You are on page 1of 31

O monta-carga

(Harold Pinter) (Traduo: Mrcio Westphalen)

Personagens Gus Ben

(Quarto em um sto, em algum lugar de Birmingham. uma noite de outono. H duas portas a direita e esquerda, respectivamente, da parede do fundo do cenrio. No centro da parede se v uma salincia, que logo resulta ser um monta-carga. H duas camas, uma direita e outra esquerda da salincia; a da direita pertence Gus e a da esquerda pertence a Ben. Ambas tm as cabeceiras colocadas contra a parede e os ps ao pblico. Contra a parede da esquerda, frente, h uma cadeira de encosto reto. A porta da esquerda leva ao banheiro e cozinha. As duas camas esto feitas, mais algo as revira; em cada uma delas esto penduradas s gravatas, os coletes e as bolsas respectivas de ambos os homens. De baixo de cada travesseiro, um revolver e uma pistoleira) (Ao levantar o pano, Ben est deitado na cama da esquerda, lendo o dirio. Gus est sentado, no lado direito da cama da direita, amarando com dificuldade os cadaros dos sapatos. Os homens vestem camisas de manga, com calas compridas e suspensrios. Gus ata os cadaros, se levanta, boceja, e comea a caminhar devagar at a porta da esquerda. Detm-se, abaixa o olhar e sacode um p. Ben abaixa o dirio e observa Gus. Gus se ajoelha e desata o sapato; e o tira lentamente. Olha para dentro dele e tira uma caixa de fsforos achatada, que sacode e examina. O olhar de ambos se encontra. Ben agita o dirio e l. Gus guarda a caixa de fsforos em seu bolso e se agacha para colocar o sapato. Com dificuldade amarra os cadaros. Ben baixa o dirio e o observa. Gus se ajoelha, desata os cadaros, e de novo tira lentamente os sapatos. Olha dentro e tira um mao de cigarros amassados. O sacode e o examina; novamente os olhares de ambos se encontram. Ben move o dirio fazendo um rudo e segue lendo. Gus guarda o mao no bolso, se agacha pe o sapato e o ata. Logo se afasta para a esquerda. Ben atira com violncia o dirio sobre a cama e segue a Gus com o olhar bravo. Pega o dirio e se deita na cama de barriga para cima, lendo. Segue um silncio. Logo se ouve um rudo da corrente do banheiro. Puxada duas vezes, mas sem que a gua corra. Este rudo vem da esquerda. Silncio de novo. Gus volta a entrar pela esquerda e detm-se na porta, coando-se a cabea. Ben atira o dirio com fora)

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

BEN Uaajj!!! (pega o dirio) O que tu achas disto? Escuta. (Referindo-se ao dirio) Um homem de oitenta e sete anos quis cruzar a rua. Mas havia muitssimo trnsito. No encontrava maneira de passar. Em vista disso, se mete de baixo de um caminho. GUS Que fez? BEN Se meteu debaixo de um caminho. Um caminho estacionado. GUS No! BEN O caminho comeou a andar e o passou por cima. GUS Bah! BEN o que diz aqui. GUS , as coisas que passam! BEN como faz-lo se vomitar, certo? GUS Quem lhe recomendou que fez a coisa da semelhana? BEN Um homem de oitenta e sete anos se mete de baixo de um caminho! GUS No para acreditar. BEN Aqui est, em letras de frma. GUS Incrvel! (Silncio. Gus balana a cabea e sai pela esquerda. Novamente, desde fora esquerda, um puxo da corrente do banheiro, mas a gua no corre. Ben vaia diante a um artigo do dirio. Volta Gus) Quero te perguntar uma coisa. BEN Que tu estavas fazendo ali fora? GUS Bom, estava... BEN Que tem de ch? GUS Ia exatamente a preparar-lo. BEN Bom, prepare-o. GUS Sim, j vou. (Se senta na cadeira da esquerda. Jogando com seus pensamentos) O que poo dizer que desta vez pus uma loua muito bonita. Com uma espcie de barras. Barras brancas. (Ben l) muito bonita. No tenho dvida. (Ben volta folha) Na xcara. Na borda, ao redor. O resto todo preto, sabe? O pires preto, menos no meio, onde se

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

coloca a xcara. Ali branco. (Ben l) Os pratos so iguais, sabe? S que tem uma barra preta... os pratos, que os atravessa pelo centro. Sim, estou encantado com a loua. BEN (sem deixar de ler) Para que queres pratos? No vais comer. GUS Eu trousse uns biscoitos. BEN Bom, ser melhor que os coma logo. GUS Sempre trago alguns biscoitos. Ou uma torta. que... Claro, no posso tomar ch se no como algo. BEN Bom, nesse caso, quer preparar o ch? Estamos perdendo tempo. (Gus tira o mao amassado de cigarros e o observa) GUS Tem cigarros? Acho que os meus terminaram. (Atira o mao para cima e logo se inclina para pegar-lo) Espero que este trabalho no seja muito cumprido. (Fazendo pontaria com cuidado, atira o mao debaixo da cama) Oh! Queria te perguntar uma coisa. BEN (arremessando o dirio) Bahh! GUS Que ouve? BEN Uma criatura de oito anos matou um gato. GUS (No acreditando) Vamos! BEN verdade! O que tu acha? Uma criatura de oito anos que mata um gato. GUS E como o fez esse menino? BEN Era uma menina. GUS E como o fez essa menina? BEN E... (Levanta o dirio e o observa) No explica. GUS Por que no? BEN Espera um momento. Diz somente... O irmo, que tem onze anos, considerou o incidente desde o galpo das ferramentas. GUS Oh! BEN Isso completamente ridculo.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

(Pausa) GUS Eu apostaria qualquer coisa de que foi ele. BEN Quem? GUS O irmo. BEN Acho que tens razo. (Pausa. Arremessa o dirio ao solo) O que tu achas? Um menino de onze anos que mata um gato e coloca a culpa na irm, de oito anos. como para... (Se detm repentinamente, com desgosto, e pega o dirio. Gus se levanta) GUS A que horas tem que ligar? BEN O que ouve? Pode ser a qualquer hora, qualquer hora. GUS (Dirigindo-se aos ps da cama de Ben) Bom, eu queria te perguntar uma coisa. BEN O que? GUS Tem notado o tempo de demora do tanque para encher? BEN Que tanque? GUS O do banheiro. BEN No! Demora? GUS terrvel. BEN Bom, e ento? GUS Que tu acha que acontece? BEN Nada. GUS Nada? BEN Simplesmente, tem o ralo descomposto. GUS Descomposto, o que? BEN O ralo. GUS No! De verdade?

