You are on page 1of 17

Antes de iniciar propriamente o Tutorial sobre a futura ISO 26000, propusemo-nos a apresentar o tema principal do nosso trabalho: Responsabilidade

Social para que todos possamos entender a proficincia e a considerao que a vertente social pode e deve ter em todos as componentes empresariais.

O que Responsabilidade Social?

A responsabilidade social das empresas a integrao voluntria de preocupaes sociais e ambientais nas suas operaes e na sua interaco com todas as partes interessadas. Assim, as empresas contribuem para a satisfao das necessidades dos seus clientes, gerindo simultaneamente as expectativas dos trabalhadores, dos fornecedores e da comunidade local.

Trata-se de contribuir, de forma positiva, para a sociedade em geral, de gerir os impactos ambientais da empresa, garantir a segurana dos seus colaboradores, assegurar a qualidade dos seus produtos ou dos seus servios, o que poder proporcionar vantagens directas para o negcio e assegurar a competitividade a longo prazo.

Podemos considerar a responsabilidade social como um investimento, atravs da qual se pode adoptar uma abordagem inclusiva do ponto de vista financeiro, comercial e social, conducente a uma estratgia a longo prazo.

Controlo de Qualidade 1/17

Qual o significado prtico da Responsabilidade Social das Empresas


A motivao dos trabalhadores e seu consequente aumento produtividade podem ser alcanados adoptando medidas, como:

de

a aprendizagem ao longo da vida; a igualdade em termos de remunerao e de perspectivas de carreira para ambos os sexos; uma preocupao relativamente empregabilidade e segurana dos postos de trabalho.

Uma reduo na explorao de recursos, nas emisses poluentes ou na produo de resduos contribui para:

a reduo das despesas energticas e de eliminao de resduos; a reduo dos custos de matria-prima e despoluio.

A reputao empresarial, uma melhor contratao e fidelizao dos colaboradores e estabelecimentos de contactos com individualidades com influncia e efectivao de protocolos com as autoridades locais constituem alguns dos componentes que tm uma importncia crucial para garantir o sucesso no mercado. Tudo isto poder ser conquistado atravs de:

qualidade dos produtos e/ou servios prestados; um empenho contnuo em prticas comerciais ortodoxas; boas relaes com clientes e fornecedores; uma boa rede de contactos.

Resumindo, num perodo em que os negcios se fazem escala global, cada vez mais, exige-se s Organizaes que considerem os impactes sociais e ticos das suas actividades e polticas. As Organizaes que forem capazes de demonstrar uma abordagem responsvel a questes sociais e ticas ganharo vantagens competitivas e a confiana de accionistas, clientes, comunidades locais e consumidores.

Controlo de Qualidade 2/17

NORMA INTERNACIONAL DE RESPONSABILIDADE CIVIL

Precedentes Normativos
De um mundo cada vez mais globalizado surge uma opinio pblica mais exigente sobre o desempenho das organizaes, no sentido de adoptarem prticas socialmente responsveis que ultrapassam o contexto legislativo local. Neste contexto, a Responsabilidade Social constitui uma das principais preocupaes a nvel mundial, quer a nvel institucional e empresarial, quer a nvel social e filantrpico. Na prossecuo dos objectivos do desenvolvimento sustentvel, entidades de todo o mundo sentiram cada vez mais a necessidade de definir polticas de interveno favorveis ao desenvolvimento global do interesse de todos. Como consequncia surgiram diversas teorias e prticas em redor do tema da responsabilidade social, entendida frequentemente como uma ferramenta de operacionalizao do desenvolvimento sustentvel nas organizaes. Ostentamos as duas referncias normativas que precedem a futura ISO 26000:

SA 8000 Sistemas responsabilidade social

de

gesto

da

A SA 8000 foi o primeiro referencial normativo de Responsabilidade Social. Surgiu em 1997 emanado pela SAI Social Accountability International.

