You are on page 1of 5

Captulo 1

Introduo Multimdia
O desenvolvimento tecnolgico dos sistemas de informaes e de comunicaes a alta velocidade permitiram o aparecimento de novas aplicaes no domnio de sistemas distribudos. Uma das principais tendncias neste contexto a integrao de diferentes tipos de mdias, como o texto, a voz, as imagens e os vdeos em um vasto domnio de aplicaes informticas distribudas (por exemplo, teleensino, publicaes eletrnicas, trabalho cooperativo). Estes sistemas so chamados de sistemas multimdia e hipermdia.

1.1 Definio de Multimdia


Multimdia um dos termos mais usados nesta dcada. Este termo est no cruzamento de cinco grandes indstrias [Fluckiger, 95]: informtica, telecomunicaes, publicidade, consumidores de dispositivos de udio e vdeo, indstria de televiso e cinema. Este grande interesse destas indstrias poderosas contribuiu para a grande evoluo da multimdia.

1.1.1 Etimologia
A palavra multimdia composta de duas partes: o prefixo multi e o radical mdia: Multi: originrio da palavra latina multus que significa numerosos. O uso deste prefixo no recente e muitas palavras de origem latina empregam este radical, como multiformis (que tem vrias formas) ou multicolor (vrias cores). Mdia: plural da palavra latina medium que significa meio, centro. Ele derivado do adjetivo medius, que est no centro. No contexto de multimdia, este radical refere-se ao tipo de informao ou tipo de portador de informao, como dados alfanumricos, imagens, udio, vdeo, etc.

1.1.2 Classificao dos tipos de mdia


Para definir melhor o termo multimdia, deve-se inicialmente conhecer a classificao de tipos de mdias. Os vrios tipos de mdia podem ser classificados de acordo com vrios esquemas.

Quanto natureza espao-temporal


O esquema mais aceito classificar uma mdia como discreta ou contnua: mdias discretas ou estticas so mdias com dimenses unicamente. Elas so independentes do tempo, sendo qualquer espcie de mdia tradicionalmente utilizada em documentos impressos, como textos, grficos e imagens. A semntica da informao no depende do domnio do tempo. mdias contnuas (tambm chamadas de mdias dinmicas ou iscronas) so mdias com dimenses temporais, como sons, vdeos e animaes. Elas so mdias dependentes do tempo, que apresentada como um fluxo de mdia (fluxo de vdeo, fluxo de udio). O significado destas mdias e correo depende da taxa em que so apresentadas. Por exemplo, um vdeo consiste de um nmero de quadros ordenados, cada um destes quadros tem uma durao de apresentao fixa. imersivo agrupam elementos de informao interativa em ambientes 3D.

Quanto origem
Capturados so aqueles que resultam de uma captura do exterior (ambiente) para o computador; Sintetizados so aqueles que so produzidos pelo prprio computador atravs da utilizao de hardware e software especficos.

Quanto ao modo de interao

Na multimdia linear o utilizador no tem qualquer tipo de controle no desenrolar do processo A multimdia no-linear oferece interatividade com o utilizador, onde o leitor pode escolher o percurso da navegao

Quanto ao modo de navegao


Online, que significa a disponibilidade de uso imediato dos contedos multimdia (e.g., atravs da utilizao de uma rede informtica local ou da Web) Offline , onde a divulgao efetuada atravs da utilizao de suportes de armazenamento (e.g., CD e DVD).

1.1.3 Definio de sistemas Multimdia


A definio de sistemas multimdia mais aceita a seguinte [Fluckiger, 95]:
Sistema multimdia um sistema capaz de manipular ao menos um tipo de mdia discreta e um tipo de mdia contnua, as duas numa forma digital.

Esta definio de multimdia, adotada por diversos autores, na realidade ainda no completa. Por exemplo, existem diversas aplicaes envolvendo uma nica mdia so chamadas de multimdia, que o caso de aplicaes de Voz sobre IP (VoIP). Ou ainda aplicaes que utilizam apenas mdias dinmicas, como a videoconferncia com udios e vdeos. Portanto, muitas vezes a existncia de pelo menos uma mdia dinmica caracteriza uma aplicao como sendo multimdia.

