You are on page 1of 30

Segunda-feira, 31 de Outubro de 2005

I Srie
Nmero 44

BOLETIM OFICIAL
SUMRIO
PRESIDNCIA DA REPBLICA: Despacho n 17/2005: Delegando no Embaixador Extraordinrio e Plenipotencirio Dr. Jos Brito a competncia para presidir o acto solene de agraciamento, com o 1 Crau da Ordem Amlcar Cabral, a Senhora Jeanne Martin Ciss. Despacho n 18/2005: Delegando no Embaixador Extraordinrio e Plenipotencirio Dr. Onsimo Silveira a competncia para presidir o acto solene de agraciamento, com o 1 crau da Ordem Amlcar Cabral, o Sr. Fernando Ferreira Fortes, a titulo pstumo. Rectificao: Ao Decreto-Presidencial n 15/2005, publicado no Boletim Oficial n 35, I Srie, de 29 de Agosto. ASSEMBLEIA NACIONAL: Ordem do Dia: Da Sesso Plenria do dia 24 de Outubro de 2005 e seguintes. CONSELHO DE MINISTROS: Decreto-Lei n 67/2005: Autoriza a concesso do direito de uso privativo dos terrenos do domnio pblico martimo situados no Ilhu de Santa Maria. Decreto-Lei n 68/2005: Rev o regime Jurdico do Comrcio Externo. Decreto-Lei n 69/2005: Rev o regime a que est sujeito o registo e o exerccio da actividade comercial por grosso e a retalho e o papel dos poderes pblicos. Decreto-Lei n 70/2005: Estabelece o regime jurdico do sector petrolfero. Decreto-Regulamentar n 10/2005: Define o regimento do Conselho Nacional das Pescas.

1180 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005

PRESIDNCIA DA REPBLICA
Despacho n 17/2005

ASSEMBLEIA NACIONAL
Ordem do Dia

Ao abrigo do disposto no artigo 7 da Lei n 19/III/87, de 15 de Agosto e em cumprimento do Decreto-Presidencial n 9/2005, assinado a 4 de Julho de 2005, o Presidente da Repblica determina o seguinte: Fica delegada no Embaixador Extraordinrio e Plenipotencirio, Jos Brito, a competncia para presidir ao acto solene de agraciamento, com o 1 Grau da Ordem Amlcar Cabral, da Senhora Jeanne Martin Ciss. Cumpra-se. Palcio da Presidncia da Repblica, na Praia, aos 27 de Outubro de 2005. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES.

A Assembleia Nacional aprovou a Ordem do Dia abaixo indicada para a Sesso Plenria do dia 24 de Outubro de 2005 e seguinte: I Breves palavras de abertura da Seco Legislativa proferida por S. Ex o Presidente da Assembleia Nacional. II Proposta de Lei de Oramento Rectificativo, que altera o Oramento do Estado para 2005, aprovado pela Lei n 53/VI/2005, de 3 de Janeiro (Dia 24 no perodo de manh). III Questo de Poltica Interna e Externa Debate sobre a situao da Justia (Dia 24, do perodo da tarde). IV Interpalao ao Governo Objecto: Polticas do Governo em matria de educao. V Perguntas dos Deputados ao Governo VI Aprovao de Propostas e Projectos de Lei: a) Proposta de Lei que visa a reconciliao de todos quantos, no interior do Pas e na Dispora, formam a Naco Cabo-verdiana; b) Proposta de Lei para a suspenso da vigncia de algumas disposies do Cdigo do Processo Penal; c) Projectos de Lei que define e regula crimes de responsabilidade dos titulares de cargos polticos. VII Aprovao de Propostas de Resoluo: a) Proposta de Resoluo que aprova, para ratificao, o Acordo de cooperao entre os Estudos Membros da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa, sobre o combate malria/ paludismo, assinado em 26 de Julho de 2004; b) Proposta de Resoluo que aprova, para ratificao, o Acordo entre o Governo de Cabo Verde e o Governo da Repblica Federal da Alemanha, no domnio dos transportes areaos; c) Proposta de Resoluo que aprova, para ratificao, o Tratado de Proibio Total de Ensaios Nucleares, adoptado pela Assembleia-Geral das Naes Unidas, a 10 de Setembro de 1996; d) Proposta de Resoluo que aprova para adeso, o Protocolo de Quioto Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre as Alteraes Climticas; e) Proposta de Resoluo que prorroga o prazo de Ordinria da Constituio da Repblica, constituda pela Resoluo n 138/VI/2005, de 29 de Julho; f) Proposta de Resoo que designa a depuatao caboverdiana ao Parlamento da CEDEAO. Gabinete do Presidente da Assembleia Nacional, aos 24 de Outubro de 2005. O Presidente, Aristides Raimundo Lima.

Despacho n 18/2005 Ao abrigo do disposto no artigo 7 da Lei n 19/III/87, de 15 de Agosto e em cumprimento do Decreto Presidencial n 08/2005, assinado a 4 de Julho de 2005, o Presidente da Repblica determina o seguinte: Fica delegada no Embaixador Extraordinrio e Plenipotencirio, Doutor Onsimo Silveira, a competncia para presidir ao acto solene de agraciamento, com o 1 Grau da Ordem Amlcar Cabral, do Senhor Fernando Ferreira Fortes (a ttulo pstumo). Cumpra-se. Palcio da Presidncia da Repblica, na Praia, aos 27 de Outubro de 2005. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES.

Gabinete do Presidente
Rectificao Por ter sado de forma inexacta o Decreto-Presidencial n 15/2005, publicado no Boletim Oficial n 35, I Srie, de 29 de Agosto, rectifica-se: Onde se l:
Artigo 1

A pena de priso aplicada a Paul Bangoura, no processo de querela n 07/03 Praia, reduzida, por indulto, pena nica de 27 meses, por razes humanitrias. Deve-se ler:
Artigo 1

A pena de priso aplicada a Paul Bangoura, no processo de querela n 37/03 Praia, reduzida, por indulto, pena nica de 27 meses, por razes humanitrias. Gabinete do Presidente da Repblica, aos 27 de Outubro de 2005. O Director do Gabinete, Emanuel Antero Garcia da Veiga.

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1181

CONSELHO DE MINISTROS
Decreto-Lei n 67/2005
de 31 de Outubro

2. O direito de utilizao exclusiva contrapartida da obrigao de satisfazer em boas condies as necessidades de servio a conceder e garante-se unicamente nesta medida.
Artigo 5 Prazo da concesso

O Ilhu de Santa Maria, situado na baa da Praia, pertence ao domnio pblico do Estado e reserva natural, estando a sua ocupao e utilizao sujeitas a autorizao do Governo, por fora da Lei n 79/III/90, de 29 de Junho. O citado Ilhu, cujos terrenos se integram no domnio pblico martimo, com sua esplndida localizao na baa da Praia, oferece, sem dvida, excelentes condies para o turismo de elevada qualidade. Entende a Governo ser altura de haver uma interveno no Ilhu de Santa Maria, disciplinando correctamente a sua ocupao com infra-estruturas tursticas de elevada qualidade. Ouvida a Cmara Municipal da Praia; e No uso da faculdade conferida pela alnea a) do n. 2 do artigo 203 da Constituio, o Governo decreta o seguinte:
Artigo 1 Concesso do direito de uso privativo

O prazo da concesso no pode ultrapassar trinta anos, contados da data da celebrao do contrato.
Artigo 6 Bases da concesso

A concesso outorgada em conformidade com as bases que vierem a ser aprovadas em Resoluo de Conselho de Ministros.
Artigo 7 Entrada em vigor

O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves - Joo Pereira Silva Promulgado em 18 de Outubro de 2005. Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Referendado em 20 de Outubro de 2005. O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

Fica autorizada a concesso, nos termos do presente diploma, do direito de uso privativo dos terrenos do domnio pblico martimo situados no Ilhu de Santa Maria, a um investidor estratgico seleccionado pelo Governo, comprometendo-se aquele a criar no Ilhu as infraestruturas de elevada qualidade e as condies necessrias a um disciplinado aproveitamento turstico do mesmo.
Artigo 2 Contedo do uso privativo

Decreto-Lei n 68/2005
de 31 de Outubro

1. A concesso de uso privativo, enquanto se mantiver, confere aos seus titulares o direito de utilizao exclusiva, para os fins e com os limites consignados no respectivo ttulo constitutivo, dos bens dominiais pblicos. 2. O direito de uso privativo abrange os poderes de construo ou transformao, entendendo-se que tanto as construes efectuadas como as instalaes desmontveis se mantm na propriedade do titular da concesso at expirar o respectivo prazo. 3. Cabe Capitania dos Portos de Sotavento entregar ao titular do direito de uso privativo os bens dominiais, facultando-lhe o incio da utilizao consentida.
Artigo 3 Utilidade pblica

O presente diploma prope adequar o actual Regime Jurdico do Comrcio Externo aprovado pelo Decreto-lei 51/ 2003, de 24 de Novembro aos acordos e normas da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), em matria de simplificao dos procedimentos e circuitos de registo e licenciamento das operaes do comrcio externo, no quadro da adeso de Cabo Verde Organizao Mundial do Comrcio. Prope igualmente a eliminao do Titulo do Comrcio Externo (TCE) e sua substituio pela Declarao nica Aduaneira (DUA), passando os pedidos a serem presentes e autorizados directamente nas alfndegas, com vantagens evidentes para os operadores econmicos. Foram ouvidas o Banco de Cabo Verde, as associaes empresariais do sector e a Direco Geral das Alfndegas. No uso da faculdade conferida pela alnea a) do n. 2 do artigo 203 da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPTULO I Disposies Gerais
Artigo 1 mbito e definies

A concesso pode ser atribuda por ajuste directo e declarada de utilidade pblica.
Artigo 4 Exclusivo

1. A concesso confere ao seu titular o direito de utilizao exclusiva.

1. As operaes de exportao e importao, definitivas ou temporrias, de reexportao e de reimportao de

1182 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


mercadorias ficam sujeitas aos regimes estabelecidos no presente decreto-lei e seus diplomas regulamentares. 2. Para efeitos do presente diploma entende-se por: a) Exportao definitiva, o regime aduaneiro aplicvel s mercadorias em livre circulao que deixam o territrio aduaneiro e que se destinem a permanecer definitivamente fora do referido territrio ou para destinos assimilados; b) Importao, a introduo de uma mercadoria no territrio aduaneiro nacional; c) Importao para consumo, o regime aduaneiro que permite s mercadorias importadas serem postas em livre circulao no territrio aduaneiro por ocasio do pagamento dos direitos e taxas na importao eventualmente exigveis e o cumprimento de todas as formalidades necessrias; d) Importao temporria, o regime aduaneiro econmico que permite, em certas condies, importar com iseno total ou parcial de direitos, mercadorias destinadas a permanecer temporariamente no territrio aduaneiro e a serem reexportadas aps um prazo determinado; e) Reexportao, a operao de sada de um territrio aduaneiro, de mercadorias que nele entraram em regime de importao temporria ou definitiva ou que nele se mantiveram, desde a sua chegada at sua sada, sob fiscalizao aduaneira, em armazns e reas de desalfandegao ou em entrepostos de armazenagem sob regime aduaneiro; f) Reimportao no estado, o regime aduaneiro que permite introduzir no consumo, com franquia de direitos e taxas na importao, mercadorias que foram exportadas, com a condio de que no tenham sofrido no estrangeiro nenhuma transformao, elaborao ou reparao e na condio de que todas as somas exigveis em razo de um reembolso, de uma remessa ou de uma suspenso de direitos e taxas ou de toda subveno ou outro montante acordado por ocasio da exportao, sejam pagos; i) Aperfeioamento passivo, o regime aduaneiro que permite exportar temporariamente mercadorias que se encontram em livre circulao no territrio aduaneiro com o fim de sofrer no estrangeiro uma transformao, uma elaborao ou uma reparao e de as reimportar, em seguida, com iseno total ou parcial de direitos e taxas na importao;

j)

Zonas francas, uma parte do territrio nacional na qual as mercadorias que a so introduzidas so geralmente consideradas como no estando no territrio aduaneiro para efeitos de aplicao dos direitos e taxas na importao;

k) Regimes restritivos, os regimes que imponham restries liberdade do Comrcio externo, como tal obrigatoriamente definidos por lei, e que submetam prvia obteno de licena, a realizao de operaes de outro modo proibidas, condicionadas ou contingentadas; l) Controle tcnico, verificao das especificaes tcnicas e das qualidades standard das mercadorias, de acordo com critrios legais ou contratuais, nacionais ou internacionais, e as praticas usuais do comrcio;

m) Controle sanitrio, controles relativos sade de pessoas, animais e plantas; n) Controle de segurana, controles relativos segurana nacional armas, munies e explosivos. 3. Consideram-se destinos assimilados a uma exportao as seguintes operaes: a) Fornecimento de mercadorias para abastecimento de embarcaes destinadas navegao martima e das aeronaves que fazem servios nas linhas internacionais; b) Fornecimentos de mercadorias s organizaes internacionais estabelecidas em Cabo Verde. 4. Consideram-se destinos assimilados a uma importao, exclusivamente para fins estatsticos, os donativos concedidos a entidades pblicas e privadas nacionais, no quadro das ajudas bilateral e multilateral, e a entrada no territrio nacional de bens ou servios no mbito de operaes de financiamento externo.
Artigo 2 Princpios gerais

g) Aperfeioamento activo, o regime aduaneiro que permite receber num territrio aduaneiro, com suspenso de direitos e taxas na importao, certas mercadorias destinadas a sofrer uma transformao, uma elaborao, um complemento de fabrico ou uma reparao e a serem ulteriormente exportadas sob forma de produtos compensadores; h) Produtos compensadores, os produtos resultantes da transformao, da elaborao, do complemento de fabrico ou da reparao de mercadorias para as quais a utilizao do regime de aperfeioamento activo foi autorizado;

1. As operaes de importao e de exportao so livres para os importadores e exportadores, credenciados nos termos da lei. 2. As pessoas singulares s podem importar mercadorias em quantidade que no revelem prtica de comrcio, nos termos a regulamentar. 3. As pessoas colectivas que no tem no seu objecto social o comrcio de importao, s podero importar mercadorias nos termos da respectiva legislao sectorial aplicvel.

