You are on page 1of 6

Manual de tica MANUAL DE TICA DA IGREJA CRIST NOVA VIDA Fonte www.icnv.com.

br

A Aliana das Igrejas Crists Nova Vida um compromisso informal, tico e espiritual de Bispos e Pastores oriundos de diversas igrejas independentes e cujo objetivo a uniformizao do entendimento doutrinrio bblico atravs de discusses, estudos bblicos e o ientao espiritual mtua, para que, assim, cada um possa desempenhar melhor a liderana do presbiteriado em suas igrejas, com vistas consecuo da viso espiritual deixada p or Nosso Senhor Jesus Cristo, qual seja a de levar a Palavra e formar discpulos e m todo mundo.

RESPONSABILIDADES DOS BISPOS E PASTORES DA IGREJA CRIST NOVA VIDA Aos membros da Aliana de Nova Vida (bispos e pastores) caber a responsabilidade de manterem, em sua vida particular e pblica, conduta exemplar, honrada e de boa re putao, cumprindo seus compromissos familiares, eclesisticos e civis, tendo como fon te para tais procedimentos a Bblia Sagrada, as normas jurdicas vigentes e a tica ra zovel. Aos membros da Aliana de Nova Vida caber o uso, em suas igrejas, do Estatuto padro.

Aos membros da Aliana de Nova Vida ser obrigatria a freqncia regular s reunies do pr itrio. Qualquer exceo ter que contar com a permisso dos bispos. Aos Aos bispos caber orientar e disciplinar os membros do Presbitrio Nacional nas questes da vida particular que afetem o ministrio e nas questes eclesisticas em ger al, de acordo com os trs princpios bsicos que regem a Aliana - Doutrina, tica e Envol vimento Financeiro - desdobrados neste manual. Aos bispos e pastores da Aliana de Nova Vida caber a observncia dos parmetros contid os neste manual, sem exceo, em prol da sade deste corpo ministerial atravs da boa co nvivncia crist. Os bispos devero disciplinar o pastor que tiver quebrado as normas deste manual c orrigindo-o e instruindo-o, com o propsito de recuper-lo para o exerccio saudvel de suas funes pastorais. O faltoso ser excludo apenas em caso de recusar-se a acatar as orientaes dos bispos. Em caso de denncia ou suspeita de conduta faltosa, acusado e acusador devero apres entar provas e serem acareados na presena dos bispos. No sero aceitas denncias annima s como prova.

DOUTRINA 1. QUESTES DOUTRINRIAS

Esta parte est contida na Declarao de F da ICNV. 2.QUESTES POLMICAS Em caso de dvida, sugere-se que, questes polmicas como aborto, desquite, divrcio, eu tansia, homossexualismo, inseminao artificial, beb de proveta, clonagem, ligaduras, vasectomia, anticoncepcionais, jogos, sorteios, etc devero ser levadas ao bispo d a sua regio para a necessria orientao. Estas questes devero ser tratadas pelo Conselho de Bispos para que tenhamos uma linha padro de resposta. TICA 1. QUESTES DE SEGURIDADE Todos os membros da Aliana de Nova Vida esto obrigados a participar do sistema de aposentadoria do INSS (carn ou desconto direto no provento). O complemento previdencirio particular aconselhvel, mas no obrigatrio, visando ao be m estar futuro de sua famlia. Todos os membros da Aliana de Nova Vida esto obrigados a prover para seus dependen tes um PLANO DE SADE de empresa particular que d cobertura em internaes e cirurgias. opcional, mas recomendvel, que o templo, anexos e bens de cada igreja estejam cob ertos por seguros contra roubo, incndio e desabamento. 2. QUALIFICAES NECESSRIAS PARA ESTAR CONSTITUDA UMA IGREJA Ter consentimento dos bispos antes de qualquer providncia. A igreja me dever possuir sede prpria. A igreja me dever ter condies financeiras para sustentar as despesas da igreja filha , at que esta possa caminhar sozinha (tempo indeterminado). At que isto acontea, a igreja filha continuar sendo congregao sob total responsabilidade da igreja me. Em caso de abertura de uma congregao, igreja filiada ou, ainda, em caso de mudana d e endereo de uma igreja j existente, dever haver o cuidado de observar se h uma distn cia generosa, dependendo da localidade, de outra ICNV. Neste caso ser necessrio ob ter a concordncia do pastor daquela ICNV vizinha ou prxima. Recomenda-se evitar a abertura de um ICNV em local muito prximo a qualquer outra igreja evanglica, devendo-se observar, no entanto, as condies do bairro no tocante densidade populacional. Caso seja necessrio, o pastor deve pedir auxlio ou informaes aos colegas de presbitri o sobre compra, locao e construo de imveis. 3. RELAO DO PASTOR COM OS MEMBROS DE SUA IGREJA

