You are on page 1of 16

FAHESA Faculdade de Cincias Humanas, Econmicas e da Sade de Araguana ITPAC Instituto Tocantinense Presidente Antnio Carlos Ltda.

a. CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

CNCER DE ESTMAGO ESTUDO DE CASO

Raab Moreira de Arajo

Araguaina/TO Out./2013

Raab Moreira de Arajo

CNCER DE ESTMAGO ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado como requisito parcial para a obteno de nota na disciplina de Assistncia de enfermagem em Oncologia.

Araguaina/TO Out./2013

CNCER DE ESTMAGO 1. CONTEXTUALIZAO O cncer de estmago de estmago a segunda causa de morte por cncer no mundo, e quase dois teros dos casos ocorrem em pases em desenvolvimento. A maioria dos casos de CA de estmago se iniciam a partir da infeco por HelicobacterPylori (H. Pylori). A mortalidade por cncer de estmago exibe uma definida graduao socioeconmica, sendo as taxas nos grupos sociais mais baixas aproximadamente o dobro da verificada nos estratos socioeconmicos superiores. O adenocarcinoma o tipo mais comum de neoplasia maligna no estmago, corresponde a 94,5% de todos os casos. A doena freqente no Brasil e apresenta variaes regionais, sendo mais comum em estados do sul e sudeste e menos comum em estados do norte como o Par e o Amazonas. Em 1980 o cncer de estmago era a neoplasia mais comum no mundo, cerca de 896.000 pacientes desenvolveram a doena a cada ano, mas nas ltimas dcadas tem se observado um declnio acentuado nas taxas de incidncia e mortalidade pela neoplasia. Apesar de o cncer de estmago ter diminudo sua incidncia em homens, o sexo masculino ainda representa a maioria dos casos.

2. FATORES DE RISCO PARA O CNCER DE ESTMAGO 2.1 Infeco pelo H. pylori Como j foi dito anteriormente a infeco pelo H. pylori tem surgido como a principal causa relacionada com o surgimento do cncer de estmago devido sua ao lesiva sobre a mucosa gstrica causando alteraes que posteriormente pode vir a evoluir para o surgimento da neoplasia. 2.2 Alimentos defumados e riscos em sal Apesar de o cncer de estmago ser atualmente a segunda maior causa de morte por cncer no mundo, h algumas dcadas sua incidncia era muito maior o que pode ser relacionado com o fato de algumas dcadas atrs ser comum o uso do sal para a conservao de alimentos. Estudos revelam que o sal alm de lesar a mucosa gstrica facilitando a ao de genotxicos, facilita a carcinognese no estmago, aumenta a absoro de hidrocarbonetospolicclicos aromticas que so substncias carcinognicas.

2.3 Carncia de vitamina C A vitamina C um importante protetor contra o desenvolvimento do cncer de estmago, visto que estas agem inibindo a formao dos N-compostos (Nnitrosamidas e N-nitrosamidas), substncias formadas com a interao entre um grupo de nitrognio secundrio. Essas substncias foram consideradas de risco para o surgimento do cncer por estar presente na alimentao da maioria da populao na qual se realizou um estudo dirigido. A exposio aos NOC causada pela dieta ou pela sntese endgena se mostrou importante para a sntese do cncer de estmago. 2.4 Tabagismo e Etilismo O uso do fumo e do lcool est relacionado ao surgimento da maioria dos cnceres. Os indivduos que fazem uso de cigarro e de lcool conjuntamente tem um risco ainda maior de desenvolver diversos tipos de cnceres entre eles o cncer de estmago. O cncer de estmago se desenvolve a partir de uma alterao inicial na mucosa gstrica a qual pode ser desencadeada por diversos fatores, partir dessa alterao e a interferncia de diversos outros fatores evolui e desenvolve o cncer de estmago. Estudos da mucosa gstrica em populaes de alto risco tm revelado uma srie de leses que sequencialmente evoluram da condio normal para gastrite crnica no atrfica (GCNA), que evoluram para gastrite atrfica (GA) e metaplasia intestinal (MI) e, finalmente para displasia.

