You are on page 1of 20

Quando o exrcito de reserva de operrios vai guerra: o carter de classe dos protestos de desempregados

Davisson C. C. de Souza1
Resumo: Este artigo apresenta algumas consideraes sobre o carter de classe dos protestos de desempregados, situando-os como parte constitutiva do movimento operrio. Trata-se de um exerccio de sntese, no qual se busca compreender os vnculos entre o ativo e a reserva no conjunto da rebelio. Ser discutida a relao de unidade e fratura entre essas duas fraes da classe trabalhadora, explorando os elementos de continuidade entre a mobilizao dos desempregados e o sindicalismo, a forma de luta orgnica dos trabalhadores no regime social capitalista. Palavras-chave: 1. Protestos de desempregados; 2. Superpopulao relativa e exrcito industrial de reserva; 3. Relao entre o ativo e a reserva; 4. Unidade e fratura entre sindicatos e desempregados.

Abstract: This article presents some reflections about the class character of unemployed protests, placing it as a constituent part of the labor movement. It is an exercise of synthesis, in which it tries to understand the links between the active and the reserve in the whole rebellion. It will be discussed the relationship of unity and division between these two layers of the working class, exploring the elements of continuity between the unemployed mobilization and the unionism, the organic way of struggle of the workers in the social system capitalist. Keywords: 1. Protests of unemployed; 2. Relative super population and industrial workers reserve army; 3. Relation between the active and the reserve; 4. Unity and fracture between unions and unemployed.

Doutorando em Sociologia pela Universidade de So Paulo (USP) e pesquisador do Centro de Estudos Marxistas (CEMARX/Unicamp) e do Programa de Investigacin del Movimiento de la Sociedad Argentina (PIMSA). cadernos cemarx, n 6 - 2009

| 169

Introduo
Este artigo visa contribuir para o debate sobre os protestos de desempregados, discutindo seus determinantes de classe e situando-os no conjunto do movimento operrio. Trata-se de um esforo de teorizao sobre a temtica, realizado a partir da pesquisa de campo da tese de doutoramento em curso2, cujos resultados empricos provisrios foram apresentados em trabalhos anteriores3. O objetivo deste texto sistematizar algumas reflexes feitas a partir da abordagem com a qual estamos trabalhando para interpretar os vnculos entre os sindicatos e os desempregados. Defendemos a tese segundo a qual a mobilizao dos desempregados parte do movimento operrio e, portanto, configura um processo social e histrico de continuidade com os protestos dos ocupados. Com base em um referencial terico marxista, ressaltamos a pertinncia da teoria das classes sociais como modelo interpretativo dos protestos dos trabalhadores no capitalismo atual, seja na sua condio de ativo, seja na de reserva. Essas ferramentas analticas se contrapem s utilizadas pela teoria dos novos movimentos sociais, segundo a qual os desempregados formam parte de um novo ator da ao coletiva. Na perspectiva terica que assumimos, a rebelio dos desempregados uma das diversas formas de luta da classe trabalhadora, o que se constitui como o ponto de partida para a anlise de seus traos de continuidade e de sua aliana com o movimento operrio organizado sindicalmente. Para sustentar essa argumentao faremos algumas referncias histricas desse tipo de luta, destacando alguns elementos encontrados na pesquisa de campo realizada na Argentina. A partir dessa reflexo, pretendemos avanar na teorizao sobre a ao sindical diante do desemprego, explorando os conflitos, os interesses comuns e os limites da ao conjunta entre os sindicatos e os desempregados.
2

O ttulo da tese Sindicalismo e desempregados no Brasil e na Argentina e est sendo orientada por Heloisa Martins (FFLCH/USP). 3 Ver, por exemplo, Souza (2009). 170

Quando o exrcito de reserva de operrios vai guerra:...