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

BEN o que eu diria. GUS Caramba! A mim no me ocorreu. (Caminha como ao acaso at sua cama e aperta o colcho) Hoje eu no dormi bem. E tu? Esta no uma grande cama. (lembra de uma foto na parede do fundo, direita) Oh! O que isso? (olhando-a fixamente) Os primeiros onze. Diabos! Viste isso? BEN (lendo) Que? GUS Os primeiros onze. BEN Onze o que? GUS Um retrato que tem aqui... Dos primeiros onze. BEN Que primeiros onze? GUS (fixando-se na foto) No o diz. BEN E o que tem de ch? GUS Todos me parecem um pouco velhos. (Se move para frente com os passos oscilantes, olha frente e logo todo o quarto) No gostaria de viver neste lugar. Poderia deixar passar se tivesse ao menos uma janela, porque ento poderamos olhar para fora. BEN Para que tu queres uma janela? GUS Eu gosto de ter um pouco de vista, Ben. Ajuda a passar o tempo. (Caminha pelo quarto) Quero dizer que entra em um lugar quando ainda est escuro, entra em um quarto que nunca havia visto, dorme todo o dia, faz o que tem de fazer, e logo se aventura pela noite. (Pausa) Eu gosto de ver um pouco o panorama. Neste trabalho nunca tem oportunidade. BEN No tem dias livres? GUS S a cada quinzena. BEN (abaixando o dirio) o cmulo! Qualquer um pensaria que trabalha todos os dias. Quantas vezes nos do um trabalho? Uma por semana? E de que te queixas? GUS Sim, mas temos que estar prontos, certo? No possvel sair de casa desde que liguem. BEN Sabe o que ti acontece? GUS Que?

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

BEN Que no toma interesse por nada. No tem hobby, passatempos. GUS Tenho hobby. BEN Deixa-me ver, adivinha. Qual um dos meus? GUS No sei. Qual? BEN Eu tenho meus trabalhos em madeira. Meus modelos de navios. Viu-me alguma vez sem fazer nada? Nunca estou intil. Sei ocupar meu tempo na forma mais vantajosa. E ento, quando ligam, estou pronto. GUS No te aborrece um pouco? BEN Aborrecer-me? De que? (Silncio. Ben l. Gus remexe os bolsos da bolsa, que est pendurada na cama) GUS Tem cigarros? Acabei ficando sem nenhum. (Rudo do tanque do banheiro afora esquerda) Outra vez! (Se senta na sua cama) No, eu quero descer... Eu digo que a loua boa. Sim. Muito bonita. Mas tudo o que eu posso dizer desse lugar. Pior que da vez anterior. Lembras-te do ltimo lugar em que trabalhamos? A ltima vez... Onde era? L pelo menos tinha rdio. No, srio. No parece te preocupar muito nosso conforto esses dias. BEN Quando tu parras de falar? GUS Vais a ganhar um reumatismo se ficares muito tempo num lugar como esse. BEN No ficaremos muito. Faz o ch, queres? Dentro de um momento estaremos trabalhando. (Gus pega uma pasta que est junto a cama e saca um pacote de ch. O examina e levanta o olhar) GUS ! Queria te perguntar uma coisa. BEN Caramba! Que ouve agora? GUS Por que nesta manh parasse o carro na metade dessa rua? BEN (abaixando o dirio) Achei que tivesse dormido. GUS Estava dormindo, mas me acordei quando parou. Porque paraste, certo? (Pausa) Na metade da rua. Ainda estava escuro. Lembra-te? Eu olhei para fora. Estava nublado. Pensei que ao melhor que querias dormir um pouco. Mas estavas muito empertigado e quieto no carro, como se estivesse esperando algo.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

BEN No esperava nada. GUS Sem dvida eu voltei a dormir. O que aconteceu? Porque parou ali? BEN (voltando ao dirio) Era muito sedo. GUS Sedo? (Se levanta) O que queres dizer? Nos ligaram, te lembra? E tnhamos que ir em seguida. E o fizemos. Andamos imediatamente. Como era possvel que fosse muito sedo? BEN (calmo) Quem recebeu a ligao, tu ou eu? GUS Tu. BEN Chegamos muito sedo. GUS Muito sedo para que? (Pausa) Queres dizer que algum tinha que sair antes que entrssemos? (Examina a roupa de cama) Me pareceu que estes lenis no estavam como deviam. Estavam muito sujos. Essa manh, quando entrei, me senti muito cansado e no me dei conta. Isto tomar-se de liberdade, certo? Eu no quero que meus lenis sejam usados em outras camas. J te disse que as coisas vo de mal a pior. Antes, os lenis sempre estavam limpos. Agora me dei conta. BEN De onde tirou que no esto limpos? GUS O que tu quer dizer? BEN Como tu sabes que no estavam limpos? Passou o dia inteiro metido entre eles, no assim? GUS Como? Queres dizer que a sujeira minha? (cheira os lenis) Sim. (Se senta devagar na cama) Talvez seja isso, sim. difcil comprovar. Na realidade no sei que odor exalo... Isso ruim. BEN (referindo-se ao dirio) Uuff! GUS Ben! BEN Uuff! GUS Ben! BEN Que?! GUS Em que cidade estamos? Me esqueci? BEN J te disse. Em Birmingham.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

