You are on page 1of 6

99

ISSN 1517-2244 Novembro, 2004 Belm, PA

Foto: Alberdan Silva Santos

Descrio de Sistema e de Mtodos de Extrao de leos Essenciais e Determinao de Umidade de Biomassa em Laboratrio

Alberdan Silva Santos1 Srgio de Mello Alves2 Francisco Jos Cmara Figueirdo3 Olinto Gomes da Rocha Neto3

Introduo
descrito o modelo de extrator adaptado e o processo fsico de extrao de leo essencial, em escala laboratorial, atravs da tcnica de arraste a vapor, assim como os mtodos utilizados na extrao de leo essencial e na determinao de umidade de biomassa. O mtodo de extrao o de coobao e so apresentadas as equaes para as determinaes de rendimento de extrao de leo essencial e de teor de umidade da biomassa. Como matriaprima, utilizou-se biomassa de plantas de pimenta longa (Piper hispidinervium C. DC.). H milhares de anos, os leos essenciais vm sendo extrados de plantas e usados nas indstrias de perfumes, cosmticos e frmacos de uso medicinal. A importncia econmica que as plantas aromticas representam Regio Amaznica est associada aplicao de seus leos essenciais e uso de seus aromas em processos tecnolgicos.

Os leos essenciais so fraes volteis naturais, extradas de plantas aromticas que evaporam temperatura ambiente. O conjunto dessas substncias qumicas volteis, presentes nos leos essenciais, formado de classes de steres de cidos graxos, mono e sesquiterpenos, fenilpropanonas, lcoois aldeidados e, em alguns casos, por hidrocarbonetos alifticos, entre outros. Muitas plantas foram estudadas com base na sua composio qumica voltil (Viana et al. 1998) e a classe de substncias mais comum a dos terpenos. Nos ltimos anos, estudos cientficos tm sido conduzidos com o objetivo de identificar as substncias qumicas que compem os leos essenciais de plantas da Amaznia brasileira (Viana et al. 1998; Zoghbi et al. 1998a). Os leos essenciais so encontrados nas partes areas (folhas e ramos finos), cascas, troncos, razes, frutos, flores, sementes e resinas (Zoghbi et al. 1998b).

Eng.Qum., D.Sc., Universidade Federal do Par Centro de Cincias Exatas e Naturais, Departamento de Qumica. E-mail: alberdan@ufpa.br, Fone (91) 3183-1999. 2 Eng.Qum., M.Sc., Pesquisador da Embrapa Amaznia Oriental, Av. Enas Pinheiro s/n, Caixa Postal 48, CEP 66095-100, Belm, Par. E-mail: sergio@cpatu.embrapa.br. 3 Eng.Agrn., D.Sc., Pesquisador da Embrapa Amaznia Oriental, Belm, Par. E-mail: fjcf@cpatu.embrapa.br; olinto@cpatu.embrapa.br.
1

Descrio de Sistema e de Mtodos de Extrao de leos Essenciais e Determinao de Umidade de Biomassa em Laboratrio

No processo de extrao de leo essencial, podem ser aplicados diversos mtodos, como a hidrodestilao, macerao, extrao por solvente, enfleuragem, gases supercrticos e microondas. Dentre esses, o mtodo de maior aplicao o de hidrodestilao que se divide em duas tcnicas arraste a vapor (Craveiro et al. 1981) e coobao (Santos et al. 1998). Entretanto, so necessrios conhecimentos mnimos dos fundamentos tericos das cincias aplicadas, na conduo do processo de destilao e na elaborao de projetos de equipamentos para a extrao de leos essenciais, tanto em escala laboratorial quanto industrial. Uma das principais propriedades fsicas utilizadas nos projetos de extratores a densidade do leo essencial a ser extrado, se mais (r>1) ou menos densos que a gua (r<1), em temperaturas que variam entre 5 C e 50 C. Com base nessa propriedade, existem vrios tipos de sistemas extratores de leos essenciais, mas o sistema Clevenger o mais conhecido e bastante utilizado em escala laboratorial, podendo operar em circuito aberto ou fechado. De modo geral, o mtodo mais usado o de arraste a vapor, que requer maior nmero de etapas de manipulao por parte do operador, em funo da coleta do leo ser feita continuamente, pois na maioria das vezes, o processo de extrao conduzido em sistemas de operao em circuito aberto. Com vistas a reduzir as etapas de manipulao e minimizar os erros de operao, foi desenvolvido um modelo de extrator que funciona em circuito fechado, tendo sido tomado por base um design da farmacopia europia, que opera por hidrodestilao, atravs do mtodo de coobao (recirculao de guas condensadas). Os extratores que operam em circuito fechado apresentam perda mnima de volteis e a eficincia de extrao no fica condicionada manipulao adequada no decorrer do processo de destilao. O extrator foi projetado para operar na destilao de leos essenciais mais leves que a gua, o que limitou o seu aproveitamento nos procedimentos de extrao de leos mais densos que gua. Desse modo, foram feitas modificaes no projeto original, de modo que o novo sistema pudesse extrair leos essenciais de biomassa de plantas de pimenta longa (Piper hispidinervium C. DC.) e pimenta-demacaco (Piper aduncum L.), espcies da famlia Piperaceae, que produzem leos essenciais mais densos que a gua (Santos, 1999).