*** Em A situao da classe trabalhadora na Inglaterra, Engels desenvolve, de maneira precursora, um mtodo de anlise do movimento operrio. Nesse trabalho, o autor considera que os interesses antagnicos entre os proletrios e a burguesia conformam a gnese de uma rebelio que atravessa diferentes etapas, a comear pela mais individual: o delito. No contexto do desenvolvimento industrial na Inglaterra, a primeira forma de luta que marcou o incio dessa oposio de classe destacada pelo autor a resistncia dos trabalhadores introduo das mquinas, em uma clara demonstrao de que considerava os protestos de desempregados como parte do movimento da classe trabalhadora. O movimento ludita, tal como ficou conhecido este conjunto de protestos, foi uma das primeiras manifestaes da mobilizao dos desempregados na histria do capitalismo. Constituiu-se em um momento no qual a reserva foi convocada ao que Engels chama de guerra social, ao protestar contra os efeitos de sua condio de suprfluos para as necessidades imediatas da produo capitalista. Uma outra contribuio do autor nesse texto a idia de que a luta de classes se constitui na luta. Na anlise que faz do sindicalismo, considera seu principal instrumento de luta - a greve - como a escola de guerra que prepara os operrios para a grande luta. Porm, quando o exrcito de reserva de operrios desocupados4 vai guerra no possvel a utilizao dessa arma, a no ser que seja recrutado pela legio do exrcito de operrios ativo para a construo de uma luta conjunta. Este repertrio analtico seria desenvolvido por Marx no captulo XXIII dO Capital.5 De acordo com o autor, o movimento de oferta e demanda de fora de trabalho no capitalismo a expresso mxima do despotismo do capital, j que nessa dinmica a disponibilidade de
4 Apresentado dessa maneira, o conceito foi empregado primeiramente por Engels nesse trabalho clssico do pensamento marxista. 5 Nesse captulo Marx amplia o uso de metforas militares. Refere-se aos trabalhadores de fbrica como os soldados industriais e camada condenada ao pauperismo como o asilo dos invlidos. Em outra passagem, o autor analisa a populao nmade de origem rural que se desloca geralmente para trabalhar na construo civil como a infantaria ligeira do capital.

cadernos cemarx, n 6 - 2009

| 171

trabalho e de trabalhadores se tornam independentes. A formao dessa populao sobrante resultado do processo de acumulao de capital, que no se restringe apenas soma da relao de compra e venda da fora de trabalho de cada operrio individual no processo de valorizao. Trata-se do momento em que se realiza a explorao capitalista do operrio social, esteja em atividade ou disponvel para o capital. Dito de outra forma, a partir da existncia dessa superpopulao relativa, a burguesia concretiza seu objetivo de acumular capital explorando no apenas cada trabalhador individualmente, mas o conjunto do proletariado. Essa dinmica permite classe burguesa baratear o preo pago pela fora de trabalho, pressionar e submeter o operrio no local de trabalho e disciplinar os protestos sociais da classe trabalhadora. Sendo assim, uma condio indispensvel para a prpria existncia do capitalismo, um elemento estrutural que significa esse regime social e explicita o carter de expropriado do proletariado. Sua funcionalidade para o processo de acumulao capitalista foi assim explicitada por Marx:
[...] se uma populao trabalhadora excedente produto necessrio da acumulao ou do desenvolvimento da riqueza no sistema capitalista, ela se torna por sua vez a alavanca da acumulao capitalista, e mesmo condio de existncia do modo de produo capitalista. Ela constitui um exrcito industrial de reserva disponvel, que pertence ao capital de maneira to absoluta como se fosse criado e mantido por ele. Ela proporciona o material humano a servio das necessidades variveis de expanso do capital e sempre pronto para ser explorado, independentemente dos limites do verdadeiro incremento da populao. (MARX, 1982, p. 733-734).6

No entanto, Marx considerava a ao conjunta entre os ativos e a reserva como uma possvel forma de luta contra a lei da oferta e da procura de trabalho no capitalismo. Diz o autor:
6 Lenin identifica a teoria do exrcito industrial de reserva como a lei capitalista da populao, na qual a superpopulao, complemento necessrio da superproduo, constitui um elemento necessrio da economia capitalista, sem o qual esta no poderia existir nem se desenvolver (LENIN, 1958, p. 170).

172

Quando o exrcito de reserva de operrios vai guerra:...

Quando os trabalhadores descobrem que, quanto mais trabalham, mais produzem riquezas para os outros, quanto mais cresce a fora produtiva de seu trabalho, mais precria se torna sua funo de meio de expandir o capital; quando vem que a intensidade da concorrncia entre eles mesmos depende totalmente da presso da superpopulao relativa; quando, por isso, procuram organizar uma ao conjunta dos empregados e desempregados atravs dos sindicatos etc., para destruir ou enfraquecer as conseqncias ruinosas daquela lei natural da produo capitalista sobre sua classe, ento protestam em altos brados o capital e seu defensor, o economista poltico, contra a violao da eterna e, por assim dizer, sacrossanta lei da oferta e da procura. Todo entendimento entre empregados e desempregados perturba o funcionamento puro dessa lei. (MARX, 1982, p. 743).