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1183


CAPTULO II Licenciamento das Importaes
Artigo 3 Sistema administrativo

3. O pedido de importao das mercadorias a que se refere o nmero anterior, deve-se fazer acompanhar de certificado de conformidade emitido pelas entidades competentes.
Artigo 6 Efectivao

O sistema administrativo das importaes, compreende as seguintes modalidades: a) Importaes dispensadas de licenciamento; b) Importaes sujeitas ao licenciamento automtico; c) Importaes sujeitas a licenciamento no automtico;
Artigo 4 Isenes de licenciamento

1. O licenciamento automtico ser efectivado mediante a apresentao da declarao aduaneira nas Alfndegas. 2. O licenciamento no automtico ser efectivado num prazo mximo de 21 dias, a partir da data de apresentao da declarao aduaneira nas Alfndegas. CAPTULO III Procedimentos de importao e exportao
Artigo 7 Declarao

Ficam dispensadas de licenciamento: a) A importao de mercadorias sem valor comercial, nos termos que vierem a ser definidos em portaria do membro do Governo responsvel pela rea comrcio externo; b) As operaes de aperfeioamento activo e passivo, de importao temporria, reimportao no estado, reexportao e de transito; c) As importaes de mercadorias sujeitas aos regimes aduaneiros especiais nas modalidades de loja frana, deposito afianado, depsito franco e depsito especial alfandegado. d) As mercadorias industrializadas, destinadas a consumo no recinto de congressos, feiras e exposies internacionais e eventos assimilados; e) A importao de mercadorias que se destinem ao abastecimento de navios e a aeronaves, nos termos da legislao que lhes for aplicvel; f) As mercadorias apreendidas, abandonadas, achadas no mar ou por ele arrojadas ou salvadas de naufrgio e vendidas em leilo; e

1. As declaraes aduaneiras de importao e exportao so feitas pelos importadores e exportadores ou pelos seus despachantes oficiais, directamente nas alfndegas. 2. Por decreto regulamentar sero definidos os procedimentos a adoptar no processo do comrcio externo, entre as vrias entidades governamentais e privados intervenientes.
Artigo 8 Competncia

1. O licenciamento das operaes de importao e exportao da competncia do Ministrio responsvel pela rea do comrcio. 2. No caso de licenciamento no automtico, as respectivas autoridades competentes devem conceder a sua autorizao prvia. CPITULO IV Liquidao das operaes do comrcio externo
Artigo 9 Intermediao bancria

A liquidao das operaes de comrcio externo efectuada nos termos da lei cambial. CAPTULO V Regime aduaneiro do comrcio externo
Artigo 10 Desembarao aduaneiro

g) A importao de mercadorias sem dispndio de divisas, propriedade de companhias de navegao area ou martima, e destinadas a seu uso exclusivo.
Artigo 5 Licenciamento das importaes

1. Todas as mercadorias esto sujeitas ao licenciamento automtico, excepto as definidas no nmero 2 deste artigo. 2. As mercadorias sujeitas ao licenciamento no automtico so: a) As mercadorias sujeitas a controles sanitrios, fitossanitrios e de segurana; b) As mercadorias sujeitas a restries, obrigatoriamente, definidas por lei.

Todas as mercadorias sujeitas a desembarao aduaneiro, devem conformar-se com as leis e regulamentos aduaneiros de Cabo Verde. CAPITULO VI Disposies finais e transitrias
Artigo 11 Titulo do Comrcio Externo (TCE)

Os Ttulos do Comrcio Externo, emitidos ao abrigo do Decreto-Lei n 51/2003, de 24 de Novembro, continuam em vigor at ao termo da sua validade.

1184 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


Artigo 12 Infraces e penalidades

No uso da faculdade conferida pela alnea a) do n 2 do artigo 203 da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPITULO I Disposies gerais
Artigo 1 Objecto

1.Salvo se o facto estiver previsto em tipo legal de crime ou contraveno, a violao do disposto no presente diploma, constitui contra-ordenao punvel nos termos do Decreto Legislativo n 9/95, de 27 de Outubro. 2. A negligncia sempre punida.
Artigo 13 Legislao revogada

So revogados o Decreto-Lei n 51/2003, de 24 de Novembro e as Portaria ns 3 e 13/2004, de 26 de Janeiro e 14 de Junho, respectivamente.


Artigo 14 Entrada em vigor

O presente diploma define e estabelece o regime a que est sujeito o registo e o exerccio da actividade comercial por grosso e a retalho e o papel dos poderes pblicos.
Artigo 2 Definies

O presente diploma entra em vigor 30 dias aps a sua publicao no Boletim Oficial. Visto e aprovado em Conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves - Joo Pereira Silva Promulgado em 18 de Outubro de 2005 Publique-se O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Referendado em 20 de Outubro de 2005 O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

1. Para efeitos da aplicao das disposies legais relativas ao exerccio do comrcio, so consideradas as seguintes actividades: a) Comrcio por grosso, entende-se que exerce a actividade de comrcio por grosso, toda a sociedade em nome individual ou colectiva que, a ttulo habitual e profissional, compra mercadorias em seu prprio nome e por sua prpria conta e as revende, quer a outros comerciantes, grossistas ou retalhistas, quer a transformadores, quer ainda a utilizadores profissionais ou grandes utilizadores; b) Comrcio a retalho, entende-se que exerce a actividade de comrcio a retalho - toda a pessoa fsica ou colectiva que, a ttulo habitual e profissional, compra mercadorias em seu prprio nome e por sua prpria conta e as revende directamente ao consumidor final. 2. A actividade de comrcio por grosso pode ser exercida pelos seguintes agentes: a) Exportador, o que vende directamente para os mercados externos, produtos de origem nacional ou nacionalizados; b) Importador, o que adquire directamente nos mercados externos produtos destinados a serem comercializados no territrio nacional ou para ulterior reexportao; c) Grossista, o que adquire no mercado interno os produtos de origem nacional, ou estrangeira e os comercializa por grosso no mercado interno. 3. A actividade de comrcio a retalho pode ser exercida pelos seguintes agentes: a) Retalhista, o que exerce o comrcio a retalho de forma sedentria, em estabelecimento, lojas ou instalaes fixas ao solo de maneira estvel em mercados cobertos; b) Vendedor ambulante, o que exerce comrcio a retalho de forma no sedentria, pelos lugares do seu transito ou em zonas que lhe sejam especialmente destinadas;

Decreto-Lei n 69/2005
de 31 de Outubro

O Decreto-Lei n 50/2003, de 24 de Novembro, que define o regime jurdico do sector do comrcio interno, regula tanto as condies de registo e exerccio da actividade comercial, como as condies de instalao e modificao dos estabelecimentos comerciais. Com o aprofundamento da liberalizao da actividade comercial e do surgimento de novas formas de organizao dos estabelecimentos comerciais, mais complexas e abrangentes, abarcando, surge a necessidade de se autonomizar a natureza jurdica das condies de registo e do exerccio da actividade comercial. Assim, o presente diploma prope reformular todo o processo actual de registo e autorizao para o exerccio da actividade comercial, visando, por um lado, a sua adequao s normas e acordos da Organizao Mundial do Comrcio- OMC, e por outro, a simplificao dos procedimentos de registo e inscrio para o exerccio da actividade comercial, bem como a harmonizao das taxas, substituindo-as por uma nica taxa e a eliminao dos requisitos especiais para a importao de produtos de primeira necessidade. Foram ouvidas as associaes representativas dos operadores comerciais e a Associao nacional dos municpios.

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1185


c) Feirante, o que exerce comrcio a retalho de forma no sedentria em mercados descobertos ou em instalaes no fixas ao solo de maneira estvel em mercados cobertos. Habitualmente designados feiras e mercados; e c) Preveno e represso da especulao e das prticas comerciais restritivas; d) Proteco dos direitos e defesa dos consumidores; e) Salvaguarda e proteco do ambiente; f) Proteco da sade humana e animal; e

d) Negociante, o que vende a retalho os produtos do seu comrcio de forma regular ou irregular, sem que possua estrutura orgnica, nem estabelecimento comercial adequado e no se achem compreendidos em nenhum dos tipos de actividades anteriores. 4. Agente comercial, o que, no se integrando em qualquer das categorias anteriormente definidas, mas possuindo organizao comercial, pratica, a ttulo habitual e profissional, actos de comrcio, no efectuando vendas directamente ao pblico. 5. Gestores, considera-se gestores os gerentes, scios gerentes, directores ou administradores das sociedades comerciais, bem como membros dos rgos de gesto das empresas pblicas.
Artigo 3 mbito

g) Respeito integral pelos acordos, tratados e convenes internacionais recebidos na ordem jurdica cabo-verdiana. 2. As medidas de inspeco e de controle de qualidade e de proteco da sade pblica, e as formas de obteno dos respectivos certificados sero reguladas em decreto-lei. 3. A definio dos delitos anti-econmicos e contra a sade pblica, ser objecto de lei especial. CAPITULO III Actividades comerciais
Seco I Tipos de actividades comerciais Artigo 6 Actividades comerciais

1. O presente diploma aplica-se s pessoas singulares, s sociedades comerciais, aos agrupamentos complementares de empresas e s empresas pblicas que exeram alguma ou algumas das actividades referidas no artigo 6. 2. Os produtores esto sujeitos a este diploma desde que sejam exportadores, possuam estabelecimento ou loja de venda ao pblico ou associem venda dos seus prprios produtos, o comrcio de produtos de outras provenincias. 3. O presente diploma aplica-se igualmente aos gestores das entidades referidas no n 1, aos mandatrios das empresas e a todos os que legalmente os representam nessas funes e aos scios das sociedades de responsabilidade ilimitada. CAPITULO II Principios fundamentais
Artigo 4 Liberdade de exerccio de actividades comerciais

Para efeitos de aplicao das disposies legais relativas ao exerccio do comrcio, so consideradas as actividades de comrcio por grosso e de comrcio a retalho, definidas no n 1 do artigo 2.
Artigo 7 Actividade de comrcio por grosso

1. A actividade de comrcio por grosso s pode ser exercida pelos agentes referidos nos n 2 e 4 do artigo 2. 2. No esto abrangidos na alnea b) do nmero 2, do artigo 2, as empresas que, importando directamente produtos, matrias primas, equipamentos, produtos acabados e semi acabados, os destina laborao dos seus prprios estabelecimentos, bem como incorporao nos produtos e servios da sua prpria produo, transformao ou fabrico, nos termos das respectivas legislaes sectoriais. 3. A actividade de comrcio por grosso, quando exercida de forma no sedentria rege-se pelo disposto em diploma especial. 4. Para efeitos do nmero anterior, entende-se por comrcio no sedentrio, aquele em que a presena do comerciante nos locais de venda no reveste um carcter fixo e permanente.
Artigo 8 Actividade de comrcio a retalho

reconhecido a todas as pessoas singulares ou colectivas o direito ao livre exerccio de actividades comerciais referidas nos artigos 7, 8 e 9, nos termos e condies definidas na lei.
Artigo 5 Princpios fundamentais

1. O exerccio da actividade comercial rege-se pelos seguintes princpios: a) Livre acesso a todas as pessoas singulares e colectivas, nos termos da lei; b) Livre concorrncia entre os operadores comerciais;

1. A actividade de comrcio a retalho s pode ser exercida pelos agentes referidos nos n 3 do artigo 2. 2. Considera-se includa na modalidade de retalhista a explorao de venda automtica e de venda ao consumidor final atravs de catlogo, por correspondncia ou ao domiclio, sendo obrigatria a existncia de estrutura ou orgnica adequada natureza da actividade respectiva.

1186 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


Artigo 9 Agente comercial

comrcio e dos servios competentes dele dependentes;

A actividade de agente comercial s pode ser exercida pelo agente referido n 4 do artigo 2.
Artigo 10 Classificao de produtos

b) Das autarquias locais; c) De outras entidades pblicas com responsabilidade directa ou indirecta no sector, de acordo com a competncia prpria de cada um, definida pelo presente diploma e seus regulamentos, em leis prprias ou nos respectivos estatutos orgnicos. 2. A interveno das cmaras de comrcio na actividade comercial, ser definida atravs de protocolo, homologado pelo membro de Governo responsvel pelo sector do comrcio.
Seco II Registo da actividade comercial Artigo 15 Condies gerais

A classificao dos produtos a comercializar pelas entidades que exeram qualquer das actividades indicadas nos artigos 7, 8 e 9 dever ser feita segundo a Nomenclatura CEDEAO baseada no Sistema Harmonizado de Designao e Codificao de Mercadorias, constante da tabela I anexa a este diploma do qual faz parte integrante e dever corresponder classificao das Actividades Econmicas - CAE-CV a 4 dgitos.
Artigo 11 Operaes de comrcio externo

Lei especial regular o regime jurdico das operaes do comrcio externo.


Seco II Acumulao das actividades comerciais Artigo 12 Acumulao dos tipos de actividades e de seces

1. So condies gerais para o registo de sociedade em nome individual, que se proponha exercer uma actividade comercial, nos servios nacionais competentes, as seguintes: a) Ter capacidade comercial, nos termos da legislao comercial; b) No estar inibido de exercer o comrcio por ter sido decretada a falncia ou insolvncia, enquanto no for levantada a inibio ou no sobrevier a reabilitao; c) No ter sido condenado, nos ltimos 5 anos, por sentena com trnsito em julgado em pena de priso efectiva por crime fraudulento contra a propriedade, salvo havendo reabilitao; d) No ter sido condenado, nos ltimos 5 anos, por sentena com trnsito em julgado em pena de priso efectiva por crime doloso contra a sade pblica ou economia nacional, salvo havendo reabilitao; e) No ter sido condenado, nos ltimos 5 anos, pela prtica de concorrncia ilcita ou desleal, salvo havendo reabilitao; e f) Ter a escolaridade bsica obrigatria.

