You are on page 1of 5

AVALIAO DA APRENDIZAGEM Atualmente a avaliao da aprendizagem est sendo voltada para a preparao de exames.

Isso acontece porque os sistemas de ensino esto interessados nos percentuais de aprovao e reprovao dos alunos. Com isso, os procedimentos de avaliao se tornam elementos motivadores em busca de resultados. A forma como a avaliao da aprendizagem est sendo empregada faz com que os alunos tenham uma ateno centrada no processo de promoo ao final do ano letivo e no na aquisio de conhecimentos. J os professores utilizam as provas como forma de pressionar os alunos a alcanar os resultados esperados pela escola. De acordo com Luckesi (1998), a avaliao da aprendizagem est sendo praticada independente do processo ensino-aprendizagem, pois mais importante do que ser uma oportunidade de aprendizagem significativa, a avaliao vem se tornando um instrumento de ameaa. Na medida em que a avaliao se centra em provas e exames, no h uma melhoria na qualidade da aprendizagem. Caso seja necessria a utilizao de provas, preciso deixar claro que ela apenas uma formalidade do sistema escolar. Uma avaliao que busca a transformao social deve ter como objetivo o avano e o crescimento do seu educando e no estagnar o conhecimento atravs de prticas disciplinadoras. Ela consiste em verificar o que o aluno aprendeu e se os objetivos propostos foram atingidos e se o programa foi conduzido de forma adequada. Deve representar um instrumento indispensvel na verificao do aprendizado continuo dos alunos, destacando as dificuldades em determina disciplina e direcionando os professores na busca de abordagens que contemplem mtodos didticos adequados para as disciplinas. A prtica avaliativa tem que centrar-se no diagnstico e no na classificao. A funo classificatria analisar o desempenho do aluno atravs de notas obtidas, geralmente registrada atravs de nmeros. Ela retira da prtica da avaliao tudo o que construtivo. Por sua vez, a diagnstica constitui-se num processo de avanar no desenvolvimento e no crescimento da autonomia do educando, sendo capaz de descobrir seu nvel de aprendizagem, adquirindo conscincia das suas limitaes e necessidades a serem avanadas. Ela tem que ter como finalidade fornecer informaes sobre o processo pedaggico que permitam aos docentes definir sobre as interferncias e as mudanas necessrias na face

do projeto educativo. Esse que precisa ser definido coletivamente para que possa garantir a aprendizagem do aluno de forma democrtica. essencial perceber o aluno como ser social e poltico que possui a capacidade de pensar criticamente sobre seus atos e dotado de experincias, sujeito de seu prprio desenvolvimento. Muito se tem discutido sobre o cenrio da avaliao da aprendizagem nestes ltimos anos. Avaliar um ato que deve ser feito com responsabilidade, tica e moral. A avaliao fundamentada em pressupostos tradicionais e apenas quantitativos ainda uma abordagem usual, contudo devemos refletir sobre este cenrio tendo em vista as novas demandas sociais. Ainda neste contexto, vale pontuar que avaliar no deve ser somente medir, mas perceber uma concepo filosfica poltica que este universo nos remete. Deveramos repensar os mtodos avaliativos para que estes tenham seus limites ultrapassados tendo em vista a introduo de novas tecnologias e de uma ps modernidade educacional. Observamos que refletir sobre o contexto da avaliao no campo do desempenho escolar assim como o cenrio da educao na formao do aluno como um indivduo voltado para a cidadania, trata-se de uma necessidade fundamental para uma prtica educativa mais justa e igualitria. Isto porque acreditamos que o processo ensino e aprendizagem deve estar pautado no respeito ao educando, considerando como pressuposto seus aspectos fsico, social e econmico; no podendo haver qualquer espcie de discriminao uma vez que no momento em que o aluno valorizado em sua plenitude, poder se efetivar a formao de cidados crticos e ativos no contexto social. Contudo, vale ainda apontar que a avaliao no somente uma questo relacionada aos professores, mas escola como um todo. A partir destas observaes, podemos apontar que a prtica educacional brasileira opera na quase totalidade das vezes como verificao. Neste processo avaliativo, deixa-se de lado o foco humanitrio, emocional, o conhecimento prvio do aluno sendo considerados apenas certos os contedos e respostas que previamente satisfazem os padres preestabelecidos pelo sistema em vigor. Estas caractersticas necessitam ser redimensionadas j que no mais podemos compactuar com processos educacionais que somente se pautem em reprodues conceituais. Dever-se-ia pensar na avaliao para o crescimento do aluno, assim como para construo de sua cidadania e de sua autonomia. Entende-se que, neste processo avaliao ensino - aprendizagem, todos os educadores devem ter em mente o que avaliar e o quanto uma avaliao pode mexer com a autoestima de um aluno, se usada de forma incorreta. Avaliar no deve ter como base a

