You are on page 1of 12

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 1

CAPTULO 12

A CRIAO ARTSTICA E A OBRA DE ARTE Aula 1: O que arte? Muitas pessoas que visitam museus de arte contempornea, ou que assistem a concertos de msica experimental e a espectculos de dana moderna perguntam-se: Mas isto arte? Por que razo um urinol colocado num recinto de exposies pelo artista Marcel Duchamp arte e no so arte os urinis das casas de banho da minha escola? Este um problema filosfico, dado que no existe qualquer caracterstica emprica que possa ser directamente observada nos objectos de arte e que nos permita distingui-los dos objectos que no so arte. O que est em causa o prprio conceito de arte. Conceito que deve poder aplicar-se a todos os objectos que geralmente so classificados como objectos de arte. Uma dificuldade em definir arte: chamamos arte a coisas to diferentes entre si como uma cano, um poema, um edifcio, uma escultura, um filme, um quadro, uma fotografia, etc. A discusso acerca da definio de arte implica ter algum conhecimento da histria da arte, principalmente das artes moderna e contempornea. As teorias da definio de arte so teorias descritivas e no normativas.

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 2 Uma boa maneira de testar as teorias propostas procurar contraexemplos (da a importncia de ter conhecimentos de histria da arte). Algumas teorias procuram dar definies explcitas de arte. Uma definio explcita deve apresentar as condies necessrias e suficientes do conceito a definir. Se as condies apresentadas no so necessrias, ento a definio demasiado exclusiva, pois exclui coisas que costumam ser consideradas arte. Se as condies no so suficientes, ento a definio demasiado inclusiva, pois inclui coisas que no devia incluir. As teorias da definio de arte que vamos discutir so: ! Teoria da imitao ! Teoria da expresso ! Teoria formalista ! Teoria da indefinibilidade ! Teoria institucional Teoria da imitao: x um objecto de arte s se uma imitao Esta no , em bom rigor, uma verdadeira definio explcita, dado que s apresenta condies necessrias. Se fosse uma definio explcita, em vez da expresso s se deveria estar se, e s se. esta expresso que indica que as condies so simultaneamente necessrias e suficientes. O que se quer dizer , ento, o seguinte: todas as obras de arte imitam algo, embora no seja suficiente uma coisa imitar para ser arte.

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 3 Exemplos de comentrios (em tom depreciativo) de quem encara a arte do ponto de vista desta teoria: " " " " No vejo nada neste quadro a no ser riscos e manchas de tinta. Qual a histria do filme, afinal? Aquela dana representa o qu? No consigo ver qualquer significado nesta escultura.

Mas, ao contrrio do que a definio indica, a imitao nem sequer uma condio necessria. H inmeros casos de obras que todos consideramos arte e no imitam nada. Houve tempos em que os artistas procuravam sempre imitar algo com as suas obras, pelo que esta teoria parecia plausvel aos filsofos que apenas encontravam sua volta obras de arte que imitavam. Foi assim com Plato e Aristteles. As palavras de um romance, os sons de uma sinfonia e muita da arte abstracta no imitam nada que se reconhea. Algumas obras podem at evocar certas coisas ou ideias, mas evocar algo no o mesmo que imitar algo. Alguns defensores desta teoria procuraram melhor-la e, em vez de afirmarem que a arte imita, afirmam que a arte representa. Assim, as pinturas abstractas podem no imitar nada, mas seguramente representam alguma coisa. Mesmo assim h contra-exemplos: em muitas obras musicais e de arquitectura nada est a ser representado. Mas a definio pode ainda ser melhorada: pode-se dizer que algo representa desde que tenha um assunto, ou refira alguma coisa. A definio seria ento: x um objecto de arte s se x tem um assunto acerca do qual diz algo.

