You are on page 1of 3

Luciano Henrique Oliveira Ol, pessoal! Hoje trago uma pequena nota de aula sobre agncias reguladoras.

Bons estudos! AGNCIAS REGULADORAS As agncias reguladoras so autarquias em regime especial, cujos objetivos podem ser: regular a prestao de determinado servio pblico delegado iniciativa privada, garantindo o equilbrio e a harmonia entre Estado, usurios e delegatrios (ex: energia eltrica, telecomunicaes); regular a utilizao de determinados bens pblicos (ex: guas pblicas); ou regular o exerccio de determinada atividade econmica (ex: explorao de petrleo). Regular conceito mais amplo do que regulamentar, englobando todas as atividades necessrias fiscalizao e ao controle do setor, como fiscalizar, normatizar, dirimir conflitos, aplicar sanes etc. O processo de agencificao por que o Brasil vem passando constitui um processo de descentralizao das funes fiscalizadoras e regulatrias do Estado. As agncias reguladoras passam a exercer funes que outrora eram atribudas aos rgos da Administrao Direta. O regime especial das agncias reguladoras compreende: o amplo poder normativo; uma maior independncia financeira e administrativa; a impossibilidade de recurso administrativo imprprio de suas decises; e o mandato fixo de seus dirigentes. Exercem ainda poder de polcia em sua rea de atuao. Seu poder normativo permite que elas estabeleam normas aplicveis aos setores que regulam e regulamentem aspectos tcnicos constantes de leis. Este poder no se confunde, porm, com o poder regulamentar do chefe do Executivo, por ser mais restrito, restringindo-se ao esclarecimento de conceitos tcnicos indeterminados contidos nas leis aplicveis ao setor regulado, as quais devem prever expressamente esse poder das agncias. No obstante, alguns doutrinadores da rea de direito regulatrio entendem ser essa competncia normativa das agncias uma espcie de poder regulamentar. Entre as justificativas para o poder normativo das agncias est a crescente especializao de nossa sociedade, cuja estrutura atual bem mais complexa do que antigamente. Como resultado dessa crescente complexidade, observa-se uma tendncia aceitao de que rgos ou entidades especializadas em determinada rea tcnica editem normas sobre tais assuntos, desde que exista uma lei autorizadora (PAULO, Vicente e ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Administrativo. 13 ed. Impetus: Niteri, 2007, p. 105). A regulao realizada pelas agncias reguladoras reveste-se de carter gerencial sobre os entes regulados, na medida em que a edio de atos normativos especficos e a resoluo dos conflitos na rea tcnica que regula contribuem para a pacificao dos litgios do mercado e a harmonizao da atividade econmica regulada. o que Carlos Ari Sundfeld chama de gerenciamento normativo. (apud op. cit., p. 105) Gerenciamento normativo, segundo esse autor, a constante edio e substituio de normas especficas e tcnicas pelo Estado, resultantes de um trabalho incessante de planejamento e gerenciamento que no poderia ser exercido adequadamente pelo Poder Legislativo, atravs de normas genricas e abstratas.

Luciano Henrique Oliveira As agncias reguladoras resultam do processo de retirada do Estado da economia, derivada da necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos servios, tendo em vista a implantao da administrao pblica gerencial no Brasil. EXERCCIOS (CESPE/UNB) 1) (Procurador MP/TCU 2004) A prpria Constituio Federal sujeita certos setores regulao estatal, admitindo, outrossim, a explorao direta de atividade econmica pelo prprio Estado. 2) (Procurador MP/TCU 2004) A previso direta e efetiva da criao de agncias reguladoras no ordenamento jurdico brasileiro deu-se com a promulgao da Constituio em 1988, quando restou autorizada a regulao setorial das telecomunicaes, da energia eltrica e do petrleo. 3) (Procurador Consultivo TCE/PE 2004) Quanto natureza jurdica, as agncias reguladoras so pessoas jurdicas de direito pblico. 4) (Procurador Federal 2004) A ANVISA uma autarquia sob regime especial, agncia reguladora, que exerce poder de polcia. 5) (Oficial de Chancelaria 2006) As agncias reguladoras so autarquias de natureza especial, pertencentes ao quadro de rgos da administrao indireta. 6) (Juiz TJTO 2007) As autarquias profissionais de regime especial, como a Ordem dos Advogados do Brasil e as agncias reguladoras, submetem-se ao controle do Tribunal de Contas da Unio. 7) (Procurador Municipal Vitria 2007) A transferncia s agncias reguladoras da funo de executar objetivos e planos estatais demonstra a centralizao que a criao dessas estruturas gera na administrao pblica. 8) (Procurador Municipal Vitria 2007) A regulao que realizada pelas agncias reguladoras tem forte funo gerencial sobre os entes regulados. 9) (Analista ANATEL 2006) O poder regulamentar no se realiza exclusivamente por meio de decreto do chefe do Poder Executivo. 10) (Juiz Federal 5. Regio 2006) O poder regulador de certas autarquias especiais, denominadas agncias, insere-se no conceito regulamentar previsto na Constituio Federal como atribuio do presidente da Repblica para fiel execuo das leis. 11) (Oficial de Chancelaria 2006) O termo de parceria o instrumento de mediao da relao entre as agncias reguladoras e os respectivos ministrios supervisores. 12) (Juiz Federal 5. Regio 2006) O poder normativo das agncias reguladoras encontra-se fundado em normas jurdicas lineares, as quais no revelam muito espao interpretativo para a administrao pblica. 13) (Analista ANATEL 2006) A ANATEL dispe de discricionariedade tcnica para o exerccio de sua funo normativa, em razo do uso de conceitos jurdicos indeterminados associados a conceitos tcnicos na Lei Geral de Telecomunicaes.

Luciano Henrique Oliveira GABARITO 1C 2E 3C 4C 5E 6E 7E 8C 9C 10E 11E 12E 13C

Bem, pessoal, por hoje s. Espero que tenham gostado. Grande abrao e bons estudos. At a prxima! Luciano Henrique Oliveira

You might also like