Controlo de Qualidade 3/17

A sua estrutura baseia-se nas 12 Convenes do OIT Organizao Internacional do Trabalho, na Declarao dos Direitos do Homem das Naes Unidas e na Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos das Crianas. A SA 8000 orientada para o incremento da capacidade competitiva de qualquer organizao que voluntariamente garanta a componente tica do seu processo e ciclo produtivo, prevendo a adequao legislao nacional e ao cumprimento dos seus nove requisitos:

Trabalho Infantil; Trabalho Forado; Segurana e Sade; Liberdade de Associao e Direito Negociao Colectiva; Discriminao; Prticas Disciplinares; Horrio de Trabalho; Remunerao; Sistema de Gesto.

As principais vantagens da implementao e consequente certificao de sistemas de gesto de acordo com o referencial SA 8000 so:

Referencial de reconhecimento internacional, responsabilidade social; Aumento da produtividade; Diminuio da conflituosidade laboral; Credibilizao da Marca; Melhoria da Imagem; Diferenciao positiva face concorrncia; Diminuio das taxas de absentismo; Aumento do envolvimento dos trabalhadores.

no

mbito

da

Controlo de Qualidade 4/17

NP 4469-1:2008 Norma Portuguesa de Responsabilidade Social

Em Fevereiro de 2008, o IPQ Instituto Portugus de Qualidade editou a NP 4469-1 relativa a Sistemas de gesto da responsabilidade social. Parte 1: Requisitos e linhas de orientao para a sua utilizao, elaborada pela Comisso Tcnica 164 Responsabilidade Social e coordenada pelo ONS (Organismo de Normalizao Sectorial) e APEE Associao Portuguesa de tica Empresarial. No quadro do desenvolvimento do projecto da Norma Internacional ISO 26000, que teve incio em 2004, foi recomendado que cada pas ou regio criasse uma resposta de acordo com a sua realidade de modo a que as organizaes possussem instrumentos localmente adaptados para a definio e implementao da responsabilidade social. Daqui decorre a deciso de propor uma Norma Portuguesa neste domnio. A actividade das organizaes gera impactes positivos e negativos ao nvel econmico, social e ambiental, escala global. A identidade das organizaes, aliada diversidade dos requisitos legais, levou a opinio pblica a um maior grau de exigncia sobre o seu desempenho, no sentido de adoptarem prticas socialmente responsveis que vo para alm do contexto legislativo local. Para aplicao desta Norma entende-se como responsabilidade social as aces voluntrias das organizaes tendo em vista a criao e maximizao dos seus impactes positivos, bem como a reduo ou eliminao dos seus impactes negativos. A presente Norma especifica os requisitos para um sistema de gesto da responsabilidade social e aplicvel a organizaes de todos os tipos e dimenses, podendo adaptar-se a diversas condies geogrficas, culturais e sociais.

Controlo de Qualidade 5/17

A finalidade global desta Norma incentivar e orientar as organizaes para uma actuao mais socialmente responsvel, no contexto dos desafios do desenvolvimento sustentvel. No entanto, a implementao e eventual certificao do sistema de gesto da responsabilidade social de acordo com os requisitos desta Norma no significa, por si s, que a organizao seja socialmente responsvel, mas sim que a sua gesto possui mecanismos para que, potencialmente, venha a s-lo cada vez mais. Com o objectivo de permitir que a organizao alinhe ou integre o seu prprio sistema de gesto da responsabilidade social com os requisitos de sistemas de gesto relacionados, para benefcio dos seus utilizadores, a concepo da presente Norma teve em considerao as seguintes normas: NP EN ISO 9001:2000, NP EN ISO 14001:2004, NP 4397:2001 e NP 44601:2007 e os modelo adoptado baseia-se em dois ciclos interligados, sendo um deles de gesto estratgica e outro de gesto operacional. importante salientar que esta Norma distingue-se da futura ISO 26000 porque, como j foi referido, assenta num sistema de gesto compatvel com os referenciais acima mencionados e permite a certificao da Empresa segundo esta norma.

