You are on page 1of 8

1. AGRICULTURA ORGNICA 3.

1 Introduo Histrica

A obra do pesquisador ingls Sir. Albert Howard foi, sem dvidas, o principal ponto de partida para que a agricultura orgnica fosse uma das mais difundidas alternativas de produo atual. Seu sistema partia basicamente do reconhecimento de que o fator essencial para a eliminao das doenas em plantas e animais era a fertilidade do solo. Entre 1925 e 1930, Howard dirigiu, em Indore, ndia, um instituto de pesquisas de plantas, onde realizou diversos estudos sobre compostagem e adubao orgnica.

3.1.1 O processo Indore


Em 1905, Howard iniciou seus trabalhos na estao experimental de Pusa, ndia, e observou que os camponeses hindus no faziam uso de fertilizantes qumicos, mas reciclavam os materiais orgnicos por diferentes mtodos, tambm percebera que os animais usados para trao no apresentavam doenas, diferentemente dos animais da estao experimental, onde eram empregados diversos mtodos de controle sanitrio. Intrigado tais fatos, decidiu montar um experimento de trinta hectares, sob orientao dos camponeses hindus e, em 1919, declarou que j sabia como cultivar as lavouras sem a utilizao de insumos qumicos. Entre 1924 e 1931, desenvolveu o processo Indore de compostagem, no qual os prprios resduos da fazenda eram transformados em hmus, que, aplicado ao solo em poca conveniente, restaurava sua fertilidade por um processo biolgico natural.

Em suas obras, Howard defendia que o solo deve ser tratado como um organismo vivo e no deve ser entendido apenas como por conjunto de substncias, pois nele ocorre uma srie de processos vivos e dinmicos essenciais sade das plantas. O principio bsico de seu sistema era que o fator essencial para a eliminao das doenas em plantas e animais a fertilidade do solo.

A recepo do trabalho de Howard junto aos ingleses foi pssima, j que suas propostas eram totalmente contrrias viso quimista que predominava o meio agronmico na poca. Sua obra s foi aceita por um pequeno grupo de dissidentes do padro predominante, dentre os quais se pode destacar o norte-americano Jerome Irving Rodale, que passou a popularizar suas ideias nos Estados Unidos.

3.1.2 Ambientalismo
Em 1940, J. I. Rodale motivado pelos ideais de que alimentos produzidos organicamente so preferveis para a sade humana, adquiriu uma fazenda no estado da Pensilvnia, EUA e passou a praticar os ensinamentos de Howard. Em 1948, publicou o livro The Organic Front e mais tarde, lanou a revista Organic Gardening and Farm (OG&F), que foi um fracasso nas vendas, mas apesar dos prejuzos continuou a ser publicada.

Anos aps, com o surgimento da terceira onda preservacionista-conservacionista do sculo XX, na dcada de 60, foi lanado o atual ambientalismo a partir da grande publicidade obtida por manifestaes em defesa de reservas florestais norteamericanas. A partir de ento, novas questes entraram na pauta das entidades conservacionistas, dentre elas o perigo de pesticidas para a flora e a fauna, e os consumidores passaram a preocupar-se com a qualidade nutritiva dos alimentos.

Com isto, as vendas da OG&F foram alavancadas, e em 197 foram vendidos 700.000 exemplares. Parte dos ganhos da publicao passou a ser investido em pesquisas e experimentos na fazenda orgnica dos Rodale que, se tornou um dos principais centros de referncia e de divulgao da tcnica.

