You are on page 1of 35

Panorama do Novo Testamento

INTRODUO

Aula 1
IBCU

Estrutura do Curso
12.08: Introduo 19.08: A Vida de Jesus (Mateus, Marcos, Lucas, Joo) 26.08: Atos do Esprito de Cristo (Atos) Epstolas de Paulo As Primeiras (Glatas, I e II Tessalonissences 02.09: Epstolas de Paulo As Principais (Romanos, I e II Corntios

Estrutura do Curso
09.09: Epstolas de Paulo Da Priso (Efsios, Filipenses, Colossences e Filemon) 16.09: Epstolas de Paulo As Pastorais (I e II Timteo e Tito) O Grande Sumo Sscerdote (Hebreus) 23.09: Epstolas Gerais (Tiago, I e II Pedro, Judas, I, II e III Joo) 30.09: Profecias (Apocalipse)

Panorama
Palavra cunhada pelo pintor irlands
Robert Barker (sc. XVIII) para descrever suas

pinturas "panormicas" de Edimburgo. Do grego


(pan) - "total", e

(rama) - "vista".

Panoramas podem enganar

No confunda vista total com vista SUPERFICIAL ...

Panoramas podem enganar

ps! Uma pequena ilha no meio do nada ...

AL MAADA

Mas s contemplar com cuidado

Uma ilha que tem forma ...

E na medida em que nos aproximamos

Uma ilha que tem vida ...

possivel ver os detalhes

E quanta vida !!!

Papeete (Tahiti), Polinsia Francesa

Sobrevoando cada livro para ver

Contexto histrico Autores

Cronologia Temas de cada livro


Principais aplicaes prticas ...

e construir mapas para

Nos orientar de forma objetiva

... e prtica

(Marc 12:28-34 ; Mat 7:26)

Objetivos especficos do curso


Conhecer a ordem e histrica (cronolgica) dos livros do N.T. Ter uma viso panormica da histria,

geografia e temas de cada livro. Diferenciar as caractersticas dos vrios


tipos de livros.

Apreciar o plano divino no N.T.

Nossa postura ao estudar ...


O N.T. parte da revelao escrita de Deus ...
Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo e para a instruo na justia... II Tim. 3:16

Canon do Novo Testamento


Cnone ( em hebraico qenh e no grego kanni ) significa "rgua" ou "cana de medir. O canon do NT consiste dos escritos aceitos pela Igreja Primitiva como sendo divinamente inspirados por Deus. A igreja de ento adotou-os como padro (medida) de f e conduta.

Canon do Novo Testamento


Situao da igreja no incio de sua vida: > tinham apenas os escritos do AT

> se valiam da tradio oral (testemunho)


> revelaes profticas

> os escritos do NT levaram algum tempo


at estarem distribudos a toda a igreja espalhada pelo mundo

Canon do Novo Testamento


As primeiras propostas de organizao cannica do NT comearam a surgir no sc. II. O canon do gnstico Marcion (um dos primeiros, 144 aD) foi rejeitado por ser abertamente apstata. A construo do canon foi consensual, sendo o principal critrio a apostolicidade dos escritos, ou seja, a relao direta do autor com Jesus ou com os apstolos.

Canon do Novo Testamento


O critrio da apostolicidade do livro explica porque livros tidos como de algum valor para a edificao da igreja da poca no foram eleitos para compor o cann do NT. Caso dos livros ps-apostlicos escritos por alguns dos pais da igreja:
> I e II Clemente > epstolas: Incio, Policarpo, Barnab, Diognetto > escritos de Papias > Didache (Os Ensinos dos Apstolos) > O Pastor de Hermas

Canon do Novo Testamento


Na primeira metade do sc. IV o canon do NT j aparece definido como o temos hoje, sendo ratificado posteriormente pelos conclios de Laodicia (363 aD), Cartago (397 aD) e, finalmente, Hippo (419 aD).
Algumas dificuldades: > Hebreus (autoria?) > II Pedro (estilo literrio diferente de I Pedro)