GUS Segue! (observa o quarto com interesse) Vem a ficar na regio do centro. Em importncia, a segunda cidade da Gr Bretanha. (Estrala os dedos) Eh... sexta hoje? Amanh ser sbado. BEN E ... GUS (emocionado) Podamos ir ao clube Villa, para ver a partida. BEN Jogam fora de casa. GUS Oh! De verdade? Uff! Que lstima! BEN De todo modo, no h tempo. Teramos que estar de volta em seguida. GUS Em outras ocasies o fazemos, no assim? Acaso no ficamos de ver a partida? Devemos descansar um pouco. BEN As coisas esto ficando mais difceis, muito. Mais difceis. (Gus ri pra si) GUS Vi o Villa cair derrotado em um campeonato uma vez. Com quem era? Ah! Sim, uns de camisas brancas. Ao terminar o primeiro tempo, estavam um a um. Os outros ganharam por um pnalti. E logo falam de drama! Sim, um pnalti discutido. Discutido. Perderam por dois a um, por causa do pnalti. Tu estavas l tambm. BEN Eu no. GUS Sim, estavas. No te lembra do pnalti discutido? BEN No. GUS O jogador caiu no cho justamente na rea. Eu no acreditava que aquele indivduo o tivesse atingido. Mas ele protestou em seguida. BEN Que no atingiu! Mas o que estavas dizendo? O atirou no cho. GUS No, o Villa, no. O Villa no joga assim. BEN Vamos, por favor! (pausa) GUS Oh! Teve que ser aqui, em Birmingham. BEN O que teve de ser?

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

GUS A partida do Villa. Sem dvida foi aqui. BEN Estavam jogando em outro lugar. GUS Diz por que sabe qual era a outra equipe? Eram os Spurs. Os Hotspurs de Tottenham. BEN E o que tem isso? GUS Ns nunca fomos trabalhar em Tottenham. BEN Como tu fica to certo? GUS Se fosse sido em Tottenham, eu lembraria. (Bem, se ajeita na sua cama para olh-lo) BEN No me faa rir, quer? (Volta a ler. Gus boceja) GUS (falando no meio do bocejo) Que horas ligaram? (Pausa) Sim, eu gostaria de ver outra partida de futebol. Sempre fui f de futebol. Olha, o que tu acha de irmos ver os Spurns amanh? BEN (monotonamente) Jogam fora do seu campo. GUS Quem? BEN Os Spurns. GUS Ento poderiam jogar aqui. BEN No seja estpido. GUS Se jogam fora de casa, podem jogar aqui. Podia ser que jogassem com o Villa. BEN (montono) Mas o Villa joga fora de casa. (Pausa. Por debaixo da porta direita aparece um envelope. Gus o percebe. Levanta-se e o olha) GUS Ben! BEN Em outro lugar. Jogam em outro lugar. GUS Olha, Ben.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

BEN Que? GUS Olha. (Bem vira a cabea e v o envelope. Sem coloca de p) BEN O que isso? GUS No sei. BEN De onde saiu? GUS Debaixo da porta. BEN Bom, mas o que ? GUS No sei. (Olham fixamente o envelope) BEN Levanta-o. GUS O que tu quer dizer? BEN Que o levantes. (Ben vai devagar para onde se encontra o envelope, se agacha e pega-o) O que ? GUS Um envelope. BEN Tem algo escrito? GUS No. BEN Est fechado? GUS Sim. BEN Abre-o. GUS O que? BEN Que o abra! (Gus o abre e olha adentro) Que tem dentro? (Gus deixa cair em sua mo doze fsforos) GUS Fsforos.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

BEN Fsforos? GUS Sim. BEN Mostra-me. (Gus estica o envelope. Ben o examina) Nada escrito. Nenhuma palavra. GUS Verdade que s curioso? BEN E entro por debaixo da porta? GUS Seguramente. BEN Bom, vejamos. GUS Vai aonde? BEN Abra a porta. Talvez alcance algum l fora. GUS Quem? Eu? BEN Vamos. (Gus o olha, e guarda os fsforos em um bolso, vai at a cama e tira um revlver de baixo do travesseiro. Dirige-se aporta direita, a abre, olha para fora e fecha) GUS Nada. BEN Tiveram de ser muito rpidos. (Gus tira os fsforos do bolso e olha-os) GUS Bom, me vem muito bem. BEN Sim. GUS No certo? BEN Sim. Sempre ficas sem fsforos, verdade? GUS Sempre. BEN Por isso me vem muito bem. GUS Sim. BEN No certo?

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

GUS Sim, vo me ser muito teis. Muito teis. BEN No certo? GUS Sim. BEN Por qu? GUS Porque no tenho nenhum. BEN Bom. Mas agora tens uns quantos, verdade? GUS J posso acender a chaleira. BEN Sim. Sempre anda pedindo fsforos a outros. Quantos tens agora? GUS Uma dzia mais ou menos. BEN No vai perd-los. Ainda mais so coloridos. Nem sequer precisas de uma caixa. (Gus remexe a orelha com um fsforo. Ben o d uma palmada na mo) No os desperdice! Vamos, acende. GUS Eh? BEN Que acendas. GUS Que acenda o que? BEN A chaleira. GUS Queres dizer o gs! BEN Quem? GUS Tu. BEN (entrefechando os olhos) Que queres dizer com isso de que quis dizer o gs? GUS Bom. No isso o que quiseste dizer? O gs. BEN (com energia) se te digo que vais a acender a chaleira, quero dizer que acendas a chaleira. GUS Como possvel acender uma chaleira? BEN uma figura de linguagem! Acender a chaleira. Figuras de linguagem.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

