You are on page 1of 13

Direitos humanos

Os direitos humanos so os direitos e liberdades bsicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia tambm de liberdade de pensamento e de expresso, e a igualdade perante a lei. A Declarao Universal dos Direitos umanos da Organi!ao das Na"es Unidas a#irma $ue % Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados & Artigo de razo e de conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de 1 fraternidade. '() As ideias de direitos humanos tem origem no conceito #ilos*#ico de direitos naturais $ue seriam atribu+dos por Deus, '-) alguns sustentam $ue no haveria nenhuma di#erena entre os direitos humanos e os direitos naturais e v.em na distinta nomenclatura eti$uetas para uma mesma ideia. Outros argumentam ser necessrio manter termos separados para eliminar a associao com caracter+sticas normalmente relacionadas com os direitos naturais,'/) sendo 0ohn 1earl talve! o mais importante #il*so#o a desenvolver esta teoria.'-) 2xiste um importante debate sobre a origem cultural dos direitos humanos. 3eralmente se considera $ue tenham sua rai! na cultura ocidental moderna, mas existem ao menos duas posturas principais mais. Alguns'quem?) a#irmam $ue todas as culturas possuem vis"es de dignidade $ue se so uma #orma de direitos humanos, e #a!em re#er.ncia a proclama"es como a 4arta de 5andn, de (---, declarao #undacional do 6mprio de 5ali. No obstante, nem em 7apon.s nem em s8nscrito clssico, por exemplo, existiu o termo 9direito9 at $ue se produ!iram contatos com a cultura ocidental, 7 $ue culturas orientais colocaram tradicionalmente um peso nos deveres. 2xiste tambm $uem considere $ue o Ocidente no criou a idia nem o conceito do direitos humanos, ainda $ue tenha encontrado uma maneira concreta de sistemati!:los, atravs de uma discusso progressiva e com base no pro7eto de uma #iloso#ia dos direitos humanos.

As teorias $ue de#endem o universalismo dos direitos humanos se contrap"em ao relativismo cultural, $ue a#irma a valide! de todos os sistemas culturais e a impossibilidade de $ual$uer valori!ao absoluta desde um marco externo, $ue, neste caso, seriam os direitos humanos universais. 2ntre essas duas posturas
extremas situa:se uma gama de posi"es intermedirias. 5uitas declara"es de direitos humanos emitidas por organi!a"es internacionais regionais p"em um acento maior ou menor no aspecto cultural e do mais import8ncia a determinados direitos de acordo com sua tra7et*ria hist*rica. A Organi!ao da Unidade A#ricana proclamou em (;<( a 4arta A#ricana de Direitos umanos e de =ovos'>), $ue reconhecia princ+pios da Declarao Universal dos Direitos umanos de (;>< e adicionava outros $ue tradicionalmente se tinham negado na ?#rica, como o direito de livre determinao ou o dever dos 2stados de eliminar todas as #ormas de explorao econ@mica estrangeira. 5ais tarde, os 2stados a#ricanos $ue acordaram a Declarao de ABne!, em C de novembro de (;;-, a#irmaram $ue no se pode prescrever um modelo determinado a n+vel universal, 7 $ue no podem se desvincular as realidades hist*ricas e culturais de cada nao e as tradi"es, normas e valores de cada povo. 2m uma linha similar se pronunciam a Declarao de DangEoE, emitida por pa+ses asiticos em -/ de abril de (;;/, e de 4airo, #irmada pela Organi!ao da 4on#er.ncia 6sl8mica em F de agosto de (;;G. Aambm a viso ocidental:capitalista dos direitos humanos, centrada nos direitos civis e pol+ticos, como a liberdade de opinio, de expresso e de voto, se op@s durante a 3uerra Hria, o bloco socialista, $ue privilegiava a satis#ao das necessidades elementares, porm era suprimida a

propriedade privada, a possibilidade de discordar, e de eleger os representantes com elei"es livres de multipla escolha.'F)

Histria
Os direitos humanos ou coletivos so a$ueles ad$uiridos em decorr.ncia do resultado de uma longa hist*ria, #oram debatidos ao longo dos sculos por #il*so#os e 7uristas . O in+cio desta caminhada, remete:nos para a rea da religio, $uando o 4ristianismo, durante a 6dade 5dia, #oi a a#irmao da de#esa da igualdade de todos os homens numa mesma dignidade. Hoi tambm durante esta poca $ue os matemticos cristos recolheram e desenvolveram a teoria do direito natural, em $ue o indiv+duo est no centro de uma ordem social e 7ur+dica 7usta, mas a lei divina tem preval.ncia sobre o direito laico tal como de#inido pelo imperador, o rei ou o pr+ncipe. Iogo #oram criadas muitas teorias no decorrer do tempo.