LIVRO GLATAS I TESSALONISSENCES II TESSALONISSENCES I CORNTIOS II CORNTIOS ROMANOS TIAGO MARCOS FILEMON COLOSSENCES EFSIOS LUCAS ATOS FILIPENSES I TIMTEO TITO II TIMTEO I PEDRO II PEDRO MATEUS HEBREUS JUDAS JOO I JOO II JOO III JOO APOCALIPSE

AUTOR PAULO PAULO PAULO PAULO PAULO PAULO TIAGO (meio irmo de Jesus) JOO MARCOS PAULO PAULO PAULO LUCAS LUCAS PAULO PAULO PAULO PAULO PEDRO PEDRO MATEUS desconhecido (Apolo ?) JUDAS (meio irmo de Jesus) JOO JOO JOO JOO JOO

DATA APROX/A (aD) 49 50 -51 50 -51 54 55 55 40s ou 50s final 50s incio 60s 60 60 60 60 61 61 62 62 63 63 63 - 64 60s 60s 60 ou 70s final 80s incio 90s final 80s incio 90s final 80s incio 90s final 80s incio 90s final 80s incio 90s

Cronologia do Novo Testamento

Autgrafos e cpias do NT
Os textos originalmente escritos pelos autores do NT chamados de AUTGRAFOS no existem mais. O que se tem so cpias.

A cpia mais antiga o Papiro Ryland P52 (aprox. 130 aD) com fragmentos de Joo cap.18

Autgrafos e cpias do NT
O NT foi melhor preservado em manuscritos

do que qualquer outro livro antigo:


> 5.400 manuscritos gregos (completos ou

fragmentos)
> 10.000 manuscritos em latim

> 9.300 manuscritos em outros idiomas (*)

Autgrafos e cpias do NT
Alguns foram escritos menos de cem anos aps os originais. Comparando, h somente 7 cpias das obras originais de Plato, escritas cerca de 1200 anos aps os originais.(*)
(*)
> Geisler, N. Christian Apologetics, 1976, p. 307; > Fales, R. M. "Archaeol. and Hist. attest to the Reliab. of the Bible,", in The Evidence Bible, Bridge-Logos Pub., Gainesville (FL) 2001, p. 163; > Mcdowell, J. A Ready Defense. 1993, p. 45.

A Lngua do Novo Testamento


A lngua original dos autgrafos e suas cpias posteriores foi o grego na sua forma popular (Koin) O original do evangelho de Mateus pode ter sido escrito em aramaico, pois destinavase aos judeus. Mas uma verso grega deve ter sido produzida no muito depois (creem alguns, pelo prprio Mateus ...)

Estrutura do Novo Testamento (a)


EVANGELHOS
Mateus Marcos Lucas Joo

HISTRICOS
Atos

EPSTOLAS (CARTAS)
Romanos 1 Corntios 2 Corntios Glatas Efsios Filipenses Colossenses 1 Tessalonicenses 2 Tessalonicenses 1 Timteo 2 Timteo Tito Filemon Hebreus Thiago 1 Pedro 2 Pedro 1 Joo 2 Joo 3 Joo Judas

PROFECIA
Apocalipse

(a) Padro

Estrutura do Novo Testamento (b)

A VIDA DE JESUS
Mateus Marcos Lucas Joo

ATOS DO ESPRITO DE CRISTO


pelos APSTOLOS
Atos 1 - 12

EPSTOLAS DE PAULO
PRIMEIRAS
Glatas I Tessalonissences II Tessalonissences

por PAULO
Atos 13 - 28

PRINCIPAIS
I Corntios II Corntios Romanos

DA PRISO
Efsios Filipenses Colossenses Filemon

PASTORAIS
I Timteo II Timteo Tito

O GRANDE SUMO SACERDOTE


Hebreus

EPSTOLAS GERAIS
Tiago 1 Pedro 2 Pedro Judas I Joo II Joo III Joo

PROFECIAS
Apocalipse

(b) Adaptao: GUNDRY, R.H. Panorama do Novo Testamento. Ed. Vida Nova. 4 edio, 1987.