3. SINAIS E SINTOMAS DO CNCER DE ESTMAGO O sintomas relacionados ao cncer gstrico, principalmente em sua fase inicial, so frustos e habitualmente se confundem com os de outras doenas ppticas . Raramente ocorre a descoberta do cncer ainda na forma assintomtica, isso ocorre devido a falta de programas de esclarecimento populacional e da classe mdica e, muitas vezes da dificuldade de acesso ao exame endoscpico do trato digestivo alto. importante a deteco do cncer em estgio inicial pois isto proporciona um melhor prognstico pro paciente e maior possibilidade de cura. A sintomatologia inicia-se por dor epigstrica, sintoma este que pode prevalecer por um perodo de em mdia 12 meses. Com a evoluo da doena e a ausncia de tratamento podem surgir sintomas como a sensao de plenitude gstrica. Este sintoma pode surgir ainda na fase inicial da doena, no perodo onde ainda classificada como Cncer Gstrico Precoce (CGP). Na fase mais avanada da doena surgem sintomas que devido a gravidade obrigam o paciente a procurar ajuda mdica. A epigastralgia se

intensifica, a sensao de plenitude gstrica torna o paciente anorexo levando ao emagrecimento, surgem episdios de emese freqentes devido a nusea intensa. O achado de hepatomegalia, ascite, aumento do linfonodo de Virchow (em localizao supraclavicuar esquerda, tambm conhecido como sinal de Troisier), ndulos umbilicais (sinal de Sister Mary Joseph), aumento do linfonodo axilar esquerdo (sinal de Irish) e nodulaes do fundo de as de Douglas ao toque retal (sinal das prateleiras de Blumer) so indicativos da doena avanada.

4. DIAGNSTICO DO Ca GSTRICO O exame endoscpico o mtodo de escolha no diagnstico do cncer do estmago do cncer do estmago. Permite alm da descrio macroscpica da leso , que muitas vezes caracterstica, a realizao de bipsia para a confirmao. A preciso diagnstica superior a 90%, principalmente se pelo menos 4 fragmentos de bipsia so retirados da leso. Em certos casos, o emprego da macroscopia pode aumentar o ndice de diagnstico dos tumores, sobretudo aqueles localizados no tero superior do estmago. O desenvolvimento do mtodo endoscpico de exame do tubo digestivo superior permite despistar com facilidade o cncer gstrico em sua fase precoce, diante da ocorrncia de modesta sintomatologia dispptica prpria desta fase da doena, este mtodo tem permitido a identificao de tumores menores que 1 cm ou menos que 0,5cm.

5. CLASSIFICAO DO Ca DE ESTMAGO Existem diversas classificaes relacionadas a histologia do cncer de estmago. Sero analisadas duas classificaes consideradas as mais importantes para a avaliao histolgica do tumor maligno gstrico: a classificao de Lauren, a classificao, a classificao de Nakamura e Iryia. Esta ltima a atualmente aceita pela Sociedade Brasileira de Patologia e empregada pela Associao Brasileira de Cncer Gstrico. 5.1 Lauren A maioria dos cnceres gstricos so adenocarcinomas e apresentam dois tipos histolgicos bsicos: o tipo intestinal e o tipo difuso, segundo a classificao de Lauren. O cncer de estmago de tipo intestinal revela a presena de metaplasia substituindo o epitlio gstrico por elementos histolgicos que reproduzem o