4om a idade moderna, os racionalistas dos sculos JK66 e JK666, re#ormulam as teorias do direito natural, deixando de estar submetido a uma ordem divina. =ara os racionalistas todos os homens so por nature!a livres e t.m certos direitos inatos de $ue no podem ser despo7ados $uando entram em sociedade. Hoi esta corrente de pensamento $ue acabou por inspirar o atual sistema internacional de proteo dos direitos do homem.
A evoluo destas correntes veio a dar #rutos pela primeira ve! em 6nglaterra, e depois nos 2stados Unidos. A 5agna 4arta L(-(FM deu garantias contra a arbitrariedade da 4oroa, e in#luenciou diversos documentos, como por exemplo o Acto abeas 4orpus L(CN;M, $ue #oi a primeira tentativa para impedir as deten"es ilegais. A Declarao Americana da 6ndepend.ncia surgiu a > de 0ulho de (NNC, onde constavam os direitos naturais do ser humano $ue o poder pol+tico deve respeitar, esta declarao teve como base a Declarao de Kirg+nia proclamada a (- de 0unho de (NNC, onde estava expressa a noo de direitos individuais. A Declarao dos Direitos do omem e do 4idado, proclamada na Hrana em (N<;, e as reivindica"es ao longo dos sculos J6K e JK em prol das liberdades, alargou o campo dos direitos humanos e de#iniu os direitos econ@micos e sociais.

5as o momento mais importante, na hist*ria dos Direitos do omem, durante (;>F:(;><. 2m (;>F, os 2stados tomam consci.ncia das tragdias e atrocidades vividas durante a -O 3uerra 5undial, o $ue os levou a criar a Organi!ao das Na"es Unidas LONUM em prol de estabelecer e manter a pa! no mundo. Hoi atravs da 4arta das Na"es Unidas, assinada a -G de 0unho de (;>F, $ue os povos exprimiram a sua determinao P em preservar as gera"es #uturas do #lagelo da guerra, proclamar a # nos direitos #undamentais do omem, na dignidade e valor da pessoa humana, na igualdade de direitos entre homens e mulheres, assim como das na"es, grande e pe$uenas, em promover o progresso social e instaurar melhores condi"es de vida numa maior liberdade.Q. A criao das Na"es Unidas simboli!a a necessidade de um mundo de toler8ncia, de pa!, de solidariedade entre as na"es, $ue #aa avanar o progresso social e econ*mico de todos os povos.

Os principais ob7etivos das Na"es Unidas, passam por manter a pa!, a segurana internacional, desenvolver rela"es amigveis entre as na"es, reali!ar a cooperao internacional resolvendo problemas internacionais do cari! R aspecto, apar.ncia : econ@mico, social, intelectual e humanitrio, desenvolver e encora7ar o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades #undamentais sem $ual$uer tipo de distino. Assim, a (G de De!embro de (;><, a Assembleia 3eral das Na"es Unidas proclamou a Declarao Universal dos Direitos umanos. A Declarao Universal dos Direitos umanos #undamental na nossa 1ociedade pois $uase todos os documentos relativos aos direitos humanos t.m como re#er.ncia esta Declarao e, alguns 2stados, #a!em re#er.ncia direta nas suas constitui"es nacionais. A Declarao Universal dos Direitos umanos ganhou uma import8ncia extraordinria, contudo no obriga 7uridicamente $ue todos os 2stados a respeitem e, devido a isso, a partir do momento em $ue #oi promulgada, #oi necessrio a preparao de inBmeros documentos $ue especi#icassem os direitos presentes na declarao e assim #ora:se os 2stados a cumpri:la. Hoi nesse contexto $ue, no per+odo entre (;>F:(;CC nasceram vrios documentos. Assim, a 7uno da Declarao Universal dos Direitos umanos, os dois pactos e#etuados em (;CC, nomeadamente O =acto 6nternacional dos Direitos 4ivis e =ol+ticos e o =acto 6nternacional dos Direitos 2con@micos, 1ociais e 4ulturais, bem como os dois protocolos #acultativos do =acto dos Direitos 4ivis e =ol+ticos L $ue em (;<; aboliu a pena de morteM, constituem A 4arta 6nternacional dos Direitos do omem.

Evoluo histrica
5uitos #il*so#os e historiadores do Direito consideram $ue no se pode #alar de direitos humanos at a modernidade no Ocidente. At ento, as normas da comunidade, concebidas na relao com a ordem c*smica, no deixavam espao para o ser humano como su7eito singular, concebendo:se o direito primariamente como a ordem ob7etiva da sociedade. A sociedade estamental tem seu centro em grupos como a #am+lia, a linhagem ou as corpora"es pro#issionais ou laborais, o $ue implica $ue no se concebem #aculdades pr*prias do ser humano en$uanto tal. =elo contrrio, se entende $ue toda #aculdade atribu+vel ao indiv+duo deriva de um duplo status% o do su7eito no seio da #am+lia e o desta na sociedade.9Hora do 2stado no h direitos9. A exist.ncia dos direitos sub7etivos, tal e como se pensam na atualidade, ser ob7eto de debate durante os sculos JK6, JK66 e JK666, o $ue relevante por$ue habitualmente se di! $ue os direitos humanos so produto da a#irmao progressiva da individualidade e $ue, de acordo com ele, a idia de direitos do homem apareceu pela primeira ve! durante a luta burguesa contra o sistema do Antigo Segime. 1endo esta a considerao mais estendida, outros autores consideram $ue os direitos humanos so uma constante na ist*ria e tem suas ra+!es no mundo clssico, tambm sua origem se encontra na a#irmao do cristianismo da dignidade moral do

homem en$uanto pessoa.