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 4

A ideia a de que se uma obra pode ser interpretada, ento porque acerca de algo (tem contedo semntico). Esta reformulao parece finalmente ser capaz de se aplicar a todas as obras de arte. Mas ser que todas as obras de arte tm mesmo um assunto? Tudo indica que isso no verdade: h obras de msica repetitiva em que o que interessa o mero efeito sonoro, assim como pinturas em que nada mais conta a no ser o efeito estritamente visual que provocam. No requerem qualquer interpretao. Concluso: esta teoria parece deixar de fora obras que so consideradas arte, embora seja verdade que muita da arte imita ou representa algo. Contudo, isso ainda insatisfatrio. Aula 2: Teoria da expresso: x arte s se consegue fazer o pblico sentir os mesmos sentimentos que o artista, de facto, sentiu. Ao contrrio da teoria da imitao, esta teoria no encara a arte como uma espcie de espelho colocado diante da natureza, no qual ela se reflecte. A teoria da expresso (fortemente influenciada pelo romantismo) encara a arte como um veculo para exprimir emoes. O que conta no tanto a realidade exterior, mas os sentimentos que se encontram no interior do artista. Era isso que interessava aos artistas romnticos. Da que a ideia de imitao j no servisse para explicar o que se passava na arte.

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 5 Exemplos de comentrios de quem encara a arte do ponto de vista desta teoria: " " " " Isto no arte porque no consegue emocionar ningum. Uma coisa s arte se mexe com as pessoas. Essa obra no arte, pois falta-lhe autenticidade. Trata-se de uma obra sem chama, sem qualquer interesse artstico.

H diferentes verses da teoria da expresso, Tolstoi defende uma delas. Para ele a arte uma forma de comunicao. Mas a diferena entre, por exemplo, uma notcia de jornal e a arte que esta expressa sentimentos e no outra coisa qualquer. A arte um meio de unir as pessoas atravs desses sentimentos. Por isso h trs condies sem as quais uma obra no pode ser arte: 1. o artista 2. o pblico 3. um mesmo sentimento partilhado por ambos Isto significa que: a) no h arte se o artista no sente qualquer emoo b) no h arte se o pblico no sente qualquer emoo c) no h arte se as emoes do artista e do pblico no so as mesmas A teoria implica tambm a autenticidade das emoes do artista, pois se assim no for, no consegue partilhar as mesmas emoes com o pblico. Mas no suficiente transmitir sentimentos; preciso que os mesmos sentimentos passem do artista para o pblico de forma intencional e que tais sentimentos no sejam sentimentos generalizados, mas sentimentos resultantes de experincias individuais.

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 6

Objeco: podemos transmitir intencionalmente sentimentos individualizados e isso no ser arte. Exemplo: contas tua me a tristeza que sentes por o teu namorado ter cortado contigo, esperando que ela sinta a tua tristeza. Transmites intencionalmente um sentimento individualizado, mas ao faz-lo no ests a criar uma obra de arte. Resposta: ao transmitir intencionalmente sentimentos individualizados, o artista tambm trabalha, examina e explora os sentimentos de modo a encontrar a forma mais adequada de os transmitir. O artista no se limita a apresentar os sentimentos tal como surgem: o seu trabalho clarificar sentimentos. Por isso se diz que a arte nos ensina algo. A ideia a de que se a cincia nos d a conhecer o mundo exterior, a arte d-nos a conhecer o mundo interior, descobrindo o mundo das emoes e das suas variaes. Por isso atribumos valor arte. Objeco: se a intencionalidade na transmisso de sentimentos uma condio necessria (embora no suficiente) para a arte, ento h obras que so consideradas arte e no transmitem intencionalmente sentimentos. Exemplo: as Cartas Portuguesas de Mariana Alcoforado nem sequer se destinavam a ser publicadas. Outra objeco: outra das condies necessrias o artista e o pblico partilharem os mesmos sentimentos. Mas quando um actor de cinema est prestes a ser morto e isso transmite angstia ao espectador, ser que actor e espectador experimentam efectivamente o mesmo sentimento? Outra objeco: a autenticidade dos sentimentos do artista tambm uma condio necessria para a arte. Mas h obras de arte

