You are on page 1of 6

EXPERINCIA N 02

RETIFICADORES MONOFSICOS DE MEIA ONDA E ONDA COMPLETA


Fundao Universidade Federal de Rondnia UNIR Ncleo de Tecnologia NT Departamento de Engenharia Eltrica DEE Disciplina de Eletrnica I

I. O BJETIVOS

Observar o funcionamento de um diodo. Projetar reticadores de meia onda e onda completa, sabendo identicar quais componentes so necessrios, especicaes tcnicas dos diodos e valores dos capacitor de ltro. Analisar o efeito de um ltro com capacitor. Realizar comparaes entre os trs tipos de reticadores. Comparar os valores experimentais obtidos em laboratrio com os valores simulados atravs de software. II. I NTRODUO

o diodo deve ser capaz de suportar sem atingir a regio de ruptura, determinada pelo maior valor de tenso inversa que pode aparecer no diodo. No circuito reticador da gura 3, observamos que, quando Vs negativo, o diodo corta e VO igual a zero. Conclumos que o PIV igual ao valor de pico de Vs , P IV = VS (1)

Uma das aplicaes mais importantes do diodo no projeto de circuitos reticadores. Um diodo reticador forma um bloco elementar essencial de uma fonte CC exigida para alimentar um equipamento eletrnico. Um diagrama de blocos dessa fonte de alimentao mostrado na gura 1. Conforme indicado, a fonte alimentada por uma rede eltrica CA, normalmente de 60Hz com 127V (ecaz ou rms), e ela entrega uma tenso CC VO (geralmente na faixa de 5V a 20V ) para um circuito eletrnico representado pelo bloco de carga. necessrio que a tenso CC VO seja a mais constante possvel apesar das variaes na tenso da linha e na corrente drenada pela carga.

Contudo, em geral, prudente escolher o diodo com uma tenso de ruptura inversa, pelo menos 50% maior do que o valor esperado da PIV. A sada de tenso mdia, que a tenso CC, neste caso denida pela seguinte frmula: Vp (2) Onde Vp a tenso de pico da onda CA. Esta frmula para o caso de um diodo ideal, no caso de um diodo real utiliza-se a seguinte frmula: VCC = Vp Vd (3) Onde Vd a queda de tenso do diodo (silcio = 0.7V e germnio = 0.3V ). A corrente contnua encontra-se com a seguinte frmula bsica: VCC ICC = (4) RL Onde RL representa a resistncia da carga associada ao reticador. Esta corrente representa tambm a corrente que passar pelo diodo, portanto o diodo dever ser capaz de suport-la: VCC = ID max ICC (5)

Figura 1.

Diagrama de blocos de uma fonte de alimentao cc.

A. Reticador de meia onda O reticador de meia onda utiliza metade dos semiciclos da senide de entrada. A gura 3 exibe o circuito de um reticador de meia onda. Ao escolher os diodos no projeto de um reticador, dois parmetros importantes devem ser especicados: a capacidade de conduo de corrente exigida do diodo, determinada pelo maior valor de corrente que o diodo pode conduzir, e a tenso de pico inversa (peak inverse voltage - PIV) que

B. Reticador de onda completa com ponto meio O reticador de onda completa utiliza ambos os semiciclos da senide de entrada. Para proporcionar uma sada unipolar, ele inverte o semiciclo negativo da onda senoidal. Uma implementao possvel est mostrada na gura 5. Nessa gura, o

enrolamento secundrio do transformador dividido ao meio para proporcionar duas tenses iguais VS em cada uma das metades dos enrolamentos secundrios com as polaridades indicadas. Observe que, quando a tenso da linha de entrada (alimentao do primrio) positiva, ambos os sinais denominados Vs sero positivos. Nesse caso, D1 conduzir e D2 estar inversamente polarizado. A corrente atravs de D1 circular tambm atravs de R e retornar pelo terminal central do secundrio. O circuito ento se comporta como um reticador de meia onda, e a sada durante o semiciclo positivo quando D1 conduz ser idntica a produzida pelo reticador de meia onda. Agora, durante o semiciclo negativo da tenso da linha CA, ambas as tenses do secundrio sero negativas. Portanto, D1 estar em corte enquanto D2 conduzir. A corrente conduzida por D2 circular por R e retornar pelo terminal central do transformador. Isso implica que durante o semiciclo negativo, enquanto o D2 conduz, o circuito se comporta novamente como um reticador de meia onda. O ponto principal, contudo, que a corrente atravs de R sempre circula no mesmo sentido e, portanto, VO ser unipolar. O PIV nesse caso : P IV = 2VS VD (6)

inversamente polarizados. Observe que h dois diodos em srie no caminho da conduo e, portanto, VO ser duas quedas de tenso menor que VS (comparado a uma queda apenas no circuito discutido anteriormente). Isso , de certeza forma, uma desvantagem do circuito em ponte. A seguir considere a situao durante os semiciclos negativos da tenso de entrada. A tenso VS no secundrio ser negativa e, por tanto, VS ser positiva, forando a corrente a circular por D2 , R e D3 . Enquanto isso, os diodos D1 e D4 estaro inversamente polarizados. O ponto principal a ser observado, porm, que durante ambos os semiciclos a corrente circula por R no mesmo sentido (da direita para a esquerda) e ento VO ser sempre positiva. O PIV neste caso : P IV = VS VD (11)

