You are on page 1of 11

FUNDAO ESTATAL SADE DA FAMILA

ESTADO DA BAHIA
REF. EDITAL N1/2010- CONCURSO PBLICO

REALIZAO

INSTRUES
1212-

Voc est recebendo do fiscal um Caderno de Questes com 50 (cinquenta) questes numeradas sequencialmente que compem a prova objetiva. Voc receber, tambm, a Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas da prova objetiva. ATENO
proibido folhear o Caderno de Questes antes da autorizao do fiscal. Aps autorizao, verifique se o Caderno de Questes est completo, sem falhas de impresso e se a numerao est correta. Confira tambm se sua prova corresponde ao cargo para o qual voc se inscreveu. Caso haja qualquer divergncia, comunique o fato ao fiscal imediatamente.

3-

Confira seu nome completo, o nmero de seu documento e o nmero de sua inscrio na Folha de Respostas. Caso encontre alguma divergncia, comunique o fato ao fiscal para as devidas providncias.

4-

Voc dever transcrever as respostas das questes objetivas para a Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para a correo das provas. O preenchimento da Folha de Respostas de inteira responsabilidade do candidato.

56-

Leia atentamente cada questo da prova e assinale, na Folha de Respostas, a opo que a responda corretamente. Assinale a cor que corresponda a sua prova na Folha de Respostas, caso o candidato no identifique a cor de sua prova, ou contenha mais de uma marcao neste campo o candidato estar automaticamente eliminado. Exemplo correto da marcao da Folha de Respostas:

7-

A Folha de Respostas no poder ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcao fora dos campos destinados s respostas.

8-

Na correo da Folha de Respostas, ser atribuda nota 0 (zero) s questes no assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel.

9-

Voc dispe de 4h (quatro horas) para fazer a prova, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo.

10- Voc somente poder deixar definitivamente a sala de prova aps 60 (sessenta) minutos de seu incio. Caso o candidato queira levar o caderno de questes ser permitido somente no decorrer dos ltimos 15 (quinze) minutos determinados para o trmino da prova, devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a Folha de Respostas devidamente assinada. As provas estaro disponibilizadas no site da AOCP (www.aocp.com.br), a partir da divulgao do Gabarito Preliminar. Os candidatos que terminarem a prova no podero utilizar o mesmo sanitrio que os candidatos que ainda esto realizando as provas. 11- Os 03 (trs) ltimos candidatos da sala s podero sair juntos, aps a conferncia de todos os documentos da sala e assinatura do Termo de Fechamento. 12- Durante a prova, no ser permitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes, calculadoras, relgios, agendas eletrnicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrnico. A utilizao desses objetos causar eliminao imediata do candidato. 13- Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, devero ser desligados e mantidos dessa forma at o trmino da prova e entrega da Folha de Respostas ao fiscal. 14- Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicar em imediata denncia autoridade competente, que tomar as medidas cabveis, inclusive com priso em flagrante dos envolvidos.

EDM 07
w

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO


QUESTO RESP.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

QUESTO RESP.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

( )

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
( ) Questo 01 Qual poltica, juntamente com a Assistncia Social e a Sade, completa o trip da Seguridade Social no Brasil? (A) Previdncia Social. (B) Educao. (C) Segurana. (D) Habitao. (E) Direitos Humanos. Questo 02 Preencha as lacunas, e em seguida, assinale a alternativa correta. A Assistncia Social ____________ do cidado e dever _____________. um direito / do Estado uma necessidade / do 3 setor uma carncia / da Igreja Catlica dever / do Estado uma poltica / da comunidade

um processo social de mudana de prticas sanitrias. direcionado no sentido da eficincia e eficcia sociais.

(A) (B) (C) (D) (E)

V F V F. F F F F. V V V V. V V F F. FFVV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Questo 03 A formulao da poltica de Assistncia Social tem como uma de suas pautas as necessidades das famlias, seus membros e indivduos. Quais das atividades abaixo colabora para uma ao profissional do Assistente Social com viso de totalidade? (A) Pesquisas sociais que ignoram os sujeitos sociais. (B) Atividades fragmentadas. (C) Atividades focalizadas. (D) Atividades que objetivam o fortalecimento dos vnculos familiares. (E) Atividades que valorizem as singularidades. Questo 04 Assinale a alternativa correta. A Repblica Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como um de seus fundamentos (A) a Cidadania. (B) a Paz. (C) a Justia. (D) a Realeza. (E) a Dependncia Nacional. Questo 05 Assinale a alternativa que NO se relaciona com o tema participao social. (A) Movimentos sociais. (B) Ditadura. (C) Conferncias municipais. (D) Assemblias Populares. (E) Conferncias Estaduais. Questo 06 Informe se falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo sobre Distrito Sanitrio. A seguir, indique a alternativa com a sequncia correta. ( ) Unidade mais perifrica da administrao sanitria, que detm poder decisrio quanto poltica de sade local. Visto como um processo social de mudana das prticas sanitrias do Sistema nico de Sade (SUS).