GUS Jamais ouvi tal coisa. BEN Acender a chaleira! Mas o que todo mundo diz! GUS Penso que tu est equivocado. BEN (ameaante) O que tu queres dizer? GUS Se diz colocar a chaleira no fogo. BEN (muito seco) Quem te disse? (Se olham respirando com fora. Com deliberao) em toda a minha vida, jamais ouvi que ningum dissesse colocar a chaleira no fogo. GUS Aposto qualquer coisa, que minha me te diria. BEN Tua me? Desde quando no a v? GUS No sei; mais ou menos... BEN Ento, porque fala da tua me? (Se olham) Gus, no no queira ser razovel. Mas trato de te fazer compreender uma coisa. GUS Sim, mas... BEN Quem o scio principal aqui, tu ou eu? GUS Tu. BEN O que fao zelar pelo teu bem, Gus. Tem que aprender, amigo. GUS Sim, mas eu nunca ouvi... BEN (com veemncia) Ningum diz acender o gs. GUS Ento o que que se acende? BEN (tomando-o o pescoo com ambas as mos estendidas) A CHALEIRA, IMBECIL! (Gus afasta as mos de Ben) GUS Est bem, est bem. (Pausa) BEN Bom, o que est esperando? GUS Quero v se acendem.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

BEN Que? GUS Os fsforos. (Tira do seu bolso a caixa amassada e trata de acender um fsforo) No. (Atira a caixa debaixo da cama. Ben o contempla fixamente. Gus levanta um p) Fao uma prova aqui? (Ben o olha fixamente. Gus esfrega o fsforo na sola e o fsforo se acende) Pronto. BEN (cansado) Vamos ver se coloca a maldita chaleira no fogo, pelo amor de Deus! (Vai at a sua cama, se detm, se dando conta do que havia dito, e volta ao meio. Gus se retira devagar pela esquerda. Ben atira o dirio com fora na cama e se senta nela, apoiando a cabea nas mos. Volta a entrar Gus) GUS J est pronto. BEN O que? GUS A fornalha. (Vai a sua cama e se senta no lado direito) O que vai acontecer esta noite? (Silncio) Eh! Queria te perguntar uma coisa. BEN (colocando as pernas sobre a cama) Oh, pelo amor de Deus! GUS No, queria te perguntar uma coisa. (Se levanta e se senta na cama de Ben) BEN Para que te sentas na minha cama? O que que est acontecendo? Sempre ests fazendo perguntas. O que est acontecendo com voc? GUS Nada. BEN Antes no era acostumado a fazer todas essas malditas perguntas. Esta te atacando? GUS Nada... Estava pensando... BEN Pois ento no penses. Tens que fazer um trabalho. Por que no te dedicas a isso e deixa de falar? GUS Era disso que queria falar-te. BEN De que? GUS Do trabalho. BEN Que trabalho?

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

GUS (estimando) Pensei que talvez soubesse de algo. (Ben o olha) Me ocorreu que talvez tu... Quero dizer que se... Tens alguma idia... Do que vai ocorrer essa noite. BEN Vai ocorrer com quem? (Se olham) GUS (finalmente) A quem seja. (Silncio) BEN Te sente bem? GUS Evidente. BEN V preparar o ch. GUS Sim, evidente. (Gus sai pela esquerda. Ben o segue com o olhar. Logo tira seu revlver de baixo do travesseiro e olha se est carregado. Volta a entrar Gus) No sai gs. BEN E que? GUS Tem um medidor. BEN Eu no tenho dinheiro. GUS Eu muito menos. BEN Ters que esperar. GUS A quem? BEN A Wilson. GUS O melhor no vem. Podia ser que enviasse uma mensagem. Nunca vem. BEN Bom, ento ter que arrumar sem dinheiro. GUS Caramba! BEN Logo tomars tua xcara de ch. Que ouve? GUS Queria tomar-la antes. (Ben levanta o revlver para a luz e o lustra) BEN De todo modo, ser melhor que te prepare.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

GUS Bem, eu no sei, mas isso um pouco demasiado em vista do que resta. (Pega o pacote de ch da cama e o mete na mala) Depois de tudo, esta sua casa, e pode-se ficar marcado se havia gs para uma xcara de ch. BEN O que isso de que essa sua casa? GUS No ? BEN No mximo a alugou. No se faz falta de que seja sua. GUS Eu sei que . Apostaria que dono da casa inteira. Nem sequer se preocupa de que haja gs. (Se senta no lado direito da sua cama) A casa sua, claro que sim! Lembra os outros lugares. V nesse endereo e encontra uma chave, encontras uma terra, nunca se v nada... (Pausa) Ah! Ningum ouve nada. Nunca se queixam de ns, certo? Porque fazemos muito barulho, nem coisa parecida. Jamais se v uma viva alma, certo? Tirando o indivduo que vem. J te deu conta? Ser que estas paredes no deixam que passem os sons? (Toca a parede em cima da sua cama) No possvel averiguar. Tudo o que podemos fazer esperar, certo? A metade das vezes, esse Wilson nem se quer se incomoda de vir pessoalmente. BEN Pra que? um homem ocupado. GUS (pensativo) A mim me custa um trabalho falar com ele... Com Wilson. Sabias Ben? BEN Acaba com isso, queres? (Pausa) GUS H vrias coisas que queria perguntar-lhe. Mas as vezes em que o vejo, no consigo fazer. (Pausa) Eu tenho pensado sobre o mais atrasado. BEN Que atrasado? GUS A menina. (Bem pega o dirio e o l. Gus se levanta e olha Bem, se dirigindo para abaixo a vista) Quantas vezes vais ler este dirio? BEN (irritado) O que queres dizer? GUS Me pergunto que quantas vezes... BEN Mas o que est fazendo? Criticando-me? GUS No, eu somente... BEN Vou de dar um bom tapa na orelha se no tiveres mais cuidado. GUS Bom, mas olha, Ben...