Porqu a ISO 26000?


Consideramos oportuno abordar a futura ISO 26000 por estar directamente relacionada com o desenvolvimento sustentvel e a to problemtica e delicada Responsabilidade Social envolvente. Alm desta razo, cada vez mais as organizaes esto a adoptar por Sistemas Integrados de Gesto onde, obviamente, a responsabilidade social no pode, nem deve ser colocada de parte.
Controlo de Qualidade 6/17

Como tudo comeou?


Em 2002 a International Organization for Standardization (ISO) iniciou um processo de reflexo sobre a sua eventual envolvncia na elaborao de uma norma internacional de Responsabilidade Social. Aps dois anos de profundas anlises sobre a relevncia e a convenincia de a ISO ingressar no assunto, surgiu um grupo de trabalho, ligado ao Conselho de Gesto Tcnica (TMB) e com liderana compartilhada entre dois pases, um desenvolvido e outro em desenvolvimento, que deveriam ser escolhidos em processo eleitoral. Na escolha, sairam vencedores os pases Brasil e Sucia. Em Maro de 2005, realizou-se a primeira reunio do grupo de trabalho em So Salvador. Estiveram presentes 43 paises e 24 organismos internacionais estava dado o primeiro grande passo para o desenvolvimento da ISO 26000. S a titulo de curiosidade, Lisboa teve o privilgio de ter sido a cidade escolhida para a realizao da terceira reunio Internacional. A ISO e a OIT assinaram um termo de entendimento, o Memorandum of Understanding (MoU), para a cooperao entre ambas ao longo do desenvolvimento dos trabalhos de construo da ISSO que, actualmente, j envolve mais de 430 pessoas de 72 pases e 35 organizaes internacionais.

Qual a sua principal finalidade?


Ser consistente e no conflituante com normas ISO e outros documentos, tratados e convenes j existentes. A inteno que se torne um documento guia de Responsabilidade Social, capaz de orientar organizaes em diferentes culturas, sociedades e contextos, para estimular a melhoria do desempenho e resultados.

Controlo de Qualidade 7/17

Porque vai ser aplicvel a diversos tipos de organizaes, e no somente s empresas, a ISO 26000 utilizar a terminologia responsabilidade Social (RS) e no responsabilidade social empresarial (RSE). A sua finalidade ser apresentar directrizes de responsabilidade social e orientar organizaes de diferentes tipos e natureza pequenas, mdias e grandes empresas, governos, organizaes da sociedade civil, entre outras a incorpor-la na sua gesto. No entanto, no ser certificvel, nem ser um sistema de gesto.

Qual ser a sua composio?

A ISO 26000 abranger trs tipos de princpios:

No primeiro, denominado Gerais, se aplicam todas as circunstncias, como por exemplo, respeito lei, a convenes e a declaraes reconhecidas internacionalmente. Os princpios que fazem parte do segundo critrio, chamados Substantivos, so voltados a resultados e avano de critrios internacionalmente reconhecidos nas diversas reas da responsabilidade social. Por fim, os ditos Operacionais dizem respeito natureza e qualidade do processo, englobando inclusividade, accountability, transparncia, materialidade e responsabilidade, entre outros aspectos.

A norma ser constituda por seis seces:

A primeira seco serve de introduo ao envolvimento das partes interessadas. A segunda seco define o objectivo e o mbito da norma. A terceira seco contm a definio de algumas palavras utilizadas no documento.

Controlo de Qualidade 8/17

A quarta seco revela as condies necessrias para um envolvimento das partes interessadas de qualidade. A quinta seco fornece orientao em relao s condies necessrias para um envolvimento das partes interessadas de qualidade. A sexta seco apresenta critrios para avaliar a qualidade do envolvimento das partes interessadas.