Questo 07 A participao popular um importante instrumento para o aprofundamento da democracia que, a partir da descentralizao, faz com que haja maior dinmica na participao, principalmente no mbito local. A participao popular visa estabelecer parcerias entre Estado e sociedade civil, para que, juntos, possam atingir o objetivo desejado por todos, que a melhoria das condies de vida de toda a populao. So instrumentos e/ou espaos da participao popular, EXCETO: (A) Referendo. (B) Plebiscito. (C) Iniciativa popular. (D) Audincia Pblica. (E) Estudo de Caso. Questo 08 Sobre a Reforma Psiquitrica no Brasil, assinale a alternativa correta. (A) O incio do processo de Reforma Psiquitrica no Brasil anterior ao movimento da reforma sanitria, nos anos 90, em favor da mudana dos modelos de ateno e gesto nas prticas de sade, defesa da sade coletiva, equidade na oferta dos servios, e protagonismo dos trabalhadores e usurios dos servios de sade nos processos de gesto e produo de tecnologias de cuidado. (B) O processo de Reforma Psiquitrica brasileira, tem uma histria prpria, anterior ao da Reforma Sanitria, inscrita num contexto internacional de mudanas pela superao da violncia asilar. (C) Fundado, ao final dos anos 70, no auge do modelo de assistncia centrado no hospital psiquitrico, por um lado, e na ecloso, por outro, dos esforos dos movimentos sociais pelos direitos dos pacientes psiquitricos, o processo da Reforma Psiquitrica brasileira maior do que a sano de novas leis e normas e maior do que o conjunto de mudanas nas polticas governamentais e nos servios de sade. (D) A Reforma Psiquitrica processo poltico e social complexo, composto de atores, instituies e foras de diferentes origens, e que incide em territrios diversos, nos governos federal, estadual e municipal, nas universidades, no mercado dos servios de sade, nos conselhos profissionais, nas associaes de pessoas com transtornos mentais e de seus familiares, nos movimentos sociais, e nos territrios do imaginrio social e da opinio pblica. (E) A Reforma Psiquitrica no Brasil no deve ser identificada como o incio efetivo do movimento social pelos direitos dos pacientes psiquitricos em nosso pas.

( )

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

-3-

Questo 09 Atualmente, as polticas focalistas do Estado neoliberal no s excluem a maioria do acesso aos benefcios, mas rompem com o que est garantido na Constituio Federal, principalmente no que se refere sade, assistncia e previdncia, constantes em lei como direito do cidado e dever do Estado, dificultando a universalizao do direitos e, principalmente, o controle social. Desse modo, deparamos com alguns entraves e complicadores articulao do trabalho profissional voltado aos interesses e necessidades dos cidados. Assinale a alternativa que NO condiz com um desses entraves e/ou complicadores. (A) A ignorncia por parte dos usurios e dos prprios profissionais do que garantido como direito. (B) A focalizao das polticas dificultando a crtica, a organizao e o controle social porque atinge exatamente o no-cidado, que levado a desejar e despertar compaixo. (C) o direito do cidado discutido de forma fragmentada, por exemplo: direito do paciente, direito renda mnima, direito habitao, etc. (D) Discusso ampla com todos os segmentos da sociedade sobre o direito do cidado e/ou direitos nas suas inter-relaes, conexes e interdependncia. (E) A pretensa incompatibilidade no enfrentamento concomitante dos direitos sociais e do sofrimento humano, fruto do culto ao individualismo obsessivo que difere do respeito dignidade emancipatria. Questo 10 O Controle Social entendido como a ocupao dos espaos de participao social possibilitados criados e a serem criados pela Constituio Federal de 1988, objetivando o conhecimento, vigilncia, comando e fiscalizao dos recursos, espaos e servios pblicos por parte da sociedade organizada. Sobre o Conselho de Sade. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Devem ser paritrios. (B) Existe nas trs esferas do governo. (C) Foi regulamentado pela LOS. (D) Foi regulamentado pela LOAS. (E) Os Conselhos so dotados de poderes legais. Questo 11 Sobre a insero do Assistente Social na Sade. Assinale a alternativa correta. (A) A insero do Assistente Social na sade rompeu com a viso clnico-assistencial. (B) A insero do Assistente Social na sade rompeu com a viso fragmentada do homem. (C) A insero do Assistente Social na sade rompeu com a priorizao da construo e manuteno de unidade de ateno terciria. (D) A insero do Assistente Social na sade rompeu com a medicina curativa. (E) A insero do Assistente Social na sade acompanhou a tendncia da medicina no Brasil calcada no modelo clnico-assistencial.