epitlio duodenal. O tipo intestinal se caracteriza pela presena de clulas neoplsicas coesas formando estruturas tubulares e uma massa discreta, ao passo que no tipo difuso as clulas cancerosas infiltram-se difusamente na parede do estmago. Enquanto o tipo intestinal apresenta uma estrutura globular definida, s vezes com papila ou componentes slidos, o tipo difuso composto por clulas separadas ou pequenos agrupamentos de clulas com secreo mucinosa distribuda por todo o citoplasma das clulas, ou, se extracelular, dispersa no estroma. Os estgios pr-cancerosos do tipo intestinal so prolongados e bem definidos e resultam na transformao de uma mucosa gstrica normal em mucosa de tipo intestinal. As mudanas morfolgicas observadas so classificadas basicamente em trs categorias: inflamao, atrofia e perda de diferenciao celular. Os estgios pr-cancerosos do tipo difuso j no so to longos e to bem definidos quanto o tipo intestinal. Do ponto de vista histopatolgico, a classificao de Lauren para o cncer de estmago em tipo intestinal e difuso tem recebido especial ateno por parte dos investigadores em funo de sua relativa simplicidade e aplicabilidade. A importncia do tipo histopatolgico na anlise epidemiolgica do cncer gstrico resulta do fato de que o tipo intestinal mais freqente em reas onde o risco de desenvolver a doena mais elevado, enquanto o tipo difuso tem freqncia similar em reas de alto e baixo risco. Do ponto de vista da distribuio por gnero e idade, o tipo intestinal mais freqente em homens, sobretudo em faixas etrias mais avanadas; por outro lado, o tipo difuso apresenta a razo de casos entre homens e mulheres prxima unidade. Em funo destas diferenas sugerem que os tumores gstricos do tipo intestinal e do tipo difuso so, na realidade, doenas distintas, com caractersticas prprias e fatores de risco especficos. 5.2 Nakamura e Iriya A classificao aceita pela Sociedade Brasileira de Patologia e Empregada pela Associao Brasileira de Cncer Gstrico (ABCG) baseada nas publicaes de Nakamura e Iriya a qual baseia-se na histognese do cncer: -Adenocarcinoma do tipo intestinal de Irya: origina-se em rea de mucosa intestinalizada, sendo habitualmente bem definidos. So compostos por ploriferao de glndulas tubulares simples ou ramificadas, com lmen bem definido, s vezes com projees papilares, assumindo padres papilferos, tubulopapilferos ou tubulares. As clulas colunares apresentam borda em escova, ncleo ovalado ou redondo e diferentes graus de atipia. O estroma rico em capilares sanguneos, o que propicia as metstases hematognicas. Quando a neoplasia tem tbulos de lmen estreito, com clulas menos diferenciadas , classificada como moderadamente diferenciadas. -Adenocarcinoma do Tipo Gstrico de Iryia: tem origem em rea de mucosa gstrica prpria.

-Adenocarcinoma Tubular: apresenta tbulos ou papilas formadas por clulas colunares, sem bordas em escova e semelhante clula faveolar gstrica. So mais freqentes na crdia e no corpo alto. -Adenocarcinoma Microtubular: nesta classificao observa-se ploriferao de tbulos pequenos revestidas por clulas cbicas com pouco citoplasma e ncleo relativamente grande, redondo e hipercromtico. -Adenocarcinoma Mucinoso: possui mucocelular (com clulas em anel de sinete) a forma mais comum entre os gstricos . A clula em anel de sinete apresentase de diversas formas , desde a forma mais clssica at uma forma plasmocitide. -Adenocarcinoma Mucinoso Mucocelular: uma variante da mucocelular em que o muco predominantemente extracelular, localizado em lacunas do intestcio. -Adenocarcinoma pouco diferenciado: formado por cordes de clulas esboando padro tubular ou formando pequenos grupamentos.

6. ESTADIAMENTO O estadiamento do cncer gstrico mais aceito o da AJCC (American Joint Committee on Cancer), e a classificao TNM mais utilizada a da UICC (Unio Internacional Contra o Cncer), traduzida pelo INCA/Ministrio da Sade (14,15). Ressalta-se que h discusso sobre a utilizao desta classificao para a definio de tratamento e o estabelecimento do prognstico dos casos, uma vez que as recomendaes teraputicas encontradas nos estudos baseiam-se em diversas verses dela, com variaes significativas, como ocorreu entre a 6 edio, de 2002, e a 7 edio, de 2010 e que se resume a seguir:

RESUMO DA CLASSIFICAO CLNICA TNM (14) Tx O tumor no pode ser avaliado. Sem evidncia de tumor primrio Tumor in situ/displasia de alto grau: tumor intraepitelial sem invaso da lmina prpria O tumor invade a lmina prpria ou muscular da NX Os linfonodos regionais no podem ser avaliados. Sem invaso linftica regional. 1 a 2 linfonodos regionais acometidos.