1. permitido o exerccio conjunto de mais do que uma das actividades comerciais compreendidas nos tipos legais referidos nos artigos 7, 8 e 9, desde que haja uma ntida separao das mesmas nos aspectos contabilsticos e de estabelecimentos. 2. A acumulao das actividades de vendedor ambulante e feirante regulada, em cada concelho, pela respectiva cmara municipal. CAPITULO IV Papel dos poderes pblicos na actividade comercial
Seco I Disposies gerais Artigo 13 mbito da interveno

Os poderes pblicos limitaro a sua interveno, no mbito da actividade comercial, regulao dos mecanismos de funcionamento do mercado tendentes a assegurar a livre e leal concorrncia entre os agentes econmicos e a salvaguarda dos interesses difusos de pessoas singulares e colectivas e dos consumidores.
Artigo 14 Entidades de interveno

2. A condio referida na aliena f) aplica-se apenas aos gestores da sociedade. 3. condio para o registo de pessoa colectiva que se proponha exercer uma actividade comercial nos servios nacionais competentes, o cumprimento por parte dos gestores das condies referidas nas alneas a) a f) no n 1 anterior. 4. A mudana dos gestores implica actualizao do registo da sociedade no servio nacional competente.
Artigo 16 Alteraes do registo

1. A interveno dos poderes pblicos no sector do comrcio far-se-, designadamente, atravs: a) Do Governo e, em particular, do departamento governamental responsvel pelo sector do

Qualquer alterao do registo deve ser comunicado s instituies referidas no artigo 21 e 22, Inspeco-Geral

das Actividades Econmicas e Direco Geral das Alfndegas, acompanhada da referncia ao nmero de registo anterior preexistente e dos documentos que se mostrem necessrios em funo do pedido.
Artigo 17 Condies especiais

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1187


exerccio de uma ou mais actividades comerciais a que se referem os artigos 7, 8 e 9, especificando-se dentro de cada uma delas, as seces de produtos abrangidas.
Artigo 20 Delegao de competncias

1. As pessoa singular ou colectivas que se proponham exercer a actividade comercial de importao, exportao, grossista, agente comercial e retalhista, alm das condies gerais referidos no artigo 14, devem preencher as seguintes condies especiais: a) Ter um capital mnimo afectado actividade comercial cujo montante ser definido em portaria do membro do Governo responsvel pela rea do comrcio, ouvidas as associaes empresariais; b) Possuir armazm adequado ao ramo do comrcio e volume de negcio nos termos da lei; e c) Inscrever-se no cadastro comercial, nos termos a regulamentar. 2. A condio referida na alnea a), aplica-se apenas actividade de importao. 3. A actividade de agente comercial exercida mediante contrato de agncia ou representao. 4. As empresas estrangeiras podero exercer a actividade de agente comercial em Cabo Verde desde que o faam atravs de sucursal, delegao ou outra forma de representao, registada nos termos da legislao comercial.
Artigo 18 Condies do estabelecimentos

1. O Director Geral do Comercio poder delegar a competncia prevista no n 1 do artigo anterior no responsvel mximo do Departamento Governamental Regional responsvel pelo sector do comrcio. 2. O Director Geral do Comercio poder igualmente delegar a competncia prevista no n 1 do artigo anterior nas associaes empresariais do sector ou da rea geogrfica, mediante protocolo homologado pelo membro do governo, responsvel pelo sector do comercio e publicado no Boletim Oficial. 3. No exerccio da competncia delegada nos termos do n 2, a associao empresarial do respectivo sector ou rea geogrfica, ficar vinculada ao dever de prestao de servios a todos os agentes comerciais da sua rea territorial, sendo ou no seus associados.
Seco IV Tramitao Artigo 21 Comercio por grosso

1. Os agentes que se proponham exercer a actividade de importador, grossista, exportador e agente comercial, formularo o seu pedido ao Director Geral do Comrcio, mediante o preenchimento de um impresso, podendo ser por via electrnica, e acompanhado dos seguintes documentos: a) Estatutos da empresa e alteraes; b) Certido de registo comercial, de qual conste o capital do comerciante em nome individual ou da sociedade comercial e alteraes; c) Auto de vistoria, comprovando as condies do estabelecimento adequado ao ramo do comrcio e volume de negcio; d) Declarao das finanas comprovativo da situao fiscal; e e) Duas fotografais tipo passe dos gerentes. 2. O impresso a que se refere o nmero anterior ser definido atravs de portaria do membro do Governo responsvel pelo comrcio. 3. No caso de delegao de competncia, prevista no n 2 do artigo 20, as associaes empresariais do sector, enviaro Direco Geral do Comrcio, at o 5 dia do ms seguinte ao da autorizao, cpia do impresso referido no n anterior, bem como de cpias das autorizaes ou revogao denegadas, para efeitos da sua inscrio no cadastro comercial.
Artigo 22 Comrcio a retalho

As condies relativas instalao e modificao dos estabelecimentos comerciais sero objecto de diploma especial.
Seco III Exercicio da actividade comercial Artigo 19 Autorizao e coordenao

1. A autorizao para o exerccio de qualquer das actividades indicadas nos artigos 7, 8 e 9 cabe ao Director Geral do Comrcio ou ao Presidente da respectiva cmara municipal, consoante se trate da actividade de comrcio por grosso ou de agente comercial e da actividade do comrcio retalho, respectivamente. 2. A coordenao, planeamento e organizao de todo o processo respeitante ao exerccio das actividades comerciais por grosso e a retalho, referidos nos artigos 7, 8 e 9, cabe ao membro do Governo responsvel pelo sector do comrcio e ao Presidente da cmara municipal do concelho onde exercida a actividade. 3. A autorizao ser concedida, sem prejuzo das regras sobre acumulaes previstas no artigo 12, para o

1. Os agentes que se proponham exercer a actividade de retalhista, formularo o seu pedido ao presidente da

1188 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


cmara do respectivo concelho, mediante o preenchimento de um impresso, podendo ser via electrnica, e acompanhado dos seguintes documentos: a) Estatutos da empresa e alteraes; b) Certido de registo comercial, de qual conste o capital do comerciante em nome individual ou da sociedade comercial e alteraes; c) Auto de vistoria, comprovando as condies de estabelecimento; d) Declarao das finanas comprovativo da situao fiscal; e e) Duas fotografais tipo passe dos gerentes. 2. O impresso a que se refere o nmero anterior ser definido atravs de portaria do membro do Governo responsvel pelo comrcio. 3. As cmaras municipais enviaro Direco Geral do Comrcio, at o 5 dia do ms seguinte ao da autorizao, cpia do impresso referido no n anterior, bem como de cpias das autorizaes ou revogao denegadas, para efeitos da sua inscrio no cadastro comercial. 4. Os documentos referidos nas alneas a), b), c) e d) do nmero 1, so dispensados para a inscrio de feirante e vendedor ambulante.
Seco V Inscrio e validade Artigo 23 Perodo de inscrio

2. O prazo fixado no nmero anterior suspenso pelo uso da faculdade a que se refere a parte final do mesmo nmero, recomeando-se a contagem do prazo a partir da data da recepo dos elementos pedidos no servio competente.

3. As notificaes sero feitas por carta registada para o endereo constante do requerimento, sempre que possvel pela via electrnica, ou para as competentes entidades que tenham organizado o processo de registo e consideram-se feitas a partir do terceiro dia a contar da expedio. 4. Se a deciso de conceder ou denegar a autorizao no for tomada dentro do prazo referido nos ns 1 e 2 deste artigo, entende-se que o interessado est autorizado a exercer a actividade, funcionando como certificado, para todos os feitos, o duplicado do requerimento devidamente rubricado pelo servio onde foi entregue 5. Decorridos que sejam 180 dias sem que estejam supridas as deficincias a que se refere a parte final do n 1, sero os processos considerados nulos.
Artigo 26 Certificado de operador comercial

1. Pela concesso de autorizao para o exerccio da actividade comercial a que se refere o artigo 19, a autoridade competente emitir a favor de requerente o certificado de operador comercial. 2. O modelo de certificado referido no n anterior consta da portaria do membro do Governo responsvel pelo comrcio. 3. O certificado a que se refere o n 1 anterior constitui prova da qualidade de operador comercial, perante as entidades oficiais intervenientes no sector do comrcio.
Artigo 27 Causas de revogao

O perodo de inscrio para o exerccio da actividade comercial, decorre de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de cada ano.
Artigo 24 Validade

1. A autorizao para o exerccio da actividade comercial ser revogada e apreendido o certificado: a) Quando o exerccio da actividade se no inicie no prazo de um ano a contar da concesso da autorizao, salvo impedimento devidamente comprovado; b) Pela morte ou interdio que envolva a impossibilidade de exerccio do comrcio, decorridos os prazos a que se refere o artigo 31; c) Pela dissoluo da pessoa colectiva; d) s entidades a que se refere o n 5 do artigo 2 quando percam essa qualidade; e) Pelo exerccio de actividade comercial, quando se verifique uma situao de inibio por ter sido decretada a falncia; f) Pelo encerramento voluntrio do estabelecimento, salvo impedimento devidamente comprovado e consideradas as caractersticas locais de exerccio do comrcio;

1. A autorizao para o exerccio da actividade comercial a que se refere o artigo 19 tem a validade de 1 ano e ser prorrogvel por igual perodo, desde que solicitada a sua renovao. 2. Para efeitos de renovao, referida no nmero anterior, os operadores comerciais devem remeter Direco Geral do Comrcio e respectiva cmara municipal, consoante se trate do comrcio por grosso ou a retalho, at 31 de Maro de cada ano, cpia dos documentos referidos nas alneas c) e d) do n 1 dos artigos 21 e 22.
Artigo 25 Prazo para deciso

1. O departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio, ou a cmara municipal, dever, no prazo de 7 dias, contados da recepo do requerimento, tomar uma deciso, concedendo ou denegando a autorizao, ou notificar o requerente para suprir eventuais deficincias do requerimento ou da documentao junta.

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1189


g) Pelo trespasse ou qualquer outra forma de transmisso definitiva, gratuita ou onerosa, da propriedade ou do usufruto do estabelecimento ou do armazm; revogao ou suspenso da autorizao, ser dado conhecimento Inspeco-Geral das Actividades Econmicas e Direco Geral das Alfndegas, no prazo de dez dias e ainda s entidades competentes que tenham organizado o processo de autorizao. 3. Logo que cesse a suspenso, o departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio, devolver o certificado aprendido ao seu titular, comunicando tal devoluo Inspeco-Geral das Actividades Econmicas e Direco Geral das Alfndegas, no prazo de dez dias.
Artigo 30 Apreenso de certificado

h) Pelo efectivo exerccio da actividade comercial por entidade diversa da inscrita no respectivo registo; i) j) Pela perda das condies gerais referidos no artigo 15; e Pelo no pagamento das taxas devidas nos termos do artigo 32 por um perodo superior a dois anos.

2. A revogao a que se refere a alnea j) do nmero anterior, implica a no concesso da autorizao previa para o exerccio da actividade comercial nos prximos cinco anos.
Artigo 28 Causas de suspenso

Nos casos previstos nos artigos 27 e 28 compete Inspeco-Geral das Actividades Econmicas, a solicitao do departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio, ou da cmara municipal, apreender os cartes e remet-los aos mesmos servios.
Artigo 31 Prazos para apresentao de novos requerimentos

1. A autorizao para o exerccio da actividade comercial ser suspensa at um ano e apreendido o certificado, quando se verifique uma das seguintes situaes: a) Condenao em medida de segurana de interdio do exerccio de qualquer das actividades indicadas no artigo 2 pelo perodo de aplicao daquela medida; b) Cesso temporria do usufruto ou de explorao do estabelecimento ou do armazm pelo perodo de cesso; c) Pela falta de cumprimento das obrigaes fiscais inerentes ao exerccio da actividade; d) Exerccio de actividade diversa daquela por que se encontra inscrito enquanto a situao se no mostrar regularizada; e e) Pelo no pagamento das taxas devidas nos termos do artigo 32. 2. A autorizao para o exerccio da actividade comercial poder ser suspensa at um ano a pedido expresso e fundamentado do interessado e endereado ao Departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio
Artigo 29 Comunicao nos casos de revogao ou suspenso de autorizao

1. Quando ocorram factos inerentes s entidades referidas no artigo 3 que impliquem quaisquer substituies nas autorizaes em vigor, concedido o prazo de noventa dias, contados a partir da data da ocorrncia dos mesmos, para a respectiva regularizao. 2. No caso de falecimento do comerciante em nome individual, a autorizao poder subsistir provisoriamente em nome deste durante os seguintes prazos: a) 180 dias, a contar da morte comprovada por certido de bito, quando no haja partilha judicial; e b) 60 dias, a contar da deciso de homologao da partilha judicial com trnsito em julgado nos restantes casos. 3. Terminadas as situaes previstas nos nmeros anteriores, compete aos substitutos a remessa ao Departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio, do carto que titulava a autorizao juntamente com o novo requerimento. 4. O prazo referido no n 1 poder ser prorrogado por igual perodo em caso de impedimento devidamente comprovado.
Artigo 32 Taxas

1. Sempre que os agentes de fiscalizao tenham conhecimento de qualquer situao que seja causa de revogao ou de suspenso da autorizao para o exerccio da actividade comercial, comunicar o facto ao Departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio, ou cmara municipal, consoante os casos. 2. De todas as decises do departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio, ou da cmara municipal, consoante os casos, que determinem a

1. Sem prejuzo das taxas previstas em legislaes especficas, a autorizao para o exerccio da actividade comercial de importador, grossista e agente comercial a que se refere os artigos 6 e 8, est sujeita ao pagamento de uma taxa anual, cujo montante ser fixado por portaria conjunta dos membros de governo responsveis pelos sectores do comrcio e das finanas. 2. No caso de delegao de competncia a que se refere o n 2 do artigo 20, o montante proveniente da taxa referida

1190 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


no nmero anterior, constitui receita da entidade que concede a autorizao e destina-se a promoo da actividade comercial. 3. A prestao de quaisquer outros servios, executados a requerimento dos operadores acima referidos est igualmente sujeita ao pagamento de taxas, fixadas nos termos do n 1 anterior. 4. As taxas devidas pela autorizao da actividade comercial de retalhista, vendedor ambulante e feirante, so fixadas pelos respectivos municpios e constituem receitas dos mesmos.
Artigo 33 Comunicaes oficiosas Artigo 36 Exerccio de venda ambulante