A sada de tenso mdia denida pela seguinte frmula: Vp (12) Onde Vp a tenso de pico da onda CA. Esta frmula para o caso de um diodo ideal, no caso de um diodo real utiliza-se a seguinte frmula: VCC = 2. Vp 2.VD (13) Onde VD a queda de tenso do diodo (silcio = 0.7V e germnio = 0.3V ). A corrente contnua encontra-se com a seguinte frmula bsica: VCC (14) ICC = RL Onde RL representa a resistncia da carga associada ao reticador. Esta corrente representa tambm a corrente que passar por um par de diodos no ciclo positivo e por um segundo par de diodos no ciclo negativo, portanto cada diodo de cada par dever ser capaz de suportar metade da corrente: VCC = 2. ID max ICC 2 (15)

A sada de tenso mdia denida pela seguinte frmula: Vp (7) Onde Vp a tenso de pico da onda CA. Esta frmula para o caso de um diodo ideal, no caso de um diodo real utiliza-se a seguinte frmula: VCC = 2. Vp VD (8) Onde VD a queda de tenso do diodo (silcio = 0.7V e germnio = 0.3V ). A corrente contnua encontra-se com a seguinte frmula bsica: VCC ICC = (9) RL Onde RL representa a resistncia da carga associada ao reticador. Esta corrente representa tambm a corrente que passar por um diodo no ciclo positivo e por um segundo diodo no ciclo negativo, portanto cada diodo dever ser capaz de suportar metade da corrente: VCC = 2. ID max ICC 2 (10)

D. O reticador com capacitor de ltro Nos reticadores de meia onda e onda completa, a tenso contnua mdia na sada gerada por esses circuitos pulsante, o que limita suas aplicaes, pois a grande maioria dos equipamentos eletrnicos necessitam tenses contnuas puras. Devido a este agravante, os reticadores convencionais possuem uma aplicao limitada, tais como freio eletromagnticos em motores eltricos, carregadores de baterias, etc. Para aproximar o sinal de tenso reticada por um reticador a uma tenso contnua pura, necessitamos acrescentar um ltro ao circuito reticador. A forma mais simples de ltragem a que utiliza um capacitor em paralelo com a carga que se est alimentando, como mostra a gura 4.

C. Reticador de onda completa em ponte Uma implementao alternativa para o reticador de onda completa mostrado na gura 8. O circuito reticador em ponte opera do seguinte modo: durante os semiciclos positivos da tenso de entrada, VS positiva e a corrente conduzida pelo diodo D1 , resistor R e diodo D4 . Enquanto isso, os diodos D2 e D3 esto

Este reticador de meia onda ter sua tenso contnua de sa-da muito prxima de uma tenso contnua pura, devido colocao do capacitor em paralelo com a carga. Para a perfeita compreenso do processo de ltragem realizado pelo capacitor, analisaremos o circuito da gura 3. Durante o primeiro semiciclo, o terminal superior de entrada do circuito positivo, portanto o diodo D1 conduz, pois est polarizado diretamente, fazendo a corrente circular atravs da carga e tambm para o capacitor que armazenar a energia em suas placas. Aps o capacitor se carregar com a tenso de pico da fonte, o diodo para de conduzir. No ponto em que a tenso de entrada atinge seu valor mximo, o capacitor estar com a tenso de pico armazenada em suas placas. A partir desse ponto, ento, a carga comear a receber a energia armazenada no capacitor, pois o diodo est bloqueando a passagem de corrente. O capacitor permanecer em descarga no intervalo em que o diodo D1 estiver em bloqueio. importante observar que, com a colocao do capacitor, a carga recebe tenso durante todo o ciclo, aumentando o valor de tenso contnua mdia na carga.

