You are on page 1of 2

Artigo de Opinio comum encontrar circulando no rdio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polmicos que exigem

m uma posio por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso, o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questo atravs do artigo de opinio. importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento podero surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais atravs da escrita. Nos gneros argumentativos, o autor geralmente tem a inteno de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opinies. O artigo de opinio fundamentado em impresses pessoais do autor do texto e, por isso, so fceis de contestar. Para produzir um bom artigo de opinio aconselhvel seguir algumas orientaes. Observe: a) Aps a leitura de vrios pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser teis para fundamentar o ponto de vista que voc ir desenvolver. b) Ao compor seu texto, leve em considerao o interlocutor: quem ir ler a sua produo. A linguagem deve ser adequada ao gnero e ao perfil do pblico leitor.

c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os. d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender. e) Pense na melhor forma possvel de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faa uma citao de algum escritor ou algum importante na rea relativa ao tema debatido. f) Crie um ttulo que desperte o interesse e a curiosidade do leitor. g) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto). h) Aps o trmino do texto, releia e observe se nele voc se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia est fundamentada em argumentos fortes e se esto bem desenvolvidos; se a linguagem est adequada ao gnero; se o texto apresenta ttulo e se convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo persuasivo. Reescreva-o, se necessrio.

Artigo de Opinio / 8 ano


Produo Artigo de Opinio (ensaio) A reduo da maioridade penal de 18 para 16 anos ou menos uma questo polmica que vem sendo discutida h anos. Veja a seguir duas opinies a respeito, uma contra a reduo e outra a favor.

Texto 1 Reduo da idade penal - Sou contra A reduo da idade penal de 18 para 16 ou 14 anos um grande retrocesso. Simplesmente vai jogar um grande grupo de adolescentes no sistema carcerrio. E j se sabe que a recluso por si s no tem contribudo para combater a violncia. A raiz da violncia no a falta de represso, mas de insero e perspectiva social e um mnimo de dignidade. isto que o ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente) defende.
CLINTON GUIMARES DOS SANTOS In: Tecendo a rede, abr. 2000. Disponivel em: http://www.projetoquixote. epm.br/boletim/eca/03.htm. Acesso em: 18 jul. 2003. Texto 2

E Voc? Pensa tambm que o adolescente menor de 18 anos deve ser punido como adulto pelos crimes que comete, ou acredita que isso seria um retrocesso? Redija um texto argumentativo - ARTIGO DE OPINIO - posicionandose contra ou a favor dessa polmica, justificando sua tomada de posio por meio de argumentos que sustentem a opinio manifestada.

O menor delinquente No se justifica que o menor de 18 anos e maior de 14 anos possa cometer os delitos mais hediondos e graves, nada lhe acontecendo seno a simples sujeio s normas da legislao especial. Vale dizer: punio zero. Os crimes mais graves tm sido cometido por menores, que ainda acobertam os brbaros criminosos maiores, que veem neles seu melhor instrumento para o crime. O menor de 18 pode votar, ou seja, influir nos destinos do Pas; pode dirigir e, por infortnio, matar, mas ficar impune.
LEON FREIDA SZKLAROWSKY. Disponvel em: http://www.ccj.ufsc,br/ejusca/doutrina/ O_menor_delinquente.html. Acesso em: 18 jul.2003.

Se necessrio, pesquise antes sobre o assunto. Empregue a variedade padro da lngua, e uma linguagem clara e objetiva. O texto ser mais persuasivo medida que for capaz de convencer um maior nmero de leitores. Lembre-se, a coerncia fundamental no artigo de opinio, o articulista precisa manter sua opinio e uma clara linha de raciocnio do incio ao fim do texto, sem desviar do foco sobre o qual estiver manifestando seu ponto de vista. Artigos de opinio no precisam, necessariamente, apresentar propostas de soluo para a polmica abordada. No entanto, essa uma caracterstica que tem se mostrado cada vez mais presente na elaborao de textos desse gnero.

You might also like