Cenrio Histrico e Cultural


A histria do A.T. termina com o retorno dos exilados da Babilnia (sc. VI e V aC) sob tutela de Neemias e Esdras. Tem incio o que se denomina Perodo Intertestamentrio (aprox/e 407 a 6 aC), ou o perodo do Silncio Proftico. Fim da hegemonia persa e consolidao do domnio grego com as conquistas de Alexandre Magno (final do sc. IV aC)

Cenrio Histrico e Cultural


Processo crescente de helenizao do Oriente Mdio (cultura, arte, religio, lngua, etc).

Morre Alexandre e a Palestina fica sob domnio do sucessor Ptolomeu (Egito) (320 a 198 aC). As rivalidades entre os ptolomeus e selucidas (Seluco, o outro sucessor de Alexandre) se estendem aos judeus.
Boas condies de vida e liberdade no perodo ptolomaico. A traduo das escrituras para o grego (Septuaginta) ocorre nesse perodo.

Cenrio Histrico e Cultural


Os Selucidas (Sria) finalmente dominam a Palestina a partir de 198 aC. Surgem grupos de judeus que se opem fortemente paganizao de sua cultura (Hasidim os piedosos). Roma inicia sua presso sobre o Imprio Selucida impedindo que anexasse o Egito.

Cenrio Histrico e Cultural


Antoco Epifanes manda invadir Jerusalm em 168 aC : destri a muralha, incendeia casas, chacina homens e escraviza mulheres e crianas. Manuscritos so destrudos. Ritos, sacrifcios e imagens pags introduzidos no templo em Jerusalm. Animais imundos so sacrificados no altar.

Cenrio Histrico e Cultural


Tem incio o Perodo Macabeu em 167 aC com a revolta de Matatias e seus filhos - um sacerdote da aldeia de Modim que se recusa prtica do paganismo.

Judas Macabeu (martelo), filho de Matatias, lidera um movimento de guerrilhas bem sucedidas at a derrota dos srios em campo de batalha. Jerusalm reconquistada e o judasmo volta liberdade.

Cenrio Histrico e Cultural


A revolta dos Macabeus no foi um consenso: houve conflito srio entre grupos judeus prhelenistas e anti-helenistas. Bem sucedida a revolta, a Palestina passa a ser governada pelos descendentes de Matatias, dando incio ao Perodo Hasmoneano (142 a 37 aC). Disputas internas e acordos polticos com Roma e o falido Imprio Selucida marcam o Perodo Hasmoneano.

Cenrio Histrico e Cultural


As razes dos Fariseus (anti-helenistas) e os Saduceus (pr-helenistas) se encontram nesse perodo. Os saduceus, aristocrticos e liberais, relevavam os aspectos religiosos e culturais em favor da governabilidade e do poder.

Em 63 aC Pompeu - general romano - conquista a Palestina e da incio ao Perodo Romano da lacuna intertestamentria..

Cenrio Histrico e Cultural


Roma adota o Sistema Provincial de governo das terras conquistadas atravs de governantes indicados pelo Senado ou, diretamente, pelo Imperador

Era admitida a existncia e o exerccio de governantes nativos nas provncias, como vassalos de Roma. Herodes, o Grande, o principal personagem desse perodo. Filho de Antpater, governou a Palestina com a indicao e apoio de Roma de 37 a 4 aC.

Cenrio Histrico e Cultural


Alm das crueldades e atrocidades de sua autoria (morte dos inocentes), Herodes se destacou pela reconstruo e reforma do Templo em Jerusalm. Com a morte de Herodes, o Grande, seus filhos passam a governar partes da Palestina; > Arquelau: Judia, Idumia e Samaria > Herodes Filipe: Ituria, Traconites, Gaulanites, Auranites e Batania > Herodes Antipas: Judia e Peria

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
GUNDRY, R.H. Panorama do Novo Testamento. Ed. Vida Nova. 4

edio, 1987.

HRSTER, G. Introduo e Sntese do Novo Testamento. Editora Evanglica Esperana, 1996.

You might also like