Ondulao ou ripple a diferena entre a variao mxima e mnima de tenso de sada de um reticador com ltro. importante salientar que um dos fatores que dene a qualidade de um reticador o valor da tenso de ondulao em sua sada, ou seja, quanto menor esse valor, melhor a qualidade do reticador. Os fatores que inuenciam a ondulao so associados descarga do capacitor tais como: capacitncia do capacitor; corrente absorvida pela carga; tempo que o capacitor permanece descarregando. Para se calcular a tenso contnua mdia na sada dos reticadores com ltro utiliza-se a seguinte equao: VCC = Vp Vond 2 (16)

Onde Vp a tenso de pico da onda CA e Vond a tenso de ondulao ou ripple. E. Determinao do Capacitor de Filtragem A tenso contnua na sada de um reticador com ltro depende da tenso de ondulao na sada, e esta tem relao com o tipo de reticador, a capacitncia do capacitor e a corrente requerida pela carga. Esses fatores inuenciam na tenso de ondulao de sada, o que torna difcil a formulao de uma equao precisa, que determine o valor do capacitor a ser usado para uma tenso preestabelecida. Somente devido grande tolerncia dos capacitores eletrolticos que se pode formular uma equao simplicada para determinar de maneira muito prxima o valor do capacitor, sendo utilizada essa equao em ltros que proporcionem uma ondulao de at 20%. A equao mencionada : C = T. Imax Vond (17)

Onde C o valor do capacitor em Farads, T o perodo da onda, Imax a corrente mxima que a carga demandar e Vond a tenso de ondulao ou ripple.
Figura 2. Tenso de sada do ltro com capacitor.

F. Filtro CRC possvel reduzirmos ainda mais a ondulao na sada de um ltro, utilizando uma seo RC adicional para ele, como mostra a gura 7. Essa seo permite que quase todo o componente cc passe e que o componente ca atenue (reduza) consideravelmente. A operao do ltro pode ser analisada utilizando-se a sobreposio para os componentes cc e ca do sinal, com isso obtm-se: VCC Vond XC = = R1 .VCC R2 + R1 XC .Vond R2 1, 3 C

Este reticador com ltro que apresentamos, composto de um nico capacitor, no capaz de reduzir signicativamente a ondulao da tenso, a no ser que se empregue um capacitor de elevada capacitncia. Entretanto, este tipo de ltro frequentemente usado em aplicaes que no requerem elevada ltragem. Outra forma para se reduzir a ondulao na sada aplicar o capacitor como ltro em reticadores de onda completa. Assim, a frequncia da ondulao ser de 120Hz e no mais de 60Hz , como no caso dos reticadores de meia onda. Com isso, o capacitor carregado com uma frequncia duas vezes maior, enquanto que o tempo de descarga duas vezes menor. Como consequncia, a ondulao na sada ser menor, tornando a tenso contnua de sada mais prxima de uma tenso contnua pura.

Onde C dado em F e XC em k .

III. M ATERIAIS UTILIZADOS


Osciloscpio Minipa MO - 1262; Multmetro digital ICEL MD - 6601; Transformador; Diodo 1N 4007; Resistores; Capacitores; Protoboard; Cabo com plug de tomada macho de um lado e com garras jacar no lado oposto. IV. PARTE E XPERIMENTAL
Figura 4.

Reticador de meia onda com ltro capacitivo.

A. Primeiro passo Projetando um circuito reticador: a) Monte o circuito da gura 3 com R1 = 1k . b) Atravs do osciloscpio, analise o sinal em VO . Discuta o que ocorre com o sinal quando utiliza-se o capacitor de ltro. c) Obtenha os valores requisitados: VCC ICC C. Terceiro passo
Figura 3. Reticador de meia onda sem ltro capacitivo.

= =

V mA

b) Com o auxlio do osciloscpio, observe a tenso V s com o canal 1 na escala AC e a tenso de sada na carga (V o) com o canal 2 na escala DC. Voc dever estar observando uma reticao de meia onda. J anote na tabela I os valores de V sp e V op , que so, respectivamente, as tenses de pico observadas no canal 1 e 2. c) Agora experimente medir a tenso no diodo D1 com o canal 2 do osciloscpio. A tenso de pico no diodo corresponde a seu PIV, anote na tabela I. Compare o valor obtido com o resultado da frmula 1. d) Por m, obtenha o restante dos valores requeridos na tabela I. Lembrando que o multmetro fornece o valor mdio ou CC quando na escala CC.
Grandezas V sp V op VCC ICC V DP IV Valor Simulado Valor Exp.

Reticador de onda completa com ponto meio sem ltro capacitivo: a) Construa o circuito da gura 5. Adote R1 = 2, 2k .

Figura 5.

Reticador com tap sem ltro capacitivo.

Tabela I R ESULTADOS DO PRIMEIRO PASSO .