Descrio do Sistema de Extrao de leos Essenciais


O modelo de extrator, dimensionado para operar em circuito fechado, apresentado na Fig. 1 e foi projetado com base nos clculos hidrodinmicos, de modo que seja mantido o equilbrio do sistema durante o perodo de extrao de leos essenciais, fixado em 240 minutos.

Fig. 1. Modelo adaptado de extrator de leos essenciais.

Na Fig. 2, representa-se o sistema completo de extrao de leos essenciais pela tcnica de coobao. O extrator de leo essencial (EO) foi confeccionado em vidro borossilicato e as suas dimenses projetadas para favorecer a manipulao do sistema quando em operao. Os componentes do extrator so o tubo de transferncia de vapor (TV), o condensador (C), o suspiro de equilbrio da presso (SE), o tubo separador (TS) com escala volumtrica (EV), o tubo de retorno (CR) e a sada de leo (SO).

Foto: Alberdan Silva Santos

Descrio de Sistema e de Mtodos de Extrao de leos Essenciais e Determinao de Umidade de Biomassa em Laboratrio

Antes do incio da operao de destilao, o extrator foi aferido com gua destilada, atravs do tubo de retorno, com objetivo de manter o sistema operando dentro de equilbrio hidrodinmico. Ao condensador, foi conectado o sistema de refrigerao e colocada a tampa do tubo de retorno. Em seguida, foi ligada a manta aquecedora, regulada temperatura de ebulio da gua, em mistura com a biomassa, dando incio ao processo de extrao de leo essencial de pimenta longa.
Foto: Alberdan Silva Santos

Descrio do funcionamento da extrao de leo essencial


Quando a mistura de gua e biomassa entra em ebulio, os vapores de gua e os volteis so conduzidos em direo ao condensador, onde realizada a troca de calor, condensando os vapores com a gua de refrigerao em operao denominada de destilao. Nessa etapa, podem ser visualizadas, no tubo separador do extrator, as formas lquidas do leo essencial e da gua, com esta retornando para o balo atravs do tubo de retorno e o leo essencial, extrado da biomassa area de pimenta longa, com densidade que varia de 1,060 a 1,082 g -1 cm 3, por ser mais pesado que a gua, se alojando no fundo do tubo separador. Esse ciclo se repete continuamente at que a operao atinja o tempo de 240 minutos, quando ento o sistema desligado. A leitura do volume de leo essencial extrado feita diretamente na escala volumtrica do tubo separador. Em seguida, o leo coletado em frasco de 2 ml, ao qual adicionada pequena quantidade sulfato de sdio anidro, para absorver as molculas de gua que possam estar presentes no leo. Posteriormente, com o uso de pipeta do tipo Pasteur, o leo seco transferido para outro frasco de 2 ml, com tampa e baquete, e armazenado em lugar fresco e sem a incidncia direta de luz.

Fig. 2. Sistema de extrao de leos essenciais pela tcnica de coobao.

O sistema de leo essencial completa-se com o balo volumtrico (BV) de fundo redondo, com capacidade para 1.000 mL; o sistema de refrigerao (SR), que pode funcionar com gua corrente temperatura ambiente ou atravs de refrigerador com circulao de gua; e a manta aquecedora (MA).

Procedimento de Extrao do leo Essencial


Nos testes preliminares de avaliao do funcionamento do extrator, foi utilizada biomassa area (folhas e ramos finos) de pimenta longa, obtida de cultivos experimentais da Embrapa Amaznia Oriental, instalados no Campus da Universidade Federal Rural da Amaznia (Ufra), no Municpio de Igarap-Au, PA. A biomassa foi secada temperatura ambiente, em secador solar rstico, com cobertura de plstico transparente, durante cinco dias. Da biomassa seca, foram amostrados 30 g, que aps terem sido fragmentados, foram inseridos num balo volumtrico com 500 mL de gua destilada. Em seguida, o balo foi adaptado ao extrator e levado manta aquecedora.