Quais os aspectos relevantes da Responsabilidade Social que ter em considerao?

Organizao Comando Legitimidade Conduta Justa e tica Responsabilidade Transparncia Desempenho Direitos humanos Direitos civis e polticos Grupos vulnerveis Direitos econmicos, sociais e culturais Direitos fundamentais do trabalho Prticas de Trabalho Emprego Direitos no trabalho Proteco Social Dilogo Social Sade e Segurana

Controlo de Qualidade 9/17

Meio Ambiente Uso sustentvel da terra Uso sustentvel de recursos Conservao e restaurao de ecossistemas e natureza Preveno da poluio Mudanas climticas Energia Agua Questes Relativas ao Consumidor Informaes adequadas e verdadeiras Produtos seguros e confiveis Mecanismos para Re-Calls Servio e suporte ps-fornecimento Resoluo de disputas Prticas justas de propaganda e marketing Produtos ambientalmente e socialmente benficos Segurana da informao e privacidade Prticas Leais de Operao Prticas justas de fornecimento e ps-fornecimento Prticas ticas e transparentes Combate a corrupo Promoo dos stakeholders desfavorecidos Promoo de concorrncia justa Respeito pelos direitos de propriedade Desenvolvimento Social Envolvimento comunitrio Contribuio para o desenvolvimento social Contribuio para desenvolvimento econmico

Controlo de Qualidade 10/17

Linhas especficas de orientao

Governo das Organizaes Adaptao da estrutura da organizao Transparncia e carcter tico das actividades Informao, consulta e participao das partes interessadas Corrupo e suborno/extorso Relaes com os fornecedores Relaes com os clientes/consumidores Relaes com os investidores/accionistas, incluindo o empoderamento dos pequenos accionistas

Direitos humanos Direitos civis e polticos Direito vida Direito a casa prpria, privacidade e famlia Direito liberdade de expresso Direito a no ser sujeito a abuso fsico, tratamento degradante, desumano e cruel Direito liberdade de movimentos Direito a no ser privado da liberdade atravs de qualquer forma de escravatura ou servido Direitos Econmicos, Sociais e Culturais Direito Direito Direito Direito Direito ao trabalho e condies dignas de trabalho aos alimentos e a uma vida digna sade educao a constituir famlia
Controlo de Qualidade 11/17

Direito liberdade religiosa, pensamento, orientao sexual e cultura Direito propriedade

Igualdade de oportunidades Diversidade No discriminao Igualdade de gnero Direitos de maternidade e paternidade Conciliao entre a vida profissional, familiar e pessoal Direitos de personalidade Integrao de pessoas com deficincia e com capacidades reduzidas Direitos das crianas: vida, sobrevivncia e desenvolvimento Direitos indgenas, autctones e de minorias tnicas Direitos dos trabalhadores migrantes

Prticas laborais Trabalho e Emprego Trabalho infantil Trabalho forado Segurana do emprego Cessao da relao de trabalho Tempo de trabalho Frias Proteco social Liberdade de associao e negociao colectiva Liberdade sindical e proteco do direito sindical Prticas disciplinares Reconhecimento e recompensa do trabalho Remunerao e benefcios pecunirios Mobilidade profissional (funcional e geogrfica) Envelhecimento activo Assdio sexual Assdio moral

Controlo de Qualidade 12/17

Sade, Higiene e Segurana do Trabalho Sade no trabalho Higiene no trabalho Segurana no trabalho Doenas profissionais Acidentes de trabalho

Formao profissional e valorizao de recursos humanos Formao profissional (inicial, continua, de requalificao, de reconverso, etc.) Desenvolvimento de carreiras Desenvolvimento de competncias Empregabilidade Estgios profissionais e curriculares