B. Segundo passo Reticador de meia onda com ltro capacitivo: a) Com o mesmo circuito anterior insira um capacitor em paralelo com a carga, como na gura 4. Para obter o valor do capacitor utilize a equao 17. O valor de Imax pode ser obtido dividindo V op pela carga, no caso, 1k . Estipule um valor qualquer de ripple que a ondulao da tenso CC que ser gerada (Vond ).

b) Usando o osciloscpio, observe a tenso V s com canal 1 na escala AC e a tenso de sada na carga (V o) com o canal 2 na escala DC. Voc dever estar observando uma reticao de onda completa. J anote na tabela II os valores de V sp e V op . c) Agora experimente medir a tenso no diodo D1 com o canal 2 do osciloscpio. A tenso de pico no diodo corresponde a seu PIV, anote na tabela II. Compare o valor obtido com o resultado da frmula 6. d) Obtenha o restante dos valores requisitados na tabela II.
Grandezas V sp V op VCC ICC V DP IV Valor Simulado Valor Exp.

Tabela II R ESULTADOS DO TERCEIRO PASSO .

D. Quarto passo Reticador de onda completa com ponto meio com ltro capacitivo: a) Coloque um capacitor em paralelo com a carga no circuito anterior, como na gura 4. Para obter o valor do capacitor utilize a equao 17. O valor de Imax pode ser obtido dividindo V op pela carga, no caso, 2, 2k . Repare que neste caso o perodo da onda cai pela metade. Estipule um valor qualquer de ripple. C = F

F. Sexto passo Reticador de onda completa em ponte sem ltro capacitivo: a) Construa o circuito da gura 8. Adote R1 = 1k .

Figura 8.

Reticador em ponte sem ltro capacitivo.

Figura 6.

Reticador com tap e ltro capacitivo.

b) Atravs do osciloscpio, analise o sinal em VO . Discuta o que ocorre com o sinal quando utiliza-se o capacitor de ltro. c) Obtenha os valores pedidos: VCC ICC E. Quinto passo Filtro CRC: a) Construa o circuito da gura 7. Perceba que s foi adcionado um arranjo RC entre o capacitor C 1 e o resistor de carga R1 do circuito anterior. Utilize os mesmo valores de C 1 e R1 da prtica anterior. = = V mA

b) Atravs do osciloscpio, observe a tenso V s com canal 1 na escala AC e a tenso de sada na carga (V o) com o canal 2 na escala DC. Voc dever estar observando uma reticao de onda completa. J anote na tabela II os valores de V sp e V op . c) Agora experimente medir a tenso no diodo D1 com o canal 2 do osciloscpio. A tenso de pico no diodo corresponde a seu PIV, anote na tabela III. Compare o valor obtido com o resultado da frmula 11. d) Obtenha o restante dos valores requisitados na tabela III.
Grandezas V sp V op VCC ICC V DP IV Valor Simulado Valor Exp.

Tabela III R ESULTADOS DO QUINTO PASSO .

G. Stimo passo Reticador de onda completa em ponte com ltro capacitivo: a) Construa o circuito da gura 9. Somente foi adicionado o capacitor de ltro em paralelo a carga. A obteno do valor de sua capacitncia se procede da mesma forma que nos casos anteriores. b) Atravs do osciloscpio, analise o sinal em VO . Discuta o que ocorre com o sinal quando utiliza-se o capacitor de ltro. c) Obtenha os valores requeridos: VCC ICC = = V mA

Figura 7.

Filtro CRC.

b) Atribua a R2 o valor de 220 e ache o valor de C 2 com base nas equaes apresentadas na introduo. c) Analise o sinal de sada VO com o osciloscpio e faa uma comparao do ltro anterior com o ltro CRC. Levante possveis vantagens e desvantagens.

Figura 9.

Reticador em ponte com ltro capacitivo.

H. Oitavo passo Comparaes e anlises: a) Faa uma concluso comparativa entre os trs tipos de reticadores, ressaltando suas vantagens. b) Faa uma anlise geral dos circuitos e verique se o diodo utilizado apresenta um PIV adequado para cada aplicao. c) Com base nos valores de corrente obtidos em cada congurao, discuta se eles foram adequados tendo como base o valor de corrente mxima do diodo 1N 4007. d) Discuta quais seriam as limitaes do uso de um outro diodo como o popular 1N 4148. R EFERNCIAS
[1] SEDRA, Adel S.; SMITH, Kenneth C. Microeletrnica, 5a edio. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. [2] MARQUES, Angelo Eduardo B.; CHOUERI JNIOR, Salomo; CRUZ, Eduardo Cesar Alves. Dispositivos semicondutores: diodos e transistores, 11a edio. So Paulo: rica, 2007. [3] BOYLESTAD, Robert; NASHELSKY, Louis. Dispositivos Eletrnicos e Teoria de Circuitos, 6a edio. Rio de Janeiro: LTC, 1998. [4] Instituto Monitor. Eletrnica Aplicada, 8a edio. So Paulo, Dezembro de 2006.

You might also like