Questo 12 O Programa de Sade da Famlia tem se constitudo num dos pilares do movimento de reorganizao do sistema de sade brasileiro, consolidando-se como poltica prioritria de governo. Assinale a alternativa que NO se configura numa das evidncias desse fato. (A) A grande expanso numrica da estratgia de sade da famlia, especialmente a partir de 1998, com ampliao quantitativa e geogrfica da cobertura, pelo progressivo aumento do nmero de municpios, estados e regies no pas. (B) A crescente legitimao institucional da estratgia de sade da famlia no mbito do SUS, do que so indicativos, a prpria expanso territorial - na medida em que traduz uma crescente adeso dos gestores municipais proposta do PSF. (C) Fortalecimento dos mecanismos de sustentabilidade financeira. A trajetria de financiamento desses programas demonstra o aumento do volume de recursos e aprimoramento dos mecanismos de repasse que funcionavam por meio de convnio, inicialmente entre estados e Ministrio da Sade, depois entre municpios e Ministrio da Sade. (D) A grande expanso numrica da estratgia de sade da famlia, especialmente a partir de 1970, com ampliao quantitativa e geogrfica da cobertura, pelo progressivo aumento do nmero de municpios, estados e regies no pas. (E) O PSF se configura numa legitimao do SUS, pois um de seus objetivos a ateno bsica sade da famlia. Questo 13 Uma das competncias da Resoluo n 145/2004 (A) Fiscalizar a Poltica Nacional de Assistncia Social. (B) Divulgar a Lei Orgnica da Assistncia Social. (C) Aprovar a Poltica Nacional de Assistncia Social. (D) Propor parmetros para a Assistncia Sade. (E) Aprovar o Estatudo do Idoso. Questo 14 A Epidemiologia a cincia que estuda os padres da ocorrncia de doenas em populaes humanas e os fatores determinantes destes padres (Lilienfeld, 1980). Assinale a alternativa correta. (A) A epidemiologia restringe-se ao estudo de epidemias de doenas transmissveis. (B) A epidemiologia trata de qualquer evento relacionado sade (ou doena) da populao. (C) A descrio das condies de sade da populao no importante para os estudos da epidemiologia. (D) A investigao dos fatores determinantes de doenas e a avaliao do impacto das aes para alterar a situao de sade no importante para a epidemiologia. (E) Verdadeiramente, a epidemiologia no contribui para o melhor entendimento da sade da populao.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

-4-

Questo 15 O tema territorializao contante em muitas polticas sociais. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Este tema trata-se de um dos pressupostos da atual Poltica de Assistncia Social. (B) A operacionalizao da poltica de assistncia social em rede, com base no territrio, constitui um dos caminhos para superar a fragmentao na prtica dessa poltica. (C) Ignorar a realidade, desconsiderando os novos desafios colocados pela dimenso do cotidiano, que se apresenta sob mltiplas formataes, no se enquadra na concepo de territrio. (D) Trabalhar em rede, na concepo de territrio significa ir alm da simples adeso, pois h necessidade de se romper com velhos paradigmas, tais como: segmentao, fragmentao e focalizao. (E) Quando falamos em Poltica de Sade Pblica e de qualidade o tema territorializao no relevante. Questo 16 Assinale a alternativa correta. Sendo o Estatuto da Criana e do Adolescente, uma das ferramentas de direito do cidado, imprescindvel o conhecimento deste por partes dos profissionais da Assistncia Social, da Sade, da Educao e demais polticas. Em casos de denncia contra entidades de atendimento criana e adolescentes (A) o dirigente da entidade no ter prazo algum para oferecer resposta escrita, para defender-se das denuncias contra a instituio de atendimento. (B) o procedimento de apurao de irregularidade em entidade governamental e no-governamental ter incio mediante portaria da autoridade judiciria ou representao do Ministrio Pblico ou do Conselho Tutelar. (C) havendo motivo grave, poder a autoridade judiciria, sem ouvir o Ministrio Pblico, decretar liminarmente o afastamento provisrio do diligente da entidade, mediante deciso fundamentada. (D) o dirigente da entidade ser citado para, no prazo de 03 dias, oferecer resposta escrita, podendo juntar documentos e indicar as provas a produzir. (E) mesmo havendo motivo grave, a autoridade judiciria no poder decretar o afastamento provisrio do dirigente da entidade. Questo 17 Analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s) o Assistente Social ao tomar conhecimento de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianas e adolescentes devem tomar quais condutas. I. No devem divulgar os atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianas e adolescentes a que se atribua autoria de ato infracional. Divulgar parcialmente atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito crianas e adolescentes a que se atribua autoria de ato infracional. No devem oferecer subsdios para notcias a respeito de fato infracional, envolvendo crianas e adolescentes e no poder identificar os menores, nem oferecer

fotografia, referncia a nome, filiao, parentesco e residncia. (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas I, II e III. Apenas I e III. Apenas II. Apenas II e III.

