You are on page 1of 7

Voc est aqui: Filosofia >> Niilismo Niilismo - Abandonando Valores e Conhecimento O nome Niilismo se origina da raiz latina

nihil e significa nada, ou aquilo que no existe. Esta mesma raiz encontrada no verbo "aniquilar" trazer a nada, destruir completamente. Niilismo a crena que: rotula todos os valores como inteis, portanto, nada pode ser conhecido ou comunicado. associa-se com extremo pessimismo e ceticismo radical, sem lealdades.

O filsofo alemo Friedrich Nietzsche (1844-1900) mais frequentemente associado com o niilismo. Em Will to Power [notas 1883-1888], ele escreve: "Toda crena, toda considerao de algo como sendo verdadeiro, necessariamente falsa porque simplesmente no h mundo real." Para Nietzsche, no h ordem objetiva ou estrutura do mundo, exceto o que lhe damos. O objetivo do niilismo se manifesta em vrias perspectivas: Niilismo epistemolgico nega a possibilidade do conhecimento e da verdade e est ligado ao extremo ceticismo. Niilismo poltico defende a destruio prvia de todas as existentes ordens polticas, sociais e religiosas como um pr-requisito para qualquer melhoria futura. Niilismo tico (niilismo moral) rejeita a possibilidade de valores absolutos morais ou ticos. O bem e o mal so vagos, e os valores relacionados so simplesmente o resultado de presses sociais e emocionais. Niilismo existencial, a viso mais conhecida, afirma que a vida no tem nenhum significado ou valor intrnseco.

Niilismo - Um Mundo sem Sentido Macbeth de Shakespeare resume eloquentemente a perspectiva do niilismo existencial, menosprezando a vida: Apaga, apaga, vela breve! A vida s uma sombra mvel. Pobre ator Que freme e treme o seu papel no palco E logo sai de cena. Um conto tonto Dito por um idiota, cheio de som e fria, significando nada. As previses dos filsofos do impacto do niilismo na sociedade so sombrias. O existencialista Albert Camus (1913-1960) rotulou o niilismo como o problema mais preocupante do sculo 20. 1 Sua obra, The Rebel , pinta um quadro assustador de "como o colapso metafsico muitas vezes termina em negao total e com a vitria do niilismo, caracterizado por profundo dio, destruio patolgica e morte incalculvel." A obra de Helmut Thielicke, intitulada Nihilism: Its 2 Origin and Nature, with a Christian Answer , adverte: "O niilismo literalmente tem apenas uma verdade para declarar, ou seja, que em ltima instncia, o nada prevalece e o mundo sem sentido." Niilismo Alm do Nada Niilismo - escolher acreditar no nada - envolve um alto preo. Um indivduo pode escolher "sentir" ao invs de pensar, exercer a sua "vontade de poder" ao invs de orar, dar graas ou obedecer a Deus. Depois de uma impressionante carreira de criatividade literria e filosfica, Friedrich Nietzsche perdeu todo o controle de suas faculdades mentais. Ao ver um cavalo maltratado, ele comeou a soluar incontrolavelmente e caiu em um estado catatnico. Nietzsche morreu no dia 25 de agosto de 1900, diagnosticado como totalmente insano. Apesar de dizer Sim "vida" mas No para Deus, o profeta do niilismo perdeu ambos. Alm da trivialidade do niilismo, h Algum que maior do que a descrena; Aquele que tocou a humanidade (1 Joo 5:20) e nos assegura que nossas vidas no so sem sentido (Atos 17:24-28)

Niilismo
Por Ana Lucia Santana O Niilismo uma escola que exalta radicalmente a concepo materialista e positivista. Ela retira do mbito do Estado, da Religio e da Famlia todo poder, a capacidade de reger os passos do Homem. Esta linha filosfica influi nas mais distintas reas do conhecimento humano, da literatura e da arte s cincias humanas e sociais, passando pelas esferas da tica e da moral.

Para seus seguidores toda e qualquer possibilidade de sentido, de significao da existncia humana, inexiste. No h forma alguma de se responder s questes levantadas pelo Homem. Eles desprezam convenes, verdades absolutas, normas e preceitos morais. A prpria expresso Niilismo j denota seus propsitos, pois vem do latim nihil, nada. At mesmo os princpios estticos so repudiados por eles.

