You are on page 1of 10

ARCADISMO

ORIGENS
Se no sculo XVII, durante o perodo do Barroco, so construdas igrejas e palcios solenes que causam um misto de respeito e admirao por aquilo que significam - o Poder de Deus e o Poder do Estado - no sculo XVIII so construdas casas graciosas e belos jardins, anunciando um novo sentido de vida. Ao mrmore, ao bronze, ao ouro, preferem-se materiais mais simples. s cores carregadas das igrejas e dos castelos, preferem-se o pastel, o verde, o rosa. Ao pomposo, se prefere o ntimo e o frvolo. As manifestaes artsticas do sculo XVII (Arcadismo ou Neoclassicismo e Rococ*) refletem a ideologia da classe aristocrtica em decadncia e da alta burguesia, insatisfeitas com o absolutismo real, com a pesada solenidade do Barroco, com as formas sociais de convivncia rgidas, artificiais e complicadas.

Voltaire e Rousseau, dois pilares do Sculo das Luzes, em uma gravura do sculo XVIII

A relao com o Iluminismo


As mudanas estticas tero por base uma revoluo filosfica: o Iluminismo. Em seu primeiro momento, os iluministas conciliaro os interesses da burguesia com certas parcelas da nobreza, atravs da celebrao do despotismo esclarecido - valorizando reis e prncipes que se cercavam de sbios para gerir os negcios pblico. Mas o aspecto revolucionrio do pensamento de Voltaire, Montesquieu, Diderot e outros a afirmao de que todas as coisas podem ser compreendidas, resolvidas e decididas pelo poder da razo. Os criadores do Iluminismo (ou Ilustrao) j no aceitam o "direito divino dos reis", tampouco a f cega nos mandatrios da Igreja. Qualquer poder ou privilgio precisa ser submetido a uma anlise racional. E agora a razo (e no mais a crena religiosa ) que aparece como sinnimo de verdade. As luzes do esclarecimento ajudam os homens a entender o mundo e a combater preconceitos. As novas idias assentam um golpe definitivo na viso de mundo barroca, baseada mais no sensitivo do que no racional, mais no religioso do que no civil. Por oposio ao sculo anterior, procura-se, no sculo XVIII, simplificar a arte. E esta simplificao se dar na pintura, na msica, na literatura e na arquitetura pelo domnio da razo, pela imitao dos clssicos, pela aproximao com a natureza e pela valorizao das atividades galantes dos freqentadores dos sales da nobreza europia.

CARACTERSTICAS 1) BUSCA DA SIMPLICIDADE


A frmula bsica do Arcadismo pode ser representada assim: Verdade = Razo = Simplicidade

Mas se a simplicidade a essncia do movimento - ao avesso da confuso e do retorcimento barroco - como pode o artista ter certeza de que sua obra integralmente simples? A sada est na imitao (que significa seguir modelos e no copiar), tanto da natureza quanto dos velhos clssicos.

2) IMITAO DA NATUREZA
Ao contrrio do Barroco, que urbano, h no Arcadismo um retorno ordem natural. Como na literatura clssica, a natureza adquire um sentido de simplicidade, harmonia e verdade. Cultua-se o "homem natural", isto , o homem que "imita" a natureza em sua ordenao, em sua serenidade, em seu equilbrio, e condena-se toda ousadia, extravagncia, exacerbao das emoes. O bucolismo (integrao serena entre o indivduo e a paisagem fsica) torna-se um imperativo social, e os neoclssicos franceses retornam s fontes da antiguidade que definiam a poesia como cpia da natureza.

O pintor francs Watteau o grande intrprete do refinamento das elites francesas do sculo XVIII, antes da Revoluo. Festas galantes, cenas campestres e referncias pastoris constituem o seu universo temtico, a exemplo dos textos do Arcadismo

