You are on page 1of 2

ANUAL NOTURNO Direito Processual Civil Eduardo Francisco Data: 14/12/2011 Aula 3

MATERIAL DE APOIO
SUMRIO 1) Consignao em pagamento (continuao)

Honorrios O verdadeiro credor vai ter direito de receber o que foi depositado e tambm os honorrios dos outros falsos credores. comum falar que a consignao uma execuo invertida quando h obrigao certa, liquida e exigvel. Liquidez: No necessria a liquidez para a consignao. possvel discutir na ao o quantum debeatur, ou seja, o valor correto devido. possvel, tambm, discutir na consignao clusulas contratuais (se so vlidas ou no) e a interpretao delas. Em regra, isto ser discutido incidentalmente. Assim, tudo o que pode ser objeto de ao declaratria autnoma poder ser discutido na consignao em pagamento. E se quiser pedir mais alguma coisa? Admite-se a cumulao de pedidos na consignao de pagamento. Ex.: possvel cumular a consignao com a reviso de contrato (STJ: REsp 645.756-RJ).

Consignao da lei do inquilinato ou consignao de aluguel art. 67 da Lei 8.245/91: 1 Objeto O objeto o aluguel e os acessrios (encargos da locao).

2 Competncia o foro do local do bem. Pode ser o foro de eleio. Existindo foro de eleio este ser competente e, sendo omisso o contrato, ser o do local do bem.

3 Petio inicial - Requisitos do art. 282, CPC; - O obstculo ao pagamento; - O valor da causa no procedimento comum ser o valor que o autor achar correto, ou seja, o valor do depsito. No caso de contrato de aluguel, o valor da causa ser equivalente soma de doze meses de aluguel (art. 58, III, Lei). - Pedido de depsito, que ser de vinte e quatro horas. Lembrar que no procedimento comum o prazo de cinco dias. - Pode depositar prestaes vincendas at a sentena e o depsito deve ser feito no dia do vencimento.

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

4 Citao Art. 58 da lei 8245/91. Em regra, a citao ser por carta (correio). Ser possvel fax ou telex quando for r pessoa jurdica ou firma individual se o contrato de locao prever.

5 Respostas do ru Cabe: - Exceo - Contestao - Reconveno A lei limitou os pedidos em relao reconveno. Pode ser alegado na reconveno: 1. 2. 3. Despejo Valor da consignatria = cobrana Diferena quando o depsito for insuficiente.

A consignao de aluguel no dplice. Se o ru for revel, em regra, aplica-se o efeito da revelia e julga procedente a consignao. Os honorrios de sucumbncia so de 20% (pr fixado na lei). Se o ru alegar insuficincia do depsito: 1 - O autor pode complementar o depsito em cinco dias. 2 - Haver 10% de acrscimo sobre a diferena (multa). 3 - Se a consignao procedente, o autor arcar com as custas de 20% de honorrios.

5 Sentena A apelao s tem efeito devolutivo.

Trs principais peculiaridades na de consignao de aluguel: 1 No dplice; 2 A apelao no tem efeito suspensivo; 3 Tramitava nas frias forenses.

Dicas para concurso itens mais pedidos nas provas: Sobre cautelar: Ver regras iniciais e arresto, sequestro, alimentos provisionais, arrolamento, atentado e a produo antecipada de provas. Procedimentos especiais: Consignao, prestao de contas, possessrias, nunciao de obra nova, usucapio, embargos de terceiro e monitria. Jurisdio voluntria regas gerais e curatela dos interditos (para defensoria).

ANUAL NOTURNO 2011 Complexo Educacional Damsio de Jesus

You might also like