3.1.3 Critrios
A fim de regulamentar a rotulagem de alimentos orgnicos, trs estados norteamericanos (Oregan, Maine e Califrnia) definiram claramente os critrios para a

agricultura orgnica. De acordo com a Lei de Alimentos Orgnicos da Califrnia (The Califrnia Organic Foods Act), de 1979, esses alimentos devem atender os seguintes requisitos:

- Serem produzidos, colhidos, distribudos, armazenadas, processados e embalados sem aplicao de fertilizantes, pesticidas ou reguladores de crescimento sinteticamente compostos;

- No caso de culturas perenes, nenhum fertilizante, pesticida ou regulador de crescimento sinteticamente composto dever ser aplicado na rea onde o produto for cultivado num perodo de 12 meses antes do aparecimento dos botes florais e durante todo o seu perodo de crescimento e colheita;

- No caso de culturas anuais e bianuais, nenhum fertilizante, pesticida ou regulador de crescimento sinteticamente composto dever ser aplicado na rea onde o produto for cultivado num perodo de 12 meses antes da semeadura ou transplante e durante todo o perodo de seu crescimento e colheita.

Com o crescimento da conscincia de preservao ecolgica e a busca por alimentao cada vez mais saudvel, houve expanso da clientela dos produtos orgnicos e em 1984, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reconheceu sua importncia formulando a seguinte definio:

A agricultura orgnica um sistema de produo que evita ou exclui amplamente o uso de fertilizantes, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentao animal compostos sinteticamente. Tanto quanto possvel, os sistemas de agricultura orgnica baseiam-se na rotao de culturas, estercos animais, leguminosos, adubao verde, lixo orgnico vindo de fora da fazenda, cultivo mecnico, minerais naturais e aspectos de controle biolgico de pragas para manter a estrutura e produtividade do solo, fornecer nutrientes para as plantas e controlar insetos, ervas daninhas e outras pregas.

3.2

Principios Bsicos Da Agricultura Orgnica

Analogamente rochagem, a agricultura orgnica ou agricultura biolgica trata-se de um sistema que reduz, em grande parte, o uso de fertilizantes industriais e exclui o recurso aos agrotxicos e a produtos reguladores de crescimento. No entanto, a produo orgnica vai alm da no utilizao de agrotxicos. Em linhas gerais, a agricultura orgnica pode ser definida como um sistema de produo que procura chegar o mais prximo da natureza, cultivado em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econmica e valorize a cultura das comunidades rurais. Por isso, exclui o uso de agrotxicos, fertilizantes solveis, adubos qumicos, hormnios, drogas veterinrias, antibiticos, transgnicos e qualquer tipo de aditivo qumico em qualquer fase da produo e/ou industrializao. Estes sistemas devem ser economicamente produtivos, com eficincia na utilizao de recursos naturais, respeito ao trabalho, alm do mnimo uso de insumos externos ao sistema. Os alimentos produzidos precisam ser livres de resduos txicos, mesmo aps qualquer processamento. Para tanto, apoia-se em quatro fundamentos bsicos: i. ii. Respeito natureza: reconhecimento da dependncia de recursos naturais no renovveis; A diversificao de culturas: leva ao desenvolvimento de inimigos naturais, sendo item chave para a obteno de sustentabilidade. Por exemplo, o mato (ervas daninhas) faz parte do sistema e pode ser usado como cobertura de solo e abrigo de insetos; O solo um organismo vivo: o manejo do solo propicia oferta constante de matria orgnica (adubos verdes, cobertura morta e composto orgnico), resultando em fertilidade do solo; Independncia dos sistemas de produo: ao substituir insumos tecnolgicos e agroindustriais pelo controle visando medidas preventivas e produtos naturais.

iii.

iv.

3.2.1 Processo de plantio dos produtos orgnicos


Os produtores de orgnicos utilizam o rodzio de culturas e diversificao de espcies entre e dentro dos canteiros. Nas lavouras so aplicados cordes de contorno com plantas diversas, que ajudam a proteger a plantao de pragas e doenas, servem como quebra-vento e tambm protegem o solo contra eroso.