A literatura pastoril
Esta aproximao com o natural se d por intermdio de uma literatura de carter pastoril: o Arcadismo uma festa campestre, representando a descuidada existncia de pastores e pastoras na paz do campo, entre ovelhinhas. Porm, essa literatura pastoril no surge da vivncia direta da natureza, ao contrrio do que aconteceria com os artistas romnticos, no sculo seguinte. Pode-se dizer que uma distncia infinita separa os pastores reais dos "pastores" rcades. E que sua poesia campestre meramente uma conveno, ou seja, uma espcie de modismo de poca a que todo escritor deve se submeter. Sendo assim, estes campos, estes pastores e estes rebanhos so artificiais como aqueles cenrios de papelo pintado que a gente v no teatrinho infantil. No devemos, pois, cobrar dos rcades realismo do cenrio e sim atentar para os sentimentos e idias que eles, porventura, expressem. No exemplo abaixo, de Toms Antnio Gonzaga, percebemos que o mundo pastoril apenas um quadro convencional para o poeta refletir sobre o sentido da natureza: Enquanto pasta alegre o manso gado, minha bela Marlia, nos sentemos sombra deste cedro levantado. Um pouco meditemos na regular beleza, Que em tudo quanto vive nos descobre A sbia natureza. Perdendo suas ligaes com a realidade, a obra literria se converter muitas vezes, num inconseqente jogo de espritos ociosos, os quais encontraro na estilizada natureza pastoril algo como um paraso perdido.

3) IMITAO DOS CLSSICOS

Detalhe do quadro Passeio em frente ao Jardim Botnico, do espanhol Luis Paret, que cristaliza uma animada cena da vida cortes, em estilo rococ Processa-se um retorno ao universo de referncias clssicas, que proporcional reao antibarroca do movimento. O escritor rcade est preocupado em ser simples, racional, inteligvel. E para atingir esses requisitos exige-se a imitao dos autores consagrados da Antiguidade, preferencialmente os pastoris. Diz um rcade portugus: O poeta que no seguir os antigos, perder de todo o caminho, e no poder jamais alcanar aquela fora, energia e majestade com quem nos retratam o formoso e anglico semblante da natureza. Logo, s a imitao dos clssicos asseguraria a vitalidade, o racionalismo e a simplicidade da manifestao literria. Deduz-se da que a natureza - principal elemento de sua esttica - no a dos poetas do perodo, e sim a natureza das clogas de Virglio e dos Idlios de Tecrito, os dois autores mais imitados pelos rcades. Observe-se, tambm, a contnua utilizao da mitologia clssica. Esta mitologia, que era um acervo cultural concreto de Grcia, Roma e mesmo do Renascimento, agora se converte apenas num recurso potico de valor duvidoso. Mais outra conveno, tornada obrigatria pelo prestgio dos modelos antigos. A todo momento nos deparamos com deuses e deusas que no tm significado histrico, e tampouco artstico porque suas imagens j foram desgastadas pelo uso excessivo. Eventualmente sobra algum encanto na fantasia mitolgica, como nestes versos de Marlia de Dirceu: Pintam, Marlia, os poetas a um menino vendado, com uma aljava de setas, arco empunhado na mo; ligeiras asas nos ombros, o terno corpo despido, e de Amor ou de Cupido so os nomes que lhe do.

4) AUSNCIA DE SUBJETIVIDADE

Pormenor do quadro de Lancret, Festa Galante, onde predomina uma atmosfera de frivolidade e leve erotismo, bem ao gosto corteso do sculo XVIII. A constante e obrigatria utilizao de imagens clssicas tradicionais acaba sedimentando uma poesia despersonalizada. O escritor no anda com o prprio eu. Adota uma forma pastoril: Cludio Manuel da Costa Glauceste Satrnio, Toms Antnio Gonzaga Dirceu, Silva Alvarenga Alcino Palmireno, Baslio da Gama Termindo Siplio. A renncia manifestao subjetiva faz parte do "decoro e da dignidade" do homem virtuoso. O poeta deve expressar sentimentos comuns, genricos, mdios, reduzindo suas criaes frmulas convencionais. O contedo passional, a impulsividade e o frenesi ntimo, que costumamos ver no amor, so dissolvidos em pura galanteria, isto , a paixo normalmente transforma-se num jogo de galanteios. Quando o poeta declara seu amor pastora, o faz de uma maneira elegante e discreta, exatamente porque as regras desse jogo exigem o respeito etiqueta afetiva. Assim, o seu "amor" pode ser apenas um fingimento, um artifcio de imagens repetitivas e banalizadas. Sntese desta poca, o romance As ligaes perigosas, do francs Choderlos de Laclos, disseca de forma implacvel a galanteria. Conquistador profissional, o Visconde de Valmont encara o amor apenas como um processo de seduo: Possuirei aquela mulher; arrebat-la-ei do marido que a profana; ousarei tom-la ao prprio Deus que ela adora. Que delcia ser alternadamente o causador e o vencedor de seus remorsos! Longe de mim a idia de destruir os preconceitos que a assaltam. Eles aumentaro minha felicidade e minha glria. Que ela acredite na virtude, mas para sacrific-la a meus ps; que suas faltas a amedrontem sem poder det-la; e agitada por mil terrores, no possa esquec-los e domin-los seno em meus braos. Ento consentirei que ela me diga: 'Adoro-te'.