A anlise das relaes entre os sindicatos e os desempregados exige uma reflexo sobre o significado desses dois sujeitos no capitalismo.7 O movimento operrio no se restringe ao sindicalismo, mas este por sua vez a expresso poltica orgnica dos trabalhadores neste regime social. O proletariado composto pelo exrcito de operrios ativo e pelo exrcito industrial de reserva (a superpopulao relativa especfica do modo-de-produo capitalista). Deste ltimo grupo fazem parte os desempregados, que constituem apenas a parte mais visvel (Carrera, 2007) dessa populao sobrante. As categorias criadas pela economia burguesa para compreender o mercado de trabalho encobrem as relaes de classe resultantes da maneira como os capitalistas se apropriam da fora de trabalho proletria, tanto no plano individual como no social. Sendo assim, os cortes mais usuais empregados tanto por economistas, estatsticos e socilogos (ocupado/desocupado; ativo/inativo; trabalho formal/trabalho informal; assalariado/empregador/autnomo), apesar de descreverem aspectos

As referncias bibliogrficas sobre o tema so escassas. Ver, por exemplo, Faniel (2006). cadernos cemarx, n 6 - 2009

| 173

importantes da fisionomia da estrutura ocupacional, fetichizam as relaes entre trabalho e capital, e encobrem a condio comum de expropriado do conjunto do proletariado. Mesmo os esforos analticos das correntes mais crticas, ao considerarem as diversas formas de desemprego oculto e de salrio encoberto pelo menos em parte do chamado trabalho por conta prpria, ainda ocultam o significado dessa dinmica. Para o marxismo, a anlise da compra e venda da fora de trabalho com uma perspectiva de classe somente pode ser feita a partir do corte fundamental feito por Marx entre possuidores e despossudos das condies de produo de sua existncia e, em seu interior, as fraes que cumprem a funo de ativo e reserva. Esta ferramenta de anlise vem sendo omitida por socilogos e economistas que interpretam o desemprego.8 Sua atualidade, no entanto, no pode ser reduzida interpretao simplista de que o exrcito de reserva seja sinnimo de desempregado. Como ressalta Marx, faz parte da superpopulao relativa todo trabalhador durante o tempo em que est desempregado ou parcialmente empregado (MARX, 1982, p. 743).9 O autor analisa essa frao da classe trabalhadora inicialmente a partir de trs categorias: flutuante, latente e estagnada. A parcela flutuante composta pelos trabalhadores repelidos da indstria (idem, p. 743-744). Na parcela latente se insere a populao trabalhadora do campo que se encontra sempre na iminncia de transferir-se para as fileiras do proletariado urbano por conta da expanso da produo capitalista na agricultura (ibidem, p. 745). J a parcela estagnada definida pelo autor
8

Algumas excees so os trabalhos de Chesnais (2007) e Iturbe (2001). Aplicando este repertrio conceitual, Melenau Neto (1996) sustenta que o aumento do desemprego verificado nas ltimas dcadas no foi apenas conseqncia, mas condio de implantao do neoliberalismo. Com argumentos semelhantes, Podest (1999) afirma que a chamada crise do desemprego um dos aspectos da sada da crise de acumulao de capital vivida especialmente nos pases centrais e nos pases de capitalismo dependente industrializados. 9 Lenin (1960) chamou a ateno para este aspecto ao destacar que seria um erro imaginar o exrcito de desocupados de reserva como formado exclusivamente por operrios sem trabalho. O autor faz referncia aos pequenos proprietrios camponeses que possuem uma quantidade de terra to nfima que os impede de sobreviver exclusivamente da mesma, o que o obriga a procurar outros meios de vida com o trabalho assalariado. O autor se refere a essa camada oculta da superpopulao de pseudoproprietrios. 174

Quando o exrcito de reserva de operrios vai guerra:...