Ambiente Consumo de materiais Consumo de substncias perigosas Consumo de energia, incluindo energias renovveis Uso do solo Consumo de gua Efeitos sobre a biodiversidade e patrimnio natural, incluindo a paisagem Emisses para a atmosfera, incluindo gases de efeito de estufa, resultantes das actividades da organizao, incluindo transporte de pessoas e bens Descarga de guas residuais Produo de resduos, incluindo resduos perigosos Rudo, vibraes, odores, poeiras, efeito visual e outros com efeito a nvel local

Controlo de Qualidade 13/17

Praticas Operacionais Cadeia de valor Parcerias para o desenvolvimento de novos produtos Prticas de comrcio justo Abuso de influncias Segregao de mercados, fornecedores, clientes e territrios Subcontratao (outsourcing)

Concorrentes Comportamentos anti-cartel e monoplios Propriedade intelectual Espionagem industrial Concorrncia leal

Instituies Pblicas Exercer presso legtima de forma responsvel (lobbying) Cooperao com instituies Contribuies e envolvimento politicamente responsveis Envolvimento na realizao de fins pblicos

Fornecedores Relaes de parceria Partilha de conhecimento Desenvolvimento mtuo e sinergias Inovao Inovao tecnolgica em prol do desenvolvimento sustentvel Atraco e reteno de talentos Respeito pelas patentes, direitos de autor e propriedade intelectual

Controlo de Qualidade 14/17

Consumidores Sade e segurana do consumidor Informao sobre contedo, segurana de utilizao, manuteno, armazenagem e eliminao de bens e/ou servios Resoluo de conflitos e litgios (custo, celeridade, reparao de prejuzos) Prticas enganadoras, falaciosas, fraudulentas ou desleais Privacidade e proteco de dados pessoais Satisfao de necessidades e expectativas Relaes de venda e ps-venda Qualidade de bens e servios Informao, formao e educao para o consumo sustentvel Garantias Rastreabilidade de bens e servios Publicidade responsvel

Desenvolvimento da Sociedade Educao/formao para a vida/formao da sociedade e das comunidades locais Patrimnio cultural Mecenato/filantropia Voluntariado Actividades sociais, culturais e de lazer Sade pblica/bem-estar Acesso informao/participao dos cidados e organizaes/participao pblica Apoio ao comrcio local Apoio ao desenvolvimento da comunidade local Envolvimento com a comunidade Condies e factores que afectem/melhorem o bem-estar e as condies de vida da vizinhana (idosos, pessoas com deficincia, crianas, etc.) Contratao local

Controlo de Qualidade 15/17

mbito Concludente
Uma das preocupaes do grupo de trabalho criar um fundo para viabilizar a participao de pessoas, entidades ou segmentos da sociedade de pases que no tenham recursos estarem no processo. Todo o procedimento aberto participao multi-stakeholder, envolvendo cinco segmentos da sociedade representados por consumidores, empresas, governo, organizaes governamentais e organizaes no-governamentais. As organizaes devero definir e formalizar o conjunto de valores que iro orientar a sua actuao, a nvel interno e a nvel externo. Para facilitar a identificao dos valores de cada organizao, a Gesto de Topo dever interrogar-se e procurar responder, de forma clara e concisa, a questes como: O que mais valorizado na organizao? Como se pretende que as pessoas que trabalham para a organizao interajam no dia a dia? Que caractersticas podem diferenciar esta organizao dos concorrentes ou de outras organizaes similares? Que atitudes fundamentais devem ser premiadas ou reconhecidas na organizao?

Caber Gesto de Topo assumir a responsabilidade da deciso final sobre os valores desejados para a organizao, aps consulta das partes interessadas internas e, se tal for considerado recomendvel e vantajoso para a organizao, externas.

Controlo de Qualidade 16/17

Recursos Utilizados:
www.apcer.pt www.eicpme.iapmei.pt www.bureauveritas.pt www.ipq.pt Outros sites da internet motor de busca Google

Controlo de Qualidade 17/17

You might also like