Friedrich Heinrich Jacobi Seus precursores no campo do conhecimento so Feuerbach, Darwin, Nietzsche, Henry Buckle e Herbert Spencer. Mas a palavra em si foi utilizada primeiramente em 1799, pelo filsofo alemo Friedrich Heinrich Jacobi, embora o movimento niilista tenha nascido no sculo XIX, na Rssia governada pelos czares. Posteriormente o escritor russo Ivan Turgueniev recorreu a este conceito para revelar que s real o que percebido pelos sentidos humanos, o restante simplesmente no existe, seja poder ou conveno. Seu aspecto positivo resgata o poder humano de escolher e de assumir suas prprias responsabilidades, livre de toda opresso estatal ou religiosa; mas sua face negativa beira a destruio pura dos iconoclastas adeptos da doutrina que rejeita a devoo s imagens religiosas, mas assume hoje uma significao mais ampla, referindo-se a qualquer um que ousa romper com verdades absolutas ou tradies arraigadas. O niilismo praticado pelos russos era de natureza mais religiosa, pois rejeitava a Divindade, a essncia espiritual, a existncia da alma, ideais, preceitos e princpios absolutos. Eles se recusavam a aceitar um mundo que era povoado pelo mal, pela riqueza, por tudo que representasse as esferas da arte, da metafsica e da religio. Todos os esforos deveriam se voltar para a luta dos trabalhadores contra a opresso, as iluses supersticiosas e as idias preconcebidas. A civilizao ocidental costumava confundir todos os grupos revolucionrios russos com a filosofia niilista, mas a maior parte deles no seguia exatamente esta doutrina.

Nietzsche tambm nutriu sua prpria concepo niilista. Para ele este movimento tinha implicaes bem mais vastas e penetrantes. Ele o concebe como uma linha filosfica entretecida no mundo ocidental, mas que remonta a sculos passados, embora aspire transformar o futuro. Seu ncleo ideolgico central est focado, segundo o filsofo, na morte da Divindade Crist e nos resultados desta extino. Deus, aqui, deve ser compreendido no apenas como a imagem de Jesus, mas especialmente como o universo transcendental, os valores morais, as idias, regras, preceitos que do sustentao a esta esfera situada alm da matria. O niilismo nietzscheano, assim, no apenas demole valores j ratificados pela Humanidade, mas visa igualmente suprir esta ausncia com a gestao de outros princpios. O niilismo seria, ento, a fase de transio entre um mundo que se despede e outro que se insinua na aurora, constitudo, este sim, semelhante Humanidade. Fontes: http://www.pfilosofia.xpg.com.br/geocities/encfil/niilismo.htm

Grgias (485 - 380 a.C)

Grgias para fundamentar sua filosofia toma por base o niilismo, a descrena por razo principal, onde nada existe de absoluto, onde no existem verdades morais e nem hierarquia de valores. A verdade no existe, qualquer saber impossvel e tudo falso porque ilusrio.

Seu niilismo baseias-se em trs tpicos, primeiro na no existncia do ser, existe somente o nada. O ser no uno, no mltiplo, nem incriado e nem gerado, por conseguinte o ser nada. Segundo, mesmo que o ser existisse ele no poderia ser conhecido pois se podemos pensar em coisas que no existem porque existe uma separao entre o que pensamos e o ser, o que impossibilita o seu conhecimento. E terceiro, mesmo que pudssemos pensar e conhecer o ser ns no poderamos expressar como ele porque as palavras no conseguem transmitir com veracidade nada que no seja ela mesma. Quando comunicamos, comunicamos palavras e no o ser.

O filsofo destri dessa forma a possibilidade de alcanarmos a verdade absoluta. Nossa razo somente pode iluminar as situaes em que os homens vivem mas no tem a capacidade de formular regras absolutas. Podemos somente analisar a condio em que nos encontramos e expor o que devemos ou no fazer e mesmo o que devemos ou no fazer muda muito dependendo da situao em que nos encontramos. Uma mesma atividade pode ser boa ou ruim dependendo de quem a pratica e em que situao se encontra.