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

BEN No olho nada! (dirigindo-se a cena) Quantas vezes eu? ... Isso sim que tomar liberdade! GUS No foi essa minha inteno. BEN Segue por esse caminho, amigo. Segue, sim; segue nada mais. (Volta a cama) GUS Eu estava simplesmente, pensando nessa menina. (Se senta em sua cama) No era uma grande beleza, j sei; mas, de todo modo... Um pouco... Frouxa. Certo? Que coisa rara! Srio, no lembro de um caso igual. Parece que no se mantiveram firmes como os homens. Uma composio mais solta... Como quem diz. Que maneira de se elevar, n? Estava grossa, sim! Ahhh! Mas eu queria perguntar-lhe... (Bem incorpora na cama e se aperta os olhos com as mos) Quem limpa depois que ns vamos? Tenho curiosidade de saber. Quem faz a limpeza? No mnimo, no limpam nada. Talvez deixem as coisas como esto, no? O que tu acha? Quantos trabalhos temos feito? Oh! No posso contar-los. E se nunca limpam depois que samos? BEN (lastimavelmente) Estpido! Chegou a pensar que somos os nicos nesta organizao? Pe um pouco de sentido comum. Tem sees para tudo. GUS Que! Limpadores tambm? BEN Idiota! GUS No, o que me fez pensar foi a menina... (Se ouve um rudo metlico no inchamento da parede, como de algo que desce. Ben e Gus assustados pegam seus revlveres e observam a parede. O rudo para. Silncio. Olham-se. Ben faz um gesto nervoso em direo a parede. Gus se aproxima devagar. A bate com o revlver. oca. Ben vai at a cabeceira da sua cama, apontando com o revlver. Gus deixa seu revlver na cama e golpeia a parte inferior da placa do centro. Encontra uma juno. Levanta a placa. Aparece uma porta de servio, a de um monta-carga. Mantido pelas polias, h uma caixa vazia. Gus olha fixamente dentro da caixa. Tira uma parte de papel) BEN O que ? GUS Olha. BEN L. GUS (lendo) Dois bifes dourados com batatas fritas. Dois potinhos de sagu. Dois chs sem acar. BEN Deixa-me ver isso.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

(Toma o papel de Gus) GUS (para si mesmo) dois chs sem acar. BEN Huummm! GUS O que me contas disso? BEN Bom... (A caixa sobe. Ben aponta com o revlver) GUS Por que no nos deixam para pensar? Tem pressa pelo visto. (Ben volta a ler a nota. Gus olha por cima do ombro de Ben) Isso pouco... Um pouco estranho. No parece? BEN (rapidamente) No, no estranho. Provavelmente teve um caf aqui... E nada mais. Acima. Estas casas trocam de dono muito rpido. GUS Um caf? BEN Sim. GUS Ah! Queres dizer que aqui em baixo estava a cozinha? BEN Sim, estas casas trocam de dono da noite pro dia. Entram em liquidao. Os donos do negcio, sabe? Chegam a concluso de que no produzem o bastante e mudam. GUS Logo os que estavam aqui, descobriram que no ganhavam o suficiente e se foram? BEN Exatamente! GUS MUITO BEM, MAS QUEM O DONO AGORA? (Silncio) BEN O queres dizer com isso, de quem o dono agora? GUS Quem maneja o negcio? Se algum se foi, quem veio? BEN Bom, isso depende de... (Com um rudo e um sopro seco, desce a caixa. Ben prepara seu revlver. Gus vai para a caixa e tira um papel) GUS (lendo) Sopa do dia. Fgado acebolado. Torta com goiabada.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

(Pausa. Gus olha Ben. Ben toma a nota e l. Caminha devagar at a porta do monta-carga. Gus o segue. Bem olha dentro, mas no para cima. Gus posa uma mo no ombro de Bem. Bem se sacode. Gus leva um dedo a boca. Agacha-se dentro da cavidade e olha rapidamente pra cima. Bem o separa alarmado, contempla a nota, atira na cama o seu revlver e fala de forma decidida) BEN Seria melhor mandar alguma coisa para os de cima. GUS Eh? BEN conveniente que mandemos algo. GUS Oh, sim, sim! Talvez tenhas razo. (Os dois se sentem satisfeitos com a idia) BEN (com firmeza) Pronto! Que tens na mala? GUS Pouca coisa. (vai at a porta e grita para cima) Um momento! BEN No faa isso! (Gus examina o contedo da mala e tira as coisas uma por uma) GUS Biscoitos. Uma barra de chocolate. Meio litro de leite. BEN Nada mais? GUS Um pacote de ch. BEN Bom. GUS No podemos mandar o ch. o nico que temos. BEN Bem, mas no tem gs. Sem gs no se pode fazer nada. GUS Quem sabe os de cima no nos mandem um... BEN Que outra coisa tens a? GUS (metendo a mo na mala) Um pastelzinho de coco. BEN Um pastelzinho de coco? GUS Sim. BEN Nunca me disse que tinhas tal coisa.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

GUS No te disse? BEN Por que s um? No trousse um para mim? GUS No pensei que gostavas. BEN Bom, de todo modo no poder mandar um pastelzinho de coco somente. GUS Por que no? BEN Alcana-me um desses pratos. GUS Est bem. (Vai para a porta da esquerda e se detm) Queres dizer que posso ficar com o pastel de coco? BEN Ficar com ele? GUS Bom, esses outros no sabem que o temos, verdade? BEN No se trata disso. GUS E no posso ficar com ele? BEN No. Traz o prato. (Gus sai pela esquerda. Ben olha dentro da mala e tira um pacote de batatas fritas. Gus entra trazendo um prato) BEN (com tom acusador, segurando alto as batatas fritas) De onde saiu isso? GUS Que? BEN Estas batatas fritas? GUS Aonde as encontrou? BEN (o bate no ombro) Ah, cara, esta me fazendo jogadas muito feias! GUS As como somente com cerveja. BEN E de onde tu vai tirar cerveja? GUS Estava economizando para comprar. BEN Isso eu no vou esquecer. Pe tudo no prato. (Empilham tudo no prato. A caixa sobe sem o prato) Um momento!

