O que trazemos aqui so fatos que do possibilidade de se escrever uma histria que no se apresenta somente no senso comum, conhecida por muitos, mas que chama a ateno pelo entrelaamento com as questes de um tempo especfico e que marcou, sobremaneira, tantos outros sujeitos ligados a D. Eliseu Coroli, em Bragana, durante uma parte do sculo XX. Isso interferiu, sobremodo, nas desconstrues das festas populares e, mais especificamente, na luta pelo controle da cultura60, a partir da dcada de 1930, observada em amplo acervo documental e que nos levou a notar o quanto ainda forte, complexa, instigante e quase santificada a memria do bispo Coroli. IV Em uma histria de vida, interessante recolher e se deparar com narrativas que privilegiam a memria de um sujeito e o seu relacionamento social, trazendo tona um o comportamento a partir do passado que o presente no apaga, onde o poder, por exemplo, legitimado muitas vezes por uma classe. Essas memrias, recolhidas com esmero, revelam uma riqueza de detalhes que se entrelaam a outras memrias, sujeitos e histrias. De diferentes meios, pudemos colher experincias de pessoas que compartilham a mesma poca e fazem emergir uma viso de mundo diferenciada. A trajetria do bispo Eliseu Coroli parte do presente para o passado, num movimento ao contrrio, de rememorao, o que exige uma interpretao firmada na Histria Oral, relativizando-se as lembranas, pois como nos sugere Luckacks ao afirmar que todo historiador trabalha necessariamente baseado em prova incompleta 61. Alm do Colgio Santa Teresinha, duas outras obras da ao de D. Eliseu Coroli ganharam notoriedade e relevncia: a Maternidade Nossa Senhora da Divida Providncia e o Hospital Santo Antnio Maria Zaccaria. Segundo sua bigrafa, a Ir. Terezinha Colares, a maternidade surgiu da necessidade de se atender s gestantes que no tinham um suporte necessrio para o acompanhamento no trabalho de parto em geral. Em 1945, a falta desse suporte resultou no falecimento da recm-formada professora e ex-aluna de Coroli, Geralda Almeida62, fato mais uma vez relacionado sua influncia e ao educativa. Em 1945, o Cel. Aluzio Ferreira acompanhado do ento prefeito Joaquim Lobo da Silveira propuseram a D. Eliseu Coroli a criao de uma maternidade a ser construda com auxlios particulares e do Governo ficando para o patrimnio da Prelazia do Guam. Com a aceitao do bispo, Ferreira doou o terreno e encaminhou ao bispo cem mil cruzeiros, mil sacas de cimento para a construo e comprometeu-se a angariar outras ofertas para a obra. No incio do ano de 1946, o bispo remeteu ao Departamento Nacional da Criana o projeto da maternidade visando conseguir algum auxlio. No dia 18 de maio daquele ano, Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 106

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

foi lanada a pedra fundamental da maternidade em homenagem ao aniversrio do presidente da Repblica, Gen. Eurico Gaspar Dutra. Desde 1948, em reunio com seus padres consultores, Eliseu Coroli explicou que a construo da maternidade seria gradativa, conforme a obteno de verbas e que o j deputado federal Aluzio Ferreira insistiu para que a Prelazia tambm se encarregasse da construo de um hospital, pleiteando recursos junto ao Governo no oramento da Unio. Eliseu escreveu ento um ofcio ao Ministrio da Educao e Sade, confirmando o compromisso de construir em Bragana um hospital com 28 leitos, segundo o que recomendava o ministrio, porm com o auxlio anteriormente ofertado pelo Governo Federal. Ainda nesse mesmo ano, o contrato para liberao de recursos e construo do prdio foi assinado por Aluzio Ferreira, no ministrio, de acordo com a sua solicitao. A Prelazia se comprometeu em prestar contas da aplicao da verba recebida com a apresentao regular de relatrios e documentos. Porm, em janeiro de 1952, as obras foram paralisadas devido ao corte de parte dos auxlios federais referentes ao ano anterior. Com essa crise, os padres concordaram em colocar em funcionamento os dois prdios destinados rea de sade sob os cuidados das irms Missionrias de Santa Teresinha, de forma provisria, sem contrato ou pagamento algum. Em julho de 1952, dom Eliseu enviou a Belm para treinamento de enfermagem as irms ngela Rigamonti (prima de seu confrade, Pe. Miguel Giambelli), Amlia Torres e a postulante Antnia Albuquerque. Em outubro de 1952 e de forma precria, iniciaram os trabalhos da maternidade, com a parturiente Jarina Fonseca Pereira, ex-aluna da primeira turma de professoras do Colgio Santa Teresinha, que deu luz um menino, cujo nome Antnio Maria Fonseca Pereira foi dado em homenagem a Santo Antnio Maria Zaccaria, fundador dos Barnabitas.
Figura 06: Prdios da Maternidade Nossa Senhora da Divina Providncia e do Hospital Santo Antnio Maria Zaccaria, em Bragana, na dcada de 1950.

Fonte: Acervo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica).