1.1.4 Multimdia adjetivo


A palavra multimdia pode ser usada como um nome quando ns nos referimos ao campo, mas mais freqentemente empregada como um adjetivo. Abaixo so listados vrios termos compostos: Aplicao multimdia: uma funo ou conjunto de funes que suportam a proviso de um servio multimdia especfico para o usurio final. Por exemplo, aplicao de udio vdeo conferncia. Tecnologia multimdia: conjunto de campos tecnolgicos especficos habilitando aplicaes multimdia. Por exemplo, compresso de vdeo. Plataforma multimdia: um tipo especfico e configurao de computador equipado com hardware multimdia, e capaz de suportar softwares de aplicaes multimdia. Por exemplo, PC com placas de udio e vdeo. Placa multimdia: hardware conectado com o computador e executando uma funo multimdia. Por exemplo, placa de captura de vdeo para digitalizar vdeo analgico. Dispositivo de armazenamento multimdia: um dispositivo capaz de armazenar vrios tipos de informaes, provendo o acesso a estes. Por exemplo, CD-ROM, tape de udio digital. Rede multimdia: rede de comunicao de dados que permite o transporte de mltiplos tipos de informaes. Por exemplo, Rede Digital de Servios Integrados (RDSI ou em ingls ISDN).

1.2 Motivaes de uso da multimdia


udio, vdeo e imagens so os meios naturais da comunicao entre humanos. Portanto, sistemas multimdia tm aplicaes em todas as reas que estas mdias possam ser utilizadas. Tais sistemas so utilizados por diversos motivos: tornar a interface mais atrativa, realismo no caso de simulaes e jogos, etc. Mas as principais motivaes do uso de sistemas multimdia so: Permite o aumento da transferncia de informaes pelo uso simultneo de um ou mais sensos do usurio. Isto, pois humanos aprendem mais, e mais rapidamente, quando vrios dos seus sentidos (viso, audio, etc.), so utilizados. Permite emular a comunicaes humanas face-a-face. Isto tem levado contnua investigao de sistemas de comunicao e computao que se aproximam da velocidade de transmisso, fidelidade e eficincia das comunicaes humanas face-a-face.

1.3 Classes de Sistemas Multimdia


Os sistemas multimdia podem ser classificados em dois grandes grupos: sistemas multimdia standalone e sistemas multimdia em rede (ou sistemas multimdia distribudos).

1.3.1 Sistemas Multimdia Standalone


Aplicaes multimdia em sistemas standalone utilizam apenas os recursos presentes localmente no computador para prover servios multimdia. Assim, o sistema local fornece todos os recursos necessrios para executar a aplicao (processador, memria, disco, dispositivos de captura e apresentao). Por exemplo, este tipo de sistema no faz uso de capacidades de armazenamento remoto, todas as informaes necessrias devem ser armazenadas localmente (comunicao de dados multimdia no suportada). Alguns exemplos de aplicaes multimdia que so suportadas por sistemas multimdia standalone so: Treinamento baseado em computador: tcnicos e engenheiros estudam operaes de manuteno e procedimentos operacionais atravs de documentos multimdia em computadores pessoais. O documento inteiramente armazenado em um dispositivo local, como cd-rom. Educao baseada em computador individual: estudantes seguem cursos ou exerccios prticos usando aplicaes multimdia em computadores pessoais. Sistemas de Autoria Multimdia: com a qual autores podem desenvolver documentos multimdia comerciais ou simples apresentaes privadas, tal como ferramentas de composio de msica, ferramentas de autoria de documentos multimdia e hipermdia.

1.3.2 Sistemas Multimdia Distribudos


Sistemas multimdia so aqueles que, alm dos recursos locais a mquina na qual a aplicao visualizada, utilizam recursos remotos via um suporte de comunicao (a rede de computadores). As razes para utilizar um sistema de comunicao so duas: Permite a comunicao remota entre usurios, como em voz sobre IP, videofonia, videoconferncia, distribuio de udios e vdeos. Permite o compartilhamento de recursos via modelo cliente-servidor. Aplicaes standalone podem ser de alto custo para armazenamento de informaes. Neste caso, a utilizao de servidores remotamente acessados pelos sistemas clientes permite o compartilhamento e armazenamento de informaes. A seguir sero apresentados os principais desafios destes sistemas.

