You are on page 1of 5

Tema

Linguagem e Realidade
Tpico de estudo
Os sistemas de comunicao, os modos de organizao das diversas formas de composio textual, seus recursos mais comuns e sua funo social.

Entendendo a competncia
Competncia 1 Aplicar as tecnologias da comunicao e da informao na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a vida. Voc consegue imaginar um ser humano que viva totalmente isolado, sem comunicar-se de forma alguma? Difcil pensar, no ? Essa questo est na origem de histrias como a do menino-lobo Mogli. provvel que voc tenha visto o lme ou lido alguma verso dessa histria. Mas, para alm da lenda, h notcias de crianas que cresceram sem contato humano e que, levadas para o convvio de pessoas, no mais conseguiram desenvolver plenamente comportamentos, linguagens e sentimentos humanos. A convivncia e a interao com outros da mesma espcie so essenciais para o prprio desenvolvimento das pessoas como seres humanos. E a linguagem que possibilita a interao e a convivncia. Por isso importante que sejamos capazes de aplicar as tecnologias da comunicao e da informao em diferentes situaes da vida.

Desvendando as habilidades
Habilidade 1 Identicar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterizao dos sistemas de comunicao. Linguagem tudo aquilo que possibilita a comunicao humana. Muitas vezes, combinamos diferentes esforos lingusticos para construir mensagens e atingir objetivos sociais. Basta que pensemos, por exemplo, nos diversos prossionais envolvidos na formao de uma pea publicitria para a televiso. O prossional que vai trabalhar a imagem a ser divulgada, o que vai escolher a trilha sonora e o que vai pensar o texto-base da campanha tero seus esforos combinados para atingir determinada funo: tornar o produto atraente ao consumidor. Para viver bem no mundo contemporneo, temos de compreender esses aspectos das linguagens. Habilidade 3 Relacionar informaes geradas nos sistemas de comunicao e informao, considerando a funo social desses sistemas. Os principais sistemas de comunicao podem interagir, tornando possvel que as caractersticas de um sejam encontradas em outro. Evidentemente, um mesmo tema tambm pode ser trabalhado por diversos sistemas, dependendo do objetivo que se busque atingir. Num jornal, por exemplo, voc j deve ter percebido que existem manchetes mais apelativas, que tentam persuadir o leitor a descobrir o restante da notcia. Note como essa habilidade ajuda a boa comunicao.

Curso Pr-ENEM

Linguagens

Situaes-problema e conceitos bsicos


Observe os casos abaixo: Caso 1

CRACK.

BIRF

Adaptado do 22o Anurio do Clube de Criao de So Paulo (1997).

Caso 2

CASA DE SADE MENS SANA IN CORPORE SANO ATENDIMENTO AO PBLICO: TODOS OS DIAS, DAS 9H S 17H NECESSRIO APRESENTAR DOCUMENTO DE IDENTIFICAO

Os dois processos comunicativos apresentados possuem exatamente a mesma nalidade? Que recursos foram utilizados em cada caso para que o enunciador produzisse sua mensagem? Lembre-se de que os diversos grupos de linguagem no interagem sempre da mesma forma. Isso ocorre porque os processos comunicativos podem apresentar nalidades diferentes ou funes sociais especcas. Voc deve ter percebido que a nalidade da pea publicitria em destaque no caso 1 convencer o receptor dos malefcios provocados pelo consumo de drogas. Percebamos a articulao entre elementos verbais e visuais para realar a solido e o desolamento do ser que enfrenta esse problema. bastante sugestiva a utilizao de uma nica palavra crack, que ao mesmo tempo representa a droga e serve como onomatopeia do esfacelamento do ser retratado em linguagem visual. O objetivo do cartaz reproduzido no caso 2 diferente. Trata-se de informar, com clareza e objetividade, o pblico sobre o funcionamento de um determinado objeto social. A disposio dos elementos e a linguagem denotativa realam a funo social desse sistema comunicativo. Damos o nome de sistema de comunicao ao princpio organizador das diferentes linguagens para que se atinja determinado objetivo. Essa nalidade comum permite a coordenao de diferentes esforos, muitas vezes de diferentes pessoas, a m de realizar plenamente a funo social de um processo comunicativo. Observe especialmente os seguintes aspectos: 1. O ser humano, em sociedade, precisa estabelecer relaes com o mundo e com seus semelhantes. Para isso, utiliza palavras, imagens, gestos, roupas e outros instrumentos com a inteno de transmitir mensagens. Esse mecanismo que possibilita a comunicao humana, por intermediar a nossa relao com a realidade, o que chamamos de linguagem. 2. So diversas as formas de manifestao da linguagem. De forma sinttica, no entanto, podemos nos concentrar em quatro grandes grupos: a) Linguagem Verbal: vale-se exclusivamente de palavras. b) Linguagem No Verbal ou Visual: vale-se exclusivamente de imagens. c) Linguagem Hbrida: vale-se da cooperao entre elementos verbais e visuais. d) Linguagem Sonora: vale-se da organizao meldica. 3. Dentre os diversos sistemas de comunicao que podem ser formados, interessam-nos, principalmente, os seguintes: Publicitrio Informativo Artstico De entretenimento