T0 Tis

N0 N1

T1

N2

3 a 6 linfonodos regionais acometidos.

mucosa (T1a) ou submucosa (T1b). T2 O tumor invade a muscular prpria. O tumor invade a subserosa. O tumor perfura a serosa (T4a) ou invade estruturas adjacentes (T4b). N3 7 ou mais linfonodos regioanais acometidos. 7 a 15 linfonodos regionais acometidos.

T3 T4

N3a N3b

16 ou mais linfonodos regionais acometidos.

M0 Sem metstase distncia M1 Metstase distncia GRUPAMENTO POR ESTDIOS CLNICOS (EC) (14) EC 0 EC IA EC IB EC IIA Tis T1 T2 T1 T3 T2 T1 EC IIB T4a T3 T2 T1 EC IIIA T4a T3 T2 EC IIIB T4b T4a T3 EC IIIC EC IV T4a T4b Qualquer T N0 N0 N0 N2 N0 N1 N2 N0 N1 N2 N3 N1 N2 N3 N0, N1 N2 N3 N3 N2, N3 Qualquer N M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M0 M1

7. TRATAMENTO DO CNCER DE ESTOMAGO 7.1 CIRURGIA O nico tratamento curativo do cncer gstrico a cirurgia. Tumores extremamente precoces podem ser removidos por endoscopia. Os demais pacientes so candidatos a uma gastrectomia (cirurgia retirada do tumor do estmago), que pode ser total, em que todo o estmago removido, ou subtotal, em que uma parte do rgo preservada. O paciente pode manter uma vida praticamente normal a despeito da falta do estmago, com algumas adaptaes. Cuidados com a alimentao so necessrios, mas a rigor a principal modificao ser a necessidade de se fazer refeies em maior nmero, porm em menores quantidades. O primeiro local para o qual o tumor do estmago se dissemina so os linfonodos. Estes se encontram em toda a extenso do rgo e ao longo dos vasos que o nutrem de sangue. Como parte do tratamento cirrgico, obrigatrio, que todos esses linfonodos sejam retirados, diferente de uma cirurgia para lcera ou outra doena bengna. O procedimento para essa remoo a linfadenectomia D2, que acompanha a gastrectomia. Se no retirados, os linfonodos, ou gnglios, como chamados popularmente, so um importante local de retorno da doena. Casos em que este procedimento no deve ser realizado so exceo. Para determinar quais so estes pacientes necessria a avaliao multidisciplinar por especialista em cncer desde o primeiro momento do tratamento. Os exames mencionados anteriormente so de suma importncia e devem ser realizados previamente cirurgia. Muitas vezes a quimioterapia deve ser administrada previamente cirurgia. A literatura mdica mostra que mais de 90% dos pacientes completam o tratamento quimioterpico proposto antes da cirurgia, enquanto que apenas cerca de 50% o fazem aps a resseco, dado que aps uma gastrectomia, o paciente se encontra em recuperao, ainda em fase de adaptao para as modificaes da dieta que se estabeleceram. Quando o tratamento cirrgico adequado e o correto esquema de quimioterapia e/ou radioterapia aplicado, entre 60% e 70% dos pacientes com doena localizada ou regional tratados ir se curar.

7.2 Quimioterapia A quimioterapia uma modalidade de tratamento que utiliza medicamentos especficos para a destruio das clulas cancerosas. Como atuam em diversas etapas do metabolismo celular, as medicaes alcanam as clulas malignas em qualquer parte do organismo com o objetivo de diminuir ou cessar a atividade do tumor. A aplicao da quimioterapia definida pelo mdico oncologista e pode ser realizada durante a internao ou em ambulatrio. O tratamento quimioterpico pode contar com um nico medicamento ou com a combinao de vrios deles