1.4 Aplicaes Multimdia


udio, vdeo e imagens so os meios naturais da comunicao entre humanos. Portanto, sistemas multimdia tm aplicaes em todas as reas que estas mdias possam ser utilizadas. Sistemas multimdia podem ainda ser classificados em vrias classes. A ITU ( International Telecommunications Union) identifica quatro classes bsicas de aplicaes e servios multimdia: Servios de conversao: implica na interao entre um humano e outro humano ou sistema. Esta classe inclui servios interpessoais tal como videoconferncia, videofonia, telesegurana e telecompras. Servios de mensagem: cobrem trocas de mensagem multimdia no tempo-real ou assncronas entre mailboxes. Servios de recuperao: cobrem todos os tipos de acesso a servidores de informaes multimdia. Tipicamente, o usurio envia um pedido para o servidor e a informao pedida liberada para o usurio em tempo-real. Vdeo sob demanda um exemplo deste tipo de servio. Servios de distribuio: cobrem servios onde a informao distribuda sob a iniciativa de um servidor. Um exemplo destes servios a transmisso de programas de TV. Na seqncia so apresentados alguns exemplos de aplicaes multimdia.

Vdeo/Filme sob demanda (VOD)


Atualmente ns assistimos programas de TV e filmes passivamente: ns no podemos interagir com os programas e no podemos controlar o tempo que queremos assisti-los. Servios de vdeo/filme sob

demanda esto sendo desenvolvidos pelas indstrias de TV, TV a cabo e companhias telefnicas para quebrar esta limitao e fornecer outras funcionalidades. Em VOD, uma grande coleo de vdeos armazenada em servidores de vdeo. Usurios ou clientes acessam estes vdeos atravs de uma rede. As principais vantagens de VOD so: No teramos que sair de casa para assistir nosso filme favorito. Nosso televisor seria conectado ao servidor de vdeo atravs de uma rede. Necessitaramos apenas selecionar o vdeo atravs de um menu na TV. Como os servidores de vdeo so centralizados e fornecem servios a uma grande populao, sua coleo seria grande, atualizada e sempre disponvel. Se o servidor no tem o vdeo que queremos, ele pode indicar outros servidores que possuem o vdeo. Adicionalmente, muitos usurios podem ver o mesmo filme sem, no havendo o problema como Desculpe, o vdeo est fora. Poderamos assistir a nosso filme predileto a qualquer instante que desejarmos. Poderamos interromper, avanar e voltar traz, ou mesmo pular para uma determinada cena. Ns teramos alta qualidade, pois vdeos so armazenados digitalmente. A qualidade no degradar com o aumento de telespectadores. As vantagens acima so de sistemas VOD verdadeiros. Outros sistemas, tal como sistemas quase VOD (vistos mais adiante neste curso), no suportam todos os mecanismos de interao dos VOD verdadeiros. Devido ao mercado potencial, muitas companhias e organizaes esto pesquisando, experimentando, e prototipando sistemas VOD. O desafio como suportar um grande nmero de telespectadores ao mesmo tempo com um custo razovel.

Cinema Interativo
Em cinemas interativos, a audincia no assistir mais passivamente ao filme pr-registrado, ela poder ditar os prximos passos tomados pelo heri usando uma tecnologia de baixo custo. Por exemplo, o primeiro filme interativo foi I'm You Man de uma companhia de produo nova-iorquina, onde a cada 90 segundos a audincia escolhia uma de trs opes em um controle a trs botes no brao de cada acento. Os votos eram registrados e a opo mais votada era seguida pelo filme. A imprevisibilidade do filme aps vrias sesses mostrou-se sendo parte da atrao.

Jogos Colaborativos Suportados por Computador


Este tipo de aplicao multimdia no uma novidade e j existem vrios jogos colaborativos, onde vrios jogadores podem participar do jogo ao mesmo instante.