Sobre alguns desses acontecimentos, notou-se certo silncio em outras fontes, tais como nos relatos orais acerca de D. Eliseu Coroli ou mesmo em seus registros particulares. Todo esse conjunto de documentos do segmento biogrfico, ao lado das memrias, permite a compreenso de como os indivduos experimentam e interpretam as situaes e a vida em sociedade, mas possvel acreditar que realmente tenham ocorrido, mesmo no sendo rememorados no tempo presente por seus contemporneos, no maculando a imagem do bispo. importante salientar, ainda, que Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 107

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

os documentos como alguns j disseram, no falam por si, os historiadores obrigam que eles falem, inclusive, a respeito de seus prprios silncios. E para realizar tal procedimento, utilizamo-nos de teorias e de procedimentos metodolgicos que so, por sua vez, lugares de linguagem, modos de narratividade63. (DECCA, 1998, p. 23)

Somente em 06 de novembro de 1952, foram inaugurados a Maternidade e o Hospital, com o objetivo de trabalhar com a sade em uma rea desprovida desses recursos. O primeiro mdico do hospital foi Pascoal Pontrandolf, que veio de Belm para trabalhar como clnico e cirurgio, de forma intermitente, sem residir em Bragana. A partir de 1954, o hospital comeou a formar o seu quadro clnico residente na cidade. Em 1955, chegaram cidade trs mdicos italianos, Caetano Scalese, Mrio Lordi e Alberto. E no dia 19 de maro de 1955, dedicado na Igreja Catlica a So Jos, esposo de Maria, foi inaugurado oficialmente o Hospital Santo Antnio Maria Zaccaria. V Nos idos anos de 1960, o Instituto Santa Teresinha j era um estabelecimento consolidado e boa parte dos bragantinos que possuam condies financeiras ingressava na escola buscando formao intelectual e moral. Entretanto, os que residiam longe do centro urbano no tinham acesso Educao, pela ausncia de transporte do interior at a cidade diariamente, por dificuldade financeira que impedia a compra de passagens nos meios de transporte disponveis e pela escassez de tempo devido ao trabalho rural, que normalmente ocupava o dia inteiro. Nesse cenrio, surgiu a ideia de organizar uma emissora de rdio e para concretizar o propsito. Coroli escreveu uma carta aos padres Barnabitas, onde disse que
Com a graa de Deus e a proteo de Nossa Senhora do Rosrio, padroeira de nossa Prelazia, estamos prestes a iniciar uma atividade que oferecer imensas vantagens espirituais e sociais a todos os nossos paroquianos, particularmente aos que moram no interior dos municpios. Falo da Rdio Educadora de Bragana, que provavelmente estar no ar j para o ms de maio, como homenagem filial me de Jesus e nossa64.

Atravs de campanhas de realizadas na Europa, Eliseu Coroli consegue o apoio de inmeros patrocinadores para o intento do continente, j que participava das reunies do Conclio Vaticano II. Nesse contexto, surge a figura de um dos seus colaboradores, o Pe. Miguel Maria Giambelli, tambm sacerdote Barnabita, que se empenhou particularmente para que a Rdio Educadora de Bragana fosse constituda. Equipamentos, treinamentos, legalizao burocrtica da emissora, ensaios e a vinculao f para a resoluo de todos os entraves fizeram parte desse cenrio, tanto que em 23 de maio de 1960, a emissora entrou em fase experimental, iniciando transmisses ainda no regularmente autorizadas. Inaugurada em 12 de novembro daquele ano, a rdio transmitiu primeiramente o Crio de Nazar em Bragana, evento pioneiro na comunicao da regio. A entidade contou com os trabalhos de importantes nomes do rdio paraense e se tornou um marco na comunicao de Bragana, por diversos trabalhos, entre eles o educacional e o esportivo.

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 108

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Figura 07: Prdio da Fundao Educadora de Comunicao, em Bragana, em 2010.

Fonte: Acervo de pesquisa.

A partir da fundao da Rdio Educadora foi acoplado a ela o Sistema Educativo Radiofnico de Bragana (SERB), com a ajuda do Pe. Giambelli, que se tornou seu primeiro diretor. O SERB teve sua origem em 27 de janeiro de 1958, quando os padres da Prelazia do Guam, numa reunio plenria em que examinaram os vrios aspectos do assunto, aprovaram por unanimidade a organizao do sistema. Naquela oportunidade foi escolhido o Pe. Miguel Giambelli para coordenar todas as iniciativas necessrias realizao do empreendimento. Com a fiel colaborao de Giambelli, Eliseu Coroli coordenou os primeiros trabalhos a partir de 1961. Cada parquia da Prelazia se prontificou a dar uma parte de suas economias para possibilitar a aquisio do equipamento da Rdio Educadora e dos primeiros 150 receptores cativos, destinados s escolas radiofnicas, como se percebe em vrias notas dos Livros de Tombo prelatcios da poca. Para conhecer melhor seu novo compromisso, o Pe. Giambelli realizou vrios estgios, entre os quais merece um destaque especial o de Natal (RN), onde teve oportunidade para estudar a eficiente organizao das rdios-escola pelo ento cnego Eugnio Sales. Em dia 17 de setembro de 1960, o Pe. Miguel comps a primeira Equipe Central do SERB, a qual se dedicou a organizar cursos para monitores nas vrias parquias da Prelazia. A primeira aula radiofnica ocorreu no dia 17 de abril de 1961, voltada para 1.508 alunos, distribudos em 107 rdios-postos conectados Rdio Educadora. Eliseu Coroli participou, em 21 de maro de 1961, juntamente com dom Jos Tvora de Arajo, dom Eugnio Sales e dom Alberto Ramos, da assinatura do Decreto n. 50.370, do presidente Jnio Quadros, que cria o Movimento de Educao de Base MEB65. Naquela poca, o SERB era o Sistema pioneiro de toda a Amaznia Legal atuando em tele-educao66. No incio de 1962, o SERB comeou a receber ajuda do MEB, sobretudo com receptores cativos Philips, que nos permitiram ampliar nossa rede de escolas radiofnicas, tanto que, naquele ano, chegamos a ter 362 rdios-postos, com 6200 alunos. Em janeiro de 1965, o Pe. Giambelli deixa a direo executiva do SERB embora permanecendo presidente jurdico para transferir-se a Belm como vigrio da Baslica de Nazar, na qual permaneceu at o dia 19 de abril de 1971, data em que reassumiu o cargo no SERB. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 109