1. O exerccio da venda ambulante vedado s sociedades comerciais, aos mandatrios e aos que exeram actividade comercial por conta de outrem, no podendo ainda ser praticado por interposta pessoa. 2. Exceptuam-se do mbito de venda ambulante: a) A distribuio domiciliria efectuada por conta de comerciante com estabelecimento fixo; b) A venda de lotarias, jornais e outras publicaes peridicas; e c) A venda directa ao consumidor transeunte, de produtos agrcolas feito pelo respectivo agricultor em locais beira das estradas ou caminhos pblicos.
Artigo 37 Produtos proibidos ao comrcio ambulante

O Ministrio Pblico e demais autoridades de investigao criminal e os demais servios da Administrao Pblica onde sejam praticados actos de que resulte ficar o titular da autorizao para o exerccio da actividade em qualquer das situaes previstas nos artigos 27 e 28 comunicaro oficiosamente ao departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio, ou cmara municipal, a verificao de tais situaes.
Artigo 34 Recursos

1. Fica proibido o comrcio ambulante dos produtos constantes da lista a ser aprovada pelo membro do Governo responsvel pelo comrcio. 2. A proibio a que se refere o nmero anterior no se aplica aos comerciantes de carnes que tenham instalaes fixas e estejam devidamente autorizadas a exercer essa actividade, desde que o comrcio ambulante seja feito em veculo prprio e com condies sanitrias e seja extenso do comrcio j autorizado.
Artigo 38 Interdio aos vendedores ambulantes

Das decises que neguem a autorizao para o exerccio da actividade comercial e, bem assim, das que revoguem ou suspendam essa autorizao haver lugar a recurso nos termos gerais.
Seco VI Venda ambulante Artigo 35 Vendedores ambulantes

interdito aos vendedores ambulantes: a) Impedir ou dificultar por qualquer forma o trnsito nos locais destinados circulao de veculos e pees; b) Impedir ou dificultar o acesso aos meios de transporte pblico e s paragens dos respectivos veculos; c) Impedir ou dificultar o acesso a monumentos e a edifcios pblicos ou privados, bem como o acesso ou exposio dos estabelecimentos comerciais ou lojas de venda ao pblico; d) Lanar no solo ou nos locais de venda, quaisquer desperdcio, restos, lixo ou outros materiais susceptveis de pejarem ou conspurcarem a via pblica; e e) Vender a menos de 50 metros de estabelecimentos comerciais, que comercializem produtos idnticos.
Artigo 39 Medidas higieno - sanitrias

Consideram-se vendedores ambulantes, em desenvolvimento do disposto na alnea b) do artigo 8, todos os que: a) Transportando as mercadorias do seu comrcio, por si ou por qualquer meio adequado, as vendam ao pblico consumidor, pelos lugares do seu trnsito; b) Fora dos mercados municipais em locais fixos, demarcados pelas cmaras municipais, vendam a mercadorias que transportam, utilizando na venda os seus meios prprios ou outros, que sua disposio sejam postos pelas referidas cmaras; c) Transportando a sua mercadoria em veculos, neles efectuem a respectiva venda em locais fixos, demarcados pelas cmaras municipais competentes fora do mercado; e d) Utilizando veculos automveis ou reboques, neles confeccionem na via pblica ou em locais fixos, determinados pelas cmaras municipais, refeies ligeiras ou outros produtos comestveis preparados de forma tradicional.

1. No transporte, arrumao, exposio e arrecadao dos produtos obrigatrio separar os alimentos consoante

a sua natureza, bem como, de entre cada um deles, os que de algum modo possam ser afectados pela proximidade dos outros.

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1191


Artigo 42 Carto de vendedor ambulante

2. Quando no estejam expostos para venda, os produtos alimentares devem ser guardados em lugares adequados preservao do seu estado, e, bem assim, em condies higieno-sanitrias que os protejam de poeiras, contaminaes ou contactos que, de qualquer modo, possam afectar a sade dos consumidores. 3. O vendedor, sempre que lhe seja exigido, ter de indicar s entidades competentes para a fiscalizao o lugar onde guarda a sua mercadoria, facultando o acesso ao mesmo. 4. Na embalagem ou acondicionamento de produtos alimentares s pode ser usado papel ou outro material que ainda no tenha sido utilizado e que no contenha desenhos, pinturas ou dizeres impressos ou escritos na parte interior
Artigo 40 Boletim de sanidade

1. O vendedor ambulante dever fazer-se acompanhar, para a apresentao imediata s entidades competentes para fiscalizao, do carto de vendedor ambulante devidamente actualizado. 2. O carto de venda ambulante vlido apenas para a rea do respectivo concelho e para o perodo de um ano, a contar da data da emisso ou renovao. 3. O carto de vendedor ambulante pessoal e intransmissvel. 4. O modelo do carto de vendedor ambulante ser aprovado por Portaria do membro do Governo responsvel pelo sector do comrcio
Artigo 43 Registo camarrio

1. Os intervenientes no acondicionamento, transporte ou venda de produtos alimentares sero obrigatoriamente portadores de boletim de sanidade, nos termos da legislao em vigor. 2. Sempre que se suscitem dvidas sobre o estado de sanidade do vendedor ou qualquer dos indivduos referidos no nmero anterior, sero estes intimados a apresentarse autoridade sanitria competente, para inspeco.
Artigo 41 Competncia especificas das cmaras municipais

As cmaras municipais devero organizar um registo dos vendedores ambulantes que se encontrem autorizados a exercer a sua actividade na rea do respectivo concelho, do qual enviaro cpia Inspeco-Geral das Actividades Econmicas e ao Departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio, e, bem assim, das respectivas actualizaes.
Artigo 44 Produo prpria

A venda ambulante de artigos de artesanato, frutas, produtos hortcolas ou quaisquer outros de fabrico ou produo prprios fica sujeita s disposies desta seco.
Seco VII Feirante Artigo 45 Autorizao

Compete especificamente s cmaras municipais: a) Restringir, condicionar ou proibir a venda de produtos, tendo em ateno os aspectos higiosanitrias, estticos e de comodidade para o pblico; b) Interditar zonas ao exerccio do comrcio ambulante, atendendo s necessidades de segurana e de trnsito de pees e veculos, ouvidas as autoridades competentes; c) Estabelecer zonas e locais fixos para neles serem exercidas, com meios prprios ou fornecidos pelas cmaras municipais, a actividade de vendedor ambulante; d) Delimitar locais ou zonas a que tero acesso os veculos ou reboques utilizados na venda ambulante; e) Estabelecer zonas e locais especialmente destinados ao comrcio ambulante de certas categorias especficas; f) Emitir e renovar o carto para o exerccio da venda ambulante; e

1. No uso das respectivas atribuies, compete s cmaras municipais autorizar a realizao de feiras e mercados, quando os interesses das populaes o aconselhem e tendo em conta os equipamentos comerciais existentes, ouvidos os sindicatos, as associaes empresariais e as associaes de consumidores. 2. Quando as circunstncias o justifiquem, podero ainda ser ouvidos o Departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio.
Artigo 46 Proibio

Nas feiras e mercados apenas podero exercer actividade comercial os titulares de carto de feirante.
Artigo 47 Competncia especifica das cmaras municipais

g) Fixar os casos de apreenso dos instrumentos da contraveno, mveis ou imveis, os quais caucionaro a responsabilidade do infractor.

Compete especificamente s cmaras municipais: a) Emitir e renovar o carto para o exerccio da venda em feira;

1192 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


b) Fixar a periodicidade e horrio das feiras e mercados, o respectivo local e realizao; c) Fixar as condies de concesso e ocupao de lugares de venda, o nmero mximo destes e as taxas a pagar.
Artigo 48 Carto de feirante

2. Sempre que se suscitem dvidas sobre o estado de sanidade do vendedor ou qualquer dos indivduos referidos no nmero anterior, sero estes intimados a apresentarse autoridade sanitria competente, para inspeco.
Artigo 52 Venda proibida

1. O feirante dever fazer-se acompanhar, para a apresentao imediata s entidades competentes para fiscalizao, do carto de feirante devidamente actualizado. 2. O carto de feirante vlido apenas para a rea do respectivo concelho e para o perodo de um ano, a contar da data da emisso ou renovao. 3. O carto de feirante pessoal e intransmissvel. 4. O modelo do carto de feirante consta da Portaria do membro do Governo responsvel pelo sector do comrcio.
Artigo 49 Registo camarrio

proibida a venda em feiras e mercados de todos os produtos cuja legislao especfica assim o determine.
Artigo 53 Produo prpria

A venda em feiras e mercados de artigos de artesanato, frutas, produtos hortcolas ou quaisquer outros de fabrico ou produo prprios, fica sujeita s disposies desta subseco. CAPITULO V Infraces e penalidades
Artigo 54 Contra - ordenaes

As cmaras municipais devero organizar um registo dos feirantes que se encontrem autorizados a exercer a sua actividade na rea do respectivo concelho, do qual enviaro cpia Inspeco-Geral das Actividades Econmicas e ao Departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio, e, bem assim, das respectivas actualizaes.
Seco VII Feirante Artigo 50 Medidas higieno-sanitrias

1. Constituem contra - ordenaes as infraces ao disposto no presente diploma. 2. O exerccio de qualquer das actividades referidas nos artigos 7, 8 e 9 por parte de entidades que no se encontrem devidamente autorizadas ou cujas autorizaes foram suspensas ou revogadas punido com coima de 5000$00 a 1000.000$00. 3. O no cumprimento do disposto no n 1 do artigo 32 punido com coima de 5000$00 a 50.000$00. 4. A negligncia sempre punida.
Artigo 55 Competncia para fiscalizao

1. No transporte, arrumao, exposio e arrecadao dos produtos obrigatrio separar os alimentos consoante a sua natureza, bem como, de entre cada um deles, os que de algum modo possam ser afectados pela proximidade dos outros. 2. Quando no estejam expostos para venda, os produtos alimentares devem ser guardados em lugares adequados preservao do seu estado, e, bem assim, em condies higieno-sanitrias que os protejam de poeiras, contaminaes ou contactos que, de qualquer modo, possam afectar a sade dos consumidores. 3. O vendedor, sempre que lhe seja exigido, ter de indicar s entidades competentes para a fiscalizao o lugar onde guarda a sua mercadoria, facultando o acesso ao mesmo. 4. Na embalagem ou acondicionamento de produtos alimentares s pode ser usado papel ou outro material que ainda no tenha sido utilizado e que no contenha desenhos, pinturas ou dizeres impressos ou escritos na parte interior
Artigo 51 Boletim de sanidade

A preveno e aco correctiva sobre as infraces s normas previstas neste diploma, bem como da respectiva regulamentao e legislao conexa, so da competncia da Inspeco-Geral das Actividades Econmicas, da Inspeco-Geral do Trabalho, da Polcia de Ordem Pblica, da Policia Fiscal, das cmaras municipais e das autoridades sanitrias.
Artigo 56 Competncia para aplicao das coimas

So competentes para a aplicao de coimas: a) Na actividade de comrcio grossista e de agente comercial, o dirigente mximo do Departamento governamental responsvel pelo sector do comrcio; b) Na actividade de comrcio a retalho, o Presidente da cmara municipal do concelho onde exercida a actividade.

1. Os intervenientes no acondicionamento, transporte ou venda de produtos alimentares sero obrigatoriamente portadores de boletim de sanidade, nos termos da legislao em vigor.

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1193


Artigo 57 Receitas

A receita de coimas aplicadas nos termos do presente diploma tem a seguinte distribuio: a) 30% Para o participante; b) 70% Para o Oramento do Estado ou oramento do municpio, conforme os casos. CAPTULO VI Disposies diversas, transitrias e finais
Artigo 57 Carto de identificao profissional

135/85, de 6 de Dezembro, do Decreto-Lei n 5/99, de 1 de Fevereiro, e do Decreto-Lei n 50/2003, de 24 de Novembro, sero substitudos por certificados comprovativos da autorizao a requerimento dos interessados, remetido directamente ao servio competente ou atravs de associao empresarial, acompanhado dos seguintes documentos: a) Alvar ou certificado anterior; e b) Comprovativo do pagamento dos impostos ou no atribuio de colecta no ano em causa. 2. O servio competente fixar e divulgar o calendrio das substituies a que se refere o nmero anterior, o qual no dever exceder, na totalidade, o prazo de trs anos aps a entrada em vigor deste diploma. 3. Decorridos os prazos fixados no calendrio a que se refere o nmero anterior sem que tenham sido apresentados os requerimentos, considerar-se-o como sem efeito o alvar ou certificado, salvo se, dentro de 4 meses, a contar do decurso daqueles prazos, for devidamente justificado o motivo da no apresentao atempada do requerimento. 4. Efectuada a substituio, sero os respectivos certificados remetidos ao interessado ou associao empresarial, nos casos em que o pedido de substituio tenha sido enviado por estas. 5. Por substituio do alvar licena ou certificado emitidas ao abrigo da legislao referida no n 1 no so devidas quaisquer taxas.
Artigo 61 Processos pendentes

1. Sem prejuzo da posse do certificado de autorizao, obrigatria para todas as pessoas que exeram actividade comercial a posse de um carto de identificao profissional, bem como a sua exibio quando solicitada pelos agentes de fiscalizao, sob as penas da lei. 2. O carto de identificao profissional tem por funo identificar pessoas que pratiquem actos de comrcio que integrem os tipos legais, em locais ou circunstncias tais, nomeadamente, fora do respectivo estabelecimento ou local de diferente natureza, como a via pblica, os mercados abastecedores, que no permitam ou tornem difcil presumir que aqueles actos se integram numa actividade legalmente autorizada. 3. O carto de identificao de empresrio individual faz prova que o mesmo tem as condies gerais para o exerccio da actividade comercial. 4. O modelo do carto de identificao profissional e os impressos necessrios execuo do presente diploma sero aprovado pelo membro do Governo responsvel pelo sector do comrcio, podendo ser substitudos por modelos informatizados.
Artigo 58 Adaptao das posturas municipais

As cmaras municipais tomaro as devidas providncias no sentido de adaptao de posturas municipais sobre o exerccio das actividades comerciais de venda ambulante e feirante, ao estatudo no presente diploma e seus regulamentos.
Artigo 59 Autorizaes emitidas ao abrigo da legislao anterior

Os pedidos de alvar licena, certificado ao abrigo da legislao anterior, concretamente do Decreto-Lei n 135/ 85, de 6 de Dezembro, do Decreto-Lei n 5/99, de 1 de Fevereiro, e do Decreto-Lei n 50/2003, de 24 de Novembro decreto-lei n 50/2003, de 24 de Novembro, cujos processos estejam pendentes por falta de apresentao de documentos solicitados oportunamente sero considerados nulos, se no forem supridas no prazo de noventa dias a contar da entrada em vigor do presente diploma.
Artigo 62 Regulamentao

As autorizaes emitidas ao abrigo do Decreto-Lei n 50/2004, de 24 de Novembro, mantm-se vlidas com as adaptaes devidas decorrentes da vigncia do presente diploma, at serem substitudas nos termos do artigo seguinte.
Artigo 60 Substituio do alvar ou certificado

1 O membro do Governo responsvel pelo sector do comrcio regulamentar este diploma, por portaria, sem prejuzo do disposto no nmero seguinte, no prazo de 90 dias. 2 A regulamentao deste diploma relativamente s actividades de venda ambulante e venda em feira da competncia do respectivo municpio.
Artigo 63 Manuteno de vigncia

1. O alvar, licena ou certificado emitidos ao abrigo da legislao anterior, concretamente do Decreto-Lei n

As Portarias n 44/2004 e 45/2004, de 4 de Outubro, continuam em vigor at serem revogadas.