Informao sob demanda (IOD)


um sistema similar ao VOD, mas outros tipos de informao existem alm do vdeo. Para o usurio, o sistema pode ser visto como uma biblioteca vasta e verstil. Nele, usurios emitiriam questes atravs de uma interface em uma TV ou em um computador e o sistema procuraria, obteria, transferiria e apresentaria informaes ao usurio. A habilidade mais importante do sistema indexar e procurar um vasto conjunto de informaes multimdia. Sistemas IOD tm vrias aplicaes, incluindo: Agir como uma enciclopdia de informaes gerais. Fornecer servios online de jornais e revistas. Fornecer servios de home shopping (poder-se-ia ver o produtos e servios na tela e comprlos). Fornecer informaes atuais sobre o tempo, a tabela de horrios do transporte pblico, transaes bancrias. O WWW (World Wide Web) pode ser visto como um IOD e est sendo aprimorado cada vez mais para dar suporte suportar ao acesso, transmisso e apresentao em tempo-real de informaes multimdia. O conjunto e a qualidade das informaes sero tambm aumentados.

Educao
Sistemas multimdia so aplicados na educao. Pessoas aprendem mais e mais rapidamente quando elas podem ver, ouvir e trabalhar com novos conceitos, que tornam multimdia um meio natural de treinar e educar. Muitos sistemas de educao/treinamento multimdia atuais so sistemas standalones com o material armazenado em CD-ROMs que podem ser compartilhados por outros

usurios. Quando servidores multimdia em uma rede de longa distncia (WAN Wide Area Network) so usados: os cursos so compartilhados por vrias pessoas, conveniente que o estudante possa estudar em qualquer lugar e em qualquer hora, material de ensino pode ser organizado dinamicamente para seguir cada estudante, assim cada estudante pode aprender no seu estilo e passo, interao com tcnicos por e-mail e comunicao de udio e vdeo.

Telemedicina
Telemedicina outra aplicao multimdia importante, especialmente em caso de emergncia em localizaes remotas. Em telemedicina, todos os registros dos pacientes so armazenados eletronicamente. Instituies e equipamentos so conectados atravs de uma rede multimdia. A telemedicina oferece as seguintes vantagens: consulta com especialistas remotos atravs do uso de vdeo e udio de alta qualidade, acesso ao registro de pacientes em qualquer lugar e a qualquer tempo, acesso mundial da informao tal como disponibilidade e necessidade de um tipo especial de sangue e rgo.

Videofonia e Videoconferncia
Sistemas de Videofonia e videoconferncia permitem que usurios dispersos se comuniquem efetivamente atravs de transmisses de udio e vdeo. Muitos sistemas atuais utilizam mquinas especficas e redes a comutao de circuitos. Eles so caros e no so facilmente disponveis. Com a melhora da qualidade da Internet, esto sendo cada vez mais realizadas videofonia e videoconferncia em desktop, usando os computadores (dotados de dispositivos de captura de udio e vdeo) e acesso a Internet.

Trabalho cooperativo suportado por computador (CSCW)


Sistemas sofisticados de videoconferncia suportaro o trabalho cooperativo: pessoas dispersas podero trabalhar em um mesmo projeto atravs da transmisso de informaes entre eles. Elas podero acessar facilmente banco de dados multimdia e outros recursos.

1.5 Desafios da Multimdia


Dados multimdia tm caractersticas e requisitos diferentes dos dados alfanumricos para o qual sistemas computacionais tradicionais foram desenvolvidos. Assim, sistemas computacionais convencionais no suportam eficientemente aplicaes multimdia. Novas tecnologias devem ser desenvolvidas e utilizadas. Segue uma lista das principais caractersticas e requisitos das informaes multimdia [Lu, 96]: Dados multimdia tm dimenso temporal e devem ser transmitidos, processados e apresentados em uma taxa fixa em muitas aplicaes, assim processamento e comunicao multimdia devem satisfazer requisitos de tempo-real. Aplicaes multimdia usam simultaneamente mltiplos tipos de mdia. As relaes temporais e espaciais entre estas mdias devem ser mantidas. Dados multimdia so dados intensivos, assim eles devem ser compactados, e redes de alta velocidade e computadores potentes so necessrios para manipular estes dados. Dados multimdia no tm sintaxe e semntica obvia. Bancos de dados convencionais no suportam efetivamente dados multimdia. Tcnicas de indexao, recuperao, e reconhecimento de informaes multimdia so necessrios.

You might also like