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Durante os seis anos em que o Pe. Miguel esteve afastado do SERB, surgiram, na equipe do MEB nacional, elementos polticos e ideolgicos contrrios aos princpios que norteavam o sistema. As divergncias ideolgicas foram sentidas, ao ponto de dom Eliseu, no ano de 1970, desligar oficialmente o SERB do MEB pelo tempo em que continuar na direo do MEB a atual equipe nacional, como disse textualmente o prelado de Bragana, em seu ofcio a D. Jos Tvora, Presidente Nacional do MEB. rgos como o Servio Nacional de Informaes (SNI) observou e tratou de implementar um controle maior da programao da rdio verificando se estava fora de algum dos parmetros estipulados pelo regime militar brasileiro, em especial, crticas forma de governo ou qualquer manifestao de cunho comunista, prticas e posturas punidas com rigor. No contexto de luta contra a ditadura, entre os militares e os seus inimigos atrelados doutrina comunista, possvel entender que a Igreja Catlica, em pelo menos dois movimentos as alas transitou em lados opostos. Isso acabou por acirrar fortes defesas e demarcar posicionamentos que descambaram em lutas polticas que atualmente entre clrigos e leigos, mesmo tendo alguns destes ltimos assumindo a funo de diretor do SERB em Bragana, como o renomado professor Raymundo Heraldo Maus, relatado em trabalhos de pesquisa histrica acerca do perodo67. Em 12 de julho de 1971, o SERB renovou o convnio com o MEB, este sob a presidncia de dom Luciano Jos Cabral Duarte, que proclamou em alto e bom som seguir uma orientao totalmente diferente da administrao anterior, a qual causara o desligamento entre os dois segmentos. Foram mantidos seus 34 funcionrios, dentre os quais 19 estavam ligados ao MEB nacional, circunstncia que fez do sistema bragantino o legtimo representante do MEB na regio, reunindo mais de cem mil alunos em toda a sua histria. Aps mai de quarenta anos frente da Prelazia do Guam, em 1977, D. Eliseu Coroli finalmente anunciou na Rdio Educadora o seu afastamento, de maneira pungida e reverente. A transmisso, anos mais tarde copilada e disposta em acervo, traz a mensagem do bispo populao bragantina, numa espcie de anncio de que mesmo sem o vnculo ao poder do cargo de bispo, continuaria no cenrio religioso, cultural e social da cidade. Na oportunidade, D. Eliseu tambm registrava a sua indicao recada do Pe. Miguel Giambelli, tambm sacerdote Barnabita, para a funo de Administrador Apostlico da circunscrio eclesistica. O fato repercutiu alm das ondas do rdio. A imprensa na capital relatou a notcia, como se l abaixo:
Depois de mais de quarenta anos como bispo da Prelazia do Guam, Dom Eliseu Coroli, entregou ontem, o cargo, ao novo prelado, Monsenhor Miguel Maria Giambelli, recentemente nomeado pelo Papa Paulo VI, em solenidade realizada na Catedral de Bragana, sede da Prelazia, na presena de cinco bispos, mais de duas dezenas de padres e centenas de fiis, autoridades e polticos que lotaram as dependncias do templo na Prola do Caet. 68

VI Aps uma longa trajetria, que lhe rendeu cansaos e agruras fsicas, D. Eliseu Coroli morreu s 16h30 de uma quinta-feira, dia 29 de julho de 198269, na unidade de tratamento intensivo da Clnica SOCOR em Belm (PA), aps cinco dias de diversas complicaes devido idade, insuficincia e infeco renal e a parada cardiorrespiratria que lhe ceifou a vida. Junto a seu leito de morte estavam diversas freias de Santa Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 110

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Teresinha, congregao por ele fundada em 1948, em especial a sua ex-aluna, Ir. Edith Almeida de Souza, que o acompanhou seus instantes finais. Muitos de seus alunos, religiosas, bispos, padres colaboradores e amigos estiveram na clnica para verificar o estado de sade e testemunhas os ltimos momentos da vida do bispo Coroli. No hospital, quatro dias antes, recebeu o sacramento da uno dos enfermos das mos do ento Arcebispo coadjutor D. Vicente Joaquim Zico. Seu corpo foi preparado e colocado numa urna especial ao final da tarde do dia 29 de julho. No caixo, havia desenhos que representavam liras e vrios ramos de trigo, smbolos que coincidentemente faziam parte da espiritualidade do bispo Coroli. s 20h30 horas, o carro com seu corpo partiu de Belm em direo a Bragana, percurso de 216 quilmetros e que enfrentou uma chuva torrencial no percurso, segundo os relatos das religiosas Ir. Maria Janete Torres e Ir. Maria do Carmo Mazzoni, pertencentes congregao missionria organizada por ele. Na chegada do atade a Bragana, pelas ruas e avenidas uma grande multido aguardou o carro com o corpo do bispo, aglomerada prximo ao Instituto Santa Teresinha e da Catedral de Nossa Senhora do Rosrio, cujos sinos badalavam em tom fnebre. Uma sirene da extinta sede do Departamento de Estradas e Rodagens do Par (DER/PA) em Bragana anunciou a chegada do caixo. Primeiramente, foi levado capela do colgio para um velrio privativo das Irms Missionrias de Santa Teresinha, seguidas de centenas de pessoas que prestaram suas homenagens ao bispo falecido. Enquanto isso, na Rdio Educadora, de meia em meia hora, foi lida a biografia de D. Eliseu, seguida de uma programao fnebre, como de costume na emissora. s 6 horas da manh do dia 30 de julho de 1982, uma sexta-feira, a primeira missa de corpo presente foi realizada, na capela do Colgio. Em seguida, seu caixo foi levado Catedral de Nossa Senhora do Rosrio, quando D. Miguel Giambelli concelebrou com inmeros sacerdotes mais uma missa de corpo presente. Vrias celebraes litrgicas foram feitas na Catedral, uma delas celebrada por D. Alberto Ramos, Arcebispo Metropolitano de Belm (PA). At as 15h, seu corpo permaneceu no interior da Catedral, sendo levado depois para o Ginsio Santa Teresinha, em mais uma missa presidida por D. Giambelli. Durante a celebrao, foram lidos testemunhos e homenagens pelo Pe. Luciano Brambilla, representando os padres Barnabitas e pela Ir. Oneide Freitas Rotterdam, em nome das Missionrias de Santa Teresinha.
Figura 08: Velrio de dom Eliseu Coroli, no Ginsio Santa Teresinha.