apelido,

Questo 18 O Sistema nico de Assistncia Social - SUAS um sistema pblico no contributivo, descentralizado e participativo que tem por funo a gesto do contedo especfico da assistncia social no campo da proteo social brasileira. Assinale a alternativa que NO se configura num de seus eixos estruturantes. (A) Valorizao da presena do controle social. (B) Alcance de direitos scioassistenciais apenas aos mais necessitados. (C) Matricialidade sciofamiliar. (D) Territorializao. (E) Qualificao de recursos humanos. Questo 19 A Constituio Federal de 1988 traz uma nova concepo para a Assistncia Social brasileira. Includa no mbito da Seguridade Social e regulamentada pela Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS em dezembro de 1993, como poltica social pblica. A LOAS cria uma nova matriz para a poltica de assistncia social, inserindo-a no sistema do bem-estar social brasileiro concebido como campo de Seguridade Social, esta insero Social aponta, tambm, para seu carter de poltica de Proteo Social articulada outras polticas do campo social voltadas garantia de direitos e de condies dignas de vida. Assinale a alternativa correta sobre a Proteo Social. (A) Refere-se as formas "institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros. Tais sistemas decorrem de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doena, o infortnio, as privaes. (B) Refere-se produo, sistematizao de informaes, indicadores e ndices territorializados das situaes de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre famlias/pessoas nos diferentes ciclos da vida (crianas, adolescentes, jovens, adultos e idosos). (C) A proteo social no objetiva garantir as seguintes seguranas: segurana de sobrevivncia (de rendimento e de autonomia); de acolhida; e, convvio ou vivncia familiar. (D) A proteo social tm como principais atribuies a deliberao e a fiscalizao da execuo da poltica e de seu financiamento, em consonncia com as diretrizes propostas pelo povo. (E) A proteo social tem como objetivo central tratar situaes de risco por meio do fortalecimento do indivduo.

II.

III.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

-5-

Questo 20 Assinale a alternativa correta sobre o perfil das polticas sociais no Brasil. (A) Via de regra a efetivao das polticas sociais se consagra no espao de trabalho apenas para o assistente social. (B) No Brasil a poltica social no tem sua gnese na relao capital-trabalho. (C) As solues sociais propostas pelo Welfare State no ps-guerra decorreu de um pacto interclasses no sentido de unir esforos para a reconstruo econmica, social e poltica das naes capitalistas envolvidas no conflito mundial. (D) O tratamento das desigualdades sociais dado pela Poltica Pblica de corte social no Brasil se isola das formas histricas pelas quais o capital segue tratando a fora de trabalho a nvel internacional, pautando a distributividade das solues nos limites dos interesses do capital. (E) A Poltica Social no Brasil no possui duas faces e sim a preocupao e foco exclusivo com os direitos do cidado. Questo 21 O Assistente Social cuja interveno supera aes puramente instrumentais, imediatas e espontneas elabora respostas mais qualificadas, na construo de novas legitimidades. Assinale a alternativa que condiz com o mecanismo utilizado para este fim. (A) No agir-racional-com-respeito-a-fins. (B) Atravs de aes movidas pela necessidade moral. (C) Atravs da razo instrumental. (D) Atravs da natureza espiritual. (E) Atravs da razo dialtica. Questo 22 Assinale a alternativa abaixo que NO condiz com o tema incluso social. (A) Atendimento precrio. (B) Melhoria na Qualidade de Vida. (C) Acesso Educao. (D) Garantia de Direitos. (E) Participao popular. Questo 23 dever do Assistente Social nas suas relaes com os usurios da assistncia social, EXCETO: (A) Contribuir para a criao de mecanismos que venham desburocratizar a relao com os usurios, no sentido de agilizar e melhorar os servios prestados (B) Fornecer populao usuria, quando solicitado, informaes concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Servio Social e as suas concluses, resguardado o sigilo profissional (C) Democratizar as informaes e o acesso aos programas disponveis no espao institucional, como um dos mecanismos indispensveis participao dos usurios (D) Informar populao usuria sobre a utilizao de materiais de registro udio-visual e pesquisas a elas referentes e a forma de sistematizao dos dados obtidos (E) Deixar de devolver as informaes colhidas nos estudos e pesquisas aos usurios, no sentido de que estes possam us-los para o fortalecimento dos seus interesses.