(mistura de drogas e doses), por via intravenosa (na veia ou por catteres) ou via oral (comprimidos ou cpsulas). O tratamento pode ser indicado como terapia exclusiva, adjuvante ou neoadjuvante. A terapia exclusiva quando o principal tratamento adotado para combater o cncer o de quimioterapia. Adjuvante, geralmente o tratamento complementar aplicado aps o tratamento primrio, como a cirurgia, por exemplo. E neo-adjuvante o que precede a cirurgia, utilizado para diminuir o tumor e a agressividade do procedimento. Em todos os casos, o tratamento acompanhado pelo mdico oncologista que avalia a eficcia da teraputica adotada e decide, a partir dos resultados e das reaes orgnicas apresentadas em cada paciente, a necessidade de adotar algum ajuste em relao ao tratamento. Alm da quimioterapia, existem outros medicamentos utilizados, como antagonistas hormonais, anticorpos monoclonais e algumas modalidades da chamada terapia alvo-dirigida. 7.3 Radioterapia A Radioterapia compe ao lado da cirurgia e quimioterapia o trip do tratamento oncolgico. uma modalidade clnica que utiliza radiaes ionizantes para combater o cncer. As doses de radiao e o tempo de aplicao so calculados de acordo com o tipo e tamanho do tumor. Isso feito de modo que a incidncia de radiao seja eficiente para destruir as clulas doentes e preserve as sadias. De acordo com dados da Organizao Mundial de Sade (OMS), aproximadamente 70% dos pacientes com diagnstico de cncer sero submetidos radioterapia em alguma fase de seu tratamento. O servio de Radioterapia do A.C.Camargo Cancer Center - detentor do nvel mximo de Acreditao pela Agncia Internacional de Energia Atmica (AIEA), rgo das Naes Unidas (ONU) - atua de forma interdisciplinar e integrada com todos os outros servios do Hospital. Composta por mdicos radioncologistas, fsicos, dosimetristas e tcnicos, conta ainda com o apoio de outras equipes como a enfermagem e a nutrio, por exemplo. disposio dos pacientes est um completo parque tecnolgico que inclui aceleradores lineares de ltima gerao e modernas tcnicas de tratamento como a Radioterapia Conformada ou Tridimensional (RT3D), Radioterapia Convencional (RT2D), Radioterapia com Modulao da Intensidade do Feixe (IMRT), Radioterapia Intraoperatria, Radiocirurgia ou Radioterapia Estereotxica Fracionada (REF), Radiocirurgia (RCIR), Braquiterapia e Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT).

8. CASO CLNICO 8.1 Histrico do Paciente 8.1.1 Identificao do paciente F.R.L 69 anos, sexo masculino, casado, aposentado, 3 filhos, natural de Araguana-TO, reside em Araguana-TO na zona urbana, em casa de alvenaria

com telhas de barro, com saneamento bsico e gua encanada, com a esposa e uma filha, ensino fundamental incompleto, catlico, pais falecidos me por doenas cardacas e pai acidente automobilstico, gosta de estar com a famlia e conversar com amigos.

8.1.2 Histria Pregressa Paciente nega HAS, DM, casos pregressos de Ca na famlia, foi fumante durante 15 anos e deixou fumo desde 1997, relata ingerir bebida alcolica esporadicamente, relata alimentar-se com alimentao variada incluindo frutas, verduras, legumes mas tambm ingere frituras, relata no ter o hbito de ir ao mdico periodicamente, e nem fazer consultas odontolgicas. 8.1.2 Histria da doena Atual Paciente procurou atendimento mdico queixando-se de epigastralgia, vmito e nuseas intensa a mais ou menos 30 dias, foi atendido inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e encaminhado ao Hospital Regional Pblico de Araguana. Relata no ter conhecimento sobre a doena. 8.2 Evoluo de enfermagem 22. 10. 13 s 08:00, paciente em 7 DIH, em tratamento de adenocarcinoma gstrico, encontra-se lcido, orientado em tempo e espao, deambulante, comunicativo, hipoidratado, hipocorado. Ao exame encontra-se normotenso, eupneico, afebril, (PA:120/80mmhg, P:98bpm, R: 18rpm, T:35.8graus), crnio simtrico,couro cabeludo ntegro sem sujidade, olhos simtricos, pupilas fotorreagentes, pavilho auricular sem alteraes esse, sujidades, cavidade oral com lbios e mucosa ntegra e hidratadas, lngua saburrosa, arcada dentria incompleta e com cries; regio cervical sem ndulos palpveis, pescoo com rotao normal; trax simtrico AP: MV(+) e difusos sem RA, AC: B 2T NF com ritmo sinusal, abdome plano e flcido, com RHA (+), indolor palpao, genitlia ntegra, sem edema, com AVP em MSE salinizado, diurese (+) evacuaes ausentes em tempo. 8.3 Medicamentos prescritos ao paciente 8.3.1 Soluo Fisiolgica 0,9% Indicaes: soluo de cloreto de sdio 0,9% indicado para restabelecer fluido celular e eletrlitos. utilizado para repor gua e eletrlitos em caso de alcalose metablica de grau moderado, em carncia de sdio, e como diluente para medicamentos.