Fonte: O Missionrio Feliz, de Terezinha Colares, 1997, p. 345.

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 111

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Seu enterro foi realizado em seguida, no local onde foi construda a capela morturia no interior da Catedral de Nossa Senhora do Rosrio, ao lado esquerdo do presbitrio e do sacrrio, para onde somente religiosas e sacerdotes tiveram acesso. Em 1994, seu sucessor na administrao da j rebatizada Diocese de Bragana do Par, D. Miguel Giambelli, enviou Sagrada Congregao da Causa dos Santos, no Vaticano (Roma), alguns escritos, livros e documentrios que comprovam a vida de santidade de Eliseu Coroli. Aps estudos e anlises da sede da Igreja Catlica, D. Miguel recebeu a declarao de que poderia ser aberto um processo de canonizao do j ento declarado Servo de Deus D. Eliseu Maria Coroli. Em 10 de agosto de 1996, o atual bispo de Bragana D. Lus Ferrando, fez a abertura da fase diocesana do processo de beatificao de D. Eliseu Coroli. Para isso, foi nomeado um tribunal para ouvir testemunhas, analisar escritos, fazer pesquisas sobre a vida e virtudes do bispo italiano. Com o trabalho concludo em 29 de julho de 2004, esses estudos foram encaminhados ao Vaticano. Os textos do processo foram traduzidos para o italiano, recolhidos e organizados em livros com o compromisso da confidencialidade e sigilo e se encontram no Arquivo Coroli, localizado no Instituto Santa Teresinha. VII Em 82 anos de vida, cinquenta e dois deles dedicados Regio Bragantina, Eliseu Coroli construiu o que chamamos de patrimnio Coroli, no s um patrimnio fsico, como demonstram imponentes obras por ele fundadas e que beneficiaram a populao, mas tambm um patrimnio espiritual, propsito de sua misso na Amaznia no sculo XX. Recordar o passado, recolher esse passado por meio das fontes documentais e da memria e escrever sobre ele no se apresentam to somente como aes inocentes ao ofcio do pesquisador da Histria. A memria no algo objetivo, conciso ou que atesta a verdade, mas um objeto a mais na busca pela aproximao entre o presente e o passado. E ela nos vem atravs, muitas vezes, da oralidade. Nesse caso, preciso que o historiador aprenda a considerar os relatos, as pistas do passado dentro da memria, a seleo consciente ou inconsciente desses fatos, a interpretao e a distoro que muitos anos depois se tem dele. Segundo Peter Burke70, nos interessamos ou precisamos nos interessar pela memria, considerada como fonte histrica e como fenmeno histrico. Sob o primeiro aspecto, alm de estudar a memria como fonte de e para a histria, se devem elaborar uma crtica de sua reminiscncia, aos moldes da anlise de documentos histricos, uma tarefa bem contempornea.
Nos dois casos, passam a ver o processo de seleo, interpretao e distoro como condicionado, ou pelo menos influenciado, por grupos sociais. No obra de indivduos isolados. (BURKE, 2000, p.69-70).

Ou quando o mesmo Burke nos confirma a relevncia da Histria Oral.


Mesmo os que trabalham com perodos anteriores tm alguma coisa a aprender com o movimento da histria oral, pois precisam estar conscientes dos testemunhos e tradies embutidos em muitos registros histricos. (BURKE, 2000, p.72).

Podemos comear a vislumbrar o perfil educador de Eliseu Coroli, que em Bragana queria to somente ajudar no crescimento do povo que lhe foi confiado, em f e Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 112

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

em educao, assim como em outras obras que ele criou nos anos de sua atuao, conseguindo tudo com uma ao poltica conveniente poca. Em contraposio lgica estabelecida por parte significativa da populao bragantina, e amparados pelo que escreve Raymundo Heraldo Maus71, podemos afirmar que os padres abominaram a ignorncia religiosa dos caboclos. Atuaram de forma a desmontar e criar outra lgica sobre a cultura popular, conseguindo reforo na autoridade e dominao ideolgica educacional e mantendo a sua interveno, sobretudo no benefcio elite e classe mdia bragantina, seja quando edificaram obras e patrimnios fsicos, seja quando apresentaram sua proposta de salvao crist. Notadamente, este padre Barnabita teve uma presena marcante, pelas obras que empreendeu e no pioneirismo da formao de professores no interior do Par, sempre com uma base moral crist e com mtodos eficientes para que esta se mesclasse com as intenes de melhoramento em geral das condies de vida da populao destes rinces da Amaznia. Com esta forte e constante carga espiritual, Eliseu Coroli, um homem mstico, mas tambm um lder religioso criou obras de apostolado em prol das necessidades mais evidentes do perodo entre as dcadas de 30 e 60 em Bragana. Fala-se hoje de suas obras como exemplo de virtuosismo de sua experincia como padre, bispo e administrador apostlico da imensa extenso territorial da extinta Prelazia do Guam, hoje Diocese de Bragana. Todo esse cuidado e a manuteno de um controle ideolgico sobre sua obra educacional, no somente a do Instituto Santa Teresinha, foram eficazes para a sua permanncia no territrio nacional, num tempo em que poderia sofrer as perseguies do Estado varguista. No caso de estudos sobre Histria e Educao, a diversificao das fontes72 para analisar e interpretar o objeto trouxe contribuies significativas para o resultado desse artigo, e a partir de uma maior abrangncia de espaos de anlise metodolgica, possvel construir um conhecimento mais prximo realidade estudada. Chama a ateno tambm a visita de meia hora concedida a ele pelo Papa Paulo VI, de 6 de fevereiro de 1975, na qual D. Eliseu Coroli relatou a alegria de ser missionrio, o que o prprio pontfice fez questo de realar, como segue.
Na quarta-feira seguinte, dia de cinzas, num sermo quaresmal na Baslica de So Pedro, Paulo VI referiu-se ao pensamento que o nosso bispo lhe havia ilustrado, publicado depois no LOsservatore Romano: Um missionrio, que nestes dias, veio visitar-Nos, falava-Nos dos resultados felizes de uma iniciativa, seu intitulado Apostolado da Alegria. Porventura no esta uma autntica e sapiente interpretao do Evangelho, mensagem da boa nova? (BARNABITAS NO BRASIL, 2003. p. 101).