Antecedentes remotos
O 4ilindro de 4iro ho7e no Dritish 5useum, a primeira declarao dos direitos humanos. Um dos documentos mais antigos $ue vinculou os direitos humanos o 4ilindro de 4iro, $ue cont.m uma declarao do rei persa Lantigo 6rM 4iro 66 depois de sua con$uista da Dabil@nia em F/; a4. Hoi descoberto em (<N; e a ONU o tradu!iu em (;N( a todos seus idiomas o#iciais. =ode ser resultado de uma tradio mesopot8mica centrada na #igura do rei 7usto, cu7o primeiro exemplo conhecido o rei UruEagina, de Iagash, $ue reinou durante o sculo JJ6K a4, e de onde cabe

destacar tambm ammurabi da Dabil@nia e seu #amoso 4*digo de ammurabi, $ue data do sculo JK666 a4. O 4ilindro de 4iro apresentava caracter+sticas inovadoras, especialmente em relao T religio. Nele era declarada a liberdade de religio e abolio da escravatura. Aem sido valori!ado positivamente por seu sentido humanista e inclusive #oi descrito como a primeira declarao de direitos humanos. Documentos muito posteriores, como a 4arta 5agna da 6nglaterra, de (-(F, e a 4arta de 5andn, de (---, se tem associado tambm aos direitos humanos. Na Soma antiga havia o conceito de direito na cidadania romana a todos romanos.

Confirmao do conceito
A con$uista da Amrica no sculo JK6 pelos espanh*is resultou em um debate pelos direitos humanos na 2spanha. 6sto marcou a primeira ve! $ue se discutiu o assunto na 2uropa. Durante a Sevoluo inglesa, a burguesia conseguiu satis#a!er suas exig.ncias de ter alguma classe de seguridade contra os abusos da coroa e limitou o poder dos reis sobre seus sBditos, proclamando a Iei de abeas corpus em (CN;, em (C<; o =arlamento imp@s a 3uilhermo 666 da 6nglaterra na 4arta de Direitos Lou Declarao de direitosM uma srie de princ+pios sobre os $uais os monarcas no podiam legislar ou decidir.

No sculo JK66 e JK666, #il*so#os europeus, destacando:se 0ohn IocEe, desenvolveram o conceito do direito natural. Os direitos naturais, para IocEe, no dependiam da cidadania nem das leis de um 2stado, nem estavam necessariamente limitadas a um grupo tnico, cultural ou religioso em particular. A teoria do contrato social, de acordo com seus tr.s principais #ormuladores, o 7 citado IocEe, Ahomas obbes e 0ean:0ac$ues Sousseau, se baseia em $ue os direitos do indiv+duo so naturais e $ue, no estado de nature!a, todos os homens so titulares de todos os direitos.
A primeira declarao dos direitos humanos da poca moderna a Declarao dos Direitos da Kirg+nia de (- de 7unho de (NNC, escrita por 3eorge 5ason e proclamada pela 4onveno da Kirg+nia. 2sta grande medida in#luenciou Ahomas 0e##erson na declarao dos direitos humanos $ue se existe na Declarao da 6ndepend.ncia dos 2stados Unidos da Amrica de > de 7ulho de (NNC, assim como tambm in#luenciou a Assemblia Nacional #rancesa em sua declarao, a Declarao dos Direitos do omem e do 4idado de (N<; esta Bltima de#inia o direito individual. A noo de direitos humanos no experimentou grandes mudanas at o sculo seguinte com o in+cio das lutas operrias, surgiram novos direitos $ue pretendiam dar soluo a determinados problemas sociais atravs da interveno do 2stado. Neste processo so importantes a Sevoluo Sussa e a Sevoluo 5exicana. Desde o nascimento da Organi!ao das Na"es Unidas em (;>F, o conceito de direitos humanos se tem universali!ado, alcanando uma grande import8ncia na cultura 7ur+dica internacional. 2m (G de de!embro de (;>< a Declarao Universal dos Direitos umanos #oi adotada e proclamada pela Assemblia 3eral das Na"es Unidas em sua Sesoluo -(N A L666M, como resposta aos horrores da 1egunda 3uerra 5undial e como intento de sentar as bases da nova ordem internacional $ue surgia atrs do armist+cio. 4oincid.ncia ou no, #oi proclamada no mesmo ano da proclamao do estado de 6srael. =osteriormente #oram aprovados numerosos tratados internacionais sobre a matria, entre os $uais se destacam os =actos 6nternacionais de Direitos umanos de (;CC, e #oram criados numerosos dispositivos para sua promoo e garantia. hg