como a parte do exrcito de trabalhadores em ao, mas com ocupao totalmente irregular (ib., p. 745).10 Ademais, a populao sobrante para as necessidades imediatas do capital composta por um sedimento que vegeta no inferno da indigncia, e constitui o asilo dos invlidos do exrcito ativo dos trabalhadores e o peso morto do exrcito industrial de reserva (ib., p. 747). Esta categorizao oferece um contraponto fundamental s noes de excluso e marginalidade. As interpretaes mais correntes sobre o desemprego, de matriz keynesiana, schumpeteriana ou liberal, tendem a desconsiderar esse referencial analtico. Nesse sentido, contribuem para a naturalizao das chamadas leis do mercado, onde o desemprego aparece apenas como um dado objetivo resultante de desajustes conjunturais da poltica macroeconmica, de desequilbrios momentneos da estrutura produtiva ou da inadequao dos indivduos aos critrios de empregabilidade. No campo do marxismo, a desconsiderao da teoria da superpopulao relativa tambm notvel, tal como se pode observar na utilizao recorrente do conceito de desemprego estrutural (ANTUNES, 2005), que se remete, por sua vez, noo de crise estrutural do capital (MESZROS, 2006). O termo duplamente impreciso. Primeiramente, pelo seu carter redundante para uma abordagem marxista: ora, o desemprego estrutural no capitalismo, pois se trata de uma condio de existncia desse modo de produo (MARX, 1982, p. 733). Em segundo lugar, trata-se de um conceito j utilizado originalmente pela teoria econmica burguesa, que ope o desemprego estrutural (fruto das alteraes da estrutura econmica) ao desemprego conjuntural (resultado das variaes sazonais do ciclo econmico). Essa ltima questo foi abordada por Marx, segundo o qual a superpopulao relativa pode se manifestar de forma aguda, nas crises, ou de forma crnica, nos perodos de paralisao (idem, p. 743).
10

Por tal motivo, uma metodologia marxista de anlise da estrutura social deve considerar, alm do desemprego aberto, as diferentes formas de desemprego encoberto e o subemprego, para fazer uma estimativa das diversas categorias que constituem a reserva. cadernos cemarx, n 6 - 2009

| 175

Ademais dessas imprecises tericas, necessrio destacar que estes autores discutem o desemprego do ponto de vista da estrutura ocupacional, e no a partir das relaes de classe presentes no processo de acumulao do capital. Pautam-se, assim, em uma oposio entre includos e excludos do mercado de trabalho, este ltimo grupo composto por aqueles que, supostamente, no tm mais qualquer chance de conseguir um emprego formal. A noo de crise estrutural do capital trata a questo do desemprego a partir de um pressuposto mecanicista e fatalista: a novidade da nossa poca que o sistema do capital j no est em posio de conceder seja o que for ao trabalho, em contraste com as conquistas reformistas do passado (MSZROS, 2005, p. 41). Ou ainda: Sob as condies da crise estrutural do capital essa a natureza objetivamente inevitvel da ordem socioeconmica (idem, p. 42). Nun (2001) desenvolve a idia segundo a qual o exrcito industrial de reserva mais apropriado para a compreenso do capitalismo competitivo, como o da Inglaterra anterior a 1875 sobre a qual escreveu Marx, j que cumpre um papel sempre funcional para a dinmica capitalista. Para o autor, este conceito insuficiente para compreender contextos como o do capitalismo monopolista dependente na Amrica Latina. Como alternativa, o autor cria o conceito de massa marginal a partir do qual considera que determinados excedentes populacionais possuem um carter afuncional para o capital, j que, por no possurem nenhuma expectativa de insero nas relaes assalariadas, no exerce qualquer presso sobre o exrcito operrio ativo. Ao contrrio de ambas abordagens, consideramos que a superpopulao relativa uma frao da classe trabalhadora na posio de populao sobrante para as necessidades imediatas do capital que cumpre a funo de exrcito industrial de reserva. Desse modo, encontrase disponvel e, portanto, sempre presente nos movimentos da oferta e da procura de trabalho pressionando os trabalhadores em ao (MARX, 1982, p. 742). A utilizao do repertrio marxista tambm preserva sua atualidade para a interpretao dos protestos sociais no capitalismo.
176

Quando o exrcito de reserva de operrios vai guerra:...

Para o que nos interessa neste texto a mobilizao dos desempregados sua aplicao permite identificar a natureza de classe de tal movimento e inseri-lo em uma discusso mais ampla sobre as formas e instrumentos de luta dos trabalhadores. Por isso, definir quem compe a classe social significa dimensionar o carter dos protestos sociais no conjunto da luta de classes. Ora, se os desempregados fazem parte do exrcito industrial de reserva, que compe por sua vez o proletariado, as mobilizaes de desempregados so constitutivas do movimento operrio. Assim, se ativo e reserva formam parte do proletariado, os protestos de desempregados possuem uma ligao umbilical com a rebelio proletria. A expresso mais evidente desse vnculo se encontra na relao entre os sindicatos e os desempregados, existente desde o incio do capitalismo industrial, nas origens do sindicalismo. Na leitura aqui proposta o movimento operrio pode ser definido como a rebelio do proletariado contra os efeitos ou a superao do modo de produo capitalista, tal como foi explorado de maneira precursora por Engels. Sendo assim, os protestos de desempregados possuem um trao de continuidade com as lutas dos trabalhadores ocupados, j que ambos surgem da oposio capital-trabalho (CROSS; LENGUITA; WILKIS, 2002). O proletariado (e o semiproletariado) composto por aqueles que, por no possurem as condies materiais necessrias para a reproduo de sua existncia, vivem principalmente ou medianamente da venda de sua fora de trabalho (CARRERA; PODEST, 198911), estejam ou no concretizando esta relao. Do ponto de vista do processo de acumulao capitalista, ativo quando realiza diretamente o processo de valorizao ou socializao da mais valia. Conforma a reserva quando se constitui como estoque de fora de trabalho que atua como produto e alavanca dessa dinmica. Na rebelio, o proletariado ativo se mobiliza por melhores condies de trabalho e salrio atravs de diversas formas e instrumentos de luta, sendo a greve sua manifestao orgnica. Quando alm de despossudo se encontra desalojado (CARRERA; PODEST, 1989)