1194 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


Artigo 64 Revogao X

1. revogado o Decreto-Lei n 50/2003, de 24 de Novembro, o Decreto-lei n 29/2002, de 9 de Dezembro, a Portaria n 2/99, de 8 de Fevereiro e a Portaria n 40/ 2004, de 4 de Outubro. 2. A Portaria n 44/2004 e 45/2004, de 4 de Outubro, continuam em vigor at serem revogadas.
Artigo 65 Entrada em vigor

Pastas de madeira ou de outras matrias fibrosas celulsicas; papis ou carto a reciclar (desperdcios e aparas); papel e suas obras. Matrias txteis e suas obras. Calado, chapus e artefactos de uso semelhante, guarda-chuvas, guarda-sis, bengalas, chicotes e suas partes; penas preparadas e suas obras; flores artificiais; obras de cabelo. Obras de pedra, gesso, cimento, amianto, mica ou de matrias semelhantes; produtos cermicos; vidros e suas obras. Prolas naturais ou cultivadas, pedras preciosas ou semi-preciosas e semelhantes, metais preciosos, metais folheados ou chapeados de metais preciosos e suas obras; bijutarias; moedas. Metais comuns. Mquinas e aparelhos, material elctrico e suas partes; aparelhos de gravao ou de reproduo de som, aparelhos de gravao ou de reproduo de imagens e som em televiso, e suas partes e acessrios. Material de transporte. Instrumentos e aparelhos de ptica, fotografia ou cinematografia, medida, controlo ou de preciso; instrumentos e aparelhos mdico-cirrgicos; artigos de relojoaria; instrumentos musicais, suas partes e acessrios; Armas e munies, suas partes e acessrios. Mercadorias e produtos diversos; Objectos de arte, de coleco ou de antiguidades.

XI XII

XIII

Este diploma entra em vigor 30 dias aps a sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves - Joo Pereira Silva Promulgado em 20 de Outubro de 2005 Publique-se O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Referendado em 24 de Outubro de 2005 O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves
ANEXO A QUE SE REFERE O ARTIGO 9. XV XVI XIV

Tabela de seco de produtos segundo a nomenclatura da CEDEAO, baseada sobre o Sistema Harmonizado de Designao e Codificao de Mercadorias.
Seco I II III Produtos

XVII XVIII

Animais vivos e produtos do reino animal. Produtos do reino vegetal. Gorduras e leos animais ou vegetais; Produtos da sua dissociao; gorduras alimentares e elaboradas; ceras de origem animal ou vegetal. Produtos das indstrias alimentares; bebidas, lquidos alcolicos e vinagres; tabacos e seus sucedneos manufacturados. Produtos minerais. Produtos das indstrias qumicas ou das indstrias conexas. Plsticos e suas obras; borracha e suas obras. Peles, couros, pelos com plo e obras destas matrias; artigos de correio ou de seleiro; artigos de viagens; bolsas e artefactos semelhantes; obras de tripa. Madeira, carvo vegetal e obras de madeira; cortia e suas obras; obras de espartaria ou de cestaria.
XIX

XX XXI

IV

O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

V VI

Decreto-Lei n 70/2005
de 31 de Outubro

VII

VIII

O sector petrolfero assume especial relevncia no panorama energtico nacional, uma vez que Cabo Verde extremamente dependente e carente das energias fsseis e que os produtos do petrleo representam a quase totalidade do consumo de energia primria. O significado desta forma energtica acentuado pelas significativas taxas de crescimento que o consumo interno tem apresentado, acompanhando o desenvolvimento econmico, e tambm pelo elevado peso que a reexportao detm no mercado total, visto o abastecimento das bancas de aviao e de marinha ser vital para um Pas de natureza insular.

IX

Justifica-se assim que o sector petrolfero disponha de um enquadramento legal apropriado, que d resposta de modo flexvel, mas rigoroso, necessidade de estabelecer o ordenamento das actividades que concorrem para garantir o aprovisionamento de produtos petrolferos a nvel nacional, bem como a nvel de cada consumidor individual. Verificando-se a ausncia de legislao sobre a matria, necessrio se torna proceder formulao de um regime jurdico, o que se faz com o presente diploma. Face ao objectivo de efectuar o enquadramento do sector petrolfero, o presente diploma assume uma importante vertente estruturante, contemplando a definio de conceitos, a classificao de actividades e dos meios e o ordenamento do respectivo exerccio e explorao, promovendo a segurana e dando os meios coercivos de apoio sua implementao. A finalidade ltima deste enquadramento, assegurar o regular abastecimento do mercado, deve ser prosseguida com respeito por um conjunto de princpios que incluem, para alm da segurana, a qualidade dos produtos, a defesa dos consumidores, a promoo da concorrncia, a proteco do ambiente e a salvaguarda da sade pblica. Integra-se assim nesta lei um conjunto de preocupaes que, como geralmente reconhecido, deve informar as actividades econmicas numa sociedade moderna. O enquadramento do sector petrolfero feito neste diploma deve ser complementado com dispositivos regulamentares que abrangem, nomeadamente, os processos de licenciamento, as normas de segurana para a construo e explorao de instalaes e equipamentos petrolferas, o regime de constituio de reservas estratgicas e as especificaes dos produtos. Assim, Foi ouvida a Associao Nacional dos Municpios CaboVerdianos; No uso da faculdade conferida pela alnea a) do n 2 do artigo 203 da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPTULO I Disposies Gerais
Artigo 1 mbito de aplicao

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1195


Artigo 2 Definies

Para efeitos do presente diploma entende-se por: a) Petrleo bruto, mistura complexa de hidrocarbonetos predominantemente lquidos, extrados do subsolo, usados sobretudo como matria-prima das refinarias de petrleo, incluindo-se na definio outros hidrocarbonetos usados como matrias-primas na refinao; b) Produtos semi-transformados ou em vias de fabricao, produtos resultantes da destilao de petrleo bruto e de outros tratamentos subsequentes que, aps outras transformaes e operaes de mistura e de aditivao, do origem a produtos acabados para introduo no mercado;

c) Produtos petrolferos, misturas de hidrocarbonetos, podendo conter produtos de mistura e aditivos, fabricados em refinarias e outras instalaes de tratamento, satisfazendo especificaes prprias para o seu uso comercial como combustveis, lubrificantes, asfaltos ou matria-prima petroqumica; d) Gases de petrleo liquefeitos (GPL), hidrocarbonetos naturais ou resultantes da refinao de petrleo, que podem ser mantidos liquefeitos temperatura ambiente por efeito da presso; e) Produtos de mistura, compostos com propriedades similares s dos produtos obtidos nas operaes de tratamento do petrleo bruto, com os quais so misturados por modo a contriburem para a formulao de produtos acabados com as caractersticas desejadas; f) Aditivos, compostos que entram, em baixa proporo, na formulao de produtos acabados, com o objectivo de melhorar alguma das suas caractersticas;

g) Produtos de substituio, produtos de origem vegetal (biocombustveis) ou de sntese cujas caractersticas permitem o seu uso em substituio ou em mistura com derivados do petrleo; h) Produtos reciclados, produtos obtidos de aproveitamento de outros produtos usados, mediante tratamento fsico ou qumico que os torna adequados a outro uso; dizem-se produtos regenerados quando da reciclagem resulta um produto anlogo ao original. i) Licenciamento, processo de natureza tcnicoadministrativa que garante a conformidade da construo e explorao das instalaes petrolferas com os requisitos legais e de segurana e demais condicionamentos aplicveis;

1. O presente diploma aplica-se importao, exportao e comrcio interno do petrleo bruto e dos produtos slidos, lquidos e gasosos derivados do seu tratamento, bem como o seu tratamento industrial, armazenagem, transporte e distribuio. 2. Excluem-se do mbito de aplicao do presente diploma a pesquisa, a explorao e a produo de petrleo bruto, bem como a fabricao, o comrcio e a utilizao de equipamentos consumidores de produtos petrolferos.

1196 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


j) Operadores do sector petrolfero, entidades que exercem alguma das actividades do sector petrolfero; anexas e outros equipamentos auxiliares necessrios sua operao;

k) Depositrios autorizados, operadores que importam e esto autorizados a conservar, em instalaes de armazenagem especificamente licenciadas para o efeito, produtos do petrleo em suspenso de pagamento de direitos alfandegrios, os quais s so devidos quando os produtos forem introduzidos no consumo, bem como vender produtos a outros depositrios autorizados, ou proceder sua reexportao; l) Operadores registados, operadores autorizados a importar produtos de petrleo mas que se constituem devedores dos respectivos direitos alfandegrios desde a sua recepo;

t)

Butano e propano comerciais (GPL), gases de petrleo habitualmente liquefeitos sob presso, usados em fornos industriais e em equipamentos domsticos;

u) Gasolina, combustvel usado em motores de combusto interna de exploso comandada; v) Petrleo (Querosene), combustvel usado para iluminao, aquecimento ou pequenos motores (petrleo carburante), com intervalo de destilao semelhante ao do jet-fuel; w) Carborreactor (jet-fuel), combustvel usado em turbinas de aeronaves; x) Gasleo, combustvel usado em motores de combusto interna tipo diesel, em caldeiras ou em turbinas; y) Fuelleo, combustvel usado em fornalhas industriais; z) leos lubrificantes, produtos usados para reduo do atrito e transporte de calor em mquinas e motores; aa) Asfaltos, produtos slidos ou semi-slidos usados em pavimentao ou integrados em produtos industriais de isolamento. 2. Consideram-se actividades do sector petrolfero a indstria e comrcio de produtos petrolferos, designadamente: a) Tratamento industrial ou refinao de petrleo bruto, a actividade exercida por entidades (refinadores) que detm ou exploram unidades de tratamento industrial de petrleo bruto, incluindo instalaes auxiliares conexas, onde se efectuam operaes fsicas e qumicas apropriadas fabricao de produtos com as caractersticas exigidas pelo mercado; b) Tratamento industrial de produtos intermdios ou de resduos petrolferos, a actividade exercida por entidades que detm ou exploram unidades para o tratamento industrial de produtos intermdios ou de resduos de petrleo, com o fim de obter produtos comerciais ou de efectuar a reciclagem de produtos degradados; c) Armazenagem, a actividade exercida por entidades (armazenistas) que detm ou exploram instalaes de armazenagem de petrleo bruto ou de produtos intermdios ou acabados, incluindo as instalaes auxiliares conexas. Esta designao s respeita a instalaes exploradas por entidades distribuidoras, no abrangendo reservatrios de revenda ou armazns de taras;

m) Operadores no registados, entidades que apenas podem comercializar produtos j despachados; n) Agncia de Regulao Econmica, entidade com a competncia de promover a regulao, regulamentao, superviso, fiscalizao e sancionamento das actividades econmicas integrantes do sector dos combustveis; o) Estudo de impacte ambiental, estudo sob responsabilidade do operador, contendo informaes sobre o projecto, zona afectada e conjunto de alteraes significativas, provocadas por esse projecto a curto ou longo prazo, sobre o ambiente, nas suas componentes biofsicas, econmicas, scio-culturais e humana e suas inter-relaes; p) Entidade coordenadora, a entidade do departamento governamental responsvel pela energia a quem compete a coordenao do processo de licenciamento, de instalao, alterao e entrada em funcionamento de instalaes petrolferas e, bem assim, a emisso a licena de laborao; q) Entidades fiscalizadoras, entidades a quem compete a fiscalizao do cumprimento das regras disciplinadoras do exerccio de actividade do sector petrolfero, em especial as entidades intervenientes no processo de licenciamento das instalaes, bem como da alterao e entrada em funcionamento das mesmas; r) Terminais martimos petrolferos, instalaes equipadas para a carga e descarga de navios transportadores de produtos petrolferos em cisternas, contentores ou taras, podendo a movimentao efectuar-se mediante molhes de acostagem, bias de amarramento a sea-line e barcaas; s) Oleodutos, meios passivos de transporte de produtos petrolferos, podendo ser terrestres ou marinhos (sea-lines), abrangendo a tubagem e os sistemas de bombagem, as armazenagens

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1197


d) Distribuio, a actividade exercida por entidades (distribuidores ou grossistas) que comercializam por grosso produtos petrolferos. Esta designao abrange as operaes entre importadores, exportadores e os prprios distribuidores, e as entregas a grandes consumidores e para venda a retalho. O transporte inter-ilhas insere-se na distribuio; e) Venda a retalho, ou revenda, actividade exercida por entidades (retalhistas ou revendedores) que comercializam os produtos petrolferos que adquirem por grosso distribuio, vendendoos ao pblico (pequenos consumidores); f) Importao e exportao, a actividade exercida por entidades (importadores/exportadores) que adquirem do estrangeiro ou vendem para o estrangeiro produtos petrolferos. Inclui-se nesta designao a reexportao, venda de produtos oriundos da importao para o estrangeiro ou no mercado de bancas internacionais. CAPTULO II Ordenamento do sector petrolfero
Seco I Disciplina do sector

Artigo 7
Princpios

1. As actividades do sector petrolfero so exercidas no respeito das disposies do presente diploma e demais leis aplicveis, subordinando-se aos seguintes princpios: a) Segurana do abastecimento; b) Qualidade dos produtos; c) Defesa dos consumidores; d) Promoo da concorrncia e dos mecanismos do mercado; e) Proteco do ambiente; f) Salvaguarda da sade pblica.