Classificao
2m (;N;, em uma con#er.ncia do 6nstituto 6nternacional de Direitos umanos, Uarel KasaE prop@s uma classi#icao dos direitos humanos em gera"es,inspirado no lema da Sevoluo Hrancesa Lliberdade, igualdade, #raternidadeM.'C) Assim, os direitos humanos de primeira gerao seriam os direitos de liberdade, compreendendo os direitos civis, pol+ticos e as liberdades clssicas. Os direitos humanos de segunda gerao ou direitos de igualdade, constituiriam os direitos econ@micos, sociais e culturais. 0 como direitos humanos de terceira gerao, chamados direitos de #raternidade, estariam o direito ao meio ambiente e$uilibrado, uma saudvel $ualidade de vida, progresso, pa!, autodeterminao dos povos e outros direitos di#usos.'N) =osteriormente, com os avanos da tecnologia e com a Declarao dos Direitos do omem e do 3enoma umano #eita pela UN214O, a doutrina estabeleceu a $uarta gerao de direitos como sendo os direitos tecnol*gicos, tais como o direito de in#ormao e biodireito.'<) O 7urista brasileiro =aulo Donavides, de#ende $ue o direito T pa!, $ue segundo Uarel KasaE seria um direito de terceira gerao, merece uma maior visibilidade, motivo pelo $ual constituiria a $uinta gerao de direitos humanos.';)

Dia Nacional dos Direitos Humanos (Portugal


A Assembleia da SepBblica de =ortugal, reconhecendo a import8ncia da Declarao Universal dos Direitos do omem, aprovou em (;;< uma Sesoluo na $ual institui $ue o dia (G de De!embro passa a ser considerado o Dia Nacional dos Direitos umanos.

!efer"ncias
(. V Artigo (W da Declarao Universal dos Direitos do omem, adoptada e proclamada pela Sesoluo -(NA L666M da Assemblia 3eral das Na"es Unidas, em (G de de!embro de (;><. -. V a b Natural rights. The Colum ia !lectronic !nc"clopedia, -GGF. /. V =eter 0ones. Sights. =algrave 5acmillan, (;;>, p. N/ >. V 4arta A#ricana de Direitos umanos e de =ovos F. V #ellam", $ichard. The Cam ridge %istor" of T&entieth'Centur" (olitical Thought. )*.l.+, Cam ridge -niversit" (ress, .//0. p. 1/. 2*#N /'3.4'31035'. C. V Aproximaciones a los Derechos umanos de 4uarta 3eneraci*n N. V Os Direitos umanos na 6dade 5oderna e contepor8nea <. V Direitos umanos de >O 3erao ;. V A Xuinta 3erao de Direitos Hundamentais YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

Direitos humanos no #rasil


A $uesto dos direitos humanos no Drasil delicada. A situao #oi precria durante toda a ditadura militar L(;C>:(;<FM e se mantm at ho7e, alguns di!em $ue por conse$u.ncia direta desta. 2ntre os abusos mais comuns esto tortura ou excesso de #ora policial e execu"es sumrias. O massacre do 4arandiru L(;;-M considerada a maior violao dos direitos humanos na hist*ria recente do pa+s, tendo vitimi!ado ((( detentos do =res+dio de 4arandiru.

Direitos dos $resos


O sistema penitencirio considerado #alido h algum tempo. O ex:5inistro da 0ustia, Aarso 3enro, declarou $ue 9o sistema penitenci6rio em geral est6 falido9.'() A maioria das pris"es esto lotadas e no o#erecem as condi"es de higiene m+nima ade$uada aos detentos. 2stupro na priso e espancamentos por agentes penitencirios no so um #ato isolado. 4om mais de >GG mil detentos no sistema, o Drasil possui a segunda maior taxa de populao carcerria da Amrica do 1ul, perdendo apenas para o 4hile.'-) Alm disso, existem mais de (/,> mil adolescentes detidos em centros de deteno para menores, de acordo com o 5inistrio da 0ustia. As condi"es dos detentos menores de idade no so melhores, como revelou o Bltimo relat*rio da Anistia 6nternacional sobre o Drasil, $ue cita casos de espancamento de detentos da Hundao 4A1A L1=M e a morte por espancamento de um 7ovem de (N anos detido no D23A12 LS0M.'/) O caso de uma adolescente estuprada por homens numa cela, ocorrido no #inal de -GGN em uma delegacia do munic+pio de Abaetetuba, no estado do =ar, trouxe T tona as condi"es precrias do sistema carcerrio brasileiro. Um outro caso, de dois suspeitos de roubo espancados na virilha por policiais militares do >o Datalho de =icos, no =iau+, mereceu o desta$ue da m+dia local.'/) Alguns ve+culos de imprensa chegaram a publicar as #otos do exame de corpo de delito dos 7ovens.'>) 5ais recentemente, #oi divulgado um v+deo de agentes prisionais espancando um acusado de matar sete pessoas da mesma #am+lia'F) na =ara+ba. O diretor do pres+dio acabou sendo a#astado.'C)