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

(Permanecem em p) GUS Se foi! BEN Todo por tua estpida culpa, pelas merdas que faz! GUS E agora o que fazemos? BEN Temos que esperar que baixe. (Pe o prato sobre a cama e carrega a pistoleira no ombro; comea a colocar a gravata) Seria melhor que te preparasse. (Gus vai at a sua cama, se pe a gravata e comea a acomodar a pistoleira) GUS Eh, Ben! BEN Que? GUS Que ouve aqui? (Pausa) BEN O que queres dizer? GUS Como possvel que isso seja um caf? BEN Era um caf. GUS Viu o fogo? BEN E que? GUS Tem somente trs bocas. BEN E o que tem isso? GUS que no se pode fazer muitas coisas com trs bocas, ainda mais em um lugar com muito movimento como este. BEN Por isso o servio to lento! (Coloca o colete) GUS Sim, mas o que acontece quando no estamos aqui? O que fazem ento? Todos esses pedidos de cardpio que descem e no sobe nada. possvel que isso ocorra desde muitos anos. (Ben limpa a bolsa) Que acontece quando no estamos? (Ben coloca a bolsa) No podiam fazer grande negcio. (Baixa a caixa. Olham-se. Gus vai at ela e tira a nota) Prato de macarro. Armitha macarronada.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

BEN Pratos gregos. GUS No. BEN Tens razo. GUS gente muito fina. BEN Pronto, antes que se v! (Gus pe o prato na caixa) GUS (gritando pela cavidade para cima) Trs conservas de Mc Vitie e Price! Uma cerveja Lyons rtulo preto! Um pacote de batatas frita Smith! Uma torta de coco! Uma fruta e nozes! BEN Queijo! GUS (pela cavidade) Queijo! BEN (dando-lhe o leite) Uma garrafa de leite! GUS (gritando para cima na cavidade) Uma garrafa de leite! De meio litro! (olha o rtulo) Express Dairy! (a caixa sobe) Cheguei a tempo. BEN No tinha que gritar desse jeito. GUS Por que no? BEN No se acostuma (vai at a sua cama) Bom, agora isso deveria bastar. GUS Achas? BEN Por que no te vestes? Em qualquer momento, vai estar aqui de volta. (Gus pe o colete. Bem se deita na cama e olha o cu sem nuvens) GUS Que casa essa! Sem ter biscoitos! BEN De tanto comer ficas preguioso, amigo. Sabias que esta ficando preguioso? Para o trabalho tem que estar pronto. GUS Te referes a mim? BEN Claro! Perdes tempo. GUS Eu, perco tempo?

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

BEN J revisaste teu revlver? Tem um aspecto horrvel. Porque no o lustra alguma vez? (Gus esfrega o revlver no lenol. Ben tira um espelho do bolso e arruma a gravata) GUS Onde estar o cozinheiro? Sem dvida tiveram uns quantos pra fazer frente ao movimento. No mnimo tinham outros foges. Eh! Quem te disse que no tinha uma no corredor? BEN Claro que sim! Sabes quanto tempo demora para se fazer uma ormitha macarronada? GUS No. Por qu? BEN Uma ormitha! Vamos ver se no te refresca as idias! GUS Fazem falta uns quantos cozinheiros, no? (coloca o revlver na pistoleira) O quanto antes samos desta casa, melhor. (coloca a bolsa) Por que no se comunica com ns, esse homem? Parece que estou aqui h anos. (Tira o revlver da pistoleira e olha se est carregado) Mas, no entanto, no o vimos falar nunca, verdade? Nunca o vimos falar. Sabes, Ben? Estava pensando nele justamente outro dia. Somos, cumpridores, verdade? (Volta a guardar o revlver na pistoleira) No entanto, me alegrarei quando tudo isso tenha terminado. (Alisa a bolsa) Ojal que o indivduo no fique nervoso essa noite nem coisa do tipo! Me sinto um pouco esquisito. Tenho uma dor que me parte a cabea. (Silncio. Baixa o monta-carga. Ben se coloca em p em um pulo. Gus toma a nota. Lendo) Uma cesta de bambu com castanhas e frango. BEN Ah! GUS (olha na caixa. O pacote de ch est dentro) Devolveram o pacote de ch? BEN (ofegante) Por que fizeram isso? GUS Talvez no seja a hora do ch. (Sobe o elevador. Silncio) BEN (atirando o ch sobra a cama com ansiedade) Eu acredito que melhor dizer-lhes. GUS Dizer-lhes o que? BEN Que no podemos fazer-lo. Que no temos os elementos. GUS E tero gostado das outras coisas? BEN Me empresta o lpis. O escrevemos uma nota.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