Curso Pr-ENEM

Linguagens

bom sempre lembrarmos que os diferentes sistemas no so sempre isolados; pelo contrrio, muitas vezes eles se interpenetram, criando situaes interessantes sob o ponto de vista comunicativo. a) O Sistema Publicitrio A funo social que agrupa os elementos lingusticos envolvidos nesse sistema a de persuadir o receptor, destacando determinadas qualidades de um objeto que tornem seu consumo atraente. Em geral, a linguagem desse sistema utilizada para realar as caractersticas reais do produto (seja um objeto, seja uma ideia) e as suas caractersticas subjetivas. Veja os exemplos: Ateno com seu equilbrio. Porque do equilbrio do seu cabelo a gende cuida!
Ceda est lanando a nova linha Equilbrio, com shampoo e condicionador para cabelos rebeldes. O shampoo age nas extremidades do cabelo, cuidando da raiz e das pontas ressecadas. O condicionador o complemento ideal porque age como restaurador das pontas.

CEDA EQUILBRIO
Fotos: BIRF

Marie Claire, junho 2000 (adaptado).

100 Anos de Propaganda. So Paulo: Abril Cultural, 1980.

Ambas as propagandas esto estruturadas segundo a lgica compre um produto (caractersticas reais) e leve algo a mais (caractersticas subjetivas). No primeiro caso, a pea, alm de descrever objetivamente as caractersticas do produto, sugere que o uso do xampu conduzir o usurio conquista do equilbrio mental ou psquico.No segundo caso, sugere-se que o uso do produto vai permitir uma transformao da condio social do seu usurio. na forma de expresso que se revela, no entanto, o ponto de destaque desse sistema comunicativo. No mundo de hoje, competitivo, apelativo e multifacetado, poucas pessoas vo adquirir um produto ou abraar uma ideia simplesmente por entrarem em contato com ela. preciso criar artifcios lingusticos originais que seduzam o receptor do que se quer vender. No caso da primeira propaganda apresentada, note-se, por exemplo: A ambiguidade do ltimo perodo do texto (Porque equilbrio tambm uma questo de cabea): os termos equilbrio e cabea podem ser interpretados no sentido fsico ou no sentido psicolgico. Isso desestabiliza o leitor, que passa a reetir sobre a mensagem para decodica-la corretamente, o que aumenta sua ligao com o texto e seu grau de ateno a ele. A imagem da moa em posio de meditao com os cabelos bem tratados em destaque, dando base e coerncia para as informaes reais e subjetivas transmitidas pelo texto do anncio. A informalidade do discurso, que pretende criar uma fcil e rpida comunicao com o receptor. O sistema publicitrio se vale, pois, de recursos argumentativos (racionais ou emocionais) e de recursos retricos (verbais, visuais, sonoros) para persuadir, de forma criativa, seu receptor. b) O Sistema Informativo Como o prprio nome sugere, inserimos nesse sistema os objetos concebidos para informar algum sobre algo. Sua funo social permite-nos deduzir que haver grande destaque para a denotao; no entanto, principalmente nos ltimos anos, temos acompanhado uma crescente utilizao da linguagem conotativa em manchetes jornalsticas, por exemplo, como forma de despertar o interesse do receptor para determinada informao. Isso revela uma das faces mais comentadas sobre esse sistema de comunicao atualmente: diante da multiplicidade de oferta de informaes, o receptor deve ter postura ativa na hora de selecionar os objetos que lhe interessam. Do contrrio, poder car submisso a informaes incorretas ou tendenciosas que podem at mesmo visar a interesses sociais e econmicos, como analisaremos em outro captulo.

Curso Pr-ENEM

Linguagens

Propaganda publicada no ENEM.

Quando se est diante de uma pea informativa bem construda, pode-se entender rapidamente qual o assunto e quais so as informaes relevantes na perspectiva do emissor. Para isso, bastante comum que os operadores desse sistema conjuguem elementos verbais e visuais para conferir mais clareza e objetividade quilo que se est apresentando. Num jornal, por exemplo, as fotograas podem ser to elucidativas quanto o texto da matria em si. Vejamos o caso seguinte: Os helicpteros cedidos pelo Brasil para participar da operao de libertao de dez refns das Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc), que acontecer a partir desta segunda-feira, aterrissaram neste domingo no aeroporto da cidade colombiana de Villavicencio. A guerrilha colombiana se comprometeu a libertar os militares e policiais sequestrados entre 1998 e 1999. Eles so os refns mais antigos das Farc.
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/aterrissam-na-colombia-helicopteros-brasileiros-que-resgatarao-refens-da-farc