Direitos das mulheres e das crianas


Apesar de avanos legais como a Iei 5aria da =enha, o Drasil ainda possui altos +ndices de viol.ncia domstica, tanto contra crianas $uanto contra mulheres. As principais causas so alcoolismo e v+cio em drogas, alm de pobre!a e baixa escolaridade. As mulheres de baixa renda $ue so#rem com o problema t.m acesso limitado T 0ustia. O contato com o sistema de 7ustia criminal muitas ve!es resulta em maus:tratos e intimida"es. 2stat+sticas divulgadas pelo Departamento =enitencirio Nacional em -GG< indicaram aumento de NNZ na populao carcerria #eminina nos Bltimos oito anos R uma taxa de crescimento maior do $ue a masculina. As mulheres detentas en#rentam maus:tratos, servios inade$uados durante o parto e #alta de condi"es para cuidar das crianas.'/) 5uitas crianas, por sua ve!, esto expostas T condio de marginalidade nas vias pBblicas, sendo v+timas #cil de drogas baratas como o cracE e da prostituio in#antil. A violao mais not*ria a esse vulnervel grupo #oi o massacre da 4andelria L(;;/M.

Direitos dos $ovos ind%genas


Os povos ind+genas do Drasil so v+timas de assassinatos, intimida"es, discriminao e expuls"es #oradas. Atrasos em decis"es 7udiciais contribu+ram para a persist.ncia da viol.ncia contra os ind+genas. Ap*s sua visita ao Drasil, em agosto de -GG<, o relator especial da Organi!ao das Na"es Unidas sobre povos ind+genas criticou 9a persistente discrimina7o 8 ela ora7o de polticas p9 licas, 8 presta7o de servi7os e 8 administra7o da :usti7a9 $ue 9contagiou setores da sociedade e provocou epis;dios de violncia9.'/) Os eventos mais recentes de viol.ncia contra os +ndios inclui o con#ronto pela homologao da Seserva Saposa 1erra do 1ol, no estado de Soraima, e o assassinato de 5o!eni AraB7o de 1, um l+der ind+gena do povo Aruc, em 4abrob*, no =ernambuco.'/)

&iol"ncia no cam$o
O Drasil possui um grande problema de distribuio de terras agricultveis. Uma minoria da populao controla a maioria dessas reas. Hoi nesse contexto $ue surgiu o 5ovimento dos Arabalhadores Surais 1em Aerra, $ue #icou conhecido mundialmente a partir do massacre de 2ldorado dos 4ara7s L(;;CM no =ar. No raro os membros do movimento se envolverem em co#litos com 7agunos pela posse de terras. O movimento est en#rentando uma tentativa de criminali!ao da promotoria do estado do Sio 3rande do 1ul.'/) YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

Direitos Humanos no #rasil


' #rasil( com suas acentuadas desigualdades sociais e econ)micas( $romove diversificadas a*es destinadas + $romoo e + defesa dos direitos humanos, A discusso dos Direitos umanos e as a"es tcnicas e pol+ticas relacionadas a esse tema, t.m mobili!ado a m+dia nacional e, conse$uentemente, elevado a consci.ncia da sociedade brasileira sobre assuntos $ue so extremamente importantes para a promoo da cidadania e para o respeito a aos direitos humanos. Secentes avanos na promoo dos direitos humanos t.m sido constatados. Apesar desse trabalho considervel e inovador de promoo dos direitos humanos% mas no existe ainda clara compreenso da universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos% civis, pol+ticos, sociais, econ@micos e culturais. existe um nBmero muito alto de pessoas $ue continua a encontrar grandes di#iculdades no exerc+cio de sua cidadania e de seus direitos #undamentais. A UN214O acredita $ue somente pela mobili!ao de todos os atores direta ou indiretamente envolvidos poder:se: contribuir para a promoo da cidadania, a consolidao da democracia, a promoo da igualdade, o acesso amplo T 7ustia e a garantia da segurana. 2sses avanos so de import8ncia crucial para $ue o pa+s venha a construir e consolidar uma cultura de direitos humanos e cultura de pa!. YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

D-!E-.'/ H01AN'/2
*Palestra proferida na Cmara Municipal de Casa Branca. Os Direitos Humanos chegam, nos ltimos anos do sculo XX e incio desde como uma imposio da comunidade dos homens, traduzida em tratados e convenes internacionais, ingressando por essa via na legislao ordin ria dos !stados con"igurando todo o processo #ue serve de "undamento maior $ pr%pria democracia, agora, no apenas

