You are on page 1of 4

O Que Filosofia? Para Que Serve?

Podemos definir a filosofia como a cincia das causas primeiras, para resolver o problema da vida. A filosofia cincia, conhecimento das coisas pelas causas, pelas razes: a saber, como cincia, nos diz que a coisa conhecida no s assim, como nos aparece, mas tem de ser necessariamente assim. E distingue-se do saber vulgar, da opinio, que nos diz que as coisas conhecidas esto de uma determinada maneira, mas no d a razo pela qual esto necessariamente assim. Da o saber vulgar, a opinio, no ser estvel e segura, mesmo quando verdadeira. A filosofia, portanto, ainda que coincida, materialmente, com o assim chamado bom senso, senso comum que pertence opinio dele formal e essencialmente se diferencia pela sua certeza absoluta. A filosofia cincia pelas causas primeiras, porque metafsica, quer dizer, transcende a experincia e no para at esgotar o interrogativo causal e resolver plenamente o enigma do universo. ela, portanto, a cincia da essncia profunda das coisas e no dos fenmenos, do todo e no das partes: precisamente porque as causas primeiras explicam o todo. Destarte se distingue de todo saber cientfico, que no atinge as causas primeiras, mas se restringe s causas segundas, isto , se distingue de toda cincia natural particular. A filosofia a cincia pelas causas primeiras, para resolver o problema da vida. Isto quer dizer que a soluo do problema da vida a finalidade ltima da filosofia, mas tal soluo unicamente possvel atravs de uma metafsica. A filosofia sumamente humana, prtica; mas, ao mesmo tempo, sumamente especulativa, teortica. O problema da vida no tem soluo a no ser atravs de um sistema da realidade. A filosofia, se representa a unificao mxima do saber e da realidade, dividese, ao mesmo tempo, em algumas partes fundamentais. Antes de construir uma metafsica, mister demonstrar a capacidade da razo humana para tamanho empreendimento (gnosiologia); e da metafsica decorre, necessariamente, uma moral indicando ao homem a sua ao, o seu dever, conforme realidade, razo. Como preconceito comum que a filosofia seja um saber abstrato, afastado da realidade e da vida, tambm opinio vulgar que a metafsica seja fruto de uma espcie de intuio mstica, uma construo pelas idias inatas, uma deduo lgica dessas, um roupo transcendente que se impe realidade. Na verdade, porm, como insubsistente o primeiro preconceito, falsa tambm a segunda opinio, pois a metafsica constri-se comeando pela experincia, do mesmo modo que a filosofia a mais profunda penetrao da experincia. Ela em seu fundamento, em seu ponto de partida , indutiva como as demais cincias e como todo saber humano em geral, ainda mesmo de modo diverso e com diferente ponto de chegada. E, por certo, dedutiva em seu desenvolvimento; mas so tambm dedutivas todas as cincias em sua sistematizao.

A filosofia , portanto, uma construo a mais alta e slida construo - da razo humana, que parte do terreno firme da experincia para justific-la. Em abstrato e substancialmente, poderia a filosofia ser realizada pela (s e eficiente) razo humana do indivduo, posta em frente ao enigma do mundo; entretanto, em concreto e plenamente, o sistema da filosofia realizado aos poucos, atravs do gradual progresso da humanidade, mediante a histria da filosofia como acontece a respeito de todos os valores humanos. Texto Produzido Por Rosana Madjarof - 11/06/2011 - Respeite os Direitos Autorais Por Miriam Ilza Santana Filosofia na Grecia

No perodo em que se estudavam os mitos, suas origens, desenvolvimento e significado existiam vrias formas de tornar compreensveis o surgimento de todas as coisas. Houve um momento em que tais explicaes deixaram de ser suficientes para levar as pessoas, seja por meio da razo ou de provas incontestveis, a acreditarem em tais explicaes. Surgiu ento a filosofia, uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanas e maravilhas que ocorriam na natureza, pois a mitologia cincia que estudava os mitos - j no conseguia mais dar conta de explicar fatos que nem mesmo ela, com toda sua sabedoria, conseguia compreender. Apesar das contradies da mitologia, a filosofia nasceu fortalecida por fatos histricos que aconteceram e contriburam para esclarecer as diversas modificaes ocorridas. Os fatos histricos acima citados e que fortaleceram o avano da filosofia foram: * Viagens martimas navegando por territrios antes desconhecidos os gregos perceberam que as criaturas imaginrias criadas pela mitologia grega no eram reais e que tambm no existiam deuses em outras regies, como sugeria a mitologia e sim seres humanos. Tambm concluram que os mares no eram moradia de monstros e outros seres. Com as viagens o mundo perdeu seu carter mtico ou lendrio, os exploradores descobriram um mundo repleto de belezas e conhecimentos, seu surgimento foi sendo esclarecido pouco a pouco, mistrio este que a mitologia j no conseguia explicar. * Inveno do calendrio - Os gregos aprenderam que era possvel contar o tempo das estaes do ano, definindo quando e de que forma aconteciam as mudanas do clima e do dia, notando que o tempo passava por transformaes espontaneamente e no por intervenes divinas.