(Gus ao se voltar, para pegar um lpis, encontra um tubo acstico, que pende na parede a direita da porta do monta-cargas, em frente a sua cama) GUS E isso o que ? BEN Que? GUS Isso. BEN (examinando) Isso? um tubo acstico. GUS Desde quando est ali? BEN o que corresponde. Devamos usar-lo antes, em vez de gritar pela cavidade. GUS curioso, que no tenham nos advertido antes. BEN Bom, vamos. GUS O que que se faz? BEN V isso? um apito. GUS O que? Isso? BEN Sim. Tira-o. Tira-o. (Gus o faz) Assim! GUS E agora? BEN Sopra. GUS Sopro? BEN Soprando, se soa. Ento se do conta de que queres falar. Sopra. (Gus sobra. Silncio) GUS (com o tubo na boca) No ouo nada. BEN Agora fala! Fala pelo tubo! (Gus olha Ben, e logo fala pelo tubo) GUS A despensa est vazia! BEN Me d isso. (Toma o tubo e leva a boca; fala com grande diferena) Boa noite. Lamento... Incomod-los, mas nos parece melhor lhes fazer saber que no temos nada.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

Mandamos tudo o que tnhamos. Aqui em baixo, no tem mais comida. (Leva o tubo devagar ao ouvido) O que? (coloca na boca) No, mandamos tudo o que tnhamos. (Leva o tubo ao ouvido e escuta. Logo o leva a boca) Sinto muito que tenha que lhes dizer isso. (Volta a colocar o tubo no ouvido e escuta. A Gus) O pastel de coco estava velho. (Escuta. A Gus) O chocolate estava derretido. (Escuta. A Gus) O leite estava azedo. GUS E as batatas fritas? BEN (escutando) Os biscoitos tinham fungos. (Olha fuzilando Gus) Bom, lamentamos muito tudo isso. (Leva o tubo ao ouvido) O que? (A boca) O que? (Ao ouvido) Sim, sim. (A boca) Sim, evidente. Claro, claro. Em seguida. (Ao ouvido. A voz parou. Levanta o tubo. Nervoso) Ouviu? GUS O que? BEN Ouviu o que ele me disse? Acenda a chaleira! No ponha a chaleira no fogo! No acenda o gs! Mas acenda a chaleira! GUS Como vamos acender a chaleira? BEN O que queres dizer? GUS No temos gs. BEN (esfregando a cabea com uma mo) O que vamos fazer agora? GUS Para que quer que coloquemos a chaleira no fogo? BEN Para fazer ch. Ele quer tomar uma xcara de ch. GUS Ele quer tomar uma xcara de ch! E eu? Toda noite desejando. BEN (desesperado) O que fazemos agora? GUS O que ns vamos beber? (Ben se senta na cama, com o olhar fixo) Eu tenho sede tambm. Morro de sede e de fome. E ele quer uma xcara de ch! Isso o cmulo, no te parece? (Ben deixa cair a cabea sobre o peito) No me viria mal algo pra comer. E tu? Parece que te cairia bem um pouco de comida. (Se senta no lado direito da cama) Mandamos tudo o que tnhamos e no esta satisfeito. No, srio, como se bater com a cabea na parede. Por que o mandaste todas essas coisas? (Pensativo) Por que eu mandei? (Pausa) Quem pode saber o que tem ali em cima? No mnimo tem uma saladeira cheia. Algo devem ter. De ns no tiraram, mas agora. Notou que no pediram salada? Provavelmente tem ali em cima. Carne fria, radicche, calabresa... Repolho... Anchovas. (Pausa) De tudo. No mnimo, tambm tem um caixote de cerveja. Talvez, esto comendo minhas batatas fritas com um litro de cerveja neste momento. No disse nada das batatas fritas? No vo passar fome, te asseguro. No pensas que vo ficar ali sentados, esperando que suba comida daqui, no? A buscaro em outro lugar. (Pausa) No os faltar nada.

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

(Pausa) E esse quer uma xcara de ch! (Pausa) Ao meu juzo, isso uma brincadeira de muito mau gosto. (Olha Ben, se levanta e chega perto) O que ouve? No te vejo desanimado. Gostaria tanto de ter um Alka-Seltzer! (Ben se incorpora) BEN (com voz baixa) Deve estar chegando agora. GUS J sei. E a mim, no gostaria de trabalhar de estomago vazio. BEN (farto) Cala-te um momento! Quero te dar as instrues. GUS Pra que? Sempre fazemos as coisas da mesma maneira. BEN Necessito te dar instrues. (Gus lana um suspiro e se senta ao lado de Ben na cama. As instrues se expressam e repetem automaticamente) Quando recebemos a chamada, vai e te colocas de trs da porta. GUS Me coloco de trs da porta. BEN Se tocarem na porta, no respondas. GUS Se tocarem na porta, no respondo. BEN Mas no tocaro na porta. GUS E eu, por tanto, no responderei. BEN Quando o indivduo entrar... GUS Quando o indivduo entrar... BEN Fechas a porta depois que tenha passado. GUS Fechas a porta depois que tenha passado. BEN Sem fazer notar tua presena. GUS Sem fazer notar tua presena. BEN Ele me ver e vir at mim. GUS Ele te ver e ir at ti. BEN A ti no te ver. GUS (distrado) Eh?

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

BEN Que no veras a ti. GUS No veras a mim. BEN Mas veras a mim. GUS Veras a ti. BEN No saber que tu estas aqui. GUS No saber que tu estas aqui. BEN No saber que TU estas aqui. GUS No saber que eu estou aqui. BEN Eu pegarei o revlver. GUS Tu pegaras o revlver. BEN Ele se parar seco. GUS Ele se parar seco. BEN Se, se voltar... GUS Se, se voltar... BEN Tu estars ali. GUS Eu estarei ali. (Ben com aspecto carrancudo, franze a testa e a coa) Te esqueceu de uma coisa. BEN Bom, qual? GUS De acordo com tuas indicaes, eu no teria pegado meu revlver. BEN Tu pega teu revlver. GUS E fechei a porta. BEN E fechou a porta. GUS Antes, nunca te esquecesse este detalhe, te d conta? BEN Quando tua venhas de trs...