assentada na representao, mas, so&retudo, na participao' Diante desse #uadro, os Direitos Humanos passaram a ser considerados como disciplina aut(noma, no s% do ponto de vista te%rico, mas tam&m pr tico, levedando, por assim dizer, o con)unto de leis #ue compem o ordenamento )urdico dos !stados democr ticos' *uito em&ora a luta pelos Direitos Humanos no se)a propriamente um movimento de nossos dias, a e+presso ,Direitos Humanos- ) aparece mencionada nos primeiros documentos #ue #uali"icaram os em&ates #ue ocorreram nas lutas contra o poder a&soluto, so&retudo, no "inal do sculo X.///, em especial na ,declarao de /ndepend0ncia dos !stados 1nidos da 2mrica- e depois nos atos #ue na pr%pria 2mrica do 3orte e na !uropa &uscaram normatizar as con#uistas populares #ue se pretendia alcanar, como resultado dos em&ates #ue resultaram no "im da monar#uia "rancesa da casa dos ,4our&ons-, e conse#5ente instituio de um !stado &urgu0s, pretensamente democr tico' Da a considerao de #ue so Direitos Humanos a#ueles #ue nascem com a pessoa humana e #ue vo desde o reconhecimento dos direitos do nascituro at a integral garantia dos direitos do cidado'

Dessa de"inio advm a conse#u0ncia de #ue o homem 6mulher7 s% possa so"rer uma pena depois de su)eitar8se ao devido processo legal' ! a#ui ) reside um pro&lema9 #ue devido processo legal esse: ;onsidera8se ,processo legal- a#uele #ue se instaura em sede de um !stado a&solutista: <e no "izermos, desde logo, a distino entre democracia e ditadura, correremos o risco de considerar legtimos os procedimentos levados a e"eito pelos governos a&solutistas e, por isso mesmo ilegtimos' !, assim, no podem ser contemplados como tais, na considerao de #ue esses direitos "oram maculados pelo ar&trio inerente ao autoritarismo, no o&stante o&edecidas $s regras da su&misso do agente ao devido processo legal e, nessas condies, atendidas, $s regras & sicas para uma condenao criminal' .e)a8se, segundo essas premissas pretensamente legtimas, #ue nesses casos, no se poderia punir com o advento de uma democracia, os crimes dos agentes de um estado totalit rio, violadores dos Direitos Humanos, como as prises ilegais, a tortura e o homicdio' = o #ue ho)e est na pauta das discusses em nosso pas' >ealmente, no se pode concluir, segundo o direito natural, #ue &asta atuar, o !stado, segundo o direito por ele institudo, para consider 8lo isento de violaes contra os direitos da pessoa humana, pois, estariam assim convalidadas as aes do !stado ?otalit rio, em detrimento dos direitos inatos aos cidados' !sta considerao vem na linha de #ue no se pode perder de vista, no e+ame da #uesto, a perspectiva de #ue os direitos das pessoas se so&repem ao poder do !stado e por isso mesmo so chamados de direitos "undamentais e como tal inalien veis' .o

eles muito alm do reconhecimento de #ue assim se #uali"icam' Os Direitos Humanos so os direitos de ser, mas se ser com dignidade' Diante do e+posto possvel tirar toda uma srie de concluses #ue resguardam, alm do direito escrito, as inmeras "acetas #ue compem a personalidade do homem' 3o h dvida de #ue o conceito de Direitos Humanos no surgiu num dado instante, mas "ruto de uma lenta ela&orao #ue vem sendo construda atravs dos sculos, segundo a concepo nsita @ inata, inserida, implantada 8 no cristianismo, de #ue o homem, "eito $ imagem e semelhana de Deus, paira alm de #uais#uer "oras #ue pretendam su"ocar suas potencialidades, imprescindveis ao seu permanente aper"eioamento' 3a verdade, os movimentos revolucion rios #ue, se vem sucedendo a partir do chamado ,sculo das luzes-, ocorreram como uma resposta do homem comum, do cidado, ao poder do !stado, pelo reconhecimento de uma #uali"icao #ue iguala a todos n%s, como su)eitos de direito e no como meros o&)etos da vontade estatal' 3o por outro motivo #ue 3or&erto 4o&&io a"irma #ue a Declarao 1niversal contm em germe a sntese de um movimento dialtico #ue comeando pela universalidade concreta dos direitos naturais, trans"igura8se na particularidade concreta dos direitos positivos e termina na universalidade no mais a&strata, mas tam&m ela concreta, dos direitos positivos universais''' 2 declarao universal representa a consci0ncia hist%rica #ue a humanidade tem dos pr%prios valores "undamentais o #ue aparece, com maior 0n"ase, na segunda metade do sculo XX' = uma sntese do passado e uma inspirao para o "uturo, mas as suas t &uas no "oram gravadas de uma vez para sempre' !las vo, contudo, prevalecer, no o&stante os ventos #ue venham a soprar em sentido contr rio' Aodero so"rer alteraes, mas, sem dvida, sua razo de ser ser o compromisso de continuidade e aper"eioamento' 2 )ustia, na de"inio do Direito >omano8 )us est ars &oni et ae#ui @ no se prende $s regras espec"icas do direito escrito' .ai da #ue nesse sentido, de um direito acaso ainda no escrito, #ue os Direitos Humanos podem e devem ser considerados #uando se procura construir o edi"cio onde more a Bustia' Depois da "uga do cativeiro, no !gito, chegado ao <inai, o povo )udeu rece&eu, das mos de *oiss, as chamadas t &uas da lei, com os dez mandamentos, onde se l0, dentre outras, as o&rigaes de ,no matar-, de ,no rou&ar-, de ,no cometer "also testemunho-, de ,no co&iar o #ue pertence ao pr%+imo- 6C+odo, DE9 FGFH7' !, ainda, de se notar as leis re"erentes aos escravos e ao homicdio' 3as primeiras, escravido no aguilhoava o servo por toda a vida' !sta&elecia8se um perodo de I anos, pois no stimo ano, o escravo estava li&erto sem nada pagar' 3o homicdio imperava a lei de ?alio, vida por vida, olho por olho, dente por dente, mos por mos, p por p, #ueimadura por #ueimadura, chaga por chaga 6C+odo, DF9 FD aJK7'

