You are on page 1of 7

O Candombl uma religio derivada do animismo africano1 onde se cultuam os orixs, Voduns, Nkisis dependendo da nao.

. Sendo de origem totmica e familiar, uma das religies afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas tambm em outros pases como Uruguai, Argentina2 , Venezuela, Colmbia, Panam, Mxico, Alema nha3 , Itlia, Portugal e Espanha4 5 . Cada nao africana tem como base o culto a um nico orix. A juno dos cultos um fenmeno brasileiro em decorrncia da importao de escravos onde, agrupados nas senzalas nomeavam um zelador de santo tambm conhecido comobabalorix no caso dos homens e iyalorix no caso das mulheres. A religio que tem por base a anima (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anmica. Os sacerdotes africanos que vieram para o Brasil como escravos, juntamente com seus Orixs/Nkisis/Voduns, sua cultura, e seus idiomas, entre 1549 e1888, que tentaram de uma forma ou de outra continuar praticando suas religies em terras brasileiras, portanto foram os africanos que implantaram suas religies no Brasil, juntando vrias em uma casa s para sobrevivncia das mesmas. Portanto, no inveno de brasileiros.6

Embora confinado originalmente populao de negros escravizados, inicialmente nas senzalas, quilombos e terreiros, proibido pela igreja catlica, e criminalizado mesmo por alguns governos, o candombl prosperou nos quatro sculos, e expandiu consideravelmente desde o fim da escravatura em 1888. Estabeleceu-se com seguidores de vrias classes sociais e dezenas de milhares de templos. Em levantamentos recentes,

aproximadamente 3 milhes de brasileiros (1,5% da populao total) declararam o candombl como sua religio.7 Na cidade de Salvador existem 2.230 terreiros registrados na Federao Baiana de Cultos Afro-brasileiros e catalogados pelo Centro de Estudos AfroOrientais da UFBA, (Universidade Federal da Bahia)Mapeamento dos Terreiros de Candombl de Salvador.

O Candombl no deve ser confundido com Umbanda, Macumba, e/ou Omoloko, e outras religies afro-brasileiras com similar origem; e com religies afro-americanas similares em outros pases do Novo Mundo, como o Vodou haitiano, a Santeriacubana, e o Obeah, em Trinidade e Tobago, os Shangos (similar ao Tchamba9 10 africano, Xamb e ao Xang do Nordeste do Brasil) o Ourisha, de origem yoruba, os quais foram desenvolvidas independentemente do Candombl e so virtualmente desconhecidos no Brasil. Os negros escravizados no Brasil pertenciam a diversos grupos tnicos, incluindo os yoruba, os ewe, os fon, e os bantu. Como a religio se tornou semi-independente em regies diferentes do pas, entre grupos tnicos diferentes evoluram diversas "divises" ou naes, que se distinguem entre si principalmente pelo conjunto de divindades veneradas, o atabaque (msica) e a lngua sagrada usada nos rituais. A lista seguinte uma classificao pouco rigorosa das principais naes e sub-naes, de suas regies de origem, e de suas lnguas sagradas:

Nag ou Yoruba

Ketu ou Queto (Bahia) e quase todos os estados - Lngua yoruba (Iorub ou Nag em Portugus)

Efan na Bahia, Rio de Janeiro e So Paulo

Ijex principalmente na Bahia Nag Egb ou Xang do Nordeste no Pernambuco, Paraba, Alagoas, Rio de Janeiro e So Paulo

Mina-nag ou Tambor de Mina no Maranho Xamb em Alagoas e Pernambuco (quase extinto).

Bantu, Angola e Congo (Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Esprito Santo, Minas Gerais, So Paulo, Gois, Rio Grande do Sul), mistura de lnguas Bantu, Kikongo e Kimbundo.

Candombl de Caboclo (entidades nativas ndios)

Jeje A palavra Jeje vem do yoruba adjeje que significa estrangeiro, forasteiro. Nunca existiu nenhuma nao Jeje na frica. O que chamado de nao Jeje o candombl formado pelos povos fons vindo da regio de Dahomey e pelos povos Mahis ou Mahins.

O Candombl cultua, entre todas as naes, umas cinquenta das centenas deidades ainda cultuadas na frica. Mas, na maioria dos terreiros das grandes cidades, so doze as mais cultuadas. O que acontece que algumas divindades tm "qualidades", que podem ser cultuadas como um diferente Orix/Inquice/Vodun em um ou outro terreiro. Ento, a lista de divindades das diferentes naes grande, e muitos Orixs do Ketu podem ser "identificados" com os Voduns do Jej e Inquices dos Bantu em suas caractersticas, mas na realidade no so os mesmos; seus cultos, rituais e toques so totalmente diferentes.

Orixs tm individuais personalidades, habilidades e preferncias rituais, e so conectados ao fenmeno natural especfico (um conceito no muito diferente do Kami do japons Xintosmo). Toda pessoa escolhida no nascimento por um ou vrios "patronos"

Orixs, que um babalorix identificar. Alguns Orixs so "incorporados" por pessoas iniciadas durante o ritual do candombl, outros Orixs no, apenas so cultuados em rvores pela coletividade. Alguns Orixs chamados Funfun (branco), que fizeram parte da criao do mundo, tambm no so incorporados.

Acreditam na vida aps a morte, e que os espritos dos babalorixs falecidos possam materializar-se em roupas especficas, so chamados de bab Egum ou Egungun e so cultuados em roas dirigidas s por homens no Culto aos Egungun, os espritos das iyalorixs falecidas so cultuados coletivamente Iyami-Aj nas sociedades secretas Gelede, ambos cultos so feitos em casas independentes das de candombl que tambm se cultuam os eguns em casas separadas dos Orixs.

