You are on page 1of 25

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CAMPUS PATO BRANCO

ENGENHARIA MECNICA

DIONI ANTONIO SQUENA

PROJETO MECNICO DE UM GUINCHO


MEMORIAL DE CLCULO

PATO BRANCO 2013

DIONI ANTONIO SQUENA

PROJETO MECNICO DE UM GUINCHO

Memorial de Clculo, apresentado disciplina de Projeto de Componentes Mecnicos, do curso de Engenharia Mecnica, Universidade Tecnolgica Federal do Paran, como requisito parcial para a aprovao nesta respectiva disciplina. Orientador: Prof. Robson Gonalves Trentin.

PATO BRANCO 2013

SUMRIO

1.0 PROJETO MECNICO DE UM GUINCHO .......................................................... 3 1.1 Descrio do projeto ........................................................................................ 3 1.1.1 Definio do problema ............................................................................... 3 1.1.2 Declarao dos dados ................................................................................ 3 1.1.3 Desenho esquemtico do projeto ............................................................... 3 1.2 Projeto detalhado ............................................................................................. 4 1.2.1 Acelerao e velocidade ............................................................................ 4 1.2.2 Clculo da fora de inrcia ......................................................................... 5 1.2.3 Determinar bitola do cabo .......................................................................... 5 1.2.4 Especificao do tambor ............................................................................ 5 1.2.4.1Dimensionamento do eixo do tambor.................................................. 7 1.2.4.2 Dimensionamento da chaveta do tambor........................................... 9 1.2.4.3 Dimensionamento do mancal de rolamento do tambor .................... 10 1.2.5 Dimensionamento do eixo sem-fim e coroa ............................................. 12 1.2.5.1 Especificao do motor eltrico ....................................................... 12 1.2.6 Dimensionamento do eixo da engrenagem sem-fim ................................ 14 1.2.6.1 Dimensionamento da chaveta da engrenagem ................................ 17 1.2.6.2 Dimensionamento do mancal de rolamento na engrenagem ........... 18 1.2.7 Dimensionamento do eixo sem-fim ......................................................... 19 1.2.7.1 Dimensionamento do mancal de rolamento do sem-fim .................. 20 1.2.8 Dimensionamento dos parafusos do suporte do tambor .......................... 21 1.3 Modelos matemticos .................................................................................... 23 REFERNCIAS ......................................................................................................... 24

1.0 PROJETO MECNICO DE UM GUINCHO 1.1 Descrio do projeto 1.1.1 Definio do problema O presente documento tem por finalidade determinar os detalhes da concepo do projeto mecnico de um guincho de pequeno porte utilizado na elevao de fardos de feno, exprimindo, com as caractersticas necessrias, os anseios dos potenciais clientes desse produto. Pretende-se trabalhar na concepo de um projeto funcional que atenda s principais necessidades e interesses dos clientes, garantindo produtividade, segurana e praticidade, considerando as caractersticas fsicas do local. 1.1.2 Declarao dos dados A concepo do projeto foi feita tendo em vista dados de carga, produtividade e altura de elevao dos fardos de feno j pr-estabelecidos. O projeto norteado pelos seguintes dados: Carga: 100 [kg]; Produtividade: 400 [fardos/hora]; Altura de elevao: 5 [m]. 1.1.3 Desenho esquemtico do projeto

1.2 Projeto detalhado O projeto do guincho de elevao, como qualquer outro projeto mecnico, obedece a uma sequncia lgica de clculos, ou seja, a partir dos dados iniciais do problema se faz o dimensionamento da mquina, de forma a contemplar os requisitos de produtividade desejados.

Os resultados obtidos do equacionamento acima mostram que:

Esses dados de velocidade mxima e acelarao sero na sequncia utilizados para calcularmos a fora total no cabo e a rotao necessria no tambor para que a produtividade meta seja atendida.

Figura 1: Dimetros comerciais de cabo e tambor - SIVA

Os resultados importantes obtidos dos clculos acima so:

- Fora no cabo: - Dimetro do cabo: - Dimetro do tambor: - Largura do tambor:

A sequncia de projeto procede com o clculo do torque total do tambor:

- Torque total no tambor: - Velocidade angular do tambor:

Determinado o torque ao qual o tambor est sujeito, determina-se na sequncia os dimetros de escalonamento do eixo para alojar o tambor.

Para o dimensionamento do eixo do tambor precisamos determinar o diagrama de momentos fletores (DMF) para cada seo do eixo, tendo em vista ainda que, este estar sujeito ao torque anteriormente calculado, obtendo assim os dimetros mnimos.