11

Todas as tradues de textos originalmente escritos em espanhol so do autor. cadernos cemarx, n 6 - 2009

| 177

da posio de vendedor da fora de trabalho, protesta por sua reincorporao ou por um emprego, ou por seguro-desemprego e outros tipos de auxlio do governo que amenizem seu processo de pauperizao. Sem a possibilidade de parar a produo, utiliza geralmente manifestaes de rua, tais como marchas, atos ou cortes de avenidas e rodovias que possibilitam interromper a circulao de pessoas e mercadorias. Alguns estudiosos enfatizam que a construo identitria do grupo uma condio prvia indispensvel para a ao coletiva (GALLAND; LOUIS, 1981). Pode-se observar que, como a formao da superpopulao relativa est intimamente ligada a um processo de pauperizao familiar, os desempregados nem sempre se mobilizam como desempregados. Assim, sua reivindicao tpica por emprego aparece conjuntamente a outras bandeiras, tais como melhorias nas condies de vida do bairro, o acesso terra e habitao, e auxlios de diversos tipos, especialmente em alimentos. Nesse sentido, a reivindicao por uma melhor renda ou a obteno da mesma pode aparecer em diversos tipos de protestos, como de precrios, trabalhadores imigrantes, sem-terra, sem-teto e nos diversos tipos de revoltas de fome (CARRERA, 2007), denominada pela burguesia de saques. Sendo assim, trata-se de movimento de pobres (FOX PIVEN; CLOWARD, 1979), pobreza entendida no marco terico marxista como a insuficincia de meios de produo da vida adquiridos pelos proletrios em condies consideradas socialmente normais. No pretendemos fazer uma reflexo aprofundada sobre todas as formas de vnculo entre sindicatos e desempregados, mas apenas destacar alguns de seus elementos. Para analisar esta questo, necessrio diferenciar diversos momentos dessa relao, entre os quais podemos citar as aes dos sindicatos diante das demisses, as representaes ideolgicas feitas pelos dirigentes sobre o desemprego, a poltica das entidades para os desocupados, e a relao de unidade e fratura entre o movimento sindical e os desempregados. Com base nessa reflexo, necessrio diferenciar, por um lado, organizaes de desempregados e representao dos desempregados e, por outro,
178

Quando o exrcito de reserva de operrios vai guerra:...

manifestaes contra o desemprego e protestos contra as demisses. Como j ressaltamos, o carter de classe do desemprego nos permite inferir que a mobilizao poltica dos desempregados parte do movimento operrio. Esse procedimento nos ope corrente interpretativa que costuma identificar estes protestos como expresso dos novos movimentos sociais, ou como eventos espontneos de excludos. Ao contrrio do que apregoam esses autores, observamos que a mobilizao dos desempregados nasce a partir de condies prvias (polticas, econmicas e ideolgicas) do movimento dos trabalhadores. Geralmente se constri por iniciativa e pela direo consciente, no sentido gramsciano, de militantes de origem polticopartidria ou sindical. A anlise desse vnculo permite refletir sobre que interesses expressam o ativo e a reserva, atravs das relaes de unidade e fratura entre suas organizaes. Engels (1974) relacionou o carter defensivo do sindicalismo diante dos abusos patronais s flutuaes da economia capitalista. Entre os limites da ao sindical, que o caracteriza como uma instituio estruturalmente defensiva, o autor destacou (i) a concorrncia no interior da classe trabalhadora, identificada como a arma mais afiada da burguesia na sua luta contra o proletariado; (ii) o fato de os trabalhadores estarem sempre expostos s leis perversas da oferta e procura de trabalho, vendo-se freqentemente diante de uma imensa fila de desempregados e (iii) a impotncia dos operrios diante da introduo das mquinas no processo produtivo e das flutuaes e crises cclicas da economia capitalista. Os protestos de desempregados so movimentos espordicos, cujo aparecimento geralmente est condicionado a perodos de crise marcados por demisses em massa e crescimento do tempo de permanncia na situao de desemprego, especialmente em contextos de anterior predominncia de amplo emprego das relaes assalariadas. Ora, se o estatuto social do desemprego depende do de seu oposto o emprego , possvel sugerir que a anlise dos movimentos de desocupados deva partir da sua relao com o movimento de trabalhadores ocupados, buscando no ciclo de lutas do movimento
cadernos cemarx, n 6 - 2009