Encontramos todo esse conjunto de sentimentos nos votos da congregao criada por ele, com nfase ao chamado Apostolado da Alegria, j que D. Eliseu desenvolvia um trabalho pedaggico pautado na alegria, no prazer e bem-estar, o que era fundamento de sua espiritualidade desde a juventude, tanto que no seu emblema episcopal quis o lema: Filhinhos paz e alegria e nas suas cartas apareciam sempre jaculatrias73 e invocaes a Jesus, Maria e Jos: alegria, amor e vida74. Como enfatizou o tambm o bispo D. Andrea Maria Erba, de Velletri, de Segni (Itlia), a dedicao de Eliseu s crianas e o afeto especial s famlias, obtiveram como lucro uma educao segura, controlada e altiva. Tal afirmao se apoiou nas obras de Eliseu como missionrio na Regio Bragantina, como bem o faz no Jornal LOsservatore Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 113

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Romano, pgina 4, da edio italiana do dia 9 de fevereiro de 2000, data em que Eliseu Coroli completaria seu centsimo aniversrio. Assim, ao analisar D. Eliseu Coroli, no se pode separar o religioso do administrador, por sua escolha de ver na escola uma famlia, fato demonstrado nos documentos e regulamentos que escreveu e, em especial, ao fato de chamar todos os alunos, indistintamente, de minhas crianas, expresso carinhosa que perdurou por toda a sua trajetria, at os ltimos dias de sua vida75. Evidentemente, para dar resposta a certas lacunas da Histria, como as aqui levantadas, h que se atentar ao que nos dizem os documentos biogrficos, assim como s memrias e registros pessoais, que no podem ser considerados como reflexos passivos de uma personalidade individual, isolada, mas numa leitura da prpria realidade social experimentada. Nesse sentido, uma orientao cabvel.
Apesar da impossibilidade de se recuperar muitos acontecimentos, experincias e vivncias do ser humano, tambm temos que convir que desde os tempos imemoriais os homens produziram (e ainda produzem) artefatos, documentos, testemunhos, monumentos, entre outros, que tornam possvel o entendimento do homem sobre sua prpria trajetria. So exatamente esses registros histricos que constituem os documentos, os testemunhos, os monumentos usados pelo historiador para se aproximar e tornar inteligvel seu objeto de estudo.76

Nessa abordagem, no nos deparamos somente com impresses favorveis em relao a D. Eliseu Coroli, como o comentrio encontrado no jornal intitulado Matuto Ilustrado, feita por um contemporneo da dcada de 1940, assinado com o pseudnimo de Thomaz de Aquino, uma opinio sobre a atuao dos padres e que se choca com diversos pensamentos e afirmaes que se tornaram hegemnicas em favor desses religiosos.
(...) Negar que os padres Barnabitas trouxeram um novo surto de progresso intelectual s novas geraes e em rasgos de uma ousadia dinmica que ultrapassa as raias do herosmo, terem levantado construes que so outros muitos tantos templos majestosos e imponentes, elevando Bragana ao nvel de cidade moderna, seria decair na mais vil degradao para justificar a opinio, de espritos de contradio aferrados a suas idias retrogradas e incongruentes... (No Patal, 14.11.1949)77.

Tal assertiva se contrasta, por exemplo, com as veementes defesas em favor de Eliseu Coroli, como a do cronista, escritor e ex-prefeito Benedito Cezar Pereira, autor da Sinopse da Histria de Bragana78, quando citado por D. Miguel por uma de suas afirmaes a favor de Coroli, quando diz que cerca de uma dzia de bragantinos tentou enganar nossos caboclos inocentes e de boa f79 na propalada questo entre a Prelazia do Guam e a Irmandade do Glorioso So Benedito de Bragana (IGSBB), o que resultou num certo afastamento do j bispo emrito de eventos sociais e culturais em Bragana. Dom Eliseu ainda lembrado pela imagem de um educador que exigia, vigiava, ditava regras metdicas, mas que era malevel e sensvel em algumas oportunidades, no alterava a voz, no brigava, mas levava reflexo, ao aconselhamento a quem educava com doura e mansido pois,
Que conheam e amem realmente nosso Senhor Jesus Cristo e a Virgem Maria e aos que assim alcancem a salvao eterna. O que nos interessa

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 114

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

exatamente isto! (...) Doura no fazer todos os caprichos da criana... Consiste na paz revestida de bondade, de compaixo, de desculpa, de perdo. Consiste na calma, no domnio de si mesmo; consiste nas palavras apropriadas. Consiste no modo delicado... No sorriso sobrenatural. Consiste sobre tudo no amor que dedicamos criana, por amor a nosso Senhor Jesus Cristo. A pacincia esttua fria, calada, no castiga tambm no acaricia, no repreende tambm no anima. A doura bom humor constante: sempre sereno e sempre alegre.80