;omo se v0 os Direitos Humanos v0m contemplados no dec logo do .elho ?estamento, #uando se imp(s o ,no matar s-' ! &em depois, na mensagem de Besus ;risto, anotada por seus ap%stolos, nas 4em 2venturanas do <ermo da *ontanha, onde lemos9 ,4em8 aventurados os po&res de esprito, por#ue deles o >eino dos ;usL 4em8aventurados os #ue choram, por#ue sero consoladosL 4em8aventurados os mansos, por#ue possuiro a terraL 4em8aventurados os #ue t0m "ome e sede de )ustia, por#ue sero saciadosL 4em8aventurados os misericordiosos, por#ue alcanaro miseric%rdiaL 4em8 aventurados os puros de corao, por#ue vero DeusL 4em8aventurados os De"ensores da Aaz, por#ue sero chamados "ilhos de DeusL 4em8aventurados os #ue so perseguidos por causa da )ustia, por#ue deles o >eino dos ;usL 4em8aventurados sereis #uando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o g0nero de calnias contra v%s, por minha causa' !+ultai e alegrai8vos, por#ue ser a vossa recompensa nos cus, por#ue tam&m assim perseguiram os pro"etas #ue v%s procederam- 6*ateus, K9D8FD7'

Ou em Mucas 6I9 DE8DJ7L ou ainda em Boo 6FN, FK e FI7, ao "inal, ,disse8vos essas coisas para no sucum&irdes'''-

;omo se perce&e, na medida em #ue a consci0ncia dos Direitos Humanos vai permeando a sociedade @ e vemos o seu surgimento e desenvolvimento na pr%pria evoluo do homem @ mais se torna imprescindvel o seu conhecimento e suas implicaes para melhor aplicao das leis, no mais para impor a ordem, mas para encontrar o alto signi"icado uma )ustia #ue se realiza no homem, como ponto de partida e ponto "inal do direito' 2ntes mesmo da aceitao dos direitos do homem, como "undamento do !stado Democr tico de Direito, a /gre)a, nas encclicas papais #ue se sucederam a partir do ;onclio .aticano //, ) &uscava a concretizao dos ideais anunciados pelos ap%stolos nos !vangelhos' ! antes da /gre)a, o <enhor, "alando mediante a voz dos pro"etas acentua #ue mais dese)a o amor do #ue sacri"ciosL o conhecimento de Deus mais #ue os holocaustos 6Osias I9I7' Havia uma antiga tradio pro"tica em #ue Deus insistia no somente na )ustia e no culto, mas na )ustia acima do culto' Deus ) dissera repetidas vezes ,re)eito sua adorao por "alta de )ustia, mas nunca re)eitarei sua )ustia por "alta de adorao-' Meia8se em 2m%s K9DF8DN9 [Odeio, desprezo vossas "estividadesL no sinto gosto algum em vossos cultos' *esmo #ue me o"eream vossos holocaustos e vossas o"erendas em gros no irei aceit 8lasL e no olharei as o"erendas de vossos sacri"cios e animais cevados' Monge de mim o rudo de vossos cOnticosL no ouvirei a melodia de vossas harpas' *as, dei+e #ue )orre a e#uidade como uma "onte e a )ustia como torrente #ue no seca-'

