You are on page 1of 19

Motores a combusto interna

Sumrio

1. Histrico....................................................................................................... 2. Definio de motores................................................................................... 3. Tipos de motores......................................................................................... 3.1 Motores a combusto externa................................................................ 3.2 Motores a combusto interna................................................................. 4. Motores a combusto interna...................................................................... 4.1 Conceitos preliminares........................................................................... 4.2 Partes componentes............................................................................... 4.3 Motor a combusto interna de pisto..................................................... 4.3.1 Ciclo Diesel 4 tempos.......................................................................... 4.3.2 Ciclo Diesel 2 tempos.......................................................................... 4.4 Coordenao de cilindros....................................................................... 4.5 Tipos de injeo..................................................................................... 4.6 Cilindrada............................................................................................... 4.7 Relao de compresso......................................................................... 4.8 Torque.................................................................................................... 4.9 Potncia.................................................................................................. 5. Unidades de potncia.................................................................................. 5.1 Definies............................................................................................... 5.2 Converses de unidades de potncia.................................................... 6. Motores superalimentados.......................................................................... 6.1 Sopradores............................................................................................. 6.2 Turbina...................................................................................................

Pgina 3 3 4 4 4 5 5 6 9 9 11 12 12 13 14 16 17 17 18 18 19 19 19

1. Histrico
Os primeiros motores a combusto externa apareceram no sculo XVIII e o combustvel utilizado era a lenha, naquela poca abundante e de baixo custo. Estes motores a vapor eram geralmente utilizados em mquinas estacionrias. No sculo XIX apareceram os primeiros motores a combusto interna. Nestes, o combustvel queimado dentro do prprio motor e seu aparecimento provocou um rpido desenvolvimento mecnico. Estes motores levaram vantagem sobre as mquinas a vapor pela sua versatilidade, eficincia, menor peso por cavalo vapor, funcionamento inicial rpido e possibilidade de adaptao a diversos tipos de mquinas. O primeiro motor a combusto interna foi construdo pelo mecnico alemo Lenoir, em 1860, e tinha a potncia de 1 cv, trabalhando com gs de iluminao. Em 1861, Otto e Langen, baseando-se na mquina de Lenoir, construram um motor que comprimia a mistura de ar e gs de iluminao, com ignio feita por uma centelha eltrica. Em 1862, o engenheiro francs Beau de Rochas publicou estudos tericos e estabeleceu alguns princpios termodinmicos baseado no motor de Otto. Este, por sua vez, baseado no estudo de Rochas, desenvolveu um motor: o motor de ciclo Otto apresentado em 1872. Estes motores usavam como combustvel o gs de carvo ou o gasognio, com ignio feita por centelha eltrica. Em 1889, fez-se a primeira aplicao do motor de ciclo Otto em veculos, utilizando-se como combustvel a gasolina. Em 1893, o engenheiro alemo Rudolf Diesel descreveu um novo motor, no qual a ignio da mistura ar mais combustvel era feita por compresso. Este motor, que Diesel denominou motor trmico racional, acabou ficando conhecido como motor Diesel. Os motores modernos so derivados dos construdos por Otto e Diesel e as caractersticas bsicas dos mesmos so as seguintes: a) Motores de ciclo Otto: utilizam combustvel de baixa volatilidade, como a gasolina e o lcool. Para ignio necessitam de centelha produzida pelo sistema eltrico. b) Motores de ciclo Diesel: utilizam como combustvel o leo diesel. A inflamao do combustvel injetado sob presso na cmara de combusto ocorre pela compresso de ar e conseqente elevao da temperatura.

2. Definio de motores
Motor uma mquina que converte qualquer forma de energia em trabalho mecnico. O motor de combusto transforma energia trmica (calorfica) em trabalho mecnico (energia mecnica).

Figura 1 Esquema dos requisitos de um motor para produo de trabalho

3. Tipos de motores
Quanto ao tipo de combusto, os motores podem ser: 3.1 Combusto externa: mquinas a vapor

Figura 2 Esquema de motor a combusto externa

3.2 Combusto interna: de pisto:

ciclo Otto a gasolina ciclo Diesel a leo diesel de mbolo rotativo: Wankel

Figura 3 Esquema de motor a combusto interna de pisto

Figura 4 Esquema de motor rotativo - Wankel

Os motores a combusto interna de pisto podem ser de 2 ou 4 tempos. OS motores a combusto interna de pisto (ciclo Diesel) podem ser de injeo direta ou indireta.