Praticam o plantio direto, caracterizado pelo cultivo em cima do resduo da cultura anterior, sem que o trator limpe o solo. Outras tcnicas como a adubao verde, compostagem, uso de esterco animal, tambm contribuem para o enriquecimento do solo, fornecendo o equilbrio necessrio para a gerao de alimentos saudveis. O solo enriquecido com adubo orgnico que promove o desenvolvimento da vida neste solo, como minhocas, bactrias e fungos benficos(controle biologico de pragas e doenas), que contribuem para o equilbrio do sistema. No ANEXO 1 so listados de forma geral os principais procedimentos para uma produo em agricultura orgnica.

Figura 1: Uso de cordes de contorno da Agricultura Orgnica

3.3

Mercado de Produtos Orgnicos 3.3.1 Mercado Mundial

Com o passar dos anos notado uma preocupao cada vez maior com a qualidade nutritiva dos alimentos, e os produtos orgnicos assumiram um importante papel na mdia internacional, sobretudo por serem antagnicos aos alimentos geneticamente modificados, com isto notrio o aumento na procura e de tais alimentos, a tabela 9 mostra que houve um aumento de mais de 300% na produo de alimentos orgnicos em escala mundial, em menos de 10 anos. Apesar disto, produtos de origem orgnica ainda representam uma parte muito pequena do mercado de alimentos.

Hoje em dia, 138 pases produzem e consomem orgnicos. Entre os grandes fornecedores destacam-se a Unio Europeia, Espanha e Dinamarca, e entre os maiores compradores pode-se citar os Estados Unidos, Alemanha, Japo e Reino Unido.

Tabela 1: Evoluo das reas (ha) agrcolas orgnicas no mundo, 1999 2008. Fonte: Willer(2010)

3.3.2 O Mercado Brasileiro


O Brasil vem se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos orgnicos, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transio, destas 75% pertencem a agricultores familiares. Diversas aes do governo brasileiro visam o apoio produo orgnica, que oferecido, de modo geral, em linhas de financiamento especiais para o setor e incentivo a projetos de transio de lavouras tradicionais para a produo orgnica. O produto de origem orgnica, ento, pode ter seu custo de produo um pouco maior, acrescido de responsabilidades cidads, por se preocupar com a preservao do meio ambiente e manter o compromisso com a qualidade de vida de seus empregados. A oferta em relao procura por produtos mais saudveis, tambm eleva o preo no mercado. Mas, tanto em supermercados como nas feiras livres possvel adquirir produtos orgnicos com preos compatveis. A escolha por produtos

orgnicos estimula o crescimento desta prtica, aumenta a oferta e diminui seu preo ao consumidor. Os principais alimentos orgnicos produzidos no Brasil so representados pela, soja que ganha com 31% seguida de hortalias (27%) e caf (25%). A maior rea plantada com frutas (26%), depois cana (23%) e palmito (18%). (Fonte: Ministrio da Agricultura)

Figura 1: Produtos Orgnicos mais representativos de cada unidade da federao (DIVULGAO/MINISTRIO DA AGRICULTURA)

3.3.3 Legislao Devido importncia que a produo de alimentos orgnicos vem ganhando no mercado de alimentos exige-se regulamentao que possa assegurar ao consumidor a garantia de que est adquirindo realmente um produto orgnico. Para tanto, legislao para produtos alimentcios, que dispe sobre a agricultura orgnica, a Lei n 10.831/2003 e o Decreto n 6.326/2007.

O ministrio tem, atualmente, oito certificadoras credenciadas no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento: Instituto de Tecnologia do Paran (TECPAR), IBD Certificaes, Ecocert Brasil Certificadora, Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Instituto Mineiro de Agropecuria (IMA), Insituto Cho Vivo de Avaliao da Conformidade, Agricontrol (OIA) e IMO Control do Brasil. A fiscalizao das propriedades produtoras de orgnicos feita por essas empresas, que assumem a responsabilidade pelo uso do selo brasileiro. Cabe ao Ministrio da Agricultura fiscalizar o trabalho dessas certificadoras. (Fonte: Ministrio da Agricultura)

You might also like