| 179

operrio as experincias e tradies de organizao que confluem na ecloso desse tipo de protesto. A relao entre sindicatos e desempregados pode variar desde a ausncia de polticas sindicais de organizao deste setor (com o argumento de que os sindicatos devem se ocupar dos trabalhadores empregados de sua categoria) a diferentes tipos de representao dos mesmos, como a criao de comits de desempregados (baseado na idia de que estes, como parte da classe trabalhadora, devem ser incorporados na luta sindical). A teorizao sobre estes vnculos exige um exerccio de anlise sobre os conflitos, os interesses comuns e os limites de sua ao conjunta. A organizao dos desempregados e sua relao de unidade e fratura com os trabalhadores ocupados esto presentes na prpria origem do sindicalismo, como demonstram os fundos de solidariedade das primeiras tradeunions e o movimento ludita na Inglaterra do incio do sculo XIX, que surgiu com o objetivo de lutar contra os efeitos da mecanizao da indstria, visto como o causador das demisses em massa.12 Movimentos com caractersticas semelhantes ocorreram em outras partes da Europa, e mesmo no sculo XVIII j havia protestos desse tipo, tal como faz referncia Marx no quinto captulo dO Capital. A partir desse movimento pioneiro, mobilizaes de desempregados acompanharam as lutas operrias em diversos perodos, especialmente nas grandes crises do capitalismo. Mesmo no se constituindo como um movimento duradouro, dado o prprio carter cclico das crises capitalistas, em alguns momentos este tipo de luta assumiu uma considervel repercusso poltica, tal como se verificou nas marchas contra a fome e o desemprego que ocorreram na Europa durante o sculo XIX, tendo sido bastante significativas na Frana dos anos 1880 (LCERF, 1992); nas manifestaes contra o desemprego na Europa, nos EUA (FOX PIVEN; CLOWARD, 1979) e na Argentina

12

Engels estuda este momento e afirma que em seus incios os sindicatos sustentavam financeiramente os operrios sem trabalho e os orientava a passar de uma regio a outra sendo socorrido por seus companheiros de ofcio e informado sobre as oportunidades de trabalho. (Engels, 1974: 211). 180

Quando o exrcito de reserva de operrios vai guerra:...

(CARRERA; FRNANDEZ, 2007) durante os anos 1930; e os protestos atuais no Canad, em diversos pases da Europa (Alemanha, Blgica, Frana, Itlia, Irlanda e Espanha)13, bem como na Argentina a partir de fim dos anos 1990 (KLACHKO, 2007). Em todas essas experincias de luta, a presena de partidos ou do movimento sindical uma constante na constituio dessas organizaes. Na pesquisa de doutorado que estamos desenvolvendo sobre este caso, exploramos a importncia das experincias prvias de militncia sindical entre os organizadores do movimento e o papel da conscincia sindical no processo de sua constituio, que esteve presente para alm da questo da ausncia de participao direta das entidades sindicais, tal como parte considervel da bibliografia argumenta. A depender das relaes de fora, os protestos dos ativos e da reserva podem se constituir de maneira fraturada ou unificada. No entanto, em alguns momentos as sutilezas dessa relao no se manifestam apenas na construo de alianas ou conflitos diretos de suas organizaes. A anlise de suas imbricaes e influncias encontra terreno frtil no campo de estudo da ideologia popular, cuja contribuio dos conceitos de ideologia inerente e derivada (RUD, 1982) fundamental. Abordamos a pertinncia dessa leitura na anlise da relao entre o sindicalismo e o surgimento das organizaes de desempregados na Argentina em um trabalho anterior (SOUZA, 2009). A unidade e a fratura entre o ativo e a reserva se manifestam de diferentes maneiras. A anlise desse vnculo, que no se restringe relao entre os sindicatos e os desempregados, exige algumas observaes preliminares. Primeiramente, necessrio considerar dois momentos na trajetria do desempregado - a demisso e o desemprego propriamente dito -, o que nos obriga a ter em conta a figura do demitido e a do desempregado . O primeiro, com ou sem a participao dos sindicatos, no momento de sua demisso ou diante de sua ameaa, ainda pode oferecer alguma resistncia no local de trabalho. O desempregado,