4. Motores a combusto interna


4.1 Conceitos preliminares Os motores a combusto interna so aqueles em que o combustvel queimado internamente. Um mecanismo constitudo por pisto, biela e virabrequim que transforma a energia trmica (calorfica) em energia mecnica. O movimento alternativo (vai e vem) do pisto dentro do cilindro transformado em movimento rotativo atravs da biela e do virabrequim. OS motores de tratores possuem um ou mais cilindros e um correspondente nmero de pistes e bielas.
5

4.2 Partes componentes a) Bloco a maior parte do motor e sustenta todas as outras partes. Nele esto contidos os cilindros, geralmente em linha nos motores de tratores de rodas. So normalmente construdos de ferro fundido, mas a este podem ser adicionados outros elementos para melhorar suas propriedades. Alguns blocos possuem tubos removveis que formam as paredes dos cilindros, chamadas de camisas. Estas camisas podem ser midas ou secas, conforme entrem ou no em contato com a gua de refrigerao do motor.
Figura 5 Bloco do motor

b) Cabeote Este componente fecha o bloco na sua parte superior, sendo que a unio feita por parafusos. Normalmente, fabricado com o mesmo material do bloco. Entre o bloco e o cabeote existe uma junta de vedao.
Figura 6 Cabeote

c) Crter O crter fecha o bloco na sua parte inferior e serve de depsito para o leo lubrificante do motor. Normalmente, fabricado de chapa dura, por prensagem.
Figura 7 Crter

d) Pisto (mbolo) a parte do motor que recebe o movimento de expanso dos gases. Normalmente, feito de ligas de alumnio e tem um formato aproximadamente cilndrico. No pisto encontram-se dois tipos de anis: d.1) anis de vedao esto mais prximos da parte superior (cabea) do pisto; d.2) anis de lubrificao esto localizados na parte inferior do pisto e tm a finalidade de lubrificar as paredes do cilindro. O pisto liga-se biela atravs de um pino. O pino normalmente fabricado de ao cementado.
Figura 8 Partes do pisto

e) Biela a parte do motor que liga o pisto ao virabrequim. fabricado de ao forjado e divide-se em trs partes: cabea, corpo e p. A cabea presa ao pisto pelo pino e o p est ligado ao virabrequim atravs de um material antifrico, chamado casquilho ou bronzina.

Figura 9 Biela

f) Virabrequim tambm chamado de girabrequim ou rvore de manivelas. fabricado em ao forjado ou fundido. Possui mancais de dois tipos: f.1) excntricos esto ligados aos ps das bielas; f.2) de centro sustentam o virabrequim ao bloco.
Figura 10 Virabrequim

g) Volante constitudo por uma massa de ferro fundido e fixado no virabrequim. Acumula a energia cintica, propiciando uma velocidade angular uniforme no eixo de transmisso do motor. O volante absorve energia durante o tempo til de cada pisto (expanso devido exploso do combustvel), liberando-a nos outros tempos do ciclo (quando cada pisto no est no tempo de potncia), concorrendo com isso para reduzir os efeitos de variao do tempo do motor. h) Vlvulas Existem dois tipos de vlvulas: de admisso e de escape. Elas so acionadas por um sistema de comando de vlvulas. O movimento do virabrequim transmitido para o eixo de comando de vlvulas por meio de engrenagens. O eixo de comando de vlvulas liga-se por uma vareta ao eixo dos balancins. Este, por sua vez, que acionar as vlvulas.

A abertura e o fechamento das vlvulas esto relacionadas com o movimento do pisto e com o ponto de injeo, de modo a possibilitar o perfeito funcionamento do motor. As engrenagens da distribuio podem ter uma relao de 1:2, o que significa que cada rotao da rvore de manivelas corresponde a meia rotao da rvore de comando de vlvulas.
Figura 11 Vlvulas

i) Partes complementares So os sistemas auxiliares indispensveis ao funcionamento do motor: sistema de alimentao de combustvel, sistema de alimentao de ar, sistema de arrefecimento, sistema de lubrificao e sistema eltrico. 4.3 Motor a combusto interna de pisto 4.3.1 Ciclo Diesel 4 tempos O motor a combusto interna de pisto que funciona segundo o ciclo Diesel apresenta, durante o funcionamento, quatro fases: 1a Admisso 2a Compresso 3a Combusto 4a Escape A srie dessas quatro fases consecutivas chamada de ciclo do motor. O detalhamento das fases o seguinte. 1a Admisso Nesta fase, o pisto desce, estando a vlvula de admisso aberta e a de escape fechada.