Como no existe uma verdade absoluta e a falsidade est em tudo as palavras assumem uma autonomia quase sem limites pois esto desligadas do ser. As palavras so independentes e

esto disponveis para os mais diversos usos. Um dos principais usos a retrica que utiliza a palavra para sugerir, para fazer crer e para persuadir os cidados. A retrica tem assim grande utilidade para a poltica. As palavras tm tambm grande expresso na poesia que diferente da retrica no tem interesses prticos, mas artsticos. Frente ao drama da vida a nica consolao a palavra que adquire valor prprio porque no exprime a verdade mas a aparncia. A palavra cia um mundo perfeito onde belo viver. A palavra exprime da melhor forma as paixes que direcionam a vida dos homens.

Sentenas: - Assim como a viso no conhece os sons, o ouvido no ouve as cores, mas os sons. Quem fala expressa bem um som, mas no pode falando expressar uma cor ou uma experincia. - A poesia um discurso com mtrica e quem a escuta invadido por um arrepio de estupor, uma compaixo que arranca lgrimas, um ardente desejo de dor e pelo efeito das palavras a alma sofre seu prprio sofrimento ao ouvir a sorte ou o azar de fatos e pessoas estranhas. - Se eterno no teve princpio, se no tem princpio infinito, se infinito no est em nenhum lugar, se no est em nenhum lugar no existe. - Mesmo que as coisas sejam elas no so conhecveis. - O artista um criador de mundos.

32. Embasados no estudo realizado por Sandro Luiz Bazzanella, aqui naturalmente alterado para atender a necessidade da presente avaliao, solicitamos que assinale "V" para verdadeiro e "F" para falso nas proposies envolvendo o tema "Nietzsche e o Niilismo" e, logo aps, marque a alternativa que contenha a ordem correta verticalmente e considerada de cima para baixo. ( ) O niilismo em Nietzsche assume contornos de denncia do vazio de sentido comeando pelo desmascaramento de Deus, de suas verdades e essncias, como demiurgo ordenador do universo, do mundo e da vida. ( ) O niilismo anunciado por Nietzsche apresenta-se como nica sada do homem ocidental, onde a vontade de vida apresenta-se em sua multiplicidade de situaes e opes, manifestando-se e assumindo-se a si mesma como participante ativa do jogo das foras fisiolgicas e cosmolgicas. ( ) Na viso nietzschiana captar o que significa niilismo exige que o pensemos em processo, como manifestao do desenrolar histrico da existncia, do passado, do presente e do futuro existencial humano. ( ) Em Nietzsche a caracterstica marcante do primeiro momento do niilismo (passivo) da ocidentalidade seria a passividade do homem frente a dinmica da vida, da existncia. ( ) Para Nietzsche com Santo Agostinho que o niilismo comea a se estabelecer, quando o filsofo contribui eficazmente para que a vontade de vida comece a ser amordaada. A)V,V,F,VeF B)V,F,F,FeV C)F,V,V,FeF D)F,F,V,VeV E)V,V,V,FeF resp letra A

