You are on page 1of 3

O Reino de Deus no Velho Testamento

Aluno : Ansio Renato de Andrade Professor : Pr. Israel Leocdio da Silva Perodo : sexto - Curso : Bacharel em Teologia Ministerial Data : 24 de outubro de 1996 - Local : Belo ori!onte " M#

INTRODUO

O mundo espiritual um campo inatingvel para o entendimento humano. Muitas realidades espirituais so de meno ilcita aos homens. Outras creio eu no encontram se!uer palavras no vocabul"rio humano !ue possam express"-las. #ssim a $blia utili%a v"rios termos do nosso uso comum dando-lhes um sentido espiritual. &atos do nosso conhecimento natural so usados para ilustrar a realidade espiritual !ue de outro modo 'amais captaramos. (essa )orma entendemos o uso bblico da palavra *reino*. +sse voc"bulo )oi usado por (eus por!ue os povos mais organi%ados do tempo antigo estavam estruturados em reinos. O sistema de governo era a monar!uia. #!ueles homens sabiam muito bem o !ue signi)icava um reino um rei um s,dito um edito real etc. -ogo !uando a $blia usa a palavra *reino* para se re)erir ao domnio divino todas pessoas entendiam per)eitamente o !ue isso signi)icaria. (e )ato a palavra *reino* era a melhor para tal )inalidade. .e a $blia )osse escrita ho'e *rep,blica* *presidencialismo* ou *parlamentarismo* no substituiriam bem o signi)icado do *reino*. /m reino o domnio de um soberano um rei. 0ompreende um territ1rio onde habita um povo !ue vive sob as diretri%es da vontade real. O *2eino de (eus* em termos b"sicos o domnio de (eus. .ob um aspecto podemos considerar !ue o 2eino de (eus constitudo por todos os elementos criados !ue se su'eitam voluntariamente 3 sua vontade.

&ora desses limites estaria o 2eino das 4revas. 5uma viso mais abrangente constatamos !ue nada escapa 3 soberania de (eus. (esse modo at o 2eino das 4revas encontra-se sub'ugado ao 2eino de (eus. 5essa extenso dilatada de *territ1rio* o 2eino de (eus encampa at a!ueles !ue lhe so contr"rios. O melhor porm estarmos no primeiro grupo da!ueles !ue )a%em a vontade de (eus por opo pessoal. (esse modo no precisaremos nos encontrar com a vontade de (eus em )orma de 'u%o e vingana. (entro do vasto universo criado (eus !uis estabelecer a sede do seu governo em um povo espec)ico : 6srael. +sta nao passou ento a ser a expresso terrena do 2eino de (eus.

ANLISE DA TERMINOLO IA

O principal voc"bulo hebraico relativo a *reino* *mele7*. +ste substantivo designa principalmente tr8s classes de soberanos: humanos messi9nico e divino. Mais de :; por cento das ocorr8ncias re)ere-se aos reis humanos ou aos reis de 6srael ou aos reis dos gentios. <" tre%e re)er8ncias ao rei messi9nico. (eus chamado de Mele7 no =elho 4estamento !uarenta e uma ve%es. #lguns desses textos so: 5um. 2>.2? (t >>.@ 6 .m ?2.?2 .l @.> ?;.?A 24.B-?;.

O REINO DE DEUS SO!RE ISRAEL O reino do .enhor sobre 6srael comeou com a obedi8ncia de #bro aceitando a ordem divina de mudar para 0ana. 5esta ocasio o .enhor prometeu )a%er de #bro uma grande nao. 6av seria o rei de 6srael por direto de eleio e criao. O pr1ximo passo no plano de (eus para restabelecer sua soberania sobre toda a humanidade )oi a estadia da )amlia de Cac1 no +gito. (epois de !uatrocentos anos Cav apareceu a Moiss e anunciou sua determinao de libertar seu povo do 'ugo egpcio atravs dele. (epois de operar dois grandes milagres isto a morte dos primog8nitos e a travessia do Mar =ermelho Cav reconhecido como rei de 6srael por direito de redeno. D bom notar !ue s1 em Exodo ?@.?F !ue Moiss emprega o verbo mala7 em todo o Gentateuco: *Cav reinar" para todo o sempre.* .omente Cav o verdadeiro 2ei de 6srael. +le comeou a reinar e reinar" para sempre. O conceito do reinado de Cav assim data do princpio da hist1ria de 6srael. 5o Monte .inai (eus revelou sua lei ao povo por meio de Moiss e entrou em aliana com a nao de 6srael. # )1rmula do pacto desde Mendenhall tem sido reconhecida como muito semelhante a um tratado de suserania entre um rei supremo e seus

vassalos. 5os termos deste acordo o povo precisaria obedecer todas as palavras do Hrande 2ei e eles seriam a *propriedade exclusiva* de Cav um *reino sacerdotal* e uma *nao santa* IEx.?:.@-AJ. +les teriam a vigil9ncia permanente do .enhor protegendo-os e sustentando-os. +les seriam sacerdotes reais o)erecendo continuamente um sacri)cio de louvor ao .enhor e servindo de mediadores das b8nos de (eus para as outras naKes *por!ue toda a terra minha* a base desta aliana era a miseric1rdia de Cav. Moiss lembrando deste evento hist1rico no )im de sua vida relembra 6srael !ue Cav *era rei sobre seu povo amado* I(t.>>.@J. 5o deserto durante 4; anos Cav habitou no meio do seu povo e !uando o rei de Moabe ousou amaldioar 6srael $alao declarou: *Cav seu (eus est" consigo e o grito de um rei no seu meio* I5m.2>:2?J. O pro)eta entendeu este grito como *grito de guerra* e preveniu $ala!ue !ue Cav era um poderoso guerreiro preparado para de)ender seu povo. .ob a liderana de Cosu Cav entregou os reis de 0ana nas suas mos e capacitou-o de maneira !ue derrotou >? reis cananeus ICs ?2J. #ssim 6srael tomou posse da terra prometida a #brao e a declarao solene de Cav tornou-se realidade : *4u ser"s o meu povo eu serei o teu (eus e habitarei no meio de ti* . (epois da morte de Cosu (eus levantou 'u%es atravs dos !uais ele continuou o seu reino sobre o seu povo. 5a se!L8ncia vieram os reis !ue eram tambm representantes do reino divino. /ma das !uestKes mais importantes sobre o reino de (eus no =elho 4estamento em relao "s promessas messi9nicas. O Messias restabeleceria o reino davdico dando continuao desse modo ao reino de (eus sobre 6srael. +sta esperana perpassa os livros pro)ticos do =4. 5o perodo interbblico esta !uesto )oi bastante discutida e elaborada produ%indo a mentalidade sobre o reino con)orme se nota nos evangelhos: # idia sobre o 2eino de (eus na mente dos 'udeus passou a )icar restrita a limites polticos e nacionalistas.

$6$-6OH2#&6# 0oenen -othar (606O5M26O (+ 4+O-OH6# (O 5O=O 4+.4#M+54O +diKes =ida 5ova

You might also like