You are on page 1of 43

Universidade Catlica de Petrpolis

Cristianismo e Vida
Pastoral Universitria

F e Realidade Social Mater et Magistra

Doutrina Social
O que ? Qual o papel da doutrina social? Qual o objetivo da doutrina social da Igreja? O esprito de uma encclica. Tradio e Misso

Rerum Novarum
Leo XIII objetivo da encclica. Mudana de mentalidade dentro da Igreja sobre a vida social. Erros doutrinrios vs fomento de santificao.

O Esprito das Encclicas


Em toda a historia da Igreja, como em todas as suas posies ao longo da Historia, encontramos sempre duas linhas de fora concomitantes: a da Tradio e a da Misso. Tradio o princpio de continuidade, que faz com que a Igreja se mantenha em contato constante com o passado, sem jamais romper o fio condutor que prende todos os seus momentos. A Misso o princpio de irradiao e de avano, que faz com que tantas vezes ela se antecipe aos acontecimentos. Isolar da outra uma dessas duas foras ver a Igreja apenas por um dos seus aspectos.

Princpio das Encclicas


Tradio o princpio de continuidade, que faz com
que a Igreja se mantenha em contato constante com o passado, sem jamais romper o fio condutor que prende todos os seus momentos.

A Misso o princpio de irradiao e de avano, que


faz com que tantas vezes ela se antecipe aos acontecimentos. Isolar da outra uma dessas duas foras ver a Igreja apenas por um dos seus aspectos.

A tcnica e a sociedade existem para o homem e no o homem para elas. Esse humanismo cristo que a Igreja vem trazer ao mundo moderno quando intervem no sculo atravs de uma Encclica papal; no com esprito partidrio, apologtico ou confessional. Nem por um ecletismo oportunista ou sincretista. Nem pregando cruzadas ou guerras santas. Mas procurando a unidade na inevitvel diversidade de uma civilizao de natureza pluralista, cujas contradies no se resolvero pela violncia guerras e revolues e sim por uma coexistncia racional, que procure denominadores comuns que respeitem a liberdade sem ferir a paz.

Esse o esprito que marca a Doutrina Social da Igreja a Mater et Magistra que vamos analisar neste trabalho e as duas grandes encclicas que a antecederam; a Rerum Novarum do papa Leo XIII em 1891 a aurora da Revoluo Industrial e a Quadragesimo Anno em 1931 pelo papa Pio XII no advento do Nazismo na Alemanha.

Foi com os grandes acontecimentos histricos do fim do sculo XVIII e do inicio do XIX - precedidos pela revoluo tcnica introduzida pela mquina que marcou o inicio da industrializao da economia moderna que a Igreja configurou uma nova posio em relao aos problemas sociais.

Antecedentes Histricos

Mercantilismo

As grandes navegaes e o renascimento se iniciava a efetiva catolicidade da Igreja. Amrica frica e Extremo Oriente. A cristandade medieval perdeu muito de sua unidade aps a Reforma Protestante no sculo XVI. Com o racionalismo do sculo XVIII, que iria ser intensificado pelo evolucionismo naturalismo ou positivista do sculo XIX e pelo pragmatismo ou atesmo do sculo XX.

No incio do sculo XIX a Igreja deu sinais de uma nova tomada de contato com o mundo moderno. A secularizao protestante, o racionalismo e o individualismo do sculo XVIII e o liberalismo e o socialismo do sculo XIX. Em face das ideologias novas e das convulses sociais que a nova economia e a nova poltica lanavam no Ocidente tanto a Igreja como os fiis comearam a rever suas posies em face do mundo social que surgia, com a queda do Antigo Regime.