Uma reflexo sobre o niilismo como 'estado psicolgico' no pensamento nietzschiano

Ao se pensar filosofia contempornea, alguns autores ficam evidenciados por causa da grandeza de seus pensamentos. Dentre estes, destaca-se Friedrich Wilhelm Nietzsche, um dos mais importantes e conhecidos expoentes da reflexo filosfica contempornea. Este pensador, geralmente, conhecido pelo senso comum por tratar em suas obras de temas intrigantes e polmicos que geram grandes discusses nos grupos que debatem filosofia. A polemicidade do pensamento de Nietzsche ocorre principalmente porque este autor vai na contramo dos pilares do pensamento ocidental ao expor suas idias. Ele acentua a dimenso "irracional" do ser humano (na abordagem do apolneo e dionisaco, dando destaque ao segundo), constata a morte de Deus e depara-se com o niilismo. E justamente este ltimo que se buscar aprofundar neste artigo acadmico. Ao longo da Histria da Filosofia alguns autores j abordaram o tema do niilismo em seus escritos. No entanto, a abordagem desta temtica nem sempre to simples quanto a princpio pode parecer. Na reflexo sobre o niilismo uma das dificuldades que se encontra so os mais diversos significados que so dados a este termo e que s vezes afastam-se do que ele significa realmente. Em Nietzsche, o niilismo tem sua gnese com a constatao da morte de Deus. Esta se comprova no seguinte fragmento da obra Gaia Cincia: No ouviram falar daquele homem louco que em plena manh acendeu uma lanterna e correu ao mercado, e ps-se a gritar incessantemente: "Procuro Deus! Procuro Deus!"? E como l se encontrassem muitos daqueles que no criam em Deus, ele despertou com isso uma grande gargalhada. Ento ele est perdido? Perguntou um deles. Ele se perdeu como uma criana? Disse outro. Est se escondendo? Ele tem medo de ns? Embarcou num navio? Emigrou? Gritavam e riam uns para os outros. O homem louco se lanou para o meio deles e trespassou-os com seu olhar. "Para onde foi Deus?", gritou ele, "j lhes direi! Ns o matamos vocs e eu. Somos todos seus assassinos! (...) No ouvimos o barulho dos coveiros a enterrar Deus? No sentimos o cheiro da putrefao divina? tambm os deuses apodressem! Deus est morto! Deus continua morto! E ns o matamos! Como nos consolar, a ns, assassinos entre os assassinos? O mais forte e mais sagrado que o mundo at ento possura sangrou inteiro sob nossos punhais quem nos limpar este sangue?"[1] A partir do momento que se "tira Deus de cena", os valores que eram prezados pela civilizao ocidental perdem o seu sentido, tornando-se ultrapassados. Como conseqncia disto o homem contemporneo v-se diante do mais sinistro de todos os hspedes: o niilismo, que gera a ausncia de sentido para a vida. O mal dos prximos dois sculos. assim que Nietzsche v o niilismo em sua obra Frammenti postumi, como se relata na seguinte passagem: Descrevo aquilo que vir: o advento do niilismo. Posso descrev-lo agora porque agora se produz algo necessrio e os sinais desse esto em toda a parte, para v-los faltam apenas os olhos. Aqui no comemoro nem lamento que isso acontea: acredito que, mesmo na maior crise, deve haver um momento em que o homem se volta para si mesmo de uma forma mais profunda; que o homem consiga restabelecer-se depois, que consiga sair dessas crises, uma questo de fora: possvel... (...) O que estou relatando a histria dos dois prximos sculos.[2]