Isso, por fim, acabou abrindo espao para a afirmao, em nossa regio, de um modelo de administrao eclesial e educacional, que o tornaria um smbolo para uma poca, num mosaico muito bem construdo e que atendeu aos apelos que a Educao necessitava nas terras de misso no incio do sculo XX e que, no imaginrio popular, seria o grande benfeitor da sociedade bragantina. E a histria de sua atuao no s atestou seu empreendedorismo, como abalizou o seu cuidado com a religiosidade e com o preparo de professores e catequistas, somado a um desejo profundo de ver, em Bragana, uma gerao apta ao trabalho, ciosa no respeito s regras eclesisticas e de uma sociedade formada na Educao e na obedincia religiosa. Notas
Licenciado Pleno e Bacharel em Histria pela Universidade Federal do Par, 2002. Mestre em Histria pela Universidade Federal do Par, 2006. Professor da Faculdade de Histria da Universidade Federal do Par, no Campus Universitrio de Bragana. 2 Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Par, 2004. Coordenadora Tcnica e Pedaggica da Secretaria Municipal de Educao, em Bragana. 3 Licenciado Pleno em Histria pela Universidade Federal do Par, 2011. Professor no Instituto Santa Teresinha, em Bragana. 4 Conforme carta de apresentao de ngelo Amendola, dicono permanente da Diocese de Villetri, Segni (Itlia) aos escritos traduzidos pelos Padres Barnabitas e que esto contidos no Arquivo Coroli, de posse das Irms Missionrias de Santa Teresinha, alguns deles dispostos pesquisa. 5 Segundo CERTEAU, M. A escrita da Histria. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2002. p. 16. 6 Este trabalho com o conceito de memria est presente em POLLAK, Michael. Memria, esquecimento e silncio. In: Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n.3, 3-15, 1989; e em Memria e Identidade Social In: Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol.5, n.10, 1992, pp. 200-212. 7 Conforme COLARES, T. O Missionrio Feliz. Paragominas: Grfica e Editora So Marcos, 1997. p. 12. 8 Congregao religiosa e missionria fundada por Santo Antnio Maria Zaccaria e inspirada na obra do missionrio So Paulo, conhecida pela sigla CRSP Clrigos Regulares de So Paulo. 9 Eliseu Coroli produziu durante sua vida inmeros excertos no que se conhece atualmente por Caderno de Anotaes. O nmero 24 dessas anotaes traz o contedo de O Meu Vittorino, texto j traduzido para o portugus, trazendo experincias por ele vividas naquela escola. Nesses escritos, Coroli relembrou com detalhes os nomes e lugares da escola, enfatizou diversas peculiaridades dentre as quais a alegria da formao dos alunos, a rigidez da disciplina e o forte apelo conduta moral. O prprio Eliseu nunca tornou pblicas suas anotaes pessoais, o que s foi conhecido aps a sua morte e, mais precisamente, durante o processo que estuda a possibilidade de sua beatificao pela Igreja Catlica. Essas anotaes foram encontradas e dispostas a partir do Arquivo da Cria Generalssima dos Barnabitas em Roma, Itlia. 10 Vittorino da Feltre, conhecido tambm por Rambaldoni foi um humanista, religioso e professor da Universidade de Pdua, que se destacou na Educao com o trabalho de ser o preceptor dos filhos da famlia dos Gonzaga, em Mntua (Itlia). A contribuio de Feltre na Educao se concentra na reunio de ideais humanistas e cristos na educao de jovens da cidade de Pdua, na chamada Casa Giocosa, ambiente de educao integral, de formao moral e intelectual, com a apropriao de conhecimentos mais relacionados ao domnio cognitivo e desenvolvimento do corpo. Conforme sintetiza PREZ, N. G. Mujeres y Mecenas. Murcia: Universidad de Murcia, 2003. 11 Conforme MANACORDA, M. A. Histria da Educao. 12. ed. So Paulo: Cortez, 2006.
1

