You are on page 1of 5

| PROJETO NO QUARTO ESCURO |

| ANOS ATRS... | H anos desenvolvo um trabalho de arte que envolve pessoas desconhecidas e suas intimidades. De 2004 a 2010 realizei diversos ensaios com essa estrutura: meu imaginrio + parte da realidade ntima da pessoa fotografada. Coloco abaixo alguns trabalhos desse perodo (cada um com sua proposta particular): _ Projeto "Procura-se" http://www.marciabellotti.com/procura-se _ Srie Branca http://www.marciabellotti.com/serie-branca _ xtasis Estendido http://www.marciabellotti.com/extasis-estendido

| HOJE | Atualmente minha pesquisa amadureceu, e acredito que as trocas que possam ser criadas entre eu e a pessoa a ser fotografada tambm se ampliaram. Com o projeto No Quarto Escuro espero poder tecer questionamentos muito mais profundos do que aqueles que realizei at hoje a cerca das questes de gnero, sexualidade e, mais do que tudo, sobre as possveis liberdades individuais. Quando uma pessoa desconhecida resolve se permitir expor ao mundo suas reflexes sobre um tabu, sua intimidade e desejos, isso deve ser tratado com muito cuidado e carinho. E isso algo que eu prometo queles que queiram participar do projeto: coerncia e cuidado com suas imagens, depoimentos e mensagens. Tudo estar sempre associado ao universo da arte. Nunca nenhum participante encontrar sua intimidade exposta em uma publicidade da Coca-Cola, por exemplo. Para prover tal segurana, haver um contrato formulado especificamente para isso. Por outro lado, acredito que todo material que envolve a construo dessa reflexo to rico, que tambm deva receber ateno. O universo no qual vamos entrar to instigante que todas as trocas entre eu e a pessoa a ter sua intimidade documentada tm a potncia para serem materiais de arte riqussimos! Por isso, este no um trabalho apenas fotogrfico. Este um trabalho que abre suas fronteiras a todas as formas de expresso no campo das artes visuais. A fala de cada um - seja l como me for oferecida - torna-se to importante quanto sua imagem.

| TEXTO ORIGINAL DO PROJETO |

Uma dvida que no foi ofertada por quase nenhum pai a seu filho. Pelo menos no em nossa histria moderna. Somos nascidos e conduzidos a seguir os padres determinados por nossos genitais: mais um dos muitos moldes de uma sociedade que busca controlar tudo, at mesmo nossos mais ntimos desejos. A verdade que dificilmente nos permitimos questionar qualquer coisa, quanto mais algo que deve - acima de tudo! - permanecer escondido. Nossos avs sempre souberam: sexo, somente no escuro. A grande maioria de ns apenas vive segundo um determinismo inviolado e jamais questionado. Antes de nascermos, muitos j tem nome, sexo, identidade de gnero, limitaes nos mais diversos nveis. No fruto da maldade familiar, mas decorrncia da ignorncia social. Esse modelo que, baseado em caractersticas fsicas, impe diferenas, limites e um longo processo de construo de identidade. Mas... se no tivssemos nascido no pas em que nascemos, com suas condies sociopolticas especficas; se tivssemos sido criados em estruturas familiares diversas... Se tivssemos recebido a utpica condio da escolha sobre ns mesmos em relao ao assunto mais ntimo, e que exatamente por isso jamais deveria passar pelo crivo das instituies, fossem elas sociais, familiares ou de ordem pblica... se tivssemos a oportunidade para nos manifestarmos com total liberdade sobre nossos prprios corpos e mentes, e pudssemos ser o que quisssemos enquanto indivduos. Esse projeto busca por promover este questionamento bsico que nos foi negado antes mesmo de nascermos. A todos proponho que em algum dia se faam, no mais completo escuro do interior de suas mentes, esta reflexo. E aos que tenham coragem de externar ao mundo um resultado imagtico desses questionamentos, que mandem um email para contato@marciabellotti.com, com o assunto | Projeto No Quarto Escuro |. Essas futuras construes imagticas no devem de maneira alguma ser entendidas como solues visuais permanentes para as questes sexuais de cada um. No passam de um dos infinitos questionamentos que poderamos ser capazes fazer, mutveis a cada nova varivel em nossa existncia. a busca pela representao visual do questionamento de um tabu, em um determinado momento. Aos que permitam, gostaria de contar com a captao audiovisual de qualquer depoimento, expresso verbal de qualquer tipo. Com este material ser possvel desdobrar o registro fotogrfico para os campos da instalao e do videoarte. Os ensaios audiovisuais ou fotogrficos acontecero no Rio. Para participar preciso ter mais de 18 anos. Este no um ensaio com fins comerciais. Este no um ensaio porn. Este um projeto de arte contempornea. Para ver mais sobre meu trabalho: www.marciabellotti.com Para conversarmos melhor: contato@marciabellotti.com

| EXPLICANDO MELHOR | Com o projeto No Quarto Escuro procuro promover uma reflexo acerca dos assuntos "sexualidade", "liberdade individual" e "gnero". Acredito que todos aqueles que desejem participar j tenham algum conhecimento sobre as questes de gnero, mas s para ter certeza de que estamos falando "a mesma lngua", vou oferecer abaixo algumas boas referncias sobre o tema: _ http://goo.gl/4vmlrJ _ http://goo.gl/nqx9ie Contudo, gostaria de deixar claro que este trabalho no se resume a explorar as questes da identidade de gnero. Meu objetivo provocar reflexes. Reflexes sobre a maneira com a qual fomos criados/as, sobre nossa cultura e os limites que nos foram impostos, sobre aquilo que poderamos ser, assim como sobre aquilo que efetivamente somos. Reflexes a respeito da maneira com a qual nos apresentamos ao mundo e a forma com que este nos percebe e recebe.