Descrio dos Clculos dos Rendimentos de leo Essencial Extrado


O rendimento do leo essencial extrado de biomassa vegetal pode ser calculado com base na matria seca ou base livre de umidade (BLU) e na matria mida ou base mida (BU). O mtodo que utiliza o BLU padronizado e pode ser repetido a qualquer momento, sem que haja desvios significativos. O mtodo BU impreciso, no apresenta repetibilidade e induz a grandes desvios em virtude de no ser levado em conta a verdadeira quantidade de biomassa seca utilizada.

Descrio de Sistema e de Mtodos de Extrao de leos Essenciais e Determinao de Umidade de Biomassa em Laboratrio

No clculo do rendimento de extrao de leo essencial, necessrio conhecer o teor de umidade da biomassa, determinada de acordo com Santos et al., 1998, e, para tanto, empregada, pelo mtodo BLU, a seguinte equao: onde,

Descrio das Etapas de Determinao do Teor de Umidade


No procedimento de determinao de teor de umidade, utilizado o aparelho denominado de Dean & Stark, cujo funcionamento baseado no princpio da imiscibilidade de solventes, nesse caso, o tolueno e a gua. O sistema de determinao de teor de umidade est representado na Fig. 3.

TO = teor de leo (mL de leo essencial em 100 g de biomassa seca) ou rendimento de extrao (%). Vo = volume de leo extrado (ml), lido diretamente na escala do tubo separador. Bm = biomassa area vegetal (folhas e ramos finos), medida em gramas. = quantidade de umidade ou gua presente na biomassa. = quantidade de biomassa seca, isenta de gua ou livre de umidade. 100 = fator de converso para porcentagem. Essa equao largamente aplicada na determinao do teor de leo essencial em BLU, sendo que o valor calculado expresso em porcentagem, que corresponde ao volume/peso (mL de leo essencial por 100 g de biomassa seca) e indica o valor correto do teor de leo contido na biomassa seca. O teor de leo essencial tambm pode ser calculado em base mida (BU), atravs da seguinte equao:

onde, TO = teor de leo essencial em porcentagem (mL de leo essencial em 100 g de biomassa mida). Vo = volume de leo essencial lido diretamente na escala do tubo separador. Bm = biomassa vegetal. 100 = fator de converso para porcentagem. Com esse procedimento, o valor obtido impreciso, pois no h repetibilidade em virtude de ser desconhecida a quantidade de umidade presente na biomassa. Tal fato pode concorrer para diminuir drasticamente o valor real do teor de leo presente na biomassa.

Fig. 3. Sistema Dean Stark de determinao de umidade de biomassa vegetal.

Da biomassa area de pimenta longa, coletou-se 10 g que, aps serem fragmentados, foram transferidos para um balo volumtrico (B), de fundo redondo, com capacidade para 250 ml e adicionou-se 70 mL de tolueno. Em seguida, o balo, com a mistura de biomassa e tolueno, foi levado manta aquecedora (MA) a 110,6 C. Ao balo, foi adaptado o aparelho Dean & Stark e, sobre este, o condensador (C), precedido da conexo ao sistema de refrigerao (SR). Pelo topo do condensador, adicionou-se 30 mL de tolueno, quantidade que pode variar de acordo com a capacidade do Dean & Stark, mas que possibilite refluxo ao balo. A seguir, o sistema foi ligado e a destilao, com a durao

Descrio de Sistema e de Mtodos de Extrao de leos Essenciais e Determinao de Umidade de Biomassa em Laboratrio

de 90 minutos, teve incio a partir da ebulio do tolueno e, ao final, foi feita a leitura da quantidade de gua na escala volumtrica (EV) do Dean & Stark. O clculo do teor de umidade (U%) foi feito com o emprego da seguinte equao:

Tabela 1. Teores de leo essencial, determinado em BLU.

onde, Va = volume (mL) de gua extrada da biomassa, lido na escala volumtrica do Dean & Stark. Pa = peso da amostra (10 g). 100 = fator de converso para porcentagem. Tabela 2. Teores de leo essencial, determinado em BU.