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 115

Revista HISTEDBR On-line


12

Artigo

Parte dessas acepes pedaggicas deste artigo se encontram em OLETO, Leila do S. R. Eliseu Coroli, o educador de educadores: perspectivas educacionais pioneiras de influncia barnabtica na Regio Bragantina, no incio do sculo XX. (Monografia). Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Bragana: Universidade Federal do Par, 2004. 13 Esta obra creditada a Santa Teresinha do Menino Jesus foi recolhida por Irm Genoveva da Santa Face (Celine Martin), sua irm e colega de convento. Nela se encontram pensamento e conselhos de vida religiosa. A obra est disponvel na edio SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS. Conselhos e Lembranas. Recolhidos por Ir. Genoveva da Santa Face. 3. ed. So Paulo: Edies Paulinas, 1987. 14 Francisca Teresa Martin, santa catlica, nascida na Frana em 1873, foi uma religiosa pertencente Congregao das Carmelitas descalas, do Carmelo de Lisieux, mundialmente venerada e conhecida pelos ensinamentos dispostos em seus manuscritos autobiogrficos, organizados e reunidos por sua irm Agnes (Ins) Martin, tambm religiosa daquela congregao, na obra denominada Histria de uma alma. Faleceu aos 24 anos em 1897. umas das santas doutora da Igreja. 15 Todos os cadernos de anotaes pessoais de D. Eliseu Maria Coroli se encontram no Arquivo Coroli, de posse das Irms Missionrias de Santa Teresinha, cuidadosamente conservados e analisados em vista do Processo de Beatificao e Canonizao deste religioso perante a Igreja Catlica. 16 Cf. idem. 17 Cf. COLARES, op. cit. 97. 18 Conforme BARNABITAS no Brasil 100 Anos. Belm, SOBRAC Sociedade Brasiliense de Ao e Cultura (Provncia dos Barnabitas do Norte). Agncia Ver Editora, 2003. 19 Jos Meireles Sisnando, um dos alunos de Pe. Eliseu Coroli na Escola Apostlica de Jacarepagu, no Rio de Janeiro, tem depoimento escrito e citado em COLARES, Terezinha. O Missionrio Feliz. Paragominas: Grfica e Editora So Marcos, 1997. 20 Prelazia: tutela de uma congregao. 21 Registro feito pelo Pe. Eliseu Coroli nas notas histricas da Prelazia do Guam sobre a regio. 22 Impresses colhidas conforme Traduo dos Escritos de D. Eliseu, 2001. Arquivo Coroli. p. 34. 23 Conforme nos relata o Pe.Barnabita Jos Maria Ramos das Mercs no Jornal Voz de Nazar, na matria Barnabitas 450 anos. Belm, 22 jan. 1984. Artigo, p. 3. 24 O ALPHABETO e a palavra de Deus nas selvas brasileiras. Jornal A Tarde, Rio de Janeiro, 22 ago. 1939. Artigo p. 7. 25 Cf. MERCS, op. cit. p. 3. 26 Movimento de reforma catlica no sculo XIX, que tinha como pressupostos bsicos a adequao do catolicismo brasileiro ao Conclio de Trento e sob as orientaes de Roma. 27 No que se refere ao conceito de cultura, afirma Thompson: no podemos esquecer que cultura um termo emaranhado, que, ao reunir tantas atividades e atributos em um s feixe, pode na verdade confundir ou ocultar distines que precisam ser feitas. Ser necessrio desfazer o feixe e examinar com mais cuidado os seus componentes: ritos, modos simblicos, os atributos culturais da hegemonia, a transmisso do costume sob formas especficas das relaes sociais e de trabalho. THOMPSON, E. P. Costumes em comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.22. 28 Cf. LE GOFF, J. Histria e memria. 2. ed. Campinas: UNICAMP. 1992. p. 51. 29 Cf. THOMPSON, E. P. Costumes em comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 17 30 Cf. COLARES, Terezinha. op. cit. 1997. 31 Nova denominao da Prelazia do Gurupi. Fonte pesquisada no arquivo da Cria Diocesana de Bragana. Livro de tombo n. 1, 1930-1946. p. 12. Hoje a Diocese de Bragana do Par. 32 Na p. 27, do Livro de Tombo da Diocese de Bragana, n. 1 (1930-1946), encontra-se o histrico sobre a vinda destas Irms com todos os pormenores desde a visita Casa Geral, em Monza, na Itlia. 33 Cf. BURKE, P. (org.). A escrita da histria: novas perspectivas. So Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1992. p. 164. 34 JORNAL VOZ DE NAZAR. Arquidiocese de Belm. Edio de 22 de janeiro de 1984. p. 3. 35 Como por exemplo, o livro BORDALLO DA SILVA, A. Contribuio ao Estudo do Folclore Amaznico na Zona Bragantina. Belm: Falngola Editora, 1981. 36 So interessantes as preocupaes de Raymundo Heraldo Maus, em seu livro Padres Pajs, Santo e Festas (1995), citando Geertz sobre etnografia, como uma descrio interpretativa do fluxo do discurso social, procurando preserv-lo e fix-lo em formas pesquisveis; na maior parte , tambm, uma descrio microscpica. In: GEERTZ, C. A Interpretao das Culturas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1978. p.31. 37 Notcia colhida do jornal O Caet, ano IV, n 2, de 10 de janeiro de 1904, que registra o falecimento do cnego Miguel Joaquim Fernandes, na comunidade do Almoo, zona rural de Bragana (PA).