3. Os diplomas que regulamentarem o presente diploma podem, se necessrio, desenvolver tecnicamente as definies referidas no n 1 ou introduzir outras.
Artigo 3 Regulamentao

g) Liberdade de estabelecimento e comercio. 2. A concretizao dos princpios referidos no n1 far-se de modo faseado em funo das condies scioeconmicas do Pas.
Seco II

As normas tcnicas necessrias regulamentao do presente diploma so aprovadas por decreto regulamentar.
Artigo 4 Dever geral de segurana

Condicionamento Artigo 8 Actividades sujeitas ao condicionamento

A actividade do sector petrolfero dever ser exercida de forma a garantir a segurana quanto s pessoas e bens e s condies de trabalho e ambiente, tendo em conta o grau de desenvolvimento tecnolgico existente e o grau de risco da actividade em causa.
Artigo 5 Dever geral de preveno de riscos

1. Na prossecuo dos princpios enunciados no artigo 7, sem prejuzo de disposies da lei geral, e tendo em vista o interesse pblico, o exerccio de actividades do sector petrolfero especialmente relevantes em funo do seu impacto, pode ser sujeito a condicionamentos. 2. Os condicionamentos so fixados por uma das seguintes formas: a) Por via legislativa; b) Por contrato a celebrar entre o Governo e a entidade interessada em exercer a actividade. 3. Esto desde j sujeitas ao condicionamento as seguintes actividades do sector petrolfero: a) O tratamento industrial ou refinao de petrleo bruto; b) c) A armazenagem; Distribuio; e

1. O operador petrolfero deve exercer a sua actividade de acordo com a regulamentao aplicvel e adoptar medidas de preveno no sentido de eliminar ou reduzir os riscos susceptveis de afectar as pessoas e bens, as condies de trabalho e o ambiente. 2. Sempre que detecte alguma anomalia no funcionamento das instalaes, o operador petrolfero deve tomar as medidas adequadas para corrigir a situao e, se necessrio, proceder suspenso da laborao.
Artigo 6 Seguro de responsabilidade civil

Os operadores petrolferos so obrigados a segurar a sua responsabilidade civil, nos termos gerais aplicveis.

d) Importao e exportao.

1198 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


Artigo 9 Licena previa

1. As actividades do sector petrolfero abrangidas pelo condicionamento dependem de licena prvia a ser concedida pelo membro de Governo responsvel pela energia que fixa as condies ou prazos que modifiquem os termos do pedido. 2. A concesso de licena prvia sempre precedida de parecer emitido pela Agncia de Regulao Econmica (ARE).
Seco III Licenciamento Artigo 10 Obrigatoriedade de licenciamento

6. Sempre que se verifiquem pareceres contraditrios por parte das vrias entidades intervenientes na apreciao do projecto, a entidade coordenadora promove as aces necessrias com vista concertao das posies assumidas, salvaguardando os valores da sade, da higiene e segurana e do ambiente, e fundamenta a sua deciso em razes de facto e de direito, no caso de no adopo dos pareceres no coincidentes com a mesma.
Artigo 12 Comisso de acompanhamento

1. Para anlise de aspectos especficos do projecto, designadamente nas reas de segurana, sade e ambiente, pode ser constituda comisso de acompanhamento que deve dar parecer sobre as matrias do projecto que lhe respeitem. 2. A comisso de acompanhamento constituda por despacho dos membros de Governo de que dependam os servios que integram a comisso e funciona em estreita articulao com a entidade coordenadora e a ARE.
Artigo 13 Vistorias

1. A instalao, alterao e laborao das instalaes petrolferas para o exerccio de actividades do sector petrolfero no abrangidas pelo condicionamento ficam sujeitas a licenciamento, nos termos deste diploma. 2. da competncia do organismo ou servio do departamento responsvel pelo sector de energia a competncia para o licenciamento das instalaes petrolferas referidas nas alneas a), b) e c) do n 1 do artigo 28, aps parecer emitido pela ARE. 3. Compete s cmaras municipais o licenciamento dos postos de abastecimento a que se refere a alnea d) do n 1 do artigo 28. 4. Aos organismos ou servio referidos no n 2, bem como ARE e s cmaras municipais cabe a coordenao de todo o processo de licenciamento, salvo o disposto em contrrio da presente lei, sendo, para esse efeito, o interlocutor nico do operador.
Artigo 11 Processo de licenciamento

1. As vistorias tm em vista o cumprimento dos regulamentos aplicveis e, em geral, a garantia da segurana de pessoas e bens e so efectuadas pela entidade coordenadora em parceria com a ARE ou por uma comisso por ela primeira para o efeito, sendo lavrado auto das respectivas concluses. 2. A vistoria inicial destina-se a avaliar o local, podendo ser impostas condies e prazos julgados convenientes para a construo e explorao das instalaes. 3. A convocatria para a vistoria inicial deve ser emitida at dez dias aps a recepo dos pareceres das entidades consultadas. 4. A vistoria final destina-se a averiguar se a instalao rene condies para a concesso da licena de explorao, para o que deve ser verificada a concordncia com o projecto e o cumprimento das condies e das prescries legalmente exigidas. 5. A vistoria final deve ser requerida pelo promotor, aps execuo da instalao e dentro do prazo que lhe tenha sido fixado para a respectiva concluso. 6. Caso se verifiquem deficincias na instalao, concedido prazo para a respectiva correco, e marcada, se necessrio, nova vistoria. 7. A falta de comparncia do representante de entidades regularmente convocadas no impede a realizao da vistoria.
Artigo 14 Licena de obras

1. O pedido de licenciamento a apresentar pelo operador entidade coordenadora instrudo com o documento comprovativo da aprovao da localizao emitido pela cmara municipal, e com o estudo de impacto ambiental, se exigvel, nos termos da respectiva lei. 2. A entidade coordenadora ouve, quando tal for exigvel, as entidades com atribuies no mbito energtico nas reas do ambiente, da sade, e da higiene e segurana de trabalho. 3. As entidades consultadas ao abrigo do nmero anterior ao emitirem o seu parecer tm de o fundamentar nos diplomas legais e regulamentares aplicveis. 4. A no recepo do parecer das entidades consultadas dentro dos prazos fixados em diplomas regulamentares considerada como parecer favorvel. 5. As condies e exigncias impostas pelas entidades a que se refere o n so obrigatoriamente integradas na licena a conceder.

1. A licena de obras para as instalaes petrolferas pode ser emitida pela cmara municipal respectiva desde que o operador demonstre ter apresentado o pedido devidamente instrudo entidade coordenadora.

2. No caso de as instalaes petrolferas estar sujeito, nos termos da legislao em vigor, a processo de avaliao de impacte ambiental, o processo s se considera devidamente instrudo, para efeitos do nmero anterior, aps a emisso de parecer sobre o processo de avaliao de impacte ambiental (EIA) a emitir pelas autoridades competentes. 3. A licena de utilizao ficar todavia dependente da apresentao pelo operador da cpia do deferimento do pedido de instalao ou alterao.
Artigo 15 Licena de explorao

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1199


si ou em colaborao, devem tomar imediatamente as providncias que em cada caso se justifiquem para prevenir ou eliminar a situao de perigo, podendo vir a ser determinada a suspenso de entrada em funcionamento e o encerramento preventivo das instalaes, no todo ou em parte, ou a apreenso de todo ou parte do equipamento, mediante selagem, por um prazo mximo de seis meses.
Artigo 18 Interrupo de fornecimento de gua e ou energia elctrica

1. A licena de explorao concedida aps verificao da concordncia da instalao com o projecto aprovado e do cumprimento das condies que tiverem sido fixadas. 2. Em casos justificados, pode ser concedido um prazo para a explorao a ttulo provisrio. 3. O titular da licena de explorao deve comprovar, previamente emisso da licena, mesmo no caso referido no nmero anterior, que dispe de seguro de responsabilidade civil destinado a cobrir os riscos associados respectiva actividade, em montante a definir pela entidade licenciadora. 4. As licenas de explorao das instalaes a que este diploma respeita tem a durao de vinte anos, podendo ser renovado, salvo o disposto no nmero seguinte. 5. A fixao da validade da licena em prazo inferior a vinte anos deve ser fundamentada e comunicada ao promotor juntamente com a deciso de aprovao do projecto.
Artigo 16 Alterao e cessao da explorao

A entidade coordenadora pode, por sua iniciativa ou a pedido de quaisquer entidades fiscalizadoras, notificar a entidade distribuidora de energia elctrica e ou gua para interromper o fornecimento destas a quaisquer instalaes petrolferas sempre que se verifique: a) Oposio s medidas cautelares previstas no artigo anterior; b) Quebra de selos apostos no equipamento; c) Reiterado incumprimento das medidas, condies ou orientaes impostas para a laborao.
Artigo 19 Cessao das medidas cautelares

1. A cessao das medidas cautelares previstas no artigo 18 determinada, a requerimento do operador petrolfero, aps vistoria s instalaes, no decorrer da qual se demonstre terem cessado as circunstncias que lhes deram causa sem prejuzo, em caso de contra ordenao, do prosseguimento do respectivo processo. 2. No caso de interrupo do fornecimento de energia elctrica e ou gua, o mesmo deve ser restabelecido por deciso da entidade coordenadora. 3. Sempre que o operador petrolfero requeira a sua desselagem, demonstrando fundamentalmente o propsito de proceder sua alienao em condies que garantam que o destino que lhe vai ser dado no susceptvel de originar novas infraces ao presente diploma, a entidade coordenadora deve autorizar essa desselagem, independentemente de vistoria.
Artigo 20 Medidas em caso de cessao de actividade

1. A entidade exploradora de uma instalao petrolferas deve comunicar ao licenciador e ARE, em pedido devidamente documentado, solicitando o respectivo averbamento no processo correspondente: a) A transmisso, a qualquer ttulo, da propriedade; b) A mudana de entidade exploradora e de responsvel tcnico; c) A mudana de produto afecto aos equipamentos; d) A suspenso de actividade por prazo superior a um ano. 2. Em caso de cessao da actividade, a comunicao acompanhada do pedido de cancelamento da licena.
Artigo 17 Medidas cautelares

1. Em caso de cessao da actividade, os locais so repostos em condies que garantam a segurana das pessoas e do ambiente, podendo ser determinada a retirada dos equipamentos. 2. As operaes correspondentes so a expensas do titular da licena.
Seco IV Operadores Artigo 21 Classificao de operadores e registo

Sempre que seja detectada uma situao de perigo grave para a sade, a segurana de pessoas e bens, a higiene e segurana dos locais de trabalho e o ambiente, a entidade coordenadora e as demais entidades fiscalizadoras, de per

1. No que respeita ao seu posicionamento em relao s autoridades alfandegrias, os importadores/

1200 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


exportadores de produtos petrolferos podem ser classificados nas categorias seguintes: a) Depositrios autorizados; b) Operadores registados; c) Operadores no registados. 2. A atribuio das classificaes de depositrio autorizado e de operador registado, no mbito das actividades sujeitas ao condicionamento, subordina-se ao interesse pblico e ao reconhecimento da idoneidade tcnica e da capacidade econmica do operador em causa. 3. Os operadores a que se referem as alneas a) e b) do n 1 so registados na entidade coordenadora.
Artigo 22 Pluralidade de actividades

o direito ao abastecimento dos produtos petrolferos necessrios ao seu bem-estar e ao regular funcionamento da economia. 2. Incumbe-lhes, nomeadamente, o dever de utilizar os produtos numa perspectiva de economia e de proteco do ambiente, apoiando as iniciativas que visem a eficincia do consumo e a reciclagem de resduos. 3. Para efeitos do nmero anterior, podem ser em diploma especial previstos incentivos e fixadas penalidades.
Artigo 27 Grandes consumidores

O mesmo operador petrolfero pode exercer mais do que uma actividade, cumpridos que se sejam os requisitos exigveis para cada uma delas.
Artigo 23 Obrigaes dos importadores

Pode ser criada a categoria de grandes consumidores, os quais so objecto de tratamento particular e de obrigaes especficas, nomeadamente nas reas da prestao de informao, da economia de energia e da proteco do ambiente. CAPTULO III Instalaes petrolferas
Artigo 28 Classificao de instalaes petrolferas

Em ordem garantia de segurana do aprovisionamento do Pas, o membro de Governo responsvel pela energia pode fixar, em portaria, aos importadores a origem e as condies de aquisio de uma fraco das suas aquisies ao estrangeiro.
Artigo 24 Obrigaes dos distribuidores

1. Consideram-se instalaes petrolferas: a) Instalaes de tratamento industrial de petrleo bruto; b) Instalaes de tratamento industrial de produtos do petrleo ou resduos; c) Instalaes de armazenagem; d) Postos de abastecimento. 2. As instalaes petrolferas referidas no nmero anterior compreendem os locais e os equipamentos necessrios ao seu bom funcionamento, bem como as instalaes auxiliares que lhe esto afectas.
Artigo 29 Implantao, concepo e explorao das instalaes

Os operadores petrolferos responsveis pela distribuio inter-ilhas de produtos petrolferos podem ser sujeitos pelo membro de Governo responsvel pela energia a deterem, como propriedade ou a assegurarem, por afretamento a longo prazo, meios de transporte adequados, que garantam suficientemente os abastecimentos programados.
Artigo 25 Obrigao de informar

1. Os operadores petrolferos e os grandes consumidores prestam entidade coordenadora e ARE a informao requerida, para fins que destinem ao cabal desempenho das suas funes, nomeadamente, de fiscalizao, de definio das polticas energticas e de controlo dos mecanismos de emergncia. 2. O mbito da informao e a respectiva periodicidade so fixados por despacho do membro de Governo responsvel pelo sector energtico, sob proposta da entidade coordenadora.
Seco V Consumidores Artigo 26 Direitos e deveres dos consumidores

1. A implantao, construo e explorao das instalaes petrolferas subordina-se ao disposto no presente diploma e na restante legislao relevante, designadamente os regulamentos de segurana e cdigos aceites pelas entidades competentes em funo da matria respectiva. 2. As instalaes de produtos petrolferos devem ser concebidas e exploradas de forma a reduzir as emisses poluentes para o ambiente, a limitar o risco de acidentes graves e a salvaguardar a segurana e sade dos trabalhadores e da populao em geral. 3. Para os efeitos acima, o licenciamento das instalaes, no respeito dos planos de ordenamento territorial, pode exigir a realizao de estudos de avaliao do impacto ambiental e de estudos de segurana, bem como a preparao de planos de contingncia para combate a acidentes graves.