Questo 24 Sobre o processo de descentralizao da sade no Brasil. Assinale a alternativa correta. (A) No campo da sade, a implementao da descentralizao tem mostrado homogeneidade de experincias quanto s mudanas nos sistemas locais de sade. (B) A expanso da oferta de servios ambulatoriais um fato j reconhecido hoje e de fato atribudo ao deslocamento da gesto para o mbito dos municpios. (C) A crescente autonomia e a gama de atribuies municipais, no exigem maior eficincia na administrao dos recursos aos gestores locais da sade. (D) O investimento pblico realizado at o momento em servios especializados no mbito municipal faz-se suficiente. (E) Observa-se apenas experincias bsicas no mbito local, capaz de manter o padro tradicionalmente ofertado antes da municipalizao. Questo 25 Quais das aes abaixo citadas NO devem ser oferecidas pelo Assistente Social para garantir a ateno integral sade no Programa Sade da Famlia? (A) A comunicao impessoal com o usurio. (B) Linguagem rebuscada no trato com o usurio. (C) Retomar o debate sobre a assistncia, como um direito. (D) Colocar entraves para a criao do conselho local. (E) Promover o assistencialismo.

POLTICAS DE SADE
Questo 26 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I. descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo. direo nica centralizada. atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais. participao da comunidade.

II. III.

IV. (A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

-6-

Questo 27 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei I. II. incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico. fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano. participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos. colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

III.

IV. (A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

Questo 28 Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. So objetivos do Sistema nico de Sade SUS ( ) ( ) ( ) a identificao dos fatores condicionantes e determinantes da sade. a divulgao dos fatores condicionantes e determinantes da sade. a formulao de poltica de sade destinada a promover, nos campos econmico e social, a reduo de riscos de doenas e de outros agravos. a assistncia s pessoas por intermdio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade, com a realizao integrada das aes assistenciais e das atividades preventivas.

Questo 30 Assinale a alternativa INCORRETA. Entende-se por sade do trabalhador a promoo e proteo da sade dos trabalhadores, assim como visa recuperao e reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condies de trabalho, abrangendo (A) assistncia ao trabalhador vtima de acidentes de trabalho ou portador de doena profissional e do trabalho. (B) a inexistncia de garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao rgo competente a interdio de mquina, de setor de servio ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposio a risco iminente para a vida ou sade dos trabalhadores. (C) a participao, no mbito de competncia do Sistema nico de Sade (SUS), em estudos, pesquisas, avaliao e controle dos riscos e agravos potenciais sade existentes no processo de trabalho. (D) participao, no mbito de competncia do Sistema nico de Sade (SUS), da normatizao, fiscalizao e controle das condies de produo, extrao, armazenamento, transporte, distribuio e manuseio de substncias, de produtos, de mquinas e de equipamentos que apresentam riscos sade do trabalhador. (E) avaliao do impacto que as tecnologias provocam sade. Questo 31 Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial populao de uma determinada rea, o Sistema nico de Sade (SUS) no poder recorrer aos servios ofertados pela iniciativa privada. A participao complementar dos servios privados ser formalizada mediante contrato ou convnio, observadas, a respeito, as normas de direito pblico. As entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos esto impedidas de participar do Sistema nico de Sade (SUS). Os critrios e valores para a remunerao de servios e os parmetros de cobertura assistencial sero estabelecidos pela direo nacional do Sistema nico de Sade (SUS), aprovados no Conselho Nacional de Sade.

( )

(A) (B) (C) (D) (E)

V F V F. V V V F. F F F V. V V V V. F F F F.

( )

Questo 29 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. Esto includas no campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS): I. a formulao da poltica de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos e outros insumos de interesse para a sade e a participao na sua produo. o controle e a fiscalizao de servios, produtos e substncias de interesse para a sade. a fiscalizao e a inspeo de alimentos, gua e bebidas para consumo humano. a participao no controle e na fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos.

( )

( )

II.

(A) (B) (C) (D) (E)

V F V F. F V F F. F F F V. V V V V. F F F F.

III. IV.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

-7-

Questo 32 Os recursos financeiros do Sistema nico de Sade (SUS) sero depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuao, e movimentados sob fiscalizao dos respectivos: (A) Fundos de Sade. (B) Conferncias de Sade. (C) Conselhos de Sade (D) Planos de Sade. (E) Conselhos Nacionais de Secretrios de Sade. Questo 33 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. Os recursos do Fundo Nacional de Sade (FNS) sero alocados como I. despesas de custeio e de capital do Ministrio da Sade, seus rgos e entidades, da administrao direta e indireta. investimentos previstos em lei oramentria, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministrio da Sade. cobertura das aes e servios de sade a serem implementados pelos Municpios, Estados e Distrito Federal.