2ssim se e+pressa o <enhor9 Dese)o mais o amor #ue sacri"ciosL o conhecimento de Deus mais #ue os holocaustos 6Osias, I9I7' *uito tempo depois, com o ;onclio .aticano //, numa, por assim dizer, reviso do passado, os papas do sculo XX &uscam uma )ustaposio entre amor e )ustia' = assim #ue surge a encclica, ,Aacem in terris-, ela&orada pelo papa Boo XX///, o&)etivando os "ieis de todo o Or&e, &em como $s pessoas de &oa vontade, so&re a paz de todos os povos na &ase da verdade, )ustia, caridade e li&erdade' 2 ela somaram8se as cartas de Aaulo ./ e de Boo Aaulo //, todas elas &uscando disseminar a pr tica dos Direitos Humanos' 3a ,Humanae .itae-, Aaulo ./ lem&ra, numa viso glo&al do homem, #ue da mesma "orma, como #ual#uer pro&lema #ue diga respeito $ vida humana, o pro&lema da natalidade deve ser considerado numa perspectiva #ue transcenda as vistas do homem e da sua vocao, no s% natural e terrena, mas tam&m so&renatural e eterna' 2 ,!vangelium vitae-, de Boo Aaulo //, editada em FPPK, tem como mote ,o valor e a inviola&ilidade da vida humana-, diz en"aticamente ,a vida humana sagrada e inviol vel em cada momento de sua e+ist0ncia, inclusive na "ase inicial #ue precede o nascimento-' 3a mesma linha de pensamento, a ;ongregao para a doutrina da " &ai+ou instrues so&re o respeito $ vida humana nascente e a dignidade da procriao' Qinalmente, como #ue coroando a atuao de #uantos, agora nos !stados, se es"oraram por conseguir a institucionalizao das lutas pelos Direitos Humanos, a 2ssem&lia Reral da O31, pela resoluo NSGFJN, de DE de dezem&ro de FPPJ, resolveu #ue uma instituio nacional dever ser dotada da compet0ncia para promover e proteger os Direitos Humanos' <o chamados ,Arincpios de Aaris-, #ue de"inem e esta&elecem as responsa&ilidades das instituies nacionais' 2ssim, uma instituio nacional deve ter, dentre outras, a responsa&ilidade de apresentar aos %rgos do !stado, com car ter consultivo, pareceres, recomendaes, propostas e relat%rios so&re #uais#uer #uestes relativas $ promoo e proteo dos Direitos Humanos e, &em assim, chamar a ateno dos governos dos !stados para situaes em #ue ocorram violaes de Direitos Humanos, em #ual#uer parte de seus territ%rios' ;a&e, ainda, $s instituies nacionais a promoo da harmonizao das legislaes nacionais, regulamentos e praticas com os instrumentos internacionais de Direitos Humanos' Os aludidos princpios "i+am regras para a cooperao com as 3aes 1nidas e #ual#uer outra organizao no <istema das 3aes 1nidas e esta&elecem composio e garantias

de independ0ncia e pluralismo na atuao em nvel nacional e internacional' ;omo se v0, ho)e em dia, conseguiu8se cercar a atuao das entidades governamentais e no governamentais de de"esa dos direito humanos de garantias #ue as tornam mais aptas a e+ercer suas atri&uies' 2 verdade, contudo, de #ue no se esmorea nessa luta, pois o !stado #ue o maior violador dos Direitos Humanos, vai prosseguir nessa caminhada, de violador dos Direitos Humanos' Aara e+empli"icar, a est a construo da hidroeltrica de 4elo *onte, no interior do 4rasil, um compromisso de campanha, segundo a Aresidente do Aas' ;ontudo, na linha de estudos de entidades tcnicas de renome, a construo dessa usina ir violar o direito de moradores da regio a ser inundada ou ) inundada' ;erca de DK mil pessoas sero a"etadas pelo lago ou lagos #ue iro propiciar a gerao de energia para atendimento das demandas das indstrias na regio' Ora, um compromisso de campanha no pode ser alegado para uma violao, mormente #uando se vislum&ra, alm desse compromisso, o pagamento puro e simples de "avores $s grandes empreiteiras "inanciadoras da campanha, #ue a levou $ curul @ cadeira de mar"im dos magistrados romanos 8 presidencial' De lem&rar8se a posio adotada pelos %rgos governamentais, a uma resoluo da ;/DH, %rgo da O!2, a prop%sito de um pedido de esclarecimento #ue implicariam na paralisao tempor ria da construo da usina em #uesto' Tuali"icou8se a atitude da ;/DH como uma intromisso indevida nos neg%cios internos do pas, #uando a verdade #ue essa ,intromisso- estava respaldada em dispositivos da ;onveno 2mericana so&re Direitos Humanos, #ue lei constitucional no ordenamento )urdico &rasileiro' ?enha8se em mente #ue uma "al cia, para )usti"icar a#uilo #ue muitas vezes in)usti"ic vel, apelar8se para compromissos com o desenvolvimento do Aas, o #ual, diga8 se de passagem, no pode continuar re"m das imposies dos grandes conglomerados nacionais e internacionais, #ue t0m como o&)etivos suas necessidades no atendimento $s imposies do capital, o deus da sociedade moderna' Tuero lem&rar #ue a presidente Dilma >ousse" ao impugnar a posio de entidades internacionais de de"esa da pessoa humana e do meio am&iente, tentou, numa linguagem #uali"icada por um nacionalismo ) ultrapassado, )ogar ao ,lu- interesses legtimos de toda uma comunidade, para premiar interesses de grandes empreiteiras do setor hidroeltrico''' <atis"azendo assim, compromissos eleitorais tomados #uando de sua eleio para a Aresid0ncia do Aas' !m remate, ca&e a todos n%s, pessoas "sicas ou )urdicas, so&retudo no governamentais, a tare"a de permanecer vigilantes para #ue o patrim(nio nacional no se)a maculado por intervenes, partam elas de onde partir, pois somente assim estaremos contri&uindo para a construo de um pas livre e democr tico'

YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

You might also like