Contra Indicaes: soluo de cloreto de sdio 0,9% contra-indicado em casos de hipernatremia, reteno hdrica e hipercloremia.

8.3.2 Dipirona Indicao: Dipirona sdica utilizada no tratamento das manifestaes dolorosas e da febre.Os efeitos analgsico e antipirtico podem ser esperados em 30 a 60 minutos aps a administrao e geralmente duram aproximadamente 4 horas. Contra-indicaes: O uso deste medicamento contra-indicado em caso de hipersensibilidade conhecida dipirona sdica e/ou demais componentes da formulao e/ou a outras pirazonas (Ex. fenezona, propilenazona) e/ou a pirazolidinas (Ex. fenilbutazona, oxifembutazona), incluindo, por exemplo, caso anterior de agranulocitose em reao a um destes medicamentos. Durante o tratamento com dipirona sdica, pode-se observar uma colorao avermelhada na urina que desaparece com a descontinuao do tratamento, devido excreo do cido rubaznico.

8.3.3 Bromoprida Indicao: Este medicamento est indicado para o alvio dos distrbios da motilidade gastrintestinal, situaes de refluxo gastroesofgico, nuseas, vmitos e para facilitar procedimentos radiolgicos do trato gastrintestinal. Contra-indicaes: Este medicamento no deve ser utilizado em pacientes com antecedentes de alergia aos componentes da frmula ou quando a estimulao da motilidade gastrintestinal for perigosa, como por exemplo, na presena de hemorragia, obstruo mecnica ou perfurao gastrintestinal e tambm em pacientes epilticos ou que estejam recebendo outras drogas que possam causar reaes extrapiramidais, uma vez que a frequncia e intensidade destas reaes podem ser aumentadas contra indicado tambm para pacientes com feocromocitoma, pois pode desencadear crise hipertensiva, devido provvel liberao de catecolaminas do tumor. Tal crise hipertensiva pode ser controlada com fentolamina. No h contraindicao relativa a faixas etrias. 8.3.4 Omeprazol Contra-Indicaes: contra indicado em pacientes com hipersensibilidade ao omeprazol e aos componentes da frmula Indicaes de Omeprazol: um potente protetor gstrico indicado no tratamento da lcera duodenal, lcera gstrica, esofagite de refluxo, sndrome de ZollingerEllison e pacientes refratrios a outros tratamentos. 8.3.5 Amplictil

Indicaes: Pode ser prescrito em quadros psiquitricos agudos, ou ento no controle de psicoses de longa evoluo, manifestao de ansiedade e agitao, soluos incoercveis, nuseas e vmitos e neurotoxicoses infantis; tambm pode ser associado barbitricos no tratamento do ttano. utilizado tambm na analgesia obsttrica e no tratamento da eclampsia. Amplictil indicado nos casos em que haja necessidade de uma ao neurolptica, vagoltica, simpatoltica, sedativa ou antiemtica. Contra-indicaes: Glaucoma de ngulo fechado, em pacientes com risco de reteno urinria, ligado a problemas uretroprostticos; uso concomitante com levodopa.