Resultados e Consideraes Finais


A extrao de leo essencial uma operao aparentemente simples, mas requer domnio da tcnica para a sua execuo, de modo a se obter o mximo de eficincia do sistema e alto rendimento do produto requerido, alm do conhecimento das caractersticas qumica, fsica e bioqumica da biomassa vegetal. O perodo de secagem da biomassa de extrema importncia para o processo, pois para longos perodos, poder haver perdas significativas de volteis, mas, para algumas espcies, esse prolongamento poder ser benfico, em virtude de fatores fsico e bioqumico, principalmente aps o corte, pois tem relao com a biossntese na rota dos terpenos e fenilpropanides (Santos, 1999). As aplicaes e usos das tcnicas e mtodos de extrao de leos essenciais so opes que cada experimentador adapta s suas necessidades. Entretanto, o mtodo por hidrodestilao ainda o mais utilizado e vivel economicamente, tanto em escala laboratorial quanto em escala comercial. A determinao da umidade fator de extrema importncia para que se possa quantificar, tanto a biomassa seca quanto o leo essencial extrado, mas a repetibilidade dessa determinao de interesse para a otimizao do processo. Nas Tabelas 1 e 2, so apresentados os valores que expressam os teores de leo essencial em BLU e BU, possibilitando a avaliao criteriosa das variaes ocorridas e o erro que pode ser cometido quando no se leva em conta o teor de umidade da biomassa. Os resultados da Tabela 2 correspondem aos teores de leos essenciais, sem levar em considerao o teor de umidade da biomassa da qual foi extrado. Com isso, o erro pode variar em at 30%, o que, em termos econmicos, pode causar grandes embaraos tcnicos, econmicos e comerciais. Com base nesses resultados, possvel inferir que o processo de extrao proposto pode ser realizado com biomassa fresca ou biomassa processada (seca ao sol ou em estufas). As modificaes e adaptaes processadas possibilitaram ao extrator boa eficincia na destilao de leo essencial de biomassa area de pimenta longa.

Agradecimentos
Ao Dr. David Baker, Consultor do Department for International Developmente (DFID), pela colaborao e sugestes na consolidao do projeto de modificao do extrator de leos essenciais.

Descrio de Sistema e de Mtodos de Extrao de leos Essenciais e Determinao de Umidade de Biomassa em Laboratrio

Referncias Bibliogrficas
CRAVEIRO, A. A.; FERNANDES, A. G.; ANDRADE, C. H. S.; MATOS, F. J. de A.; ALENCAR, J. W. de. leos essenciais de plantas do nordeste. Fortaleza: UFC-Departamento de Qumica Orgnica e Inorgnica, 1981. 210 p. SANTOS, A. S.; ANDRADE, E. H. A.; ZOGHBI, M. G. B.; LUZ, A. I. R.; MAIA, J. G. S. Sesquiterpenes on Amazonian Piper Species. Acta Amazonica, v. 28, n. 2, p. 127-130, 1998. SANTOS, A. S. Desenho modificado do extrator de leos essenciais em testes no laboratrio de agroindstria do CPATU. Belm: Embrapa Amaznia Oriental, 1999. 2 p. (no publicado)

VIANA, M. J. G.; PALHANO, J. G. da; SANTOS, A. S.; MAIA, J. G. S.; ZOGHBI, M. G. B.; ANDRADE, E. H. A. Visualizao de acesso s informaes sobre plantas aromticas da Amaznia: construo de banco de dados de espcies investigadas quanto a composio qumica de seus leos essenciais Anais da Associao Brasileira de qumica, v. 47, n. 1, p. 57-63, 1998. ZOGHBI, M. G. B.; ANDRADE, E. H. A.; SANTOS, A. S.; SILVA, M. H. L.; MAIA, J. G. S. Essential oils of Lippia alba (Mill.) N.E.Br. Growing wild in the Brazilian Amazon. Flavour and Fragrance Journal, v. 13, p. 47-48. 1998a. ZOGHBI, M. G. B.; ANDRADE, E. H. A.; SANTOS, A. S.; SILVA, M. H. L.; MAIA, J. G. S. Volatile constituents of the resins from Protium subserratum (Engl.) Engl. and Tetragastris panamensis (Engl.) Kuntz. Journal of Essential Oil Research, v. 10, p. 325-326, 1998b.

Comunicado Tcnico, 99
MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Amaznia Oriental Endereo: Trav. Enas Pinheiro s/n, Caixa Postal 48 CEP 66 065-100, Belm, PA. Fone: (91) 299-4550 Fax: (91) 276-9845 E-mail: sac@cpatu.embrapa.br 1a edio 1a impresso (2004): 300

Comit de publicaes:

Presidente: Joaquim Ivanir Gomes Secretria-Executiva: Maria de Nazar Magalhes Santos. Membros: Gladys Ferreira de Sousa, Joo Tom de Farias Neto, Jos Loureno Brito Jnior, Kelly de Oliveira Cohen, Moacyr Bernardino Dias Filho.

Expediente:

Supervisor editorial: Guilherme Leopoldo da Costa Fernandes Reviso de texto: Marlcia de Oliveira da Cruz Normalizao bibliogrfica: Isanira Coutinho Vaz-Pereira Editorao eletrnica: Euclides Pereira dos Santos Filho

CGPE 4887

You might also like