excluso e sim a incluso do educando, sempre pensando naquele ser humano como um grande potencial de grandes feitos futuros. Transformar valores e arraigar conceitos deveria ser o principal objetivo da avaliao. Em sntese, no podemos avaliar de forma qualitativa os saberes de cada aluno nas escolas, sem se dar conta do papel do educador; do pedagogo frente avaliao. Enfatizar o papel do educador perante o sistema avaliativo importante, pois entendemos que tratamos com pessoas e esperamos que estas, possam contribuir para uma redefinio desta sociedade vigente. A excluso social se d na maioria das vezes por conta de processos avaliativos que somente mensuram conhecimentos prestabelecidos sem se dar conta do complexo cenrio que esta questo nos remete. As questes avaliativas envolvem reflexes atuais tendo em vista que j no podemos consagrar modelos tradicionais a uma questo to importante como esta. Desse modo, a compreenso do processo avaliativo no cotidiano escolar merecedor de grande reflexo, ultrapassando a medida em seu significado. As avaliaes da aprendizagem so coordenadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira Inep. O Inep uma autarquia federal vinculada ao Ministrio da Educao MEC, cuja misso promover estudos, pesquisas e avaliaes sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulao e implementao de polticas pblicas para a rea educacional a partir de parmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informaes claras e confiveis aos gestores, pesquisadores, educadores e pblico em geral.

ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica - IDEB - O Ideb foi criado

INEP em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educao: aprovao e mdia de desempenho dos estudantes em lngua portuguesa e matemtica. O indicador calculado a partir dos dados sobre aprovao escolar, obtidos no Censo Escolar, e das mdias de desempenho nas avaliaes do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

A srie histrica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas no apenas pelo Pas, mas tambm por escolas, municpios e unidades da Federao. A lgica a de que cada instncia evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da mdia dos pases da OCDE. Em termos numricos, isso significa

progredir da mdia nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenrio da Independncia.

Sistema de Avaliao da Educao Bsica - SAEB - O Sistema de Avaliao da

Educao Bsica Saeb composto por dois processos: a Avaliao Nacional da Educao Bsica Aneb e a Avaliao Nacional do Rendimento Escolar Anresc. A Aneb realizada por amostragem das Redes de Ensino, em cada unidade da Federao e tem foco nas gestes dos sistemas educacionais. Por manter as mesmas caractersticas, a Aneb recebe o nome do Saeb (http://portal.inep.gov.br/web/guest/caracteristicas-saeb) em suas divulgaes. A Anresc mais extensa e detalhada que a Aneb e tem foco em cada unidade escolar. Por seu carter universal, recebe o nome de Prova Brasil em suas divulgaes. A partir de 2013, haver a Avaliao Nacional de Alfabetizao ANA. Esta nova avaliao, que deve ser aplicada anualmente a partir deste ano, ter carter censitrio e avaliar a qualidade, equidade e eficincia do ciclo de alfabetizao das redes pblicas.

Prova Brasil - A Prova Brasil aplicada censitariamente aos alunos de 5 e 9

anos do ensino fundamental pblico, nas redes estaduais, municipais e federais, de rea rural e urbana, em escolas que tenham no mnimo 20 alunos matriculados na srie avaliada. A Prova Brasil oferece resultados por escola, municpio, Unidade da Federao e pas que so utilizados no clculo do Ideb.

As avaliaes realizadas a cada dois anos, quando so aplicadas provas de Lngua Portuguesa e Matemtica, alm de questionrios socioeconmicos aos alunos participantes e comunidade escolar.

Provinha Brasil - A Provinha Brasil uma avaliao diagnstica do nvel de

alfabetizao das crianas matriculadas no segundo ano de escolarizao das escolas pblicas brasileiras. Essa avaliao acontece em duas etapas, uma no incio e a outra ao trmino do ano letivo. A aplicao em perodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realizao de um diagnstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianas, em termos de habilidades de leitura dentro do perodo avaliado.

Referncias

Bibliogrficas:

LUCKESI, Cipriano. Avaliao da aprendizagem escolar. So Paulo, Cortez, 1998, 7 edio. LDKE, Meng. A trama da avaliao escolar. Ptio Revista Pedaggica. n 34 ano IX, 2005. Porto Alegre. Artmed.

You might also like