You are on page 1of 3

Dramaturgia do Som / Luz / Multimdia

FICHA DA UNIDADE CURRICULAR 1. DESIGNAO DA UNIDADE CURRICULAR (100 CARACTERES)


MESTRADO EM TEATRO Especializao Design de Cena Dramaturgia Luz, Som e Multimdia 1 ano/ 1 sem

2. DOCENTE RESPONSVEL E RESPETIVA CARGA LETIVA NA (PREENCHER O NOME COMPLETO) (1000 CARACTERES)
LAGARTO, ANTNIO Manuel Ferreira 3 horas semanais (durante 15 semanas)

UNIDADE CURRICULAR

3. OUTROS DOCENTES E RESPETIVAS CARGAS LETIVAS NA (PREENCHER O NOME COMPLETO) (1000 CARACTERES)
ESPADA, Jos Eduardo Santos 3 horas semanais (durante 3 semanas)

UNIDADE CURRICULAR

4. OBJETIVOS

DE APRENDIZAGEM (CONHECIMENTOS, APTIDES E COMPETNCIAS A DESENVOLVER PELOS ESTUDANTES) (1000 CARACTERES)

Estabelecer bases de reflexo que permitam anlise e investigao determinantes no modo como a Luz, o Som e o Multimdia condicionam por si e em interaco, a apropriao, definio e redefinio de leituras, narrativas e percepes do lugar cenogrfico contemporneo - do lugar urbano do quotidiano, ao espao cnico, ao espao do ecr, janela da TV, ao monitor do computador, ao mostrador dos telemveis com cmara fotogrfica, instalao e ao new media art; Desenvolver mtodos para implementao dos conceitos associados, promovendo agilizao entre teoria e prtica e problematizaes sobre componentes distintivas e suas interaces; Fomentar a capacidade de reconhecimento da importncia da Luz /Som / Multimdia na construo de lugar e determinante na definio das diferentes tipologias de espao, desde o cultural e artstico, ao social e urbano; Analisar o modo como o desenvolvimento tecnolgico possibilitou a desmaterializao do j de si efmero lugar cenogrfico contemporneo e coloca novas questes Dramaturgicas.

5. CONTEDOS PROGRAMTICOS (1000 CARACTERES)


Contedos gerais: 1. Luz / Som / Multimdia como forma de comunicao; 2. Os conceitos que presidem percepo do Espao pela Luz / Som / Multimdia, teorias, prticas e problematizaes actuais no espao cnico, na arte e no quotidiano; 3. A evoluo da Luz / Som / Multimdia no lugar cnico: do teatro total de R. Wagner s instalaes vdeo/performance de Bill Viola; 3. O contexto actual da Luz /Som / Multimdia ao diluir as fronteiras entre arquitectura e espaos performativos na cidade;

Dramaturgia do Som / Luz / Multimdia 4. A Luz /Som / Multimdia como actor interveniente na nossa vivncia; 5. A construo do espao pela Luz /Som / Multimdia, sua conceptualizao e reconhecimento como Lugar que contextualiza e comunica ideias, conceitos e sentimentos; 6. A evoluo tecnolgica e a primazia da Luz /Som / Multimdia; 7. Novos dispositivos e artefactos na dramaturgia cnica, nas artes e no quotidiano.

6. DEMONSTRAO

DA COERNCIA DOS CONTEDOS PROGRAMTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR (1000 CARACTERES)

Ao introduzir conceitos gerais, teorias e prticas, promover pesquisa das matrias expostas e anlise do modo como essa relao indissocivel Luz /Som / Multimdia questiona a nossa percepo e conceptualizao do espao que ocupamos, permitir-se- um efectivo aprofundar das problemticas objecto de estudo e a sua interferncia nas formas de comunicao. Partindo dum contexto laboratorial de investigao e observao de diversos materiais, registos e obras, ser analisado o modo como diferentes percepes de espao e respectivas narrativas tm como ponto de partida o desenho de luz, do som e do multimdia, equacionando a sua eficcia de comunicao e respectivos conceitos estticos. O desenvolvimento das capacidades de analisar e sintetizar, contextualizando vivncias e conceitos, dando-lhes novos significados no contexto artstico, cultural e social e, as competncias especficas adquiridas, tericas e de identificao de tcnicas, meios e instrumentos, esto coerentes com os contedos.