O ARCADISMO NO BRASIL CONTEXTO HISTRICO


A descoberta do ouro na regio de Minas Gerais, em fins do sculo XVII, significa o incio de grandes mudanas na sociedade colonial brasileira. A corrida em busca do metal precioso desloca para serras, at ento desertas, uma multido de aventureiros paulistas, baianos e, em seguida, portugueses. A abundncia do ouro gera extraordinria riqueza e os primeiros acampamentos de mineiros transformam-se rapidamente em cidades. Um esquema de abastecimento para as minas organizado por tropeiros paulistas. Sorocaba, no interior de So Paulo, torna-se o maior centro de transporte das tropas de gado vacum e muar para Minas Gerais. Ali realiza-se uma grande feira, entre maio e agosto, onde se encontram vendedores e compradores de animais e mantimentos. So paulistas ainda os que avanam cada vez mais para o Sul. Primeiro, desenvolvem roas e fazendas de criao bovina na regio de Curitiba. Depois, irrompem nos campos da serra e no pampa rio-grandense para capturar o gado que vivia em liberdade (milhes e milhes de cabeas).

Este sistema de abastecimento das cidades mineiras - j que nada se produzia nelas - integra e unifica as vrias regies do Brasil, criando a noo de que poderamos constituir um pas. Por outro lado, a leva de habitantes do reino, que aqui chega, impe a lngua portuguesa como a lngua bsica, desalojando a "lngua geral", baseada no tupi, e que imperava nos sertes e entre os paulistas. Desta forma, adquire-se tambm uma unidade lingustica. O ouro parece ser suficiente para todos. Enriquece os mineiros, os comerciantes, os tropeiros e, acima de tudo, o reino portugus. Centenas de toneladas do precioso metal so levadas para o luxo, o desperdcio e a ostentao da Corte. Parte considervel deste ouro vai parar na Inglaterra, financiando a Revoluo Industrial, na medida em que o domnio comercial dos ingleses sobre a economia portuguesa era absoluto. Contudo, a partir da segunda metade do sculo XVIII, a produo aurfera comea a cair e as minas do sinais de esgotamento.

O Perodo de Pombal
Neste momento histrico, D. Jos assume o reino e nomeia como primeiro-ministro o Marqus de Pombal, que permanecer no poder de 1750 a 1777. Tpico representante do despotismo esclarecido, Pombal inicia uma srie de reformas para salvar Portugal da decadncia em que mergulhara desde meados do sculo XVI. O violento terremoto que destri Lisboa, em 1755, amplia as necessidades financeiras do tesouro luso e os impostos so brutalmente aumentados. O reformismo de Pombal enfrenta resistncias, e ele decide expulsar os jesutas dos territrios portugueses, no ano de 1758. Tambm a parcela da nobreza que se opunha a seus projetos aprisionada e silenciada. Um grande esforo industrial sacode a pasmaceira da Corte. Monoplios comerciais privados e empreendimentos fabris comandam a tentativa de mudana do modelo econmico. O ouro do Brasil funciona como lastro destas reformas. A morte de D. Jos, em 1777, assinala tambm a queda de Pombal. A sucessora do trono, D. Maria, procura tapar os rombos (cada vez maiores) do Errio Real, aumentando ainda mais a presso econmica sobre a Colnia. Alm dos impostos extorsivos, ela probe toda e qualquer atividade industrial em nosso pas. Criam-se assim as condies para o surgimento de um sentimento nativista.

A Inconfidncia Mineira
O crescente endividamento dos proprietrios de minas com a Coroa aumenta o desconforto e a repulsa pelo fisco insacivel. Na conscincia de muitos ecoa o sucesso da Independncia Americana, de 1776. E tambm a fora subversiva das idias iluministas - expressas em livros que circulam clandestinamente por Vila Rica e outras cidades. Tudo isso termina por estimular membros das elites e alguns representantes populares ao levante de 1789. Apenas a traio de Joaquim Silvrio impedir que a Inconfidncia Mineira chegue a bom termo. Porm, o martrio de Tiradentes e a participao de poetas rcades (ainda que tnue e por vezes equivocada), no esforo revolucionrio, transformam a sedio no episdio de maior grandeza do passado colonial brasileiro.