| REFLEXES | Durante toda minha infncia/adolescncia jamais havia escutado histrias de algum pai ou me que tivesse ofertado liberdade de gnero/orientao sexual a seus filhos/as. At hoje, mesmo me interessando muito pelo tema, no me deparei com nenhum relato neste sentido aqui no Brasil. Ao contrrio, j escutei inmeros sobre como a imposio de valores "inquestionveis" a respeito do sexo causaram problemas gravssimos, dores imensas, e terrveis consequncias nas estruturas individuais e familiares. As liberdades individuais deveriam ser intocveis. Quem eu, voc ou qualquer outro ser vivo do planeta quisesse ser, deveria ser questo de foro ntimo, exclusiva de cada um. Nenhuma sociedade deveria ter o direito de dizer como ns devemos nos vestir, quem ser ou como devemos amar.

| DESENVOLVIMENTO DO PROJETO | _ PARTE 1 Para aqueles que desejem participar do projeto eu peo, sobretudo, que seja feita uma autorreflexo verdadeira. Pensem sobre o tema, sobre como suas vidas poderiam ser ou sobre como gostariam que suas vidas fossem. Nesse quarto escuro, no qual a sociedade nos obriga a guardar nossos desejos e quase tudo relativo a sexo... O que vocs escondem? O que gostariam de mostrar ou falar? Contudo, no preciso que ningum chegue a nenhuma concluso final. Nossas mentes so muito maiores, e nem mesmo recomendo que algum acredite ser capaz de chegar a alguma concluso. O interesse aqui reside no questionamento.

_ PARTE 2 Da mesma forma que cada reflexo individual, a minha forma de trabalhar com cada um tambm o ser. No haver regras ou padres. Cada histria ser resolvida de maneira nica. Para facilitar, vou citar algumas possveis solues para a documentao sonora dessas reflexes: Um vdeo (depoimento audiovisual clssico); Gravao apenas do depoimento (udio); Uma carta de prprio punho; Palavras desconexas; Rudos, sons; Etc.

De maneira similar, a resposta imagtica para cada reflexo ser nica. Atravs do dilogo que eu tiver com cada um, criarei solues visuais exclusivas para cada caso. Exemplos: Uma representao visual mitolgica; Pode ser que a reflexo no leve a pessoa a nenhum outro eu e, portanto, a representao visual seja ele/a mesmo, expressa da mesma forma que antes do processo reflexivo; Verses drag queen, andrgenas, femininas ou masculinas, construda de forma bruta ou refinada; Uma representao abstrata; Uma representao figurativa desconhecida; Etc.

Todas as solues visuais so possveis, desde que sejam reflexes verdadeiras e me paream coerentes e viveis. Tanto as formas de documentao dos processos reflexivos, quanto suas representaes visuais, sero resultantes de processos conjuntos entre eu e o participante do projeto. Ateno > > > Eu no espero nem gostaria que algum me traga uma soluo visual! Esse o meu trabalho ;) Me ofertem reflexes e dilogos. Isso j ser um material bruto maravilhoso!

| PINGOS NOS S | Contudo, gostaria de esclarecer previamente que: Este um trabalho de arte contempornea; Este um ambiente de respeito e liberdade; preciso confiana mtua; preciso ter mais de 18 anos; Haver um/a assistente presente em cada ensaio. Dependendo do caso, poder haver tambm equipe de produo presente na locao; Todos os ensaios iro acontecer na cidade do Rio de Janeiro. A locao especfica ficar em aberto e depender de caso para caso; No um ensaio com fins comerciais, no h dinheiro envolvido;

Como contraparte, ofereo uma cpia de cada trabalho para cada participante (em DVD, no caso de vdeo ou instalaes), incluindo uma ampliao fotogrfica numerada e assinada (com valor de mercado).

| CONSIDERAES FINAIS | Aps ler todo este projeto, por favor, me confirme sua participao atravs do email contato@marciabellotti.com! muito importante ter o maior nmero possvel de pessoas envolvidas. Ento, por favor, se conhecer algum que poderia gostar de passar por essa experincia a respeito de sua sexualidade/gnero/intimidade, sinta-se livre para repassar o projeto! Cada ser humano nico!, e esse trabalho uma plataforma para expressarmos, no somente nossa intimidade, mas sobretudo nossa legtima diversidade. Obrigada por sua ateno e tempo.

OBRIGADA! Mrcia Bellotti


Artista Visual

You might also like