7. METODOLOGIAS DE ENSINO (AVALIAO INCLUDA) (1000 CARACTERES)


Abordagem aos contedos programticos desenvolvida por exposio terica das matrias, observao e anlise crtica de sujeitos concretos a partir de materiais expostos, registos vdeo, filmes, documentos fotogrficos, recurso a textos de referncia, ensaios crticos, espectculos, performances, outros eventos, etc.; Visitas orientadas a exposies, museus, arquitectura, estruturas urbanas, stios industriais e outros espaos; Conferncias e comunicaes por artistas convidados; Privilegia-se a reflexo crtica de cada aluno nos processos, com participao activa e dilogo constante; Encoraja-se a pesquisa individual com apresentao de resultados, contribuindo para o debate e a sugesto de contedos para pesquisa, anlise, visitas, etc.; Avaliao baseada em assiduidade, motivao, empenho, participao nos debates e visitas; Trabalho final relacionado com matria abordada, com comunicao final e opo de recurso a meios visuais, para alm de texto expositivo fundamentado.

8. DEMONSTRAO

DA COERNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR (3000 CARACTERES)

A abordagem aos contedos programticos atravs dum dilogo permanente em torno da anlise e sntese dos temas propostos, acompanhada de exposio terica, observao, anlise e reflexo crtica de sujeitos concretos, de realizaes paradigmticas e fracturantes, de autores reconhecidos, registados em diferentes tipos de suporte, desde o vdeo, fotografia, ao texto terico ou crtico, ou a depoimentos, permitir aos alunos serem confrontados com as

Dramaturgia do Som / Luz / Multimdia questes de conceptualizao e percepo do espao atravs da Luz / Som / Multimdia, afastando-nos duma longa tradio pictrica naturalista como meio privilegiado de representao. A observao do modo como diferentes tipologias de espaos, teatros, exposies, museus, eventos, etc., so transformados pela Luz/Som/Multimdia, permitir desenvolver e aprofundar os objectivos da unidade curricular em que percepo e conceptualizao do espao so matria fundamental da nossa vivncia. Pretende-se assim, num contexto laboratorial, observar e analisar diferentes sujeitos, registos e obras, que documentem a evoluo do recurso queles trs elementos capazes de alterar a nossa percepo de espao, ao longo dos sc. XIX, XX e XXI e da relevncia do conceito de Gesamtkunstwerk desenvolvido por Wagner actual arte da instalao e da new media art. A evoluo tecnolgica que conduziu ao multimdia implicou novos discursos filosficos e artsticos e alterao no modo como percepcionamos e conceptualizamos a vivncia do espao. A metodologia prev a participao nos debates, em visitas e trabalho final relacionado com a matria abordada e/ou pesquisa individual e comunicao final e texto expositivo fundamentado, que permitir aos alunos evidenciarem o seu desenvolvimento, conhecimentos adquiridos e cumprimento dos objectivos da unidade curricular.

9. BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL (1000 CARACTERES)


AA.VV., Luzboa A Arte da Luz em Lisboa, Lisboa, Extra]muros[, 2004
(www.luzboa.com/2004/2004.html)

APPIA, Adolphe, L'oeuvre d' art vivant, Paris, dition Atar, 1921
(www.archive.org/stream/loeuvredartvivan00appiuoft#page/n5/mode/2up p://)

ARMENGAUD, Marc; ARMENGAUD, Matthias; CIANCHETTA, Alessandra, Nightscapes, Barcelona, GG-Editorial Gustavo Gili, 2009 BANU, Georges, Nocturnes Peindre la nuit, jouer dans le noir, Paris, Biro diteur, 2005 BURIAN, Jarka, The Scenography of Josef Svoboda, Middletown, Wesleyan University Press, 1974 ELLIOTT, David, Bill Viola First Dream, Tokyo, Mori Art Museum, 2006 MOREY, Miguel; PARDO, Carmen, Robert Wilson, Barcelona, Ediciones Polgrafa, 2003 RUSH, Michael, New Media in Art, London, Thames & Hudson, 2005 SEGHERS, Pierre, Monsu Desiderio ou le thtre de la fin du monde , Paris, Robert Laffont, 1981

10. OBSERVAES

You might also like