You are on page 1of 3

Gerador Elico

Motor de Passo - Esse tipo de motor tem vrios enrolamentos (bobinas de campo), e que devem ser identificadas de acordo com os fios a elas ligados. Isso pode ser feito atravs de um Multmetro.

Essa medio se faz necessria para que sejam ligados corretamente aos Diodos Retificadores que sero acrescentados ao circuito.

A cada dois fios medidos, encontra-se uma medida de resistncia hmica (Em torno de 4 ohms, e dependendo do tipo de motor pode variar). Essas medidas devero ser do mesmo valor hmico no mesmo motor, visto serem as bobinas com o mesmo nmero de espiras (uma volta de fio em torno de um eixo imaginrio) em cada uma. Ao funcionar o motor, esses enrolamentos produzem Pulsos Eltricos que precisam ser retificados por uma Ponte de Diodos e filtrados por um Condensador Eletroltico, conforme diagrama a seguir:

As Pontes Retificadoras e os Condensadores produzem uma corrente contnua que pode ser diretamente utilizada para recarregar as Baterias e Pilhas recarregveis. Vai depender muito do tipo de motor utilizado a escolha dos componentes eletrnicos para a montagem da ponte retificadora e capacitor eletroltico, pois dependem dos pulsos eltricos gerados pelo motor. Se forem motores de driver de disquete ou impressora, os pulsos nunca vo alm de 100 volts de tenso e corrente de 1 ampere.

Sendo assim pode-se utilizar na ponte retificadora (D), 4 diodos tipo 1N4001 ou uma ponte retificadora para 100 V/1 ampere.

O capacitor (condensador) eletroltico pode ser um de 47 mfd ou mais, pois quanto maior a capacidade em micro farads, melhor ser a capacidade de filtragem na sada.

No se devem ligar os fios em uma bateria a ser carregada, sem antes observar a polaridade correta, pois a tenso de sada CONTNUA, e assim tem polos distintos, sendo um positivo e o outro negativo.

Veja no diagrama, a identificao com um sinal de + a polaridade correta aps o capacitor eletroltico.

A corrente de carga das baterias de nquel cadmio (nicad) no deve ser acima de 1/10 de sua corrente nominal durante um perodo de carga (em torno de 10 horas). E para esse controle pode-se usar um resistor R1 de valor em 10 ohms () ou um potencimetro para variar essa corrente de acordo com a corrente (carga mais rpida ou mais lenta) que flui para as baterias. O capacitor C1 pode ser um de 47 ohms at 470 ohms. Ao conectar as baterias para carregamento, verifique o posicionamento das mesmas em relao a sua polaridade. O polo positivo da bateria tem que ser ligado ao polo positivo da sada do Aero Gerador. Consequentemente o polo negativo ao seu correspondente. Outra coisa muito importante distncia dos cabos at a bateria a ser recarregada, pois quanto maior distncia, maior ser a perca de corrente devido resistncia dos condutores passagem da corrente. Normalmente um sistema de Aero Gerador domstico, produz picos de tenso em torno de 20 volts e se existir a necessidade de um comprimento de cabo com 150 metros, onde poder fluir uma corrente com 100 watts de potncia, a queda de tenso poder ser considervel. Veja o clculo: vamos supor que seja distncia em 150 metros e com cabo de 1,5 mm. Todo material metlico tem uma resistncia especifica a passagem da corrente eltrica, no caso do cobre de que feito os condutores (fios), essa resistividade 0,017, ou seja, a cada metro de cobre com 1,0 mm de seo existe uma resistncia de 0,017 ohms (). E assim a resistncia pode ser calculada da seguinte maneira:

R= 1/s (frmula matemtica) s Seco em mm Resistividade em ohm 1 Comprimento em metros Podemos dizer ento que a Resistncia igual resistividade multiplicada pela distncia em metros e dividida pela seo ou bitola do condutor. Teremos assim: R= 0,017150/1,5 = 1,7 ohms () Se o Aero Gerador produzir 20 volts para uma potncia de 100 watts, a intensidade da corrente ser de 5 ampres. Ento a queda de tenso (perca) ser de 1,7 x 5= 8,5 volts. A intensidade da corrente em ampres calculada pela lei de OHM com a seguinte frmula matemtica: I=p/u I= corrente p= potncia u= tenso (A corrente igual potncia dividida pela tenso). Podemos considerar que a queda da tenso estar em torno de 42%. A deduo lgica ser diminuir a distncia dos cabos condutores o mximo possvel, ou aumentar o calibre/bitola do condutor e assim reduzir satisfatoriamente a queda da tenso. Agora voc j tem todos os itens necessrios para a montagem do seu Gerador de Energia Caseiro. Existem outros projetos para modelos de Aero Gerador ou Gerador Elico e at Foto Voltaico (Energia Solar) para uma potncia maior, alimentando assim alguns setores de uma residncia atravs de banco de baterias com inversores de tenso contnua para alternada, possibilitando a alimentao de aparelhos eletro domsticos em 127 ou 220 volts, mas que envolvem um custo mais alto e s vezes tornando quase invivel sua construo devido descarga rpida das baterias, devido ao uso contnuo dessa energia armazenada e no tendo como rep-la imediatamente. Mas com grandes investimentos possvel produzir Energia Elica, at para alimentar um Pas, sendo o retorno desse investimento em pouco tempo, pois o combustvel fora do vento, depois somente distribuio e manuteno, e a energia limpa e no causa danos ao meio ambiente (sem precisar de represas, diesel, carvo, urnio e outros).

You might also like