You are on page 1of 9

Ol Galera, Vamos dar continuidade as relaes no trngulo retngulo. Hoje ns vamos aprender um pouco de Trigonometria no tringulo retngulo.

Trigonometria um assunto muito extenso ento vou dar um foco no nosso estudo ao que eu acredito pode vir a cair na prova do ENEM. A palavra Trigonometria tem origem do grego e significa medida no tringulo o que nos direciona ao estudo dos ngulos e lados do tringulo. Seus primeiros estudos se deu no Egito antigo e a relaes obtidas com uma vara vertical e sua sombra sobre uma mesa graduada permitia aos povos mensurar grandes distncias como o tamanha de uma pirmide ou a largura de um rio. As razes entre catetos e hipotenusa de um tringulo retngulo nos permite definir os primeiros conceitos da trigonometria. Primeiramente observe o tringulo retngulo abaixo que j foi apresentado na aula anterior:

Precisamos deixar claro que todas as razes iro depender diretamente do ngulo que iremos trabalhar. Se tomarmos o ngulo "" como exemplo seu cateto oposto ser o lado AC=b e seu cateto adjacente ser o lado AB=c. Por outro lado se escolhermos o angulo "" o cateto oposto passar a ser o lado AB=c e o seu cateto adjacente ser o lado AC=b. A hipotenusa sempre ser o lado oposto ao ngulo reto (90).

Seguem a baixo a trs primeiras razes trigonomtricas: Seno, cosseno e tangente do ngulo "".

Veja esse exemplo: Um avio levanta voo em um ngulo de 30 em relao pista. Qual ser a altura do avio quando estiver percorrendo 4 000 m em linha reta?

Observe que temos o ngulo de 30, precisamos do lado oposto a esse ngulo e temos a hipotenusa. A relao que usa cateto oposto e hipotenusa o seno. Basta fazer o seno de 30.

Mas como descobrir o Sen30? Voc precisar gravar a seguinte tabela dos ngulo notveis de um tringulo

Essa tabela ajudar a voc a resolver grande partes do problema de trigonometria. Se o problema lhe fonecer outro ngulo diferente desses ser necessrio que lhe informe as razes referente a esse ngulo. Continuando a resoluo do exemplo:

Veja esse outro exemplo:

CAIU NO ENEM ENEM 2009 - Questo 164 Prova Amarela. Ao morrer, o pai de Joo, Pedro e Jos deixou como herana um terreno retangular de 3km 2km que contm uma rea de extrao de ouro delimitada por um quarto de crculo de raio 1km a partir do canto inferior esquerdo da propriedade. Dado o maior valor da rea de extrao de ouro, os irmos acordaram em repartir a propriedade de modo que cada um ficasse com a tera parte da rea de extrao, conforme mostra a figura.

Em relao partilha proposta, constata-se que a porcentagem da rea do terreno que coube a Joo corresponde, aproximadamente, a

A)50%. B) 43%. C) 37%. D)33%. E) 19% RESOLUO: Primeiramente observe que o ngulo reto ser dividido em trs partes iguais, ou seja, a rea de extrao de ouro de cada filho ter um ngulo de 30. Precisamos descobrir a rea do tringulo referente ao terreno de joo. Temos um ngulo de 30, precisamos descobrir o cateto oposto (x km) e o problema nos fornece o cateto adjacente (2km). A relao que utiliza um ngulo, cateto oposto e cateto adjacente a Tangente. Tg 30 = x /2 (3/3) = x/2 0,58 = x/2 x = 0,58 . 2 = 1, 16 km Logo a rea do terreno joo ser a rea deste tringulo de base 1,16km e altura 2km. Usando a frmula da rea do tringulo: (1,16 . 2)/2 = 1,16 km2. Para descobrir que porcentagem da rea do terreno que coube a Joo precisamos calcular a rea do retngulo correspondente ao terreno: 2 . 3 = 6 km2. Resolvendo a regra de trs

Letra E

No esquecam de curtir a aula Saudaes

Questo 1 (Cefet PR) A rua Tenrio Quadros e a avenida Tefilo Silva, ambas retilneas, cruzam-se conforme um ngulo de 30. O posto de gasolina Estrela do Sul encontra-se na avenida Tefilo Silva a 4 000 m do citado cruzamento. Portanto, determine em quilmetros, a distncia entre o posto de gasolina Estrela do Sul e a rua Tenrio Quadros?
ver resposta

Questo 2 (Unisinos RS) Um avio levanta voo sob um ngulo constante de 20. Aps percorrer 2 000 metros em linha reta, qual ser a altura atingida pelo avio, aproximadamente? (Utilize: sem 20 = 0,342; cos 20 = 0,94 e tg 20 = 0,364)
ver resposta

Questo 3

(UF PI) Um avio decola, percorrendo uma trajetria retilnea, formando com o solo, um ngulo de 30 (suponha que a regio sobrevoada pelo avio seja plana). Depois de percorrer 1 000 metros, qual a altura atingida pelo avio?
ver resposta

Questo 4 De um ponto A, um agrimensor enxerga o topo T de um morro, conforme um ngulo de 45. Ao se aproximar 50 metros do morro, ele passa a ver o topo T conforme um ngulo de 60. Determine a altura do morro.
ver resposta

Respostas

Resposta Questo 1

voltar a questo

Resposta Questo 2

A altura atingida pelo avio ser de 684 metros.


voltar a questo

Resposta Questo 3

A altura ser de 500 metros.


voltar a questo

Resposta Questo 4

You might also like