You are on page 1of 11

Processos: feminismo e cyberpunk

- Uma crtica feminista distino corpo/mente associada tecnologia - Trabalho com os conceitos e literatura cyberpunk na produo de um curta. Desde ento sempre foi a tentativa de trabalhar com Antropologia e Cinema. - Primeira associao: identificao de um corpo de crticas feministas ao cyberpunk nos anos 80 - A primeira ideia era trabalhar com uma crtica feminista s representaes de gnero nos adaptaes de obras de Phillip K. Dick - Aprofundando os estudos cyberpunk descobri que havia as ondas cyberpunk (Foster, 1997) - A deciso de trabalhar com Matrix surgiu em meio ao grupo de estudos de Feminismo e Fico cientfica

Objetivos
- Estudar as possibilidades de combinao entre Feminismo e Cyberpunk e Cinema e Antropologia - Definir uma noo de Cyberpunk que permita ser tratada enquanto pensamento - Analisar os ganhos tericos de analisar ambas as esferas diegtica e narrativa - Estudar como os modelos emergentes de materialidade noventista afetam as concepes de corpo e de espao no cyberpunk - Diferenciar os cyberpunks oitentistas e noventistas quanto materialidade, corpo e espao - Submeter a figura do ciborgue (Haraway, 2009) a uma dupla crtica espacial e ecolgica - Apresentar como se insere a trilogia Matrix num contexto hollywoodiano e cyberpunk - Recuperar os estudos sobre corpo, espao e materialidade para analisar matrix - Estudar a relao entre materialidades fsica e normativa - Submeter a trilogia enquanto produto cyberpunk a uma crtica feminista de gnero e raa a partir da noo de interseccionalidades

Metodologia
- Recuperao das relaes entre antropologia e cinema para a construo de uma viso que seja ao mesmo tempo antropolgica e cinematogrfica - Uso da noo de Descrio densa (Geerz, 2012) e Alegoria (Clifford, 1986) para uma anlise antropolgica interpretativista - Uso da e crtica a noo de cultura como texto - Crtica a cultura como texto a partir da noo de rede (Latour, 2009) e da metfora da viso em prol de saberes localizados (Haraway, 1995) - Duas dimenses propositivas para um antropologia do cinema: a dimenso autoral (narrativa), e a dimenso polifnica (diegtica). - Todos esses fragmentos contribuem para uma metodologia mais geral na qual se sugere um modelo outro que no o hipottico-dedutivo. A tentativa uma confuso premeditada entre metodologia e objeto na qual podemos reconhecer essa influncia mtua durante a pesquisa.

Resumo
Essa monografia investiga os limites do uso da metfora do ciborgue de Donna Haraway para pensar materialidade, corpo e espao, atravs de uma relao hbrida entre feminismo e cyberpunk, cinema e antropologia. A partir de uma crtica ao cyberpunk enquanto forma de pensar, so estudados modelos emergentes de materialidade da dcada de noventa, sempre pensando em conjunto com a narrativa e mundo diegtico da franquia Matrix. Portanto, a pesquisa consiste em uma antropologia do cinema que visa avaliar as consequncias de enxergar corpo-espao como uma mesma relao indivisvel para os estudos de gnero e da materialidade.

Concluses da pesquisa
- Limitaes: A varivel tempo se revelou bastante importante para o estudo de corpo/espao, mas no consegui estudar os efeitos de seu uso nessa pesquisa Tambm no consegui aprofundar o estudo da materialidade flmica, e to somente terminei o trabalho com uma proposta para um futuro trabalho.

Concluses da pesquisa
I. Hbridos de termos aparentemente inconciliveis, como Cyberpunk e Feminismo, podem ser produzidos, mas deve-se conhecer as implicaes dessas hibridizaes. II. importante reconhecer a reconstruo de hipteses e objetos durante a pesquisa, e no necessariamente se submeter ao mtodo de teste de hipteses. A questo se torna no apenas como o os fenmenos humanos podem ser iluminados () mas sim como o fenmeno em questo pode ele mesmo oferecer iluminao (Henare, 2007) III. Especialmente num contexto de transmdia, essencial compreender a dimenso diegtica ampliada por sua caracterstica polifnica para uma anlise flmica aproveitvel. Desse modo, essa dimenso em p de igualdade com a narrativa sugere a possibilidade de tratar o mun do diegtico como real e passvel de anlise social.

Concluses da pesquisa
IV. Sobre o uso das dialticas de duplos (Santos, 2012): i. Torna possvel a conciliao de coisas e ideias que pareciam inconciliveis ii. No se trata de uma formulao natural das coisas, uma oposio diferente da de plos cartesianos porque esto em comparao, no necessariamente em oposio. A dialtica so as premissas, o hbrido, sntese, a concluso. V. A anlise pelo prisma ciborgue-espao mostra que so muitas as possibilidades analticas e tericas a serem exploradas na figura do ciborgue.

Saber o que os ciborgues sero [e continua sendo] uma questo radical; respond-la uma questo de sobrevivncia. Donna Haraway

Principais Referncias Bibliogrficas


ALLAN, Kathryin. Bleeding Chrome: technology and the vulnerable body in the feminist postcyberpunk Science fiction. Thesis submitted to Mc Master university. 2010. BUTLER, Judith. Bodies That Matter: On the Discursive Limits of Sex. New York: Routledge. 1993 CLIFFORD, James. On Ethnography Allegory. In: Writing Culture, University of California Press, 1984. FOSTER, Thomas. Trapped by the body: Telpresence and transgendered performance in feminist and lesbian Rewritings of cyberpunk fiction. Modern fiction studies 43.3, 1997. GEERTZ, Clifford. A Interpretao das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2012. GILLS, Stacy (Org.). The Matrix trilogy: Cyberpunk Realoaded. Great Britain, Wallflower Press, 1995. HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue. In: Antropologia do ciborgue, Belo Horizonte, Autntica, 2009. HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questo da cincia para o feminismo. In: cadernos pagu 5, 1995.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
HIKIJI, Rose Satiko. Imagem-Violncia. Mmesis e reflexividade em alguns filmes recentes. Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social da Universidade de So Paulo. So Paulo, 1998 INGOLD, Tim. The perception of the environment. Routledge, London, 2000. JAMESON, Fredric. Postmodernism, or The Cultural Logic of Late Capitalism. New Left Review I/146, JulyAugust 1984. LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Editora 34, Rio de Janeiro, 2009. LAVIGNE, Carlen. Cyberpunk Women, feminism and Science Fiction. Mc Farland, North Carolina, 2013 [kindle edition]. MCCAFFERY, Larry. The desert of real. In: Storming the reality studio. Duke University Press, 1991. SANTOS, Milton. A natureza do espao. Edusp, So Paulo, 2012. STRATHERN, Marilyn. Entre uma melanesianista e uma feminista. In: Cadernos Pagu (8/9) 1997.

You might also like