You are on page 1of 2

Colgio Santa Rosa Disciplina : Lngua Portuguesa Professora : Leila Rodrigues

Questes para o Site da escola. Assuntos abordados : sintagma do sujeito e sintagma do predicado e os termos relacionados aos nomes e aos verbos .

1)

Havia alunos no parque. O sujeito : a) Simples desinencial b) Simples c) Composto d) Oracional .) H a) b) c) d) sujeito composto em : Os livros comprei, os quadros e as outras obras de arte. Ns , os homens de futuro, venceremos. Foram Joo e Maria. Ontem foi Joo , e Jos hoje.

1.)

H sujeito indeterminado em: a) Vivo feliz. b) Vive-se feliz. c) Chove muito. d) Faz calor. (Adaptada) Assinale o item em que o substantivo destacado no exerce a funo de sujeito: a) No se pode derrubar esta palmeira. b) Havia um mistrio no ar. c) Sua salvao foram os desvelos da mulher. d) A chuva alagou a cidade. (Adaptada) Assinale a alternativa correta considerando o perodo abaixo: Samos apressados daquela reunio a) Tem-se predicado verbal, j que o ncleo do predicado samos verbo intransitivo b) Tem-se predicado nominal, j que o ncleo do predicado apressados predicativo do sujeito c) Tem-se predicado verbal, j que o ncleo samos verbo transitivo indireto e apressados adjunto adnominal d) Tem-se predicado verbo-nominal, j que samos e apressados constituem ncleos do sujeito.

2.)

3.)

4.)

(Adaptada) Examine as trs frases abaixo: I. As questes de matemtica so difceis . II. O examinador deu uma entrevista ao reprter. III. O candidato saiu do exame cansadssimo. Os predicados destacados nas trs frases so: a) b) c) d) Respectivamente , verbo-nominal , nominal , verbal Respectivamente , nominal , verbal , verbo-nominal Todos nominais Todos verbais

5.)

(Adaptada) Assinale a alternativa em que aparece um predicado verbonominal. a) Os viajantes chegaram cedo ao destino. b) Demitiram o secretrio da instituio. c) Nomearam as novas ruas da cidade. d) Compareceram todos atrasados reunio. Assinale a orao que comea com um adjunto adverbial de tempo: a) Com certeza havia um erro no papel branco. b) No dia seguinte Raquel voltou cidade. c) Na porta , ... ficou escutando a conversa. d) No deviam tratar o colega assim.

6.)

Para as questes 9 e 10 considere a seguinte fundamentao: verbos nocionais so aqueles que exprimem processos ; em outras palavras , indicam ao, acontecimento, fenmeno natural , desejo, atividade mental. Esses verbos so sempre ncleo dos predicados em que aparecem. Ao passo que , os verbos no nocionais so aqueles que exprimem carter de estado; so mais conhecidos como verbos de ligao. Os verbos de ligao fazem parte do predicado, mas no atuam como ncleo. 7.) Examine as frases e responda quanto a transitividade dos verbos destacados: Ele anda cinco quilmetros por dia. Ele anda amargurado. Resp.:_____________________________________________________________ __________________________________________________________________ 8.) Classifique os verbos destacados nas oraes a seguir quanto a transitividade: I. II. III. IV. V. Levaram os livros. Os professores consideraram o convite. Prometeu lutar pelas camadas mais pobres da populao. Confia-se em teses. O tcnico da seleo no convocar os jogadores internacionais.

Resp.:____________________________________________________________b

You might also like