13

Para uma breve sntese e referncias bibliogrficas de alguns desses movimentos, ver Demazire e Pignoni, 2003. cadernos cemarx, n 6 - 2009

| 181

diante da permanncia na situao de desemprego e especiamente quando j no possui qualquer vnculo com uma categoria ou sindicato especfico, pode se organizar de maneira autnoma, apesar de ser mais comum na histria desse tipo de mobilizao a iniciativa por parte de alguma entidade poltico-partidria ou sindical. Esta delimitao se faz importante para distinguir o tipo de interveno feito pelo sindicalismo em relao aos sujeitos polticos do desemprego, ou seja, tanto dos demitidos de sua base como dos desempregados de maneira geral. Vale ressaltar ainda que o desemprego pode ser considerado a partir de dois aspectos. Primeiramente, na sua forma de apario estatstica, tal como os dados dos institutos de pesquisa oferecem. Porm, necessrio destacar que o desemprego possui um carter polissmico (DEMAZIRE, 2006), j que sua categorizao fruto de um processo de construo social datado histrico e socialmente 14, cuja maior evidncia est na falta de consenso sobre a melhor definio metodolgica para mensur-lo. No entanto, seu ndice pode ser considerado uma aproximao de um dado objetivo do modo-deproduo capitalista: a formao de uma populao sobrante para as necessidades imediatas da acumulao do capital (MARX, 1982). Em segundo lugar, levamos em conta o desemprego na sua forma de apario poltica, na qual o desempregado e seu congnere precursor - o demitido - aparecem como sujeitos da rebelio organizados com forma e instrumentos de luta especficos. A anlise das aes e do posicionamento dos sindicatos no processo de construo da mobilizao dos desempregados no s pertinente, mas central, j que explicita como os sindicatos se apresentam diante das condies mais gerais em que a classe capitalista compra a fora de trabalho da classe operria em seu conjunto, procurando manter, sua disposio, sem custos adicionais, um estoque de trabalhadores dispostos a ocupar um posto a qualquer momento. Este enfoque nos contrape ao discurso bastante comum de que esta questo seria anacrnica de antemo, pelo
14

O que no significa que se deva confundir a inveno do desemprego, no sentido terminolgico, com o processo histrico e social de formao da superpopulao relativa como resultado da dinmica social capitalista. 182

Quando o exrcito de reserva de operrios vai guerra:...

fato de que o sindicalismo representa exclusivamente os trabalhadores ocupados. Porm, se em alguns momentos os protestos dos desempregados aparecem isolados do movimento sindical, e at mesmo em relao de fratura com este, em outros possvel verificar iniciativas de representao, seja atravs de polticas de conteno, seja atravs da organizao para a luta.

Consideraes finais

As reflexes feitas nesse texto tiveram o objetivo terico de situar a mobilizao poltica dos desempregados como parte constitutiva no conjunto do movimento operrio. Opondo-nos principalmente teoria dos novos movimentos sociais, e ressaltando o potencial explicativo da abordagem marxista sobre o tema, procuramos demonstrar a natureza de classe dos protestos sociais dos desempregados. Observamos que, se estes fazem parte do proletariado como reserva para as necessidades do processo de acumulao de capital, sua organizao expresso dessa dinmica e, portanto, deve ser vista como uma forma de luta da classe trabalhadora. Ora, se o estatuto de trabalhador desempregado est intimamente ligado ao do seu oposto o trabalhador empregado , a mobilizao do primeiro possui um vnculo estreito com a do segundo. Por tal motivo, para a anlise dos vnculos entre o ativo e a reserva, a relao de unidade e a fratura entre os sindicatos e os desempregados possui sentido heurstico, j que revela os traos de continuidade entre o movimento orgnico dos trabalhadores no capitalismo e a parte mais visvel de sua superpopulao relativa.

cadernos cemarx, n 6 - 2009

| 183

Referncias Bibliogrficas
ANTUNES, Ricardo. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. So Paulo: Boitempo, 2005.

CARRERA, N. I. La lucha de los obreros y de los pobres en la Argentina del capital financiero. In: VILLANUEVA, E.; MASSETTI, A (orgs.). Movimientos sociales y accin colectiva en la Argentina de hoy. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007.