1509 - 1564 1533

Weber - 1864 -1920 Livro: 1904 - 1905

Queda do Antigo Regime

1 Interveno da Igreja
A Igreja a priore foi negativa e combativa. Procurou alertar os fiis contra os erros doutrinrios. O Documento do papa Pio IX que governou a Igreja de 1846 a 1878 Syllabus de 1864 foi a primeira manifestao global da Igreja em relao ordem social. No era a condenao do mundo moderno e sim o apontamento dos erros doutrinrios e at dogmticos, porm, causou um impacto muito negativo, diziam que a Igreja recusa a dialogar com o novo com o diferente.

Pio IX em dezembro 1864 escreve a encclica Quanta Cura cujo Syllabus lista 80 dos "principais erros do nosso tempo". O 80 "erro" era que "o Pontfice Romano tem de se reconciliar e acordar com o progresso, liberalismo, e civilizao moderna". Esta encclica criticava abertamente aquilo que na altura era conhecido como a heresia do americanismo: a liberdade de religio, liberdade de pensamento, separao da Igreja do Estado.

Pio IX - 1846-1878

Como essas novas formas scias eram, sobretudo inspiradas na tenso crescente entre a classe burguesa dominante e a classe proletria ascendente entre os proprietrios dos meios de produo e os assalariados; em suma, entre o capital e o trabalho, a tendncia geral foi ligar os catlicos e a Igreja ao capital e ao esprito conservador deixando o mundo do trabalho ao das ideologias, anarquistas socialistas e comunistas. Muitos catlicos se habituaram a considerar toda reforma social como sendo um movimento alheio ao contrrio ao ensinamento da Igreja.

TEMPOS MODERNOS (Modern Times, EUA 1936)

Ex Cathedra
Se desde o inicio do sculo XIX as condies histricas do mundo moderno levaram a Igreja Catlica e certo numero de fiis a assumirem uma posio definida em face das radicais transformaes da sociedade contempornea, foi realmente a partir da Rerum Novarum, em 1891 que essa posio tornou-se clara; objetiva e com aplicabilidade ao mundo moderno e aos fiis que desse mundo participam. Alguns, mesmo catlicos receberam com temor e alguns com escndalo, a doutrina de Leo XIII.de Leo XIII, brotou uma verdadeira cincia social catlica.

Leo XIII

O Papa das Encclicas 1878 -1810

Para Pio XII verdade, justia e caridade crist as trs fortes colunas morais sobre as quais descansa o programa social da Igreja. Enquanto Marx faz a revoluo o mtodo nico de alcanar o progresso social, a doutrina social da Igreja se afirma atravs do mtodo reformista ou evolutivo e pacfico, isso um dos pontos fundamentais de diferena entre o marxismo e a viso social da Igreja. Tanto o marxismo com o catolicismo combatem o imobilismo, mas divergem totalmente no uso dos meios de dinamizar a sociedade e de realizar o progresso social. A paz para a Igreja, no apenas um fim, mas o meio. No , muito menos, uma propaganda ou um oportunismo, realmente um objetivo a alcanar e um processo a empregar para a realizao de uma vida social justa e harmoniosa.

Da Rerum Novarum a Quadragesimo Anno


Se a Rerum Novarum havia iniciado a ao positiva de uma doutrina social catlica aplicando os princpios gerais de justia e do bem comum a uma economia capitalista dominante baseada exclusivamente na busca do interesse prprio e da produtividade material, a Quadragesimo Anno veio dar um passo avante, especialmente em dois pontos, os chamados de subsdiariedade e de associao.

Da Rerum Novarum a Quadragesimo Anno


Subsidiariedade seria o conceito que a sociedade exista para o homem e no o homem para a sociedade, combate neste sentido a coisificao do homem a simplesmente um vis, seja ele poltico ou econmico. A Igreja resgata, neste sentido, o valor do homem, isto no apenas uma viso confessional, mas antropolgica baseada na filosofia e na experincia do prprio homem no decorrer dos sculos. Associao: toda ao da sociedade deve por sua natureza prestar auxlio aos membros do corpo social, mais nunca absorve-los e destru-los.

Da Rerum Novarum a Quadragesimo Anno


O conceito de associao de que a o indivduo deve sempre buscar o bem comum Polithicos, isto , o servio da cidade, o bem no apenas de uma forma egosta, mais coletiva.