1. Os consumidores, so elementos importantes da cadeia de actividades tcnicas e comerciais do sector petrolfero e, nessa qualidade, assiste-lhes, nomeadamente,

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1201


Artigo 30 Artigo 34 Responsabilidade tcnica Postos de abastecimento

1. Cada instalao petrolfera deve dispor de um tcnico responsvel pela segurana das instalaes. 2. O tcnico responsvel deve estar inscrito na entidade coordenadora qual incumbe fixar as habilitaes mnimas requeridas para o desempenho dessas funes.
Artigo 31 Transferncia e encerramento

1. Os postos de abastecimento ficam sujeitos a regulamentao especfica para aspectos relacionados com a implantao e segurana. 2. Os postos de abastecimento podem ser: a) Pblicos, quando se destinam ao abastecimento dos consumidores em geral; b) Privados, quando se destinam ao abastecimento dos equipamentos detidos pela entidade proprietria do posto. 3. Os postos de abastecimento que tenham contratos de abastecimento exclusivo ou que arvorem a insgnia de uma companhia distribuidora esto sujeitos fiscalizao por essa empresa quanto qualidade e origem dos produtos que armazenam e vendem, devendo eventuais conflitos neste mbito serem dirimidos com base nos respectivos termos contratuais e segundo a lei geral. CAPTULO IV Meios logsticos
Artigo 35 Tipificao

1. A transferncia de propriedade ou de explorao e o encerramento das instalaes objecto de condicionamento devem ser objecto de notificao prvia entidade coordenadora e ARE. 2. A entidade coordenadora pode opor-se, no prazo de trinta dias contado da notificao, se dos actos referidos no nmero anterior forem de natureza a prejudicar o regular abastecimento do pas em produtos petrolferos ou a perturbar o funcionamento do mercado. 3. O encerramento definitivo obriga ao desmantelamento das instalaes, o qual efectuado a expensas do proprietrio, devendo ser garantida a recuperao ambiental do local. 4. A inactividade prolongada das instalaes equiparada a encerramento definitivo se a operao no for retomada, aps notificao pela entidade coordenadora, em prazo a fixar.
Artigo 32 Utilidade pblica, direito de passagem e serventia

Os meios logsticos de transferncias de produtos entre instalaes petrolferas e de distribuio para abastecimento do mercado so: a) Terminais petrolferos; b) Oleodutos; c) Equipamentos rodovirios e navios.
Artigo 36 Terminais martimos petrolferos

1. As instalaes afectas actividade dos operadores petrolferos que sejam consideradas de relevante interesse para a economia nacional, ou para a segurana do abastecimento, podem ser declaradas de utilidade pblica por deciso do Governo. 2. A necessidade da declarao de utilidade pblica fundamentada de forma objectiva. 3. As instalaes podem tambm beneficiar de direito de passagem e de serventia, e obrigar terceiros, mediante justa compensao, ao condicionamento do uso do solo.
Artigo 33 Direitos de terceiros

1. A construo ou explorao de terminais martimos petrolferos por entidades privadas esto sujeitas ao condicionamento previsto no artigo 10. 2. O licenciamento dos terminais e das instalaes da competncia das autoridades martimas, precedendo parecer favorvel da entidade coordenadora e ouvida a ARE.
Artigo 37 Oleodutos

1. Os operadores titulares de instalaes fixas de transporte ou de armazenagem consideradas de utilidade pblica devem permitir o acesso de operadores terceiros ao uso das mesmas, em termos no discriminatrios e em condies transparentes de preo para a prestao de servio. 2. A obrigao referida no nmero anterior fica condicionada efectiva existncia de capacidade excedentria e ao cumprimento efectivo pelo operador terceiro das condies que vierem a ser definidas em protocolo a ser assinada entre as partes. 3. O Estado, atravs da ARE, faz a arbitragem do citado protocolo.

1. A construo de oleodutos est sujeita a condicionamentos, nos termos do artigo 10. 2. O licenciamento de oleodutos da competncia das autoridades martimas na parte em que fique implantada em domnio martimo, e competncia da entidade coordenadora nos restantes casos. 3. Em ambos os casos previstos no nmero anterior, deve ser precedido de parecer da ARE.

1202 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


Artigo 38 Navios-tanque e navios transportadores de taras

1. A operao de navios-tanque e de navios transportadores de produtos em taras para a movimentao inter-ilhas dos produtos petrolferos s pode ser efectuada ao servio de entidades distribuidoras. 2. O licenciamento desta actividade competncia da tutela dos transportes martimos.
Artigo 39 Meios rodovirios

2. So fixadas em portaria do membro de Governo responsvel pela energia as especificaes tcnicas a que devem obedecer as caractersticas dos produtos petrolferos introduzidos no consumo.

3. A formulao dos produtos comerciais pode incluir produtos de mistura, aditivos e produtos de substituio, sendo: a) A mistura efectuada antes da introduo no consumo; b) A aditivao efectuada depois da introduo no consumo se a percentagem do aditivo for inferior a 0,1% em volume.
Artigo 43 Regime de preos

A explorao de meios rodovirios para o transporte de produtos petrolferos (carros-tanque ou transportadores de taras) fica sujeita a licenciamento da Direco-Geral dos Transportes.
Artigo 40 Licenciamento da construo dos reservatrios mveis

1. Compete ARE fixar, de acordo com as leis e regulamentos aplicveis, os preos de mercado dos produtos petrolferos. CAPTULO VI Preveno de perturbaes do abastecimento
Artigo 44 Garantia do abastecimento

1. O licenciamento da construo dos reservatrios mveis competncia das cmaras municipais. 2. Do disposto no nmero anterior excluem-se as cisternas de navios-tanque ou veculos. CAPTULO V Produtos do petrleo
Artigo 41 Tipos de produtos

1. Para efeitos deste diploma, consideram-se os seguintes tipos de produtos petrolferos para venda ao pblico: a) Butano e propano comerciais (GPL); b) Gasolina; c) Petrleo (querosene); d) Carborreactor (jet-fuel); e) Gasleo; f) Fuelleo; g) leos lubrificantes; h) Asfaltos. 2. Cada um dos tipos referidos no nmero anterior pode apresentar mais do que uma especificao e distintos nomes comerciais. 3. O membro de Governo responsvel pela energia pode alterar a listagem referida no n 1.
Artigo 42 Especificaes

1. Para garantir o fornecimento de produtos petrolferos em ocasies em que esteja prejudicado o normal funcionamento do mercado, ou da distribuio e em ordem proteco da segurana, da economia nacional e do bem estar da populao, pode o Governo tomar as seguintes medidas preventivas que garantam o regular abastecimento: a) Constituio das reservas em volume, modalidades e locais apropriados (reservas estratgicas); b) Preparao de procedimentos e estruturas para emergncia; c) Preparao de planos de contingncia e de medidas para emergncia. 2. A implementao das medidas referidas no nmero anterior objecto de regulamentao.
Artigo 45 Constituio das reservas estratgicas

1. A responsabilidade pela constituio das reservas estratgicas impende primariamente sobre os operadores petrolferos. 2. O Governo pode promover a constituio de uma entidade que substitua aos operadores na responsabilidade de constituio e manuteno de parte ou da totalidade das reservas estratgicas. 3. As reservas estratgicas so, no mximo, correspondentes a 15 % das quantidades importadas em cada ano, sendo esta percentagem fixada pelo membro de Governo responsvel pela energia.

1. As caractersticas dos produtos petrolferos devem garantir o correcto funcionamento dos equipamentos, a segurana do uso e a proteco do ambiente.

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1203


CAPTULO VII
Artigo 49

Fiscalizao e contra-ordenaes
Artigo 46 Fiscalizao

Instruo do processo e aplicao das coimas

1. A fiscalizao do cumprimento das disposies legais sobre o exerccio da actividade do sector petrolfero incumbe especialmente entidade coordenadora, nos termos da sua regulamentao orgnica, sem prejuzo das competncias das demais entidades intervenientes no processo de licenciamento, no mbito das respectivas atribuies. 2. As demais entidades fiscalizadoras podem, sempre que seja necessrio, solicitar entidade coordenadora a adopo de medidas a impor ao operador petrolfero, para prevenir riscos e inconvenientes susceptveis de afectar as pessoas e os bens, as condies de trabalho e o ambiente, sem prejuzo da observncia das normas internacionais sobre a actividade inspectiva nas relaes de trabalho. 3. O operador petrolfero obrigado a facilitar a qualquer das entidades fiscalizadoras a entrada nas suas instalaes e fornecer-lhes as informaes e apoio que lhe sejam fundamentadamente solicitados, com vista fiscalizao do cumprimento da legislao e das condies que lhe tenham sido fixadas pela entidade coordenadora. 4. Quando, no decurso de uma aco de fiscalizao, qualquer das demais entidades fiscalizadoras detectar incumprimento s medidas por ela prescritas, deve levantar um auto de ocorrncia, dele dando conhecimento entidade coordenadora, organizando e instruindo o respectivo processo contra-ordenacional.
Artigo 47 Contra-ordenaes

1. As entidades coordenadoras e fiscalizadoras procedem instruo dos correspondentes processos de contraordenao, cabendo a estes, caso sejam detentoras de tais competncias ou ao presidente da cmara municipal, ou ao respectivo membro de Governo que dirige a entidade coordenadora a competncia para a aplicao das coimas e das sanes acessrias. 2. Compete entidade fiscalizadora o processamento das contra-ordenaes e sanes acessrias.
Artigo 50 Distribuio do produto das coimas

1. No caso das coimas aplicadas pelo presidente da cmara municipal, a totalidade da receita da resultante reverte para o municpio. 2. No caso das coimas aplicadas pela entidade coordenadora o produto das coimas constitui receita: a) Em 60%, do Estado; b) Em 40 %, da a entidade fiscalizadora, nos termos definidos em decreto-regulamentar. CAPTULO VIII Recursos e reclamaes
Artigo 51 Recurso hierrquico

1. Constitui contra-ordenaes punveis com coima de 25.000$00 a 250.000$00, no caso de pessoas singulares, e de 25.000$00 a 3.000.000$00, no caso de pessoas colectivas: a ) A implantao, alterao ou entrada em funcionamento das instalaes sem prvia autorizao a que se refere o n1 do artigo 13; b) A inobservncia das prescries estabelecidas na regulamentao tcnica aplicvel e das medidas impostas ao abrigo do n 2 do artigo 17. 2. Constitui contra-ordenao punvel, com coima de 25.000$00 a 250.000$00, a inobservncia das obrigaes relativas ao averbamento de transmisso das instalaes e comunicao da suspenso do funcionamento e da cessao do exerccio de actividade do sector petrolfero. 3. A negligncia sempre punvel.
Artigo 48 Sanes acessrias

O recurso hierrquico necessrio das decises proferidas ao abrigo do presente diploma, com excepo das relativas ao processo de contra-ordenao, tem efeito suspensivo, podendo, no entanto, a entidade para quem se recorre atribuir-lhe efeito meramente devolutivo, quando considere que a sua no execuo imediata causa grave prejuzo ao interesse pblico.
Artigo 52 Reclamaes

1. A todo o tempo podem terceiros, devidamente identificados, apresentar reclamao fundamentada relativa implantao, alterao e laborao das instalaes petrolferas, junto das entidades reguladoras e coordenadora, entidades a quem couber a salvaguarda dos direitos e interesses em causa, que a transmitiro entidade coordenadora acompanhada de um parecer fundamentado. 2. A entidade que receber a reclamao d dela conhecimento ao operador petrolfero. 3. As entidades reguladora e coordenadora tomam as providncias necessrias, nomeadamente atravs da vistoria para anlise e deciso das reclamaes, consultando sempre que tal se justifique, as entidades a quem cabe a salvaguarda dos direitos e interesses em causa.

Quando tal se justifique, simultaneamente com a coima, podem ser ainda determinadas, como sanes, a apreenso do equipamento utilizado na prtica da infraco, a suspenso temporria de actividade e o cancelamento de licenas, concesses ou autorizaes.