Afirmando o niilismo Nietzsche est apenas constatando uma realidade que se fazia presente na Europa na poca em que ele vivia. Esse "hspede sinistro" resultado de um processo histrico-cultural do Ocidente iniciado com Plato, fruto da dicotomia entre mundo sensvel (transitrio e aparente) e mundo supra-sensvel (verdadeiro e almejado). O primeiro venerado e o segundo, onde ocorre a existncia humana, deixado de lado.[3] A respeito disto, diz Roberto Machado: "Se a religio judaico-crist e a metafsica socrtico-platnica so por natureza niilistas porque julgam e desvalorizam a vida temporal a partir do mundo suprasensvel e eterno considerado bom e verdadeiro".[4] Para o filsofo alemo, inventar um outro mundo como fez o platonismo mundo do bem e da verdade caluniar a vida. Por isso o seu intuito superar o niilismo iniciado com o platonismo. Do contrrio, caso no consiga desvencilhar-se da dicotomia mundo suprasensvel e mundo sensvel preconizado por Plato, que influenciou a cultura ocidental, o mundo ser sem valor e sentido. O niilismo acarretaria, na viso nietzschiana, srias consequncias para a sociedade. A mais grave delas seria a extrema forma do niilismo: o nada (o "sem sentido") eterno![5] Com a presena deste mal haveria uma carncia de ideais, a perda de valores outrora considerados supremos e por fim uma ausncia de Deus como lugar dos valores mais elevados. Diz Nietzsche: A conseqncia niilista (a crena na ausncia de valor) como decorrncia da estimativa moral de valor: perdemos o gosto pelo egostico (mesmo depois da compreenso da impossibilidade de um liberum arbitrium e de uma "liberdade inteligvel"). Vemos que no alcanamos a esfera em que pusemos nossos valores com isso a outra esfera em que vivemos, de nenhum modo ainda ganhou em valor: ao contrrio, estamos cansados porque perdemos o estmulo principal. "Foi em vo at agora!"[6] Tudo isso levaria o homem a deparar-se com a sensao de vazio, sem que ele encontre uma finalidade para sua existncia. Nietzsche tambm aponta em suas obras o niilismo como "estado psicolgico"[7] sob trs formas. Um primeiro tipo ocorre quando se procura em algo um sentido que no existe neste algo. Desta feita, o que ocorre um desperdcio de fora, um sentimento de sentir-se enganado, pois de certa forma houve um desperdcio de tempo. H uma busca de algo que deve ser alcanado, mas no o . Uma outra forma de niilismo apresentada por ele como estado psicolgico pode ser constatada quando "se tiver colocado uma totalidade, uma sistematizao, ou mesmo uma organizao em todo acontecer e debaixo de todo acontecer".[8] O autor alemo completa: "O bem do universal exige o abandono do indivduo" ...mas, vede, no h um tal universal! No fundo, o homem perdeu a crena em seu valor, quando atravs dele no atua um todo infinitamente valioso: isto , ele concebeu um tal todo, para poder acreditar em seu valor.[9] A terceira e ltima forma de niilismo como estado psicolgico apresentada por Nietzsche a seguinte: To logo, porm, o homem descobre como somente por necessidades psicolgicas esse mundo foi montado e como no tem absolutamente nenhum direito a ele, surge a ltima forma de niilismo, que encerra em si a descrena em um mundo metafsico, que se probe a crena em um mundo verdadeiro. Desse ponto de vista admite-se a realidade do vir-a-ser como nica realidade, probe-se a si toda espcie de via dissimulada que leve a ultramundos e falsas divindades mas no se suporta esse mundo, que j no se pode negar...[10] Na tentativa de escapar destes tipos de niilismo, o alemo prope que se condene o mundo do vir-a-ser como iluso e que se invente um mundo que esteja para alm dele como verdadeiro mundo. No intuito de superar o niilismo, o que Nietzsche prope a transvalorao de todos os

valores completada pela vontade de potncia, seguindo o caminho rduo e solitrio da grandeza que leva ao "Alm-Homem". Isto se confirma na passagem da obra Assim Falava Zaratustra: Eu vos ensino o Alm-Homem. O homem algo que deve ser superado. (...) Tal deve ser o homem para o Alm-Homem: uma irriso ou uma vergonha. (...) Eis, eu vos ensino o AlmHomem. O Alm-Homem o sentido da terra. Assim fale a vossa vontade: possa o AlmHomem tornar-se o sentido da terra! Exorto-vos meus irmos, a permanecerdes fiis terra e a no acreditar naqueles que vos falam de esperana supraterrestre. (...) Blasfemar contra Deus era outrora a maior das blasfmias; mas Deus morreu, e com ele mortos so os blasfemadores. Agora o crime mais espantoso blasfemar da terra, e dar mais valor s entranhas do insondvel do que ao sentir da terra.[11] O Alm-Homem, como v Roberto Machado, todo aquele que supera as oposies terrestrealm, sensvel-espiritual, corpo-alma; todo aquele que supera a iluso do mundo do alm e se volta para a terra. O Alm-Homem , assim, superao, ultrapassagem do homem do passado e sua crena em Deus. Ele a superao do homem, um novo modo de sentir, pensar, avaliar, uma nova forma de vida. Em resumo aquele que tem uma vontade viva.[12] Percebeu-se, portanto, que o tema do niilismo no pensamento nietzschiano veio constatar que com a ausncia de Deus, o pensamento instigado a buscar novos rumos para si mesmo, uma vez que o sentido e o fundamento das coisas, dos objetos do pensar so colocados em descrdito. Consequentemente h um profundo vazio. Contudo, Nietzsche mais a frente ir desenvolver uma temtica tendo em vista a superao do niilismo, o qual j foi citado neste trabalho como incio do mesmo com a transvalorao de todos os valores e a valorizao do Alm-Homem. Entretanto, este trabalho se limitou a refletir um dos possveis caminhos de superao do niilismo, uma vez que os seguintes so contedos para outros possveis artigos.

You might also like