Questo 36 Assinale a alternativa correta. O Instrumento de cidadania com informaes relevantes sobre a sade da pessoa idosa, possibilitando um melhor acompanhamento por parte dos profissionais de sade, denomina-se: (A) Caderneta de Sade da Pessoa Idosa. (B) Manual de Ateno Bsica e Sade para a Pessoa Idosa. (C) Programa de Educao Permanente Distncia ao idoso. (D) Assistncia Farmacutica ao idoso. (E) Ateno Diferenciada na Internao. Questo 37 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. De acordo com a Portaria n 648/2006 do Ministrio da Sade, compete s Secretarias Municipais de Sade e ao Distrito Federal I. garantir infra-estrutura necessria ao funcionamento das Unidades Bsicas de Sade, dotando-as de recursos materiais, equipamentos e insumos suficientes para o conjunto de aes propostas. selecionar, contratar e remunerar os profissionais que compem as equipes multiprofissionais de Ateno Bsica, inclusive os da Sade da Famlia, em conformidade com a legislao vigente. programar as aes da Ateno Bsica a partir de sua base territorial, utilizando instrumento de programao nacional ou correspondente local. alimentar as bases de dados nacionais com os dados produzidos pelo sistema de sade municipal, mantendo atualizado o cadastro de profissionais, de servios e de estabelecimentos ambulatoriais, pblicos e privados, sob sua gesto.

II.

III.

IV.

II.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

III.

Questo 34 Assinale a alternativa correta. Os Municpios para a execuo de aes e servios de sade, podero estabelecer entre si, para o fim de manejar as parcelas de recursos previstos em lei, (A) contrato privado. (B) termo de cooperao. (C) consrcios. (D) convnios. (E) acordos. Questo 35 Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. De acordo com a Portaria n 399/2006 do Ministrio da Sade, o trabalho na rea da sade do idoso deve seguir as seguintes diretrizes: I. II. III. IV. Promoo do envelhecimento ativo e saudvel. Ateno no integral sade da pessoa idosa. Estmulo s aes intersetoriais, visando integralidade da ateno. A vedao da implantao de servios de ateno domiciliar.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas II, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas I e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

Questo 38 Assinale a alternativa INCORRETA. A responsabilidade do Ministrio da Sade sobre a poltica de alta complexidade/custo se traduz nas seguintes atribuies: (A) definio de normas nacionais. (B) controle do cadastro estadual de prestadores de servios. (C) vistoria de servios, quando lhe couber, de acordo com as normas de cadastramento estabelecidas pelo prprio Ministrio da Sade. (D) definio de incorporao dos procedimentos a serem ofertados populao pelo SUS. (E) definio do elenco de procedimentos de alta complexidade.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

-8-

Questo 39 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. Com a implementao da Poltica Nacional de Humanizao (PNH), espera-se alcanar os seguintes resultados e direes I. sero reduzidas as filas e o tempo de espera, com ampliao do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo, baseados em critrios de risco. Todo usurio do SUS saber quem so os profissionais que cuidam de sua sade e a rede de servios se responsabilizar por sua referncia territorial e ateno integral. As unidades de sade garantiro os direitos dos usurios, orientando-se pelas conquistas j asseguradas em lei e ampliando os mecanismos de sua participao ativa, e de sua rede scio-familiar, nas propostas de interveno, acompanhamento e cuidados em geral. No sero implementadas atividades de valorizao e cuidado aos trabalhadores da sade.

PORTUGUS
Comisso do Parlamento britnico diz que remdio homeoptico no funciona. Homeopatia custa aos cofres pblicos da GrBretanha R$ 500 mil por ano. Terapia, considerada sem eficcia, foi criada por mdico alemo no sc. 18. O Parlamento da Gr-Bretanha anunciou nesta segunda-feira (22) o resultado da anlise de eficcia de remdios homeopticos. O relatrio da comisso de cincia e tecnologia do parlamento britnico afirma que os remdios homeopticos so to eficazes quanto placebo substncia sem ao, geralmente receitada por alguns mdicos apenas para criar efeito psicolgico nos pacientes. A comisso concluiu que as explicaes cientficas para a homeopatia no so convincentes e recomendou que o governo britnico pare imediatamente de oferecer esse tipo de remdio no servio pblico de sade. A homeopatia custa aos cofres pblicos da GrBretanha o equivalente a R$ 500 mil por ano. A quantia pode ser considerada irrisria dentro de um oramento de R$ 300 bilhes destinados rea da sade, mas os parlamentares afirmam que no o dinheiro que est em jogo. O que eles querem evitar que os doentes busquem a cura com medicamentos sem eficcia comprovada. O deputado Phil Willis, presidente da comisso de cincia e tecnologia, afirma que nenhum estudo comprovou que as plulas homeopticas tm poder medicinal. Segundo ele, a homeopatia nem deve mais ser licenciada pelo departamento do governo que regula a fabricao de remdios. O deputado afirma que os remdios homeopticos no passam de plulas de acar. A homeopatia, que foi criada por um mdico alemo, no sculo 18, a chamada medicina natural e, segundo os mdicos homeopatas, no tem contraindicao. A homeopatia se prope a curar com substncias que normalmente provocam efeitos semelhantes aos das doenas. Por exemplo, o remdio homeoptico para insnia contm uma substncia extrada do caf para ajudar o paciente a dormir. A doutora Charlote Mendes da Costa, da Associao Britnica de Homeopatia, no entende por que a comisso parlamentar no aceitou como evidncia de eficcia dos produtos homeopticos um estudo cientfico feito com 6.500 pessoas com diversas doenas. Segundo Charlote, elas se trataram apenas com remdios naturais, e mais de 60% dos pacientes ficaram curados. A associao afirma que a homeopatia representa economia para o Ministrio da Sade porque custa menos de um dcimo do preo de remdios industriais. Mesmo sem o apoio do governo, a associao de homeopatia vai continuar incentivando esse tipo de tratamento.
Texto adaptado de <http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1500961-5603,00COMISSAO+DO+PARLAMENTO+BRITANICO+DIZ+QUE+REME DIO+HOMEOPATICO+NAO+FUNCIONA.html>. Acesso em 23 fev 2010.