Acreditam que algumas crianas nascem com a predestinao de morrer cedo so os chamados abikus (nascidos para morrer) que podem ser de dois tipos, os que morrem logo ao nascer ou ainda criana e os que morrem antes dos pais em datas comemorativas, como aniversrio, casamento, e outras.

Sincretismo

No tempo das senzalas os negros para poderem cultuar seus orixs, nkisis e voduns usaram como camuflagem um altar com imagens de santos catlicos e por baixo os assentamentos escondidos, segundo alguns pesquisadores este sincretismo j havia comeado na frica, induzida pelos prprios missionrios para facilitar a converso.

Depois da libertao dos escravos comearam a surgir as primeiras casas de candombl, e fato que o candombl de sculos tenha incorporado muitos elementos do cristianismo. Imagens

e crucifixos eram exibidos nos templos, orixs eram frequentemente identificados com santoscatlicos, algumas casas de candombl tambm incorporam entidades caboclos, que eram consideradas pags como os orixs.

Mesmo usando imagens e crucifixos inspiravam perseguies por autoridades e pela Igreja, que viam o candombl como paganismo e bruxaria, muitos mesmo no sabendo o que era isso.

Nos ltimos anos, tem aumentado um movimento em algumas casas de candombl que rejeitam o sincretismo aos elementos cristos e procuram recriar um candombl "mais puro" baseado exclusivamente nos elementos africano

divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) nesta sexta-feira (29). Do total, 22.479 pessoas, menos da metade, so da raa "preta", termo especificado no estudo, que retrata a realidade de dez anos, entre 2000 e 2010. A segunda maior raa que se dedica aos cultos africanos a de cor parda, com 19.388 pessoas. Do restante, 4.457 tm cor branca, 350 pessoas so indgenas, 395 de cor amarela. Apesar disso, o nmero de pessoas que se declararam negra, no estado baiano, esteve acima da mdia nacional, com 76,3%, da mesma forma que aconteceu em estados como Par (78,6%) e Maranho (76,2%). Em relao s religies, o candombl e umbanda colocadas na mesma categoria pelo IBGE - esto na quarta posio entre as mais populares,
Atualmente no Brasil existem quatro tipos diferentes de candombl, sendo estes o Queto da Bahia, o Xang de Pernambuco, o Batuque do Rio Grande do Sul e o Angola da Bahia e So Paulo.

Dentro do Candombl existem varias cerimonias as quais servem em grande parte para homenagear os orixs atravs de rituais utilizando

atabaques e com os seus participantes danando e cantando as musicas referentes a cada orix. Ests cerimonias normalmente so realizadas dentro de terreiros que so comunidades de vida em que a viso do mundo africano se mantem viva e presente.

O Candomble assim como toda religio possui uma estrutura no qual se inclui duas categorias de pessoas: os iniciados ditos e titulares e as pessoas executivas e honorificas. Os primeiros se tratam dos que se encaixam dentro do processo formal de iniciao, os quais sero levados serem separados como aspirantes ao supervisor religioso do terreiro, j o segundo grupo se trata das pessoas que exercem um cargo dentro do terreiro e contribuem para solucionar os problemas que surgirem. Vale cita que dentro do candombl existe um ritual que e bem conhecido pelos brasileiros, se trata do jogo dos bzios, ritual que se refere consultar o orix If, considerado dentro do candombl uma das divindades da adivinhao.

Diferenas entre Candombl e Umbanda. Atualmente no Brasil as religies do Candombl e Umbanda so confundidas entre si por aqueles que no praticantes da mesma, por se tratarem de religies originarias do continente africano, o que muitos desconhecem que apesar de terem o mesmo pas de origem, as mesmas possui peculiaridades diferentes entre si, como a natureza das entidades, procedimentos do culto, elementos culturais.

No candombl so cultuados os orixs sendo estes considerados deuses e tem origem nas terras africanas e tambm so ancestrais dos tempos imemoriais. J na Umbanda apesar da mesma cultuar os orixs, estes j so considerados como meros espritos antigos ao lado de outras inumerosas entidades sobrenaturais modernas, e at espirito de pessoas mortas, sendo estes espritos

homens ou mulheres, sbios ou perversos. E diferente do candombl a Umbanda possui um discurso considerado bem mais cristo, reivindicando que seus propsitos serem esto voltado para o bem.

Exu = Diabo; Ogum = Santo Antnio e So Jorge; Oxossi = So Sebastio e So Jorge; Ossaim = Santo Onofre; Logum Ed = So Miguel; Obalua = So Lazaro e So Roque; Nan = Santa Ana; Oxumar = So Bartolomeu; Eu: Nossa Senhora das Neves; Xang = So Jeronimo e So Joo Batista; Ians = Santa Barbara; Ob = Santa Joana Darc; Oxum = Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Conceio; Iemanj = Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceio e Oxala = Jesus Cristo.

De fato, a base social do candombl mudou, e mudou muito. Grande parte, certamente a maioria ainda, de gente pobre, com muitas dificuldades para arcar com os gastos financeiros impostos pela exuberncia e complexidade dos ritos iniciticos. Mas a classe mdia branca e escolarizada j est no terreiro, muitas vezes competindo com os negros pobres, que evidentemente, pela sua condio de afro-descendentes, se sentem com freqncia os legtimos donos das tradies dos orixs. Disputam cargos, regalias e posies de mando e de prestgio no intrincado jogo de poder dos terreiros. Levam consigo valores, costumes e aspiraes prprios de sua condio social. O hbito de leitura, o gosto pelo estudo, o prazer do consumo descortinam um mundo de novidades a serem buscadas nos livros, nas revistas, na internet, nas atividades universitrias, no mercado de artigos religiosos.

You might also like