CONTEXTO CULTURAL
A riqueza gerada pelo ouro amplia espetacularmente a vida urbana em Minas Gerais. No so apenas aventureiros cata de pedras preciosas. As novas cidades estimulam servios e ofcios: uma multido de carpinteiros, pedreiros, arquitetos, comerciantes, ourives, teceles, advogados e prostitutas encontram trabalho nestas ruas quase sempre tortuosas e ngremes. Logo Vila Rica alcana trinta mil habitantes e Portugal apresta-se a montar uma poderosa rede burocrtica, capaz de controlar toda a vida social e impedir o contrabando do ouro e a sonegao dos impostos. A necessidade de organizao administrativa e a obsesso portuguesa pela aparelhagem estatal levam nomeao de milhares de funcionrios civis e militares. Este imenso setor pblico e mais os mineradores e comerciantes enriquecidos, os tropeiros endinheirados, os profissionais liberais e os trabalhadores livres rompem o dualismo senhor-escravo que at ento caracterizara a nossa estrutura social. Novas classes aparecem e do complexidade ao mundo urbano que se forma.

A Funo Social da Literatura

A existncia citadina (medocre at o sculo anterior) aproxima as pessoas atravs da vizinhana. traduz-se em relaes sociais, em concorrncia, em novos estmulos. A literatura, a exemplo da msica, vai funcionar, nesta circunstncia, como elemento de ligao social, de conversao e de prestgio. Nos saraus - muito comuns na poca - pessoas ilustradas vo ouvir recitais de poemas e pequenas peas musicais, emitiro opinies, trocaro impresses e acabaro constituindo o ncleo de um pblico regular e permanente, interessado em arte, sobretudo, na arte literria. Surgem Academias e Arcdias, associaes de intelectuais - geralmente poetas - com objetivos e princpios literrios comuns. Pela primeira vez, no pas, temos uma noo de escola artstica, entendida como a articulao de um grupo numeroso de letrados em torno de valores estticos e ideolgicos. No se trata mais de fugir da indiferena do meio e preservar uma mesquinha vida cultural. A sociedade urbana comea a estimular e aplaudir os seus artistas: msicos, pintores, escultores, arquitetos e poetas. claro que estes ltimos, por pertencerem ao grupo dominante, recebem as maiores honrarias e distines. Devemos assinalar tambm a existncia de timas bibliotecas particulares na poca. Possuir livros (mesmo que os "subversivos") torna-se indicao de nobreza espiritual e de interesse pelo destino da humanidade. No interessante estudo O diabo na livraria do cnego, Eduardo Frieiro registra que os principais inconfidentes mantinham boa quantidade de volumes em suas casas, embora o dono da maior biblioteca privada fosse o padre Lus Vieira da Silva. Influenciado por idias iluministas, este bom cnego guardava oitocentos livros em sua residncia, entre dicionrios, textos sobre oratria, teoria esttica, vida religiosa, etc., e, como no podia deixar de ser, algumas "obras perniciosas", produzidas por adeptos do Sculo das Luzes. Sublinhe-se, por fim, que desde o incio da colonizao at meados do sculo XVIII, criadores e receptores de obras literrias tinham surgido e desaparecido em ondas dispersas e descontnuas. Exploses de talentos isolados, como Vieira ou Gregrio de Matos, aglutinavam em torno de si um nmero expressivo de ouvintes, possivelmente alguns imitadores, mas no chegavam a estruturar um verdadeiro movimento artstico, com permanncia, ressonncia, durabilidade. Eram manifestaes soltas, fragmentrias, condenadas ao esquecimento das geraes posteriores. S a partir do Arcadismo se consolidaria o que Antonio Candido chama de "sistema literrio".

O Sistema Literrio
Entende-se por sistema literrio um conjunto de fatores que garante arte da escrita certa regularidade, certa permanncia e certa capacidade de ultrapassar o desaparecimento dos artistas, gerando algo como uma tradio cultural. Os fatores bsicos de um sistema literrio so: a) autores; b) obras: produzidas dentro de um mesmo cdigo lingstico e perspectivas mais ou menos comuns; c) pblico leitor permanente. Este ltimo constitui o componente essencial do referido sistema. Porque bvio que, sem leitores permanentes, nenhuma literatura pode se desenvolver. Atravs deles se estabelece uma rede de transmisso de idias, gostos, debates, estmulos, rejeies, experincias e valores estticos. So eles que criam uma linha de continuidade entre o passado, o presente e o futuro da vida literria de um pas.