II.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas II, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

Questo 40 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. De acordo com a Poltica Nacional de Gesto Estratgica e Participativa no SUS, as atribuies e responsabilidades dos Gestores Municipais so I. desenvolver aes educativas que possam interferir no processo sade-doena da populao e na melhoria da qualidade de vida. apoiar a realizao de pesquisa na rea de gesto estratgica e participativa. assumir responsabilidade pela coordenao e execuo das atividades de educao e comunicao, no mbito local. promover aes de informao conhecimento acerca do SUS, junto populao em geral. e

II.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas II, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

-9-

Questo 41 Assinale a alternativa cuja expresso destacada NO faz referncia a outra expresso mencionada anteriormente no texto. (A) Mesmo sem o apoio do governo, a associao de homeopatia vai continuar incentivando esse tipo de tratamento... (B) O deputado Phil Willis, presidente da comisso de cincia e tecnologia, afirma que nenhum estudo comprovou que as plulas homeopticas tm poder medicinal. (C) A quantia pode ser considerada irrisria dentro de um oramento de R$ 300 bilhes destinados rea da sade... (D) A comisso concluiu que as explicaes cientficas para a homeopatia no so convincentes e recomendou que o governo britnico pare imediatamente de oferecer esse tipo de remdio no servio pblico de sade. (E) O relatrio da comisso de cincia e tecnologia do parlamento britnico afirma que os remdios homeopticos so to eficazes quanto placebo... Questo 42 Assinale a alternativa que NO apresenta a funo sinttica correta da expresso destacada. (A) ...curar com substncias que normalmente provocam efeitos semelhantes aos das doenas. (objeto indireto) (B) ...a associao de homeopatia vai continuar incentivando esse tipo de tratamento. (sujeito) (C) Mesmo sem o apoio do governo, a associao de homeopatia vai continuar incentivando... (adjunto adverbial) (D) Segundo ele, a homeopatia nem deve mais ser licenciada pelo departamento do governo... (adjunto adverbial) (E) O deputado Phil Willis, presidente da comisso de cincia e tecnologia, afirma que... (aposto) Questo 43 Em todas as alternativas abaixo o elemento destacado conjuno integrante, EXCETO (A) O que eles querem evitar que os doentes busquem a cura com medicamentos sem eficcia comprovada. (B) A comisso concluiu que as explicaes cientficas para a homeopatia no so convincentes... (C) Comisso do Parlamento britnico diz que remdio homeoptico no funciona. (D) A homeopatia se prope a curar com substncias que normalmente provocam efeitos... (E) A associao afirma que a homeopatia representa economia para o Ministrio da Sade... Questo 44 O relatrio da comisso de cincia e tecnologia do parlamento britnico afirma que os remdios homeopticos so to eficazes quanto placebo substncia sem ao, geralmente receitada por alguns mdicos apenas para criar efeito psicolgico nos pacientes. A relao lgico-semntica estabelecida pelas expresses destacadas a de concesso. consecuo. comparao. proporo. finalidade.

