You are on page 1of 3

DETERMINAO DAS DIMENSES DE UM BIODIGESTOR EM FUNO DA PROPORO GS/FASE LQUIDA INTRODUO Um dos problemas da pecuria a produo de excrementos animais.

. Quando mal manipulados, estes podem contaminar os aqferos, o solo e as pessoas, pois os excrementos animais contm bactrias patognicas, fosfatos, nitratos e matria orgnica em quantidades excessivas (VZQUEZ e MANJARREZ, 1993). O biodigestor uma alternativa barata e eficiente para resoluo dessa problemtica, j que atravs da fermentao anaerbica ou biodigesto possvel reduzir at 85% dos coliformes fecais e 95% dos fungos (MARCHAIM, 1992) contidos nos dejetos animais com possibilidades de biofermentao, e por sua vez se pode produzir biogs e biofertilizantes (LUCAS JUNIOR e SILVA, 1998; BROWN, 1987). O biogs uma fonte renovvel de energia utilizada como gs domstico, para gerao de eletricidade ou calefao (OLIVEIRA, 2005). O biofertilizante usado como adubo orgnico para aplicao direta ao campo (IICA, [2008]) ou servir de matria-prima para o preparo de compost ou bokashi. Figura 1. Ilustrao de um biodigestor tubular (Oliveira, 2005). Segundo Ribeiro (2004), o biodigestor tubular dividido em duas partes: uma para a fase lquida e outra para a fase de gs. Isto , dentro do biodigestor

existe na parte superior, uma rea denominada campana, destinada para reservar o biogs produzido pela fermentao anaerbica e na parte inferior uma rea denominada fossa, destinada mistura lquida, (excremento animais mais gua) que entra no sistema (BOTERO e PRESTON, 1986). O autor afirma que comum que a proporo gs/fase lquida seja alterada segundo a necessidade do projeto de instalao do biodigestor, ou seja, do tempo de reteno da fase lquida, da quantidade de matria-prima disponvel e do consumo de gs dirio. O objetivo deste trabalho apresentar um modelo matemtico para calcular, em funo da proporo gs/fase lquida desejada, as dimenses de um biodigestor tubular de plstico. REVISO DA LITERATURA O uso do biodigestor anterior ao sculo XX. Na Inglaterra, o biogs j era usado para iluminao pblica (BROWN, 1987). Alguns historiadores apontam a China ou a ndia como pases de origem da tal tecnologia (CRISTIANA et al, 1997). O biogs produzido atravs da fermentao anaerbica no interior do biodigestor (LETTINGA e VAN HAANDEL, 1993). O processo de fermentao anaerbica ou digesto libera a energia qumica contida na matria orgnica, em forma de biogs, cujos principais componentes so: gs metano (CH4) e o dixido de carbono (CO2)

(CIPAV, [2004]). O efluente produzido, denominado biofertilizante, tem um alto contedo de nutriente e baixo contedo de bactrias patognicas (BROWN, 1987 e MARCHAIM, 1992), pois durante a fermentao se conservam todos os nutrientes da matria-prima, liberando em forma de gs (CH4, CO2, H2S entre outros) somente de 5% a 10% do volume total dos excrementos animais utilizados (IICA, [2008]). As altas temperaturas alcanadas durante a biodigesto (ACUA, 1998) e os cidos produzidos na fermentao eliminam at 90% das bactrias patognicas (NIMUKUNDA, 2003). Por outro lado, Fregoso et al (2001) conseguiram eliminar 100% dos coliformes fecais num processo de digesto de 50 dias. Os dados demonstrados anteriormente so comprovados por Pedraza et al (2002) ao corroborar que a biodigesto reduz em at 92% da Demanda Biolgica de Oxignio (DBO) e por Fregoso et al (2001) ao comprovarem uma reduo de 47% da Demanda Qumica de Oxignio (DQO) da matria orgnica contida na fase lquida.

You might also like