CARRERA, N. I.; FERNNDEZ, F. El movimiento obrero ante la organizacin y formas de rebelin de los desocupados: 1930-1935. mimeo. Buenos Aires, 2007.

CARRERA, N. I.; PODEST, J. Anlisis de una relacin de fuerzas sociales objetiva: caracterizacin de los grupos sociales fundamentales en la Argentina actual. Cuadernos de Cicso, Serie Estudios, n. 46, 1989.

CHESNAIS, F. La mondialisation de larme industrielle de rserve. lEncontre. Disponvel em: http://www.alencontre.org/Economie/ ChesnaisMondialisation01_07.htm Acessado em: 05/01/2007.

CROSS, C.; LENGUITA, P.; WILKIS, A. Sindicalismo y piqueteros: dos formas polticas del trabajo?. In: FERNNDEZ, A (org.). Sindicatos, crisis y despus. Buenos Aires: Ediciones Biebel, 2002.

DEMAZIRE, Didier. Sociologie des chmeurs . Paris: ditions La Dcouverte, 2006.


184

Quando o exrcito de reserva de operrios vai guerra:...

DEMAZIRE, D. e PIGNONI, M.-T. Chmeurs: du silence a la rvolte. Sociologie dune action collective. Paris: Hachette Littratures (Forum), 2003.

ENGELS, F. La situacin de la clase obrera en Inglaterra. Buenos Aires: Ediciones Dispora. 1974.

FANIEL, J. Les syndicats, le chmage et les chmeurs. Raisons et volution dune relation complexe. Bruxelles, 2006. Thse (doctorat en sciences politiques) Universit Libre de Bruxelles.

FOX PIVEN, F., CLOWARD, R. A. Poor peoples movements: why they succeed, how they fail. New York : Vintage Books, 1979.

GALLAND, O; LOUIS, M-V. Chmage et action collective. Sociologie du travail. Mayenne, n 2, 1981, pp. 173-191.

HOBSBAWN, E. Os trabalhadores: estudos sobre a histria do operariado. So Paulo: Paz e Terra, 1981. (orig. 1964)

ITURBE, A. Desemprego: trao estrutural do capitalismo. Marxismo vivo, So Paulo, out.-jan, 2001.

KLACHKO, P. La forma de organizacin emergente del ciclo de la rebelin popular de los 90 en la Argentina. Argentina, 2007. Tese (doutorado). Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educacin, Universidad Nacional de La Plata. La Plata.
cadernos cemarx, n 6 - 2009

| 185

LECERF, Eric. La famine des temps modernes: essai sur le chmeur. Paris: LHarmattan, 1992.

LENIN, V. I. Caracterizacin del romanticismo econmico. In: Obras completas, tomo II. Buenos Aires: Editorial Cartago, 1958.

LENIN, V. I. El rgimen capitalista de la agricultura contempornea. In: Obras completas, tomo XVI. Buenos Aires: Editorial Cartago, 1960.

MARX, K. O Capital. So Paulo: Abril Cultural, 1982.

MENELAU NETO, J. Desemprego e luta de classes: as novas determinidades do conceito marxista de exrcito industrial de reserva. In: TEIXEIRA, Francisco & OLIVEIRA, Manfredo (Orgs.). Neoliberalismo e Reestruturao Produtiva. Fortaleza: UECE; So Paulo: Cortez, 1996.

MSZROS, Istvn. Desemprego e precarizao: um grande desafio para a esquerda. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e misria do trabalho no Brasil. So Paulo: Boitempo, 2006.

NUN, J. Marginalidad y Exclusin Social. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econmica, 2001.

PODEST, J. La crisis de desocupacin en la Argentina (1993-1998). Pimsa, DT n. 17, pp. 7-35, 1999.
186

Quando o exrcito de reserva de operrios vai guerra:...

RUD, G. Ideologia e Protesto Popular. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982;

SALAIS, R., BAVAREZ, N. & REYNAUD, B. Linvention du chmage. Paris: PUF, 1999.

SOUZA, D. C. C. de. Sindicalismo y movimientos de desocupados en Argentina. Buenos Aires, Primer Congreso Nacional sobre Protesta Social, Accin Colectiva y Movimientos Sociales en Argentina, 2009.

THOMPSON, E. P. A formao da classe operria inglesa (tomos I, II e III). (orig. 1963). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

TOPALOV, C. Invention du chmage et politiques sociales au dbut du sicle. Les temps modernes, Paris: Gallimard, novembre-dcembre, n 496-497, 1987.

cadernos cemarx, n 6 - 2009

| 187

188

You might also like