Questo 45 Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que teve sua grafia afetada com a nova ortografia. (A) Tm (B) Contraindicao (C) Homeopatia (D) Contm (E) Gr-Bretanha

CONHECIMENTOS GERAIS
Questo 46 Uma das teorias para a chegada do homem ao Continente Americano aquela do Estreito de Bering. Segundo a teoria, o homem teria cruzado de barco o Oceano Pacfico junto s geleiras que se formavam na regio, h cerca de 15.000 anos, e se espalhado pelo continente. Assinale a alternativa correta. (A) Arquelogos so pessoas aventureiras que viajam em busca de arcas de tesouro guardadas por sociedades extintas e acabam encontrando vestgios de vida. (B) Achados arqueolgicos realizados por brasileiros modificaram a verso da histria oficial, pois foi encontrada, no nordeste brasileiro, a mmia conhecida como Quops. (C) As peas encontradas em stios arqueolgicos so retiradas e vendidas como souvenirs, com apoio da Sociedade Brasileira de Arqueologia. (D) A Histria indgena foi negligenciada e prejudicada pela influncia da Arqueologia que preferiu estudar sociedades anteriores aos indgenas do Continente Americano. (E) Os pesquisadores desse assunto so os arquelogos que estudam as pedras (material ltico), os fragmentos de cermica, as pinturas e gravaes feitas nas paredes das grutas, dos abrigos, das lajes. Questo 47 Assinale a alternativa INCORRETA. Recentemente o mundo tem assistido s notcias sobre um gigantesco iceberg que se desprendeu da Antrtida. Segundo os cientistas, mesmo considerando que o impacto s se manifestar em dcadas, o seu deslocamento pode alterar as correntes ocenicas em todo o mundo. (A) O bloco de gelo se desprendeu da geleira Mertz, localizada na Antrtida oriental e avana sobre o Oceano Antrtico. (B) A mudana climtica provocada pela ao do homem contribui para o colapso das geleiras na Antrtida. (C) As mars e correntes ocenicas so ciclos naturais tambm responsveis pelo colapso das geleiras na Antrtida. (D) A terra protegida por uma calota composta por gua e gelo, denominada Plo Norte geogrfico, no Continente rtico. (E) A terra protegida por uma calota composta por gua e gelo, denominada Plo Sul geogrfico, no Continente Antrtico.

(A) (B) (C) (D) (E)

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

- 10 -

Questo 48 Em relao aos blocos econmico, assinale a alternativa correta. Seguindo uma tendncia mundial de formao de blocos, em 1993, o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai estruturaram O MERCOSUL enquanto que os Estados Unidos da Amrica, o Mxico e o Canad estabeleceram o NAFTA. (A) Tanto o MERCOSUL quanto o NAFTA, so contrrios ao neoliberalismo porque propem economias nacionais e proteo aos pequenos agricultores e micro e pequenas empresas. (B) A formao desses grupos, apesar das contradies, significou um grande avano porque deram inicio defesa de um comrcio mais intenso entre os pases de todo o continente. (C) A formao do MERCOSUL foi prejudicial para as relaes diplomticas entre Brasil e Paraguai, impedindo que mantivessem a parceria da Usina Hidreltrica de Itaipu por questes polticas. (D) O MERCOSUL, at 28 de fevereiro de 2010, est consolidado de forma que no aceita mais a entrada de outros pases, sendo que sua formao atual : Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, e Venezuela. (E) Os presidentes dos pases da Amrica Latina e do Caribe aprovaram, em 23 de fevereiro de 2010, a criao de um novo bloco econmico que incluir todos os pases do Continente Americano. Questo 49 Quanto a sustentabilidade, assinale a alternativa INCORRETA. Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Segundo a Wikipdia: sustentabilidade um conceito sistmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. (A) Na prtica, o conceito de sustentabilidade representa promover a explorao de reas ou o uso de recursos planetrios (naturais ou no) de forma a prejudicar o menos possvel o equilbrio do meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. (B) Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a minerao; a extrao vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricao de papel e celulose e todas as outras; a aplicao de prticas sustentveis demonstrou-se economicamente vivel. (C) As ideias de projetos empresariais que atendem aos parmetros de sustentabilidade comearam a multiplicar-se e a espalhar-se por vrios lugares antes degradados, colocando um fim nos acidentes ambientais tanto no Brasil quanto nos pases europeus e nos EUA. (D) Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenas de todo tipo; provocadas por indstrias poluidoras instaladas em suas vizinhanas viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentveis. (E) reas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermnio por prticas predatrias, hoje tm uma grande chance de se recuperarem aps a adoo de projetos de explorao com fundamentos slidos na sustentabilidade.

Questo 50 O fotgrafo e etngrafo Pierre Verger (1902-1996) escolheu a Bahia para ser a sua ptria e dedicou a maior parte de sua vida aos estudos da cultura africana na Bahia. Em relao vida e obra de Pierre Verger, assinale a alternativa INCORRETA. (A) As fotos de Pierre Verger, hoje obras de arte, expressam as cores vibrantes da Bahia. (B) Pierre Edouard Leopold Verger, ou simplesmente Pierre Verger, nasceu na Frana. (C) Pierre Verger foi admitido como babalawo e batizado com o nome de Fatumbi. (D) Pierre Verger foi reconhecido pela Universidade de Sorbone recebendo o grau de doutor. (E) As fotografias de Pierre Verger foram exploradas pela pintura do artista baiano Karyb.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

- 11 -

You might also like