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 7 que provocam sentimentos no espectador que o artista no teve realmente. O cinema est cheio de exemplos desses. Outra objeco: clarificar emoes uma condio necessria para a arte, diz o expressivista, mas muita arte no clarifica emoes, limitando-se a apresent-las em estado bruto. Exemplos: msica punk, filmes como Feios, Porcos e Maus. Ser que a arte exprime, ao menos, sentimentos? Isso muito duvidoso, por exemplo, no caso da msica chamada aleatria e em muita da chamada arte minimalista. Concluso: a teoria da expresso no suficientemente abrangente para incluir obras que so geralmente consideradas arte. Porm, muita arte exprime sentimentos. Teoria formalista: x arte se, e s se, tem forma significante. A exploso da arte moderna, nomeadamente da arte abstracta, veio mostrar que a diversidade de obras de arte maior do que as teorias da imitao e da expresso supunham. A teoria formalista tem em vista dar uma definio de arte que no exclua as obras de arte moderna. O filsofo e crtico de arte Clive Bell defendeu que as obras de arte so aquelas que provocam em ns um determinado tipo de experincia pessoal e peculiar, a que d o nome de emoo esttica. Em relao emoo esttica h 3 aspectos a esclarecer: 1. Aos objectos que provocam emoes estticas chamamos obras de arte. 2. Diferentes obras de arte podem provocar diferentes emoes, mas essas emoes tm de ser do mesmo tipo.

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 8 3. A emoo esttica apenas o ponto de partida para compreender a arte. A emoo esttica o ponto de partida porque uma emoo que s temos quando estamos perante obras de arte. Mas as obras de arte no provocariam emoes estticas em ns se no houvesse nelas qualquer caracterstica capaz de despertar tais emoes. A caracterstica que existe em todas as obras de arte, e s nelas, capaz de provocar emoes estticas a forma significante. Exemplos de comentrios caractersticos de quem encara a arte de um ponto de vista formalista: " Este quadro revela uma grande unidade e sentido de equilbrio. " um romance bem estruturado, com um fio condutor onde se encaixam perfeitamente as personagens. " uma dana com grande dinamismo e complexidade, mas consistente. " Esta uma cano com uma melodia simples, sbria e elegante. Identificar a forma significante exige sensibilidade, mas tambm inteligncia. A forma significante uma caracterstica essencial e individuadora da arte. A forma significante na pintura reside numa certa combinao de linhas e cores; na msica reside numa certa organizao temporal de sons. Objeco: h objectos que tm forma e a sua forma significante mas no so considerados arte. Exemplo: as placas de sinalizao de trnsito.

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 9 Resposta: Mas a finalidade das placas de sinalizao de trnsito informar-nos de algo e no exibir a sua forma, como acontece com as obras de arte. As obras de arte so concebidas apenas para exibir a sua forma. Para o formalista, mesmo que uma pintura represente algo, tal facto esteticamente irrelevante. Uma das vantagens desta teoria que pode incluir todo o tipo de obras de arte. Desde que provoque emoes estticas, qualquer objecto arte. O carcter restritivo das teorias anteriores ultrapassado. Dificuldade: mas em que consiste exactamente a forma significante? Quando que uma forma significante e quando no significante? Resposta: qualquer pessoa sensvel percebe quando uma obra tem forma significante, pois sente uma emoo esttica perante elas. Objeco: dizer que as pessoas que no tm emoes estticas perante certas obras de arte so insensveis forma significante apenas uma maneira de evitar dificuldades. Por exemplo, que diferena existe entre a Caixa de Brillo de Andy Warhol e as caixas vulgares que ela imita rigorosamente? Outra objeco: a forma significante na pintura diferente da forma significante na escultura, na literatura, no cinema, na msica, no teatro, etc. Ora, isso faz com que a forma significante seja formada por um conjunto de caractersticas to vasto que acaba por se tornar um conceito vago (dificilmente se imagina o que um contraexemplo). O formalista pode ainda dizer que a forma significante a propriedade que provoca em ns emoes estticas. Mas isso levanta o problema de saber o que so emoes estticas. S que no se