A Importncia do Arcadismo
Durante a vigncia do Arcadismo, estabeleceu-se este sistema - embora tmido - e que no mais seria destrudo. A partir de ento, de forma contnua, autores produziriam obras que seriam consumidas por geraes de leitores. Ou seja, quando o crescimento urbano estrutura o sistema literrio, cria tambm as condies mnimas para o surgimento de uma literatura autnoma. Claro que o Arcadismo no o grito de autonomia da literatura brasileira, pois a dependncia econmica e poltica gera tambm a dependncia cultural. Os autores rcades seguem completamente os modelos poticos em voga nos pases imperiais. Neste aspecto, pouco contriburam para a efetivao de uma arte diferenciada das europias. Devemos entender, contudo, que a criao de uma literatura no trabalho de apenas uma gerao e sim de vrias. E a construo de um incipiente sistema literrio durante o Arcadismo, representa o primeiro e decisivo passo no processo de fundao da literatura brasileira.

(1768-1808)
As formas artsticas do Barroco j se encontram desgastadas e decadentes. O fortalecimento poltico da burguesia e o aparecimento dos filsofos iluministas formam um novo quadro scio poltico-cultural, que necessita de outras frmulas de expresso. Combate-se a mentalidade religiosa criada pela Contra-Reforma. Conhecida como Arcadismo, uma influncia que inspirava-se na lendria regio da Grcia antiga, j chegava Itlia . No Brasil e em Portugal, a experincia neoclssica na literatura se deu em torno dos modelos do Arcadismo italiano, com a fundao de academias Arcadismos, simulao pastoral, ambiente campestre, etc. Esses ideais de vida simples e natural vm ao encontro dos anseios de um novo pblico consumidor em formao, a burguesia, que historicamente lutava pelo poder e denunciava a vida luxuosa da nobreza nas cortes. A primeira obra do arcadismo foi feita em 1768, denominada Obras Poticas, de Cludio M. da Costa.

Caractersticas do Arcadismo
A ausncia de subjetividade, o racionalismo, o soneto (forma potica), simplicidade, pseudnimos e bucolismo (natureza) e o neoclassicismo so umas das caractersticas do Arcadismo, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco. Entre outros:

Fugere urbem
Os rcades buscavam uma vida simples, buclica, longe do burburinho citadino. Inutilia truncar A frase em latim resume grande parte da esttica rcade. Ela significa que "as inutilidades devem ser banidas" e vai ao encontro do desprezo pelo exagero e pelo rebuscamento, caractersticos do Barroco.

Carpe diem
Aproveitar o dia, viver o momento presente com grande intensidade, foi uma atitude inteiramente assumida por esses poetas.

Poetas da Inconfidncia Mineira


No existiu, no Brasil, uma Arcdia, como em Portugal. Um vigoroso grupo intelectual (o grupo mineiro) destacou-se na arte Arcadismo e na prtica poltica, participando ativamente da Inconfidncia Mineira. Esse grupo, constitudo por Cludio Manuel da Costa, Toms Antnio Gonzaga, Incio Jos de Alvarenga Peixoto, Manuel Incio da Silva Alvarenga e outros intelectuais, foi desfeito de forma violenta, com a priso, desterro ou morte de alguns poetas, poca da represso poltica em torno do episdio da Inconfidncia. Com os olhos voltados para a terra natal, esses poetas rcades iniciaram o perodo de transformao da literatura brasileira, que se vai efetivar, realmente, no sculo XIX, com os romnticos. Toms Antnio Gonzaga escreveu Marlia de Dirceu, uma poesia lrica, e Cartas Chilenas, poesia satrica. Cludio Manoel da Costa inspirou-se em Cames para escrever Obras Poticas. Silva Alvarenga fez obras em forma clssica. Outros poetas como Baslio da Gama (O Uraguai) e Frei Santa Rita Duro (Caramuru) aparecem neste cenrio.

EXEMPLO DE Obras Poticas, de Cludio M. da Costa. Soneto


Destes penhascos fez a natureza O bero em que nasci: oh quem cuidara. Que entre penhas to duras se criara Uma alma terna, um peito sem dureza.