Os pastores devero relacionar-se com os membros de sua igreja apenas em mbito past oral, sempre de modo cordial e amistoso, no se envolvendo, com eles, em atividade s comerciais. Os pastores devero proibir que se desenvolva na igreja quaisquer sistemas de vend as piramidais,marketing de rede ou qualquer outro tipo de comrcio, excetuando-se fitas e CDs de pregaes, Bblias, livros cristos ou outros materiais que tenham como p ropsito a edificao dos membros. Os pastores no devero tomar emprstimos de membros, quer seja em dinheiro, bens de a lto valor pecunirio ou estimativo. Os pastores no podero dar aval ou ser fiadores em qualquer negcio fora dos interess es diretos da ICNV. O pastor no poder alugar, sublocar, arrendar ou permitir que membros de sua igreja usem as dependncias da mesma para exercerem trabalhos profissionais, quer seja p ara comrcio ou indstria. Os assuntos sigilosos que qualquer pessoa exponha ao pastor devero ser considerad os inviolveis por ele. Logo, tais assuntos no devem ser comentados com membros ou usados como ilustrao em mensagens. aconselhvel que o pastor no aceite convite para ser padrinho de casamento, para qu e ningum se sinta discriminado em face da grande quantidade de pedidos. Os pastores podero desenvolver amizades pessoais com os membros da igreja desde q ue isto no interfira no bom exerccio de suas funes pastorais. 4. RELAO DO PASTOR COM OS MEMBROS DE OUTRA ICNV Ao receber transferncia de membros de outra igreja, consultar seu antigo pastor s empre que possvel. Acatar eventuais atos disciplinares que o pastor anterior tenha imposto. Consultar o pastor anterior a respeito do aproveitamento do novo membro na obra de Deus. No dar cargos a membros de outra igreja sem que antes se tenha efetuado a devida transferncia. 5. RELAO DO PASTOR COM O DICONO O dicono chamado a servir ao pastor que o ordenou.

Na sada permanente do pastor regente, o dicono dever entregar a sua pasta ao pastor substituto para que este decida sobre a sua permanncia ou no no diaconato. 6. RELAO DO PASTOR COM SEUS COLEGAS DE PRESBITRIO No expor problemas ou erros de outros pastores e nem critic-los publicamente. Tratar de assuntos e compromissos, pastorais e entre igrejas, diretamente com o pastor, evitando intermedirios. O pastor no deve interferir no ministrio ou no corpo ministerial de outra ICNV. Procurar atender pessoalmente a pastores convidados, evitando deix-los entregues ateno de funcionrios, membros ou diconos. Consultar o pastor convidado a respeito da necessidade de suprir eventuais despe sas com sua visita igreja. 7. RELAO DO PASTOR E DA IGREJA LOCAL COM A SOCIEDADE Respeitar as normas municipais ou quaisquer outras no tocante aos nveis de volume dos equipamentos de som da igreja. Almejar sempre uma relao cordial com a vizinhana, procurando evitar que a igreja ca use transtornos com relao a som, trnsito etc.

No expressar de plpito, nem permitir que algum o faa, opinies favorveis ou desfavorv a quaisquer personalidades polticas, militares, eclesisticas, artsticas, desportiv as etc. 8. RELAES COM OUTROS MINISTRIOS E ENTIDADES RELIGIOSAS No convidar para ministrar ao povo, pastores ou quaisquer ministros, que no pertena m ICNV, sem consultar previamente os bispos - de preferncia publicamente em presb itrio. No participar de eventos pblicos que envolvam outras denominaes ou seus ministros se m a consulta prvia aos bispos. 9. RELAES COM OUTRAS ENTIDADES DE CUNHO SECULAR Os membros da Aliana de Nova Vida no se filiaro a entidades secretas e nem particip aro de suas reunies.

No ser permitida a filiao do pastor ou da igreja em qualquer associao, instituio ou miao sem antes obterem consentimento dos bispos.

10. RELAES COM OS MEIOS DE COMUNICAO No dar entrevistas nem participar de debates sem a permisso prvia dos bispos. Consultar os bispos a respeito do estilo dos programas de rdio ou televiso antes d e realiz-los, consultando-os, tambm, a respeito da utilizao de pginas na Internet. Submeter livros e CDs, antes de serem publicados, para apreciao dos bispos. 11. RELAES POLTICAS OU COM POLTICOS A igreja local e seus pastores no indicaro candidatos, no pediro votos, no vincularo ua imagem a qualquer candidato ou partido e no convidaro ao plpito qualquer indivduo que esteja assim envolvido. Os pastores devero manter postura sigilosa a respeito de suas preferncias polticas, a fim de no influenciar membros e evitar discrdias de natureza poltica na igreja. 12. INDICAO DE CANDIDATOS AO MINISTRIO PASTORAL As cerimnias de ordenao pastoral sero realizadas, sempre, pelos bispos e na Catedral . O pastor regente dever seguir o Manual de Ordenao, preenchendo todos os formulrios e cumprindo todas as exigncias. Ser exigida, ainda, do candidato, uma pesquisa de idoneidade (SPC, SERASA, Bons A ntecedentes etc) e uma avaliao psicolgica deste e de sua esposa. ENVOLVIMENTO FINANCEIRO 1. Cada Igreja Crist Nova Vida dever entregar o dzimo de todas as suas entradas fin anceiras ao Colgio de Bispos da Aliana de Nova Vida. 2. A utilizao dos recursos oriundos dos dzimos e ofertas, entregues Aliana de Nova V ida, ser decidida pelo bispo primaz. Na sua ausncia ou impossibilidade, os demais bispos, reunidos em conselho, decidiro sobre esta matria. Os recursos sero sempre u tilizados em prol dos objetivos da Aliana de Nova Vida. 3. A Aliana de Nova Vida no se responsabilizar por cobrir dvidas e eventuais prejuzos materiais dos pastores afiliados; devendo cada pastor ou igreja cuidar individu almente de seus assuntos financeiros.

www.icnvcg.com.br

You might also like