1204 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


4. Da deciso tomada as entidades reguladora e/ou coordenadora do conhecimento ao operador petrolfero e ao reclamante. CAPTULO IX Impostos e taxas
Artigo 53 Tributao indirecta

da licena so pagas no prazo de 30 dias na forma e local a indicar pela entidade licenciadora, mediante guias a emitir por esta, devendo ser-lhe devolvido um dos exemplares com a prova de o pagamento ter sido efectuado.
Artigo 56 Cobrana coerciva das taxas

Os produtos petrolferos importados esto sujeitos ao pagamento de impostos, direitos, taxas e demais imposies aduaneiras, nos termos da lei.
Artigo 54 Taxas

A cobrana coerciva das dvidas provenientes da falta de pagamento das taxas far-se- pelo processo de execuo fiscal, servindo de ttulo executivo a certido passada pela entidade que prestar os servios. CAPTULO IX Disposies transitrias e finais
Artigo 57 Direitos adquiridos

1. devido o pagamento de taxas pelos seguintes actos relativos implantao, alterao e entrada em funcionamento das instalaes: a ) Apreciao dos pedidos de aprovao das instalaes, suas alteraes ou adaptaes, e averbamento da transmisso; b) Vistorias relativas ao processo de licenciamento ou resultantes de qualquer facto imputvel ao operador petrolfero; c) Vistorias a realizar para apreciao de recursos hierrquicos; d) Vistorias para verificao do cumprimento das medidas impostas nas decises proferidas sobre as reclamaes e os recursos hierrquicos; e) Selagem e desselagem de mquinas, aparelhos e demais equipamentos. 2. Os montantes das taxas previstas no nmero anterior so objecto de portaria do membro de Governo responsvel pela energia, que inclui as regras para o seu clculo com base na aplicao de factores multiplicativos sobre uma taxa base, permitindo a diversificao do valor consoante a classe das instalaes, o nmero de trabalhadores e a potncia instalada. 3. As despesas a realizar com colheitas de amostras, ensaios laboratoriais ou quaisquer outras avaliaes necessrias constituem encargos das entidades que as tenham promovido, salvo se se vier a verificar inobservncia das prescries tcnicas obrigatrias, caso em que os encargos so suportados pelo operador petrolfero. 4. Os actos pelos quais seja devido o pagamento de taxas podem ser efectuados aps a emisso das guias respectivas, salvo no que se refere aos pedidos de licenciamento para a implantao das instalaes para cuja realizao deva ser feita prova do respectivo pagamento.
Artigo 55 Forma e pagamento das taxas

Ficam sempre ressalvados os direitos adquiridos por entidades que tenham celebrado com o Estado contratos ou convenes relativos ao mercado de produtos petrolferos.
Artigo 58 Registo de acidentes

1. Os acidentes ocorridos em instalaes petrolferas so obrigatoriamente comunicados pelo detentor da licena de explorao da instalao entidade coordenadora, que deve proceder ao respectivo inqurito e manter o registo correspondente. 2. O registo previsto no nmero anterior, no caso de postos de abastecimentos, deve ser comunicado semestralmente ao organismo ou servio do departamento responsvel pelo sector de energia.
Artigo 59 Base de dados de postos de abastecimento

As cmaras municipais prestam informao ao organismo ou servio do departamento responsvel pelo sector de energia sobre os postos de abastecimento licenciados, ou cujas licenas caducaram, com indicao da respectiva localizao, proprietrio, capacidade e produtos armazenados.
Artigo 60 Entrada em vigor

O presente diploma entra em vigor 60 dias aps a sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves - Joo Pereira Silva Promulgado em 20 de Outubro de 2005. Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Referendado em 24 de Outubro de 2005. O Primeiro-Ministro, Jose Maria Pereira Neves

As taxas e os quantitativos correspondentes a despesas feitas pelos servios que constituam encargo do detentor

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1205


Decreto-Regulamentar n 10/2005
de 31 de Outubro

e) Emitir pareceres sobre as propostas de Planos de Gesto das Pescas e propor a sua adopo; f)

O conselho Nacional das Pescas tem por misso fundamental contribuir e assegurar o Desenvolvimento sustentvel do sector das Pescas e a optimizao do uso dos recursos haliuticos. O Conselho Nacional das Pescas, preconizada pelo artigo 14, do decreto-lei n 53/2005 de 8 de Agosto, constitui um rgo consultivo em matria das Pescas e compete-lhe designadamente assessorar o governo na avaliao, definio e execuo das polticas para o sector. Nos termos do artigo 15, do decreto-lei n 53/2005 de 8 de Agosto; No uso da faculdade conferida pela alnea b) do artigo 204 da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPITULO I Disposies gerais
Artigo 1 Objecto

Emitir pareceres e propor medidas de gesto dos recursos haliuticos com vista ao alcance de um desenvolvimento durvel das actividades da pesca e da comercializao do pescado;

g) Propor medidas legislativas e administrativas necessrias a implementao das politicas adoptadas para o sector; h) Pronunciar sobre os acordos de Pescas, convenes e protocolos internacionais; i) Reflectir sobre a posio a adoptar por Cabo Verde nos encontros intergovernamentais e internacionais sobre as pescas; Dar periodicamente ao Ministro e a pedido deste pareceres sobre as questes de carcter geral referente ao exerccio da pesca e comercializao e demais medidas a serem adoptadas. CAPITULO II Membros do CNP
Artigo 4 Composio

j)

O presente decreto regulamentar define o regimento do Conselho Nacional das Pescas abreviadamente e adiante designado por CNP.
Artigo 2 Natureza

O CNP, um rgo consultivo do governo, em matria das pescas que tem a finalidade assessorar o governo, na avaliao, definio, execuo e articulao de polticas e na cooperao entre as entidades e organizaes pblicas e privadas directa ou indirectamente ligadas ao sector das Pescas, luz dos princpios de boa governao, preservao e proteco do Ambiente.
Artigo 3 Competncia

1. O CNP composto pelo membro do governo responsvel pelo sector das Pescas que preside e representantes do sector Pblico e Privado. 2. Os membros do CNP so designados, sob proposta da autoridade responsvel pelas Pescas, mediante despacho emitido pelo Ministro responsvel pelo sector das pescas, entre representantes de reconhecida capacidade e idoneidade tcnica, do sector pblico e do sector privado do sector das Pescas. 3. Para cada membro efectivo, nos termos da alnea anterior, designado um suplente para os representar em casos de ausncia ou impedimentos ou o acompanhar caso se justifique. 4. O suplente no Conselho goza dos mesmos direitos e deveres que os membros efectivos quando o substitui.
Artigo 5 Convidados e Observadores

Compete ao CNP: a) Analisar a implementao das polticas e estratgias do sector das Pescas e das instituies sob tutela e propor aces que conduzam melhoria das mesmas; b) Analisar e dar pareceres sobre as actividades de preparao, execuo e controlo do plano de actividades do sector das Pescas; c) Promover o intercmbio e valorizao de experincias, informaes e resultados entre as entidades e organizaes pblicas ou privadas directa ou indirectamente ligadas s Pescas; d) Emitir pareceres sobre os instrumentos polticos, estratgicos e de planificao de Desenvolvimento das Pescas;

1. Consoante a natureza ou especificidade dos assuntos sobre a matria a ser discutida e analisada na ordem dos Trabalhos, podem participar nas Reunies do CNP, a convite do Presidente, por sua iniciativa ou sob proposta da maioria dos membros, outros membros do governo e/ou cidados com especiais conhecimentos, sem direito a voto. 2. Podem ainda ser admitidos observadores, sem direito a voto, nas sesses do Conselho mediante pedido escrito dirigido ao Presidente e acordo deste.

1206 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005


Artigo 6

2. Compete ao Presidente:

Direitos dos Membros

a) Representar o CNP e presidir as Reunies; b) Dirigir superiormente e coordenar os trabalhos do CNP; c) Assinar os documentos expedidos em nome do CNP; d) Assegurar o cumprimento das deliberaes do CNP; e) Convocar Reunies, ordinrias ou extraordinrias; f) Submeter apreciao e aprovao do CNP a proposta da ordem dos trabalhos de cada reunio;

Constituem direitos dos membros do CNP a exercer singular ou conjuntamente, designadamente: a) Participar nas discusses e votaes; b) Apresentar projectos de deliberaes; c) Apresentar proposta de recomendaes e pareceres; d) Fazer perguntas ao Presidente e outros membros do CNP; e) Solicitar ao Presidente do CNP as informaes e esclarecimentos que entendam necessrios mesmo fora das reunies, para o cabal exerccio do seu mandato; f) Propor a constituio de grupos de trabalho e comisses;

g) Submeter as questes agendadas discusso, votao e aprovao do CNP; h) Moderar o uso da palavra entre os membros do CNP; i) j) Exercer o voto de qualidade, em caso de empate; Instruir a difuso as deliberaes, pareceres e decises aos membros do CNP.

g) Propor por escrito a inscrio de qualquer questo relevante e justificado ordem do dia para a sesso da Reunio seguinte; h) Requerer a convocao extraordinria da Reunio; i) j) Contribuir para prossecuo dos objectivos do CNP; Solicitar a realizao de Estudos;

k) E mais fixadas por deliberao do CNP.


Artigo 7 Deveres dos Membros

3. O Presidente substitudo nas suas ausncias ou impedimentos nos termos do n 3 do artigo 189 da Constituio da Repblica de Cabo Verde.
Artigo 9 Secretariado do CNP

Constituem deveres dos Membros do CNP a exercer singular ou conjuntamente, designadamente: a) Comparecer s reunies; b) Assegurar a observncia das atribuies do CNP; c) Observar a ordem e a disciplina nas sesses; d) Contribuir, pela sua diligncia, para a eficcia e o prestgio dos trabalhos do CNP; e) Justificar as faltas ao Presidente do CNP no prazo seis dias aps a reunio; f) Prestar ao CNP, sempre que for solicitada, toda a contribuio possvel. CAPTULO III Organizao do CNP
Artigo 8 Presidncia

1. O secretariado do CNP assegurado tcnica e administrativamente pela autoridade responsvel pelo sector das Pescas. 2. O Secretrio do CNP funcionrio do MAAP indicado pelo Presidente, sob proposta da Direco Geral das Pescas. 3. Compete ao Secretrio do CNP: a) Ordenar as matrias, a submeter discusso e aprovao; b) Proporcionar a cada membro a informao e documentao necessria para exerccio pleno do mandato; c) Preparar a correspondncia e as actas das reunies do CNP e promover o seu arquivo, remisso e publicao; d) Comprovar o resultado das votaes; e) Efectuar as inscries dos membros do CNP que pretendam usar a palavra;

1. O CNP presidido pelo membro do governo responsvel pelo sector das Pescas.

SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005 1207


f) Elaborar e submeter aprovao do CNP, os programas de actividades, oramento e relatrio; 2. As votaes so pblicas ou secretas ser for solicitado por metade membros do CNP. 3. No acto de votao, os membros votantes levantam as mos. 4. Em situaes de empate, o Presidente tem voto de qualidade.
Artigo 15 Actas das Reunies

g) Exercer qualquer outra competncia que lhe seja delegada pelo Conselho Nacional das Pescas. CAPITULO IV Funcionamento do CNP
Artigo 10 Reunies

1. O CNP rene-se ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente sempre que for convocada pelo Presidente por sua livre iniciativa ou a pedido de dois teros dos membros. 2. As convocatrias assinadas pelo Presidente, devem ser distribudas pelo Secretrio a todos os membros, com pelo menos cinco dias teis de antecedncia e acompanhada dos documentos sobre as matrias a serem discutidas na reunio. 3. O CNP pode ser convocada, em casos de emergncia vinte e quatro horas antes de antecedncia.
Artigo 11 Publicidade das Reunies

1. As actas so elaboradas pelo secretrio do CNP que assina conjuntamente com o Presidente e membros presentes e submetidas aprovao do rgo na reunio seguinte. 2. lavrada acta que registe o essencial do passado nas Reunies, nomeadamente as faltas verificadas, as deliberaes adoptadas, resultados das votaes e as recomendaes e concluses. CAPITULO V Comisses Especializadas e Grupos de Trabalho
Artigo 16 Constituio de Comisses Especializadas e Grupos de Trabalho

As reunies do CNP no so pblicas.


Artigo 12 Funcionamento

O CNP pode constituir internamente grupos de trabalho ou comisses especializadas para a realizao de estudos e/ou trabalhos sobre questes especficas. CAPITULO VI Disposies finais
Artigo 13 Entrada em vigor

1. O CNPC funciona em reunies plenrias. 2. O CNPC s pode reunir na presena de metade e mais um dos seus membros designados. 3. O CNPC no pode iniciar e encerrar os seus trabalhos sem a presena do presidente ou do seu substituto. 4. Em caso de excepcional urgncia, pode o CNPC reunir com qualquer nmero de membros.
Artigo 13 Deliberaes

O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Visto e aprovado em conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves - Maria Madalena de Brito Neves Promulgado em 18 de Outubro de 2005. Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Referendado em 20 de Outubro de 2005. O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves.

1. O CNP delibera por consenso. 2. Na falta deste ou quando qualquer membro requeira a votao, as deliberaes so adoptadas por maioria 2/3 dos membros presentes.
Artigo 14 Votao

1. Cada membro do CNP tem direito a um voto.

1208 I SRIE N 44 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 31 DE OUTUBRO DE 2005

FAA OS SEUS TRABALHOS GRAFICOS NA INCV


oo

NOVOS EQUIPAMENTOS NOVOS SERVIOS DESIGNER GRFICO AO SEU DISPOR

BOLETIM

OFICIAL
Av. Amlcar Cabral/Calada Diogo Gomes,cidade da Praia, Repblica Cabo Verde. C.P. 113 Tel. (238) 612145, 4150 Fax 61 42 09 Email: incv@cvtelecom.cv

Registo legal, n 2/2001, de 21 de Dezembro de 2001

AVISO
Por ordem superior e para constar, comunica-se que no sero aceites quaisquer originais destinados ao Boletim Oficial desde que no tragam aposta a competente ordem de publicao, assinada e autenticada com selo branco. Sendo possvel, a Administrao da Imprensa Nacional agradece o envio dos originais sob a forma de suporte electrnico (Disquete, CD, Zip, ou email). Os prazos de reclamao de faltas do Boletim Oficial para o Concelho da Praia, demais concelhos e estrangeiro so, respectivamente, 10, 30 e 60 dias contados da sua publicao. Toda a correspondncia quer oficial, quer relativa a anncios e assinatura do Boletim Oficial deve ser enviada Administrao da Imprensa Nacional. A insero nos Boletins Oficiais depende da ordem de publicao neles aposta, competentemente assinada e autenticada com o selo branco, ou, na falta deste, com o carimbo a leo dos servios donde provenham. No sero publicados anncios que no venham acompanhados da importncia precisa para garantir o seu custo.
Para o pas:

ASSINATURAS
Para pases de expresso portuguesa: Ano I Srie ...................... II Srie .................... III Srie ................... 5 000$00 3 500$00 3 000$00 Semestre 3 700$00 2 200$00 2 000$00 10$00 I Srie ...................... II Srie .................... III Srie ................... Para outros pases: I Srie ...................... II Srie .................... III Srie ................... 7 200$00 6 200$00 5 800$00 4 800$00 5 000$00 4 000$00 10$00 Ano 6 700$00 Semestre 5 200$00

4 800$00 3 800$00 4 000$00 3 000$00

AVULSO por cada pgina

Os perodos de assinaturas contam-se por anos civis e seus semestres. Os nmeros publicados antes de ser tomada a assinatura, so considerados venda avulsa.

AVULSO por cada pgina .............................................................................................

PREO DOS AVISOS E ANNCIOS


1 Pgina ......................................................................................................................... 1/2 Pgina ...................................................................................................................... 5 000$00 2 500$00

1/4 Pgina ...................................................................................................................... 1 000$00 Quando o anncio for exclusivamente de tabelas intercaladas no texto, ser o respectivo espao acrescentado de 50%.

PREO DESTE NMERO 300$00

You might also like