A notcia em si (libertao de refns colombianos com ajuda brasileira) ca bastante clara pelo uso da denotao e do carter referencial (com foco nos elementos circunstanciais, contextualizadores, especicadores) da linguagem desenvolvida. c) O Sistema Artstico A funo social de um objeto construdo no sistema artstico desestabilizar o receptor a partir de reexes e de usos lingusticos incomuns. Toda forma de arte gira em torno de uma linguagem. Na Literatura, por exemplo, utiliza-se, como instrumento, a palavra. Veja-se que o termo palavra foi utilizado no como nalidade, mas como instrumento. Dito de outra forma, a Literatura utiliza a palavra para chegar a algo que est alm dela, da o privilgio dado conotao e s inusitadas combinaes sintticas e semnticas, por exemplo. A transmisso da mensagem no imediata, mas depende de uma reexo do receptor sobre ela. Os antigos estudiosos, dentre os quais se destacam Plato e Aristteles, deixaram uma grande contribuio para o correto entendimento do que seja arte. Segundo eles, o homem teria a necessidade de expressar suas emoes (conitos, desejos, angstias) diante do mundo em que vive. Dessa forma, compreende-se que a arte sempre o reexo das tenses existenciais de um ser humano, inserido num determinado contexto. possvel, ento, pensarmos que aquilo considerado arte por um europeu, no o seja por um brasileiro e que aquilo que o foi para um carioca do sculo XVI, no o seja para outro do sculo XXI. Esse raciocnio, no entanto, traz um problema: como justicar o fato de que obras produzidas h mais de dois mil anos, como a Ilada de Homero, ainda hoje possam ser lidas e apreciadas? A questo reside num outro ponto fundamental para o reconhecimento do valor artstico de uma obra: a arte se pretende atemporal e universal. Ela apresenta questes que perpassam o esprito de qualquer homem, em qualquer momento, em qualquer lugar. Vejamos o poema de Manuel Bandeira: Vou lanar a teoria do poeta srdido. Poeta srdido: Aquele em cuja poesia h a marca suja da vida. Vai um sujeito, Sai um sujeito de casa com a roupa de brim branco muito [bem engomada, e na primeira esquina [passa um caminho, salpica-lhe o palet [ou a cala de uma ndoa de lama: a vida. O poema deve ser como a ndoa no brim: Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero. Sei que a poesia tambm orvalho Mas este ca para as menininhas, as estrelas alfas, as [virgens cem por cento e as amadas que [envelheceram sem maldade. 19 de maio de 1942 O texto, valorizando a funo metalingustica, trabalha com conotaes (O poema deve ser como a ndoa no brim, Sei que a poesia tambm orvalho) e construes rtmicas (roupa de brim branco, leitor satisfeito de si dar o desespero) para desautomatizar a linguagem e torn-la, assim, to atraente quanto impactante, levando o receptor reexo. d) O Sistema de Entretenimento Um sistema de entretenimento construdo com a nalidade de distrair as pessoas, levando-as a experimentar outras realidades de forma quase automtica, sem o estranhamento lingustico ou reexivo que o sistema artstico,

Curso Pr-ENEM

Linguagens

por exemplo, pressupe. Uma novela ou uma pea de teatro, se tiverem a nalidade de entreter, apresentaro textos simples, com atores e cenrios ajudando na compreenso quase didtica do texto em que se baseiam. Numa msica, vamos perceber um tom mais confessional e uma sonoridade mais simples, sem a linguagem simblica e a sintaxe meldica que caracterizam construes mais sosticadas. Interessante perceber, no objeto de entretenimento, a absoro e a transformao de elementos caractersticos de outros sistemas de comunicao. Hoje, a presena do merchandising quase uma constante nas novelas, por exemplo. No entanto, em vez da lgica usual do sistema publicitrio, fcil perceber que os personagens passam a incorporar os produtos s suas vidas, realando, muitas vezes, as suas caractersticas subjetivas e criando uma relao ntima com o que se pretende vender. Dessa forma, os sistemas cooperam, transformam-se e tornam-se mais complexos. Isso, claro, pode acontecer em todos os sistemas de comunicao. Num jornal, no ser difcil perceber anncios de artigos esportivos em pginas de esportes, por exemplo. Todavia, no sistema de entretenimento, isso se torna mais forte, dado seu carter quase referencial na recriao dos nossos hbitos. Comparemos duas letras de msica: o amor Eu no vou negar que sou louco por voc T maluco pra te ver Eu no vou negar Eu no vou negar Voc traz felicidade Sem voc tudo saudade Eu no vou negar () Valsa brasileira Vivia a te buscar porque pensando em ti corria contra o tempo eu descartava os dias em que no te vi como de um lme a ao que no valeu rodava as horas pra trs, roubava um pouquinho e ajeitava o meu caminho pra encostar no teu ()
BUARQUE, Chico; LOBO, Edu. Valsa brasileira. In: ____. Dana da meia-lua. [S. I.], 1988. 1 CD.

CAMARGO, Zez di. o amor. [S.l.: s.n.], 1991.

A primeira letra, mais confessional e denotativa, caracteriza um sistema de entretenimento, voltado para a comunicao de massa. A segunda, mais elaborada poeticamente, visa a despertar certo estranhamento no receptor, que, assim, poder reetir sobra as palavras e sua organizao, aumentando o potencial signicativo da comunicao, o que caracteriza o sistema artstico.

Curso Pr-ENEM

Linguagens

You might also like