Ao descer, o pisto cria uma depresso no cilindro. O ar ento forado pela presso atmosfrica a entrar no cilindro, passando pelo filtro de ar e pela tubulao de admisso. A quantidade de ar admitida sempre a mesma, qualquer que seja a potncia que estiver sendo utilizada ou a posio do acelerador. 2a Compresso Ento, o pisto sobe, as vlvulas de admisso e de escape esto fechadas. O ar admitido na fase de admisso comprimido at ocupar o volume da cmara de combusto. Devido compresso, o ar se aquece. No final da compresso, o bico injetor injeta, finamente pulverizado, o leo diesel no interior da cmara de combusto. O leo diesel, em contato com o ar aquecido, se inflama, iniciando assim a combusto. 3a Combusto O pisto desce, acionado pela fora de expanso dos gases queimados. As vlvulas de admisso e de escape esto fechadas. A fora de expanso dos gases queimados transmitida pelo pisto biela e desta ao virabrequim, provocando assim o movimento de rotao do motor. A expanso o nico tempo que produz energia, sendo que os outros trs tempos consomem uma parte dessa energia. A energia produzida acumulada pelas massas do virabrequim e do volante. 4a Escape O pisto sobe, estando a vlvula de escape aberta e a de admisso fechada. Os gases queimados so expulsos atravs da passagem dada pela vlvula e escape.
Figura 12 Funcionamento do motor Diesel 4 tempos: a) admisso; b) compresso; c) combusto; d) escape.

d
10

4.3.2 Ciclo Diesel 2 tempos Num motor de 2 tempos a admisso e o escape ocorrem ao mesmo tempo da compresso e expanso. A parede do cilindro de um motor de 2 tempos contm uma fileira de janelas de admisso de ar. No 1o tempo, o pisto est em seu movimento descendente, e descobre as janelas de admisso, dando entrada ao ar, que est sendo empurrado por um soprador. O ar que entra expulsa os gases queimados, que sairo atravs da passagem aberta pelas vlvulas de escape. O fluxo de ar em direo s vlvulas de escape causa um efeito de limpeza, deixando o cilindro cheio de ar limpo, por isso, muitas vezes esse processo chamado de lavagem. No 2o tempo, o pisto est em seu movimento ascendente e cobre as janelas de admisso (fechando-as) ao mesmo tempo em que as vlvulas de escape fecham-se. O ar limpo admitido submetido compresso.
Figura 13 Funcionamento do motor Diesel 2 tempos: a) 1o tempo; b) 2o tempo

Um pouco antes de o pisto alcanar sua posio mais alta, uma certa quantidade de leo diesel atomizada na cmara de combustvel pela unidade injetora de combustvel. O intenso calor, causado pela alta compresso do ar, inflama imediatamente o combustvel atomizado no cilindro. A presso resultante fora o pisto para baixo, no curso de expanso. As vlvulas de escape vo se abrir quando o pisto estiver na metade do curso

11

descendente, permitindo que os gases queimados saiam pelo coletor de escapamento. Quando o pisto, em seu curso descendente, descobre as janelas de admisso, o cilindro novamente lavado pelo ar limpo. O ciclo completo de combusto concludo em cada cilindro durante cada volta do virabrequim, ou em outras palavras, em 2 tempos. 4.4 Coordenao dos cilindros Os motores de tratores tm, em geral, 4 ou 6 cilindros. Para um funcionamento uniforme e equilibrado do motor, os movimentos dos pistes so alternados. Num motor de 4 cilindros, o virabrequim tem uma forma tal que os pistes 1 e 4 movem-se num sentido e os pistes 2 e 3 movem-se em sentido contrrio. Considerando-se um motor de 4 tempos, as diversas fases do ciclo em cada cilindro esto mostradas na Figura 14.
Figura 14 Coordenao dos cilindros de um motor