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

GUS Quando eu venha de trs... BEN Se sentir transtornado. GUS Transtornado. BEN No saber o que fazer. GUS E que far ento? BEN Me olhar a mim e te olhar a ti. GUS No diremos uma palavra. BEN O contemplaremos. GUS No dir uma s palavra. BEN Nos olhar. GUS E ns o olharemos. BEN Ningum dir uma s palavra. (Pausa) GUS O que faremos se for uma mulher? BEN Faremos o mesmo. GUS Exatamente o mesmo? BEN Exatamente. (Pausa) GUS No mudaremos nada? BEN Exatamente igual. GUS Oh! (Se levanta e se estica, se alongam, estremecendo-se) Perdoa-me. (Gus sai pela porta esquerda. Ben permanece sentado na cama, quieto. O vaso sanitrio acionado uma vez afora a esquerda, mas a gua no sai. Silncio. Gus volta a entrar e fica parado ao lado da porta, profundamente abstrado em suas reflexes. Olha Ben e logo caminha devagar at sua cama. Est inquieto. Fica de p, pensando. Se volta e olha Ben. Avana uns paos at ele. Devagar, com tom baixo e tenso) Para que nos mandou fsforos se sabia que no teramos gs? (Silncio. Ben olha para frente. Gus cruza ao lado esquerdo de Bem,

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

diante da sua cama, para falar-lhe ao outro ouvido) Ben, por que nos mandou fsforos se sabia que no teramos gs? (Ben levanta o olhar) Por que fez isso? BEN Quem? GUS Quem nos mandou os fsforos? BEN Do que est falando? (Gus o olha fixamente e baixa o olhar) GUS (inarticulado) Quem est em cima? BEN (nervoso) O que tem a ver uma coisa com a outra? GUS Bom, mas quem ? BEN O que tem a ver uma coisa com a outra? (Rebusca seu dirio na cama) GUS Te fiz uma pergunta. BEN Basta! GUS (cada vez mais agitado) J te perguntei antes. Quem se mudo para aqui? Te perguntei. Disseste que os que estavam aqui haviam ido. Bom, quem veio em seu lugar? BEN (que h tido um pressentimento) Calado! GUS Te disse antes, certo? BEN (de p) Te pedi pra calar-te! GUS (febril) Te disse quem havia sido o dono desta casa, certo? Te disse. (Ben o bate com ir em um ombro. Violentamente) Bom, pra que est fazendo todos esses jogos? Isso o que eu quero saber. Para que os faz? BEN Que jogos? GUS (apaixonadamente, avanando) Para que o faz? Conquistamos nossas provas, no verdade? As aprovamos perfeitamente, certo? As fizemos juntos, lembras? Demonstramos que somos capazes. Cumprimos sempre com o trabalho. Pra que faz isso? O que prope? Pra que todo esse jogo? (detrs deles baixa o monta-cargas pela cavidade. O rudo vem acompanhado esta vez com um assobio estridente. Gus corre a abertura e pega a nota. Lendo) Scampi! (Amassa a nota, pega o tubo, assopra o apito e fala) NO TEMOS NADA! NADA! ENTENDE?

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

(Ben toma o tubo e separa-se de Gus com um empurro. Segue a Gus e lhe pega com fora com o dorso de sua mo no peito) BEN Basta! Manitico! GUS Mas ouviu! BEN (com fria selvagem) Basta! Previne-te! (Silncio. Bem pendura o tubo. Vai a sua cama e se cobre nela. Pega o dirio e l. Silncio. O monta-carga sobe. Eles se voltam rapidamente e seus olhares se encontram. Lentamente, Gus volta ao lado direito de sua cama e se senta. Silncio. A porta cai novamente em seu lugar. Eles se voltam e seus olhares se cruzam. Ben volta a seu dirio. Silncio. Bem atira o dirio) Ahhh! (Levanta o dirio e o olha) Escuta isso. (Pausa) O que parece? (Pausa) Bah! (Pausa) J ouviu coisa igual alguma vez? GUS (entorpecido) Segue! BEN verdade. GUS Vamos! BEN Est aqui as letras de forma. GUS (muito baixo) Mas isso certo? BEN Podia imaginar-lo? GUS incrvel. BEN Faz sentir vontade de chorar. GUS (quase no se ouve) Incrvel. (Ben mexe a cabea. Deixa o dirio e se levanta. Acomoda o revlver na pistoleira. Gus se pe de p. Vai at a porta esquerda) BEN Aonde vai? GUS Beber um copo de gua. (Gus sai pela esquerda. Ben sacode a poeira da roupa e dos sapatos. Percebe-se o apito atravs do tubo acstico. Ben vai at o tubo, tira o apito e leva o tubo ao ouvido. Escuta. O leva a boca) BEN Sim. (Ao ouvido; escuta. A boca) Em seguida. Imediatamente. (Ao ouvido; escuta. A boca) Claro que estamos prontos! (Ao ouvido; escuta. A boca) Entendido. Repito. Se utilizar o mtodo corrente. (Ao ouvido; escuta. A boca) Claro que estamos prontos! (Ao ouvido; escuta. A boca) Perfeito! (Pendura o tubo) Gus! (Tira o pente e se penteia o

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

cabelo, logo se arruma a bolsa para que no se note o revlver. A gua vai ao tanque do banheiro afora a esquerda. Ben corre pressuroso a porta esquerda) Gus! (A porta da esquerda se abre por um golpe. Ben se volta. Entra Gus cambaleando. Esta despojado da bolsa, do colete, da gravata e do revlver. Se detm com o corpo agachado, os braos aos lados; levanta a cabea e olha Ben. Segue um largo silncio e ambos se contemplam enquanto cai o pano)

www.desvendandoteatro.com

Desvendando Teatro (www.desvendandoteatro.com)

You might also like