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 10 pode agora dizer que uma emoo esttica aquele tipo de experincia provocada pela forma significante. Esta resposta insatisfatria, pois circular. Contudo, a forma um dos aspectos importantes de muita da arte moderna. Aula 3: Chegados a este ponto, vale a pena perguntar: ser que a arte pode ser definida? Teoria da indefinibilidade: arte um conceito aberto, pelo que no pode ser definido. A arte do sculo XX oferece-nos exemplos de inmeras obras de arte que aparentemente nada tm em comum entre si. A inovao uma das caractersticas de grande parte da arte do sculo XX e o artista procura frequentemente novas tcnicas, novos meios e novas formas de arte.

O filsofo Morris Weitz defende, por isso mesmo, que qualquer tentativa de definir arte est condenada ao fracasso. Em vez de procurarmos as condies necessrias e suficientes da arte, isto , as caractersticas comuns a todas as obras de arte, e s a elas, devemos antes perceber em que condies utilizamos o conceito de arte. O uso do conceito mostra que se trata de um conceito aberto. Um conceito aberto se as suas condies de aplicao so reajustveis e corrigveis.

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 11 O facto de a arte ser inovadora e criativa faz com que o conceito de arte tenha de ser sempre reajustado a novos casos. Apesar de no haver um conjunto fixo de caractersticas das obras de arte, existe aquilo a que se chama parecenas de famlia. Objeco: simples parecenas no chegam para incluir diferentes objectos na mesma famlia, pois de algum modo tudo acaba por se parecer com tudo. H pessoas de famlias diferentes que se parecem mais entre si do que com pessoas da mesma famlia. Deve, pois, haver algo mais do que simples parecenas. Teoria institucional: x arte se, e s se, um artefacto e apresentado por algum que se move no interior de uma certa instituio social para poder ser apreciado. De acordo com a teoria institucional h duas condies que so conjuntamente necessrias e suficientes para algo ser arte: 1. necessrio que seja uma coisa feita por algum (um artefacto). 2. necessrio que essa coisa seja apresentada por algum que actua no interior do mundo da arte de modo a ser apreciada como tal. De acordo com esta teoria, defendida entre outros pelo filsofo George Dickie, no h caractersticas essenciais arte. As teorias que apresentam caractersticas essenciais arte so teorias normativas disfaradas de teorias descritivas. H, contudo, condies necessrias e suficientes para qualquer obra ser considerada como arte. Mas essas condies so extrnsecas s prprias obras, pois referem-se ao contexto em que as obras surgem.

A Arte de Pensar: Captulo 12 acetato 12 O contexto no seio do qual as obras de arte surgem formado por uma certa instituio social (conjunto de regras e agentes sociais: artistas, museus, galerias, galeristas, auditrios, revistas de arte, escolas de arte, crticos de arte, etc.), a que Dickie chama mundo da arte.

Espao de discusso: 1. H quem defenda que se a arte tivesse de imitar ou representar algo, o artista teria j deixado de ser criativo. Concordas? Porqu? 2. H quem defenda que se a arte fosse apenas transmisso de emoes, a criatividade do artista ficaria seriamente diminuda. Concordas? Porqu? 3. Ser que um subjectivista aceita a teoria formalista da arte? Porqu? 4. Ser que, de acordo com a teoria da parecena familiar, uma reproduo fotogrfica em tamanho real da Mona Lisa uma obra de arte? Porqu? 5. qualquer pessoa pode ser artista? Justifica. Espao de discusso de leituras: # Tudo pode ser arte?, de Arthur Danto 1. Que argumento utiliza o autor para concluir que a questo de saber o que arte no uma questo de valor intrnseco dos objectos? 2. Poder haver arte sem teorias da arte? Porqu? 3. As pinturas rupestres de Lascaux, de acordo com o autor, sempre foram arte? Porqu?

You might also like