Amor, que vence os Tigres, por empresa Tomou logo render-me, ele declara Contra o meu corao guerra to rara, Que no me foi bastante a fortaleza. Por mais que eu mesmo conhecesse o dano A que dava ocasio minha brandura, Nunca pode fugir ao cego engano: Vs, que ostentais a condio mais dura. Temei, penhas, temei; que Amor tirano, Onde h mais resistncia, mais se apura. Toms Antnio Gonzaga

Marlia de Dirceu, Lira I


Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, Que viva de guardar alheio gado; De tosco trato, d expresses grosseiro, Dos frios gelos, e dos sis queimado. Tenho prprio casal, e nele assisto; D-me vinho, legume, fruta, azeite; Das brancas ovelhinhas tiro o leite, E mais as finas ls, de que me visto. Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela! Eu vi o meu semblante numa fonte, Dos anos inda no est cortado: Os pastores, que habitam este monte, Com tal destreza toco a sanfoninha, Que inveja at me tem o prprio Alceste: Ao som dela concerto a voz celeste; Nem canto letra, que no seja minha, Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela! Mas tendo tantos dotes da ventura, S apreo lhes dou, gentil Pastora, Depois que teu afeto me segura, Que queres do que tenho ser senhora. bom, minha Marlia, bom ser dono De um rebanho, que cubra monte, e prado; Porm, gentil Pastora, o teu agrado Vale mais qum rebanho, e mais qum trono. Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela! Os teus olhos espalham luz divina, A quem a luz do Sol em vo se atreve: Papoula, ou rosa delicada, e fina, Te cobre as faces, que so cor de neve. Os teus cabelos so uns fios douro; Teu lindo corpo blsamos vapora. Ah! No, no fez o Cu, gentil Pastora, Para glria de Amor igual tesouro. Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela! Leve-me a sementeira muito embora O rio sobre os campos levantado: Acabe, acabe a peste matadora, Sem deixar uma rs, o ndio gado. J destes bens, Marlia, no preciso: Nem me cega a paixo, que o mundo arrasta;

Para viver feliz, Marlia, basta Que os olhos movas, e me ds um riso. Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela! Irs a divertir-te na floresta, Sustentada, Marlia, no meu brao; Ali descansarei a quente sesta, Dormindo um leve sono em teu regao: Enquanto a luta jogam os Pastores, E emparelhados correm nas campinas, Toucarei teus cabelos de boninas, Nos troncos gravarei os teus louvores. Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela! Depois de nos ferir a mo da morte, Ou seja neste monte, ou noutra serra, Nossos corpos tero, tero a sorte De consumir os dois a mesma terra. Na campa, rodeada de ciprestes, Lero estas palavras os Pastores: "Quem quiser ser feliz nos seus amores, Siga os exemplos, que nos deram estes." Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela! Baslio da Gama

O Uruguai (fragmentos)
"O rei vosso pai: quer-vos felizes. Sois livres, como eu sou; e sereis livres. No sendo aqui, em qualquer outra parte. Mas deveis entregar-nos estas terras. Ao bem pblico cede o bem privado. O sossego da Europa assim pede. Assim o manda o rei. Vs sois rebeldes, Se no obedeceis; mas os rebeldes Eu sei que no sois vs - so os "bons" padres, Que vos dizem a todos que sois livres, E se servem de vs como de escravos, E armados de oraes vos pem no campo." Os trechos abaixo pertencem a Cacambo, chefe guarani: "...Se o rei da Espanha Ao teu rei quer dar terras com mo larga Que lhe d Buenos Aires e Corrientes. E outras, que tem por estes vastos climas; Porm no pode dar-lhe os nossos povos (...)" "Gentes de Europa, nunca vos trouxera O mar e o vento a ns. Ah! no debalde Estendeu entre ns a natureza Todo esse plano espao imenso de guas." O trecho abaixo refere-se expresso doce de Lindia, j morta: "Inda conserva o plido semblante Um no sei qu de magoado e triste. Que os coraes mais duros enternece, Tanto era bela no seu rosto a morte!" Santa Rita Duro

Caramuru (fragmentos)
"S tu tutelar anjo, que o acompanhas, Sabes quanta virtude ali se arrisca Essas frias da paixo, que acende, estranhas Essa de insano amor doce fasca nsia no corao sentiu tamanhas Que houvera de perder-se naquhora Se no fora cristo, se heri fora." "Paraguau gentil (tal nome teve), Bem diversa de gente to nojosa, De cor to alva como a branca neve, E donde no neve, era de rosa; O nariz natural, boca mui breve Olhos de bela luz, testa espaosa." Fonte: Escola Vesper

You might also like