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 116

Revista HISTEDBR On-line


38

Artigo

Conforme informaes colhidas em diversas entrevistas com as Irms Missionrias de Santa Teresinha, em pesquisas entre os anos de 2008 e 2009. 39 A Escola Normal do Par, hoje Instituto de Educao Estadual do Par, foi criada pela Lei n. 669, sancionada pelo Presidente da Provncia do Par, Joaquim Machado Portela. Instalada em 13 de maio de 1871, funcionava numa dependncia do Colgio Nossa Senhora do Amparo, no Liceu Paraense, hoje Colgio Paes de Carvalho. 40 Conforme relatos orais da Ir. Janete Torres, missionria de Santa Teresinha, secretria do processo de beatificao de D. Eliseu Coroli e responsvel pela guarda dos documentos do Arquivo Coroli. 41 Conforme a carta do Pe. Eliseu Coroli destinada s famlias bragantinas, de 26 de novembro de 1938. 42 Conforme traduo dos escritos de D. Eliseu, 2001. Arquivo Coroli. p. 44. 43 Retirado de Os Cinqenta Anos do Instituto Santa Teresinha. Bragana, 1988. p. 3. 44 Livro de Tombo da Diocese de Bragana, n. 1 (1930-1946). p. 41. 45 Cf. COLARES, op. cit. p. 125. 46 Conforme informaes colhidas em diversas entrevistas com as Irms Missionrias de Santa Teresinha, em pesquisas entre os anos de 2008 e 2009. 47 Constituies Diocesanas das Provncias Meridionais do Brasil, 1915. Artigo 1175, pp. 257-278. 48 JORNAL O BRAGANTINO. Uma data memorvel para os bragantinos. 5 de julho Lanamento da Pedra do Colgio Santa Teresinha As Solenidades Entusiasmo e Regozijo Teatro de amadores. Bragana, 14 jul. 1940. n. 97. Artigo p. 1. 49 Conforme traduo dos escritos de D. Eliseu, 2001. Arquivo Coroli. p. 49. 50 Segundo OLETO, op. cit. p. 39. 51 Para Stuart Hall, a noo de identidade est relacionada com pessoas que se parecem, sentem a mesma coisa ou chamam a si mesmas pelo nome, como referencial, mesmo que no satisfazem totalmente os pressupostos de sua compreenso. Desta forma, a identidade sempre vista da perspectiva do outro. Conforme HALL, S.. Old and new identities, old and new ethnicities. In: KING, A. D. (ed.). Culture globalization and the world-system. Londres, LacMilan, Nova York: State University of New York, 1993. 52 Observaes a partir da visita ao Instituto Santa Teresinha, onde se encontram esses quadros. 53 Segundo anlises a partir de Bourdieu, a cultura dominante pressupe a imposio de valores sobre as demais culturas, mediada por conflitos simblicos, j que o instrumento desses conflitos a injuno da definio legtima do mundo social, tornando-o o arbtrio cultural de uma classe em cultura legtima. Cf. BOURDIEU, P. O Poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 61ss. 54 Conforme relatos orais colhidos em entrevista com a Ir. Janete Torres, missionria de Santa Teresinha, secretria do processo de beatificao de D. Eliseu Coroli e responsvel pela guarda dos documentos do Arquivo Coroli, em agosto de 2008. 55 Outro prdio tomado pelo 35 Batalho de Caadores foi o a do Grupo Escolar Monsenhor Mncio Ribeiro, em Bragana, conforme relatos em entrevistas com diversos bragantinos. 56 Livro de Tombo da Diocese de Bragana, n. 1. 57 Cf. COLARES, op. cit. p. 85ss. 58 BORDALLO DA SILVA, B. Cronologia Bragantina: um captulo na Histria da Amaznia. Indito. Bragana: 1954. 59 Cf. BRAMBILLA, Luciano; MEIRELES, Vera M. de B.; SILVA, Leida A. da. Vocao. s.e. Belm, 2003. p. 26. 60 Para mais informaes acerca dessas estratgias pelo controle da cultura, em particular, a relacionada s manifestaes do culto ligado a So Benedito, ver NONATO DA SILVA, Drio B. R. Os Donos de So Benedito: convenes e rebeldias na luta entre o catolicismo tradicional e devocional na cultura de Bragana, sculo XX. (Dissertao) Mestrado em Histria Social da Amaznia. Belm: Universidade Federal do Par, 2006. 61 LUKACS, John. O Hitler da Histria. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998. p.19. 62 Segundo nos apresenta OLIVEIRA, Romyel D. C. de. Dom Eliseu e a revoluo da Educao bragantina durante o sculo XX. (Monografia). Curso de Licenciatura Plena em Histria. Belm: Universidade Federal do Par, 2010. 63 DECCA, Edgar S. de. Questes terico-metodolgicas da Histria. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (org.). Histria e Histria da Educao. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. 64 Carta Circular, de 24 de fevereiro de 1960. Livro de Tombo da Diocese de Bragana, n. 6. 65 O Movimento Educacional de Base (MEB) foi criado pela Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1961, com o objetivo de desenvolver um programa de Educao de Base por meio de escolas radiofnicas, nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do pas. Sua criao foi prestigiada pela Presidncia da Repblica e sua execuo apoiada por vrios ministrios e rgos federais e estaduais,

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 117

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

mediante financiamento e cesso de funcionrios. Foi prevista tambm importante colaborao do Ministrio de Viao e Obras Pblicas, poca responsvel pela concesso dos canais de radiodifuso, visando agilizar os processos de criao e ampliao de emissoras catlicas. Para mais informaes, consultar FVERO, Osmar. Uma pedagogia da participao popular; anlise da prtica pedaggica do MEB - Movimento de Educao de Base, 1961-1966. Campinas: Autores Associados, 2006. 66 Cf. OLIVEIRA, op.cit. p.59. 67 Como no trabalho da religiosa SILVA. Francisca P. A Histria continua na arte de educar nas terras dos Caets. (Monografia). (Monografia). Curso de Licenciatura e Bacharelado em Histria. Bragana: Universidade Federal do Par, 1994. 68 Conforme o jornal O Liberal, na edio de 24 de abril de 1977. 69 Segundo dados retirados a partir de um detalhado relato em COLARES, op. cit. pp. 338-349. 70 Cf. BURKE, P. Histria como memria social. In: Variedades de histria cultural. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. 2000, pp. 67-89. 71 Cf. MAUS, R. H. Uma outra inveno da Amaznia: religies, histrias, identidades. Belm: CEJUP, 1999. 72 ARAJO, Jos C. S., GATTI JNIOR, D. Novos temas em Histria da Educao brasileira. Campinas (SP): Autores Associados, 2002. 73 Jaculatria: frase, palavra religiosa, indulgncia. 74 Conforme textos extrados dos arquivos da Cria Generalssima dos Padres Barnabitas em Roma, Itlia. 75 Impresses colhidas em entrevistas orais a respeito do comportamento de Eliseu Coroli, no decorrer da pesquisa, em visita ao Arquivo Coroli e arquivo particular da Secretaria do Instituto Santa Teresinha. Segundo seus contemporneos, esta expresso prpria do bispo vinha acompanhada pelo gesto, tambm particular, de esfregar as mos enquanto conversava. 76 LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M. I. M. (org.). Fontes, histria e historiografia da educao. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 156. 77 Jornal do Caet, 20.11.1949, n. 180, In: SILVA, D. B. da. Os Tambores da Esperana: um estudo antropolgico sobre a construo da identidade na Irmandade do Glorioso So Benedito de Bragana. Belm: Falngola Editora, 1997. p. 42. 78 PEREIRA, Benedito C. Sinopse da Histria de Bragana. Belm: Imprensa Oficial, 1963. 79 GIAMBELLI, M. Notcias histricas a respeito do processo contra a Irmandade Civil de So Benedito. s/e. Bragana, 07.out.1986. mimeo. 80 Cadernos manuscritos de instrues de Eliseu Coroli, destinado s Irms ou s futuras professoras. Arquivo Coroli, retirado de ROCHA, Aldo F. da. Contributo de Dom Eliseu Maria Coroli para o Sistema Educacional em Bragana-PA. (Monografia). Curso de Graduao em Cincias da Religio. Belm: Universidade Estadual Vale do Acara, 2003. p. 42 Recebido em Aprovado em novembro/2012 dezembro/2012

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.48, p. 93-118 Dez.2012 - ISSN: 1676-2584 118

You might also like