* Inveno da moeda Os gregos aprenderam a a arte de negociar, no mais se efetuava a venda de uma mercadoria aceitando como pagamento a troca por mercadoria semelhante, o pagamento tornou-se monetrio, ou seja, a moeda substituiu o poder de troca. * Surgimento da vida urbana O desenvolvimento da cidade trouxe aos gregos uma situao financeira mais igualitria, o prestgio social que antes era benefcio de apenas algumas famlias diminuiu, assim como o prestgio que detinham. As artes ganharam patrocinadores, estimulando assim o surgimento de novos artistas. Inveno da escrita alfabtica - O uso do alfabeto fez com que os gregos se expressassem de forma mais clara, colaborando para que suas idias fossem melhor compreendidas e difundidas pelo mundo afora, levando a sabedoria as pessoas. * Inveno da poltica Surgiram novas fontes de informao, a lei passou a abranger muitas outras coisas e chegou at as pessoas, criou-se uma rea pblica voltada para discuros e debates, local no qual os gregos debatiam e propagavam suas idias a respeito da poltica. A filosofia chegou timidamente, tentando mostrar a humanidade que o mundo no era perigoso e cheio de monstros como a mitologia pregava e aos poucos vm conquistando seu espao, avanando cada vez mais nas profundezas do saber. Os principais seres mitolgicos da Grcia Antiga foram: - Heris : criaturas mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplo : Hrcules e Aquiles. - Ninfas : seres femininos que residiam nos campos e bosques, irradiando alegria e felicidade por onde passavam. - Stiros : vulto com corpo de homem, chifres e patas de bode. - Centauros : corpo constitudo por metade homem metade cavalo. - Sereias : mulheres com metade do corpo em formato de peixe, seduziam os marinheiros com seus cantos fascinantes. - Grgonas : espcie feminina, com formato de monstros e cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa - Quimeras : combinao de leo com cabra, lanavam fogo pelas ventas. Os principais deuses foram: * Zeus - divindade de todos os deuses, senhoril do Cu. * Afrodite - diva do amor, sexo e beleza. * Poseidon - divo dos mares * Hades - deus dos mortos, dos cemitrios e do subterrneo.

* Hera - deidade dos casamentos e da maternidade. * Apolo - divindade da luz e das obras de artes. * Artemis - diva da caa. * Ares - divindade da guerra.. * Atena - deidade da saber e da paz. Benfeitora da cidade de Atenas * Hermes - divo que representava o comrcio e as comunicaes * Hefestos - deus do fogo e do trabalho. Mito e Razo
Alguns autores reduzem os mitos a narrativas referentes a tempos arcaicos e elaboradas em pocas pr-crticas, isto , antes do uso de mtodos racionais de estudo e anlise. Entendem que o mito tornou-se, com o tempo, mera literatura, embora encontrem dificuldades para estabelecer com preciso quando teria cessado a criatividade mtica. Outros estudiosos, ao contrrio, consideram o pensamento mtico uma constante antropolgica, complementar ao pensamento racional (e no um estgio "menos evoludo" deste). Apontam, para demonstr-lo, indcios de que o pensamento mtico est em operao em muitas das manifestaes culturais contemporneas (como a arte). Em convivncia com a reconhecida tendncia secularizao, que "desmitologiza" os smbolos religiosos, morais ou picos e os equipara a pura "iluso", existiria uma outra, responsvel pela produo de novos mitos ou, mais exatamente, novas formas simblicas dos temas mticos tradicionais. O pensamento racional e cientfico no seria, portanto, um "desmascarador" de mitos e substituto do pensamento mtico, mas pode ser capaz de reconhecer sua atualidade. Enquanto a astronomia, com suas descobertas, esvaziou os cus, antes povoados de deuses, a sociologia e a psicologia descobriram foras que se impem ao pensamento e vontade humana, e portanto, atuam e se manifestam de modo autnomo. Se uma das caractersticas fundamentais do pensamento mtico efetivamente a aceitao acrtica das narrativas e explicaes que ele produz, ser ento extremamente difcil que uma sociedade reconhea seus prprios mitos como tais, pois isso significaria consider-los de um ponto de vista crtico, de forma que eles passariam a ser vistos como mera fico ou, se aceitos como verdadeiros, tornar-se-iam valores morais, religiosos ou ticos. Em qualquer caso, existe uma resistncia individual e social a "desmascarar" o mito e a consider-lo em seu carter de linguagem simblica.

You might also like