8.3.6 Nausedron Indicaes: est indicado para o controle da nusea e do vmito induzidos por quimioterapia citotxica e radioterapia, em pacientes com neoplasias. Tambm est tambm indicado para a preveno e tratamento de nuseas e vmitos do ps-operatrio. Contra-indicaes: O Cloridrato de Ondansetrona est contra-indicado a pacientes que apresentem hipersensibilidade conhecida droga. 8.4 Exames Solicitados ao paciente - Alteraes 8.4.1 Uria Resultado: 56,0 mg/dL Valores de referncia: 10,0 a 40,0mg/dL 8.4.2 KPPT Tempo de Tromboplastina Parcial ativado Resultado: 30 segundos Valores de referncia: 33 a 43segundos 8.4.3 HC 8.4.3.1 VCM (Volume corpuscular Mdio) Resultado: 79 fl Valores de Referncia: 84 a 94 u3 8.4.3.2 Heritrcito Resultado: 38%

Valores de referncia: 40 a 53%

8.4.3.3 HCM (hemoglobina corpuscular mdia) Resultado: 25pg Valores de referncia: 26 a 34pg 8.4.3.4 CHCM(concentrao de hemoglobina corpuscular mdia) Resultado: 31% Valores de referncia: 31 a 36% 8.4.3.4 Eosinfilos Resultado: 0,5 Valores de referncia: 50 a 500/ml 1 a 5% 8.4.3 Glicose Resultado: 108mg/dL Valores de referncias: 70 a 99mg/Dl

8.5 DIAGNSTICOS ENFERMAGEM

PRESCRIES

INTERVENES

DE

8.5.1 Risco de infeco, relacionada a puno venosa perifrica. - Prescries: Realizar curativo em PVP 1x ao dia ou sempre que necessrio. Realizar a troca do cateter da PVP a cada 72 horas ou sempre que necessrio. Observar presena de sinais flogsticos e se houver informar o mdico. Manipular o AVP de forma assptica. 8.5.2 Risco de desequilbrio eletroltico, relacionado a frequentes episdios de vmito. -Prescrioes e intervenes Orientar quanto a ingesta hdrica adequada. Administrar a medicao antiemtica conforme a prescrio.

Observar a eficcia da teraputica medicamentosa. Elaborar juntamente com o profissional nutricionista uma dieta rica em fibras e que contribua para o uma melhor digesto. Avaliar a necessidade de hidratao e reposio eletroltica EV. 8.5.3 Ansiedade relacionada ameaa ao estado de sade. 8.5.4 Medo relacionada hospitalizao e procedimentos hospitalares. - Prescries e intervenes Tranquilizar o paciente fazendo esclarecimento sobre a doena e o tratamento. Orientar o acompanhante sobre como lidar com a ansiedade e o medo do paciente. Solicitar o apoio psicolgico para o paciente e familiares se necessrio. 8.5.5 Dentio prejudicada relacionada a higiene oral ineficaz, evidenciada por ausncia de dentes e cries na boca. - Prescries e intervenes Orientar o paciente sobre a importncia da higiene oral eficaz. Observa se a higiene oral est sendo mantida. 8.5.6 Dor aguda, relacionada a agentes lesivos, evidenciado por relato verbal. - Prescries e intervenes Administrar a medicao analgsica conforme a prescrio. Observar a eficcia da teraputica analgsica. Estar atento aos efeitos colaterais dos analgsicos.

REFERNCIAS

1. GUYTON, Arthur C.; HALL, John E.; Tratado de fisiologia mdica; traduo de Barbara de Alencar Martins ... [et al.]. 11 edio. Rio de Janeiro :Elsevier, 2006; pp.37: 471 482. 2. CARPENITO, Linda Juall. Diagnstico de Enfermagem:aplicao prtica clnica; traduo Regina Machado Garcez. 11 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 3. Diagnstico de Enfermagem da NANDA: definio e classificao 20092011 / NANDA Internacional; traduo Regina Machado Garcez Porto Alegre: Artmed, 2010. 4. FONSECA, Lus Augusto Marcondes et. Al. Tendncias da Mortalidade por cncer nas capitais dos estados do Brasil. Revista da Associao Mdica Brassileira. V.56, n.3, p.309-312. 2010. 5. CARPENITO, Linda Juall. Diagnstico de Enfermagem:aplicao prtica clnica; traduo Regina Machado Garcez. 11 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

You might also like