Na minha viso o socialismo hipertrofiou o conceito de classe Marx colocou no centro de sua filosofia da Histria, fazendo da luta entre as classes e no da harmonia entre elas o eixo da evoluo histrica.

Karl Marx (1818-1883), o pai do socialismo cientfico, escolhendo a linha da ao poltica, publicou em fevereiro de 1848, juntamente com Engels, em Londres, o Manifesto do Partido Comunista: "Proletrios de todo o mundo, uni-vos". Marx e Engels lem a histria como uma contnua luta de classes.

Karl Marx e Friedrich Engels Publicam o Manifesto do Partido Comunista em 21/02/1848

Karl Marx (1818-1883), o pai do socialismo cientfico, escolhendo a linha da ao poltica, publicou em fevereiro de 1848, juntamente com Engels, em Londres, o Manifesto do Partido Comunista: "Proletrios de todo o mundo, uni-vos". Marx e Engels lem a histria como uma contnua luta de classes.

O caminho socialista super-la e deve levar supresso da propriedade privada, socializao do capital, abolio da famlia, das ptrias, das nacionalidades e das religies. O movimento socialista deve ser internacional e optar pelo caminho da revoluo. Surgiram os Partidos socialistas na Alemanha, Frana e Itlia, depois em quase todos os pases.

Os interesses do partido esto acima dos meios interesses pessoais

Comunismo x Cristianismo

Marxismo x Cristianismo

Meio - Fim - Paz

Mater et Magistra
No dia 15 de maio de 1961 o papa Joo XXIII no terceiro ano do seu pontificado manda a tipografia vaticana publicar sua mais nova Encclica para a hierarquia eclesistica, e todos os fiis do Orbe Catlico: Sobre a recente evoluo da Questo Social luz da Doutrina Crist.

Joo XXIII

1958 - 1963

O Papa Bom
5 Anos de Pontificado

Snodo dos Bispos; Revisou o Cdigo de Direito Cannico; Convocou um Conclio Ecumnico Vaticano II.

Mater et Magistra
A Encclica divide-se em quatro partes: 1 O ensino social de Leo XIII a Pio XII; 2 Determinaes e ampliaes doutrinais; 3 Novos aspectos da questo social; 4 A ordenada relao da conscincia humana para com Deus, fonte de toda a verdade, justia e amor.
MM, n. 215

1 O ensino social de Leo XIII a Pio XII.


a parte que mostra o esprito de continuidade de uma doutrina que se vem formando nos tempos modernos, luz das exigncias da Histria, mas baseada em princpios perenes e supra temporais. O Estado, cuja razo de ser a realizao do bem comum na ordem temporal, no pode manterse ausente do mundo econmico; deve intervir com o fim de promover uma abundncia suficiente de bens materiais, cujo uso necessrio para o exerccio da virtude. (S. Toms, De Regimine Principum).

2 Determinaes e ampliaes doutrinais.


o estudo mais analtico dos problemas j focalizados no documento de Leo XIII, mas considerados luz de uma experincia de 70 anos durante os quais se precipitou consideravelmente o ritmo de histria social.

3 Novos aspectos da questo social.


Especialmente no que tange aplicao da justia social relao entre setores produtivos de uma nacionalidade e s relaes entre pases desenvolvidos bem como aos graves problemas do incremento demogrfico universal e s relaes entre nacionalidade, para uma cooperao internacional.

4 A ordenada relao da conscincia humana para com Deus, fonte de toda a verdade, justia e amor.
precisamente nesta parte final que se encontra as exigncias preliminares e fundamentais para esse documento no seja apenas um programa de ao meramente poltico-social. Muito menos um programa de um partido ou de um regime e tambm expe que a encclica no tem um carter apologtico ou sectrio. No preciso ser catlico para aceita-lo e identificar pertinncia histrica em seus escritos.

You might also like