4.5 Tipos de injeo Em relao cmara de cmara de combusto, os motores Diesel dividem-se nos seguintes tipos:
12

a) injeo direta o combustvel injetado diretamente na cmara de combusto;


Figura 15 Esquema da injeo direta de combustvel

b) injeo indireta durante o curso de compresso, o ar penetra em movimentos rotativos na cmara de turbulncia, onde se d a queima na maior parte do combustvel, injetado no final do curso de compresso. A presso dos gases de combusto aumenta aos poucos.
Figura 16 Esquema da injeo indireta de combustvel

4.6 Cilindrada o volume deslocado pelo pisto do ponto morto superior (PMS) at o ponto morto inferior (PMI) multiplicado pelo nmero de cilindros do motor.

. D2.h .n V 4
onde: V = cilindrada, expressa em cm3, litros ou pol3 D = dimetro do pisto, em cm ou pol h = curso do pisto do PMI ao PMS, em cm ou pol n = nmero de cilindros

13

Figura 17 Coordenadas para clculo da cilindrada

4.7 Relao de compresso A cmara de combusto o espao livre depois da cabea do pisto quando este atinge o PMS. A compresso do ar contido no cilindro feita pelo pisto durante seu curso do PMI ao PMS no tempo de compresso. O volume inicial ocupado pelo ar somente o da cmara de combusto. A relao (ou taxa) de compresso a relao entre o volume inicial e o volume final. A relao de compresso da gasolina 6:1 a 8:1; do lcool 12:1 a 14:1 e do leo diesel de 16:1 a 18:1.

RC
onde:

V v v

RC = relao de compresso (adimensional) V = cilindrada individual (de um pisto), em cm3, pol3, litros v = volume da cmara de combusto, em cm3, pol3, litros Para que a queima do combustvel ocorra dentro dos padres tcnicos do ciclo e a expanso dos gases produza a presso e o trabalho desejados, necessrio que a massa de combustvel injetada no motor seja misturada a uma quantidade de ar. Forma-se assim a mistura combustvel-ar, cuja dosagem feita pela injeo eletrnica ou pelo carburador.

14

Figura 18 Coordenadas para clculo da relao de compresso

A gasolina uma mistura de vrios hidrocarbonetos, que, na mdia tpica, pode ser representada por C8H18. Assim, a estequiometria da combusto completa da gasolina definida na equao: C8H18 + 12,5 O2 + 47 N2 8 CO2 + 9 H2O + 47 N2 Seguindo o mesmo princpio, a combusto completa do etanol segue a equao abaixo (desconsiderada a frao de gua que o caracteriza como hidratado): C2H6O + 3 O2 + 11,3 N2 2 CO2 + 3 H2O + 11,3 N2 Estas propores estabelecem a quantidade mnima de ar necessria para fornecer a quantidade de oxignio requerida pela queima completa dos combustveis, considerando que o ar atmosfrico possui 21% de oxignio e 79% de nitrognio. Multiplicando as quantidades moleculares por seus respectivos nmeros de massa, nota-se que as propores estequiomtricas da mistura combustvel-ar para gasolina e lcool so: Gasolina: C8H18 + 12,5 O2 + 47 N2 8 CO2 + 9 H2O + 47 N2 Combustvel: [C] 8 x 12 + [H] 18 x 1 = 114 Ar: [O] 12,5 x 32 + [N] 47 x 28 = 1.716 Proporo estequiomtrica =

1.716 15 114

Esse valor significa que so necessrias 15 unidades de massa de ar para cada unidade de massa de gasolina injetada no motor. lcool: C2H6O + 3 O2 + 11,3 N2 2 CO2 + 3 H2O + 11,3 N2 Combustvel: [C] 2 x 12 + [H] 6 x 1 + [O] 1 x 16 = 46
15

Ar: [O] 3 x 32 + [N] 11,3 x 28 = 412,4 Proporo estequiomtrica =

412,4 9 46

Esse valor significa que so necessrias nove unidades de massa de ar para cada unidade de massa de lcool injetada no motor. importante reiterar que estes clculos so ideais, ou seja, consideram apenas as estequiometrias das massas de combustvel e de ar para uma reao de combusto completa. Normalmente, os veculos trabalham com a chamada mistura econmica, que admite um excesso de ar para aumentar a eficincia da combusto. Alm disso, a combusto no motor incompleta. As reaes de oxidao, que deveriam combinar oxignio e carbono, gerando dixido de carbono (CO2), no se completam, resultando na formao de monxido de carbono (CO), um poluente txico. 4.8 Torque O torque definido como o produto da fora atuante (presso exercida sobre a rea da cabea do pisto) pela distncia perpendicular do eixo direo dessa mesma fora. expresso pela frmula:

T F .d
onde: T = torque, expresso em kgfm (Sistema Tcnico), kpm (quilopond metro) (DIN), lbf.ft (SAE), J (Sistema Internacional = N.m) F = intensidade da fora atuante, expressa em kgf, lbf, N d = distncia perpendicular entre o eixo e a direo a fora, em m, ps O torque depende exclusivamente do tamanho e da quantidade de pistes, da relao de compresso e do tipo de combustvel utilizado, variando muito pouco com a rotao do motor, devido perda de eficincia nas rotaes mais altas e muito baixas. Um motor de mais torque tem possibilidade de fazer o trator puxar maior carga desde que o peso do mesmo propicie aderncia suficiente no solo.
Figura 19 Coordenadas para o clculo do torque

16

4.9 Potncia

A potncia de um motor definida como o trabalho realizado numa unidade de tempo. A potncia calculada pela seguinte frmula:

W
onde:

F. d t

= potncia, expressa em cv, PS, HP, Watts F = intensidade da fora atuante, expressa em kgf, lbf, J d = distncia perpendicular entre o eixo e a direo a fora, em m, ps t = tempo, em h, min, s Um trator com um motor mais potente, desde que tenha o peso adequado, pode executar mais trabalho que um menos potente, no mesmo tempo. Ao contrrio do torque, a potncia depende da rotao do motor, ou seja, nas rotaes mais altas alcana-se uma maior potncia at um ponto em que, mesmo aumentando-se a rotao, a potncia passa a diminuir.
Figura 20 Coordenadas para o clculo da potncia

5 Unidades de potncia As unidades de potncia mais usadas so: - cv cavalo vapor (Brasil) - PS pferdes trke (Alemanha) - HP horse Power (USA) - W watt (adotado pelo Sistema Internacional de Unidades)
17

5.1 Definies a) cv em cv ou PS a fora necessria para elevar uma massa de 75 kg altura de um metro em um segundo. b) HP um HP a fora necessria para elevar uma massa de 76 kg altura de um metro em um segundo. c) W um watt a potncia desenvolvida quando se realiza contnua e uniformemente um trabalho igual a um joule por segundo.
Figura 21 Esquema para clculo do: a) cv; b) HP.

5.2 Converses de unidades de potncia Tabela 1 Converses de unidades de potncia cv PS HP W kW cv 1 1 1,014 0,00136 1,36 PS 1 1 1,014 0,00136 1,36 HP 0,9863 0,9863 1 0,00134 1,341 W 735,5 735,5 745,7 1 1000 kW 0,7355 0,7355 0,7457 0,001 1

A potncia de um motor pode ser medida segundo as seguintes normas: a) Norma DIN (Deutshe Industrie Normen Alemanha) a potncia do motor medida com o ventilador, bomba dgua, bomba injetora, dnamo, silencioso, filtro de ar acoplados. A potncia expressa em PS. b) Norma CUNA (Itlia) os valores CUNA so de 5 a 10% superiores aos valores DIN, visto que a potncia do motor medida sem o filtro de ar e sem o silencioso. c) Norma SAE (Society of Automotive Engineers USA) os valores SAE so de 10 a 25% superiores aos valores DIN, visto que todos os agregados e os consumidores de energia so eliminados durante a medio da potncia do motor.
18

6 Motores Superalimentados A potncia desenvolvida por motores a combusto interna pode ser aumentada com a elevao da presso de admisso. Este fenmeno obtido com aplicao da superalimentao. Este processo consiste em forar o ar para o interior do cilindro, de modo que o peso da carga aumente. Os superalimentadores so de dois tipos: sopradores e turbinas. 6.1 Soprador um dispositivo que tem por finalidade manter um fluxo de ar contnuo e forado para o interior do cilindro. acionado pelo prprio motor.
Figura 22 Soprador

6.2 Turbina um dispositivo composto de dois rotores, ligados entre si por um eixo. acionado pela energia cintica dos gases queimados.
Figura 23 Turbina

19

You might also like