Figura 2: DMF e momentos nos pontos de escalonamento do eixo

- Dimetro na regio do tambor: - Dimetro nos mancais de rolamento: - Dimetro da ponta do eixo:

10

- Comprimento da chaveta por cisalhamento: - Comprimento da chaveta por esgamento:

Figura 3: Dimenses padronizadas de chavetas retangulares

11

- Vida do mancal/rolamento em horas:

O projeto agora direcionado para a determinao do motor a utilizar. Optouse por um motofreio j que o engrenamento sem-fim pode no ser capaz de travar automaticamento a carga quando na altura de elevao. Segue abaixo as especificao eltrica do motor de 3 CV de potncia para o guincho em dimensionamento.

Figura 4: Especificaes do motor WEG

12

13

14

- Dimetro primitivo do sem-fim: - Dimetro na regio dos mancais do eixo sem-fim: - Dimetro primitivo da coroa: - Largura da face da coroa: - Fora tangencial na coroa: - Torque da coroa: - Nmero de dentes da engrenagem/coroa sem-fim:

Determinados esses valores, podemos agora dimensionar o eixo da engrenagem sem-fim, esse eixo tambm ter trs escalonamentos: ser determinado um dimetro para a regio da coroa, outro para os mancais de rolamento e ainda um terceiro dimetro (menor) para a ponta direita do eixo. A ligao - eixo da engrenagem sem-fim e o eixo do tambor - ser feita atravs de um acoplamento espiral, que permite um desalinhamento angular grande.

15

No engrenamento do sem-fim temos uma condio tridimensional de carregamento atuando, assim, para o clculo do dimetro do eixo na engrenagem devemos obter primeiramente a magnitude do momento em cada ponto de escalonamento do eixo. Para isso segue o DMF (diagrama de momento fletores) para os dois planos de foras (y - z) e (x -z).

Plano (y - z): Onde P1 = Fradial

16

Plano (x - z): Onde P1 = Ftangencial

A magnitude igual o mdulo do momento em cada ponto de escalonamento do eixo, levando em considerao os dois planos de carregamento.

17

- Dimetro na regio da engrenagem sem-fim: - Dimetro nos mancais: - Dimetro da ponta direita do eixo:

- Comprimento da chaveta por cisalhamento: - Comprimento da chaveta por esgamento:

18

- Vida do mancal/rolamento em horas:

19

- Dimetro do mancal do eixo sem-fim:

Plano (x z) e (y z): Onde P1 = Fradial e Ftangencial respectivamente

20

Como podemos ver o valor do dimetro mnimo para a regio do mancal de rolamento do eixo sem-fim foi de 15,76 [mm], j o dimetro na regio dos dentes que transferem torque engrenagem - foi de 51,31 [mm]. Isso ressaltado, podemos proceder com a especificao de um eixo sem-fim com dimetro constante de 50 [mm], assegurando sua integridade durante a operao da mquina. Para ligar o eixo do motor ao eixo sem-fim utilizar-se- um acoplamento comercial de engrenagem, pois esse permite um grande desalinhamento axial.

- Vida do mancal/rolamento em horas:

21

22

- Coeficiente de segurana por separao: - Coeficiente de segurana por escoamento:

23

O dimensionamento de parafuso apresentado acima para a regio mais crtica da mquina, ou seja, para a regio de maior carregamento. Portanto, padroniza-se os parafusos (M12 x 1,75) usados na montagem do guincho, e assegura-se que os mesmo no iro falhar para todos os outros pontos de fixao, a constar, a fixao do motor e para a fixao da base da engrenagem sem-fim.

1.3 Modelos matemticos O modelamento matemtico para o dimensionamento deste projeto seguiu a literatura especializada de projeto de mquinas, mas especificamente, conforme referncia [1] que est na sequncia. Os modelos matemticos foram implementados no software Engineering Equation Solver (EES). Para a determinao dos diagramas de esforos cortantes (DEC) e momentos fletores (DMF) utilizou-se o software MDSolids: Educational Software for Mechanics of Materials.

24

REFERNCIAS

[1] NORTON, Robert L. Projetos de Mquinas: Uma Abordagem Integrada - 2 Edio, Ed. Bookman. 2004. [2] Catlogo de mancais de rolamento. Disponvel em: < http://www.skf.com/group/index.html >. Acessado em: 06 de maro de 2013. [3] Catlogo motores WEG. Disponvel em: < http://ecatalog.weg.net/tec_cat/tech_motor_sel_web.asp >. Acessado em: 06 de maro de 2013. [4] Chavetas paralelas. Disponvel em: <http://www.demec.ufmg.br/Grupos/labprojmec/Chavetas_Paralelas.htm >. Acessado em: 05 de maro de 2013. [5] Jomarca Produtos de Qualidade. Disponvel em: <http://www.jomarca.com.br/produtos>. Acessado em: 16 de maro de 2013.

You might also like